Gripes e Resfriados

banner - Novidades-novo

As gripes e resfriados são grandes motivos de preocupação para os pais, não por sua gravidade, mas simplesmente porque são a principal causa de Febre na crianças e a Febre é o grande pesadelo para os responsáveis no Brasil.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Crianças ficam doentes com frequência até os quatro anos de idade, principalmente as alérgicas e frequentadoras de creches e escolinhas,  e não é causado por “Falta de Imunidade”, mas sim por imaturidade da imunidade, ou seja, seu filho tem um exército que ainda precisa de treinamento mais apurado.

O Resfriado é a doença mais comuns na infância e apresenta algumas características interessantes:

    • É causado por mais de 100 diferentes tipos de Vírus (famosa Viroses).
    • A imunidade é especifica para cada tipo, ou seja, nós aprendemos a nos defender apenas depois que pegamos um tipo específico.
    • Ocorre em média de 4-6 vezes ao ano, sendo menos frequente quanto mais velha a criança, principalmente após os 4 anos de idade.
    • Sintomas são mais frequentes e prolongados quanto mais nova for a criança e maior a exposição aos vírus.
    • Crianças que vão para o instituto de ensino tem entre 8-12 vezes resfriados ao ano, ou seja, 1 infecção a cada 30-45 dias.
    • Os azarados que perfazem 10-20% dessas crianças,  tem aproximadamente 18 resfriados ao ano ou 1 infecção a cada 20 dias.
    • Febre dura em média 2-4 dias, podendo chegar a um pouco mais de 39ºC nas primeiras 24-48 horas. Febre mais alta não significa infecção mais grave.
    • Tosse geralmente inicia entre o 2º – 4º dia, sendo “cheia” nessa fase inicial e progressivamente mais leve e seca com o passar dos dias. Piora muito à noite e é causado basicamente pela irritação e secreção na região da nasofaringe (nariz e garganta) e não pelo pulmão. Dura em média 7-10 dias, porém 20% das crianças ainda estão tossindo após 20 dias do Resfriado
    • As secreções, sejam corizas ou catarros, são mais precoces e evoluem da “águinha” para a secreção verde ou amarela, e então branca até desaparecer. Secreção verde e amarela não deve ocorrer por mais de 7 dias contínuos.
  • Não existem vacinas para Resfriados.
Folheto Gripe
Orientações Sobre Gripe, clique para baixar.

As gripes são sempre causadas por um Vírus chamado Influenza nos seus mais subtipos  como: H1N1, H3N2, H5N1 ou Gripes Suina, Espanhola, de Hong Kong, Aviária… Esses vírus apresentam pequenas modificações a cada ano, e por isso a vacinação contra gripe é anual.

Diferentemente dos resfriados que são mais frequentes, as gripes atingem aproximadamente 20% das pessoas todos os anos, sendo um percentual maior na crianças, no qual apresenta uma maior gravidade com um índice de complicações como pneumonia ou mesmo mortalidade infinitamente maior que os resfriados.

Há epidemias de gripes que significa: casos muito mais frequentes de 1-2 vezes por década, e as pandemias como Gripe Espanhola, Aviária e Suína com intervalos de décadas geralmente.

Transmissão

A transmissão de Gripes e Resfriados ocorre através de contato direto, geralmente através da mão, e por gotículas no ar presentes expelidas através da fala, tosse e espirros.

A maioria dos casos de gripes e resfriados ocorre entre abril e setembro, sendo o auge de ocorrência nos meses de junho até agosto. Nesse período, as pessoas tendem a permanecer mais em locais fechados aumentando as chances de transmissão. Mas será que o frio, como dizem nossos avós, realmente causam doenças? Clique aqui para saber mais.

Na criança, o mecanismo mais importante de transmissão é o contato direto, portanto, manter as mãos, tanto nossas como das crianças limpas, é o principal meio de prevenção dessas doenças.

Estudos recentes indicam que a lavagem da mão com sabão ou álcool gel, sempre que tivermos contato com secreções (tosse, espirros ou saliva) ou sujeiras variadas, associada a mais de 5 lavagens mesmo na ausência dessas situações, ou seja, apenas porque faz tempo que não lavamos a mão, leva à uma redução de 60-80% no número de infecções nas crianças.

Veja o vídeo abaixo para aprender a lavar as mãos. Lembre-se que o álcool gel funciona se a mão não apresentar sujeira visível e se esperarmos ele secar.

Podemos utilizar álcool gel desde os recém nascidos. As pessoas tem uma péssima mania de mexer na mão ou chupeta de bebês, tanta a família como desconhecidos na rua. Ande sempre com seu álcool gel na bolsa!

Vacina

Hoje em dia, existe apenas a Vacina contra Influenza ou Gripe e nenhum dos vírus causadores de resfriados podem ser evitados através da vacinação, sendo eles mais de 100.

A vacina contra gripe muda todos os anos conforme são detectados quais são os vírus que estão causando mais casos. Normalmente, a eficácia da vacina depende da manutenção – ou não – dos diferentes tipos de vírus entre a detecção, fabricação  e utilização da vacina de gripe. Por exemplo, a vacina utilizada em 2015 tinha 25% de eficácia enquanto a vacina de 2016 apresentava 59% de eficácia. Em 2018 a eficácia será de 36%, abaixo dos 42% de 2017.

Banner novo youtube

Sintomas

Os principais sintomas dos Resfriados são febre, mal estar, falta de apetite, coriza, tosse e indisposição. Eles estão mais relacionados a resposta de nosso organismo que a “maldade” do vírus.

Todos são passageiros e devem ser tratados se gerarem algum incomodo. A duração deles é de 7-10 dias e até 20% das crianças apresenta quadros mais prolongados, mas sem nenhuma gravidade.

As infecções de ouvido, ou Otites Médias Agudas, ocorrem em 20% das crianças com Gripes e Resfriados, sendo autolimitadas e sem necessidade de tratamento com antibióticos.

Alterações pulmonares são comuns, sendo o chiado no peito em crianças pequenas frequentemente desencadeado por resfriados e raras vezes as crianças apresentam pneumonias virais, levando a falta de ar (batimento de asa do nariz, retração no pescoço e debaixo das costelas). Essa é a principal complicação que leva a internação, e não é pela necessidade de antibiótico e sim pela necessidade de inalações frequentes e principalmente pela necessidade de Oxigênio.

Muitas vezes é difícil diferenciar um resfriado de um quadro alérgico e na seção de tratamento, você vai descobrir que isso faz muito pouca diferença efetivamente.

pneumoniaasmarinitekit médicotosse bebe e criançaAmigdalite - dor de garganta na criançaFrio Causa Doenças como Gripe ou InfluenzaBronquiolite ou Chiado no Peito do Bebê

Complicações

As principais complicações podem ser divididas em infecciosas e não infecciosas.

As complicações infecciosas são: Pneumonia, Otite e Sinusite Bacterianas. Todas são raras, ocorrendo em menos de 10% dos casos onde nem todas são tratadas com antibióticos, depende da doença, gravidade e idade da criança.

Lembrando que não existe “começo de Pneumonia”, e que os papais não podem decidir se a criança ficará internada ou não para tratar tal doença. A partir do momento que o médico liberou seu filho com uma doença supostamente grave para tratamento em casa, o médico pode estar errado ou provavelmente o diagnóstico está incorreto, e o médico quis apenas te assustar – mania que está se disseminando nos Pronto Socorros e Pronto Atendimentos.

As complicações não infecciosas são basicamente relacionadas ao absenteísmo dos pais no trabalho e da criança na escola, gerando falta e atrapalhando o desempenho, e redução no ganho de peso naqueles 10% azarados que tem até 18 infecções ao ano.

Gripes Graves como H1N1, H3N2 e H5N1 ou Gripe Aviária, Suína ou Espanhola

Existe ainda a DRAG – Doença Respiratória Aguda Grave – geralmente causada por diferentes cepas de Influenza A como H1N1, H3N2, H5N3…, levando a epidemias em todo o mundo. Os sintomas de gravidade são falta de ar (vídeo abaixo), sonolência excessiva, não aceitação de líquidos, palidez excessiva ou pele arroxeada e ausência de xixi. Elas causam alteração na circulação do sangue, pneumonias ou pneumonites, podendo levar à morte.

*Observe que a barriguinha entra para dentro na respiração, e que ocorre uma depressão debaixo das costelas a cada respiração. Pode ocorrer o batimento da aleta nasal quando basicamente, a narina fica abrindo e fechando durante a respiração.

Nas crianças maiores, é mais fácil observar a retração de fúrcula quando ocorre uma depressão ou buraco na base do pescoço, quando a criança está cansada. Nesses casos devemos sempre levar a criança ao pronto socorro imediatamente.

Todas as crianças com menos de 5 anos de idade ou portadoras de doenças crônicas, devem ser levadas ao Pronto Socorro em caso de febre e sintomas gripais como: tosse, coriza, secreção nasal, entre outras, para avaliação e introdução de medicação Tamiflu na época de maior gravidade da Gripe (abril a agosto).

Creches, Alérgicos e Carnes Esponjosas

A ida à creche/escolinha da criança ou de um irmão maior, é o principal fator para a ocorrência de quadros frequentes de resfriados.

Classicamente, a cada 20-30 dias, o nariz fica menos de 1 semana relativamente bom e logo depois já está escorrendo. A criança apresenta o seguinte ciclo de sintomas:

Coriza -> Febre -> Tosse Cheia -> Secreção Nasal -> Tosse Seca

As crianças alérgicas ou filhos de pais alérgicos, apresentam quadros parecidos com os resfriados, e muitas vezes difíceis de serem diferenciados. Geralmente é optado pelo uso de antialérgicos por tempo prolongado (4-6 meses).

A presença de aumentos nas Amígdalas (garganta) e Adenóides (nariz), são características entre os 2-6 anos de idade, devido ao aumento da necessidade de proteção dessa região ao contato da criança com o mundo, afinal tudo vai parar na boca. Esses aumentos podem gerar sintomas contínuos de obstrução e serem piorados por resfriados, aumentando o potencial de complicações como Otites e Sinusites.

Tratamento

O tratamento dessas doenças é bem simples, já que a maioria dos sintomas são passageiros e melhoram praticamente sozinhos. Para os quadros Graves de Gripe (idosos, menores de 5 anos ou portadores de doenças crônicas), o tratamento consiste no uso do medicamento Oseltamivir ou Tamiflu o mais precoce possível. Na maioria das vezes é utilizado em ambiente hospitalar, exceto em menores 05 anos, mas principalmente nos menores de dois anos e portadores de doenças crônicas como asma.

folheto_diluicao_oseltamivir (1)

Os resfriados tem um tratamento mais simples, porém mais trabalhoso, e eu coloquei na ordem de importância:

  1. Manter o nariz limpo: pode ser assoando o nariz, limpando com gotas ou sprays de soro fisiológico em abundância ou inalações também com soro fisiológico (5 ml), várias e várias vezes ao dia. Para ser efetivo, o nariz deve ser limpo muitas e muitas vezes e principalmente sem dó, colocando o soro fisiológico que for necessário.
  2. Controlar a febre: pode-se utilizar dipirona, paracetamol ou ibuprofeno, intercalando de 2/2 ou 3/3 horas se necessário. Não utilizar AAS ou Aspirina em nenhuma situação pelo risco de doença hepática, coma ou morte.
  3. Melhorar a obstrução nasal e coriza: depois de limpo, tentamos reduzir a obstrução e a produção da coriza que são os causadores da tosse. Utilizamos antialérgicos como dexclorfeniramina e cetotifeno após os 6 meses de vida e vick vaporub no peito após 1 ano de idade.
  4. Expectorar: a melhor maneira de manter o nariz sem secreção é assoar ou colocar soro fisiológico. Não existe indicação para uso de medicações para tosse antes dos 2 anos. Hoje a tendência é que essas medicações sejam utilizadas apenas nos maiores de 4 anos. O mel é o único expectorante indicado para maiores de 1 ano de idade.

Nossas crianças começam a produzir a defesa contra novas infecções após 3 dias, e conseguem o poder total entre 10 -14 dias. Portanto, precisamos apenas ajudar nossos filhos a esperarem seu próprio corpo reagir e combater a doença.

Enfim…

Para finalizar, os pais devem saber que os Resfriados e Gripes são frequentes, e tem pouco potencial maléfico às crianças, aliás, são grandes estimulantes da imunidade e reduzem alergias à longo prazo.

A febre não mata ninguém e deve ser medicada por 48 horas antes de ser levado para avaliação médica, somente se os sintomas estiverem piorando.

Complicações são raras, e o uso de antibióticos e xaropes são mais raros ainda. Quanto antes e com maior frequência iniciamos a limpeza nasal, mais rápida será a resolução do quadro, até alguns dias depois quando tudo começa novamente.

Dr. Christian Helfstein

CRM/SP 119.947

banner novo - telemedicina

Textos Relacionados

FebreOrelhaVitaminasVacina flu

63 comentários

  1. Caroline de Souza Ponga disse:

    Minha filha tem 2 anos e 4 meses, pegou uma gripe de mim, teve uma febre baixa, nariz entupido e amanheceu com os olhos grudados com ramela e um deles esta vermelho. É possivel que seja do catarro ou pode ser conjuntivite?

    Curtir

  2. MARINEY disse:

    Posso dar Benegrip para o meu filho de 08anos as vezes ele tem falta de ar.obrigada

    Curtir

  3. Bom dia
    Já respondi ao outro comentário
    Não precisa de vitamina pq ele não tem alteração de imunidade como descrito no https://pediatriavirtual.com/imunidade/
    Abraços

    Curtir

  4. suziamorim disse:

    Ola Dr. Meu filho tem 4 anos ele gripa frequentemente,peito fica chiando,as vezes fica com coriza, e so melhora com antibióticos,toda vez q gripa é so com antibióticos q melhora..ele com 7 meses deu pneumonia, e duas seguida esse ano ele deu sinusite…ja fez varios exames pra saber se tem alergia ou imunidade,tudo deu normal,e mesmo assim ele gripa….ele tem traços de hemoglobina,isso ajuda ele a gripar com frequência? Qual vitamina posso dar ele? A pediatra dele nao passa vitamina

    Curtir

  5. Bom dia
    um dos erros mais comuns dos pais é achar que só porque tem barulho significa que tem catarro na tosse.
    Provavelmente, isso pq sem examinar não podemos ter certeza de nada, mas seu filho tem uma das duas opções abaixo:
    1 – Bronquiolite sem chiado e apenas broncoobstrução …muitos médicos não sabem fazer diagnóstico de obstrução sem chiado … veja mais no pediatriavirtual.com/bronquiolite/
    2 – Múltiplas infecções virais sequenciais que geralmente ocorrem em crianças que frequentam creches ou escolas.
    Não acho que seja alergia pela ausência de melhora com antialérgico
    Abraços

    Curtir

  6. Bom dia
    Algumas coisas são dificeis de avaliar sem examinar o paciente mas provavelmente seu filho está com uma gripe e ele deve ter chiados de repetição associados a essas gripes
    Dê uma lida no pediatriavirtual.com/bebe-chiador/
    e também aprenda a diferenciar falta de ar de cansaço no pediatriavirtual.com/falta-ar/
    Abraços

    Curtir

  7. Mara disse:

    Bom dia,
    Meu filho tem 6 meses, ta tossindo muito na parte da manhã e a noite, as vezes chega a engasgar e ficar sem ar por causa do catarro, mas a medica disse que o pulmão ta limpinho e a garganta não ta inflamada.
    Gostaria de saber por que ta com tosse de catarro se o pulmão ta limpo? e o que fazer? se ja ta tomando anti alergico, lavando o nariz com soro e fazendo inalação com soro e ja faz mais de 15 dias que esta assim, me preocupa muito.
    Obrigado.

    Curtir

  8. Jessica disse:

    Meu filho ta com tosse e muito catarro e ele ta cansadinho posso dar inalacao com berotec e atrovente ele so tem 2 anos esta tomando desloratadina mais nao resolveu Nada sera que poderia me ajudar

    Curtir

  9. Bom dia
    O tratamento de sinusites é de apenas 7 a 10 dias em crianças e não precisa parar o antialérgico apenas por causa do antibiótico.
    Toma cuidado com esse médico kkkkkkkkkkk
    Abraços

    Curtir

  10. Bom dia
    Tudo vai depender se ela tem ou não um diagnóstico prévio de chiado no peito. Se ela já usou inalação com berotec ou aerolin outras vezes, você pode usar tranquilamente. Mas lembre-se que a infecção pode causar cansaço também
    Veja mais em pediatriavirtual.com/bebe-chiador/ e também no pediatriavirtual.com/febre/
    Abraços

    Curtir

  11. myllenne bichar disse:

    Bom dia meu filho de 3 anos esta tratando de uma sinusite com antibiotico ha 5 dias. Serao no total 30 dias de antibiotico, apesar de eu achar mtos dias vou seguir oq medico mandou. Ele e alergico e toma desalex porem o medico pediu p parar o desalex enquanto trata a sinuaite. Ele esta melhorando a febre aparece so vem de vez em quando. Posso voltar o desalex ele ta cocando mto i nariz e espirrando

    Curtir

  12. Kyssilla disse:

    Doutor, minha filha esta com 2 anos e 8 meses, e desde sexta-feira começou com uma febre 38,7, no sabado amanheceu vomitando, levei ao PS e foi diagnosticado muitas placas na garganta, e receitado antibiótico Astro 900mg. Mas observo que ao deitar (principalmente) ela está com uma respiração muito ofegante , chega a fazer barulho (que ate me assusto) , neste caso sera que poderia ser utilizado Aerolin para melhora da respiração? Ou somente receitado pelo médico? Pois ela está com muita dificuldades em respirar.
    Desde ja obrigada!

    Curtir

  13. As crianças que vão para a escola ficam doentes com muita freqüência e raramente precisam de Antibiótico. Eles devem sem tratados usualmente com repouso, hidratação, higiene nasal e pode com soro fisiológico várias vezes ao dia
    Abraços

    Curtir

  14. Andressa disse:

    Boa noite , meu bebe tem 2 anos e 9 meses ele esta com o nariz escorrendo,febre de 39 os olhos lacrimejando a garganta irritada .há 15 dias estava assim a medica passou antibiótico e antermico e volto tudo denovo .ele vai pra creche. Estou muito preocupada.

    Curtir

  15. Bom dia
    O início da creche é o causador desse quadro. Dê uma olhada no pediatriavirtual.com/volta-aulas/

    A tosse após um quadro viral pode durar até 30 dias. Inalação com soro fisiológico e higiene nasal com soro fisiológico ou salsep várias vezes ao dia ajudam muito

    Pode usar o guaco, mel nessa idade como expectativa

    Abraços

    Curtir

  16. Bom dia
    Nessas horas o ideal é ter sempre um pediatra de confiança para reavaliar a criança e retirar o antibiótico sempre que necessário.
    A regra de que o antibiótico faz efeito apenas depois de 48 HS também ajuda pois qualquer melhora antes desse período para exclui a neve de antibiótico

    Curtir

  17. marlisegarcia disse:

    Doutor.

    Meu bebê tem 1 ano e 4 meses, começou com tosse, diarréia e vômito após as crises de tosse, foi medicado com predinisona e budesonida. Diarréia e vômito passou, mas a tosse é persistente, nariz entupido, já tem 12 dias e ela não cessa, piora a noite. Estou passando Vick. Esta ativo, com boa Alimentação e sem fevre. Minhas dúvidas são:
    Sobre chá de guaco ou eucalipto, posso?Começou na escolinha e com esse calor o uso de ar condicionado tem sido frequente, isso atrapalha a recuperação? O modo desumidificador do ar é bom ou ruim nesse caso?

    Grata

    Marlise ( mãe do Gabriel)

    Curtir

  18. Dilma lopes disse:

    Nossa! Lendo sua matéria sobre porque as crianças ficam tão facilmente resfriadas, fiquei aliviada. Pois a maioria dos pediatras dos prontos atendimentos logo receitam antibióticos e a criança volta.a ter o problema no mês seguinte. E como dizero a eles que não vou dar a.crianca antibiótico.

    Curtir

  19. Bom dia
    O alegra e o desalex são equivalentes em potência, sendo mais uma questão de gosto pessoal e de percepção de melhor ou pior eficácia.
    A cada fase da vida, as melhores medicações podem mudar. Teste ambos e veja qual parece funcionar melhor.
    Numa próxima oportunidade, se preferir uma resposta mais rápida, ou seja, no máximo em algumas horas, você pode contratar o serviço de telemedicina com valores variando de 10 e 40 reais, dependendo do período contratado. Respondo via Email ou Facebook/Messager … saiba mais clicando no https://pediatriavirtual.com/telemedicina/
    Abraços

    Curtir

  20. Bom dia
    Vamos lá:
    Pela sua descrição, ele deve estar resfriado mesmo e o tratar básico é higiene nasal e inalação com soro fisiológico várias vezes ao dia.
    Não existe um número correcto mas devemos manter o nariz limpo o suficiente para evitar o acúmulo de secreção.
    Essa secreção acumulada é principal causadora de otites.
    Hoje em dia, raramente existe a ocorrência de otites recorrentes com pequeno intervalo entre elas. A principal causa é uma cicatriz temporária na membrana timpânica que nos induz a pensar que ainda tem pus na orelha quando na verdade não tem.
    Já tive inúmeros pacientes que minha única conduta no tratamento de uma otite de repetição foi parar de usar antibiótico. E isso resolveu todos os problemas da criança.
    Não posso indicar medicamentos a distância mas eu não concordo com o uso de avamys em menores de 2 anos de idade devido a todos os efeitos colaterais que essa medicação pode ter a longo prazo.
    Numa próxima oportunidade, se preferir uma resposta mais rápida, ou seja, no máximo em algumas horas, você pode contratar o serviço de telemedicina com valores variando de 10 e 40 reais, dependendo do período contratado. Respondo via Email ou Facebook/Messager … saiba mais clicando no https://pediatriavirtual.com/telemedicina/
    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

  21. Polyanna neri brunhara pacheco disse:

    E o antialergico Alegra nao serve para esses casos ? Pois é o antialergico que alergista passa para usar , ter ele sempre em casa .O que me diz dele ? Ja o desalex que e o desloratadina , usei muito tempo quando bebe na minha filha , depois a alergista trocou pelo Alegra .

    Curtir

  22. Bom dia
    Eu geralmente não considero o barulho da tosse no momento de prescrever qualquer medicação para febre.
    Acho mais fácil separar em secreção visível ou não e sua cor.
    1 – Secreção verde ou amarelada: expectorante e eu gosto do acetilcisteina ou fluimucil
    2 – Secreção clara ou coriza (água): antialergico como esaler ou polaramine
    3 – Sem secreção visível: antialergico como esaler ou polaramine, ou descongestionante como o decongex após os 4 anos de idade

    Mas temos ainda a tosse com cansaço ou chiado que é tratada como uma crise de asma (pediatriavirtual.com/asma/) e a tosse comprida ou de cachorro real que é tratada com corticoides

    Dificil avaliar sem escutar ou examinar o paciente

    Espero ter ajudado!!!

    Numa próxima oportunidade, se preferir uma resposta mais rápida, ou seja, no máximo em algumas horas, você pode contratar o serviço de telemedicina com valores variando de 10 e 40 reais, dependendo do período contratado. Respondo via Email ou Facebook/Messager … saiba mais clicando no https://pediatriavirtual.com/telemedicina/

    Abraços

    Curtir

  23. Olá Dr. Christian,
    Meu filho (11 meses) pegou um resfriado, nariz entupido e escorrendo, sem tosse até o momento.
    Primeiro dia secreção transparente.
    Segundo dia, secreção amarela.
    Estou lavando com soro e seringa, várias vezes ao dia (3 a 4x por turno), as vezes uso a perinha para sugar o resto da secreção.
    Avamys, um spray em cada narina, uma dose pela manhã e outra pela noite, após limpeza.
    Vou introduzir o Allegra Pediatrico, 2,5ml, manhã e noite.
    Receio é de virar uma otite média, por causa da secreção, pois fazem 2 meses que ele teve otite repetitivamente, por 3x.
    Está correto esse tratamento?
    Grato.

    Curtir

  24. Polyanna neri brunhara pacheco disse:

    Minha filha pegou uma virose esta com uma tosse tipo de cachorro febre 48 hs de febre , a febre passou , mas agora esta com tosse cheia de secrecao , nariz congestionado , estou usando soro nasal e nebulizandocom soro , nesse caso devo usar antialergico Alegra (cloridrato de Fexofenadina sempre usa esse para alergia ) ou devo usar algum xarope para expectorar ? Ela tem 4 anos ? Qual xarope melhor pra idade .

    Curtir

  25. Jéssyca disse:

    ok Dr. muito obrigada.

    Curtir

  26. Bom dia
    O tratamento básico é exatamente o que vc está fazendo.
    Evitamos os xaropes em menores de 2 anos.
    A duração média é de 7 a 10 dias.
    Dê uma lida no pediatriavirtual.com/gripe/
    Abraços

    Curtir

  27. Jéssyca disse:

    Bom dia Doutor,
    Então a minha bebe tem 2 anos e 5 meses e esta apresentando um quadro de resfriado , ela esta espirrando bastante , o nariz esta escorrendo bastante , as vezes ela tosse mas é bem poucas vezes. Estou fazendo o tratamento da seguinte forma : estou dando 10 gotas de vitamina C da marca Cewin , e estou lavando o nariz com Salsep umas 5 vezes ao dia. Gostaria de saber se oque eu estou fazendo é o suficiente para o caso e se existe algum tipo de medicação que pode ser usado para resfriado em crianças nessa idade?
    Eu vi na tv o tal do benegrip multi liquido que diz que pode ser usado em crianças a partir de 2 anos, ele é bom? existe outro melhor? quando devo usar um medicamento desse tipo?
    desde já agradeço a sua atenção.

    Curtir

  28. Maria disse:

    Ok doutor muito obrigado!

    Curtir

  29. Bom dia
    Você pode usar sim, a diferença deles é que o soro é pressurizado e isso facilita a limpeza.
    Vc pode aplicar mais jatos em sequência do salsep normal de preferir ou usar uma técnica de limpeza com a seringa.
    Vou fazer um post no Facebook​ sobre isso, dá uma olhada depois.
    Abraços

    Curtir

  30. Maria disse:

    Bom dia doutor! Meu bebê está com nariz bem congestionado e saindo secreção, dificilmente tem uma tosse seca.Tô usando salsep mas não acho que está resolvendo, As vezes faço inalação,vejo que melhora mais . Mas como eu ainda não tenho o aparelho, Fica difícil fazer varias vezes, só quando levo no psf. Eu gostaria de saber se posso usar o salsep jet ou o Maresis Baby será que é melhor?

    Curtir

  31. Maria disse:

    Ok doutor muito obrigado por tudo!

    Curtir

  32. Bom dia
    O tratamento é basicamente esse mas se a perda de fôlego for frequente ou ele apresentar cansaço, você deve consultar um pediatra novamente.
    Eu não posso consultar a distância, apenas digo que o hixizine não funciona para gripes, resfriados ou bronquiolite.
    Abraços

    Curtir

  33. Maria disse:

    Obrigada doutor!então doutor devo parar de dar o hixizine é? .o tratamento só é sorro e inalação.quando ele tosse é desesperador se engasga e fica com falta de fôlego. E eu já li sim sobre bronquiolite.

    Curtir

  34. Bom dia Maria
    Como ela ao examinar fez inalações com berotec provavelmente seu filho está com bronquiolite doença viral que causa chiado no peito e gripe.
    O tratamento é higiene nasal com soro fisiológico ou rinossoro ou salsep várias vezes ao dia e inalação com soro fisiológico várias vezes ao dia, pode usar berotec também, mas não é a primeira indicação.
    O hixizine não faz nenhum efeito.
    Observar sinais de falta de ar com a asinha do nariz abrindo e fechando ou um buraquinho debaixo do pescoço e costelas.
    Duração média de 10 a 14 dias.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/bronquiolite/
    Abraços e fique calma

    Curtir

  35. Maria disse:

    Bom dia! Doutor o que eu mais temia aconteceu meu bebê está gripado, tosse muito chega até engasgar, e saindo secreção “catarro” pelo nariz tbm, e o nariz tá muito obstruído, nossa estou muito aflita. Levei ele para a pediatra e ela passou Hixizine,salsep q eu já uso, e inalação com sorro 3 gotas de 4/4 horas, e se ele piorasse do cansaço levar ao proto socorro, pq quando ele tosse muito, e chora ele fica cansadinho. E ontem quando levei ele pra ela, ela passou pra ele tomar inalação com 2 gotas de berotec 3 seções de 20 e 20 minutos, melhorou. Estou desesperada pq ontem comecei a dar o remédio e quando dei ele começou a tossir e se engasgou e faltou o fôlego, foi desesperador ver meu bebê engasgado tossindo e sem fôlego sem saber o que fazer? doutor será que esse remédio melhora tosse do meu bebê, e elimina esse catarro? Ou existe algum remédio melhor? Ela olhou e disse que o pulmão tá limpo graças a Deus. Obrigado.

    Curtir

  36. Bom dia
    Podemos dar mel para crianças após 1 ano de idade e a quantidade é 1 colher de chá até 6 x por dia.
    Podemos usar inalação com soro fisiológico várias vezes ao dia e higiene nasal com soro fisiológico ou rinossoro ou salsep várias vezes ao dia.
    Abraços

    Curtir

  37. Francy disse:

    Ola boa tarde meu bebe tem 1 ano e 3 meses gostaria de saber se posso dar mel e quantidades?

    Curtir

  38. De nada.
    Obrigado pela participação!
    Nao se esqueça da vacina de gripe.
    Pediatriavirtual.com/vacina/gripe/
    Abraços

    Curtir

  39. Janaína Santos disse:

    Certo Obrigada!

    Curtir

  40. Bom dia Janaína
    Seu bebê pode estar gripado, mas nessa época a bronquiolite é mais comum, dá uma lida no pediatriavirtual.com/bronquiolite/
    O tratamento para ambas as doenças nessa idade é higiene nasal com soro fisiológico ou rinossoro ou salsep várias vezes ao dia e inalação com soro fisiológico várias vezes ao dia, sendo a inalação mais eficaz az que o salsep em relação ao sono.
    A duração média é de uns 7 a 10 dias e vc deve observar os sinais de alerta descritos no pediatriavirtual.com/muita-calma/. Os principais são falta de ar com a asinha do nariz abrindo e fechando ou um buraquinho debaixo do pescoço e costelas manchas vermelhas no corpo sonolência ou apatia excessiva redução importante no xixi.
    Abraços e tenha paciência

    Curtir

  41. Janaína Santos disse:

    Bom Dia, Dr.!
    Meu bebé tem 07 meses e há uma semana está torssindo, uma tosse seca, mas está com o nariz consgestionado e com catarro, escorrendo coriza toda vez que eapirra. Isso tem atrapalhado seu sono noturno e as sonecas diurnas. No momento estou aplicando salsep em seu nariz, mas não sei o que fazer mais. O levei no posto de saúde perto de minha casa e não pode ser atendido porque não foi considerado emergência e a sua próxima consulta com o pediatra marquei para o dia 04 de Maio, só que não tenho o telefone particular dá pediatra dele é tô angustiada em esperar até lá vendo meu bebê assim. No momento estou aplicando salsep em suas narinas. Pode me ajudar?
    Grata,
    Janaína Santoa

    Curtir

  42. Bom dia
    Provavelmente você acha que ela está com Secreção no peito por algum barulho que ocorre na respiração ou na tosse.
    Vamos lá, temos dois tipos: Porquinho é sempre causado por nariz entupido e assobio ou miado de gato é sempre causa do pelo pulmão.
    Se for pulmão, ela deve estar com bronquiolite. Dá uma lida no pediatriavirtual.com/bronquiolite
    No caso de nariz entupido, porquinho, também sentimos no peito o barulho.
    Nessa idade o tratamento consiste em manter o nariz limpo com higiene nasal com soro fisiológico ou rinossoro ou salsep várias vezes ao dia e inalação com soro fisiológico várias vezes ao dia.
    A duração média é de 7 a 10 dias.
    E não esqueça a vacinação de gripe amanhã.
    Abraços

    Curtir

  43. Danielle Monique disse:

    Boa noite Dr.
    Minha bebê de 6 meses está com uma gripe forte fazem 3 dias, com secreção no peito. O q devo fazer para que ela melhore mais rápido? Como retirar a secreção do peito e devo levá-la ao pediatra? Ela está esperta e sem febre.

    Curtir

  44. Bom dia
    Exatamente isso, a principal causa de tosse na criança é secreção ou coriza nasal que escorre para a garganta, por isso objetivo principal é manter o nariz limpo.
    Abraços

    Curtir

  45. Bom dia
    Bebês pequenos podem ter nariz entupido apenas por mudanças de temperatura e umidade, não precisa ser necessariamente uma gripe ou resfriado.
    O tratamento é com higiene nasal com soro fisiológico como o salsep e inalação com 5 ml de soro fisiológico várias vezes ao dia.
    Temos que manter o nariz limpo.
    Abraços

    Curtir

  46. Lucineide Schroder disse:

    Ele está com uma yosse leve. Acho que é secreção do nariz que cai na garganta.

    Curtir

  47. Lucineide Schroder disse:

    Bom dia Dr.
    Meu bebê de 2 meses e 12 dias amanheceu com o narizunho congestionado. Está com uma pequena dificuldade pra respirar. Está com espirros tb. Já faço uso do salsep 360°
    O que mais posso fazer para ajudá -lo
    Desre já agradeço

    Curtir

  48. Bom dia Mirela
    Seu bebê é muito novinho e a gripe pode ser grave nessas crianças. Lembre que todos que tiverem contato com ela devem lavar as mãos.
    A evolução da gripe é assim nos pequenos, piora nos primeiros dias, estabiliza e só então melhora.
    A duração média é de 10 dias, mas pode chegar a 20 em muitos casos.
    Você precisa observar cansaço (asa do nariz abre e fecha, depressão abaixo das costelas), se está mamando, fazendo xixi três vezes ao dia e sonolência excessiva, além de palidez ou pele roxa. Nesses casos você deve voltar ao médico.
    Observe e mantenha o nariz limpo.
    Alguns bebês evoluem com bronquiolite ou chiado no peito e o tratamento é com inalação com soro fisiológico várias vezes ao dia.
    Abraços e melhoras à sua pequena.

    Curtir

  49. mirela disse:

    Olá boa tarde !!
    Minha bebê tem apenas 12 dias de nascida. E pegou um resfriado ou gripe nem e bem o que é , só sei que esta com tosse com catarro e a gargantinha irritada por que toda vez q tosse chora e ate o choro ta saindo fininho como se estivesse roca. Ela continua mamando , mais menos do que estava mamandonno início e mama aos pouquinhos. Levei ao medico e ele somente passou sorine pra pingar antes de cada mamada , mas depois que passei no medico a tosse piorou. O que faço??

    Curtir

  50. Obrigado pelos Elogios
    Lembrando que apenas repeti o que havia escrito nessa mesma página.
    Uma parte grande dos Pais e, infelizmente, dos Pediatras ainda acreditam que inalação com soro fisiológico não serve para nada.
    Todos os últimos estudos científicos demonstram que a inalação é o principal tratamento das afecções respiratórias na criança e os Pais devem sempre iniciar seu uso no caso de tosse, coriza, obstrução nasal e etc.
    Abraços e continue participando do PediatriaVirtual.com

    Curtir

  51. Adriana Linhares disse:

    O nariz parou de escorrer um pouco, o pulmão está limpinho, não tem barulho algum. Hoje ele está bem melhor. Agradeço pela atenção e competência… Minha sincera admiração…

    Curtir

  52. Boa noite
    Seu pequeno deve ter tido uma gripe ou resfriado.
    Sempre observar cansaço e dificuldades para mamar.
    Geralmente, esses quadros com tosse e vômitos são relacionados à obstrução nasal por secreção ou chiados no peito ou bronquiolite.
    O barulho de nariz parece um porquinho e o de pulmão parece um assobio ou miado de gato.
    O tratamento é com inalação com soro fisiológico várias vezes ao dia e manutenção da unidade do ar independente de ser gripe ou bronquiolite.
    Tenha paciência, pois até 20% das crianças ainda tosse depois de 20 dias de quadro.
    Lembrando que menores de 2 anos não devem utilizar xaropes rotineiramente e nos casos de sinais de alerta ou quadros prolongados devem ser sempre avaliados por um Pediatra.
    Obrigado por participar.

    Curtir

  53. Adriana Linhares disse:

    Olá! Meu filho tem 11 meses e está a 3 dias com os olhos com pus, o nariz estava escorrendo, mediquei com decongex, como de uma outra vez a médica receitou. Ele teve febre por dois dias, como o nariz descongestionou, vieram as tosses, comecei dar um xarope (carbocisteina). Hoje ele começou todas as vezes que tossia, chorava e tudo que comia vomitava. Lwmbrando que ele ainda mama em mim. O que faço? Por favor…

    Curtir

  54. Boa Noite
    O protocolo de tratamento de síndromes gripais do Ministério da Saúde indica que todas as crianças com gripe até 2 anos devem ser levadas ao ps e entre 3-5 anos, preferencialmente os portadores de doenças Crônicas.
    Lembrando que gripes tem Febre e algum sintoma gripal como tosse coriza e etc.
    Parece que seu filho não se encaixa nem no critério de gripe ou se doença crônica.
    Deve observar os Sinais de Alerta descritos no texto e hidratar, limpar nariz e outros tratamentos sintomáticos, mas sem a necessidade de PS ou medicações.
    Espero ter ajudado

    Curtir

  55. Lilian disse:

    Dr. estou em duvida com um trecho das orientações sobre gripe, seria

    >>>Todas as crianças menores de 5 anos de idade ou portadoras de doenças crônicas devem ser levadas ao Pronto Socorro em caso de febre e sintomas gripais como tosse, coriza, secreção nasal e etc para avaliação e introdução de medicação Tamiflu na época de maior gravidade da Gripe (Abril a Agosto).<<<

    No caso meu filho está assim com gripe (tosse, coriza, secreção nasal e peito cheio) mas ele não tem doenças cronicas, devo leva-lo pro hospital ou esperar um pouco mais?
    Obrigada

    Curtir

  56. Bom dia Thaís
    Nos primeiros anos de vida, muitas crianças apresentam crises de chiado no peito a cada gripe, chamamos de Bebês ou Lactentes Chiadores. Se o quadro é muito frequente, existe a indicação de tratamento preventivo, muitas vezes com bombinhas iguais as de asma.
    Abraços

    Curtir

  57. Thaís disse:

    Minha filha está nesses 10% azarados
    com certeza é um espisódio assim todo o mês desde os 3 meses.Dr sempre que ela fica com esses sintomas levava ela no PS e sempre passavam inalação com Berotec,tenho um pouco de receio dele,é sempre necessário ou só o soro resolve?

    Abraços!!

    Curtir

  58. Olá Thaís, sempre participando!!
    As alergias são genéticas e a chance de herdar é de uns 40% por genitor (pai ou mãe), independentemente do tipo de alergia (pele, nariz, pulmão ou olho).
    A maioria dos casos é leve e o diagnóstico é basicamente clínico.
    Existem exames de alergia em geral (IgE) e específicos (RAST – sangue e PrickTest – pele) que são realizados em casos de difícil diagnóstico ou tratamento.
    É sempre aconselhável conversar com o Pediatra e avaliar a necessidade da introdução de medicações.
    Abraços

    Curtir

  59. Obrigado Thais
    É sempre um prazer ajudar e o objetivo do PediatriaVirtual.com

    Curtir

  60. Thaís Araujo disse:

    Dr
    Eu tenho rinite alérgica,minha filha tem 1ano e 3 meses e praticamente vive resfriada ou gripada…nessa idade ela já pode fazer algum exame pra saber se ela ‘herdou’ isso de mim?

    Abraços

    Curtir

  61. Thaís Araujo disse:

    Simplesmente perfeito!!!

    Minha filha está o dia todo com febre,mas sem nenhum outro sintoma por enquanto,já estava quase levando pro PS quando vim aqui dá uma olhadinha…e ainda bem rsrs.
    Obrigada Dr vou continuar medicando e esperar pra ver se aparece mais algum sintoma.

    Abraços

    Curtir

Deixe um comentário