Clique aqui para saber as Novidades

As Gripes e os Resfriados são grandes motivos de preocupação para os Pais, não por sua gravidade, mas simplesmente porque são a principal causa de Febre na crianças e a Febre é o grande pesadelo dos Pais no Brasil.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Crianças ficam doentes com frequência até os quatro anos de idade, principalmente as alérgicas e frequentadoras de Creches e Escolinhas,  e não é causado por “Falta de Imunidade”, mas sim por imaturidade da imunidade, ou seja, seu filho tem um exército que ainda precisa de treinamento mais apurado.

O Resfriado é a doença mais comuns na infância e apresenta algumas características interessantes:

  • É causado por mais de 100 diferentes tipos de Vírus (famosas Viroses)
  • A imunidade é especifica para cada tipo, ou seja, nós aprendemos a nós defender apenas depois que pegamos um tipo específico.
  • Ocorre em média de 4-6 vezes ao ano, sendo menos frequente quanto mais velha a criança, principalmente após os 4 anos de idade.
  • Sintomas são mais frequentes e prolongados quanto menor a idade da criança e maior a exposição aos vírus.
  • Crianças que vão para a Creche ou Escolinha tem entre 8-12 Resfriados ao ano, ou seja 1 infecção a cada 30-45 dias.
  • Os Azarados que perfazem 10-20% dessas crianças  tem aproximadamente 18 resfriados ao ano ou 1 infecção a cada 20 dias.
  • Causa Febre, Mal Estar, Falta de Apetite, Tosse, Espirros, Coriza, Secreção, Tosse Cheia  e etc por muitos dias pois dura em média de 7-10 dias nas crianças.
  • Febre dura em média de 2-4 dias, podendo chegar a 39ºC e pouco nas primeiras 24-48 horas. Febre mais alta não significa infecção mais grave.
  • Tosse geralmente inicia entre o 2º – 4º dia, sendo “cheia” nessa fase inicial e progressivamente mais leve e seca com o passar dos dias. Piora muito à noite e é causado basicamente pela irritação e secreção na região da nasofaringe (nariz e garganta) e não pelo Pulmão. Dura em média 7-10 dias, porém 20% das crianças ainda estão tossindo após 20 dias do Resfriado
  • As secreções, sejam corizas ou catarros, são mais precoces e evoluem da águinha para a secreção verde ou amarela e então branca até desaparecer. Secreção verde e amarela não deve ocorrer por mais de 7 dias contínuos.
  • Não existem vacinas para Resfriados.

As Gripes são sempre causadas por um Vírus chamado Influenza nos seus mais subtipos como H1N1, H3N2, H5N1 ou Gripes Suina, Espanhola, Aviária e etc. Esse vírus apresenta pequenas modificações a cada ano e por isso, a vacinação contra gripe é anual.

Diferentemente dos Resfriados que são mais frequentes, as Gripes atingem aproximadamente 20% das pessoas todos os anos, sendo um percentual maior na crianças e ela apresenta uma maior gravidade com um índice de complicações como pneumonia ou mesmo mortalidade infinitamente maior que os Resfriados.

Temos epidemias de gripes, ou seja, casos muitos mais frequentes de 1 a 2 vezes por década e as pandemias como Gripe Espanhola, Aviária e Suína com intervalos de décadas geralmente.

Transmissão

A transmissão de Gripes e Resfriados ocorre da mesma maneira através de contato direto, geralmente através da mão, e por gotículas no ar presentes expelidas através da fala, tosse e espirros.

A maioria dos casos de gripes e resfriados ocorre entre abril e setembro, sendo o pico de ocorrência nos meses de junho até agosto. Nesse período, as pessoas tendem a permanecer mais em locais fechados aumentando as chances de transmissão. Mas será que o frio, como dizem nossos avós, realmente causam doenças? Saiba mais aqui.

Na criança, o mecanismo mais importante de transmissão é o contato direto, portanto, mantermos as Mãos, tanto nossas como de nossas crianças, limpas é o principal meio de prevenção dessas doenças.

Estudos recentes indicam que a lavagem da mão com sabão ou álcool gel sempre que tivermos contato com secreções (tosse, espirros ou saliva) ou sujeiras variadas associado a mais de 5 lavagens mesmo na ausência dessas situações, ou seja, apenas porque faz tempo que não lavamos a mão, leva à uma Redução de 60-80% no número de infecções nas Crianças.

Clique aqui para aprender a lavar as mãos e lembre-se que o álcool gel funciona se a mão não apresentar sujeira visível e se esperarmos ele secar.

Podemos utilizar álcool gel desde a recém nascidos. As pessoas tem uma péssima mania de mexer na mão ou chupeta de bebês, tanta a familia como desconhecidos na rua. Ande sempre com seu álcool gel na bolsa.

Vacina

Hoje em dia, existe apenas a Vacina contra Influenza ou Gripe e nenhum dos outros 100 vírus causadores de resfriados podem ser evitados através da vacinação.

A Vacina contra Gripe muda todos os anos conforme são detectados quais são os vírus que estão causando mais casos de Gripe. Normalmente, a eficácia da vacina depende da manutenção ou não dos diferentes tipos de vírus entre a detecção, fabricação  e utilização da vacina de gripe. Por exemplo, a Vacina utilizada em 2015 tinha 25% de eficácia enquanto a vacina de 2016 está apresentando 59% de eficácia.

Sintomas

Os principais sintomas dos Resfriados são febre, mal estar, falta de apetite, coriza, tosse e indisposição. Eles estão mais relacionados a resposta de nosso organismo que a “maldade” do vírus.

Todos são passageiros e devem ser tratados se gerarem algum incomodo. A duração deles é de 7 -10 dias e até 20% das crianças apresenta quadros mais prolongados, mas sem nenhuma gravidade.

As infecções de ouvido, ou Otites Médias Agudas, ocorrem em 20% das crianças com Gripes e Resfriados, sendo autolimitadas e sem necessidade de tratamento com antibióticos.

Alterações pulmonares são comuns, sendo o chiado no peito em crianças pequenas frequentemente desencadeado por resfriados e raras vezes as crianças apresentam pneumonias virais, levando a falta de ar (batimento de asa do nariz, retração no pescoço e debaixo das costelas). Essa é a principal complicação que leva a internação, e não é pela necessidade de antibiótico e sim pela necessidade de inalações frequentes e principalmente pela necessidade de Oxigênio.

Muitas vezes é difícil diferenciar um resfriado de um quadro alérgico e na seção de tratamento, você vai descobrir que isso faz muito pouca diferença efetivamente.

Complicações

As principais complicações podem ser divididas em infecciosas e não infecciosas.

As complicações infecciosas são a Pneumonia, Otite e Sinusite Bacterianas. Todas são raras ocorrendo em menos de 10% dos casos  e nem todas são tratadas com antibióticos, dependendo da doença, gravidade e idade da criança.

Lembrando que não existe “Começo de Pneumonia” e que os Pais não podem decidir se a criança internará ou não para tratar alguma doença. A partir do momento que o Médico liberou seu filho com uma doença “supostamente” grave para tratamento em casa, ou o Médico está errado ou provavelmente o diagnóstico está errado e o Médico quis apenas te assustar, mania que está se disseminando nos Pronto Socorros e Pronto Atendimentos.

As complicações não infecciosas são basicamente relacionadas ao absenteísmo dos pais do trabalho e da criança da escola, gerando falta e atrapalhando o desempenho, e redução no ganho de peso naqueles 10% azarados que tem até 18 infecções ao ano.

Gripes Graves como H1N1, H3N2 e H5N1 ou Gripe Aviária, Suína ou Espanhola

Existe ainda a DRAG ou Doença Respiratória Aguda Grave, geralmente causada por diferentes cepas de Influenza A como H1N1, H3N2, H5N3 e etc levando à epidemias em todo o mundo. Os sintomas de gravidade são falta de ar (vídeo abaixo), sonolência excessiva, não aceitação de líquidos, palidez excessiva ou pele arroxeada e ausência de xixi. Elas causam alteração na circulação do sangue, pneumonias ou pneumonites podendo levar à morte.

Observe que a barriguinha entra pra dentro na respiração e que ocorre uma depressão debaixo das costelas a cada respiração. Pode ocorrer o batimento da aleta nasal quando basicamente a narina fica abrindo e fechando durante a respiração.

Nas crianças maiores é mais fácil observar a retração de fúrcula quando ocorre uma depressão ou buraco na base do pescoço quando a criança está cansada.

Nesses casos devemos sempre levar a criança ao pronto socorro imediatamente.

Todas as crianças menores de 5 anos de idade ou portadoras de doenças crônicas devem ser levadas ao Pronto Socorro em caso de febre e sintomas gripais como tosse, coriza, secreção nasal e etc para avaliação e introdução de medicação Tamiflu na época de maior gravidade da Gripe (Abril a Agosto).

Creches, Alérgicos e Carnes Esponjosas

A ida na Creche ou Escolinha, da criança ou de um irmão maior, é o principal fator para a ocorrência de quadros frequentes de Resfriados.

Classicamente, a cada 20 – 30 dias a criança apresenta o seguinte ciclo de sintomas: Coriza -> Febre -> Tosse Cheia -> Secreção Nasal -> Tosse Seca. O Nariz fica menos de 1 semana relativamente bom e logo depois o nariz já está escorrendo.

As crianças alérgicas ou filhos de Pais Alérgicos apresentam quadros parecidos com os Resfriados e muitas vezes difíceis de serem diferenciados. Geralmente é optado pelo uso de antialérgicos por tempo prolongado (4-6 meses).

A presença de aumentos nas Amígdalas (garganta) e Adenóides (nariz) são características entre os 2 e 6 anos de idade devido ao aumento da necessidade de proteção dessa região ao contato da criança com o mundo, afinal, tudo vai parar na boca. Esses aumentos podem gerar sintomas contínuos de obstrução e serem piorados por Resfriados aumentando o potencial de complicações como Otites e Sinusites.

Tratamento

O tratamento dessas doenças é bem simples, já que a maioria dos sintomas são passageiros e melhoram praticamente sozinhos.

Para os quadros Graves de Gripe (idosos, menores de 5 anos, portadores de doenças crônicas), o tratamento consiste no uso do medicamento Oseltamivir ou Tamiflu o mais precoce possível. Na maioria das vezes é utilizado em ambiente hospitalar, exceto em menores 05 anos, mas principalmente nos menores de dois anos e portadores de doenças crônicas como asma.

folheto_diluicao_oseltamivir (1)

Os Resfriando tem um tratamento mais simples, porém mais trabalhoso, e eu coloquei na ordem de importância:

  1. Manter o Nariz limpo: pode ser assoando o nariz, limpando com gotas ou sprays de soro fisiológico em abundância ou inalações também com soro fisiológico (5 ml) varias e varias vezes ao dia. Para ser efetivo, o nariz deve ser limpo muitas e muitas vezes e principalmente sem dó, colocando tanto soro fisiológico quanto for necessário.
  2. Controlar a Febre: pode-se utilizar dipirona, paracetamol ou ibuprofeno, intercalando de 2/2 ou 3/3 horas se necessário. Não utilizar AAS ou Aspirina em nenhuma  situação pelo risco de doença hepática, coma ou morte.
  3. Melhorar a obstrução nasal e coriza: depois de limpo, tentamos reduzir a obstrução e a produção da coriza que são os causadores da tosse. Utilizamos antialérgicos como dexclorfeniramina e cetotifeno após os 6 meses de vida e vick vaporub no peito após 1 ano de idade.
  4. Expectorar: a melhor maneira de manter o nariz sem secreção é assoar ou colocar soro fisiológico, não existindo indicação para uso de medicações para tosse antes dos 2 anos. Hoje, a tendência é que essas medicações seja utilizados apenas nos maiores de 4 anos. O mel é o único expectorante indicado para maiores de 1 ano de idade.

Nossas crianças começam a produzir a defesa contra novas infecções após 3 dias e conseguem o poder total entre 10 -14 dias, portanto precisamos apenas ajudar nossos Filhos a esperarem seu próprio corpo reagir e combater a doença.

Enfim …

Para finalizar, os Pais devem saber que os Resfriados e Gripes são frequentes e tem pouco potencial maléfico as crianças, alias são grandes estimulantes da imunidade e reduzem alergias a longo prazo.

A Febre não mata ninguém e deve ser medicada por 48 horas antes de ser levado para avaliação médica e mesmo assim, somente se os sintomas estiverem piorando.

Complicações são raras e o uso de antibióticos e xaropes são mais raros ainda. Quanto antes e com maior frequência iniciamos a limpeza nasal, mais rápida será a resolução do quadro, até alguns dias depois quando tudo começa novamente.

Dr. Christian Helfstein

CRM/SP 119.947

Textos Relacionados

Novidades para Você!FebreOrelhaVitaminasVacina Contra Gripe ou InfluenzaImunidade Baixa? Vacina Contra Gripe ou Influenza>Bronquiolite ou Chiado no Peito do Bebê

38 comentários sobre “Gripes e Resfriados

  1. Bom dia Doutor,
    Então a minha bebe tem 2 anos e 5 meses e esta apresentando um quadro de resfriado , ela esta espirrando bastante , o nariz esta escorrendo bastante , as vezes ela tosse mas é bem poucas vezes. Estou fazendo o tratamento da seguinte forma : estou dando 10 gotas de vitamina C da marca Cewin , e estou lavando o nariz com Salsep umas 5 vezes ao dia. Gostaria de saber se oque eu estou fazendo é o suficiente para o caso e se existe algum tipo de medicação que pode ser usado para resfriado em crianças nessa idade?
    Eu vi na tv o tal do benegrip multi liquido que diz que pode ser usado em crianças a partir de 2 anos, ele é bom? existe outro melhor? quando devo usar um medicamento desse tipo?
    desde já agradeço a sua atenção.

    Curtir

  2. Bom dia
    Você pode usar sim, a diferença deles é que o soro é pressurizado e isso facilita a limpeza.
    Vc pode aplicar mais jatos em sequência do salsep normal de preferir ou usar uma técnica de limpeza com a seringa.
    Vou fazer um post no Facebook​ sobre isso, dá uma olhada depois.
    Abraços

    Curtir

  3. Bom dia doutor! Meu bebê está com nariz bem congestionado e saindo secreção, dificilmente tem uma tosse seca.Tô usando salsep mas não acho que está resolvendo, As vezes faço inalação,vejo que melhora mais . Mas como eu ainda não tenho o aparelho, Fica difícil fazer varias vezes, só quando levo no psf. Eu gostaria de saber se posso usar o salsep jet ou o Maresis Baby será que é melhor?

    Curtir

  4. Bom dia
    O tratamento é basicamente esse mas se a perda de fôlego for frequente ou ele apresentar cansaço, você deve consultar um pediatra novamente.
    Eu não posso consultar a distância, apenas digo que o hixizine não funciona para gripes, resfriados ou bronquiolite.
    Abraços

    Curtir

  5. Obrigada doutor!então doutor devo parar de dar o hixizine é? .o tratamento só é sorro e inalação.quando ele tosse é desesperador se engasga e fica com falta de fôlego. E eu já li sim sobre bronquiolite.

    Curtir

  6. Bom dia Maria
    Como ela ao examinar fez inalações com berotec provavelmente seu filho está com bronquiolite doença viral que causa chiado no peito e gripe.
    O tratamento é higiene nasal com soro fisiológico ou rinossoro ou salsep várias vezes ao dia e inalação com soro fisiológico várias vezes ao dia, pode usar berotec também, mas não é a primeira indicação.
    O hixizine não faz nenhum efeito.
    Observar sinais de falta de ar com a asinha do nariz abrindo e fechando ou um buraquinho debaixo do pescoço e costelas.
    Duração média de 10 a 14 dias.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/bronquiolite/
    Abraços e fique calma

    Curtir

  7. Bom dia! Doutor o que eu mais temia aconteceu meu bebê está gripado, tosse muito chega até engasgar, e saindo secreção “catarro” pelo nariz tbm, e o nariz tá muito obstruído, nossa estou muito aflita. Levei ele para a pediatra e ela passou Hixizine,salsep q eu já uso, e inalação com sorro 3 gotas de 4/4 horas, e se ele piorasse do cansaço levar ao proto socorro, pq quando ele tosse muito, e chora ele fica cansadinho. E ontem quando levei ele pra ela, ela passou pra ele tomar inalação com 2 gotas de berotec 3 seções de 20 e 20 minutos, melhorou. Estou desesperada pq ontem comecei a dar o remédio e quando dei ele começou a tossir e se engasgou e faltou o fôlego, foi desesperador ver meu bebê engasgado tossindo e sem fôlego sem saber o que fazer? doutor será que esse remédio melhora tosse do meu bebê, e elimina esse catarro? Ou existe algum remédio melhor? Ela olhou e disse que o pulmão tá limpo graças a Deus. Obrigado.

    Curtir

  8. Bom dia
    Podemos dar mel para crianças após 1 ano de idade e a quantidade é 1 colher de chá até 6 x por dia.
    Podemos usar inalação com soro fisiológico várias vezes ao dia e higiene nasal com soro fisiológico ou rinossoro ou salsep várias vezes ao dia.
    Abraços

    Curtir

  9. Bom dia Janaína
    Seu bebê pode estar gripado, mas nessa época a bronquiolite é mais comum, dá uma lida no pediatriavirtual.com/bronquiolite/
    O tratamento para ambas as doenças nessa idade é higiene nasal com soro fisiológico ou rinossoro ou salsep várias vezes ao dia e inalação com soro fisiológico várias vezes ao dia, sendo a inalação mais eficaz az que o salsep em relação ao sono.
    A duração média é de uns 7 a 10 dias e vc deve observar os sinais de alerta descritos no pediatriavirtual.com/muita-calma/. Os principais são falta de ar com a asinha do nariz abrindo e fechando ou um buraquinho debaixo do pescoço e costelas manchas vermelhas no corpo sonolência ou apatia excessiva redução importante no xixi.
    Abraços e tenha paciência

    Curtir

  10. Bom Dia, Dr.!
    Meu bebé tem 07 meses e há uma semana está torssindo, uma tosse seca, mas está com o nariz consgestionado e com catarro, escorrendo coriza toda vez que eapirra. Isso tem atrapalhado seu sono noturno e as sonecas diurnas. No momento estou aplicando salsep em seu nariz, mas não sei o que fazer mais. O levei no posto de saúde perto de minha casa e não pode ser atendido porque não foi considerado emergência e a sua próxima consulta com o pediatra marquei para o dia 04 de Maio, só que não tenho o telefone particular dá pediatra dele é tô angustiada em esperar até lá vendo meu bebê assim. No momento estou aplicando salsep em suas narinas. Pode me ajudar?
    Grata,
    Janaína Santoa

    Curtir

  11. Bom dia
    Provavelmente você acha que ela está com Secreção no peito por algum barulho que ocorre na respiração ou na tosse.
    Vamos lá, temos dois tipos: Porquinho é sempre causado por nariz entupido e assobio ou miado de gato é sempre causa do pelo pulmão.
    Se for pulmão, ela deve estar com bronquiolite. Dá uma lida no pediatriavirtual.com/bronquiolite
    No caso de nariz entupido, porquinho, também sentimos no peito o barulho.
    Nessa idade o tratamento consiste em manter o nariz limpo com higiene nasal com soro fisiológico ou rinossoro ou salsep várias vezes ao dia e inalação com soro fisiológico várias vezes ao dia.
    A duração média é de 7 a 10 dias.
    E não esqueça a vacinação de gripe amanhã.
    Abraços

    Curtir

  12. Boa noite Dr.
    Minha bebê de 6 meses está com uma gripe forte fazem 3 dias, com secreção no peito. O q devo fazer para que ela melhore mais rápido? Como retirar a secreção do peito e devo levá-la ao pediatra? Ela está esperta e sem febre.

    Curtir

  13. Bom dia
    Bebês pequenos podem ter nariz entupido apenas por mudanças de temperatura e umidade, não precisa ser necessariamente uma gripe ou resfriado.
    O tratamento é com higiene nasal com soro fisiológico como o salsep e inalação com 5 ml de soro fisiológico várias vezes ao dia.
    Temos que manter o nariz limpo.
    Abraços

    Curtir

  14. Bom dia Dr.
    Meu bebê de 2 meses e 12 dias amanheceu com o narizunho congestionado. Está com uma pequena dificuldade pra respirar. Está com espirros tb. Já faço uso do salsep 360°
    O que mais posso fazer para ajudá -lo
    Desre já agradeço

    Curtir

  15. Bom dia Mirela
    Seu bebê é muito novinho e a gripe pode ser grave nessas crianças. Lembre que todos que tiverem contato com ela devem lavar as mãos.
    A evolução da gripe é assim nos pequenos, piora nos primeiros dias, estabiliza e só então melhora.
    A duração média é de 10 dias, mas pode chegar a 20 em muitos casos.
    Você precisa observar cansaço (asa do nariz abre e fecha, depressão abaixo das costelas), se está mamando, fazendo xixi três vezes ao dia e sonolência excessiva, além de palidez ou pele roxa. Nesses casos você deve voltar ao médico.
    Observe e mantenha o nariz limpo.
    Alguns bebês evoluem com bronquiolite ou chiado no peito e o tratamento é com inalação com soro fisiológico várias vezes ao dia.
    Abraços e melhoras à sua pequena.

    Curtir

  16. Olá boa tarde !!
    Minha bebê tem apenas 12 dias de nascida. E pegou um resfriado ou gripe nem e bem o que é , só sei que esta com tosse com catarro e a gargantinha irritada por que toda vez q tosse chora e ate o choro ta saindo fininho como se estivesse roca. Ela continua mamando , mais menos do que estava mamandonno início e mama aos pouquinhos. Levei ao medico e ele somente passou sorine pra pingar antes de cada mamada , mas depois que passei no medico a tosse piorou. O que faço??

    Curtir

  17. Obrigado pelos Elogios
    Lembrando que apenas repeti o que havia escrito nessa mesma página.
    Uma parte grande dos Pais e, infelizmente, dos Pediatras ainda acreditam que inalação com soro fisiológico não serve para nada.
    Todos os últimos estudos científicos demonstram que a inalação é o principal tratamento das afecções respiratórias na criança e os Pais devem sempre iniciar seu uso no caso de tosse, coriza, obstrução nasal e etc.
    Abraços e continue participando do PediatriaVirtual.com

    Curtir

  18. O nariz parou de escorrer um pouco, o pulmão está limpinho, não tem barulho algum. Hoje ele está bem melhor. Agradeço pela atenção e competência… Minha sincera admiração…

    Curtir

  19. Boa noite
    Seu pequeno deve ter tido uma gripe ou resfriado.
    Sempre observar cansaço e dificuldades para mamar.
    Geralmente, esses quadros com tosse e vômitos são relacionados à obstrução nasal por secreção ou chiados no peito ou bronquiolite.
    O barulho de nariz parece um porquinho e o de pulmão parece um assobio ou miado de gato.
    O tratamento é com inalação com soro fisiológico várias vezes ao dia e manutenção da unidade do ar independente de ser gripe ou bronquiolite.
    Tenha paciência, pois até 20% das crianças ainda tosse depois de 20 dias de quadro.
    Lembrando que menores de 2 anos não devem utilizar xaropes rotineiramente e nos casos de sinais de alerta ou quadros prolongados devem ser sempre avaliados por um Pediatra.
    Obrigado por participar.

    Curtir

  20. Olá! Meu filho tem 11 meses e está a 3 dias com os olhos com pus, o nariz estava escorrendo, mediquei com decongex, como de uma outra vez a médica receitou. Ele teve febre por dois dias, como o nariz descongestionou, vieram as tosses, comecei dar um xarope (carbocisteina). Hoje ele começou todas as vezes que tossia, chorava e tudo que comia vomitava. Lwmbrando que ele ainda mama em mim. O que faço? Por favor…

    Curtir

  21. Boa Noite
    O protocolo de tratamento de síndromes gripais do Ministério da Saúde indica que todas as crianças com gripe até 2 anos devem ser levadas ao ps e entre 3-5 anos, preferencialmente os portadores de doenças Crônicas.
    Lembrando que gripes tem Febre e algum sintoma gripal como tosse coriza e etc.
    Parece que seu filho não se encaixa nem no critério de gripe ou se doença crônica.
    Deve observar os Sinais de Alerta descritos no texto e hidratar, limpar nariz e outros tratamentos sintomáticos, mas sem a necessidade de PS ou medicações.
    Espero ter ajudado

    Curtir

  22. Dr. estou em duvida com um trecho das orientações sobre gripe, seria

    >>>Todas as crianças menores de 5 anos de idade ou portadoras de doenças crônicas devem ser levadas ao Pronto Socorro em caso de febre e sintomas gripais como tosse, coriza, secreção nasal e etc para avaliação e introdução de medicação Tamiflu na época de maior gravidade da Gripe (Abril a Agosto).<<<

    No caso meu filho está assim com gripe (tosse, coriza, secreção nasal e peito cheio) mas ele não tem doenças cronicas, devo leva-lo pro hospital ou esperar um pouco mais?
    Obrigada

    Curtir

  23. Bom dia Thaís
    Nos primeiros anos de vida, muitas crianças apresentam crises de chiado no peito a cada gripe, chamamos de Bebês ou Lactentes Chiadores. Se o quadro é muito frequente, existe a indicação de tratamento preventivo, muitas vezes com bombinhas iguais as de asma.
    Abraços

    Curtir

  24. Minha filha está nesses 10% azarados
    com certeza é um espisódio assim todo o mês desde os 3 meses.Dr sempre que ela fica com esses sintomas levava ela no PS e sempre passavam inalação com Berotec,tenho um pouco de receio dele,é sempre necessário ou só o soro resolve?

    Abraços!!

    Curtir

  25. Olá Thaís, sempre participando!!
    As alergias são genéticas e a chance de herdar é de uns 40% por genitor (pai ou mãe), independentemente do tipo de alergia (pele, nariz, pulmão ou olho).
    A maioria dos casos é leve e o diagnóstico é basicamente clínico.
    Existem exames de alergia em geral (IgE) e específicos (RAST – sangue e PrickTest – pele) que são realizados em casos de difícil diagnóstico ou tratamento.
    É sempre aconselhável conversar com o Pediatra e avaliar a necessidade da introdução de medicações.
    Abraços

    Curtir

  26. Dr
    Eu tenho rinite alérgica,minha filha tem 1ano e 3 meses e praticamente vive resfriada ou gripada…nessa idade ela já pode fazer algum exame pra saber se ela ‘herdou’ isso de mim?

    Abraços

    Curtir

  27. Simplesmente perfeito!!!

    Minha filha está o dia todo com febre,mas sem nenhum outro sintoma por enquanto,já estava quase levando pro PS quando vim aqui dá uma olhadinha…e ainda bem rsrs.
    Obrigada Dr vou continuar medicando e esperar pra ver se aparece mais algum sintoma.

    Abraços

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s