banner - Novidades-novo

O soluço é algo muito incômodo, tanto para quem tem, tanto para quem está observando. Ninguém consegue ficar impassível ao ver seu filho soluçar. Procuramos um culpado e um salvador, esquecendo que o soluço raramente dura mais de alguns minutos, principalmente nas crianças pequenas.

Ele é causado por uma contração exagerado dos músculos respiratórios (diafragma e intercostais), secundária a uma estimulação dos nervos vagos e frênico por algum estimulo irritativo, levando a uma inspiração forçada e no momento da saída do ar as cordas vocais se fecham, gerando o clássico som do soluço (hic!)

WP hiccup graphic

Causas Importantes

  • Frio: muito comum no primeiro mês de vida, geralmente na troca de roupa/fralda ou saída do banho e progressivamente se torna mais raro com a idade.
  • Retorno de conteúdo do estômago da criança em direção ao esôfago por excesso alimentar: nos bebês ocorre volta de leite, e nas crianças maiores quando comem ou bebem demais. Nos bebês pode estar ou não associado à regurgitação ou Refluxo Gastroesofágico – sendo comum nos maiores de 1 mês de vida, ocorrendo principalmente após a mamada se a criança não permanecer na posição vertical por um tempo prolongado – (aproximadamente 10 minutos). Esse estímulo pode ocorrer também por ar engolido durante a mamada.

Banner novo youtube

Como Prevenir ?

Assim como nas situações acima, ou seja:

  • Evitar variações de temperatura ou minimizá-las: fechar portas e janelas ao trocar bebê, sempre tentar cobrir parte do corpo durante a troca de fralda ou roupas, separar as roupas ou produtos que vamos utilizar antes do banho e a troca de fralda/roupa, evitando que a criança fique tempo prolongado com a pele exposta.
  • Evitar regurgitações visíveis ou não, deixando o bebê pelo menos 10-15 minutos na posição vertical após as mamadas, e elevando o decúbito (inclinando) de todo o tronco no berço/carrinho.

Como Tratar?

  • Não há tratamento específico para as crises de soluço, porém ninguém deve ficar preocupado pois o soluço isoladamente não causa nenhum mal à criança.
  • Alegadamente, a única maneira de reduzir a duração de um episódio de soluço é dar um pouco de leite materno ou mamadeira, com muito cuidado e em pequena quantidade, pois a causa é o retorno do leite do estômago, por ele estar muito cheio. O uso de Chupetas nesse caso também reduz a duração do soluço.
  • Aquecer o bebê: aumentar rapidamente a temperatura da criança, colocando cobertas, pegando no colo… Lembrando que soluços causados por frio dificilmente ocorrem após o primeiro mês de vida. Evite utilizar roupas e cobertas demais no bebês maiores pois estes sentem mais calor do que frio, geralmente. Mas recorde-se sempre de secar bem o bebê, principalmente a cabeça e a orelha, pelo risco de Otite Externa.
  • Deixá-lo na vertical para reduzir regurgitação por pelo menos 10-15 minutos após todas as mamadas.

E não adianta deixar a linha vermelha cheia de saliva da Vovó na testa ….

Deixem seus comentários com dúvidas ou sugestões. Respondo assim que possível!

Dr. Christian Helfstein

Médico Pediatra – CRM/SP 119.947

Limeira – São Paulo

banner novo - telemedicina

Textos Relacionados

Novidades para Você!Refluxo GastroesofágicoCólica do BebêCausas de Choro no BebêPrimeira Consulta com Pediatra - PuericulturaConsulta de 1 Mês com Pediatra - PuericulturaComo Trocar Fraldas - Dicas aos IniciantesHérnia Umbilical

 

4 comentários sobre “Soluços no Bebê

  1. Bom dia
    O principal parâmetro de preocupação nessa idade é o ganho de peso, se estiver normal o restante é sempre secundário.
    O colicalm é uma medicação com inúmeras plantinhas pra acalmar a barriga do bebê e apesar de não ter nenhuma comprovação científica, aparenta funcionar mas o colikids ainda é a melhor medicação com educação superior a 90%.
    Dá uma olhada no pediatriavirtual.com/colica/
    Em relação a regurgitação, o ganho de peso e o comportamento pós regurgitação é importante, de uma lida no pediatriavirtual.com/refluxo/ para saber mais
    Abraços

    Curtir

  2. Oi bom dia tenho me esforçado só amamentar minha bebê tem 29 dias chora com as cólicas geralmente nos mesmos horários tenho administrado coli kids e quando luftal e paracetamol estou me dedicando pra só amamentar sem uso de água chás chupetas gostei muito do artigo sobre o assunto gostaria de saber sua opinião sobre coli calm remédio importado só vende pelo mercado livre e reparei o regurgitar dela não é sempre que ela tem é normal ? Obrigada

    Curtir

  3. Bom dia Glória
    É muito difícil prever qual será a reação de um bebê a determinado leite. Eu particularmente gosto do Aptamil e poucos bebês tem a cólica piorada ou prendem o intestino com ele.
    Mas infelizmente, só existe uma maneira de saber, testando o leite por alguns dias.
    Abraços e boa sorte

    Curtir

  4. Meu filho tem um mês e sofre muito com cólica estou introduzindo o aptamil 1 com probioticos pois meu leite no seio secou pergunto se esse leite vai ressecar meu bebê ou piorar as cólicas?

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s