Soluços no Bebê

banner - Novidades-novo

O soluço é algo muito incômodo, tanto para quem tem, tanto para quem está observando. Ninguém consegue ficar impassível ao ver seu filho soluçar. Procuramos um culpado e um salvador, esquecendo que o soluço raramente dura mais de alguns minutos, principalmente nas crianças pequenas.

Ele é causado por uma contração exagerado dos músculos respiratórios (diafragma e intercostais), secundária a uma estimulação dos nervos vagos e frênico por algum estimulo irritativo, levando a uma inspiração forçada e no momento da saída do ar as cordas vocais se fecham, gerando o clássico som do soluço (hic!)

WP hiccup graphic

Causas Importantes

  • Frio: muito comum no primeiro mês de vida, geralmente na troca de roupa/fralda ou saída do banho e progressivamente se torna mais raro com a idade.
  • Retorno de conteúdo do estômago da criança em direção ao esôfago por excesso alimentar: nos bebês ocorre volta de leite, e nas crianças maiores quando comem ou bebem demais. Nos bebês pode estar ou não associado à regurgitação ou Refluxo Gastroesofágico – sendo comum nos maiores de 1 mês de vida, ocorrendo principalmente após a mamada se a criança não permanecer na posição vertical por um tempo prolongado – (aproximadamente 10 minutos). Esse estímulo pode ocorrer também por ar engolido durante a mamada.

Banner novo youtube

Como Prevenir ?

Assim como nas situações acima, ou seja:

  • Evitar variações de temperatura ou minimizá-las: fechar portas e janelas ao trocar bebê, sempre tentar cobrir parte do corpo durante a troca de fralda ou roupas, separar as roupas ou produtos que vamos utilizar antes do banho e a troca de fralda/roupa, evitando que a criança fique tempo prolongado com a pele exposta.
  • Evitar regurgitações visíveis ou não, deixando o bebê pelo menos 10-15 minutos na posição vertical após as mamadas, e elevando o decúbito (inclinando) de todo o tronco no berço/carrinho.

Como Tratar?

  • Não há tratamento específico para as crises de soluço, porém ninguém deve ficar preocupado pois o soluço isoladamente não causa nenhum mal à criança.
  • Alegadamente, a única maneira de reduzir a duração de um episódio de soluço é dar um pouco de leite materno ou mamadeira, com muito cuidado e em pequena quantidade, pois a causa é o retorno do leite do estômago, por ele estar muito cheio. O uso de Chupetas nesse caso também reduz a duração do soluço.
  • Aquecer o bebê: aumentar rapidamente a temperatura da criança, colocando cobertas, pegando no colo… Lembrando que soluços causados por frio dificilmente ocorrem após o primeiro mês de vida. Evite utilizar roupas e cobertas demais no bebês maiores pois estes sentem mais calor do que frio, geralmente. Mas recorde-se sempre de secar bem o bebê, principalmente a cabeça e a orelha, pelo risco de Otite Externa.
  • Deixá-lo na vertical para reduzir regurgitação por pelo menos 10-15 minutos após todas as mamadas.

E não adianta deixar a linha vermelha cheia de saliva da Vovó na testa ….

Deixem seus comentários com dúvidas ou sugestões. Respondo assim que possível!

Dr. Christian Helfstein

Médico Pediatra – CRM/SP 119.947

Limeira – São Paulo

banner novo - telemedicina

Textos Relacionados

Novidades para Você!Refluxo GastroesofágicoCólica do BebêCausas de Choro no BebêPrimeira Consulta com Pediatra - PuericulturaConsulta de 1 Mês com Pediatra - PuericulturaComo Trocar Fraldas - Dicas aos IniciantesHérnia Umbilical

 

4 comentários

  1. Bom dia
    O principal parâmetro de preocupação nessa idade é o ganho de peso, se estiver normal o restante é sempre secundário.
    O colicalm é uma medicação com inúmeras plantinhas pra acalmar a barriga do bebê e apesar de não ter nenhuma comprovação científica, aparenta funcionar mas o colikids ainda é a melhor medicação com educação superior a 90%.
    Dá uma olhada no pediatriavirtual.com/colica/
    Em relação a regurgitação, o ganho de peso e o comportamento pós regurgitação é importante, de uma lida no pediatriavirtual.com/refluxo/ para saber mais
    Abraços

    Curtir

  2. Catarina disse:

    Oi bom dia tenho me esforçado só amamentar minha bebê tem 29 dias chora com as cólicas geralmente nos mesmos horários tenho administrado coli kids e quando luftal e paracetamol estou me dedicando pra só amamentar sem uso de água chás chupetas gostei muito do artigo sobre o assunto gostaria de saber sua opinião sobre coli calm remédio importado só vende pelo mercado livre e reparei o regurgitar dela não é sempre que ela tem é normal ? Obrigada

    Curtir

  3. Bom dia Glória
    É muito difícil prever qual será a reação de um bebê a determinado leite. Eu particularmente gosto do Aptamil e poucos bebês tem a cólica piorada ou prendem o intestino com ele.
    Mas infelizmente, só existe uma maneira de saber, testando o leite por alguns dias.
    Abraços e boa sorte

    Curtir

  4. Glória disse:

    Meu filho tem um mês e sofre muito com cólica estou introduzindo o aptamil 1 com probioticos pois meu leite no seio secou pergunto se esse leite vai ressecar meu bebê ou piorar as cólicas?

    Curtir

Deixe um comentário