O que é?

A Hérnia Inguinal é a passagem de algum conteúdo hernia-bilateralabdominal, geralmente o intestino, mas pode ser também o ovário, trompas ou gordura abdominal, através do canal inguinal.

Esse conteúdo pode seguir por todo o canal, chegando até o saco escrotal (menino) ou grandes lábios (meninas), com abaulamento inguino-escrotal ou inguino-labial, ou então permanecer dentro dele, levando a abaulamento apenas inguinal.

As Hérnias Inguinais atingem aproximadamente 2% de todas as crianças nascidas saudáveis, sendo uma das principais causas de cirurgias em crianças juntamente com a hérnia umbilicalhidrocele e a fimose.

O que causa?

Durante a vida fetal, o canal inguinal permanece aberto para a descida do testículo nos meninos (ele é formado dentro do abdome) ou a formação do ligamentos redondos nas meninas (liga o útero à cada grande lábio). Normalmente, essa passagem se fecha após o nascimento

Essa passagem permanece aberta (não significa hérnia)  em 80% dos meninos ao nascimento, 40% aos 2 anos e em 20% dos adultos. A Hérnia Inguinal ocorre nos casos em que esse fechamento não ocorre e existe a passagem de conteúdo abdominal através dessa passagem.

hernia-ingu

Esse defeito pode ser de um lado só ou bilateral (10%).

Existe Algum Fator que Aumente o Risco de Hérnia?

• Ser menino (6 vezes mais comum que nas meninas)
  • Prematuros
  • Crianças com aumento de líquidos abdominais (ascite)
  • Doenças pulmonares graves
  • Hidrocefalia (aumento de líquido na cabeça) com derivação abdominal (válvula de drenagem)
  • Idade: principalmente entre 2-6 meses, mas pode ocorrer durante todo primeiro ano

Quando Suspeitar?

Sempre pensar em Hérnia Inguinal na presença de um abaulamento na região inguinal, inguino escrotal ou inguino-labial, principalmente se isso ocorre quando a criança faz força, como choro ou evacuação e se melhora quando deitada, relaxada ou após dormir.

Pode Ser Outra Doença?

• Hidrocele: inchaço apenas no escroto, de intensidade variável (ora maior ora menor) causada pela passagem de líquido abdominal pelo canal inguinal.
  • Hidrocele de Cordão ou Cisto de Nuck: ocorrem em meninos e meninas, respectivamente. Mesma causa da hidrocele, porém o liquido fica preso no meio desse canal. Nódulos pequenos, não móveis e indolores.
  • Testículo não descido (criptorquidia): nódulo inguinal somado à ausência de testículo do mesmo lado no saco escrotal.
  • Linfonodos (Íngua): são nódulos pequenos, múltiplos e em cordão, geralmente do tamanho de grãos de feijão, com ou sem dor e móveis.
  • Infecção no local: dor, calor, vermelhidão, parece uma bola macia ou um furúnculo. Pode ou não ocorrer saída de pús.

Qual é o Tratamento?

O tratamento é sempre cirúrgico e realizado preferencialmente por Cirurgião Pediátrico em regime ambulatorial (agendado e sem internação) em no máximo 1 -2 meses.

Existe um dogma entre os Pediatras e Cirurgiões: Hérnia Diagnosticada é Hérnia Operada

No caso de bebês prematuros é necessário a internação de pelo menos um dia pelo risco pós anestésico de parada respiratória.

Existem Algum Risco se Demorar para Operar?

Sim, podem ocorrer complicações graves:

• Hérnia Encarcerada: quando a víscera herniada fica presa, gerando inchaço pela redução da circulação sanguínea e evoluindo com sofrimento pela falta de oxigenação dessa víscera.
    • A Cirurgia de emergência só ocorre se o Pediatra ou Cirurgião não conseguirem desprender essa víscera.
    • Cirurgia normalmente é agendada para até 7 – 10 dias do ocorrido
  • Hérnia Estrangulada: evolução da Encarcerada, com o prolongamento do sofrimento visceral, ocorre necrose, que é a “morte” de uma parte dela.
    • A Cirurgia é sempre de emergência ou seja, ocorre no momento do disgnóstico para redução dos possíveis danos.
  • Sequelas decorrentes da gravidade do caso (necrose tecidual na hérnia estrangulada): perda testicular ou do ovário, perda ou obstrução intestinal ou rompimento do intestino.

Fica Cicatriz?hernia-ingu2

Sim, uma linha horizontal na região inguinal de uns 2-3 centímetros, isso é claro no caso de uma Hérnia simples, sem Estrangulamento ou Encarceramento, onde a cicatriz pode ser maior.

A cicatriz é inicialmente avermelhada e depois com o passar dos meses, ela se torna cada dia mais fina e da cor do restante da pele.

Precisa ficar internado ?

Como dito acima, a cirurgia é eletivo, com agendamento e sem internação na maioria dos casos.

A internação é obrigatória em todas as complicações das Hérnia Inguinais, como estrangulamento e encarceramento, e todo bebê prematuro fica internado por pelo menos 24 horas após a cirurgia.

Alguma recomendação no Pós Operatório?

Basicamente duas, seguir as orientações do Cirurgião e tentar controlar o filho nos primeiros 7-10 dias.

Existe baixo risco de recorrência da Hérnia Inguinal, porém pode ocorrer Hérnia através do local da cirurgia ou Hérnia Incisional, onde a cicatriz interna acaba rompendo e ocorre abaulamento no local da cicatriz.

novidadeshidroceleHérnia UmbilicalUmbigo - Não dá para ter dó!

19 comentários sobre “Hérnia Inguinal

1. Bom dia
    Muitas vezes na criptorquidia os testículos apresentam um ducto deferente e os outros componentes que o ligam ao pênis curtos e ao ser tracionado ao testículo, pode ocorrer descolamento do epidídimo .
    Ele serve para coleta e armazenamento dos espermatozóides levando os mesmo ao ducto deferente que os leva ao pênis.
    Se ele permanecer funcionando sem nenhuma lesão, seu filho não tera qualquer problema.
    Pode ocorrer alguma lesão ou formação de cicatriz que leva a uma dificuldade na migração desses espermatozóides mas acho pouco provável, principalmente bilateralmente.
    Abraço

2. Primeiramente parabéns pelos trabalhos prestados, Deus te abençoe sempre!!!
    Meu filho foi diagnosticado com criptorquidia e fez a cirurgia orquidopexia bilateral com exatamente 2 anos de idade, durante a cirurgia foi verificado que o motivo dos testículos não terem descido foi a presença de duas hérnias nos canais inguinais que não foi visto nas três ultrassom feitas anteriormente, foi realizada a correção cirúrgica e ele está se recuperando… O médico que fez o procedimento informou que ambos os testículos foi diagnosticado com desconexão parcial do epidídimo… Gostaria de contar com sua experiência para saber mais sobre esse assunto, me ajude!!! Desde já agradeço!!!

3. Bom dia
    Os hematomas pós cirúrgicos são gravitacionais ou seja tem uma tendência de descer para regiões mais baixas do corpo.
    Se ele não tem dor Enem está inchado, pode ficar tranquilo.
    Se tiver dor no saquinho ou muito inchaço, o melhor é passar por uma avaliação médica.
    Abraços e boas festas

4. Boa noite. Meu filho de 8 meses fez a cirurgia de hernia inguinal…tem 3 dias hoje…queria saber se é normal o saco dele ficar bem roxo Só de um lado ?

5. o meu filho está com dois meses, foi diagnosticado com hernia inguinal, era na virilha , mais desceu , estou muito preocupada porque ele tem muita cólica e a barriga dele faz uns barulhos !

6. Bom dia meu filho de 8 anos operou de hernia inguinal a 18 dias voltamos no retorno apos 12 dias estava tudo ok. Mas ontem saiu um pouquinho de secreção meio amareladinho. Pode ser infeção ? ou por que o repouso esta dificil ? não tem febre.

7. Obrigado pela resposta, penso que é isso mesmo pois a área onde foi operada sempre teve uma sensibilidade, sempre suspeitei algo, pensava até mesmo que a doença havia voltado, tenho sensibilidade ( não sei se é mesmo uma sensibilidade ) Quando mexe nos testículos, parece que ficou sensível, enfim, muito obrigado.

8. Bom dia
    Para pensarmos em hérnia é necessário o abaulamento da regiao, como vc não tem, a causa não é hérnia ou o retorno o dela.
    Algumas pessoas ficam o resto da vida sentindo um incômodo no local de cicatrizes de cirurgia, provavelmente é o seu caso. Ocorre qdo as camadas da pele e músculo grudam reduzindo a capacidade do local de deslizar uma camada sobre a outra qdo se movimenta.
    O fato de estar apenas há alguns dias nesse trabalho também pode ser a causa já que sua musculatura ainda está em adaptação.

9. Olá, quando eu era criança operei e tinha esse tipo de hérnia, um dos testículos cresciam. Quando fiquei mais velho quando fazia esforço físico sentia a virilha, enfim agora trabalho a maior parte do tempo de pé sinto um desconforto, que é bem encima do risco dos pontos até em baixo. Achas que depois aos 20 anos pode voltar? Ou vou isso trata de uma sequela pois o desconforto quase não se nota?
    Obrigado

10. Bom dia
    O aumento de volume do saquinho de qualquer criança demanda avaliação por um pediatra ou cirurgião pediátrico.
    As principais causas tem tratamento cirúrgico nessa idade como a hérnia inguinal, hidrocele, varicocele ou tumores.
    Você precisa marcar uma consulta com o Pediatra dele para avaliação o quanto antes.
    Abraços e boa sorte

11. Bom dia Filipa
    Esse acontecimento é comum em qualquer tipo de cirurgia. Pode ocorrer devido à uma reação de corpo estranho ao fio de sutura ou tela (raramente usada em crianças), uma pequena dobra do tecido interno ou mesmo um cisto residual.
    Na maioria dos casos, esse pequeno nódulo se torna imperceptível com o passar dos anos.
    Idealmente, você deve levar seu filho para uma avaliação com Pediatra ou Cirurgião devido a possível recorrência da hérnia ou mesmo do aparecimento de uma hérnia incisional, ou seja, no local de uma cirurgia.

12. O meu filho tem 2 anos e aos 3 meses foi operado a uma hernia inguinal por laparoscopia mas na cicatriz onde estava a hernia tem um caroçinho pequenino sera normal??? Aconteceu com alguem???