As crianças apresentam um padrão de crescimento e engorda, já conhecido e bem estudado mundialmente. Nossa ultima curva de crescimento mundial é do biênio 2006/2007 e foi elaborada pela WHO – World Health Organization ou OMS – Organização Mundial da Saude com base nos dados de inúmeros países.
Essas curvas devem ser atualizadas periodicamente para que continuem refletindo a população mundial. É claro que uma curva mundial reflete a média de todos os países participantes e não exatamente a população de um determinado País. Por exemplo, a altura média mundial é de 176 e 163 cm para homens e mulheres, respectivamente. Na Holanda, a altura média é de 184 e 170 cm para homens e mulheres, cerca de 6-7 cm acima da população mundial e muito mais da população brasileira que é de 172 e 161, respectivamente.
Temos uma tendência secular de crescimento da altura média da população de aproximadamente 1 cm a cada década. Nossos adolescentes em grandes centros urbanos já apresentam alturas médias de 177 e 167 para homens e mulheres, respectivamente, cerca de 5 cm acima da altura média da população. Lembrando que são dados de 2009 e depois de todos esses anos, acho que podemos acrescentar mais 01 centímetro à essa média.
Curvas de Crescimento, Peso e Obesidade
As curvas são todas padronizadas para facilitar o entendimento e a visualização. Eu só utiliza as curvas de 2006-2007, pois são as mais atualizadas.
Todas as curvas apresenta uma média (Índice 0), e desvios para cima (+1, +2 e +3) e para baixo (-1, -2 e -3). Valores entre -2 e +2 são considerados normais e acima ou abaixo, esses valores são considerados anormais:

- 0 -Zero = sempre se refere a média daquele dado
- Valores positivos (+1, +2 e +3): significam valores acima da média. Pode ser bons como no caso da altura ou ruins no caso do peso
- Valores negativos (-1, -2 e -3): significam valores abaixo da média. Pode ser bons como no caso do peso ou ruins no caso da altura
Cada criança tem uma curva genética ou potencial genético de crescimento e isso pode ser calculado com erro de 8 cm para cima ou baixo:
- Menino: (Altura da Mãe + 13) + (Altura do Pai) divididos por 2
- Exemplo: Pai 175 e Mãe 160 – Altura projetada de 166 – 182 cm
- Menina: (Altura da Mãe) + (Altura do Pai – 13) divididos por 2
- Exemplo: Pai 175 e Mãe 160 – Altura projetada de 153- 169 cm
A diferença média de altura entre os diferentes sexos ou entre irmãos é de até 13 centímetros.
Devido ao potencial genético, qualquer variação de mais de um índice tanto na altura como no peso, seja para cima ou para baixo, é motivo de preocupação e deve ser investigado, primeiramente com história e exame físico para avaliar a necessidade de exames complementares.
Como Preencher a Curva
A curva pode ser impressa do PediatriaVirtual.com ou utilizamos a presente na Caderneta de Vacinação. Colocamos o devido valor (Peso, Altura ou IMC) na respectiva linha da idade e fazemos uma bolinha. A cada nova marcação, você vai fazendo uma linha conectando as mesmas e pode avaliar a tendência desse valor.
Clique na figura ao lado para obter mais informações.
Curvas de Altura
Lembrando que a Altura é primariamente genética, mas fatores como prematuridade, doenças crônicas graves, desnutrição pregressa e etc podem levar a redução da estatura final projetada.
Curvas de Peso
Sempre relacionamos o Peso x Altura após os dois anos de idade por refletir melhor as variações de Altura entre as diferentes crianças. Normalmente as crianças devem permanecer em índices parecidos nas curvas de peso e altura


Curvas de IMC ou Índice de Massa Corpórea ou Obesidade
As curvas de IMC seguem os mesmos princípios das outras curvas, mas devem ser utilizadas rotineiramente após os 2 anos de idade e apresentam uma diferença entre os menores de 5 anos e os maiores em relação ao Índice de Obesidade, que é +2 nos acima de 5 anos e +3 nos baixo de 5 anos.




Dr. Christian Helfstein
CRM/SP 119.947