Cólicas ou Dores na Barriga

Olá a Todos!!!

Espero que todos ainda tenham um pouco de combustível em seus carros!!! Eu quase não tenho kkkkk

Hoje vou falar de outras causas de dor na barriga, além da raiva de ter que ficar na fila do posto de gasolina, na criança após os 4 meses de vida. Esse texto é baseado numa pergunta que recebi no pediatriavirtual.com e fiz um vídeo para o Youtube

Vamos lá então. Temos várias causas para as dores na barriga de após os 4 meses de vida mas vou dividir em 2 grupos: de 4m a 2a e maiores de 2 anos

De 4 meses a 2 anos

Nessa idade, a principal causa de dor na barriga é disparada a intolerância a lactose, seguida da constipação (ou intestino preso) e raramente verminose e alergia ao leite de vaca.

Lembrando que a Intolerância é muito comum após os 4 anos com até 70% das pessoas apresentando sintomas como gases, distensão abdominal e diarréia, mas as cólicas são mais comuns nos pequenos como sintomas únicos, e ela está relacionada ao volume de lactose (açúcar do leite) ingerido. Já a alergia nada tem a ver com a lactose e sim com a proteína do leite e por isso qualquer fração de leite ou derivados que a criança comer, vai dar sintomas.

Maiores de 2 anos

Nessa idade a constipação intestinal é mais comum, seguido da verminose, principalmente o oxiúrus que dá muita coceira ou incomodo no ânus, e intolerância a lactose ou outros carboidratos, apesar de mais raros.

Quando se preocupar?

Quadros recorrentes ou mais de 2x na semana, já que 40% das crianças tem dor na barriga todo mês e isso é normal devido a sua imaturidade, que levam a criança a parar de brincar ou comer, associados a vômitos ou alterações nas fezes ou perda de peso devem sempre sem avaliados por um médico.

Espero ter ajudado a todos e que a bagunça de nosso País se resolva logo!!!

Abraços

Dr Christian Helfstein – Pediatra

CRM 119.947 – Limeira/SP

Anúncios

4 comentários sobre “Cólicas ou Dores na Barriga

  1. Bom dia
    Como ela tem APLV e inúmeros alimentos apresentam leite ou contaminação por leite mesmo sem sabermos ou sequer imaginarmos.
    Eu checaria se não existe nenhum alimento com leite ou contaminação.
    A dor funcional é um diagnóstico de exclusão ou seja qdo tudo é normal e a criança cresce e engorda apesar das dores.
    Os quadros funcionais geralmente não são recorrentes e ocorrem esporadicamente.
    Tenho um vídeo sobre dor na barriga no meu canal do YouTube.
    Se quiser dê uma olhada por lá
    Abraço

    Curtir

  2. Dr Christian, sou tão grata pelas suas postagens ( sempre acompanho por e-mail), elas são muito muito muito importantes pra mim, já q tenho uma filha de 4 anos e meio e sempre surge uma coisinha aqui, outra ali e nem sempre é possível ir ao consultório médico, por fatores diversos e grana é um deles rsrs.
    Q Deus te abençoe e te recompense pelo tempo dedicado em nos ajudar!!

    Curtir

  3. Dr. gosto muito de suas publicações. Parabéns. Gostaria de saber se quando a criança tem dores de barriga frequentes e já fez inúmeros exames e todos normais, com uma moderado alergia a proteina do leite, porém, com restrições ao leite; isso é considerado funcional?

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s