banner - Novidades-novo

Asma, ou Bronquite (nome antigo e em desuso), é uma doença que causa arrepios em muitos Pais, cujos filhos já tiveram crises de falta de ar importante, e mesmo Pais de crianças que nunca tiveram essa doença apresentam um medo exagerado.

Todo esse “Medo” decorre que até pouco mais de 20 anos não existiam protocolos de tratamentos efetivos para a prevenção Asma, ou seja, quem tinha Asma e sua Família estava fadados a crises frequentes de falta de ar, idas a Pronto Socorros, Internações, Pneumonia e inclusive a Morte.

Ela apresenta um caráter genético importante, sendo o risco de transmissão de aproximadamente 35% para cada genitor (pai ou mãe) alérgico. A maioria das crianças com Asma (70%) apresenta mais de um tipo de alergia, seja rinite, dermatite ou conjuntivite.

A Asma é uma das doenças crônicas mais comuns no mundo, e nas crianças, a Asma é a doença crônica mais comum. A prevalência da doença é de aproximadamente 15%, sendo 5-10% de Asma com componente alérgico e 3-10% de Asma Induzida pelo Exercício.

pneumonia

Pneumonias são muito mais raras que a Asma, Hiperreatividade Brônquica (Bebê Chiador) ou Bronquiolite. Raramente a Pneumonia tratada em casa dá falta de ar ou precisa ser tratada com inalação ou corticóides como a prednisolona.

Alias, nos últimos 20 anos estamos vivendo um boom da alergia, incluindo Asma, Rinite Alérgica, Dermatites e Alergias Alimentares, sendo a provável causa a Teoria da Limpeza. A causa da asma é muito complexa com o envolvimento de fatores genéticos (Pais Alérgicos), ambientais (poluição, cigarro, verminose), tratamento adequado (remodelação brônquica), infecções e etc; levando a:

  • Obstrução ao fluxo normal de ar ao pulmão de maneira intermitente
  • Inflamação da via aérea dentro do pulmão
  • Hiperresponsividade bronquial (canais que levam o ar até o fundo do pulmão)
  • Remodelamento a longo prazo por tratamentos inadequados levando a uma alteração irreversivelmente do pulmão, ou seja, mesmo iniciando o tratamento adequado, o Pulmão nunca mais será o mesmo.

O número de doentes é maior quanto menor a idade, ou seja, as crianças pequenas tem mais asma que os adultos, principalmente devido ao tamanho dos canais pulmonares e a imunidade em desenvolvimento, fatores agravados nos meninos que por isso apresentam mais crises.

Esse é um fator ruim para quem tem um filho pequeno com Asma, mas muito bom à longo prazo, pois 75-80% das crianças que tiveram crises de Asma estarão curadas aos 6 anos de idade, principalmente os meninos.

Existem ainda as crianças sem componente alérgico que apresentam Hiperreatividade Brônquica secundária a Bronquiolite que recebem o mesmo tratamento porém apresenta melhora mais rápida e com menores doses de medicação.

Fiquem todos calmos, porque atualmente apesar da Asma não ter cura, existem tratamentos que controlam a Asma com mínimos efeitos colaterais e pouquíssimo trabalho para os Pais.

Dica: não existem TRATAMENTOS CURATIVOS PARA ASMA, nunca faça nenhum tratamento se o Médico garantir que vai curar a Asma de seu filho, isso é MENTIRA. Nenhum orgão fiscalizador mundial, como FDA americano ou Anvisa no Brasil tem registro de Medicamentos ou Vacinas para CURA da Asma.

Não sejam enganados por Picaretas que só querem seu dinheiro. A maioria dos Asmáticos tem cura espontânea até os seis anos de idade (75-80%)

Diagnóstico

Ele é essencialmente clínico com história e exame físico, mas alguns exames podem ser colhidos em alguns casos:

  • IgE ou Imunoglobulina E: marcador de quadros alérgicos, se negativo, geralmente se trata de Hiperreatividade Brônquica secundária a Bronquiolite.
  • Rx de Tórax: tanto mal formações congênitas como doenças infecciosas (tuberculose e viroses) podem mimetizar a Asma.
  • Coleta de Escarro ou PPD:  testes para tuberculose

Caso clássico são crianças que vivem tendo pneumonias, febres e afins, melhorando por 1 a 2 semanas com o tratamento do Pronto Socorro até o retorno de todos os sintomas.

Observar os sintomas de falta de ar clicando aqui

Tratamento

  1. Controle Ambiental
    • Evitar o uso de vassoura ou espanador
    • Passar pano úmido ou aspirador de pó com filtro HEPA … tem um baratinho da Britânia, mas os maiores são melhores.
    • Evitar cortinas, tapetes, bichos de pelúcia e etc principalmente no quarto da criançarinite
    • Raramente animais são causadores de crises
  2. Controle da Rinite, saiba mais clicando aqui
  3. Medicações de Alivio ou para Crises
    • Broncodilatadores: Inalações com Berotec e Atrovent, Aerolin ou Salbutamol (bombinha) e salbutamol, terbutalina e etc em xaropes.
      • Sempre damos preferencia a Bombinha, Inalação e Xaropes, pois essa é a ordem de velocidade de melhora (5 min, 20 min e 45 minutos respectivamente)
    • Corticoides orais: prednisolona, prednisona, dexametasona e betametasona. Usados por períodos curtos devido aos seus vastos efeitos colaterais como ganho de peso, acne, diabetes, hipertensão, alterações hormonais e etc
  4. Medicações de Profilaxia ou Prevenção
    • Sempre utilizamos bombinhas, sejam sprays de verdade ou pó inalante. Não vale a pena utilizar ampolas para inalação por longo prazo, são caras e demandam tempo para sua aplicação
    • Pequenos (sempre utilizando um Espaçador)
      • Flixotide ou Fluticasona: mais portente e mais caro
      • Existe a possibilidade de uso de medicações como o Clenil HFA por períodos curtos devido a maior tendência de provocar efeitos colaterais. Essa é a única medicação disponível de graça no SUS via Farmácia Popular.
    • Maiores de 4 anos:
      • Bombinhas ou Pó inalante (meu preferido)
      • Eu gosto do Allenia (formoterol + budesonida) pois também faz parte das medicações do Pragrama de Alto Custo do Estado de São Paulo, onde os pacientes pegam a medicação gratuitamente, mas existem outros como o Seretide (caro).
    • Evitamos os uso de anti-leucotrienos como o montelucaste (Montelair ou Singulair) seja em pó ou comprimidos como primeira opção de tratamento pois além de serem mais fracos ainda induzem a hiperatividade em 10% das crianças.

plano_de_asma

Se seu Pediatra não tiver um plano de tratamento e crises, utilize esse imprimindo e levando para ele preencher.

O objetivo do tratamento é que a criança possa ter uma vida normal, sem tosse a cada corrida ou risada, tomando sorvete, indo na piscina ou tomando banho de mangueira sem ficar doente.

Abraços a Todos!

Dr. Christian Helfstein

Médico Pediatra – CRM/SP 119.947

Limeira – São Paulo

banner novo - telemedicina

Frio Causa Doenças como Gripe ou InfluenzaBronquiolite ou Chiado no Peito do Bebêkit médicootite

4 comentários sobre “Asma ou Bronquite

  1. Obrigada pela informaçao ! Bom ela realmente nao chia , mas sempre quando gripa ataca a sinusite devido a abstruçao nasal , pois nao escorre o nariz , entao começa a tosse , tosse expectorando , entao sempre tenho que usar um expectorante tipo o Abrilar , e xarope de propolis com mel , ai quando vejo que a secreçao esta muita , eu uso o clenil na nebulizaçao para soltar mais o catarro preso , pois minha filha até hoje nao apresentou nenhuma pneumonia . Ela nunca teve crise de falta de ar , Mas essa tosse com muco sempre tem ao gripar .

    Curtir

  2. Bom dia
    Tenho muita do quando isso ocorre.
    Vamos por partes:
    O montelucaste ou singular ou Piemonte ou montelair induzem hiperatividade em até 10 a 15% das crianças no período do uso. A melhora ocorre em poucos dias após a retirada do medicamento.
    Em relação a sua filha, eu gosto muito do nasonex, mais do que do Avamys, considero ele mais eficaz.
    As amígdalas e adenóides tem o tamanho máximo aos 4 anos e começam a reduzir entre 4 e 6 anos, sendo hoje teoricamente rara a indicação de cirurgia apenas por tamanho. Deve apresentar Infecções de repetição, apneia ou pausas respiratórias e perda de peso ou estatura.
    Apesar dela ter usado a prednisolona apenas 1 vez, você referente o uso de clenil na nebulização. Essa medicação nada mais é do que uma medicação para Asma.
    A maioria dos chiadores transitório ou hiperreativos não apresenta outras alergias e nem tem crises de tosse frequentes após os 4 anos de vida.
    Ela deve ter asma mas hoje o conceito de asma não é apenas a criança que chia mas a criança com obstrução brônquica seja com chiado ou tosse.
    Temo pacientes que usam bombinha por tosse e resolveram apenas com essa medicação, sem nunca ter chiado. Hoje tomam sorvete, vão na pista, resumindo tem uma vida normal de criança.
    Vc precisava de um bom pediatra para escutar a sua história é medicar adequadamente.
    Abraços

    Curtir

  3. Muito boa essa materia , mas entao o montelucaste ele induz a hiperatividade só mesmo quando se esta usando ele nao é ? ou depois do seu uso faz com que a criança se torne hiperativa ? E outra coisa minha filha fez 4 anos ja usou nasonex e agora usa o Awamis , uso continuo para ver se a adenoide e amidalas diminuem , pois nao quero minha filha faça cirurgia ? Quais sao os melhores medicamentos para issso ? Qualquer resfriado começa tosse , ela nao chia , escuta se um ronco quando peço para respirar com a boca bem profundo , secreçao que fica entre a garganta e os peitinhos , ao tossir limpa , mas o que devo fazer ou usar para minha filha nao ter sinusite essas coisas assim … porque ela fica 15 dias boa , se tiver contato com algum amiguinho , pronto ja começa tudo novamente , esse ano foi o primeiro ano de escola ela tomou 2 antibioticos, mas resfriou varias vezes , esteve sempre tomando xaropes , e nebulizando com clenil A , corticoide com predsilona usou apenas 1 vez . Mas se for no clube e tomar um banho de piscina a garganta inflama , por favor me ajuda pois queria algo que minha filha ficasse boa tipo podendo fazer de tudo sem adoeçer . Ela tem rinite alergica , dermatite , alergia a picada de mosquito , mas todos os medicos dizem que ela nao tem asma , e nem bronquite , porque a tosse é bronquite nao é ? Ja levei em alergista, otorrino , gastro , pediatra, será que pode me ajudar ?

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s