banner - Novidades-novo
Uma das doenças mais comuns na criança é o Intestino Preso, Constipação Intestinal e Prisão de Ventre ou Obstipação Intestinal, é uma das três maiores causas de Dor na barriga das crianças. Fonte de grande preocupação dos pais pela frequência das queixas, afinal, devemos ir no banheiro sempre, e a severidade levando muitas vezes à sangramentos ou à necessidade do uso de medicações como laxantes, supositórios e até as temidas e incomodas lavagens intestinais.

A CI é a dificuldade na eliminação de cocô ou fezes quer sejam endurecidas, em bolinhas, estreitas ou em fitas, com esforço, dor ou dificuldade, associada ou não ao aumento do intervalo das evacuações, escape fecal ou sangramento ao redor das fezes.

A grande maioria das crianças com CI não possuem nenhuma doença grave associada, quer seja neurológica ou no Intestino. Normalmente, a avaliação de uma criança com CI não demanda a realização de nenhum exame laboratorial ou de imagem, mesmo que os pais achem impossível que apenas o intestino preso cause tanta dor e desconforto na criança.

Basicamente, apenas as alterações na formação do intestino podem gerar CI sem sintomas em outras partes do corpo. As mais comuns são Ânus Imperfurado, quando a criança nasce sem o orifício anal e a correção cirúrgica pode deixar uma sequela temporária, a Estenose (estreitamento) Anal; Doença de Hirschsprung, que é uma mal formação nos nervos que movem ao intestino e os chamados segmentos curtos ou ultracurtos podem levar a constipação; A má rotação Intestinal, onde o mesentério não fixa adequadamente o intestino, permitindo movimentações inadequadas; e as Obstruções Relacionadas ao Mecônio, como a Rolha Meconial que é benigna e passageira, e o Íleo Meconial que está relacionado à Fibrose Cística.

figura de mega cólon

O Ânus Imperfurado e o Íleo Meconial devem ser diagnosticados ainda na maternidade, logo após o nascimento, pois essas crianças não apresentam evacuação em 48 hrs após o parto (99% evacuam em 48hrs). Em relação à Doença de Hirschspung e à Má Rotação Intestinal, o diagnóstico é feito mais tarde, muitos anos depois, em uma criança com CI que não responde ao tratamento e geralmente associada à outros sintomas, como vômitos recorrentes.

Hábito Intestinal Normal

Recém Nascido até inÍcio da Alimentação Sólida:

  • Consistência:  pastosa, porém pode variar de quase diarréia aquosa à massinha.
  • Intervalo: geralmente diário, basicamente evacua a cada alimentação, mas pode demorar até 7 -10 dias no aleitamento materno exclusivo, e 3-4 dias quando em uso de mamadeira. Apenas demorar para evacuar não é constipação.
  • Cor: geralmente amarelado, mas pode variar até verde-acinzentado, principalmente na fase das cólicas e nascimento de dentes, e marrom, após dieta complementar.

Bebês (6 meses) e Crianças Maiores:

  • Consistência: de pastoso à massinha ou bananinha após o início da alimentação complementar (frutas, vegetais, carne e etc).
  • Intervalo: de 3-4 vezes por dia até uma vez a cada 3-4 dias desde vá respeitando a consistência acima.
  • Cor: variações nos tons de marrom.

Crianças em Aleitamento Materno Exclusivo, ou seja, Amamentadas ao seio, podem ficar até 10 dias sem evacuar, não dando prejuízo para ela. Isso ocorre devido a alta digestibilidade gerando apenas ganho de peso e pouco cocô.

Geralmente esse fenômeno ocorre na mesma fase das cólicas, que duram de 15 dias aos 3 meses de vida. As Cólicas do Lactente que são as causas da gemência e da força que o bebê faz. Ele que apenas soltar pum.

Banner novo youtube

 Principais causas da CI:

  • Dietas com poucas fibras presentes em legumes, frutas, verduras e cereais.
  • Dietas com excesso de carboidratos como: açúcar, leite ou alimentos feitos de farinha de trigo branca.
  • Pouca quantidade ingerida de água, uso de sucos adoçados, leite ou refrigerantes para matar a sede.
  • Papas de sal com excesso de batata/mandioquinha no início da introdução de alimentos aos bebês.
  • Comportamental: comportamento retentivo ou seja, quando a criança propositalmente tenta segurar as fezes, gerando um endurecimento e acumulação progressivos. Geralmente ocorre logo após a retirada das fraldas, sendo comum entre 2 e 5 anos.
  • Doenças neurológicas graves, quase sempre acompanhadas de retardo mental ou motor.
  • Doenças Endocrinológicas: basicamente o Hipotireoidismo nas crianças grandes ou adolescentes.
  • Doenças Intestinais: ânus imperfurado e sua possível sequela estenose anal, má rotação intestinal e doença de hirschsprung.

As três primeiras causas são responsáveis por aproximadamente 80% das CI e as Doenças Graves, sejam neurológicas, endocrinológicas ou intestinais que correspondem a menos de 5% de todos os casos de CI.

Como evitar?

  • Alimentação saudável com grande quantidade de vegetais (frutas, legumes, verduras).
  • Reduzir os alimentos Industrializados = comida congelada, de “pacotes”, lanches e guloseimas.
  • Comer alimentos ricos em fibras: aveia, alimentos com farinhas integrais como: pão, bolachas e etc.
  • Beber muita água.
  • Beber pouco leite (menos de 0,5 litro por dia), e evitar alimentos que prendem, como: leite (principalmente com açúcar ou chocolate), macarrão e pães de farinha de trigo branca.
  • Evitar tranqueiras: doces, refrigerantes, salgadinhos, mucilon/arrozina e etc.
  • Menores de 6 meses: Aleitamento materno ou uso de fórmulas que tendem a ressecar menos, como: Aptamil, Nan Confor, Nestogeno, Milupa ou Isomil. Evitar ao máximo o uso de leite de vaca, principalmente em pó integral.
  • Introdução da Papa de Sal: evitar o uso excessivo de batata ou mandioquinha pois são as principais causas de constipação entre 6 e 12 meses. Utilize maior variedade de frutas e legumes, dando preferência aos que nascem para cima da terra como: abobrinha, chuchu, tomate e folhas em geral.

Como tratar?

O tratamento da constipação com medidas não receitadas, não gera resolução do quadro de uma hora para outra, levando de dias à semanas dependendo do tempo prévio de CI e de quanto a alimentação estava errada.

    • Melhorar dieta: menos ‘tranqueiras’, mais alimentos frescos.
    • Criar o hábito de evacuar: ficar 10 minutos no vaso sanitário após uma grande refeição (preferencialmente a mesma), pois é o melhor momento para ensinar o intestino que chegou a hora de evacuar (intestino está mais ativo).
    • Comer mais fibras (soltam o intestino).

Pipoca salgada caseira diariamente.
Ameixa seca.
Farelo ou flocos de aveia nas frutas e/ou leite.
Farelo/germe de trigo tostado (como uma farofa para pratos salgados): mais potente de todos.
Alimentos integrais como pães, macarrão, bolachas salgadas.

  • Beber água (urina nunca deve ficar amarelada).
  • Atividade física.
  • Bebidas como Activia, entre outros.
  • Nas crianças menores de 6 meses, a introdução/troca da marca do leite deve ser feita lentamente, pois o intestino precisa de tempo para se adaptar ao novo leite. Lembrar de oferecer água a toda criança que toma mamadeira.
  • Bebês entre 6 meses e 1 ano: a introdução da Papa de Sal deve ser feita de maneira gradual, respeitando a aceitação, mas principalmente, tendo a variedade como o principal objetivo. Mude sempre os ingredientes da papinha de seu filho, variando as cores, componentes, tipos de carnes, legumes, verduras e frutas. Além de ser mais saudável, evita a CI e cria um bom hábito alimentar.

Mas, e se não funcionar?

Na ausência de melhora, apenas com as medidas dietéticas, a melhor opção é a introdução de uma medicação temporária, e duração do uso desse medicamento é muito variável, de dias a meses. Nenhuma dessas medicações é um laxante poderoso, ou que gere dependência, seu efeito surge em alguns dias.

  • Óleo Mineral: 1 – 3 colheres de sopa por dia. Não é indicado para menores de 4 – 6 anos, pelo risco de Pneumonia Aspirativa. Dar sempre misturado à comida ou ao leite.
  • Leite de Magnésia: 1 – 3 colheres: colher de sobremesa para bebês e colher de sopa para os maiores, por dia. Geralmente misturado no leite (sabor tradicional), ou puro para as crianças que aceitam medicações (a opção do sabor de hortelã é bem melhor).
  • Lactulona: mais potente e gostosa, a dose é de até 1 ml/kg de peso dividido em até 3 tomadas.
  • Recompositores de Flora: como floratil, florax ou Activia e congêneres.

A dose utilizada deve ser a menor possível para amolecer as fezes (“bananinha” ou “massinha de modelar”) e sempre em uma a três tomadas diárias. Quem decide a dose é você, ou melhor, o cocô do seu filho!

Evitar novo acúmulo de fezes: Sempre observar as fezes do seu filho e utilizar Supositório de Glicerina Infantil ou Minilax (muito mais potente) a cada três dias sem evacuar, ou que apresentar fezes em cíbalos (bolinhas como cabritos, e em pequena quantidade).

A duração do tratamento está relacionado à duração da constipação. Quanto mais longa a constipação, mais longo será o tratamento medicado devido às alterações de motilidade e a dilatação reversível do intestino.

A CURA COMPLETA PODE DEMORAR DE MESES À ANOS COM PERÍODOS DE MELHORA E DE PIORA.

Lavagens intestinais não são curativas e muito menos necessárias na maioria dos casos. Geram apenas estresse e constrangimento.

Se seu filho, que já tinha controle do cocô, apresentar perdas fecais sem perceber, ou seja, fizer cocô nas calças, principalmente em pequenas quantidades ou apenas um líquido de cheiro muito ruim, o mais provável é que ele esteja extremamente constipado e vá necessitar de tratamento exclusivo prolongado. Essa doença é chamada de Encoprese e geralmente inicia por um comportamento de retentividade, de segurar o cocô, ou de confrontação, não vai fazer cocô apenas para contrariar. Raramente esse fenômeno se mantêm por alterações psicológicas em crianças, e o tratamento é idêntico ao da CI, exceto na duração que é mais prolongada.

Todas as pessoas podem e devem ir ao banheiro com frequência. Toda CI tem cura, mas quanto maior a demora para iniciar o tratamento, maior será o tempo necessário de medicação.

Sempre observe as fezes ou pelo menos o comportamento do seu filho ao evacuar de tempo em tempo.

Dr. Christian Helfstein – Pediatra

CRM/SP 119.947 – Limeira/SP

banner novo - telemedicina

Textos Relacionados

Novidades para Você!Consultório VirtualCólica do BebêRefluxo GastroesofágicoCausas de Choro no BebêComo Trocar Fraldas - Dicas aos IniciantesO Sono Normal das CriançasSíndrome da Morte Súbita do Lactente

341 comentários sobre “Intestino Preso na Criança

  1. Bom dia
    Nessa fase algumas crianças realmente podem ter constipação seja por dieta ou mais comumente por comportamento retentivo ou seja eles começam a associar a evacuação com dor e não fazem força para o coco sair mas sim para tentar prender o coco.
    Isso ocorre mesmo que seja apenas a pontinha que esteja dura.
    Ele precisa de beber água, pode até reduzir o leite e usar outro já que o complete é para desnutridos e não para constipação, acrescentar fibermais nas frutas ou mamadas.
    Os laxantes estão em dose boa mas eu prefiro a lactulose.
    Dê uma lida no
    Abraços

    Curtir

  2. Ola dr.
    Tenho um bebe de 1 ano e 7 meses. Desde que nasceu nunca teve dificuldades para evacuar mamou exclusivamente até os 5 meses por opção dele.. pois eu insisti muito e ele nao aceitava mais… inclusive leite artificial tenho dificuldade até hj, ele come muito bem desde o início da introdução alimentar.. com dificuldade apenas para mamar, sendo assim eu colocava leite em frutas como mamão, banana, abacate.. Seguiu-se bem assim.
    A mais ou menos 1 mês atrás com 1 ano e 6 meses ele começou a gritar e chorar muito pra fazer coco.. eu ajudava com massagens.. dobrar perninhas e o Cocô saia normal, pastoso sem nenhum sinal de ressecamento… levei a pediatra que pediu para cortar alguns alimentos… cortei td q ela pediu inclusive banana q ele ama… só dou mamão, ameixa, manga, laranja.. vegetais couve, brócolis, chuchu abobrinha.. realmente cortei td q pediu.. ele sempre teve e tem uma alimentação equilibrada.. nao come bobeiras ou doces… bebe bem água… e não obtive melhora… voltei a pediatra que pediu pra continuar com a alimentação mudei o leite pra milnutri complet (mama bem pouco 300 ml a 500ml no máximo) 20 ml por dia de colact e 10 ml de óleo mineral… alterei os cereais dele como arroz intregal e pão integral (quando come). nos primeiros dias foi uma maravilha ele chorava pouquinho mais fazia (praticamente liquido/diarreia) passado 15 dias ele voltou do mesmo jeito.. grita, trava as pernas… chora chora… so eu ajudando pra ele fazer… passado 25 dias agora ele esta ficando ressecado… mais não bolinha, assim nunca fez… o início do coco que esta um pouco duro só .. nao consegui consulta com a pediatra levei na emergência da minha cidade… e a médica do plantão examinou a barriga dele e disse que tinha coco preso.. fez lavagem nele 2 vezes 😭 e pediu pra procurar a médica dele …
    doutor nao sei oq fazer mais.. choro todo dia com ele… pesquisando na internet achei o seu site e estou desesperada, o senhor ja viu algum caso assim?

    Curtir

  3. Bom dia
    Nessa idade, o comportamento retentivo é super normal e pra falar a verdade é até um pouco chato … mas precisamos amolecer as fezes como descrito na parte de tratamento dessa página e convencer ela a tentar evacuar sem segurar geralmente associamos algo prazeroso como uma história, ver videos no celular ou alguma brincadeira a evacuação e assim esse comportamento melhora.
    Ele ocorre classicamente entre 2 a 6 anos
    Abraços

    Curtir

  4. olá Dr° Doutor , pois tenho meu filho 13 anos ele não consegue evacuar, mais bora nas calças todos os dias e não vai no banheiros fora que a barriga estar enorme o que Eu faço

    Curtir

  5. Doutor minha filha tem 3 anos e está com muita dificuldade em evacuar. Percebi que ela está segurando a vontade de evacuar pois ela sempre está com “assadura” e reclama que dói. Já não sei mais o que fazer já dei lactulose, activa, usei supositório mas nem isso tem resolvido. Preciso muito de uma orientação.

    Curtir

  6. Bom dia
    Sim, sua história é muito comum hoje em dia já que a alimentação da criança reflete a Alimentação dos pais em grande parte. Nessa idade a alimentação em geral é seletiva e difícil a introdução de qualquer alimento novo.
    O ideal é o uso de laxante mesmo mas em doses adequadas. Se ela melhorou com a lactulona, aumente até a dose máximo que é de 2 ml por quilo de pela ao dia, geralmente com pouco mais de 1ml por quilo a maioria já está bem melhor.
    Junte ainda a característica mania de prender da idade e tudo piora.
    Não esquecendo de pelo menos segurar um pouco as besteiras
    Se puder me contar se melhorou
    Abraços

    Curtir

  7. Bom Dia !
    Dr. Christian Helfstein
    Meu nome é Cleonice, sou avó da Sophia Louise! Ela tem problemas relacionado a intestino preso desde ou 5 meses de idade, quando acontecia o episódio a mãe dela que é minha filha, aplicava o supositório, mais além dela Sophia se esquivar-se ao penetrar o supositório ela ficou traumatizada isso sem contar que nem sempre dava certo! Então a Cibele (Mãe), mudou de pediatra e passou a colocar o Minilax, tinha progresso porém muito complicado pq ela resistia com forças e esperneios, precisava de duas ou mais pessoas, a Sophia travava como ainda trava! Tentamos outros meios como: deixar um pouco dentro da banheira com agua morna, o o Léo mineral, o magnésio! Enfim esta criança cada vez mais traumatizada, mudamos novamente de médica mudando ela para Lactulose! Até que ajudava mais o tempo para evacuar era um pouco prolongado.
    Hoje ela tem 2 anos e 6 meses e a barriga dela fica cheia de gases e a impressão é de inchaço e desconfortos, ela escolhe sempre um cantinho as escondida para o rítualzinho dela!
    E ao ver ela procurar o cantinho eu fico de longe e conversando e pedindo nenem abre as perninhas (ela fecha as pernas coladas e empurra a barriga de baixo para cima, impedindo ñ descer).
    Continuo a falar com calma até que me aproximo e pego ela na hora que ela força para ñ evacuar e coloco sentada em meu colo! Chorando e sem querer abrir as pernas! Quando derrepente eu consigo! Dr. é Impressionante como é duro de cor escura esverdeado com cinza! 15cm, Tam. círculo de 5,5cm, isso me deixa muito triste, pois para um.adulto é ruím imagine para uma bebê, digo bebê pq ela é pequenina e sem intendimento!
    Dr. Por Deus o que tenho que fazer para que minha netinha tenha uma vidinha normal? Ela ñ gosta de frutas, nem de carnes, tão pouco de legumes, igual a mãe só come guloseimas, estou tentando cuzinhar e passar no liquidificador mais as vezes ela vomita.😢😭😧😩

    Curtir

  8. Oi bom dia tudo bem minha princesa tá muito ruim para cocó ela ficar dias sem fazer ela está comedo só fibra água de ameixa mamão suco de laranja o leite de com água de ameixa mais se espreme mais não sai nada todos ela q fazer cocó não conseguiu estava usando milixar ela fazei mais despois não concequei mais cocó fica travando no ânus ela chora muito de dor achou q é leite já mudei varias me ajudar por favor deve tirar o leite dela hoje vou lavar no hospital para fazer lavagem…obrigado

    Curtir

  9. Bom dia
    Nesse caso o uso de medicações com alto teor de fibras seria o ideal como fibermais e etc que podem ser acrescentados em qualquer alimento.
    Oferecer muitos líquidos exceto o leite também ajuda.
    Limite o leite a 500 ml ao dia.
    Pode usar o supositório de glicerina ou minilax 2x na semana para evitar novos acúmulos.
    Abraços

    Curtir

  10. Estou com dificuldade de dar a lactulose para meu filho. Ele cospe, não aceita, e está muito ressecado. Ele passa 15 dias sem fazer. A 3 dias atrás eu coloquei supositório e ele fez. Hoje eu coloquei de novo e o cocô saiu muito duro e em pouca quantidade. Não sei o q fazer. Qualquer remédio ele vai cuspir. Ele tem 2 anos e 2 meses

    Curtir

  11. Boa noite dr tenho um bebê de 1 mês e 3 dias . Desde de 8 dias de vida so faz cocô se eu ajudar, ele fazendo bicicletinha , ai ele faz .. Mais sozinho ele não da conta faz força mais nao sai nd so sai se eu ajudar . E normal?? Ja estou preocupada E a fezes ta mole so mama no peito .

    Curtir

  12. Bom dia
    A lactulona ou o PEG são os medicamentos mais eficazes … Geralmente a causa de fakaha no tratamento é dose baixa do medicamento, dieta muito ruim com excesso de leite, doces ou farinha e pouca água.
    Não existe risco de lesão intestinal. Apenas de fissura anal.
    Ajuste a dose da medicação e saiba que vai demorar meses até o término do tratamento.
    Abraços

    Curtir

  13. Bom dia

    O tratamento é baseado na dieta (mais fibras, mais água, menos doces, alimentos com farinha e leite), medicações como lactulose, óleo mineral ou leite de magnésia e para as crises utilizamos minilax ou supositório de glicerina.

    Todo o tratamento está drescrito no pediatriavirtual.com/constipacao/

    Abraços

    Curtir

  14. Bom dia
    Minha filha tem 5 anos e vai ao banheiro 2 vezes ao dia, mas agora está ficando 3 a 5 dias sem ir e qdo tenta chora pq doe, e qdo vai ela grita pq o coco quer sair e qdo sai ele sai bolo as grudadas umas nas outra é Grosso. Oq eu posso dar pra ela pra devolver pois tentei aplicar Nimelax mas ela não deixa e vasa tudo é escorre pra vacina é ela chora que arde.
    Obrigado desde ja

    Curtir

  15. Boa tarde Dr, minha filha tem 3 anos , ela fica ate 4 dias sem evacuar , ela toma lactulona , e um sache que mandei fazer em manipulação de lactobacilos , e nada disso esta adiantando , passa 4/6 dias ja somos obrigado á colocar o minilax resolve, porem é traumatico p/ ela , ela ja sabe que sera usado esse medicamento tanto que começa a suar frio e não querer a mãe prox. e muita dor e qundo sai a fezes sai com sangue e muito grosso, levamos em gastro , pediatra e nada de resolver , sou ouço eles falarem , tratamento c/ lactulona e alimentação , gostaria de saber.. á risco de fissuras no intestino,tem risco , teria em outro tratamento mais eficaz?
    Grato !!

    Curtir

  16. Boa noite, meu filho tem 3 anos, há três dias, está com dificuldade de fazer cocô, ontem dei lactulona 7, 5 ml ai ele fez, mas hoje já está do mesmo jeito, fica fazendo esforço, mas não sai nada, ele tem 15 kg, quantos dias posso dar esse remédio?

    Curtir

  17. Bom dia
    Normalmente um pediatra deve ter a capacidade de tratar a constipação de uma criança. Seu filho deve ter tantas fezes na barriga que o estomago não consegue trabalhar com facilidade e qualquer esforço maior acaba induzindo aos vômitos.
    Lembre que o tratamento é prolongado e vc deve procurar a consistência de bananinha ou massa de modelar
    Se quiser, pode tentar o tratamento usual que é feito com laxativos leves como o leite de magnésia e lactulose nas doses descritas no texto acima e melhora da dieta, se é que existe algum erro na dieta com aumento das fibras seja com alimentos ou cereais integrais, frutas e legumes e redução dos alimentos que prendem o intestino como leite, tubérculos como batata, mandioquinha, batata doce, inhame, cará e mandioca ou macaxeira, além dos alimentos feitos com farinha como pão bolacha e macarrão
    Abraços

    Curtir

  18. Bom dia
    Fique calma que esse tipo de queixa é comum e infelizmente pouco valorizada pelos meus colegas pediatras
    Mas tudo tem solução e vamos ajudar seu pequeno a fazer coco sem tanto sofrimento.
    Primeiramente lembro que se ele não responder ao tratamento usual, o ideal é investigar se ele não tem alguma mal formação intestinal que propicia a constipação.
    O tratamento usual é feito com laxativos leves como o leite de magnésia e lactulose nas doses descritas no texto acima e melhora da dieta, se é que existe algum erro na dieta com aumento das fibras seja com alimentos ou cereais integrais, frutas e legumes e redução dos alimentos que prendem o intestino como leite, tubérculos como batata, mandioquinha, batata doce, inhame, cará e mandioca ou macaxeira, além dos alimentos feitos com farinha como pão bolacha e macarrão
    Lembre que o tratamento é prolongado e vc deve procurar a consistência de bananinha ou massa de modelar
    Abraços

    Curtir

  19. Doutor meu filho tem muito problema na hora de evacuar provoca até vômito. ele passa mal começa a vomitar até conseguir fazer Que médico devo procurar.?

    Curtir

  20. Boa noite tenho um bebe de 1 ano e 2 meses e nao sei mais oque fazer com ele, ele e mto ressecado sofre mto pra fazer coco , faz tanta forca que fica com falta de ar e mto estranho, pois nunca vi uma coisa assim, desde dos 3 meses que comecou a tomar formula ele fica ate 5 dias sem fazer, coco e quando faz chega sangra de tao duras que estao , quando completou 1 ano tirei a fórmula e dei ninho fort se adaptou bem mais continua ressecado, ja levei ele no pediatra e ele disse que e normal ele senti falta de ar pois esta fazendo forca , e pro intestino pediu pra dar mamao com mel que ajuda , entao nao ajudou , dai me indicaram dar tamarine geleia mais estou com medo pois ele e mto novinho e nao sei oque fazer pois sou mae de primeira viagem.

    Curtir

  21. Bom dia
    Isso é comum na introdução da papa mas não deixa de ser uma doença.
    A principal causa é o excesso de tubérculos como batata mandioquinha mandioca Batata doce inhame e cará.
    Tem usar mais alimentos como abóboras chuchu e outros que nascem para cima da terra.
    Vc pode usar um pouco de laxantes apenas para regularizar.
    Hoje em dia não oferecemos mais sucos de fruta aos menores de 1 ano pq está relacionado a obesidade.
    Abraços

    Curtir

  22. Bom dia tenho uma bebe de 6 meses e já dou sopinhas de verdura pra ela como, batatinhas e cernouras apenas todos os dias eu faço.E sucos de goiaba e maracuja e muita agua.minha sogra e cunhadas me recomendaram. Mas agora não sei o que fazer.Minha filha está com dificuldades para fazê cocô pq o cocô está muito duro .e ela coloca muita força pra sair. Sendo que é duro só no começo. Ela passa no máximo 3 dias sem fazer cocô. Mas sempre ela solta pum diariamente até dormindo. Dou pra ela.pedacos de maçã, uva, é agora mamão que disse que é muito bom. QUERO SABER SE É NORMAL? POIS ELA JÁ COME PAPINHAS DE SAL E OUTRAS COISINHAS . Tenho que me preocupar ou não. E o que vc me sugere que eu faça. Estou na dúvida sou mãe de primeira viagem 😁

    Curtir

  23. Bom dia
    Seu fico está tendo soiling ou perda fecal sem sentir devido a constipação prolongada e dilatação do intestino.
    Ele realmente não faz por mal, simplesmente não sente as fezes saírem e não tem vontade de evacuar
    Dá um lida no pediatriavirtual.com/xixi-coco-cama-roupa/ que explica como tratar
    Vai usar laxantes em altas doses por meses antes de melhorar
    Abraços

    Curtir

  24. Olá bom dia! Meu filho fez 5 anos e desde pequeno tipo a partir dos 3 anos eu notei que ele largava gazes e restos de coco isso umas 4 vezes por dia até expulsar todo coco isso gerou retardamento no desfralde também ! Tentei de tudo óleos leite magnésia até lacrulona e nada aí tiramos a fralda mesmo assim e por um tempo se acalmou um pouco tipo 7 meses e agora voltou ele fez 5 anos e está no pré volta todos os dias pra casa mikado e a cueca manchada de coco e troco umas 3 vezes ainda se cueca devido aos gazes que ele vai soltando e o coco ele chora depois pedindo desculpa e diz que não se sente e nem tem vontade de ir ao banheiro quando eu mando repetidas vezes eu não to aguentando mais essa situação !!! Já levei no médico quando era menor e o médico ficou bravo comigo de eu levar por causa disso eu senti e disse que era normal! Acontece que tenho uma filha de 9 anos que nunca teve isso! Então não pode ser normal! O que faço???

    Curtir

  25. Bom dia
    Seu filho está evoluindo ou piorando da constipação por dois motivos, idade (eles comem mal nessa fase e nada do que queremos, veja mais no pediatriavirtual.com/fome/) e pelo comportamento retentivo ou seja, ele acha que vai doer e segura o coco, levando as fezes a ficarem mais duras, secas e a doerem mais quando forem sair da próxima vez.

    A evolução é: fezes duram com intervalos cada vez maiores ou cada vez mais secas e de bolinha => aumento do intervalo e da grossura das fezes => dor ao evacuar cada vez maior => comportamento retentivo => piora ainda maior do quadro => perda fecal por transbordamento ou soiling … um liquido ou fezes moles fedidas que ele nem percebe que está perdendo … mancha toda a cuequinha!!!

    Se o problema é a dor causada pela consistência e a tendência dele de segurar devemos abordar essa parte primeiro. O tratamento está correto com probióticos, prebióticos e fibras mas isso é para a manutenção. Para isso precisamos de laxativos mesmo que amolecem as fezes e ainda aumentam a vontade de evacuar, impedindo que ele segure!!! hehehe … assim cortamos o mal pela raiz!!!

    Siga as instruções e doses da página que tudo vai dar certo!! Eu gosto da lactulona mas o leite de magnésia também funciona nas doses certes.
    Normalmente, o tratamento dura de 30 a 60 dias.

    Abraços

    Curtir

  26. Bom dia
    A tosse e o vômito provavelmente nada tem a ver com a constipação. Dê uma olhada no pediatriavirtual.com/tosse/ e saiba mais sobre tosse.
    Em relação a constipação, você só precisa seguir o que está descrito nessa página que em 1 ou 2 meses tudo estará resolvido
    abraços

    Curtir

  27. Bom dia
    Sua sobrinha deve apresentar a Doença de Hirschsprung ultra curta aonde uma parte do intestino foi formada mais estreita, por isso as fezes em fita que são praticamente diagnósticas. Acrescentei uma figura da doença na página, só voltar e dar uma olhada.
    Essa doença precisa de exames para ter o diagnóstico realizado
    Faz assim, anota o nome da doença e leva para o médico o diagnóstico feito e diz que ela precisa de um exame chamado enema opaco ou colonoscopia … simples assim!!
    O tratamento geralmente é cirurgico.
    Até o diagnóstico e tratamento definitivo, você vai precisar usar esses medicamentos descritos acima em altas doses com o objetivo de fezes bananinha ou massa de modelar
    Abraços

    Curtir

  28. Bom dia Cirlene
    A constipação intestinal é muito comum nessa idade e tudo começa com uma pequena falha na alimentação ou apenas com a mania deles de segurar o xixi e o côco.
    O tratamento é com melhora da dieta que vc já efetuou mas sempre precisamos associar algum laxante oral além da mudança de comportamento ou seja ela precisa parar de segurar o côco achando que vai doer.
    Eu gosto da lactulose e casos como o dela demoram de 60 a 90 dias pra melhorar e precisa dar uma dose suficiente para que as fezes fiquem moles como uma bananinha ou massa de modelar. Às vezes a dose é alta.
    Dá uma lida na parte de tratamento e também no pediatriavirtual.com/xixi-coco-cama-roupa/

    Curtir

  29. Bom dia Dr.! Meu filho tem 2 anos e 2 meses e desde que introduzir leite e os alimentos ele vem apresentando prisão de ventre, até os 1 ano e meio ele ficava de 3 a 4 dias sem fazer cocô, porém agora ele fica 8 dias… Eu tento colocar o minilax só que ele rejeita. Levei na pediatra e a mesma passou um tratamento com Simbioflora e regulare six, mas não adiantou muito pois mesmo assim ele continua se prendendo por medo de fazer cocô. Me ajude eu não sei mais o que fazer!!!

    Curtir

  30. olá dr. minha filha tem 3 anos e há uns dias está com intestino preso e só faz cocô com supositorio, reclamou hoje de dor na barriga e teve muita tosse seca até vomitou. o que pode seR?

    Curtir

  31. Doutor meu filho tem 5 anos sendo que de uma semana atrás ele apresentou uma prisão de ventre. E agora está com medo de ir ao banheiro e está predendo as fezes.
    Estou dando lactulose e ainda não fez o cocô.

    Curtir

  32. Oi. Dr eu estou desesperada minha sobrinha naceu com problema no intestino ela ta com 2anos hoje mas quando nasceu saiu da maternidad sem fazer cocô depois d alguns dias fez pouco dai pra cá ela sofre muito as fezes se acumulam do lado direito da barriga inprençao q ta no estômago passa ate 15a20 dias sem fazer nada equando saí vem em forma d fita ela senti muita dor ja levei em 3 pediatra.mas não resolveu nada ainda m ajuda por favor não aguento mais esse sofrimento

    Curtir

  33. Bom dia.
    Minha filha sofre com problemas intestinais há dois anos e meio. Já tentamos muita coisa,até psicóloga sem sucesso.
    Quanto a medicação, já usei desde óleo mineral até peg4000 manipulado,também ja mudei a alimentação não adiantou.Estou tratando diariamente com kefir mel e fibras mesmo assim sem mudanças. Parei com o peg a algum tempo optei por óleo de coco e lactuona mas ainda não adiantou.
    Minha filha já passou por uma lavagem ,e a uns meses atrás ficou 15 dias sem evacuar no desespero levei no pronto socorro.O médico passou um laxante forte só p emergência’ rapilax’ e mandou usar supositorio de glicerina de adulto já que o infantil não faz mas efeito nela.
    Enfim não sei mais o que fazer,ela tem sintomas de escapes fecais,chora p fazer cocô contrai as nadegas quando vai ao banheiro,é um sofrimento.Continuo com a alimentação certa ela come mamão,psilium no kefir,beterraba,milho e toma bastante água mesmo assim não melhora .Só faz coco com o uso do supositorio adulto que procuro colocar quando ja faz seis dias que não evacua,e sempre quando ela tá dormido porque isso traumatiza a criança passo um óleo p facilitar a introdução mesmo assim ela acorda chorando dizendo que tá doendo o bumbum.Por fim,tenho q fazer isso pois não vejo outra alternativa e mesmo assim acho que não sai tudo,e ainda tem escapes fecais na roupa mesmo depois de ter feito um pouco de cocô.
    Não sei mais como proceder e tá chegando a idade de por na escola pois já vai fazer 4 anos tenho que pôr não posso adiar mais e preciso resolver isso o quanto antes.

    Curtir

  34. Bom dia
    Ele não tem nada grave mas está com medo de evacuar e sentir dor novamente.
    Esse comportamento retentivo é comum nessa idade e deve ser tratado como uma constipação normal.
    O problema é que demora mais tempo de tratamento até a criança perder o medo de evacuar.
    Abraços

    Curtir

  35. Meu filho tem 4 anos e tem intestino muito preso. Sofre para defecar, ate chora as vezes. Ele vinha defecando direitinho, sem reclamar, avisava quando queria fazer coco. Mas a ultima vez que ele fez foi antes de ontem e sofreu novamente. Saiu muuuito coco e estava ressecado. Desde entao, anda reclamando de dores no pe da barriga. Estou preocupada Dr., Vou leva-lo ao Pedi pra ver oque pode ser. Mas estou com tanto medo de meu.pequeno estar com algo mais grave… Queria sua opiniao. Um abraço!

    Curtir

  36. Meu filho sofre muito com a constipação e eatou vendo aqui que pode estar realmente com a doença!!! Estou deseeperada!!!°

    Curtir

  37. Bom dia Simone
    Não pode dar!! O leite Aptamil, nestogeno, NAN e etc são leites ou formulas modificadas de leite de vaca com o intuito de parecerem o leite materno e assim reduzir o risco de infecções e alergias no bebê.
    Tente manter ao máximo algum desses leites.
    Em relação a constipação, dê uma lida no pediatriavirtual.com/constipacao/ pois muitas vezes achamos que nosso filho está constipado e na realidade esta fazendo coco normalmente. Lembre-se de sempre oferecer água a eles.

    Se quiser respostas mais rápidas, experimente o serviço de consultoria descrito no pediatriavirtual.com/telemedicina/

    Abraços

    Curtir

  38. Bom dia
    Acabei de ganhar gêmeos, e não tenho leite no peito eles nasceram dia 21/02/2018
    Gostaria de saber se posso da leite tirado direto da vaca pra eles
    Estou dano Aptamil mas está ressecando muito eles e fora q é muito caro .
    Então queria saber se o leite tirado da vaca tem as vitaminas tbm
    Obrigada aguardo retorno.

    Curtir

  39. Me ajudou bastante essas dicas mais continui preoculpada minha bb tem 2 anos e 9 meses e hj esta c 9 dias que nao faz coco coloquei supositorio maia o organismo regeitou e por3 vezes voltou mais essa e a 2 vez que acontece tenho dado aveia mamão mais ela.nao quer comer feijao e atravez do relato de que mamao e bom percebi que o fato de ela.nao quere comer feijao pipoca ela comia direro parou mais e que comecou o ocorrido do atraso no intestino dela

    Curtir

  40. Bom dia

    Provavelmente seu bebê está na fase de adaptação a vida fora da barriga ou seja nos 3 primeiros meses e ainda não sabe exatamente como deve ser a força para evacuar. Não precisa fazer nada já que é normal.
    Aonde preocupe se as fezes saírem duras.
    Numa próxima oportunidade, se preferir uma resposta mais rápida, ou seja, no máximo em algumas horas, você pode contratar o serviço de telemedicina com valores variando de 10 e 40 reais, dependendo do período contratado. Respondo via Email ou Facebook/Messager … saiba mais clicando no https://pediatriavirtual.com/telemedicina/
    Abraços

    Curtir

  41. Bom dia

    Evacuar fezes duras nunca é normal portanto devemos tratar. A hiperplasia não é a causadora da constipação se estiver controlada.

    A principal causa nessa idade é a introdução da dieta com excesso de carboidratos como batata, mandioquinha, mandioca, batata doce, inhame e cará. Reduza esses alimentos e aumente a ingesta de água. Também podemos usar laxantes leves como a Lactulose, veja doses acima.

    A linha Aptamil geralmente solta mais o intestino que a linha de leites da Nestle (nan e nestogeno). Experimente o Aptamil Active principalmente.

    Numa próxima oportunidade, se preferir uma resposta mais rápida, ou seja, no máximo em algumas horas, você pode contratar o serviço de telemedicina com valores variando de 10 e 40 reais, dependendo do período contratado. Respondo via Email ou Facebook/Messager … saiba mais clicando no https://pediatriavirtual.com/telemedicina/

    Abraços e melhoras

    Curtir

  42. Bom dia

    A frequência de evacuação é menos importante que a consistência das fezes. Fezes duras ou de bolinhas são indicativos de intestino preso.
    A consistência ideal é bananinha ou massa de modelar nas crianças.
    Leia na seção de tratamento as principais medicações e suas respectivas dosagens

    Numa próxima oportunidade, se preferir uma resposta mais rápida, ou seja, no máximo em algumas horas, você pode contratar o serviço de telemedicina com valores variando de 10 e 40 reais, dependendo do período contratado. Respondo via Email ou Facebook/Messager … saiba mais clicando no https://pediatriavirtual.com/telemedicina/

    Abraços e tenha paciência pois o tratamento é prolongado

    Curtir

  43. Bom dia
    Temos várias medicações para melhorar a constipação mas casos mais graves como de seu filho com perdas fecais involuntárias são sempre desafiadores pois demandam muitos meses de tratamento independente da medicação.
    Eu gosto da lactulona e do leite de magnésia (melhor custo beneficio) mas na média deixo pelo menos 3 meses de tratamento prescritos.
    Como a melhora da dieta é complicada na idade, em alguns casos utilizo o normateen que é um complexo de fibras + laxante associados.
    De uma lida no pediatriavirtual.com/xixi-coco-cama-roupa/

    A dose das medicações estão descritas no item tratamento da página acima

    Numa próxima oportunidade, se preferir uma resposta mais rápida, ou seja, no máximo em algumas horas, você pode contratar o serviço de telemedicina com valores variando de 10 e 40 reais, dependendo do período contratado. Respondo via Email ou Facebook/Messager … saiba mais clicando no https://pediatriavirtual.com/telemedicina/

    Abraços

    Curtir

  44. Boa tarde.Dr gostaria que você me ajudasse pois tenho um sobrinho que sofre de hiperplasia adrenal congênita e tá sofrendo de prisão de ventre ele tem 6 meses e toma corticosteróide ,ele toma leite nestogeno e as vezes dele é dura ele sofre tanto que chegar a vomitar o que podemos fazer para ajudar ele a evacuar o médico disse que é normal.

    Curtir

  45. Olá Dr.
    Meu filho tem 7 anos, sempre teve problemas com intestino preso, e creio que por causa da dor na hora de evacuar ele pegou trauma, toda vez que ele tem vontade de ir ao banheiro ele segura as fezes, fica até uma semana sem evacuar, borrando as calças e quando evacua vem apenas bolinhas, ele tem muitas dores de barriga, já dei lactulona mas demora muito para fazer efeito, o senhor poderia me indicar algo para soltar o intestino dele mais rápido? Muito Obrigada desde já

    Curtir

  46. Bom dia

    A resposta é depende.

    Se ele mamar ao seio, nada a fazer e se ele tomar mamadeira você terá que seguir as dicas do vídeo clicando nesse link https://youtu.be/r2rDUSXnHBQ (vídeo será liberado em 19/02 as 8:30h).

    Respondi essa pergunta de maneira pormenorizada nesse vídeo aqui … https://youtu.be/w_1D0ycSIoo

    Numa próxima oportunidade, se preferir uma resposta mais rápida, ou seja, no máximo em algumas horas, você pode contratar o serviço de telemedicina com valores variando de 5 a 25 reais. Respondo via Email ou Facebook/Messager … saiba mais clicando no https://pediatriavirtual.com/telemedicina/

    Abraços

    Curtir

  47. Boa Noite
    Ele está apresentando um tipo avançado de constipação chamado Soiling ou perda fecal inconsciente, dê uma lida no https://pediatriavirtual.com/xixi-coco-cama-roupa/ onde explico direitinho como tratar e quais as condutas.
    Ele obviamente precisa de uma avaliação médica para iniciar o tratamento com laxativos para evitar novos constrangimentos.
    Tenho um vídeo que explica como tratar as crises de dor relacionadas a constipação ou quando eles demoram muito para evacuar, veja no https://youtu.be/r2rDUSXnHBQ

    Dê uma olhada na sessão de tratamento da página acima e você já terá uma boa idéia de como tratar.

    Numa próxima oportunidade, se preferir uma resposta mais rápida, ou seja, no máximo em algumas horas, você pode contratar o serviço de telemedicina com valores variando de 5 a 25 reais. Respondo via Email ou Facebook/Messager … saiba mais clicando no https://pediatriavirtual.com/telemedicina/

    Abraços e melhoras ao seu filho

    Curtir

  48. Olá Doutor, minha sobrinha tem 5 anos e quando ela vai ao banheiro as fezes saem muito grossa e ela chega a chorar de dor. Ela sempre teve problemas de ressecamento, mas de um tempo pra cá ela vai quase todos os dias ao banheiro, porém, sai grossa demais. o que devemos fazer?
    Obrigada !!

    Curtir

  49. Gostaria de saber, pois meu filho tem 3 anos e 10 meses, ele. Tem essa dificuldade de evacuar, as vezes ele faz uma quantidade normal, mais fica só borrando.,

    Curtir

  50. boa tarde meu filho tem 5anos ele tem dificudade de evacuar toda hora ele se borra e sai com mau cheiro e contrai toda hora abarriga quando vem a vontade o que faço pra ajudar ele

    Curtir

  51. Bom dia
    Ele deve ser tomada o mais rapidamente possível e deve ser dissolvido em água, suco ou chá.
    O muvinlax tem a mesma função da lactulona mas é mais potente.
    A dose, imagino um peso maior que 10 kgs, é de um sache ao dia mesmo.
    observe os principais causas de constipação nessa idade:
    – leite
    – alimentos feitos de farinha
    – doces ou alimentos com açucar
    Abraços

    Curtir

  52. Bom dia
    Sempre que a criança passa mais de 24 a 48 hs sem febre e os sintomas retornam significa que a causa é outra, ou seja outra doença.
    Dê uma olhada no pediatriavirtual.com/doente/ para saber o que fazer quando seu filho fica doente e no pediatriavirtual.com/imunidade/ para saber mais como prevenir a recorrência de doenças
    Abraços

    Curtir

  53. Boa tarde Dr,
    Minha filha tem 1 ano e 5 meses e desde a introdução alimentar apresentou intestino preso. Com 6 meses teve que fazer lavagem 3x. Tive orientações de alimentação e o gastro passou lactulona. Venho tomando cuidado com a alimentação, porém todo esse tempo ela continua sofrendo demais. Sempre que necessário faço uso do minilax. Esse mês o gastro suspendeu o lactulona e indicou o muvinlax. Com tanta explicação acho que não entendi bem como preparar. Deve ser diluído ou pode colocar o pó na comida? Eu achei que era na comida, porém lendo a bula vi que deve ser diluído. Mas o gosto é muito ruim é minha bebê não está querendo tomar. Posso tentar colocar no leite? 1 sachê deve ser tomado de uma vez só ou posso dar aos poucos?

    Curtir

  54. Olá doutor bom dia há duas semanas atrás meu bebe esteve com bastante diarreia, vômito e febril foi passado os remédios ele tomou deu uma melhorada foi pedido exame de sangue e os leucócitos dele deram 10,600 disse que era um vírus daí então essa semana ainda sexta feira tive que retornar com ele ao hospital pois estava novamente febril e vimitando passando medicamento na veia aparentou se melhor mais tornou a estar febril com ancia de vômito as vezes falta de apetite e só quer estar no peito agora medi a febre e ele estava com 38.5 graus ele tem 1 ano e 1 mês agora não sei oque devo fazer porque a febre não abaixa .

    Curtir

  55. Boa Noite
    A lactulona como qualquer laxativo de baixa potência precisa ser iniciada com doses altas e que são reduzidas conforme o controle da doença.
    Raramente uma criança melhora da constipação com dose baixa e a lactulona em outras medicações usadas em pediatria tem grande segurança em relação a super dosagem.
    Pode dar tranquilamente e também acesse pediatriavirtual.com/xixi-coco-cama-roupa/ para saber mais sobre a perda fecal de seu Neto.
    Abraços e fique tranquila

    Curtir

  56. No noite Dr. Meu neto tem prisão de ventre, se alimenta bem, come fibra, toma água e suco sempre. Foi amamentado até três anos e a alimentação foi introduzida aos seus meses, mas desde os primeiros anos apresentou esse problema, hoje com seis anos uma vez ou outra fica semevacuar e borra a roupa, fazemos de tudo, no início ele tomava lavagem, mas era um sofrimento. Fomos ao gastro, ele receitou pétalas, fizemos por um tempo. Comprei Lactulona, vi na bula que a dosagem para crianças de seis a doze é de 10 a 15 ml/dia, mas olhando os comentários aqui, vi que é 1 ml por quilo de peso??? Gostaria de saber se procede essa dosagem??? Agradeço ao senhor!!!

    Curtir

  57. Bom dia
    O antibiótico reduz bastante o apetite além do excesso de fezes também atrapalhar

    A dose é de 0.5 a 2 ml por quilo de peso dependendo da necessidade.
    Ela precisa de um pouco mais pois as fezes ainda saíram grossas.
    O ideal é côco bananinha ou massa de modelar
    Abraços

    Curtir

  58. Minha filha tem 1ano e nove meses têm muita dificuldade pra fazê cocô passar de 3 dias sem fazer. Quando ela vai fazer ficar com medo de se abaixa. Está causando até vômito quanto demora Pará fazer cocô sente muitas cólicas a noites o médico me passou muvilax e um laxante será quê vai resolver

    Curtir

  59. Dr minha neta estava a 7dias sem fazer coco. Dei 1colher de sobremesa de leite de magnesia fez so uma bola media depois nao fez mais ela come e a barriguinha fica inchada so come sopa de legumes sem massa e mingau pois esta com uso de antibiotico e ta sem apetite sera q e por essa alimentacao q nao faz coco a dose da magnesia ta correta

    Curtir

  60. Bom dia
    Esse comportamento retentivo da idade é complicado seja por vergonha ou porque não quer perder tempo, as crianças teimam em segurar o côco.
    Infelizmente, nosso corpo não é bobo e para evitar cólicas frequentes ele dilata o intestino e essa dilatação reduz a nossa sensibilidade a presença de coco.
    Por isso ele perdeu a vontade, agora nem precisa mais segurar.
    Precisa tratar e normalmente a dieta ajuda mas não é resolutiva. Tem que usar laxantes que não causam dependência por períodos prolongados.
    Vide a sessão tratamento e veja as doses e medicações mais usadas.
    O grande problema é a perda fecal insensível descrita no pediatriavirtual.com/xixi-coco-cama-roupa/
    Abraços

    Curtir

  61. Bom dia..
    Meu filho tem 4 anos e desde que comecou a estudar, como ele tem muita vergonha ele comecou a segurar o coco pra nao fazer, ele se alimenta de forma correta mas nao adiantando, converso com ele e nada to muito preocupada se deixar ele fica ate 8 dias sem fazer mais eu nao deixo dou gutallax p ele, e percebir q nao sente mais vontade de fazer. Me ajude por favor

    Curtir

  62. Bom dia
    Sim, a retirada deve ser lenta e pode ser por redução da dose diária ou espaçando as doses usuais.
    Eu normalmente passo a medicação por uns 30 dias e deixo a dosagem a critério dos pais com a orientação de manter as fezes bananinhas ou massa de modelar.
    Abraços

    Curtir

  63. Bom dia Dr.º Christian

    Tenho um bebê de 10 meses, e a dois meses vem tendo fezes em forma de bolinhas e faz muito esforço para evacuar, duas as três vezes ao dia. A pediatra receitou a Lactulona 5ml ao dia, e aumento da ingesta de água, porém me orientou a parar a medicação quando as fezes ficassem com consistência normal, o que ocorre em uma semana. Já parei a medicação por duas vezes, mas volta a endurecer as fezes mesmo seguindo dieta (legumes, verduras e frutas e bastante água) e amamentação de leite materno.
    Será que devo manter a medicação por mais tempo, associada a dieta?
    É preciso fazer retirada gradual deste tipo de medicação?

    Obrigada

    Curtir

  64. Bom dia
    Ela está apresentado encoprese , uma complicação comum da constipação intestinal
    O tratamento da encoprese e da constipação estão descritos no pediatriavirtual.com/constipacao/ e no pediatriavirtual.com/xixi-coco-cama-roupa/
    As doses usadas devem ter sido baixas e por isso não melhorou.
    Evite o uso de óleo mineral em menores de 6 anos de idade pelo risco de pneumonia aspirativa.
    Normalmente o pediatra geral já resolve esses casos que são comuns e leves.
    Eu tenho um servico de telemedicina que presta consultoria a distância, se for o desejo dos pais. Está descrito no pediatriavirtual.com/telemedicina/
    Abraços

    Curtir

  65. Bom dia Dr.º Christian. Estou muito preocupada, pois minha filha de 3 anos não evacua no vaso de jeito nenhum , após o desfralde ela ficou com muita dificuldade para evacuar, eu coloco fralda e mesmo assim ela não consegue. Essa semana passou 7 dias sem evacuar, o que é muito tempo. Ela passa mais de um dia tentando e não consegue, vejo que ficar residuos na fraldas suja e percebo que ela segura ao invés de fazer força para soltar. Está um problema muito sério já. Não sei mais o que fazer, pois já dei remédios como: óleo mineral (1 colher de chá), luftal, entre outros. Preciso de uma solução urgente e qual especialista devo procurar. Aguardo um retorno. Atenciosamente. Patrícia.

    Curtir

  66. Bom dia
    A dosagem está realmente baixa … Pela idade dele, acho que pode utilizar 7.5 ml até 3x ao dia. Ela não causa dependência e vc vai utilizar a dose necessária pelo tempo necessário para seu bebê evacuar bananinha ou massa de modelar.
    Dá uma olhada no pediatriavirtual.com/fome para saber como é a alimentação nessa idade e perceber que ele não precisa de todo esse leite. Deveria tomar 500 mlnao dia.
    Abraços

    Curtir

  67. Olá
    Meu filho tem um ano e nove meses e tem meses que está sofrendo com fezes duras, ele não fica sem evacuar…mais as fezes são duras demais e ele acaba segurando e chorando muito na hora de fazer, estou fazendo o tratamento com lactulose pois ele tem uma alimentação bem ruim em fibras o problema é que ele só toma leite por não se alimentar direito, estou dando o lactulose já tem quase dois meses será que estou dando pouco , estava dando 5 ml ao dia… Vc acha que isso pode ser resolvido com esse medicamento? pq já estou desisperada vc acha que usando o medicamento na dosagem correta como citou no comentário acima vai melhorar?? Ou ele vai ficar dependente desse medicamento por anos??
    Me ajude obg

    Curtir

  68. Bom dia
    Conforme explicado no texto acima, casos eventuais de constipação devem ser tratados com minilax ou supositório sendo o primeiro bem mais eficaz.
    Quadros prolongados devem ser tratados com medicações por oral como leite magnésia ou Lactulose.
    As doses estão descritas acima.
    Abraços e boa sorte

    Curtir

  69. Bom dia. Minha filha de 10 meses está com diarreia devido a uso de antibiotico forte por 11 dias que acabou com a flora intestinal dela. O que o senhor recomenda? Qual melhor probiótico a dar pra ela nesse caso? (floratil não deu certo ela gospe tudo fora por ser de pó)

    Curtir

  70. Boa noite
    A CI é muito comum nessa idade por conta do comportamento retentivo dessa idade. Acham que é perda de tempo fazer côco.
    Temos de usar algum laxante como leite magnésia ou Lactulose e nas crises supositório de glicerina ou minilax via retal a cada 4 dias.
    As doses estão descritas acima.
    Abraços

    Curtir

  71. Oi Boa Tarde!
    Tenho uma priminha de 4 anos que sofre desde nenem com CI, ela come de tudo, mamão, ameixa, active de ameixa/morando, laranja com as fibras em forma de suco ou da fruta mesmo, já to lactose, ou seja, ja tentamos de tudo, porém o problema dela é que além da demora de evacuar, quando ela vai ao banheiro ela demora pois o coco sai DURO igual um granito e em forma de bola, mas não é bolinhas, é bolão, e não da para fazer no vaso, pois ja entupiu vários vasos (da tia, da avo, da prima), ficamos preocupados com ela, pois da pena, ela sofre muito. O que vc pode opinar nesse caso?

    Curtir

  72. Bom dia
    Nessa idade a maioria das crianças com constipação intestinal tem uma alteração comportamental ou seja, eles seguram de propósito.
    As doses estão descritas no texto acima mas basicamente são de 0.5 a 2 ml por quilo de peso da Lactulose ou leite de magnésia.
    Abraços

    Curtir

  73. Dr minha filha tem 2 anos e está sem fazer cocô há 4 dias e a segunda vez q ela apresenta constipação. Já dei muvinlax leite de magnésia oleo mineral e nada. Não sei o que fazer não tenho acessos na médico. Não mudei nada da alimentação dela q é boa. Não sei o q fazer por favor me ajude qual a dosagem de medicamentos podem ser tomados e jejum

    Curtir

  74. Meu filho esta a 1 mes com intestino preso,.sente.dor,barriga fica dura, coco sai.duro.difícilmente ele vai ao.banheiro faz na.calça acho q pego trauma as vezes fica de 1a 2 dias sem.evacuar
    Ja dei remédio passei ao médico..ele dificilmente come.frutas…nao sei oq fazer

    Curtir

  75. Ola dr minha filha tem um 1 ano e 7 meses e ja tem uns dias q ela nao consegui fazer coco q remedio posso da pra ela ja deu supositorio mas n adiantou..estou desperada ja me ajude

    Curtir

  76. Boa noite meu bebe tem 1 ano e da dó dele faz tanta força para faazer cocô ele grita de dor ai ajudo fazendo massagens na barriga flexiona as pernas coloco supositório de glicerina mas nao ajuda ja troquei toda alimentação e mesmo assim sai bolas de fezes não sei mais o que o pediatra dele disse que é normal mas tenho certeza que não é ser a que nao tem um remédio pra ajudar alguém pode me auxiliar estou desesperada. Choro junto pois imagino a dor e depois sai sangue. Me ajudem.

    Curtir

  77. Olá, meu filho de oito anos começou a fazer coco na calça faz alguns meses, ele vai soltando aos pouco e diz que não sente e nem percebe e não faz no banheiro diz que não sente vontade, levei no pediatra mas a médica disse para mudar alimentação e marcou um gastro mas ele perdeu até o apetite e sente muitas dores. Estava lendo algumas coisas e percebi que bate muito com encoprese. Será que posso começar com laxante neste caso. Estou sem opção, vou trocar de pediatra mas estou desesperada pois ele tem 8 anos e sinto que ele não está confortável com isso, a gente sente o cheiro e levamos no banheiro mais nada de fazer. Desde já agradeço.

    Curtir

  78. Bom dia
    A ocorrência de constipação intestinal é muito comum na fase da introdução de alimentos.
    Regra prática:
    Alimentos que nascem acima da terra soltam e que nascem abaixo prendem, principalmente os amarelados como batata mandioquinha batata doce mandioca
    O que ideal é com ompentalax ou Lactulose mas geralmente as doses devem ser altas o suficiente para fazer efeito.
    Usualmente utilizamos a dose de 0.5 a 2 ml por quilo de peso ao dia.
    Nessa idade deve passe de 15 ml ao dia a dose máxima.
    Aumente a dose e avalie o resultado.
    Ele deve evacuar massinha de modelar ou bananinha

    Abraços

    Curtir

  79. Ola Dr. minha bebe de 8 meses ta sem fazer coco a 8 dias, ja usei minilax duas veses e ela forca e chora mas nao consegue fazer. ela fazia todos os dias antes de iniciar a papinhas com fruta e agora so faz com minilax que ja nao ta resolvendo e faz uso tambem do pentalac prescritos pelo pediatra. Ja nao sei o que fazer.

    Curtir

  80. Dr olá sou mãe de um menina ela tem 2ano 11meses ela sofre cm isso intestino presso.ela já vem há 1ano pra assim.ela fica entre 3a 4 dia sem evacuar.toda vez q bate a vontade de fazer o coco ela se contorce td.ja dei o lactose uns 3 vidro desse laxante.pois levei ela na portaria pouco tempo falei do fato q está acontecendo cm ela.Dr passou olho mineiral.mas eu tava dando 3 ao dia mas como eu li abula e vi q isso dar peneumonia optei dar 2 colher de chá.mas a Dr n falou até quando tempo é pra dar se 5 dia ou menos tô na duvida. minha filha é muito ruim de boca eu tem q fica formando ela come já n sei o q eu faço Dr me ajuda minha filha sofre muito cm isso oq eu faço obrigada

    Curtir

  81. Bom dia
    Ele precisa usar algum laxante por boca como o leite de magnésia ou Lactulose nas doses descritas no tratamento e o minilax a cada 4 dias sem evacuar.
    Os alimentos que mais prendem são leite, doces e alimentos feitos de farinha branca.
    Em relação a segurar o côco, isso é comum entre 2 a 5 anos é só melhora com a resolução da constipação.
    Abraços

    Curtir

  82. ola boa tarde , meu filho tem 3 anos e quatro meses a algum tempo ele vem fazendo coco de bolinha muito duro mais mesmo assim fazia. de uma semana pra cá ele começou a prender o coco vem a vontade mais ele não faz fica se espremendo ja levei para o pediatra usou supossitorio , fez coco com 20 minutinhos . o pediatra recomendou para ele tomar oleo mineral mais antes de comprar eu fui atras de saber e vi que não e recomendado para menores de 6 anos. e meu filho hoje ja esta ha 4 dias sem fazer coco… não sei o que fazer.

    Curtir

  83. Boa tarde!
    Depois de 15 dias de dieta restritiva de leite e derivados com controle de traços também minha bebê está bem melhor. Conseguiu ir aos pés duas vezes sozinha e uma vez eu ajudei fazendo masagem em sua barriga. A consistência das fezes está normal agora não é mais endurecida como ela vinha apresentando. Acredito que estamos no caminho certo!

    Curtir

  84. Boa noite minha filha tem 1 e 5 meses e ela esta com a barriga bem grande ando percebendo q ela anda demorando pra fazer o coco do dia sera algum pobrema do intestino ela raramente come derivados de leite ela nao gosta ja saiu do peito a pouco tempo come muito bem coisas saldaveis faz coco de 3 a 4 vezes no dia com o odor forte nao sei o q fazer

    Curtir

  85. Agradeço a atenção! Minha pediatra acredita que possa ser intolerância ao leite…. estou fazendo uma dieta restritiva pois minha bebê mama exclusivamente. … espero que dê resultados e que ela melhore!

    Curtir

  86. Meu filho tem 13 anos e tem constipação intestinal, tem escapw de fezes ja levei a varios medicos e ninguém resolveu o problema dele, fico preocupada pois esta entrando na adolescência como vai lidar com isso.
    me ajude por favor…..

    Curtir

  87. Boa tarde! Tenho uma bebê de 2 meses que além de constipada faz cocô duro como de adulto. … uso supositório para ela ir aos pés. … O que será que ela tem? Será que é intolerância ao leite? O que me aconselha?

    Curtir

  88. boa tarde minha sobrinha tem 3 anos ficou 10 dias sem evacuar minha irmã colocou supositorio deu mamao a ela aveia activia e nada por fim a levou para o hospital onde foi feita uma lavagem e la evacuou tudo hoje ja faz uma semana depois que foi feita a lavagem e ela nao evacuou denovo mesmo comendo todas as fibras e usando o supositorio gostaria de saber se pode ser feita uma lavagem novamente e qual especialista ela deve procurar, o oleo mineral o senhor a recomenda em que dosagem?

    Curtir

  89. Boa tarde doutor, minha filha de 3 anos está sem defecar a mais ou menos 10 dias só fazendo pouquinho na roupa e agora reclama de dor de barriga estou dando laxante e coloquei um supositório de glicerina, devo aumentar a dose de laxante? Detalhe ela saiu da fralda tem 3 meses e desde então, tenho tido dificuldades com ela em relação a defecar no caso sanitário, ela diz que não consegue.

    Curtido por 1 pessoa

  90. Olá doutor tudo bem, meu filho tem 6a nos e tá a sete dias já sem evacuar ele faz só um pouquinho sujando as roupas já estou dando laxante p. Ele desde quarta feira e ainda nada até agora, coloquei ontem a noite com.ele.dormindo um supositório de glicerina tbm e não fez ainda continua sujando as roupas o que fazer p ajudar ele .?

    Curtir

  91. Ola Dr. Meu filho tem 2 meses mama formula nutriben e faz muita forca p evacuar ate chora fica vermelho e as fezes são verdes escuro e pastoso o que devo fazer me ajuda MÃe de primeira viagem

    Curtir

  92. Olá boa noite Dr ! Meu bebe está com 10 meses e começou com uma tosse com catarro eu sempre faço nebulização com soro fisiológico mais ainda não parou já tem umas 4 dias . Tem algo que possa melhorar ?

    Curtir

  93. Bom dia
    O tratamento básico consiste em utilizar laxantes como lactulona ou leite de magnésia diariamente na dose descrita no texto, minilax ou supositório de glicerina se mais de três dias sem evacuar, aumentar a ingesta de água e reduzir o leite, alimentos feitos de farinha branca como macarrão bolachas e pão, além dos doces
    Abraços

    Curtir

  94. Meu Deus não sei mais o que fazer minha filha já faz 5 dias sem vacoar já levei no médico já dei lachante supositório e não adiantou o que fazer??

    Curtir

  95. Bom dia
    Os bebês que mamam ao seio podem ficar períodos prolongados sem evacuar e isso não causa nenhum mal.
    Normalmente a introdução alimentar resolve esse problema.
    Se as fezes saem amolecidas, não existe problema em demorar um pouco para evacuar.
    Se as fezes estão endurecidas, você terá que tratar conforme descrito no texto acima.
    Abraços

    Curtir

  96. Boa noite, Dr!

    Minha filha tem 6 meses e já chegou a ficar 1 mês sem evacuar, ela tem muita cólica e fica muito incomodada. Fiz o uso do supositório de glicerina e não surtiu efeito. Ela só mama no peito e está começando a introdução alimentar agora… Estou desesperada!

    Curtir

  97. Ola eu tenho uma guriazinha de 6 anos e ela tava bem trancada para fazer suas necessidades ate que um dr receitou. Simbioflora oleo nujou e stimulance hoje fez 5 dias que ela ta tomando e nao tem vontade e nem quer fazer coco. Me ajude por favor

    Curtir

  98. BOM DIA. MEU FILHO TEM 4 ANOS E DESDE QUE DESFRALDAMOS ELE SEGURA O MÁXIMO PARA NÃO FAZER O COCÔ. AGORA ELE DIZ QUE NÃO QUER FAZER NO VASO SÓ NA FRALDA. E DA ULTIMA VEZ QUE FEZ, O COCÔ SAIU TÃO GROSSO QUE ELE NÃO QUER MAIS FAZER NA FRALDA OU NO BANHEIRO. PASSA DIAS SUJANDO A CUEQUINHA E DIZENDO QUE NÃO CONSEGUE FAZER.
    ELE NÃO TOMA LEITE NEM DANONE.
    ESTOU DANDO SALADA DE FOLHAS VERDES, UVAS PASSAS, LEITE FERMENTADO, MILHO COZIDO, CENOURA RALADA….MAS ATÉ AGORA NADA.

    POSSO USAR O SUPOSITÓRIO?

    Curtir

  99. Bom dia
    Imagino que nesses casos prolongados já foi feita a investigação completa para avaliar a possibilidade de algo de nascença levando a constipação.
    Ela deve ter o intestino muito dilatado pela constipação prolongada e isso leva a uma grande dificuldade no tratamento.
    Ele parece ineficaz porque demora mais de 6 meses de fezes moles para o intestino adquirir a forma normal desde que a criança não esteja com fezes duras ou grossas.
    O tratamento está descrito na pagina e você tem que ter em mente que ele vai durar alguns anos.
    Abraços

    Curtir

  100. Olá! Minha sobrinha tem uma constipação grave desde cedo. Antes ela segurava, porque tinha medo, por ser sempre grande o volume fecal. Mas no ultimo ano, se agravou. Ela tem 7 anos, nada funciona. Ela pode tomar laxantes, óleos minerais, fazer uso de supositórios. Nada tem funcionado. E, infelizmente, só defeca com lavagens intestinais. Ela está sendo acompanhada por nutricionista e iniciou vários tipos de atividades físicas na escola. Mas, será que poderia ajudar com mais algum conselho profissional? Agradeceria muito!

    Curtir

  101. Bom dia
    Nessa idade a constipação intestinal é muito comum.
    Geralmente ocorre por uma demora do intestino para se adaptar a dieta complementar, excesso de tubérculos como batata mandioquinha batata doce mandioca ou de leite.
    O tratamento está descrito nessa página é sempre utilizamos laxantes orais por uns 30 a 60 dias.
    Abraços

    Curtir

  102. Oi meu nome e Karol tenho uma filha de oito meses,ela demora as vezes mais de cinco dias sem fazer coco e quando faz e muito duro e sai sangue ela chora e as vezes não sai tudo o anus dela racha.o que devo fazer já usei supositório de glicerina enao resolvel ela ,mama e come outros alimentos.

    Curtir

  103. Bom dia
    A consistência das fezes depende da alimentação, principalmente a ingestão de fibras como frutas, verduras e cereais, além da água.
    As fezes podem ser de pastosas a firmes, sendo a consistência mais comum de massa de modelar ou bananinha.
    Está tudo normal, fique tranquila
    Abraços

    Curtir

  104. Boa tarde !
    Gostaria de tirar uma duvida
    E normal criança de 2anos e 8 meses ter o cocô pastoso ?porque eu estava lendo na internet que eles falam que um cocô normal tem que ser como cobrinha a partir d 2 anos agora eu nao sei .. , eo da minha filha sempre foi pastoso …
    Fico na duvida ..
    E normal ou devo me preocupar?
    Obrigado .

    Curtir

  105. Bom dia
    Elancom certeza está constipada e merece tratamento.
    Dê uma lida na página pós descreve as medicações e dosagens corretas, doses baixas não funcionam.
    Além disso aumente a ingesta de água por causa do xixi amarelado.
    Abraços e espero que dê tudo certo. Com meus pacientes, todos melhoram com esse tratamento

    Curtir

  106. O cocô dela sempre foi duro e fedorento o quando ela faz xixi é bem amarelo e fedorento ela tem umas manchas meias brancas nos braços de baixo do suvaco nas pernas pescoço ?

    Curtir

  107. Minha bebê desna quando nasceu ela passava mais de 15 dias sem fazer cocô ela só mamava é até hj com 2 anos ela demora até 15 dias sem fazer cocô ela chora grita quando vai fazer ela so mama nao toma leite e come comida ela r faz força mais não consegui fazer hj ela tentou fazer cocô e o cocô saiu uma pontinha e voltou e ela não fez tem 15 dias sem fazer ja oq sera que ela tem?

    Curtir

  108. Bom dia Ingrid
    Pela idade de seu bebê e o histórico de refluxo, nos temos que melhorar a constipação, mas aumentar a ingesta de água vai piorar o refluxo, por isso sobra o uso de medicações laxativas leves e a introdução de dieta como frutas e legumes para regularizar o intestino.
    O refluxo esta sendo tratado adequadamente conforme seu ultimo comentário
    Dá uma olhada nas medicações recomendadas e suas dosagens
    Abraços

    Curtir

  109. Bom dia
    Minha bebe tem 4 meses e usa Aptamil AR e prende muito ela fica muito ressecada , usei NAM AR e ENFAMIL AR mais ele nao é grosso igual aptamil e volta do mesmo jeito e usei ate Aptamil Pepti mas tambem volta , o que me sugere ?

    Curtir

  110. Bom dia
    Devemos sempre associar uma medicação como oinilax ou supositório de glicerina à laxantes leves como leite de magnésia e Lactulose, além da melhora da dieta com redução do leite, alimentos feitos de farinha branca como macarrão bolachas e pão e doces.
    As dosagens e o jeito de utilizar estão descritos nesse texto
    Abraços

    Curtir

  111. oi minha filha tem 1 ano e 4 meses e so esta conseguindo fazer coco com o uso do minilax ,ela faz força para evacuar mas prende e as fezes dela e muito dura oque eu faço?

    Curtir

  112. Meu bebê ficou 3 dias sem evacuar mas desde ontem fazia força e nada. Hoje na hora do banho percebi que formou uma rolha e ele fez força e saiu um tanto,mas ficou outro tanto que não saiu,chorou copiosamente na hora de sair mais e pra piorar o pai se intrometendo porque eu ia tentando ajudar massageando e tirando oque saia e o bebe parou de fazer cocô com o pai gritando comigo. Se eu colocar o supositório esse cocô duro amolece?

    Curtir

  113. Bom dia
    Se ele mama exclusivamente ao seio você pode ficar tranquila que não faz mal nenhum ficar sem evacuar, já tive pacientes que evacuavam 2 x ao mês. Mas sempre observar se esta mamando normalmente e fazendo xixi.
    Pode fazer massagem 0ara ajudar é o supositório só funciona se tiver coco para sair, o que não parece ser o caso.
    Abraços

    Curtir

  114. Bom dia
    Sim a cólica é uma contração intermitente do intestino e pode variar de grau e intensidade com o passar do tempo.
    Se ela já tinha cólicas pode estar apenas com uma crise mas lembre que nessa idade existem outras causas para esse incômodo como dos dentes.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/choro-bebe/
    Abraços

    Curtir

  115. Bom dia
    Bebês que mamam ao seio podem ficar dez dias sem evacuar desde que as últimas fezes tenham sido moles e ele esteja mamando e se comportando normalmente.
    Essa queixa pode ser cólica mas é raro iniciar nessa idade.
    Eu testaria um.minilax ou supositório apenas para aliviar e observar a reação
    Abraços

    Curtir

  116. Meu filho tem um mês e faz 8 dias que faz coco estou muito preocupada é normal ? Coloquei supositório faz umas 5 horas e nada de fazer coco o que devo fazer ?

    Curtir

  117. E será que o choro tem relação com os dias q está sem fazer cocô? E tenho uma dúvida em relação a cólica, ela pode aumentar o nível de dor? Pq ela sente cólicas mas não chora tanto assim..
    Desde já agradeço..

    Curtir

  118. Boa Noite!!
    Minha filha tem 2 meses e 7 dias, ontem chorava e gritava muito, nunca havia chorado assim e hoje pela manhã o mesmo choro só aliviou quando dei paracetamol. Tem também uns 4 dias que não faz cocô, fui a emergência o médico me passou minilax, Será que já posso manipular? Afinal é normal até 10 dias sem fazer?! Fico preocupada pq tem chorado bastante , algo q não acontecia..O que eu faço?

    Curtir

  119. Bom dia
    Ela está com constipação intestinal, muito comum nessa idade, tanto pela alteração na alimentação dessa idade com restrições alimentares e redução na quantidade e variedade de alimentos ingeridos, além do comportamento retentivo de ficar segurando o côco seja por dor ou simplesmente por estar muito ocupada.
    O tratamento é com laxantes como descrito na página e deve ser prolongado. A alimentação deve restringir o leite, alimentos feitos de farinha branca como macarrão bolachas e pão, e doces.
    Abraços

    Curtir

  120. Olá minha bebê quando tinha 1 mês de vida ela passava 15 dias sem fazer cocô os médico disse que era normal pq ela só mamava é agora ela estar com 2 anos e estar do mesmo jeito pra fazer cocô ela chora muito grita como se tivesse com uma dor tenta fazer cocô e só mela a flauda com um de cocô fedorento ela só mama e come comida oq pode ser? Isso

    Curtir

  121. Olá bom dia ! Meu bebê esta com 7 meses queria introduzir ovo na alimentação dele mais parte devo dar a ele a gema ou clara ?

    Curtir

  122. Bom dia
    Constipação nunca é normal na crianças principalmente se as fezes são duras.
    Você precisa cuidar da alimentação aumentando frutas, legumes e água e reduzir leite, alimentos feitos com farinha e doces
    Vai precisar de medicação conforme descrito nessa pagina
    Abraços

    Curtir

  123. Olá dr* boa noite…
    Minha filha tem 3 anos e 3 meses e dês que nasceu sempre teve problema com intestino preso,já falei com a pediatra dela que isso não era normal, pedi exames como rx, tomografia do abdômen mas nada foi feito, hoje ela está 3 dias sem evacuar, e péssima pra comer, antes bebia muita água mas agora quase nada, eu vejo que ela quer fazer cocô mas fica prendendo, fala que dói até o xixi ela prende só faz depois que chega da escola, por favor preciso de orientação

    Curtir

  124. Boa noite.
    Normalmente bebês em uso de fórmulas podem ficar até quatro dias sem evacuar e lembre de sempre oferecer água.
    Se estiver ainda mamando ao seio, o período sem evacuar pode ser de 7 a 10 dias.
    O Aptamil raramente prende o intestino.
    Qualquer dúvida o tratamento está descrito nessa página.
    Abraços

    Curtir

  125. Bom dia
    O comportamento retentivo é a principal causa de constipação nessa idade junto com a alimentação baseada em leite, alimentos feitos de farinha branca como macarrão bolachas e pão além de doces.
    O tratamento é conforme descrito na página mas só funciona se a dose utilizada for correta.
    Use o leite de magnésia ou Lactulose na dose de 0.5 a 2 ml/kg/dia e minilax via retal se ficar sem evacuar
    Abraços

    Curtir

  126. Dr. Bom dia, meu filho tem 2 anos e sete meses, quando bebe, tinha uns 5 meses teve episódios de ficar até 7 dias sem evacuar. Agora após o desfralde normal e aprender a usar o vaso. Fazia coco todo dia ao retornar da creche, mas de uns 3 meses para cá começou a ter constipação. Fica de 4 a 5 dias sem fazer e no inicio do mes teve um episódio onde segurou até a xixi como que para evitar o coco. Diz que doi, antes de fazer e que por isso não quer fazer. Já tentei de tudo, alimentação, activia, lactulive.. nada resolve. O que poderia fazer?

    Curtir

  127. Bom dia
    Bebês que mamam exclusivamente ao seio podem ficar até 10 dias sem evacuar desde que as fezes saiam moles.
    Provavelmente é o caso de seu bebê.
    O incomodo ocorre pela sensação de fezes mas preciso de um pouco mais de tempo para juntar o suficiente para que ele consiga evacuar.
    Vc nada fez de errado e nada tem e errado com seu bebê
    Abraços

    Curtir

  128. Dr, meu bebê tem 5 meses, com aleitamento materno exclusivo e intolerancia a lactose. Nao como nada absolutamente que contenha leite ou traços de leite. Ele sempre evacuou diariamente, mas há exatamente nove dias ele na evacua espontaneamente. Depois de 3 dias dei minilax, depois de 4 dias dei minilax de novo, sempre liberando bastante fezes. Agora está há 4 dias de novo sem fazer cocô e eu estou com receio do intestino dele ficar acostumado a medicação. Ressalto que tenho uma alimentação muito rica em frutas, fibras, água, etc. Já fiz todo tipo de massagem, como mamão e ameixa diariamente. Realmente é um mistério pra mim e está nos preocupando muito porque ele fica inquieto, com dificuldade de permanecer dormindo, etc.
    Preciso de ajuda.

    Curtir

  129. Boa noite
    As principais causas de cólica que perderam ate essa idade são Intolerância à Lactose, alergia a Proteína do Leite de Vaca APLV e constipação.
    Você não cita a consistência das fezes mas o leite de magnésia é usado para constipação.
    Como é desde o nascimento, o ideal seria retirar o leite por alguns dias e avaliar a melhora do quadro.
    Fezes ácidas por incapacidade de digestão são as principais causas desse tipo de assadura recorrente.
    Abraços

    Curtir

  130. Meu filho tem 1 ano e sete meses sempre sofri com ele desde que nasceu tem cólica s forte e assadura de deixar na carne viva ele não solta pum de geito nenhum faz coco 2 vez por dia e ninguém sabe oque é e dependendo oque come da umas cólica que dura 1 hora de choro e gritos sem fim isso me preocupa muito oque me ajuda um pouco eo leite magnésio mais gostaria de saber oque acontece

    Curtir

  131. Bom dia
    A constipação desde o nascimento é preocupante e sempre demanda uma avaliação de alguma doença congenita como causa da doença.
    O tratamento inicial está descrito no texto e é bastante prolongado
    Tenha certeza se usar as doses corretas pois a baixa dosagem é a principal causa de ausência de melhora da constipação
    Abraços

    Curtir

  132. Boa noite
    Meu filho tem 4 anos sofre com problema de intestino preso
    Desde que nasceu vivo correndo atraz de uma solução
    Ele teve esofagite
    Refluxo
    E agora tem sentido dores fortes na barriga onde ele fica dura e ele grita de dor
    E agora fez um exame está com ingua no intestino

    Curtir

  133. Boa noite
    Eu considero o melhor tratamento a associação entre melhora na dieta com redução do leite, alimentos feitos de farinha branca como macarrão bolachas e pão, além dos doces e a utilização de medicações por períodos prolongados como a Lactulose diariamente e o minilax a cada 4 dias sem evacuar adequadamente.
    A dose da Lactulose é de 0.5 a 2 ml por quilo de peso ao dia. Na idade de seu filho deve ser de 6 a 25 ml ao dia divididos em 2 a 3 tomadas por uns 60 dias.
    Você usou a dose correta?
    Não se esqueça de oferecer frutas e legumes mas não são muito bem aceitos nessa idade e muita água.
    Abraços

    Curtir

  134. boa noite…. meu filho tem 2anos9meses, so utilizei imolac ,lactulose,ultimamente estou aplicando minilax cada tres dias . qual seria o melhor tratamento ?

    Curtir

  135. Bom dia
    Você vai precisar utilizar outras alternativas. Eu gosto do minilax no lugar do supositório e a Lactulose 7.5 ml 3x ao dia por uns 30 a 60 dias
    Tente evitar excesso de leite, alimentos feitos de farinha branca como macarrão bolachas biscoitos pão, além dos doces
    Abraços

    Curtir

  136. Bom Dia !!! Minha filha tem 2 anos de idade e esta a 6 dias sem conseguir fazer coco, já dei activia já utilizei supositório de glicerina e até agora nada. Oque devo fazer?

    Curtir

  137. Bom dia
    Nessa idade é comum a ocorrência de constipação, seja por alimentação com doces, leite e alimentos feitos de farinha de trigo.
    O tratamento é realizado com Lactulose ou leite de magnésia 5 a 10 ml até 3x ao dia por uns 60 a 90 dias e minilax via retal a cada três dias se não evacuar.
    Dá uma lida na página acima.
    Abraços

    Curtir

  138. Olá.
    Meu filho de 3anos só faz coco com lavagem em casa ou no hospital. Não mandam fazer exames por que dizem que só no particular que sus não faz. Eu não tenho condições.
    Ele grita de dor na barriga e no ânus. Cada vez eu choro com ele.
    Tem vezes que chego a levar 2 vezes por dia no hospital.
    NÃo sei mais o que fazer
    Pode me ajudar?

    Curtir

  139. Boa noite
    Casos de constipação não responsivos ao tratamento usual devem ser avaliados em relação a presença de problemas orgânicos como malformações e outros fatores obstrutivos.
    Aconselho que você leve ele para uma avaliação médica criteriosa com realização de exames.
    O tratamento mais comum para constipação está descrito na página acima
    Abraço

    Curtir

  140. Bom dia
    Como ele já realizou a correção do megacólon congênito ou doença de hirschsprung e não teve problemas desde então, você pode ficar tranquila que essa doença nada tem a ver com a constipação atual.
    Nessa idade a principal causa é o comportamento retentivo ou mania de segurar o côco ou xixi por serem muito ocupados
    O problema é que as fezes endurecidas levam a criança a não querer evacuar por relacionar a evacuação a dor com piora progressiva do quadro.
    O tratamento sera como em qualquer criança como descrito no texto acima
    Abraços

    Curtir

  141. Boa noite
    A ocorrência de constipação na criança depende da existência de fezes endurecidas ou dor ao evacuar. Simplesmente demorar para evacuar não é constipação.
    Se as fezes estiver duras, grossas ou secas será necessário tratar e principalmente investigar a causa já que não é normal a constipada começar antes do início da alimentação ao redor dos 6 meses.
    No texto está descrito as medicações e respectias doses
    Abraços

    Curtir

  142. MEU AFILHADO TEM 6 ANOS E CHEGA A FICAR 19 DIAS SEM IR AO BANHEIRO.CHEGOU A TOMAR IMOLAC .TAMARINE E OUTRO REMEDIO QUE É MANIPULADO.MAS NÃO FUNCIONA CHEGANDO A SER NECESSÁRIO O USO DE SUPOSITORIO.O QUE MELHOR FAZER NESSE CASO?

    Curtir

  143. olá meu filho tem 3 anos e 11 meses ele nasceu com megacolon congênito, há dois anos ele fez a cirurgia definitiva, evacuava muito bem no começo mas de umas semanas pra cá ele tem evitado ir no banheiro , só vai quando eu mando e faz pouco côcô tenho medo pois moro no interior e só estou indo a capital uma vez por ano para revisão do mesmo .

    Curtir

  144. Boa noite!

    Me chamo Janine e tenho uma filha de 1 ano e 11 meses, estou muito preocupada com ela, pois desde o 1° mês dela ela tem dificuldade pra evacuar, mas sempre levava uns 3 dias pra ela evacuar. Então, se ela não evacuar hoje vai pro 6° dia, não acho normal. Não sei o que faço, estou aflita. Pois quero ajudar ela mas ela não deixa chegarmos perto quando ela tá fazendo força. Tenho medo e receio que de alguma forma essa situação em que ela se encontra possa vir a prejudicar ela a saúde dela. Por favor me dê uma luz.
    Desde já agradeço pela atenção!

    Att,
    Janine

    Curtir

  145. Bom dia
    Os principais alimentos 1uw prendem o intestino são o leite ou mingais com leite, alimentos feitos de farinha branca como macarrão bolachas e pão, doces e batata ou mandioquinha.
    Você pode tratar esse intestino preso com as Med descritas nessa página.
    Abraços

    Curtir

  146. Boa tarde!
    Minha bebê fez um ano ontem, e de vez enquanto ela tem dificuldade pra evacuar.
    Quando ela tenta fazer coco ela coloca bastante força, fica vermelho.
    Quando o coco tá saindo,vem machucando e sangra.
    Oq devo fazer?
    Ela toma mingal de arroizina e mingal de músicos.
    Devo mudar, pra qual?

    Curtir

  147. Bom dia
    Você não precisa fazer nada pq bebês que mamam no seio podem demorar muito pra evacuar e isso não é uma doenca, apenas uma demonstração da facilidade de digestão de seu leite. Não sobra nada pro cocô.
    Já tive pacientes que evacuavam 1x ao mês e eram super gordos e saudáveis.
    Melhora quando iniciar a dieta de sal e frutas.
    Abraços

    Curtir

  148. Bom dia ! Meu tem 5 meses e apenas mama no peito e já ficou até 14 dias sem evacuar tive que levar ao pediatra e ele pediu que eu fizesse o uso do minilax, ele fez coco normal pastoso mais depois ficou mais 8 dias sem evacuar ele não tem a barriga inchada soltar bastante gases mais fica apenas dando uma sujadinha na fralda . Queria saber oque pode ser isso e como faço para melhorar na evacuação dele .

    Curtir

  149. Bom dia
    A constipação por problemas anatômicos ou mal formação ocorre desde o nascimento.
    Provavelmente o problema é funcional. Pela dieta referida, aparentemente o problema é uma disparidade entre os líquidos e as fibras ingeridas.
    Você oferece muita fibra e aparentemente não a quantidade adequada de água.
    De qualquer maneira ele terá que tomar algum laxante nas doses adequadas que são de 1 a 2 ml por quilo de peso ao dia por alguns meses.
    Abraços

    Curtir

  150. Boa noite. Meu bebê tem um ano e 4 meses, come comidinha com bastante legumes e verduras, come fruta pelo menos duas vezes ao dia e uso aveia nas refeições, uns 5 dias na semana dou o mingau de aveia com fruta ralada e ás vezes ponho milnutri de ameixa, toma iogurte todos os dias no café da manhã, quando vai fazer cauinha grita de dor, saem endurecidas, muito escuras e muito grossas, tenho que ajudar ele pq algumas vezes parece que vai rasgar o ânus dele,ja usei minilax e não funciona mais, ele mama no peito e não aceita leite na mamadeira, então ponho na vitamina de frutas o enfagrow, receitado pelo pedi dele,as não é todo dia q ele quer a vitamina, já usei pentalac, nao adiantou, usei naturetti mas ele agora cospe, não sei o que fazer…já marquei um gastro pra ele, pra descartar algum problema funcional ou anatômico intestinal.

    Curtir

  151. Bom dia
    Todo bebê que toma mamadeira deve receber água mas ele decide se quer ​ou não mamar.
    Em relação as fezes, bebês que mamam majoritariamente ao seio podem ficar até 10 dias sem evacuar, o que não significa que ele não fará força tanto pelo côco como pelo pum
    Observar sempre a consistência das fezes que devem parecer uma bananinha ou massa de modelar e deve mamar normalmente
    Abraços

    Curtir

  152. Dr meu bebe tem 2 meses dou LM e pra dormir eu dou 1 mamadeira de nan soy, somente uma a noite. Faz quatro dias que ele nao faz coco, e solta uns punzinhos com cheiro forte… oque devo fazer? Estou preocupada . Devo oferecer agua? Pois ele mama somente uma mamadeira por dia.
    Obrigado.

    Curtir

  153. Boa noite doutor meu nenê faz uso do Aptamil mais leite do peito ela tem 2 meses eu devo oferecer água? Se sim qual a quantidade? Saliento que ela toma 2 mamadeiras ao dia 120ml o restante é só o peito!
    Grata Priscila

    Curtir

  154. Bom dia
    Entre 2 e 6 anos a constipação intestinal é muito comum, tanto pela alimentação, eles gostam de doces, alimentos feitos de farinha branca como macarrão bolachas e pão além de excesso de leite, e o comportamento retentivo, ou mania de segurar o côco.
    O tratamento é com laxantes leves e minilax a cada 4 dias se não conseguir evacuar.
    Dá uma lida nas doses e outras dicas no pediatriavirtual.com/constipacao/
    Abraços

    Curtir

  155. Bom dia
    As crianças com autismo podem apresentar diferentes distúrbios relacionados a socialização ou comportamento socialmente aceitável.
    Isso por ter participação da doença ou simplesmente ser uma conseqüência de alimentação, principalmente doces, alimentos feitos de farinha branca como macarrão bolachas e pão, além de leite em excesso ou relacionado ao comportamento retentivo da idade ou mania de segurar o côco.
    Independente da causa, devemos tratar com laxativos leves e as vezes com supositório ou minilax. De uma lida no tratamento na página pediatriavirtual.com/constipacao/
    Abraços

    Curtir

  156. Boa noite minha filha tem 2 anos e 9 meses se queixa de dor na barriga e qd vai no banheiro não conseguir fazer o que eu posso fazer

    Curtir

  157. Tenho um filho de 6 anos e tem autismo,e desde um ano atrás começou a fazer cocô aos poucos por várias vezes ao dia e somente em pouquíssima quantidade,que devo fazer?

    Curtir

  158. Bom dia
    Essas duas medicações são laxantes osmótica que aumentam a retenção de água nas fezes e teoricamente deve fazer efeito entre 1 a 3 dias desde que a dose seja aumentada no caso de não funcionamento na proporção de 20% ao dia.
    Experimente aumentar a dosagem e observe o resultado
    Abraços

    Curtir

  159. Minha filha se tratou por dois anos com pro peg 4000 mas ganhou alta depois de um ano começou de novo levamos num outro médico pois o tratamento foi em outra cidade.ela receitou munvilax mas este remédio não surgiu efeito estou dando a dois dias na primeira dose não foi aos pés do hoje de manhã e bem pouco devo suspender o remédio.acredito que ele deveria agir mais rápido correto??

    Curtir

  160. Boa noite
    As crianças que nunca ficaram constipadas geralmente tem alguma mudança na dieta, na ingesta de água ou decidem segurar um pouco o côco.
    Independente da causa, temos duas opções:
    1 aplicação de supositório de glicerina ou minilax, mas geralmente reservamos aos casos mais prolongados ou quando a criança está com dor ou sangramentos ao evacuar.
    2 – laxantes por via oral como descritos no texto. Pode ser o leite de magnésia ou lactulose.
    Lembrando de oferecer líquidos, fibras como alimentos integrais, frutas e legumes, além de muita água, e evitar doces, leite e alimentos feitos de farinha branca como macarrão bolachas e pão em excesso.
    Abraços

    Curtir

  161. Boa noite Doutor, minha filha tem 5anos 8meses e está a 5 dias sem fazee coco. Eu estou desesperada. Ela é saudável e nunca tomou remédio nenhum. O que eu posso dar pra ela nesse primeiro momento? Ela não está reclamando de dor na barriga e está comendo direitinho.

    Curtir

  162. Bom dia
    Como você ao disse a idade, vou falar genericamente.
    Os alimentos que mais prendem o intestino são o leite, alimentos feitos de farinha branca como macarrão bolachas e pão, tubérculos como batata e mandioquinha, além dos doces.
    O tratamento é com laxantes nas doses descritas no texto e aumento na ingesta de água.
    Abraços

    Curtir

  163. Oi tudo bem ! Tenho uma menina e esta com o intestino prezo. 0q eu faço por favor me ajudar. Ela chorar muito.

    Curtir

  164. Bom dia
    Após o início da alimentação complementar é comum a ocorrência de constipação.
    Tente evitar excessos de leite, de tubérculos como batata e mandioquinha.
    Podemos utilizar laxantes leves como a lactulose e o leite de magnésia, além do minilax se ficar mais de 4 dias sem evacuar.
    De uma lida no texto para checar a dosagem de cada medicação.
    Abraços

    Curtir

  165. Bom dia
    Os bebês que ainda mamam no peito podem ficar até sete dias sem evacuar desde que a última evacuação tenha sido amolecida.
    Provavelmente ele está assim devido as cólicas ou gases cujo auge é aos 45 dias de vida.
    O tratamento é com massagem compressa quente colikids paracetamol e simeticona. De uma lida no pediatriavirtual.com/colica/
    Se as últimas fezes foram duras, utilize algum laxante no leite dele. As dosagens estão descritas no pediatriavirtual.com/constipacao/
    Abraços

    Curtir

  166. Bom dia
    A constipação intestinal desde o nascimento não é comum e esta relacionada a defeitos na formação do intestino sendo necessária a avaliação médica pormenorizada incluindo exames.
    Algumas vezes é necessário a realização de cirurgia.
    Essa bola que aparece deve ser uma hérnia de parede, após avaliação médica e confirmação é necessário uma cirurgia.
    A maioria dos casos pode ser tratado com altas doses de laxantes e minilax a cada 4 dias.
    Cheque as dosagena no texto.
    Abraços

    Curtir

  167. Meu filho tem oito meses faz cocô bolinha de cabrito está fazendo uso de neutrofer o que fazer pra solta?

    Curtir

  168. Bom dia Dr..
    Meu bebê tem 23 dias e mama pouco no peito e toma aptamil active a cada três horas 60ml. Tem 3 dias que ele não faz cocô e passa a noite espremendo tentando evacuar. Daí chora muito. O que eu faço estou ficando desesperada com essa ausência de evacuação dele. Ele não teria que fazer cocô todos os dias? Me ajuda. Desde já agradeço e aguardo breve resposta.

    Curtir

  169. Olá doutor meu filho tem 1 ano e 2 meses ele é resecado dês de quando nasceu ,só que agora aparenta estar piorando ele sofre muito, muito mesmo nem com supositório ele consegue fazer por ser muito dura as fezes dele é quando conseguir sangra. e na barriga dele perto tô umbigo sobe um calombo parecendo uma bola que só abaixa quando ele consegui defecar hj mesmo ele estava assim, dês de demanha tentando fazer e a barriga inchada e aquela força eu não sei oque faço mais se nem o laxante o ajuda

    Curtir

  170. Bom dia minha filha está fazendo o uso do floratil pediátrico por 3 dias ela tem 1 ano e 5 meses, ela ja tinha dificuldade de evacuar, sera que o floratil vai dificultar ainda mais? Posso parar o tratamento

    Curtir

  171. Bom dia
    Ela está constipada e a causa é alimentação com doces, leite e alimentos feitos de farinha branca, além da mania de prender dessa idade.
    O tratamento está descrito no texto e dura uns 30 a 60 dias com o objetivo de fezes tipo bananinha ou massa de modelar

    Curtir

  172. Boa tarde! Minha filha tem 03 anos e 09 meses, ela tá com dificuldade de avacuar quando sente vonte se prende e suja a calcinha e não faz estou preocupada o que devo fazer????

    Curtir

  173. Boa noite
    A dose dá lactulona está descrita no texto mas é de 0.5 a 2 ml por quilo de peso.
    Imagino que para seu bebê, a dose maxima deve ser maior que 10 ml ao dia.
    Aumente aos poucos, normalmente uso uma dose como 2.5 ml em 1 a 3 doses diárias dependendo das fezes. É duras aumento, se bananinha ou massa de modelar eu mantenho e se mole eu diminuo.
    Espero ter ajudado, mas lembra de sempre conversar com seu Pediatra.
    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

  174. Boa noite Dr. Aqui estou de novo. Meu bebê tem ficado 2 dias normal e depois o intestino já tranca de novo. No momento está a há dois dias sem evacuar.
    Relembrando, tem 5 meses e 22 dias, alimenta se de Leite Materno e tenho seguido essa dieta:
    Manhã – suco de manga+ mamão, ou laranja+mamão ou pera
    Almoço: abóbora amassada(ou abobrinha, ou beterraba) com espinafre, pedacinho de carne ou frango, cebola, algo.
    Tarde.papinha de ameixa com pera ou umas das frutas citadas amassadas.
    Noite… Só Leite Materno
    Durante o dia Leite Materno, água e água de ameixa.
    E estou dando 2ml de lactulose.
    Oque estou fazendo de errado?
    Já não aguento mais ver ele assim.

    Curtir

  175. Bom dia
    A causa básica é alimentar pela dificuldade de alimentação característica dessa idade e a mania deles de segurarem as fezes.
    O tratamento é evitar o excesso de doces, leites e alimentos feitos de farinha branca como macarrão bolachas e pão, além de medicamentos como o leite de magnésia ou lactulose.
    As doses estão descritas no texto e a melhora ocorre entre 30 a 60 dias.
    Abraços

    Curtir

  176. Bom dia doutor.meu filho tem 4 anos e não consegue fazer coco sem ajuda, já fiz exames e ele não tem nada, o que eu posso dar para ele para ajudar. MENOS SUPOSITORIO E LAVAGEM

    Curtir

  177. Bom dia
    Os bebês recém nascidos que mamam no peito podem demorar de 7 a 10 dias para evacuar desde que a última evacuação tenha sido amolecida.
    Se estiver fazendo uso de mamadeira será necessário observar a consistência das fezes, se dura você terá que tratar com medicação ou usar supositório.
    Abraços

    Curtir

  178. BOM DIA
    Minha pergunta não tem nda aver com post, Minha pergunta é minha filha fez um exame peguei o resultado ontem e a médica dla e só dia 11/05 .. E a Ferratina deu 22 ,05 ng / ml , fiquei preocupada gostaria de saber se e normal
    ? COMO A CONSULTA AINDA TÁ LONGE QUERIA SABER ? PODE ME AJUDAR ?Ela só tem 2 Anos e 4 meses
    OBRIGADO ! Tenha bom dia

    Curtir

  179. Bom dia
    Os bebês que mama basicamente no seio e apresentam fezes amolecidas pode ficar até 7 a 10 dias sem evacuar e isso é normal.
    Não é necessário estímulo ou supositório nesses casos. Normalmente isso ocorre após 1 mês de vida e a causa é a facilidade na digestão do leite materno levando a poucos resíduos ou fezes …. O bebê percebe a presença de fezes, por isso faz força, mas a quantidade não é o suficiente para ele fazer sozinho, já que ele ainda não sabe fazer direito a força.
    Funciona como o fim da pasta de dente, onde sabemos que ainda tem um pouquinho mas não conseguimos tirar com facilidade.
    Abraços

    Curtir

  180. Olá Doutor
    bom meu filho está com 3 meses e meio, e quando fez 1 mês começou a ter dificuldades para defecar, ele toma leite materno e as vezes de noite, ou quando saio complemento com nestogeno, e ele só está fazendo coco com estimulo de cotonete. As fezes dele ou é mais molinha ou pastosa, mais mesmo assim ele faz muita força para fazer coco, todo dia tenho que estimulá-lo para que possa fazer coco e quando não estimulo fica mais de dez dias sem fazer, precisando assim colocar supósitorio, o que faço? tem dias que fico desesperada.

    Curtir

  181. Bom dia
    Apesar de alguns avós e até pediatras referirem febre na constipação, teoricamente ao tem relação.
    Você deve tratar a constipação conforme descrito na página e observar a febre.
    As dicas relacionadas a fé remove estão descritas no pediatriavirtual.com/febre e os sinais de alerta para levar no PS no pediatriavirtual.com/muita-calma/
    Abraços

    Curtir

  182. Bom dia Ana
    Um simples rx de abdome seria necessário para avaliar essa alteração.
    Normalmente quando o defeito é na formação do intestino, os sintomas de constipação ocorrem desde o nascimento.
    Eu trataria a constipação é tentaria melhorar a dieta pois os principais grupos de alimentos que causam constipação são leite, alimentos feitos de farinha como pães bolachas e macarrão além de doces.
    Em Casos mais importantes é necessário a realização de exames contrastados e as vezes colonoscopia, mas apenas se o rx for muito alterado.
    Boa sorte e se lembrar, volte e nos conte o que aconteceu.
    Ab

    Curtir

  183. Boa noite Dr: Chrintian
    Minha filha tem 4 anos e de 1 ano pra cá ela parece ter dores abdominais forte contrai as pernas e a barriga soa muito não perde o sentido do que esta fazendo no começo acharam que era algo parcial como convulsões mas ai fizeram de tudo e não acharam nada e acabaram diagnosticando como transtorno de gratificação porem ela toma Depakene a 1 ano e a alimentação dela é é só a base de leite, iogurte,pipoca e bolachas n come comida é raro.
    Porém ela é muito constipada e essas crises tem fases e quando esta constipada elas pioram como posso descobrir e que tipo de exame eu achei q posesse ser intolerânciaa lactose mas o medico disse q ela não tem diarreia não é.
    e como ela nasceu com 990 gramas e com 27 semanas eu acho poderia ser alguma ma formação no intestino oque eu posso fazer para sulocionar esse problema???
    Att: Ana

    Curtir

  184. Bom dia
    Ela não deveria usar leite de caixinha, principalmente com arrozina.
    O melhor seria usar o nestogeno 1 melhor custo benefício.
    Se não for possível, coloque água no leite de caixinha, aproximadamente 30 a 40 ml 0or mamada, assim o leite fica mais ralo.
    Alem disso, você pode acrescentar leite de magnésia como descrito no texto para soltar o intestino.
    Abraços

    Curtir

  185. Boa noite minha filia tem 3 mes e nao esta fasendo coco ela esta tomando leite no peito por a mãe dela volto o serviço leite de caixinha fervido com arrozina q posso dar para ela fazer coco em Dr vc pode me ajudar

    Curtir

  186. Desculpe Dr.oelo fato dele não fazer, não conseguia dizer se as fezes eram duras.
    Hoje pela manhã tive que utilizar supositório de glicerina, e sim eram duríssimas. Ele teve muita dificuldade, choro e dor, mesmo com a utilização do mesmo.
    Como proceder a partir de agora?
    Volto ao zero, com introdução do recomendado, evitando tubérculos?
    Dou laxante alguns dias até se normalizar?
    Obg pela atenção.

    Curtir

  187. Bom dia
    Apesar de fazer muita forca, você não disse se as fezes sao duras ou não.
    Após a dieta complementar, os bebes fazem fezes mais firmes como bananinha ou massa de modelar e alguns tem dificuldade em evacuar pela mudança de consistência.
    Evite os tubérculos como batata, mandioquinha, batata doce, mandioca, cara ou inhame.
    As medicações são usadas no caso de constipação real com fezes duras.
    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

  188. Bom dia.
    Dr. Meu bebê tem 5 meses e 11 dias, como retornarei ao trabalho o pediatra autorizou a introdução alimentar, até então era apenas Leite materno.
    Iniciando com frutas não tive problemas, mas agora com a sopa salgada meu bebê está há 4 dias sem evacuar e fazendo muita força, fica nervoso e irritado.
    Bebe água só no copo,não aceita mamadeira, oque torna o consumo pouco.
    Oque fazer? Posso dar esses laxantes citados?

    Curtir

  189. Boa noite
    As constipações podem ser orgânicas ou não. No caso de seu filho, ele apresenta um defeito congênito no intestino que chama doença de hirschsprung ou aganglionose congênita.
    O tratamento é sempre cirúrgico, não tem outra solução.
    Você deve apenas conseguir uma segunda opinião antes da cirurgia.
    Abraços

    Curtir

  190. Boa noite doutor, estou com problemas em saber o que fazer com o meu filho ele já tem um ano e 3 meses está com dificuldades de fazer coco e deitar gazes, o que lhe deixa com a barriga muito grande e enorme desconforto, já tomou alguns laxantes já fez limpeZa intestinal fez alguns exames e o resultado é que ele está com uma parte do intestino sem acção não sei o que fazer porque dizem que tem qUE fazer uma cirurgia. Gostaria de uma ajuda neste sentido. Obrigada

    Curtir

  191. Dr minha bebe tem 5 meses ,ela mama e tbm tomar mamadeira, ela passar 2 dias sem fazer coco, ela faz muita forca e seu coco ta endurecido.. comecei a da mamao e laranjs mas nao esta ajudando muito.

    Curtir

  192. Boa noite
    Como seu filho basicamente está em aleitamento materno, as fezes podem demorar de 7 a 10 dias para ocorrerem, e mesmo assim serão moles.
    A causa do desconforto são as cólicas de gases cujo auge ocorre aos 45 dias de vida.
    O tratamento é com paracetamol ou simeticona nas crises e colikids para prevenção.
    Após os 2 meses começa a melhorar.
    Não precisa de supositório e nunca utilizamos óleo mineral em menores de 6 anos pelo risco de pneumonia.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/colica/
    Abraços

    Curtir

  193. Dr. Meu filho tem 40 dias de vida, de uma semana pra cá ele parou de defecar, daí no terceiro dia que ele não fez mais coco, mesmo tomando simeticona, óleo mineral não resolveRAM, daí ao terceiro dia sem defecar inserimos o supositório, e hj já faz dois dias novamente que ele não defeca, oque devemos fazer? Usar o supositório novamente ou esperar? Ele sofre muito fazendo força e esperneia direto solta pum, mais não defeca, ele está usando leite materno e só a noite que damos um pouco de nan1 pra ele dormir. A barriga dele tá grande de gazes, nos ajude por favor!

    Curtir

  194. Bom dia
    É comum a ocorrência de constipação na introdução da papa. Um motivo de preocupação é a constipação desde o nascimento, lembrando que constipação é côco duro e não demorar para fazer.
    Minha dica é reduzir os carboidratos que prendem o intestino como macarrão e batata, introduzir o jantar é um suco de fruta natural sem açúcar a tarde, reduzir o leite para três ou quatro vezes ao dia, leite é a principal causa, e introduzir um laxativo leve como leite de magnésia ou lactulona.
    Abraços

    Curtir

  195. Boa tarde, minha bebê tem 6 meses e sofre muito com intestino preso. A dieta dela é assim: de manhã 8h leite( nestogeno) com mucilon (de aveia com arroz), 9:30 dou mamão, 11:30 é a papinha ( batatinha, chuchu, cenoura ou beterrada , um pouco de arroz e macarrão. E vai tomando o leite de 2 em 2 horas ou de 3h em 3h. As vezes ela defeca bolinhas bem duras. E até hj não consegui ajuda-la o que posso fazer?😔

    Curtir

  196. Bom dia dr, minha filha de 3 anos esta com medo de evacuar sendo q ia regularmente ao banheiro…essa madrugada ela vomitou…e nada de evacuar…acho q pegou trauma pq a tres dias atras doeu para ela fazer

    Curtir

  197. Bom dia
    Esses antibióticos podem alterar a flora intestinal, a capacidade de digestão de alguns alimentos como o leite e ainda dar gastrite.
    Eu sugiro oferecer a dieta conforme aceitação, nao dar muito leite e utilizar algum medicamento como Floratil, mas idealmente ele precisa de avaliação médica para comprovar que é apenas isso já que ele acabou de ter um quadro grave.
    Abraços

    Curtir

  198. Dr. meu filho, Calebe, foi internado com pneumonia bilateral, e ainda no Hospital ele começou a ficar com o abdomen muito alto e não conseguia evacuar, começou a vomitar, então a médica pediu um raiox do abdômen e constava que eram gases, ela receitou floratil e luftal, depois de dois dias ele conseguiu evacuar, então pensei que ele havia melhorado, demorou mais 3 dias para ele evacuar novamente e continua com muitos gazes, qnd ele come, ele vomita. Ele fica triste e indisposto. já recebeu alta. temo se será preciso retornar ao hospital. remédios p/ pneumonia foram Pinicilina, Oxacilina e Sorocortef. Para casa Polaramine Suspenção.

    Curtir

  199. Bom dia Dr!
    Meu filho tem 2 anos e 9 meses e está a 5 dias sem evacuar o pediatra receitou o Lactulona, mas estou com receio em dar e causar cólicas, vale ressaltar de que ele esta em um tratamento severo para refluxo, esse remédio pode interferir em algo?
    Obrigada

    Curtir

  200. Dr. Isso pode causar algum mal para ele? Tanto tempo assim sem evacuar. Posso usar minilax nele de quanto em quanto tempo? E ele pode ficar dependente desse uso para evacuat sempre? Estou preocupada pois acho muito tempo sem fazer cocô. A pediatra dele me falou que isso é normal também mas queria uma segunda opinião para me tranquilizar.

    Curtir

  201. Bom dia
    Aline eu já tive pacientes amamentados ao seio que faziam côco 2x ao mês de 1 até os 5 meses.
    Normalmente eles fazem coco a cada sete a dez dias, mas pode demorar mais e é normal.
    O leite materno é tão fácil de digerir que não sobra nada pro Coco.
    Abraços

    Curtir

  202. Boa noite Dr. Meu bebê tem 3 meses e está a 12 dias sem evacuar. Ele é alimentado exclusivamente com LM, será que isso está certo?

    Curtir

  203. Bom dia
    Como disse no primeiro comentário, a quantidade recomendada é de 600 a 800 ml no máximo ao dia.
    O excesso de leite é a principal causa de constipação nas crianças.
    O ideal é vocês reduzirem a quantidade de leite e iniciarem a transição para a dieta de casa.
    Abraços

    Curtir

  204. Bom dia
    A dose usual do lactulona é de 0,5 a 2 ml por quilo ao dia, por isso não melhorou, não chegaram a dose máxima.
    O peg 4000 não faz parte das recomendações usuais para constipação, mas cada dia mais médicos utilizam. Seu grande problema é não ser curativo.
    O leite de magnésia pode ser usado assim como a lactulona desde que na dose correta.
    Abraços

    Curtir

  205. Olá doutor bom dia..
    O Isaac vai fazer um ano.
    Ele come no almoço macarrao abóbora madura chuchu beterraba e caldo de feijão.
    Na mamadeira ele toma 180 ml de leite de Saquinha e 2 colheres de milnutre cereal de ameixa.
    Ele estava tomando laxante colocar lactulose 10 ml mas não vi nenhum efeito.
    A m3dica cortou o laxante e trocou por um remédio manipulado polietilenoglicol 4000 sem eletrólitos. 60 envelopes
    Diluir um envelope ao leite ou suco e da uma vez ao dia .por 2 meses.conhecido como peg 4000.comecei dar hoje.
    Hj ele sofreu pra fazer cocô deve ter ficado umas 3 horas botei o minilax mas saiu so uma bacaninha e o resto do sai uma pontinha envolta do anos dele ta duro parece q tá cheio de fezes.
    Posso dar leite de magnésio pra ele pra ver c limpa o intestino.
    Boa tarde.
    Obrigado.

    Curtir

  206. Bom dia
    Você esqueceu de dizer a idade de seu filho, mas deve ser ao redor de 1 anos.
    Após a introdução de alimentação complementar é comum a ocorrência de constipação intestinal.
    O tratar é manter uma dieta saudável com frutas e legumes, evitar excesso de carboidratos como leite, uns 600 ml ao dia, produtos feitos com farinha como pão, bolacha ou macarrão e doces.
    O tratamento é com laxativos como o leite de magnésia e lactulona, sendo necessário altas doses em algumas crianças.
    As doses estão descritas no texto.
    Abraços

    Curtir

  207. Dr tudo bem meu filho tá com intestino preso ele tá tomando um laxante. Já usei minilax .supositorio ele tava mamando ninho fase 1 a pediatra trocou por leite vaca de Saquinha . Papinha estou dando macarrão chuchu abóbora e beterraba e couve.
    Mas não está adiantando e ele sofre pra fazer cocô. Fãs muita força e saiu pouquinho tipo bacaninha duro eu puxo até com a mão pra vê c vem.
    Ele faz tanta força q até dormi depois .
    Já não sei o q fazer mais já paguei 3consults durante 15 dias já trocou leite papinha usou supositório laxante e até hj tá na msm.
    Me ajude fazendo favor.
    Deus te abençoe

    Curtir

  208. Bom dia
    O padrão normal de evacuações é de 3 a 4 x ao dia até 1x a cada 3 ou 4 dias desde que as fezes tenham consistência de bananinha ou massa de modelar.
    As fezes serem grandes e duras indicam que realmente ela tem grande quantidade de fezes retidas na barriga.
    Nesses casos, um rx de abdome simples resolve a dúvida em relação à essa retenção de fezes.
    Ela nunca usou doses altas de laxativos que é uma característica dos defeitos congênito.
    Ela realmente precisa de uma avaliação, mas eu acho que era precisa de doses mais altas para esvaziar completamente o intestino.
    Abraços

    Curtir

  209. Bom dia
    Não é comum a ocorrência de diarréia nessa faixa etária, pelo menos a causada por infecções, aquelas famosas viroses.
    Nessa idade temos basicamente duas causas principais:
    1 – Intolerância ou Alergia ao leite: geralmente associado a baixo ganho de peso, mas pode evoluir apenas com cólica também.
    2 – excesso de liquidos: o intestino das crianças é imaturo nessa fase e não consegue lidar com grandes quantias de líquidos, seja leite ou água. Nesse caso o ganho de peso é bom e a quantidade de xixi é grande.
    Eu acho que você precisa de uma avaliação de um pediatra para diferenciar a causa da diarréia antes de trocar o leite.
    O Aptamil é um leite que solta bastante o intestino das crianças, as fezes são bem parecidas com as do leite materno, sendo pastosas e as vezes líquidas.
    Abraços

    Curtir

  210. Olá, Dr. Acredito que tenha alguma coisa errada, pois ela costuma evacuar uma vez por dia ou a cada dois dias, vi que isso pode ser normal, mas faz somente um cocô grande e duro, e não faz mais nada. Então acredito que não saia tudo.

    Curtir

  211. Olá, Dr. sim, tomou o leite magnésio durante este período 10ml, não a gastro ainda nao pediu nenhum exame.
    Com o leite magnésio sempre fazia e um cocô mais saudável.

    Obrigada.

    Curtir

  212. Bom dia dr..
    Meu filho está tomando colikds e nao fez efeito é normal?Faz uns 15 dias q eu dou..
    Estamos dando aptamil 1 e no inicio ele ate se deu bem só q notei que ele esta com diarréia ele tem 1 mes e meio e o coco ta com gominhos verdes a barriga faz aqueles barulhinhos e ele chora.Ele tbm mama.chora muito pra fazer coco.. To dando bastante agua apesar dele nao gostar e queria mudar o leite posso?
    Qual o que o senhor me indica?
    Tem algum remedio pra diarreia assim tao pequeno?
    Me ajude!!

    Curtir

  213. Bom dia Susana
    Toda constipação de longa duração merece um investigação para avaliar a presença de algum defeito congênito no intestino principalmente quando o quadro começou antes de seis meses de idade.
    O Gastro já investigou? Seja com um rx simples ou com um exame contrastado como enema opaco ou mesmo colonoscopia (apesar de ser a última opção)?
    Existem duas possibilidades caso a sua filha tenha apenas uma constipação intestinal normal:
    1 – o comportamento retentivo por medo de doer está gerando a constipação. Ele segura o côco por rlmedo de doer e por isso ele endurece na barriga.
    2 – a dose utilizada seja da lactulona como do leite de magnésia eram insuficientes para esvaziar as fezes acumuladas, ela poderia até fazer côco, mas não a quantidade adequada.
    Eu não acho aconselhável deixar uma criança sem nenhuma medicação se as fezes ainda estão duras pois o medo será intensificado. Mesmo que seja apenas um minilax a cada 3 ou 4 dias é melhor do que nada.
    Eu prefiro medicações via oral e sempre utilizo o leite de magnésia ou a lactulona com sucesso de praticamente 100%.
    Resumindo: ela precisa ser investigada mas isso não impede a utilização de medicações.
    Abraços e boa sorte

    Curtir

  214. Olá, boa noite!
    Minha filha tem 2 anos, e demos durante um ano o leite magnésio, mas a gastro pediu para não dar mais e nem usarmos o Minilax. Durante alguns dias resolveu e até perdeu o medo para evacuar, mas agora voltou tudo de novo, o problema é segurar porque sabe que vai doer.
    Tomou o lactulona mas não vimos melhora, estamos cuidando da alimentação, como tudo integral, mas ficamos desesperados o que podemos fazer?

    Curtir

  215. Boa noite
    A alimentação é a base para o bom funcionamento do intestino e devemos evitar principalmente o leite em excesso (mais de 400 ml ao dia), produtos com farinha branca como macarrão, bolachas e pão e os doces em geral, desde balas e chicletes até sucos adoçados.
    O alimento rico em fibras mais fácil de ser utilizado é a pipoca salgada caseira. Pode ser dada diariamente.
    As medicações são o leite de magnésia ou lactulona para prevenção por alguns meses e minilax (lavagem caseira) ou supositório de glicerina infantil.
    Idealmente, toda constipação prolongada deve ser avaliada por um pediatra pelo risco de defeito congênito ou de nascença no intestino.
    Tenha paciência e seja insistente. Evite mimar a criança com besteiras. Dê carinho e atenção.
    Abraços

    Curtir

  216. Olá, meu neto tem 4 anos, e desde bebê ele tem problemas para evacuar, hora sim hora não, mas agora está piorando, sofre muito, chora de dor, forma um bolo fecal. Já dei óleo, coloquei supositório de glicerina e nada, até pensei em ir ao hospital fazer lavagem pois não estou suportando tanto sofrimento. Li o artigo à cima e a alimentação dele é muito pobre em fibras e ele come muita besteira por culpa nossa aqui por fazer as vontades dele em fim… O que eu faço? Desde já agradeço.

    Curtir

  217. Boa noite
    A dieta deve ser variada e incluir frutas, legumes, cereais e etc. Devemos evitar as besteiras como industrializados, doces ou produtos com açúcar, excesso de farinha branca como bolacha, pão e macarrão.
    Pode dar produtos integrais também.
    Ela pode comer de tudo desde que com moderação.
    Algumas palavras ficaram sem sentido, mas acho que foi o corretor ortográfico.
    Abraços

    Curtir

  218. boa tarde dr desculpe encomoda você de novo , mais gostaria de tirar uma dúvida hoje minha filha e vácuo mais bem pouco do que costume e fez pastoso .
    posso da blocos todos dias ?
    dei mingal de aveia tbm .
    sobre alimentação dla posso da de td pq fico com medo de da mandioca banana, macarrão outros coisas que prendem fico receiosa sobre isso ?
    com medo de piora . ai acabo dando coisas so pra solta . oque você pode me dizer sobre isso.
    tbm ja segunda irei marca com medico para sabe mais sobre isso
    .
    mais como mae você deve saber ne mae smp preocupa com td e ansiosa pra saber d td . kk
    desde ja agradeço e desculpe encomoda.
    #Mãe de primeira viagem.

    Curtir

  219. Obrigado fiquei mais aliviada, pq hoje vai completa 3 dias que ela nao faz pq ultima vez que ela fez foi segunda dpa de 5dias segunda ela fez .
    mais dps de você fala fiquei mais tranquila. .
    mais então posso fica tranquila issso nao tem nd aveer com intestino nao?
    pq fico com medo de ser algo no intestino algum poblema.
    vou reforça mais a fibra .
    mt Obrigado pela ajuda .
    Abraços

    Curtir

  220. Bom dia Andressa
    Crianças após os dois anos de idade normalmente conseguem segurar o xixi e o cocô, mesmo quando não saíram da fralda.
    Chamamos de comportamento retentivo, mas somente nos preocupamos se as fezes saem duras ou com dor ou sangramento na evacuação. Normalmente as pessoas fazem coco a cada 4 dias mas pode ocorrer do prazo se estender em dietas pobres em fibra ou na amamentação ao seio.
    Não fique loka e nem preocupada enquanto ela apresentar fezes moles. Mas se pretende que ela saia do seio, a tendência é de endurecimento das fezes.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/retirada-fralda/ para saber como lidar com esse comportamento.
    Abraços

    Curtir

  221. fico mt preocupado ja to quais ficando loka da cabeça ja nem sei mais oque da pra ela fazer , fico pensando sera que ela pode ta segurando as fezes como vou saber que ela ta segurando?

    Curtir

  222. boa noite
    minha filha tem 2 anos , antes de fazer 2anos ela era regulada …
    Quando fez 2 anos ela começou a demora evacuar ate esses tempos fazia um dia si e um dia nao .
    agora ta mais serio ficou ate 5 dias sem fazer .
    Eu ja fisso de td dou fibra , água faço massagem ..
    e nd quando ela faz pastoso .
    ela nao reclama de dor e nd .
    oque pode ser me ajuda por favor ?
    e ela ainda usa fralda e mamã em mim ainda .
    quais nem toma leite .
    Obrigado .

    Curtir

  223. Bom dia Katia
    A primeira coisa é utilizar alguma medicação por períodos longos como o leite de magnésia ou lactulona na dose suficiente para que ele faça fezes moles como massa de modelar ou bananinha.
    A dieta também precisa melhorar, sei que eles são uns chatos para comer nessa fase mas o leite deve ser restrito já que é o causador de quase todas as constipações.
    O ideal é oferecer no máximo 500 ml de leite ao dia.
    Abraços

    Curtir

  224. Me ajudem meu filho tem 2anos sofre muito pra fazer cocô ele é muito ressecado deis dos seis messes de vida ele quase não como nada de o quer mama toma leite do governo já leu
    Veiga no médico várias vezes mandamos fazer um remédio que o médico falo que ia resolver o problema mais não resolveu n as da ele não toma leite com nada tem que ser só o leite já estou desesperada o médicos fala que é normal mais euma sofro muito ver meu filho assim por favor alguém me ajuda

    Curtir

  225. Bom dia Thais
    O leite materno é extremamente favorável para o desenvolvimento adequado dá flora, bichinhos que moram no intestino, pela presença de estimulantes ao crescimento de espécies mais adequadas.
    O leite de vaca, qualquer um desde as fórmulas até o leite de caixinha, tem a tendência de sde mais irritativo e não tem as mesmas propriedades prebióticas, sendo uma das causas mais comuns de constipação.
    Abraços

    Curtir

  226. Oii Dr

    Tenho uma dúvida
    Minha filha nunca tomou leite(por que nunca aceitou) e também nunca teve nenhum problema ou desconforto pra fazer cocô.
    O leite materno ajuda no bom funcionamento do intestino do bebê?
    O fato dela nunca ter tomado outro leite pode ter ajudado também?

    Abraços!!!

    Curtir

  227. Bom dia Adriana
    Entre dois e cinco anos, a constipação intestinal é muito comum, tanto pela alimentação como pelo comportamento retentivo, eles gostam de segurar o côco.
    O tratamento é com mais frutas, legumes, alimentos integrais e limitar o leite à 500 ml ao dia, associado a laxantes como lactulona ou leite de magnésia na dose de 0,5 a 2 ml por quilo de peso em 2 ou 3 tomadas. Demora de 15 a 60 dias para melhorar e a dose vai depender dá resposta, aumenta se fezes duras e reduz se muito mole.
    Idealmente, crianças devem ter fezes no formato de bananinha ou massa de modelar.
    Abraços

    Curtir

  228. Olá meu filho tem dois anos e onze meses está semana começou a defecar em formato de bolinha tá fazendo todo dia só que deste jeito não está chorando pra fazer mas elas estão bem duras tô dando frutas e legumes mais ainda não amoleceu o que devo fazer.?

    Curtir

  229. Obrigada por responder,vou aumentar a dose do Lactulona,não é fácil ser mãe (de primeira viagem principalmente) queremos ajudar de alguma forma,porém nesse caso não podemos.
    Espero que tudo isso vá embora junto com essa fase dos 2 anos.
    Que venham as próximas… socorro !!!!
    Abraço Dr

    Curtir

  230. Bom dia
    Bem vinda aos terríveis dois anos. Além das birras, fala em excesso, irritabilidade, eles ainda tem a incrível mania de serem altamente seletivos, para não dizer chatos, para comer (seu filho só quer leite) e ainda são retentivos em relação as fezes e xixi.
    Eles simplesmente acham que podem segurar o côco apenas porque sabem fazer isso. O problema é que o intestino é feito para tirar água do côco e cada hora a mais na barriga, o côco fica mais duro e grosso.
    Inicia o ciclo de segurar o côco, endurecer e engrossar, dor ao evacuar e segurar ainda mais.
    O tratamento é amolecer o côco para impedir que segurem e ficam com a ideia errada que dói e melhorar a dieta.
    Basicamente os medicamentos estão certos mas usamos assim: lactulona 1 a 2 ml por quilo de peso ao dia em 2 ou 3 tomadas é o minilax a cada três dias sem evacuar bananinha ou massinha de modelar.
    Na alimentação, você vai precisar reduzir o leite para no máximo 500 ml nessa idade, independente de comer ou Não. Ele não vai passar fome, vai apenas fazer birra para mudar a sua opinião ou induzir você a ter dó.
    Corrige a dose da lactulona out troca pelo leite de magnésia na mesma dose que tudo dá certo.
    A duração normalmente é de 30 a 60 dias e pode ser preciso dar umas doses eventuais depois desse prazo.
    Abraços

    Curtir

  231. Boa tarde Dr Christian,meu filho tem 2 anos e há quase 15 dias está sofrendo pra fazer côco,estou dando Lactulona 5 ml uma vez ao dia.Usei Minilax,mas tenho a impressão que não adiantou,percebo que ele faz força e segura ao mesmo tempo,não sei mais o que fazer e pra piorar,não quer comer nada só mamar,estou alternando o Neslac com leite Levinho Ninho ( caixa ).
    Ele nunca teve problema pra evacuar,será que isso é normal ?

    Curtir

  232. Olá
    O comportamento retentivo ou seja, prende e segura o xixi e cocô são características das crianças de 2 a 6 anos.
    Essa constipação não é causada necessariamente pela dieta, mas pelo fato de prender o cocô e por consequência as fezes ficam duras e grossas.
    Primeiro precisa amolecer as fezes com dieta rica em fibras, frutas, legumes, alimentos integrais e e evitando leite, açúcar e farinha branca, além de medicamentos como óleo mineral, leite de magnésia ou lactulona. A grande diferença é o sabor.
    A duração do tratamento é de semanas a meses.
    As vezes, um castigo leve como perder alguns brinquedos que serão devolvidos apenas se ele evacuar ajuda. No meu filho, ele perdeu todos os carrinhos de hot Wheels e recebia de volta um deles a cada evacuação.
    Boa sorte e abraços

    Curtir

  233. Bom dia
    O óleo mineral só tem restrição para menores de 4 a 6 anos e principalmente crianças que não a aceitam remédios com facilidade.
    O óleo mineral pode dar pneumonia lipídica que é muito grave e não tem tratamento específico, apenas de suporte.
    Não existe impedimento relacionado a febre.
    Abraços

    Curtir

  234. Bom dia. Meu filho tem 4 anos e 9 mês ele tem problema de pressão de ventre. Posso dar pra ele óleo mineral. Mesmo ele tendo febre. Obrigada.

    Curtir

  235. Bom dia Renata
    Nessa idade, principalmente nas meninas a principal causa de constipação, ou melhor, manutenção da constipação é o comportamento retentivo das crianças.
    Elas são muito ocupadas para perder tempo fazendo côco ou associam fazer côco com dor e passam a tentar segurar ao sentir cólica.
    O tratamento é sempre com laxativos como descrito no texto associados a melhora da dieta se tiver excesso de carboidratos como a lactose do leite, amido da farinha e os doces.
    A massagem ajuda muito, mas normalmente demora meses com laxativos leves até a criança amadurecer e se conformar que precisa evacuar como todos os outros animais.
    Abraços

    Curtir

  236. Ola,dr minha filha tem 1 ano e 9 meses e desde de quando era nasceu ela sofre de prisão de ventre, ela mamou só peito até 10 meses aí depois que iniciei o ninho fase mais mesmo assim continua com o intestino preso faço de tudo dr dou mamão de manhã com aveia bastante suco de laranja com água de ameixa e mesmo assim ela tem dificuldade pra fazer coco,o que eu faço. Eu tenho notado que ela segura muito pra não fazer que quando eu vejo eu a pego e ajudo com massagem.

    Curtir

  237. Bom dia
    Os laxantes principais utilizados são o leite de magnésia e a lactulona, mas depois de 90 dias a maioria dos pacientes já deve evacuar sem medicação ou apenas com uso intermitente, seja duas ou três vezes na semana.
    Espero que você tenha sorte e encontre alguém disposto a investigar o quadro de seu filho.
    Abraços

    Curtir

  238. Obrigado pela resposta Dr. Sim já passei no gastro, porém ela não passou nenhum desses exames apenas se ele era alérgico a alguma coisas e um tratamento com leite magnésio que resolver por pouco tempo. Agora já marquei com outro gastro. Abraços

    Curtir

  239. Bom dia
    Quadros prolongados de constipação, principalmente se tratados e sem melhora prolongada devem sempre ser avaliados em busca de alterações na formação do intestino levando a obstruções parciais conhecido como doença de Hirchisprung ultra curto.
    Você já passou por uma avaliação séria de um pediatra ou gastroenterologista com exames como RX, enema opaco, colonoscopia e etc?
    O fosfoenema é utilizado para preparo de cólon para a realização de exames e pode induzir desidratação e principalmente distúrbios eletrolíticos ou nos sais de nosso corpo. Pode ser grave e inclusive gerar risco de morte.
    Abraços

    Curtir

  240. Olá! Dr. Meu filho tem 3 anos e desde os 3 meses de vida que ele sofre com o intestino preso. Já tentei de tudo, sua alimentação sempre foi equilibrada, sempre procurei dar alimentos laxativo, mas não obtive resultado. Ele já tomou vários laxantes e supositório, o que resolver por uns 6 meses foi stimulance. Mas após esses meses tivede voltar para o minilax. Agora nem isso tá resolvendo mais. Esses dias ele ficou 5 dias sem fazer cocô corri para o hospital, lá fizeram lavagem, não sei mais o que fazer pois ele não está fazendo de gesto algum e para não ter de ficar levando ele para fazer lavagem, achei o phosfoenema seu uso pode ser arriscado para uma criança?

    Curtir

  241. Olá Doutor meu nome é Elisangela moro aqui em Uberlandia MG, minha filha tem 7anos e 8 meses de idade …há 4 dias ela não vai ao banheiro,levei na pediatra e ela me passou o minilax e o supositorio de glicerina.Lembrando Doutor que estou a alimentando com Mamão,leite quente com mel,e bagaço de laranja.Mas…… até agora nada adiantou o que devo fazer?ha algum risco na lavagem intestinal?

    Curtir

  242. Bom dia
    A causa pode ser o leite em excesso ou mais de 750 ml ao dia, falta de água, ou excesso de tubérculos como batata, mandioquinha, batata doce, mandioca e etc.
    Independentemente da causa, o tratamento é como descrito na página http://www.pediatriavirtual.com/constipacao/ com leite de magnésia ou lactulona.
    Não usamos o nujol ou outros medicamentos pelo risco nessa idade.
    Fique tranquila que vai melhorar.
    Abraços

    Curtir

  243. Boa tarde Dr. Christian!
    Meu bebê tem 10 meses, e toda vez que faz cocô chora muito, e vomita muito até pelo nariz! Está muito ressecado, as fezes até parece pedras de tão duras!
    Ele toma Ninho composto de óleo vegetal. Já tentei dar de tudo, Funchicória, Nujol.. mas nada resolve… O que posso dar pra melhorar o intestino? Estou desesperada por ele, sofre muito!!
    Desde já, obrigada!!!

    Curtir

  244. Bom dia
    Normalmente, utilizamos a dose de 1-3 colheres de chá ao dia, divididas em diferentes mamadas.
    Lembra que observar os fatores causais como alimentação, excesso de leite e etc.
    Não existe período para o uso e quem decide a dosagem são os pais, pois depende da consistência, se está duro aumente a dose, se está mole diminua a dose da medicação.
    Abraços e melhoras

    Curtir

  245. Oi doutor minha BB tem 1ano e 4meses ela ja ta com 7 dias sem fazer coco o devo dar a ela
    O leite de magnésio
    Qual a quantidade pra ela estou aflita
    Obg desde ja

    Curtir

  246. Olá dr. Boa noite minha bebê tem 3 meses, esta na firmula aptamil AR. Esta com cocô bem duro e chora na hora cocô… posso dar leite magnésia sem medo? Desde ja agradeço…

    Curtir

  247. Boa noite Thaís
    Crianças com dieta adequada e moderada ingesta de carboidratos, como farinhas, leite e doces, raramente fazem constipação de origem alimentar.
    Não se esqueça que na idade da saída da fralda, muitas crianças seguram o côco de propósito para não parar de brincar e ficam constipadas.
    Abraços

    Curtir

  248. Dr minha filha já é ao contrario
    Desde sempre faz cocô umas 4x no dia… é normal?
    Ela nunca teve desconforto nenhum.
    Ela come verduras/legumes frutas e suco de laranja todo o dia
    E come bolachas e pão com moderação.

    Abraços

    Curtir

  249. Boa Tarde Priscila
    A constipação desde o nascimento e principalmente em crianças amamentadas ao seio deve ser sempre avaliada com cuidado pelo risco de alguma mal formação intestinal (doença de Hirchsprung) ou sequela (como a enterocolite nos prematuros).
    Pode até ser uma constipação atípica, mas sugiro uma avaliação mais detalhada pelo Pediatra dela ou por um Gastropediatra, pode até ser necessário a realização de exames.
    Abraços e obrigado pela participação

    Curtir

  250. Olá…minha filha tem 3 anos, nasceu prematura..
    Amamentei até os 8 meses. Desde quando nasceu tem problema de intestino preso, só faz si colocar supositório ou com uso de laxante, sente muita dor abdominal e pra fazer também sente dor e sangra também..não sei mais o que fazer…

    Curtir

  251. Bom dia Dacileide
    O uso de probióticos como florax, floratil e etc é indicado quando o médico suspeita que a constipação ocorre por alterações na flora intestinal, isso pode ser primário como ocorre após o uso de antibiótico ou desnutrição e secundário a própria constipação.
    Na criança as causas mais comuns não são alteração da flora, sendo erros na dieta como excesso de leite ou carboidratos (doces, farinhas, bolachas, pães, achocolatado) ou comportamento retentivo, a clássica mania de crianças de 2-6 anos de segurar o xixi e o coco porque estão “ocupados demais” para ir ao banheiro.
    Normalmente, o tratamento utilizado é descrito nessa página, associado a correção da causa seja a dieta ou a retenção.
    Resumindo, o florax isoladamente não vai ajudar em nada.
    Abraços e obrigado por participar

    Curtir

  252. Muito interessante, adoro as dicas e também o auxílio do Doutor, que Deus o abençõe e o senhor possa continuar ajudando a todos com o mesmo carinho que o senhor tem atendido as minhas dúvidas. Parabéns!

    Curtir

  253. Olá Drº , muito obrigada por ter esclarecido minhas duvidas ^^ .
    Estou acordada até agora pq meu bebê trocou o horário depois dos 3 meses 😦 e agora só dorme as 5 da manhã. Mas muito Obrigado !!!

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s