Hérnia Inguinal

banner - Novidades-novo

O que é?

A Hérnia Inguinal é a passagem de algum conteúdo hernia-bilateralabdominal, geralmente o intestino, mas pode ser também o ovário, trompas ou gordura abdominal, através do canal inguinal.

Esse conteúdo pode seguir por todo o canal, chegando até o saco escrotal no caso do menino, ou grandes lábios da parte das meninas, com abaulamento inguino-escrotal ou inguino-labial, ou então permanecer dentro dele, levando a abaulamento apenas inguinal.

As Hérnias Inguinais atingem aproximadamente 2% de todas as crianças nascidas saudáveis, sendo uma das principais causas de cirurgias em crianças, juntamente com a hérnia umbilicalhidrocele e a fimose.

O que causa?

Durante a vida fetal, o canal inguinal permanece aberto para a descida do testículo nos meninos (ele é formado dentro do abdome), ou a formação dos ligamentos redondos nas meninas (liga o útero à cada grande lábio). Normalmente, essa passagem se fecha após o nascimento.

Essa passagem permanece aberta (não significa hérnia) em 80% dos meninos ao nascimento, 40% aos 2 anos e em 20% dos adultos. A Hérnia Inguinal ocorre nos casos em que esse fechamento não ocorre e existe a passagem de conteúdo abdominal através de tal caminho.

hernia-ingu

Esse defeito pode ser de um lado só ou bilateral (10%).

Existe algum fator que aumente o risco de Hérnia?

  • Ser menino (6 vezes mais comum que nas meninas);
  • Prematuros;
  • Crianças com aumento de líquidos abdominais (ascite);
  • Doenças pulmonares graves;
  • Hidrocefalia (aumento de líquido na cabeça) com derivação abdominal (válvula de drenagem);
  • Idade: principalmente entre 2-6 meses, mas pode ocorrer durante todo o primeiro ano.

Banner novo youtube

Quando suspeitar?

Sempre pensar em Hérnia Inguinal na presença de um abaulamento na região inguinal, inguino escrotal ou inguino-labial, principalmente se isso ocorre quando a criança faz força, como choro ou evacuação e se melhora quando deitada, relaxada ou após dormir.

Pode ser outra doença?

  • Hidrocele: inchaço apenas no escroto, de intensidade variável (ora maior, ora menor) causada pela passagem de líquido abdominal pelo canal inguinal.
  • Hidrocele de Cordão ou Cisto de Nuck: ocorrem em meninos e meninas, respectivamente. Mesma causa da hidrocele, porém o líquido fica preso no meio desse canal. Nódulos pequenos, não móveis e indolores.
  • Testículo não descido (criptorquidia): nódulo inguinal somado à ausência de testículo do mesmo lado no saco escrotal.
  • Linfonodos (Íngua): são nódulos pequenos, múltiplos e em cordão, geralmente do tamanho de grãos de feijão, com ou sem dor e móveis.
  • Infecção no local: dor, calor, vermelhidão, parece uma bola macia ou um furúnculo. Pode ou não ocorrer saída de pus.

 Qual é o tratamento?

O tratamento é sempre cirúrgico e realizado preferencialmente por Cirurgião Pediátrico em regime ambulatorial (agendado e sem internação) em no máximo 1 -2 meses.

Existe um dogma entre os Pediatras e Cirurgiões: “Hérnia Diagnosticada é Hérnia Operada”.

No caso de bebês prematuros, é necessário a internação de pelo menos um dia pelo risco pós anestésico de parada respiratória.

Existem algum risco se demorar para operar?

Podem haver complicações graves como:

  • Hérnia Encarcerada: quando a víscera herniada fica presa, gerando inchaço pela redução da circulação sanguínea e evoluindo com sofrimento pela falta de oxigenação dessa víscera.
    • A Cirurgia de emergência só ocorre se o Pediatra ou Cirurgião não conseguirem desprender essa víscera.
    • Cirurgia normalmente é agendada para até 7 – 10 dias do ocorrido.
  • Hérnia Estrangulada: evolução da Encarcerada, com o prolongamento do sofrimento visceral, ocorre necrose que é a “morte” de uma parte dela.
    • A Cirurgia é sempre de emergência, ou seja, ocorre no momento do disgnóstico para redução dos possíveis danos.
  • Sequelas decorrentes da gravidade do caso (necrose tecidual na hérnia estrangulada): perda testicular ou do ovário, perda ou obstrução intestinal, podendo ser também rompimento do intestino.

Fica cicatriz?hernia-ingu2

Sim, uma linha horizontal na região inguinal de uns 2-3 centímetros, isso é claro no caso de uma Hérnia simples, sem Estrangulamento ou Encarceramento, onde a cicatriz pode ser maior.

A cicatriz é inicialmente avermelhada, e com o passar dos meses, ela se torna cada dia mais fina e da cor do restante da pele.

Precisa ficar internado ?

Como dito acima, a cirurgia é eletivo, com agendamento e sem internação na maioria dos casos.

A internação é obrigatória em todas as complicações das Hérnia Inguinais, como estrangulamento e encarceramento, e todo bebê prematuro fica internado por pelo menos 24 horas após a cirurgia.

Alguma recomendação no Pós Operatório?

Basicamente duas, seguir as orientações do Cirurgião e tentar controlar o filho nos primeiros 7-10 dias.

Existe baixo risco de recorrência da Hérnia Inguinal, porém pode ocorrer Hérnia através do local da cirurgia ou Hérnia Incisional, onde a cicatriz interna acaba rompendo e ocorre abaulamento no local da cicatriz.

Dr. Christian Helfstein

CRM/SP 119.947

banner novo - telemedicina

Textos Relacionados

novidadeshidroceleHérnia UmbilicalUmbigo - Não dá para ter dó!

24 comentários

  1. O meu filho tem uma hérnia até hoje tô esperando a cirurgia E aí meu filho já tem 1 ano e nada para cirurgia e ele sente muita dor e nem Você caminha Cantador que ele sente só esperando pelo SUS e nada

    Curtir

  2. Eliza silva disse:

    Meu filho tem 4 anos e 5 meses e tem uma hérnia inguinal! Até hoje não consegui a cirurgia dele pelo SUS! Mas de uns dias p cá ele está sentindo muita dor em cima ao meio do pintinho! Isso pode ser a hérnia?

    Curtir

  3. Clerison disse:

    Fiz cirurgia quando criança mas voltou na fase adulta e agora?

    Curtir

  4. Jaqueline disse:

    Estou com meu filho de 3 anos e11 meses,com a hérnia encadernada a mas de 3 meses e ele sente muita do e dificuldade para defecar mas não consigo a cirurgia pq onde moro não tem cirurgião pediátrico estão tão frustada e com medo dela estrangula pós onde moro não faz cirurgia e tenho que viaja 2 horas caso ela estrangular.

    Curtir

  5. Clarissa ramos disse:

    Boa tarde meu filho operou de ernia inguinal dia 03 de abril.no dia 12 voltamos pro retorno e Tava tudo bem. Só que no doa 23 começou a ficar vermelho. Ai levei no pediatra ele falou que inflamou um ponto de fora.só que ele falou que era normal e mandou ele voltar pra casa. Só que hoje está saindo pus e normal mesmo ou oque tenho que fazer? Obrigada

    Curtir

  6. Bom dia
    Muitas vezes na criptorquidia os testículos apresentam um ducto deferente e os outros componentes que o ligam ao pênis curtos e ao ser tracionado ao testículo, pode ocorrer descolamento do epidídimo .
    Ele serve para coleta e armazenamento dos espermatozóides levando os mesmo ao ducto deferente que os leva ao pênis.
    Se ele permanecer funcionando sem nenhuma lesão, seu filho não tera qualquer problema.
    Pode ocorrer alguma lesão ou formação de cicatriz que leva a uma dificuldade na migração desses espermatozóides mas acho pouco provável, principalmente bilateralmente.
    Abraço

    Curtir

  7. Jefferson disse:

    Primeiramente parabéns pelos trabalhos prestados, Deus te abençoe sempre!!!
    Meu filho foi diagnosticado com criptorquidia e fez a cirurgia orquidopexia bilateral com exatamente 2 anos de idade, durante a cirurgia foi verificado que o motivo dos testículos não terem descido foi a presença de duas hérnias nos canais inguinais que não foi visto nas três ultrassom feitas anteriormente, foi realizada a correção cirúrgica e ele está se recuperando… O médico que fez o procedimento informou que ambos os testículos foi diagnosticado com desconexão parcial do epidídimo… Gostaria de contar com sua experiência para saber mais sobre esse assunto, me ajude!!! Desde já agradeço!!!

    Curtir

  8. Bom dia
    Os hematomas pós cirúrgicos são gravitacionais ou seja tem uma tendência de descer para regiões mais baixas do corpo.
    Se ele não tem dor Enem está inchado, pode ficar tranquilo.
    Se tiver dor no saquinho ou muito inchaço, o melhor é passar por uma avaliação médica.
    Abraços e boas festas

    Curtir

  9. Janderson lima firmino disse:

    Boa noite. Meu filho de 8 meses fez a cirurgia de hernia inguinal…tem 3 dias hoje…queria saber se é normal o saco dele ficar bem roxo Só de um lado ?

    Curtir

  10. Bom dia
    Ele precisa operar urgentemente essa hérnia pelo risco do intestino ficar preso na hérnia.
    A hérnia não deve ser a causa das cólicas mas ela é bem mais perigosa que as cólicas.
    Abraços

    Curtir

  11. juliana disse:

    o meu filho está com dois meses, foi diagnosticado com hernia inguinal, era na virilha , mais desceu , estou muito preocupada porque ele tem muita cólica e a barriga dele faz uns barulhos !

    Curtir

  12. Bom dia
    Observe o aparecimento de vermelhidão ou inchaço ou aumento da secreção.
    Provavelmente é apenas uma reação aos pontos internos.
    Abraços

    Curtir

  13. giselle disse:

    Bom dia meu filho de 8 anos operou de hernia inguinal a 18 dias voltamos no retorno apos 12 dias estava tudo ok. Mas ontem saiu um pouquinho de secreção meio amareladinho. Pode ser infeção ? ou por que o repouso esta dificil ? não tem febre.

    Curtir

  14. Bom dia
    O objetivo é exatamente esse, ajudar e educar os pais.
    Abraços

    Curtir

  15. Lilian disse:

    Adorei a materia sobre hernia inguinal. Meu bb tem 3 meses, foi diagnosticado e agora entendi melhor a doença.

    Curtir

  16. Matheus disse:

    Obrigado pela resposta, penso que é isso mesmo pois a área onde foi operada sempre teve uma sensibilidade, sempre suspeitei algo, pensava até mesmo que a doença havia voltado, tenho sensibilidade ( não sei se é mesmo uma sensibilidade ) Quando mexe nos testículos, parece que ficou sensível, enfim, muito obrigado.

    Curtir

  17. Bom dia
    Para pensarmos em hérnia é necessário o abaulamento da regiao, como vc não tem, a causa não é hérnia ou o retorno o dela.
    Algumas pessoas ficam o resto da vida sentindo um incômodo no local de cicatrizes de cirurgia, provavelmente é o seu caso. Ocorre qdo as camadas da pele e músculo grudam reduzindo a capacidade do local de deslizar uma camada sobre a outra qdo se movimenta.
    O fato de estar apenas há alguns dias nesse trabalho também pode ser a causa já que sua musculatura ainda está em adaptação.
    Abraços

    Curtir

  18. Matheus disse:

    Olá, quando eu era criança operei e tinha esse tipo de hérnia, um dos testículos cresciam. Quando fiquei mais velho quando fazia esforço físico sentia a virilha, enfim agora trabalho a maior parte do tempo de pé sinto um desconforto, que é bem encima do risco dos pontos até em baixo. Achas que depois aos 20 anos pode voltar? Ou vou isso trata de uma sequela pois o desconforto quase não se nota?
    Obrigado

    Curtir

  19. Bom dia
    O aumento de volume do saquinho de qualquer criança demanda avaliação por um pediatra ou cirurgião pediátrico.
    As principais causas tem tratamento cirúrgico nessa idade como a hérnia inguinal, hidrocele, varicocele ou tumores.
    Você precisa marcar uma consulta com o Pediatra dele para avaliação o quanto antes.
    Abraços e boa sorte

    Curtir

  20. Olá, aqui fala uma mãe muito preocupada,faz um tempo que percebi um lado do saco do meu filho ficando maior,parece que tem algo dentro ,como umas gordura,oele so tem 7 anos, o que devo fazer?

    Curtir

  21. Filipa disse:

    Obrigada dr.
    Em fevereiro ele tem consulta de cirurgia pediatrica aguardarei ate lá Obrigada mais uma vez

    Curtir

  22. Bom dia Filipa
    Esse acontecimento é comum em qualquer tipo de cirurgia. Pode ocorrer devido à uma reação de corpo estranho ao fio de sutura ou tela (raramente usada em crianças), uma pequena dobra do tecido interno ou mesmo um cisto residual.
    Na maioria dos casos, esse pequeno nódulo se torna imperceptível com o passar dos anos.
    Idealmente, você deve levar seu filho para uma avaliação com Pediatra ou Cirurgião devido a possível recorrência da hérnia ou mesmo do aparecimento de uma hérnia incisional, ou seja, no local de uma cirurgia.
    Abraços

    Curtir

  23. Filipa disse:

    O meu filho tem 2 anos e aos 3 meses foi operado a uma hernia inguinal por laparoscopia mas na cicatriz onde estava a hernia tem um caroçinho pequenino sera normal??? Aconteceu com alguem???

    Curtir

Deixe um comentário