Clique aqui para saber as Novidades

O Sono, apesar de parecer natural ou inerente ao ser humano, é na realidade um aprendizado progressivo que ocorre durante todo o primeiro ano de vida. Inicialmente, o Sono é reflexo, não demandando nenhuma atitude do bebê, ele simplesmente se cansa e dorme. Com o passar dos meses esse reflexo, como todos os outros do bebê, é suprimido e o sono passa a demandar uma participação ativa da criança e das pessoas que o cercam.

Todo esse processo ocorre mais intensamente no primeiro ano de vida e por isso, saber antecipar as etapas com o intuito de ajudar o seu filho a dormir melhor. Lembrando que poucos meses fazem grandes diferenças na correta maneira de lidarmos com uma mesma situação, a idade da criança é importantíssima para sabermos se determinada atitude é normal e qual deve ser a resposta mais benéfica que os Pais podem dar.

A Dica mais importante em relação ao sono é que os dois principais inimigos do sono da criança são o “Excesso de Cansaço ou Falta de Limite” e o “Excesso de Estímulos”. Crianças precisam dormir muito, afinal ainda estão em formação, e devemos ensinar e respeitar seus momentos de repouso.

Assim evitamos o surgimento de problemas como insônia na infância ou vida adulta.

Primeiro Mês

No primeiro mês seu bebê dormirá muito, de 11-19 horas/dia (média de 13-14,5 h), tanto de dia (5,5 horas) quanto de noite (8,5 horas), mas não existe um padrão de sono diurno/noturno sendo comuns bebês que dormem melhor de dia que à noite.

Acordará apenas para mamar e outros pequenos períodos do dia permanecendo acordado por 1 ou 2 horas consecutivas. A duração de cada soneca varia de 3-5 horas nos que recebem mamadeira à 1-3 horas nos que estão mamando leite materno. Existe pouca variação entre os períodos de sono e despertar entre o dia e a noite.

Todo bebê no primeiro e às vezes também no segundo mês, troca o dia pela noite para dormir, ou seja, dorme de dia e fica acordado durante a noite.

Para ajudá-lo a corrigir isso mais rapidamente, sempre gere um contraste importante entre o dia (claro, com barulhos, com agitação e muito estímulo) e a noite (escuro, silencioso, pouco estímulo), independentemente da criança estar dormindo ou acordada.

Padrão de Sono: não existe, cada bebê a cada dia pode apresentar um esquema diferente de sono nessa fase. Tente não estressar a casa toda buscando uma rotina nessa fase.

Sono Médio: 11 – 19 horas por dia

Intervalo de Sono Noturno: 2 – 4 horas

Mamadas na Madrugada: muitas

Sonecas: infinitas e com duração variável

Por ser um período muito cansativo é aconselhável sempre dormir um pouco durante o dia nos períodos de sono do bebê. Afinal, nunca sabemos como será a próxima noite.

Bebês com muita Cólica do Lactente, baixo ganho de peso ou regurgitação frequente podem apresentar uma irritabilidade que piora o padrão de sono, tornando-o mais picado, com inúmeros despertares.

Quando Vai Dormir a Noite Toda?Fome na Criança e BebêColica do Bebê

Segundo e Terceiro Mês

A partir do segundo mês, inicia-se uma mudança radical no padrão de sono do bebê, com progressivo predomínio do sono noturno (9-10 horas) com duas ou três sonecas somando 4 horas de sono durante o dia. Ele continuará dormindo 13-15 horas/dia.

No período entre 2 e 6 meses, existe a consolidação do sono que significa “dormir a noite toda” sem a intervenção dos pais para a amamentação, troca de fraldas ou ninadas. Isso ocorre naturalmente, podendo associações errôneas geradas pelos pais, como mamar apenas porque chorou ou acordou, ou doenças como Cólica do Lactente, Refluxo, obstrução nasal e etc, induzirem a criança a não evoluir dessa maneira.

Desde o inicio, tente ensinar o bebê a dormir em local apropriado e nunca, eu repito, nunca na mesma cama dos pais, tanto pelo risco de sufocação (Síndrome da Morte Súbita do Lactente), esmagamento, como também por criar um mal hábito no bebê que será difícil de ser retirado. Sem contar a vida afetiva do casal fica bastante comprometida.

Nessa fase alguns bebês já conseguem dormir a noite toda sem mamar, mas para isso os Pais devem saber que os bebês não sentem mais fome por um período de 4 até 10 horas e que a primeira opção após o despertar do bebê nessa fase é niná-lo para voltar a dormir e evitar a amamentação.

Padrão de Sono: predomínio progressivo do sono noturno, apresentando, em média, 2 sonecas durante o dia.

Sono Médio: 13 – 15 horas por dia

Intervalo de Sono Noturno: 3 – 10 horas

Mamadas na Madrugada: 1 – 3 (sem contar a mamada ao redor das 6 horas da manhã)

Sonecas: 1 – 3 com duração variável (30 min a 4 horas)

Como Enfrentar o CalorSíndrome da Morte Súbita do LactenteComo Trocar Fraldas - Dicas aos Iniciantes

Entre Três e Seis Meses

Nesse período, aproximadamente 70% dos bebês conseguem dormir a noite toda, ou seja, do momento em que é colocado para dormir até a manhã seguinte sem nenhuma intervenção extra dos Pais (exceto eventualmente) como amamentar ou trocar fralda. Esse três meses são importantíssimos para a criação de um bom hábito e rotina de sono, além de caracterizar o amadurecimento da criança e o desaparecimento do sono reflexo.

Para ajudar-los nessa fase, a criação de uma rotina saudável de sono com horários e a maneira de colocar-los para dormir relativamente fixos.

DICA: uma boa rotina antes de colocá-lo para dormir é: Banho, Massagem com creme/óleo, amamentação em lugar tranquilo e com pouco estimulo, preferencialmente no cômodo aonde ele dormirá.

Tente colocá-lo no berço/carrinho meio ainda acordado para que ele saiba aonde está dormindo e inicie o sono sozinho. Você pode contar estórias, cantar ou ninar, evitando que o bebê durma sempre no colo.

Padrão de Sono: predomínio noturno – quase 80%. As sonecas variam de 1 a 2 e podem ter de 15 minutos até 4 horas.

Sono Médio: 14 horas por dia

Intervalo de Sono Noturno: 5 – 10 horas

Mamadas na Madrugada: 0 – 1 (sem contar a mamada ao redor das 6 horas da manhã)

Sonecas: 1 – 3 com duração de 15 min à 4 horas

Até o sexto mês não existe o menor problema no bebê dormir no mesmo quarto dos pais, mas após o primeiro mês já preparamos a mudança para outro cômodo, sempre que possível.

Dentes na InfânciaFebreCausas de Choro no Bebê

Dos Seis Meses aos 2 Anos

Até o primeiro ano de vida entre 80-90% das crianças já dormem a noite toda e a partir de agora o  grande problema será que ao aprender a dormir, seu filho também sabe muito bem quando está ficando com sono e o que ele deve fazer para espantar o sono:

  • Coçar  os cabelos, olhos, puxar a orelha ou esfregar o rosto
  • Rir ou buscar estímulos externos, basicamente procurando um adulto que brinque e o estimule para espantar o sono
  • Chorar logo que dormir ou fechar os olhos
  • Fazer a Clássica Birra de Dormir.
  • Hiperatividade:  se parar => dorme

Por conta disso, os Pais devem perceber quando os filhos estão cansados para que a crianças não durmam apenas por esgotamento e portanto, durmam muitas menos horas que o necessário levando a efeitos deletérios como irritabilidade, birras, perda de apetite, impaciência e hiperatividade (se agitam porque estão cansados e não querem dormir)

Padrão de Sono: predomínio noturno – quase 80%. As sonecas variam de 1 a 2 e podem ter de 15 minutos até 4 horas.

Sono Médio: 14 horas por dia

Intervalo de Sono Noturno: 6 – 12 horas

Mamadas na Madrugada: 0 (sem contar a mamada ao redor das 6 horas da manhã).

Sonecas: 01 com duração de 15 min à 2-3 horas – A partir dessa idade, algumas crianças para de dormir de dia na proporção de 20% ao ano.

Nessa fase, os bebês devem conseguir dormir sozinhos ou apenas com Associações positivas (vide abaixo) que permitam a criança iniciar e retomar o sono sozinhos ou com eventuais intervenções dos pais. Classicamente, as crianças bem resolvidas acordam de madrugada, falam, cantam, batem as pernas ou brincam e depois de alguns minutos, como num passe de mágica, voltam a dormir. Parece sonho mas é a realidade de muitos pais.

Birra na Criançatosse bebe e criançaVitaminas

Associações ao Sono da Criança

Após os seis meses de vida, a maioria dos bebês que ainda acordam muito de noite formaram associações entre o sono e objetos/situações alheios a eles ou seu berço.

A criação dessa associações entre o sono, objetos do ambiente ou sons (bichos de pelúcia, naninhas, móbiles, músicas  etc)  e atitudes dos pais, desde ninar para dormir até amamentar até o sono chegar, ocorrem por repetição, ou seja, a criança aprende meio sem querer que para iniciar o sono ela precisa dessa “objeto” associado ao sono.

Até os seis meses, essas associações não são consideradas um disturbio do sono, mas após esse período a criança passa a estagnar o desenvolvimento normal do sono devido a essa associação indevida.

Um exemplo é a criança que não tem mais a necessidade de mamar de madrugada aos 4 meses de vida, porém como todo bebê, ela acorda uma ou duas vezes de madrugada devido à cólica, incomodo com a gengiva, frio, calor e etc. Os Pais sem perceberem que a causa do despertar é outra, ensinam a criança que ele deve sempre mamar antes de voltar à dormir, mesmo que não esteja com fome.

É sempre positivo que essa associação não seja dependente da participação dos Pais, assim em qualquer situação em que a criança acorde, ela poderá tranquilamente, sem choro, retornar ao sono junto com seus “amigos de sono”, sem a necessidade dos Pais ajudarem.

Dessa maneira, você criará um bebê com a capacidade de dormir sozinho em qualquer lugar, sem a necessidade de mamar, ficar no colo ou qualquer outra associação de dependa da participação dos Pais.

retirada-da-fraldaDores na Criança e BebêAtestado

Dos 2 Anos à Adolescência

Agora os nossos mocinhos e mocinhas estão saindo ou já saíram do berço e estão em suas novas caminhas sem grades para conter-los. A cada dia, a necessidade de rotinas e horários é mais evidente. A criança precisa saber que é hora de dormir e que nada vai mudar a opinião dos Pais.

Esse período ainda apresenta duas grandes novidades no sono dos Pais: Parassonias e Dormir com os Pais.

As Parassonias são distúrbios do sono com fundo genético e quanto mais cansada a criança ao dormir, maior será a intensidade. Todos ocorrem durante o sono e a criança está dormindo super bem. Existem alguns tipos:

  • Sd Pernas Inquietas ou Corpo Inquieto: sono agitado, pulos, chutes e cabeçadas
  • Sonambulismo: levantar, andar, falar ou sentar enquanto dorme
  • Terror Noturno: segunda metade da noite com gritos e choros inconsoláveis por muitos minutos
  • Pesadelos: primeira metade da noite com melhora mais rápida

Dizem que o cordão umbilical é cortado realmente da mãe após os 2 anos de idade com a criança começando a se ver como um ser em separado dos Pais com todos os aspectos positivos (eu posso, eu quero, eu decido) e os negativos (tenho medo, posso me machucar, ninguém me defende) do ponto de vista da criança.

Como consequência, muitas crianças passam a apresentar medo ou uma carência noturna associada às parassonias (que assustam os pais) e querem dormir com os pais, seja a noite todo ou após qualquer despertar.

Não existe resposta fácil em relação a esse problema. Eu acho um erro aceitar que a criança considere a cama dos pais como uma extensão da sua do mesmo jeito que uma atitude inflexível que não leve em conta que é apenas uma fase que vai passar mais rápido quanto mais a criança se sentir segura (e não reprimida).

Padrão de Sono: predomínio absoluto noturno.

Sono Médio: 12 horas por dia (8,5-13 horas)

Intervalo de Sono Noturno: 8 – 12 horas

Mamadas na Madrugada: 0 (sem contar a mamada ao redor das 6 horas da manhã).

Sonecas: 0-1 com duração de 15 min à 2 horas – A partir dessa idade, algumas crianças para de dormir de dia na proporção de 20% ao ano. A maioria não dorme após os 5 anos de idade.

A dica mais importante nessa idade é evitar o excesso de cansaço, pois além dele aumentar a irritabilidade e impaciência, ainda aumenta a chance de parassonias levando à uma redução da qualidade do sono.

Sono na Adolescência

Todas as fase de grande crescimento da criança estão relacionados ao aumento da necessidade do sono, seja devido a secreção do Hôrmonio do Crescimento ocorrer durante o sono, como também devido à maior necessidade de repouso devido ao aumento do metabolismo relacionado ao crescimento e a relativa desproporção força-peso-tamanho gerado pela grande velocidade de crescimento.

Após o inicio da puberdade, ou período de desenvolvimento sexual/genital, ocorre grande mudança no sono dessa ex-criança:

  • Retardo no Início: eles passam a ter sono cada vez mais tarde, geralmente após as 23:00, mas em alguns casos, o sono aparece somente na madrugada.
  • Aumento da necessidade de sono: eles precisam, em média, de 12,5 horas de sono diário para reparação e crescimento, porém devido ao retardo de inicio do sono, raramente os adolescentes dormem mais de 8 horas/noite, gerando muito sono e preguiça pela manhã ou soneca à tarde e fins de semana.
  • Melhora da qualidade do sono: normalmente, eles dormem como pedras e não acordam facilmente.

Espero que essa longa explicação ajude a todos a entenderem melhor o sono da criança e principalmente a dormirem melhor.

Dr. Christian Helfstein – Médico Pediatra

CRM/SP 119.947

Textos Relacionados

Consulta de 1 Mês com Pediatra - PuericulturaConsulta de 2 Meses com Pediatra - PuericulturaConsulta de 3 Meses com Pediatra - Puericultura

44 comentários sobre “Sono Normal na Criança

  1. Bom dia
    Após os 6 meses de vida as mamadas de madrugada são consideradas um tipo de insônia na criança.
    O intervalo total de sono está muito bom e ele permanece 9 horas sem mamar, sendo usual dessa idade de 9 a 12 hs sem mamar.
    Ele está no limite da normalidade mas provavelmente não precisa dessa mamada, sendo apenas uma mania.
    Tire a dúvida oferecendo uma mamada lá pelas 10 ou 11 hs dependendo da hora em que vc vai dormir, a conhecida “completada no tanque”. Se for mania ele acordará da mesma maneira
    Se quiser respostas mais rápidas, você pode acessar meu serviço de consultoria a distância no pediatriavirtual.com/telemedicina/
    Abraços

    Curtir

  2. Bom dia!
    Meu filho tem 1 ano e 4 meses! Minha dúvida é com relação ao seguinte: ele dorme por volta de 19:30/20h e acorda por volta das 4h, mama e volta a dormir até às 6/6:30h. Esta mamada das 4h (única do dia) pode ser por fome ou é mania? Ele janta por volta das 18h e mama antes de dormir pela 19h. Normalmente coloco ele no berço ainda acordado e ele dorme sozinho. Algumas vezes ele acaba pegando no sono ainda mamando. A quantidade de horas e horários está correto?

    Curtir

  3. Boa tarde. Minha bebê está com três meses e não dorme essa quantidade que vc colocou no texto. Ela mama de 2h30 a 3h, entre as mamadas ela dorme cerca de 40 minutos no máximo 1h. Não sei o que fazer?! Já introduzir rotina, antes das mamadas ela toma os remédios, mamada em torno de 10 minutos cada peito, ai depois troco a fralda, ai começa a novela, uma luta para dormir, quando dorme, 40 minutos já acordou. Dou um banho 11h e outro as 21h, depois do banho da noite, já tento fazer a higiene do sono… De madrugada ela sempre acorda as 3h. E foi assim desde o começo, ela nunca dormiu bem. O que eu posso fazer? Obrigada
    Obs. Ela tem refluxo patológico e tem muito problema de cólica, o que atrapalhando e muito o sono.

    Curtir

  4. Bom dia tenho um menino de 11 anos e ele vai para a cama às 21.30 e levanta se às 7:00 da manhã. Dorme bem a noite toda mas quando se levanta continua cheio de sono. Na escola passa parte da manhã a esbocejar e como tal não consegue estar atento às aulas. O que o doutor me poderia dizer à cerca desta situação?

    Curtir

  5. Bom dia
    Provavelmente ele está tendo algum quadro alérgico ou infeccioso que está levando a tosse e choro.
    Normalmente quando não temos nenhum sintoma visível, a causa é uma crise de asma ou bronquite noturna
    Dê uma olhada no pediatriavirtual.com/asma-bronquite
    Abraços

    Curtir

  6. Olá. Meu filho está com 2 anos e 4 meses.e de uma semana pra cá ele começou começou ter refluxo. Já tirei a mamadeira que ele tomava antes de dormir. Mas mesmo assim está sendo uma luta para ele dormir. Tenho que ficar com ele no colo sentada. Até ele parar de tossir e chorar. O que será que está acontecendo.

    Curtir

  7. Bom dia
    Ela criou uma associação entre dormir e mamar. Nessa idade já é considerado um tipo de insônia e vai precisar ser tratado. Dá uma olhadinha no pediatriavirtual.com/tratamento-da-insonia-por-associacao/
    Nessa idade a alimentação começar a ficar ruim mesmo com redução da quantidade e da variedade.
    Dá uma lida no padrão de alimentação nessa idade no pediatriavirtual.com/fome/
    Abraços

    Curtir

  8. Olá eu tenho uma menina de 1 ano e sete meses e ela só dorme se mamar e ainda acorda pra mamar durante a noite apesar de já tá grandinha. Ela dorme mas de dia que a noite e é muito ruim de comer e um trabalho em tanto. Mas ela é saudável segundo a pediatra dela.

    Curtir

  9. Bom dia
    A média de sono no pré adolescente é de 7:30 a 10:30, aumentando um pouco na adolescência.
    Existem algumas possibilidades mas a mais provável é que devido ao crescimento e desenvolvimento, a necessidade de seu filho foi reduzindo mas devido ao período integral na escola e ao cansaço gerado, ele continuou dormindo no mesmo horário.
    O problema é que conforme a necessidade cai, a maioria as crianças dorme mais tarde e mantém o horário de despertar. Ele foi acordando progressivamente mais cedo e as 20 hs ele já está acordado há 16 hs, ou seja, o sono se torna irresistível.
    Você terá que mudar o padrão de sono dele com atrasos progressivos do horário de dormir na razão de 15 minutos por semana até que ele acorde por volta das 6 a 7 hs.
    Isso deve ocorrer com ele dormindo por volta das 9:30 as 10 HS.
    Espero ter ajudado.
    Se puder ou se lembrar, retorne e compartilhe o resultado aqui no pediatriavirtual.com
    Abraços

    Curtir

  10. Olá !
    Meu filho de 10 anos , é super regrado com o horário de dormir, 8 pm ele vai para a cama , moramos no Reino Unido e o horário de entrada da escola é as 8:30 am . O problema ele acorda todos os dias por volta das 4:30 5 da manhã e diz que não consegui dormir mais , ele tem varias atividades durante todo na escola , e chega em casa por volta das 4:45 , e rendimento dele na escola vem caindo … o que fazer ?

    Curtir

  11. Bom dia
    Normalmente nessa idade as crianças dormem de 10 a 12 hs ao dia. Pela sua descrição ele dorme muito mais do que isso.
    Ele pode ter alguma doença que induz o sono como hipotireoidismo mas provavelmente ele deve ter um sono de qualidade ruim.
    Nessa idade geralmente ocorre por conta de obstrução nasal e alergias.
    Vale a pena passar por uma consulta com.um pediatra para avaliar esse excesso de sono na aula mesmo dormindo tanto.
    Abraços

    Curtir

  12. Olá, tudo bem. Bom o meu filho tem cinco anos, ele estuda de manhã e quando chega em casa ele almoça, e em seguida vai dormir, acorda só pra jantar e tomar banho e volta a dormir, acorda só no outro dia pra ir a escola e fica com sono. Já chegou a dormir na sala de aula…acho que ele dorme demais, mas não sei como fazer ele ficar acordado, já tentei, mas não adiantou.

    Curtir

  13. Bom dia
    Sua filha aparentemente tem alguns distúrbios psicológicos.
    Dividimos em quadros que necessitam de intervenção quando isso atrapalha a vida dela ou muda as escolhas para evitar essas situações ou apenas em diferenças de personalidade que não interferem na suavida.
    Abraços

    Curtir

  14. bom dia…minha filha tem 10 anos,na hora de dormir ela é muito agitada ,acorda as vezes a noite se debate muito e o principal quer que eu segure a mão dela na hora de dormir….a qualquer hora do dia também se alguém estiver mechendo os pés ou balançando as pernas ela se incomoda.se incomoda com qualquer tipo de barulho…pois ela grita e chora.isso é normal?

    Curtir

  15. Boa noite
    Pelos sintomas apresentados o mais provável é que seu bebê apresente Alergia a Proteína do Leite de Vaca APLV cujo tratamento é o uso de Aptamil Pepti ou fórmulas de soja como nan ou Aptamil soja por uns 6 meses com melhora após 15 dias
    De uma olhada no
    https://pediatriavirtual.com/tratamento-da-insonia-por-associacao/ e no https://pediatriavirtual.com/rotina/sono/dormir-noite-toda/ para saber mais sobre o sono
    Abraços

    Curtir

  16. Olá Dr. Boa tarde
    Bom, meu problema esta sendo em relação ao sono e as cólicas da minha bebe, ela completará 3 meses agora dia 11/07, desde o inicio o sono dela sempre foi curto, tanto de dia quanto na madrugada tbm, por alguns dias cito 4 ou 5 dias após os 2 meses dela, ela dormiu as noites inteiras, acordando somente por volta das 6/7 horas da manhã,mas faz alguns dias ela está acordando muito de madrugada, dentro de 1 hora ela chega acordar umas 2/3 vezes, acorda muito agitada e chorando, por fezes somente trocar a posição dela no berço faz com ela se acalme, mas não dá questão de meia hora acorda novamente,as vezes tenho q pegar no colo, a chupeta ela pega as vezes quando quer somente, por fezes ela não quer !!! Está muito cansativo pra mim, fas 5 dias que mudados de casa, e nesses 5 dias ela piorou bastante, não sei se ela pode ter estranhado a nova casa, antes moravamos com meus pais, agora estamos só eu ela e meu esposo,não sei se ela pode estar sentindo falta da presença deles, moramos em uma cidade muito fria, não sei se isso pode encomodar ela tbm 😦 está muito difícil,por favor me ajuda rsrsrs !! Relacionado a cólicas estou dando a ela Cólic Calm e simeticona, as vezes ela chora tão desesperada q parece ser cólica, mas até então esses remédios estavam aliviando ela !! Ontem ela fez coco com sangue 1 vez no dia, tbm não sei se ela sente alguma dor por conta desse sangue q saiu 😦 ela sofre de refluxo tbm !! Se puder me ajudar lhe agradeço,como posso criar uma rotina pra ela ? Obrigada Dr

    Curtir

  17. Boa noite
    Vamos por partes.
    Todo mundo cria algum mal costume no filho, faz parte do ser pai não acertar sempre, são muitas opções.
    Essas coisinhas no côco são causadas pelas chamadas crises de dente com salivação irritabilidade fezes moles e verdes ou cabeça quente, nada a se preocupar mas pode dar algum analgésico se ele estiver muito chato.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/dente/
    As vitaminas são o ferro, seja combiron, neutrofer, noripurum, e o adtil apenas para bebês que mamam ao seio. O Aptamil, seja qual for, já é enriquecido com vitamina a e d, não é necessário suplementação.
    Tenho um texto sobre isso no pediatriavirtual.com/vitaminas/
    Entre os analgésicos, a ordem de potencia é dipirona 100, ibuprofeno de 60 a 80 e paracetamol de 40 a 50. O ibuprofeno pode ser usado na dose analgésica, 1 gt por quilo, e antiinflamatória, 2 gts por quilo.
    Eu gosto muito de dipirona pra febre ou dores fortes, e ibuprofeno para as irritações com a gengiva e febres mais leves.
    E eu adoraria pode atender todas as crianças que tento ajudar via site. Já ouvi essa mesma frase de cidadezinhas do Rio grande do sul, nordeste, de Portugal, Japão e Inglaterra.
    Fico com a impressão que meus colegas pediatras esqueceram como orientar os Pais.
    Abraços

    Curtir

  18. Boa Noite Doutor.
    Muito obrigada pela resposta. Seus textos e respostam ajudam bastante.
    Pois bem, meu problema está sendo esse…. acostumei o Pedro a dormir no colo, primeiro começou com deixa-lo mais em pezinho depois das mamadas, aí dormia no braço e depois, foi após uma viagem, ficou enjoadinho qdo chegamos, e o peguei mais. Assim acostumou a dormir somente no colo.
    Preciso tirar esse costume dele.
    Quanto ao acordar a noite, melhorou esta semana, ele mexe por volta das 5:30 ou 6:30, e não o pego, vi que não há necessidade, e ele pega no sono só.
    Acertei os horários das sonecas durante o dia, e não tenho problemas a noite. Lendo seus textos que fui me acertando.
    Doutor, tenho mais uma dúvidas :
    *Desde o nascimento, que o Pedro toma Ferro ( Neutrofer) mas somente após os 4 meses (depois da consulta dele) que ele começou a fazer cocô com umas manchas pretas, parece umas linhas. Será que é do ferro?
    *Posso dar Ibuprofeno pra ele? Eu dou paracetamol, mas não estou gostando pelo seguinte, dias desses passei o dia fora com ele e ele ficou cansadinho, dei 5 ou 6 gotas a ele pra relaxar (não me lembro qtas ao certo – ele tem 8kg) mas não resolveu, pensei que daria um soninho nele, relaxaria, mas não fez diferença. Até mesmo na vacina de 4 meses, não tirou nem a dor da perninha.
    *Só tem a vitamina AD-TIL pra dar mesta fase? Não tem uma mais completa? Ele toma Aptamil AR.
    Doutor, muito obrigada por tirar minhas dúvidas. Nem a pediatra dele dá tanta atenção as perguntas como você. Você podia ser de São José do Rio Preto rsrs

    Curtir

  19. Boa noite
    Você já criou uma boa rotina em relação ao horário de dormir, o melhor é de 20 as 21 HS, e ao número de mamadas.
    O ideal é que os bebês durmam no quarto dos pais até 1 ano de idade.
    Em relação ao sono, seu bebê é completamente normal, o ritmo de sono é de 1 a 1,5 hs, com superficialização e aprofundamento do sono em ciclos. A partir dos 3 meses os bebês tem um sono mais agitado é isso pode confundir alguns pais. Tente associar o sono dele a chupeta e não à você, isso demora de sete a dez dias.
    Em relação ao deixar chorar, os estudos indicam que não gera nenhum mal e é o meio mais eficaz de mudar hábitos na criança.
    Dá uma lida no https://pediatriavirtual.com/tratamento-da-insonia-por-associacao/
    Abraços

    Curtir

  20. Oi Doutor
    Boa noite
    Meu filho tem 4 meses e 10 dias
    Antes de completar os 3 meses, ele já reduziu a soneca do dia. Se for somar, acho que não dá 3h dia.
    O maior problema é a noite. Ele dorme pouco após as 20h até a última mamada (23:30h) (máximo 2h) e está acordando muito pela madrugada. Às vezes, acorda 3:30, depois 4:30, 5:30 e assim vai. Às vezes, acorda 5:30 e depois só as 7:30, por exemplo.
    Nessas acordadas, ele mexe de um lado para o outro, bate os pés, fico com dó, e dou colo, e logo dorme. Muitas vezes, ainda está de olho fechado, tentando dormir. Às vezes, dorme 1 ou 2h direto, às vezes, acorda com 1/2h de sono.
    Os horários da mamada dele são 8:30 – 13:30 – 18:30 e a última 23:30
    Como posso criar uma rotina pra ele? Se alterar esses horários de mamada melhoraria pra criar rotina?
    Como não depender tanto de mim pra dormir?
    Ele faz uso da chupeta somente pra dormir. Tem a naninha, mas é indiferente, usa mais um toalhinha ou fraldinha cobrindo os olhinhos.
    Ele dorme no meu quarto, no berço dele.
    Me ajude dr. Queria tanto dormir um pouquinho mais a noite rsrs.
    Já li que não é bom deixar bebê nesta fase chorando, é verdade?

    Curtir

  21. Bom dia
    Existem várias possibilidades para esse quadro, desde um simples cansaço fisico, sono de qualidade ruim devido a obstrução nasal comum nessa época, anemia por deficiência nutricional ou verminose, até leucemia.
    Esse tipo de quadro deve sempre ser avaliado por um pediatra e normalmente, pelo menos um hemograma, para avaliar anemia e leucemia, deve ser pedido.
    Marque eu consulta o quanto antes e não esqueça de contar o resultado ou a causa, se for descoberta.
    Abraços

    Curtir

  22. Olá, Boa noite. Gostaria de uma orientação, minha filha e 4 anos de uma semana pra cá tem dormido muito durante o dia, que eu preciso acorda la com muito estímulo,se eu deixar ela emenda com a noite,diz um teste de deixar ela dormindo bastante, quando chegou a hora sw di sono e noite ela dormiu a noite toda sem insônia, a ela quando brinca a correr reclama de cansaço, o que não é normal pra ela,pois sempre foi muito ativa,obrigada pela atenção

    Curtir

  23. Bom dia
    Após os 2 anos de idade, a velocidade de crescimento dá criança diminui muito e por consequência, a quantidade de alimentos e a fome também reduzem. Portanto seu filho não mama por fome.
    Ele apresenta uma insônia por associação quando a criança infelizmente cria associações errôneas entre o sono e outras situações, como mamadas, colo, presença dos pais, cama dos pais e etc.
    O tratamento mais eficaz é descrito no http://wp.me/P5EKKC-13g – ele é descrito nos livros para pediatras.
    Dá uma lida assim que puder.
    Existem outras técnicas como trocar o leite progressivamente por água até a retirada completa.
    Por experiência própria eu posso dizer que os métodos tradicionais são eficazes apesar de parecerem uma judiação.
    Abraços

    Curtir

  24. Bom dia! Meu filho com 2 anos e 4 meses ainda pede mamadeira durante a madrugada, 2 x em média, ele só consegue dormir após a mamada. Tem algum segredinho para poder retirar essas mamadas ou ele realmente necessita devido seu período de crescimento?

    Curtir

  25. Bom dia
    Os bebês após os 3 meses apresentam com muita frequência distúrbios do sono relacionados ao movimento como balanço de cabeça, pernas inquietas, rolar de tronco e etc.
    São normais nessa idade e além do componente genético, eles são agravados pelo cansaço.
    Provavelmente seu filho está brigando com o sono, como quase todo bebê começa a fazer perto dos seis meses e por isso, fica muito cansado desencadeando esses distúrbios.
    Abraços

    Curtir

  26. Boa tarde, meu filho tem 5 meses e quando está dormindo se contorce jogando a cabeça pra trás e passa as mãos no rosto. Algumas vezes ele solta gazes e já investigamos refluxo tb, mas ele não golfa e ganha peso normal. Seria algum distúrbio do sono? Obrigada

    Curtir

  27. Boa noite
    A sua filha está apresentação parassonia que são disturdo sono comuns após os 2 anos de idade.
    Ele tem um componente genético importante e engloba o balanço de corpo e cabeça, 0eenas inquietas, pesadelos, terror noturno, falar dormindo e sonambulismo.
    Ele é desencadeado por cansaço por isso o tratamento é tentar descansar mais sua filha antes do sono noturno seja dormindo durante o dia ou mais cedo a noite.
    Boa sorte
    Abraços

    Curtir

  28. Boa noite a minha filha de 22meses a cerca de 1mes que anda com o sono muito atribulado mexe-se muito da-nos pontapes atravessa-se na cama de lado da mil e uma voltas impossivel dormimos assim com ela o que fazer?

    Curtir

  29. Obrigada! Hoje aconteceu novamente mas consegui acalmar ela chiando no ouvido e abraçando bem forte no colo e em pé….ela dormiu mais rápido e coloquei no berço! Isso dura em média qto tempo? Depois q passa pode voltar a acontecer?
    Abraço!

    Curtir

  30. Bom dia Jussiele
    A sua pequena está apresentando error noturno, que classicamente começa após os 2 anos, mas pode ocorrer antes.
    Ele piora qto mais cansada a criança estiver, então tente fazer ela descansar um pouco mais de dia ou dormir um pouco mais cedo.
    Essa fase dura até algumas semanas e depois melhora.
    O tratamento é confortar a criança dá melhor maneira, normalmente é no colo mesmo e lembrar da normalidade dessa ocorrência.
    Fica tranquila que quase toda criança apresenta terror noturno alguma vez na vida.
    Tem um componente genético e está associado a sonambulismo, falar dormindo, pernas Inquietas e movimentos repetitivos do sono.
    Abraços

    Curtir

  31. Boa tarde Dr! Minha bebé tem 1 a e 2 meses e nos últimos 2 dias ela está acordando em torno de 3:30 da manhã num choro compulsivo q só acalma no meu colo (mãe) em pé! Se eu deito ou sento ela fica apavorada! Será algum trauma pois ela tomou 2 vacinas há 3 dias. Estava vindo juma semana dormindo a noite toda…coisa que raramente ela faz. O q pode ser?

    Curtir

  32. Boa noite Bianca
    Os bebês agüentam de seis a doze horas de jejum e a maioria acorda ao redor das cinco, algum retornam ao sono outros nao, como era o meu. Não precisa fazer nada então.
    Em relação ao dormir com ele, melhor resolver ligo pois após os dois anos o medo de separação aumenta e eles querem dormir com os pais.
    Você pode voltar ao berço com o colchão na posição mais baixa ou mudar pra caminha.
    Em ambos ele vai chorar e vcs devem ficar firmes, acalma lo se tirar do berço.
    Abraços

    Curtir

  33. Dr Boa noite, tenho um bebê de 1 ano e 5 meses que mama durante a madrugada, não aguenta ficar mais de 6h sem tomar leite (toma fórmula). Percebi que eh fome pois chupa a chupeta de uma maneira muito forte. Na maioria das vezes acorda depois de 4 a 5h de sono. O que faço? Eh normal? outra coisa ele eh muito sapeca, tenho dormido com ele no chão pois ele acorda e quer pular do berço, ficou bastante tempo no berço até começar a fazer isso me deixando muito preocupada, edessa maneira não durmo mais com o meu marido, mas com o meu bebê.
    O Dr tem alguma dica pra que eu possa arrumar essas duas questões?

    Curtir

  34. Dr. Meu filho tem 35 dias e assim como era com minha filha, ele tira cochilo e acorda depois de 30 minutos, como se algo o incomodasse, fica resmungando, da pra perceber que ainda está morrendo de sono. O que pode ser?

    Curtir

  35. Boa noite Thaís
    Todos os estudos demonstram que essa é a técnica mais eficaz para ensinar os bebês a dormirem sozinho a noite toda, nas requer paciência e bom senso para ser implementada.
    Infelizmente, não existem soluções fáceis para os distúrbios dos bebês. O mais importante é os Pais saberem que quem deve decidir ou tomar decisões sobre as rotinas, como sono, alimentação, educação e etc, são eles próprios.
    Abraços

    Curtir

  36. Dr oque vc acha sobre o ‘método’ de deixar o bebê chorando no berço,até aprender a dormir sozinho? Sei que muitas mães fazem assim.
    Eu faço da seguinte maneira:Dou mamar pra ela e fico deitada do lado dela até ela adormecer,depois coloco ela no berço e ela dorme a noite toda.

    Abraços

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s