Cólica do Bebê ou Lactente

novidades-banner

A cólica do lactente

É sempre um assunto recorrente quando falamos de recém nascidos, principalmente entre os 15 dias e 3 meses de vida, período no qual essa doença é muito comum, sendo o pesadelo de muitos pais.

Os “achismos” da internet prejudicam os pais que querem informações verdadeiras. A mais absurda justificativa que já li sobre a Cólica do Lactente, é que ela é um fenômeno cultural, ocorrendo apenas em países com a cultura de não permanecer com o bebê no colo, ou próximo ao corpo o dia todo. Mas, na minha concepção, já atendi pacientes de vários países, como o Japão, Espanha e Argentina, na qual não observei qualquer diferença relacionada às culturas, e sim diferenças de preocupação em relação à Cólica. Não vejo mal algum em pegar bebês no colo.

Antes de mais nada, todos precisam saber exatamente o que é Cólica do Lactente:

1 – Para os pediatras:

“Paroxismos (crises) de irritabilidade, agitação ou choro, durante pelo menos três horas por dia, mais de três dias na semana em pelo menos três semanas, em crianças saudáveis, entre os 15 dias e 3 meses.”

2 – Para os pais:

O inferno na Terra! Cólica é ver seu filho chorando, gemendo e irritado diariamente, sabendo que não há praticamente nada que possa fazer para melhorar naquele momento. De um dia pro outro, o seu anjinho que só dormia, agora não para mais de chorar, gemer e fazer força no meio da noite.

3 – Minha interpretação:

Cólica é uma dor na barriga, causada pela contração descoordenada do intestino da criança, com pioras e melhoras constantes, gerando choros, irritação ou gemidos, iniciados após os 15 dias de vida em uma criança que ganha peso (descartar fome).

Ocorre entre 20 e 30% dos bebês na definição dos pediatras, e em quase todos pelo menos algumas vezes, até os 3 meses segundos pais e avós.

A reclamação da cólica não é apenas o ser choro, e é fácil de reconhecer: a criança chora ou geme ao mesmo tempo que faz força (como se fosse evacuar), e encolhe as pernas. Ocorre entre às 16:00 e 04:00, a barriga/umbigo ficam estufados, a criança pede colo, peito, mamadeira ou chupeta, enquanto isso os pais pedem ajuda!

Lembrando que as crianças também choram por outros motivos nessa idade. Saiba mais clicando na figura abaixo.

Causas de Choro no BebêChupeta  e DedoSíndrome da Morte Súbita do Lactente ou Bebê

Quando ocorre?

  • Inicia geralmente após os 15 dias de vida;
  • Pior fase com 1,5 meses;
  • Melhora discretamente após os 2 meses;
  • Na maioria das vezes, desaparece entre 3 e 4 meses;
  • Toda criança quer sugar alguma coisa quando está com cólica, geralmente o seio, mamadeira ou chupeta. O ato de sugar é reconfortante para o bebê,e além disso, a ingesta de açúcar (natural do leite materno ou fórmula) funciona também como um calmante.

Causas das Cólicas:

1 – Formação da flora e utilização de pro bióticas.

A formação de uma Flora Intestinal de boa qualidade é extremamente importante para a criança, inclusive para a sua imunidade. Os bebês podem formá-los de boa ou má qualidade, e por isso, alguns adquirem uma flora que fermenta, formando gases, e acabam evoluindo com Cólicas do Lactente. Lembrando que o intestino do recém-nascido é estéril, ou seja, sem nenhuma bactéria para ajudar no seu funcionamento, sendo necessário que a criança adquire-o no: leite materno, parto normal e posteriormente nos alimentos sólidos.

Mas calma, não pense que é só dar um Yakult ou Activia que seu filho vai parar de ter cólica. Existe uma lista imensa de Lactobacilos (vídeo Wikipedia aqui) e apenas um deles apresenta indícios de melhorar a Cólica. Sei que todos estão ansiosos pelo nome dele: “Lactobacillus reuteri”… alguém conhece?

O nome do medicamente que contém essa bactéria é Colikids, sendo utilizado em diversos países como o nome Biogaia, com melhora de até 85% dos casos de cólica, quando usado corretamente. O único “senão” é que ele demora de 7-10 dias para começar a fazer efeito, já que as bactérias precisam estar em grande número do intestino para fazer algum efeito.

Esse Lactobacilo funciona independente do tipo de dieta da criança, tanto em amamentação exclusiva ao seio, como em criança em uso de fórmula (Nan, Aptamil, Enfamil, Isomil, Nestogeno e etc)

youtube banner WP

2 – Intolerância temporária a Lactose :

A  Lactose é o açúcar do leite, materno ou leite de vaca (onde se enquadram todos os NAN, Aptamil, Ninho e afins), sendo um dissacarídeo, um açúcar formado por duas partes: Galactose e Glicose.

Todos os dissacarídeos, ou açúcares não simples, não podem ser absorvidos diretamente em nosso intestino, pois no processo de digestão são separados em açúcares simples, que para o ser humano são basicamente a Glicose, Frutose (das frutas) e Galactose, por enzimas específicas, como Lactase ou Sacarase, permitindo assim a sua absorção no intestino delgado.

Mas o que isso tem a ver com a Cólica?

Bem, toda vez que não digerimos a Lactose, ela não pode ser absorvida no Intestino Delgado, e ao chegar no Intestino Grosso, no qual temos milhões e milhões de bactérias, são digeridas por essas bactérias que excretam ácidos (benéfico), gases carbônico e hidrogênio (maléfico) além de ácidos graxos (um tipo de gordura que é aproveitada).

A presença dessas substâncias no intestino grosso gera um aumento do conteúdo interno, estimulando a acumulação de líquidos no local, aumentando transito intestinal e gerando os conhecidos sintomas: Distensão abdominal, barriga inchada ou de tambor, diarréia ou fezes amolecidas, dor abdominal, flatulência ou gases ou “peidos” e por fim, o tão terrível choro por horas e horas.

A Lactase começa a ser produzida no final da gravidez pelo bebê, porém muitas crianças apresentam uma quantidade limitada de enzimas por baixa capacidade de produção, que pode ser temporária ou permanente, dependendo da raça ou de mutação genética da criança. (Veja tabela de frequência aqui)

“Se a cólica é causada pela falta da enzima, por que só dá de noite?”

Simples, a enzima é produzida o dia todo porém ela se acumula nos períodos de jejum ou de redução na mamada, como ocorre em toda criança no fim de noite e pela manhã quando dormem calmos e tranquilamente.

Esse fenômeno é natural, ou seja, ocorre em todos os bebês e raramente precisa de tratamento específico, sendo inclusive benéfico para a formação de uma Flora Intestinal (bactérias que vivem em nosso intestino e nos ajudam em vários aspectos) de melhor qualidade, pois o ambiente ácido facilita a proliferação dos lactobacilos (Prebiótico).

Lembrando que algumas crianças/Intolerancia a lactosefamílias tem uma deficiência genética na produção de Lactase, e em muitas crianças essa deficiência é precoce. Meu filho teve muita cólica, e sendo da era “pré-colikids”, pouco podíamos fazer para amenizar as cólicas. Com o passar dos meses, todos em minha casa fomos diagnosticados com Intolerância a Lactose e consequentemente  reduzimos  muito o consumo de leite e derivados. Aliás, meu filho parou de tomar leite, mesmo sem lactose, aos 2 anos de idade e se mantém acima na curva de peso e altura.

O que piora as Cólicas?

  • Nenhuma comprovação sobre influência de alimentos maternos sobre a cólica. Acredito que seja melhor se alimentar bem, evitando aquilo que pode causar cólicas no seu filho.
  • Dar outro leite, além do leite materno, é a única certeza.
  • Evitar excesso de leite = excesso aumenta a chance de sobra de leite e formação de gases.

*As cólicas ocorrem mais do fim da tarde até o meio da madrugada.

Devo dar chá ou  Fitoterápicos?

O chá tem pouco efeito direto na cólica, mas parece que ele melhora o funcionamento do intestino, e reduz ingestão de leite (quando está for a causa), reduzindo por consequência a produção de gases. Lembrando: não é indicado a utilização de qualquer alimento além de leite nos seis primeiros meses.

Também não devemos dar funchicória ou qualquer outra fitoterápico, matinho ou gotinhas para o nosso filho simplesmente porque eles não funcionam, e como qualquer substância, podem dar efeitos colaterais.

Ainda temos o colic calm, um fitoterático importado que tem varios matinhos misturados e pode, em alguns casos, melhorar os sintomas. Entre ele e o colikids, o segundo é comprovadamente mais eficaz e mais barato (clique para saber mais).

O Melhor Tratamento

  • Lactobacilo reuteri ou Colikids – 5 gotas por dia em qualquer horário – sempre antes de 1 mês – melhora em 90% das crianças, não tem efeitos colaterais por se tratar de um lactobacilo benigno e com o intuito apenas de formar uma flora intestina que não fermente ou crie gases, e pode ser dado a qualquer hora do dia. Tempo para iniciar efeito: 10 dias
    • Somente 20% terão cólicas fortes, aqueles com distensão abdominal antes dos 15 dias ou após o início das cólicas.
  • Massagem (na barriga e encolhendo as pernas da criança).
  • Compressas quentes = hoje temos nas farmácias termogel que pode ser aquecido no microondas e mantem a compressa quente por quase 1 hora. Cuidado com as queimaduras!
  • Posição de bruço sobre nossas barrigas, possibilitando a massagem através de nossas respiração e o aquecimento da barriguinha pelo contato conosco, desde que a criança ou os pais estejam acordados.
  • Remédios que podem ajudar:
    • Paracetamol (tylenol) que é o mais eficaz hoje, melhorando 50% das crianças. Tempo para iniciar efeito: 45 – 60 minutos
      • A dose é de 1 gota/kilo de peso até 6/6h.
      • Efeitos colaterais apenas em doses absurdas ou quase um frasco inteiro em 24 horas e basicamente é uma hepatite medicamentosa grave
    • Simeticona (luftal ®, flagass®), melhora de 30% das crianças. Tempo para iniciar efeito: 60 minutos
      • A dose é de 1 gota/kilo de peso até 6/6h.
      • Efeitos colaterais:  basicamente diarreia e as vezes piora da cólica.
  • Evitar buscopan, espamo-luftal, espasmo flatol ou outros remédios para cólica usados em adultos ou crianças grandes, porque apesar de melhorarem o quadro, eles tem um risco de efeitos colaterais graves.

Cólica sempre deve melhorar com o tempo, mas caso for cólicas graves ou com duração prolongada, é indicado a restrição à ingesta materna de leite de vaca e derivados, como queijos e requeijão, ou a troca das fórmulas baseadas em leite de vaca (NAN, Aptamil, Nestogeno) por fórmulas de soja (Nan Soy, Aptamil Soja), sem lactose (Nan e Aptamil sem lactose) ou de peptídeos (Aptamil Pepti, Quando Vai Dormir a Noite Toda?Pregomin, Alfaré, Neocate).

Para nós pais é um pesadelo horrível e quando você não aguenta mais uma noite sem dormir direito e acaba se perguntando sempre: “Quando ele vai dormir a noite toda?”.

Resumindo:

As Cólicas duram em média dos 15 dias de vida aos 3 meses afetando uns 20% dos bebês que gemem, choram, fazem força, ficam com a barriga distendida e etc. Bebês com cólica mamam, evacuam, se comportam normalmente e não vomitam quando estão sem Cólica.

Tratamento

  • Curativo: Colikids 5 gotas/dia até os 2 -3 meses;
  • Paliativo: massagem, compressas quentes (temos até termogel nas farmácias hoje), colo e mamar  ou chupeta;
  • Medicação para alivio:  Paracetamol 1 gota/kilo de 6/6 horas. Simeticona (luftal), funchicória, chás e etc não fazem efeito algum na maioria das crianças;
  • Se não está melhorando: trocar a fórmula para quem já a utiliza para Aptamil/Nan Soja ou Aptamil/Nan sem Lactose e retirar leite e derivados da dieta materna para quem amamenta;
  • Última Dica: sentar e esperar com seu filho chorando no colo, mas dando muito carinho e atenção para ele.

Tenha paciência que tudo passa e seu filho estará feliz e sorridente ao final do período de cólicas.

Dr. Christian Helfstein

CRM/SP 119.947

Banner - telemedicina

Textos Relacionados

Novidades para Você!FebreHérnia UmbilicalHidroceleRefluxo GastroesofágicoDores na Criança e BebêComo Trocar Fraldas - Dicas aos IniciantesO Sono Normal das CriançasPrimeira Consulta com Pediatra - PuericulturaConsulta de 1 Mês com Pediatra - PuericulturaConsulta de 2 Meses com Pediatra - PuericulturaConsulta de 3 Meses com Pediatra - Puericultura

575 comentários

  1. Jaqueline Souza Santos disse:

    Minha filha tem 13 dias e está se retorcendo muito pois quando dou chá de erva doce melhorar mas fico com medo e assustada pois o umbigo dela não caiu ainda 🥺🤦🏼‍♀️É perigoso pra ela é preciso me preocupar sim ou não ?

    Curtir

  2. Olá desculpa a demora
    Sim podemos sim mas geralmente o leite nan da mais constipação mesmo
    Eu gosto mais do enfamil e do aptamil

    Curtir

  3. Márcio Aparecido Mega disse:

    Boa noite, a minha neta tem 26 días e estou dando o complemento enfamil Premium e está fazendo cocô três vezes ao dia, aí passei a dar o nan supreme e ela ressecou gostaria de saber se posso intercalar os dois tipos de leite.

    Aguardo um retorno, obrigado pela atenção.

    Curtir

  4. Já dei apinail prêmio prendeu o imtesno do meu bebe dei nestogenio soltou que até fazia fezes resqisio de sangue .a lêmbrano que ele tem 3 meses ai comesei a dar apitamil pro futura tá indo bem agora ele comesol a fazer cocô com resqisio de sangue to dezisperada oque fazer
    …..

    Curtir

  5. Caroline disse:

    Minha bebê de 50 dias toma o Alfamino pois meu primeiro filho é Aplv e a pediatra não quis arriscar. Não toma Leite materno .
    Ela tem cólicas o dia inteiro exatamente 2 horas após a mamadeira começam as crises… um relóginho. Se contorce, se encolhe toda, faz força e nada…
    Normal isso? Pode ser o leite mesmo sendo aminoácidos?
    Obrigada

    Curtir

  6. DIOGO disse:

    Todos falam mal do funchicoria, sendo que na bula não tem indicação de efeito colateral, assim vejo apenas como conversa fiada dos profissionais que não recomedam, caso exista esse efeito é dever comunicar as autoridades.

    Curtir

  7. sthefany disse:

    Essa matéria é antiga mas acontece que tive meu bebe há 25 dias e eu estou intercalando o leite materno com a formula aptamil premium e ele tem tido muitas colicas e nao sei se o aptamil pode causar esse desconforto pq o leite do peito sei que não é,porque,tenho uma alimentação bem saudável ,não como nada que tenha lactose,nem açucar.

    Curtir

  8. Bom dia
    Leia a sessão de tratamento dessa página mas eu gosto do Aptamil.

    O auge da cólica é com 45 dias, depois melhora.

    Abraços

    Curtir

  9. Clarice disse:

    Oi dr meu bebe esta com um mes e seis dias e esta tomando o nan confor1mais notei q esta piorando as colicas nele quero trocar qual o senhor mi recomenda o apitamil ou nestogeno ele tem bastante gases tbm e ta evacuando de dois em dois dias nao sei si é normal. oq posso dar para cóllicas dele ?

    Curtir

  10. Bom dia
    Acho estranho ele ter lesões de pele com o Aptamil e não ter tido com nan já que ambos usam proteína do leite de vaca.
    O neocate é um leite que não dá cólica justamente pq é extremamente pré digerido.
    Pode existir uma adaptação inicial do intestino mas também não é tão comum
    Eu particularmente iniciaria com a dieta e não com outro leite na suspeita de aplv ou alergia a proteína do leite de vaca.
    Abraços

    Curtir

  11. Cecilia disse:

    Boa noite meu bebe sempre mamou no peito, mas.meu leite diminui e a pediatra pediu para que complementasse com nan supreme, ressecou muito.e mudamos para aptamil pro futuro nossa ele me manchou todinho teve uma crise alérgica, sendo assim passamos para neocate … minha duvida é : ele esta muito irritado e com muito gazes e tb fica se contorcendo… isso é normal?

    Curtir

  12. Ozinaide disse:

    Bom dia Dr. meu bebê vai fazer 1 ano no dia 8 de setembro desse mês! Mas ela só dorme se mamar em qualquer horário, durante a madrugada ela acorda para mamar várias vezes, e ela já come tudo! estou super exausta e não sei mais o que é dormir e emagreci muito! me ajude o que faço para ela dormir sem mama?

    Curtir

  13. Bom dia
    O Aptamil active causa justamente uma redução nas cólica por conter menos lactose que o leite normal
    Deve avaliar intolerância a lactose e para isso usamos leite sem lactose
    Abraço

    Curtir

  14. Adriana disse:

    Olá, minha filha tem quase 5 meses. Sempre teve gases pois a pega no peito não é boa.
    Aos 4 meses começou com fórmula (Nan supreme) para ser usado na minha ausência por causa do trabalho. Semana passado por orientação do pediatra trocamos por Aptamil Active. Mas ela continua com muuuitos gases e cólica. As noites tem acordados 2 em 2h. O Aptamil pode ter piorado ? Obrigada

    Curtir

  15. Bom dia
    O auge da cólica é exatamente na semana dos 45 dias de vida … Nesses casos de grande incômodo sem melhora com o colikids a melhor medicação é o precol, um punhado de enzimas digestivas que deve ser tomado a cada mamada.
    São 6 GTS antes de cada mamada.
    Abraços

    Curtir

  16. Aline disse:

    Bom dia.
    Dr meu bebê tem cólicas fortes desde o segundo dia de vida, hj já está com 47 dias e não melhoram. Ele fica muito irritado pq além das horas chorando devido às cólicas quando não está em crise fica se contorcendo dia e noite. Já tentei massagens, bolsa térmica, banho quente, estou dando colikids, lutal e paracetamol mas nada adianta. Será que teria outro medicamento que poderia ajudar pois não aguento mais ver meu bebê sofrendo dia e noite de dor.
    Obrigada

    Curtir

  17. Bom dia
    Não é um sintoma comum após o uso da prednisolona, o ideal é pesquisar alguma outra causa como outros medicamentos utilizados.
    Nessa idade as cólicas também são raras e geralmente estão relacionadas a alimentos como leite, tubérculos e etc.
    Observe as evacuações e se não está cansado como descrito no pediatriavirtual.com/falta-de-ar/
    Abraços

    Curtir

  18. Bom dia
    Todas as medicações como Buscopan, atroveran, espasmo flatol são contra indicados pelo risco de sonolência e coma se não forem bem utilizados.
    Tente usar o minimo de vezes possível ao dia.

    O auge da cólica é com 45 dias ou seja ainda vai piorar.
    Boa sorte
    Abraços

    Curtir

  19. Bom dia
    Sim, o aptamil profutura é um ótimo leite e dá pouca cólica, se for trocar existe a possibilidade do aptamil active que é feito para reduzir colica
    O paracetamol e a simeticona podem ser usados de 6/6 h sem problemas mas se a cólica é frequente eu sempre aconselho o uso do Colikids.
    Existe ainda a possibilidade de usar o Precol 6 gts antes de cada mamada para reduzir as cólicas
    Lembre-se que existem outras possibilidades de choro, saiba mais no pediatriavirtual.com/choro-bebe/
    Abraços

    Curtir

  20. Maiara disse:

    Dr, meu bebê de 5 meses teve início de bronquiolite e fez tratamento 7 dias com predisolona desde então começaram as cólicas pela madrugada e ele não dorme meia hora sem chorar, é cólica até o amanhecer, e ele ficou menos brincalhão após o uso desse remédio, pode ser efeito colateral, passa? Esse remédio é perigoso? Pode complicar?

    Curtir

  21. Kelly disse:

    Oi meu nome e kelly e meu bebe tem 1 mes e 10 dias e nada melhorou a colica dele so buscopan dou 5 gotas ele melhorou 100 por cento…

    Curtir

  22. Denise Loureiro Ballester disse:

    Boa tarde Dr. Me chamo Denise, Poderia me tirar umas dúvidas?
    Meu bebê tem 10 dias não tive leite, ele esta tomando o aptamil Pro futura, já tem 2 noites que não dorme com cólica, se contorcendo, apresentou 2 episódios de vômito logo após a mamada, estava lendo sobre o tratamento pra cólica, o paracetamol posso dar de 6 em 6 hs todos os dias? Continuo com esse leite? Grata!

    Curtir

  23. Bom dia Tânia
    Nesse caso o problema não são os gases e sim uma constipação real com fezes duras e secas ou um problema funcional ou seja, tudo funciona bem mas seu bebê ainda não entendeu que fazer coco dá cólica e por isso reclama, e pra piorar não aprendeu a fazer a força de maneira correta para evacuar.
    A consistência das fezes deve estar no máximo uma bananinha ou massa de modelar, e se não estiver vc precisa oferecer um pouco de água ao seu bebê. Para evitar o uso de supositório, que aliás não faz mal, você pode abrir a fralda e fazer movimentos de bicicleta no seu bebe tentando manter o bumbum e o ânus aberto.
    AAhh isos ocorre mais em bebês que mamam ao seio
    abraços

    Curtir

  24. Tania Miguel disse:

    Uau, amei a matéria sobre cólicas, mas e quando o bebê ( 2 meses) sente forte dores e depois de tomar, colikids, Luftal, paracetamol, massagem, banho e por final só melhora pondo um supositório, aí consegue evacuar e melhorar? As fezes não saem.

    Curtir

  25. Bom dia

    Não pode ser utilizado pelo risco de depressão do sistema nervoso central com sonolência excessiva, constipação intestinal e etc.

    Ele não pode ser usado em menores de 2 anos de idade
    Se quiser respostas mais rápidas, acesse o serviço de pediatra online e obtenha respostas rapidamente através do pediatriavirtual.com/telemedicina/
    Abraços

    Curtir

  26. Bom dia
    acabei fazendo um video sobre sua pergunta no meu canal do youtube … depois vc dá uma olhada a partir de 18/05/2018
    Resumindo até lá sua filha deve ter uma intolerância a lactose precisa utilizar fórmula sem lactose, de soja (aptamil, enfamil ou nan) ou com baixo teor de lactose como o Enfamil gentlease e o Aptamil active
    A melhora ocorre em 14 dias.
    Se quiser respostas mais rápidas, você pode contratar meu serviço de telemedicina através do pediatriavirtual.com/telemedicina/ a partir de 15 reais
    abraços

    Curtir

  27. Duda35 disse:

    Olá, gostaria de saber se o Elixir paregórico tem algum efeito colateral no bebê de 2 meses?

    Curtir

  28. Luciene Benfica disse:

    Boa noite dr Christian!
    Tenho uma filha d 4 meses e 10 dias,e ainda hoje toda noite é uma tristeza antes d dormir, ou mesmo a tarde, ela sente muita dor n barriga,fica ofegante e chora . Ela tem sono mas não consegue dormir direito c muito gases e fica gemendo acaba acordando. Comecei a dar Aptamil AR tem uma semana,parece ter piorado. Todo dia é essa tortura, não aguento mais ver ela sofrendo desse jeito, só melhora c Novalgina, paracetamol não resolve pra ela… Gostaria d saber sua opinião por favor.. obrigada

    Curtir

  29. Bom dia

    O hematoma subdural é muito comum na criança recém nascida e pode demorar até 1 a 2 meses para desaparecer completamente, obviamente dependendo do tamanho dele. Ele aumenta a chance de icterícia, portanto observe se seu filho ficar muito amarelado.

    Se quiser respostas mais rápidas, experimente o serviço de consultoria descrito no pediatriavirtual.com/telemedicina/ … o investimento é muito menor do que você imagina.

    Abraços

    Curtir

  30. Andreza disse:

    Boa tarde Dr.
    Meu filho tem 12 dias de nascido e o coágulo de sua cabeça que ficou devido o parto normal não está sumindo, é normal?

    Curtir

  31. Bom dia
    O Milnutri é um ótimo leite e é recomendado para maiores de 1 ano de idade. Se ela se encaixar na idade, pode dar a vontade … limitando a 800 ml ao dia rsrs

    Nenhuma criança precisa tomar leite de verdade, precisa de alguma fonte de calcio como leite e derivados, vegetais verdes escuros, peixes e alguns sucos de soja. Não precisa se estressar demais, pois cedo ou tarde ela vai aceitar algum leite e isso não é uma condição obrigatória ao desmame.
    Pode parar de dar o seio e a criança ficar algumas semanas sem mamar leite.

    Se quiser respostas mais rápidas, experimente o serviço de consultoria descrito no pediatriavirtual.com/telemedicina/

    Abraços

    Curtir

  32. Annelize disse:

    Dr tdo bem. Estou tentando o desmame da minha bebê mas ela ñ aceitou nenhum outro leite. Me falaram do milnutri de banana e maçã será q esse ela pode

    Curtir

  33. Bom dia
    Sim algumas vacinas dão muita reação.
    Mas mesmo assim você deve dar a vacina.
    O benefício supera em muito o custo. Mantenha ela medicada de 6 em 6 hs.
    Abraços

    Curtir

  34. Annelize disse:

    Olá Dr tdo bem. Minha bebe está com 1 ano e 3 meses tenho que dar vacinas pra ela mas estou com muito medo dizem que a reação dessa vacina (de 1 ano e 3) e horrível.. O que me diz devo dar mesmo assim
    ….

    Curtir

  35. Bom dia
    Não … Colikids até os 2 meses pois nessa fase o intestino começa a amadurecer o suficiente para que a maioria das crianças não apresente mais cólicas de grande intensidade.
    Ele tem eficácia em qualquer época ou idade por se tratar de um próbiotico ou seja, um bando de bichinhos que ajudam no funcionamento do intestino, seja por constipação, diarréia ou cólica.

    Numa próxima oportunidade, se preferir uma resposta mais rápida, ou seja, no máximo em algumas horas, você pode contratar o serviço de telemedicina com valores variando de 10 e 40 reais, dependendo do período contratado. Respondo via Email ou Facebook/Messager … saiba mais clicando no https://pediatriavirtual.com/telemedicina/

    Abraços

    Curtir

  36. Bom dia

    Sim, teoricamente podemos utilizar, mas todos os consensos e estudos atuais contraindicam o uso do buscopan na cólica do bebê.
    As medicações mais efetivas são colikids, paracetamol e simeticona, nesta ordem além da massagem e compressas quentes com termogel.
    Lembre que após os 45 dias as colicas começam a melhorar e desaparecem entre 3 e 4 meses

    Numa próxima oportunidade, se preferir uma resposta mais rápida, ou seja, no máximo em algumas horas, você pode contratar o serviço de telemedicina com valores variando de 10 e 40 reais, dependendo do período contratado. Respondo via Email ou Facebook/Messager … saiba mais clicando no https://pediatriavirtual.com/telemedicina/

    Abraços

    Curtir

  37. Raíra Piauilino disse:

    Olá! Dr, você falou que Colikids só até um mês. No caso, com um mês e três dias já não tem eficácia igual? Desde já, Obrigada

    Curtir

  38. VALERIA DO NASCIMENTO MOREIRA ROSA disse:

    Posso dar colikids e depois da buscopan? Eu ja estava dando colikids e o pediatra passo buscopan gotas.

    Curtir

  39. Bom dia
    Infelizmente essa situação é comum. Ambas alias.

    Vc deu água para ela? Todo bebê que mama mamadeira tem que receber água.

    Se nada der certo vale a pena trocar de leite. Eu gosto mais da linha do Aptamil Premium, mas se achar caro pode tentar o Milupa 1.

    Em relação ao agora, oferece água fervida ou filtrada, troque o leite e inicia alguma das medicações descritas no pediatriavirtual.com/constipacao/
    Vai dar tudo certo.
    Abraços

    Curtir

  40. Fernanda disse:

    Dr. Bom dia, minha filha tem 1 mês é 3 dias, e eu não tenho leite suficiente para alimenta-la então ofereci o Nestogenio para bebê de 0 à 6 meses, mais ela ficou mto ressecada, gostaria de saber se pode me ajudar, me indicando um outro tipo de leite e alguma coisa para ajudar a limpar o intestino dela, como o Dr já disse a saúde pública do nosso Brasil é precária, ela vai passar na primeira consulta dia 6/2 com a enfermeira e não com pediatra. Preciso da sua ajuda. Obrigada

    Curtir

  41. Bom dia
    Essas lesões devem ser de calor.
    O tratamento está correto só tome cuidado para evitar o ressecamento da pele.
    Abraços

    Curtir

  42. Ozinaide disse:

    Dr. eu observei e não tem nenhum pelinho!
    E agora apareçeu um monte de bolinhapequenas de pus no pecoço dela e estou usando cutizaniol em gel! é bom?

    Curtir

  43. Bom dia
    Observe se existe algum outro sinal de puberdade como pelinhos grossos e enrolados próximo ao genital.
    Provavelmente é uma telarca isolada causada pela passagem de hormônios femininos da mãe para ela no final da gravidez
    Demora uns 3 meses pra melhorar

    Curtir

  44. Ozinaide disse:

    bom dia dr. minha bebê tem 4 mesês e uma das mamas dela estar inchada, percebi hoje acho que foi ela pulando algum de nós machucou! o que faço?

    Curtir

  45. Bom dia
    Sim é normal o bebê ficar até 7 a 10 dias sem evacuar quando mama ao seio. Se estiver mamando bem e sem reclamação importante, você não precisa fazer nada.
    Dá uma olhada no pediatriavirtual.com/rotina/1-mes/ e no pediatriavirtual.com/constipacao/
    Abraços

    Curtir

  46. Dayane disse:

    Bom dia o meu filho tem 1mes e meio e tem 3 dias q ele não faz coco eu gostaria de saber se é normal ou se tem q fazer alguma coisa ???
    E ele só mama peito desde já agradeço

    Curtir

  47. Bom dia
    Sim, pode dar analgésicos se ele estiver com dor ou incomodado.
    Dá uma olhada no pediatriavirtual.com/dente/
    Abraços

    Curtir

  48. Carlaila disse:

    Bom dia Dr Christian! Os dentes do meu filho estão pocando um atrás do outro, eu posso dar remédio todos os dias se ele chorar de dor até terminar de nascer todos?

    Curtir

  49. Bom dia
    Muito obrigado, esse é justamente o meu objetivo
    Abraços

    Curtir

  50. CRISTHIANY disse:

    Dr. Em quase um mês de buscas na internet, hoje leio algo que realmente me esclarece e me acalma. Parabéns pela didática, vc me ajudou demais. Obrigado!

    Curtir

  51. Bom dia

    Em relação a vacina, ela realmente pode dar alterações no cocô, mas é temporário e não precisa se preocupar.

    A inalação de produtos químicos pode levar a tosse ou falta de ar. Observe a respiração dela, se estiver normal, você não precisa se preocupar.
    Os sinais de alerta em crianças estão descritos no pediatriavirtual.com/doente/
    Abraços

    Curtir

  52. Ozinaide disse:

    Bom dia Dr. a minha completou três meses e ela foi tomar no posto no dia 08/08/2017 a hota virus e ela estar fazendo coco super mole e com um cheirinho forte e amarelado! e alguns dias depois e comi uma empada e como bastante pão! estou com dúvida será que alguns desses três item? e també ela inalou produto quimico porque moro ao lado de um posto de lavagem?

    Curtir

  53. Bom dia
    Como o neocate é um leite extensamente hidrolisado ou digerido, ele simplesmente não pode causar cólica ou Alergia.
    Abraços

    Curtir

  54. Bom dia
    Sim essas lesões devem ser de calor pois quase todos os meus pacientes estão com elas nos últimos dias.
    Dá um lida no pediatriavirtual.com/calor/ que descreve como tratar isso e também ajuda na escolha dos protetores solares.
    Abraços

    Curtir

  55. eloa disse:

    doutor o leite neocate da colica

    Curtir

  56. Carlaila disse:

    Boa tarde Dr! Uma outra pergunta: meu bebê tem o rosto cheio de bolinhas cor da pele tipo como se fosse umas espinhas, não sei se isso é por causa de beijo ou calor. Gostaria de saber se tem algum creme ou pomada que eu poderia estar usando nele. E qual protetor solar você também me indicaria.Muito obrigada.

    Curtir

  57. Bom dia
    Sim, podem ser causados pelo nascimento dos dentes mas nesses casos é sempre um diagnóstico de exclusão.
    Dê uma olhada no pediatriavirtual.com/doente/ para avaliar se precisa ou não levar ele para uma avaliação médica.
    Em relação aos dentes e seu nascimento, de uma lida no pediatriavirtual.com/dentes/
    Abraços

    Curtir

  58. Carlaila disse:

    Boa tarde doutor! Meu filho faz uma semana que os primeiros dentinhos apontaram e já está com 9 meses, mais ainda não nasceu por completo, ele começou hoje a dar febre de 37.9, e também ta dando muitos gases e as vezes ele até se torce. Esses sintomas são por causa do nascimento dos dentes? Eu estou dando camomilina c, eu posso dar paracetamol de 6 em.6 horas para dor e febre?

    Curtir

  59. Bom dia
    Aparentemente ele está tendo um pouco de cólica. Pode ocorrer por crises de dente também, de uma olhada no pediatriavirtual.com/dente/
    Para tratar a dor, leia o pediatriavirtual.com/dor-crianca-bebe/
    Abraços

    Curtir

  60. Selio Lima disse:

    Meu BB tá com dois dias q de vês em quando bota uma força q fica vermelho, só dura um segundinho aí depois ele relaxa e fica como se nada aconteceu, ele só tem dois meses e meio (masculino) vc tem alguma ideia do q seja? Agradeço!

    Curtir

  61. Bom dia
    Veja se ele está com intestino preso ou se é apenas o intervalo normal entre uma evacuação e outra no pediatriavirtual.com/constipacao/
    Melhoras e abraços

    Curtir

  62. Lucas disse:

    Meu bebe está com dificuldade em fazer coco o que eu dou pra ele?

    Curtir

  63. Bom dia
    Desculpe a demora mas seu comentário foi parar na caixa de spam
    Sei que não vai te ajudar pessoalmente mas pode ajudar outras pessoas.
    O colikids demora 0 duas para fazer efeito e as cólicas melhoram entre 2 e 3 meses. Eu nunca recomendo o uso apos os 45 dias.
    Ele não tem efeitos colaterais, a causa desses sintomas deve ser dente ou crise de dente.
    Dê uma olhada no pediatriavirtual.com/dente/
    Abraços e desculpe

    Curtir

  64. Bom dia
    Bebês pequenos tem o nariz entupido e geralmente não tem catarro nele.
    Tem que manter a higiene com soro fisiológico para não encher de secreção.
    Em relação ao ouvido, não é indicado a introdução de nada no orifício pelo risco de lesão do tímpano. Vc fez certinho, limpe até aonde for possível e o restante sairá no primeiro banho.
    Abraços

    Curtir

  65. Ozinaide disse:

    Boa tarde Dr. Cristian minha nenem para estar sempre com catarro enganchado ,o que faço para esse catarro sair? e também a golfa dela entupiu o ouvido como limpar? porque não temos pediatra na minha cidade todos os dias só uma vez por semana! eu tentei limpar com algodão mas ficou um pouco no orificio.

    Curtir

  66. Bom dia
    O colikids é seguro e apesar de conter bactérias, elas não geram doenças no ser humano.
    Lavo o olho e fica tranquila
    Abraços

    Curtir

  67. Ozinaide disse:

    Boa noite caiu uma gota do colikds no olho do meu nenem, eu lavei! aparentemente star normal será que pode causar algum problema?

    Curtir

  68. Bom dia
    Esses sintomas são cansaço as mamadas e devido ao quadro prolongado ela precisa de avaliação médica.
    Provavelmente ela deve estar com bronquiolite.
    Dê uma olhada no pediatriavirtual.com/bronquiolite/
    Abraços

    Curtir

  69. Suellen Ferraz disse:

    Bom Dia Dr. Minha filha tem duas semanas que está com uma tosse após as mamadas, e nas mamadas ela chora, eu dou peito e fórmula, ela chora mais quando vai dar a fórmula, o peito ela mama, mas fica soltando toda hora,ela tem 3 meses, quando ela estava com cólica os sintomas eram outros, agora não sei o que ela lá tem, não sei o que fazer se levo no pronto socorro?

    Curtir

  70. Bom dia
    Cólicas usualmente melhoram com 4 meses de vida.
    Cólicas de forte intensidade necessário fase devem sempre ser investigadas.
    A causa mais comum é Intolerância à Lactose, dê uma lida no pediatriavirtual.com/intolerancia-lactose/
    Abraços

    Curtir

  71. Michelle disse:

    Olá Dr! Tudo bem? Então meu bebê tá quase entrando no quarto mês, e ele tinha muito refluxo oculto acompanhado de soluço, ao terceiro mês acrescentei uma medida de mucilon e melhorou um pouco, mas passado uma semana ele começou a ter um pouco de cólica e evacuar pouco, cortei o mucilon, já faz quase 3 semanas e agora ele está com uma cólica terrível, e ele já tomou o colikids, será que ainda é efeito do mucilon? Obrigada!
    e gostei muito de suas explicações, nós mamãe agradecemos.

    Curtir

  72. Bom dia
    Demora aproximadamente 15 dias para o desaparecimento completo dos sintomas, se for devido a Intolerância à Lactose
    Abraços e boa sorte

    Curtir

  73. Iara disse:

    Olá Doutor,
    Passei meu filho novamente pelo pediatra e foi investigado infecções no intestino e no sistema urinário e nada constou, descobri sem querer que a pilula que eu tomo (cerazete) possui lactose em sua fórmula, dai então decidi por conta própria encerrar a amamentação já que ele se interessava pouco pelo peito e alimenta-lo com o leite zero lactose, isso para ver se tenho alguma melhora no quadro dele, a minha pergunta é, em quantos dias o organismo da criança leva para se desintoxicar totalmente da lactose ?

    Curtir

  74. Bom dia
    Sim isso é por cólicas mas não de gases mas sim de fezes.
    Bebês não sabem que a vó tarde de fazer côco não é para ser considerada dor e o agravante é que nem fazer a força do côco direito ele não sabe.
    Faça massagem que logo ele aprende que é normal
    Abraços

    Curtir

  75. Ozinaide disse:

    Dr. minha nenem tem 1 mes e 9 dias e toda vez que vai mamar ela grita e se contorce muito ficando vermelha e chora! isso é por causa das colicas, e enquanto ela não evacua não alivia, isso é normal. Ou é algum problema intestinal.

    Curtir

  76. Bom dia
    Provavelmente não foi nenhum dos dois. As cólicas podem alterar a cor das fezes e seu aspecto.
    Fique tranquila
    Abraços

    Curtir

  77. Bom dia
    Classicamente a cólica ocorre entre 16 e 4 hs dá manhã, mas pode ocorrer em outros horários.
    Ao redor de 45 dias é a pior fase da cólica, depois a tendência é de melhora.
    A maioria dos bebês tem cólica por não conseguirem digerir o leite adequadamente, portanto o excesso de mamadas pode aumentar as cólicas.
    O biogaia começa a fazer efeito após 10 dias
    Abraços

    Curtir

  78. Ozinaide disse:

    Boa noite Dr. estou dando o colikids faz uns 4 dias e hoje ela fez coco amarelo com um pouco esverdeado parecendo um capinzinho! e soltou muitos gases se contorcendo muito! a dois dias eu tomei oléo mineral por estar resseca, será que foi o oleo ou colikds?

    Curtir

  79. Debora disse:

    Ola, Meu filho tem 1 mes e 14 dias, a 5 dias comecei a dar o biogaia. Ele sente colicas sempre no periodo da tarde, apos o 12:00 e a noite, eu achava que nao era colicas pois o horario é bem diferente. Ele se acalma somente mamando, e eu dou sempre o peito que é a unica forma dele se acalmar. É normal a colica vir este horario e é pior dar de mamar?

    Curtir

  80. Bom dia
    Eu gosto bastante do Aptamil 3 nessa fase, raramente dá qualquer alteração intestinal e ainda é bem aceito.
    Provavelmente vc não tem pouco leite, o que ocorre é que a produção reduz com o tempo e os bebês são mais efetivos na mamada esvaziando mais o seio.
    Abraços

    Curtir

  81. Anelise disse:

    Oi Dr td bem.. minha bebe já está com 10 meses senti que meu leite materno está bem pouco. Qual melhor leite para ir oferecendo a ela??

    Curtir

  82. Bom dia
    A culpa não é do colikids, pode voltar.
    Duas causas para a regurgitação … Refluxo por mamar demais ou doença do refluxo e as cólicas podem levar a regurgitação por aumenta a pressão intaaabdominale aos vômitos
    Dá uma olhada no pediatriavirtual.com/refluxo/
    Abraços

    Curtir

  83. Camila Santos disse:

    Bom dia,
    Dr faz 7 dias que estou dando colikids para minha bebê, ela tem 1 mês e 14 dias, a dois dias ela não consegue mais dormir porque o leite está voltando, tem vezes que ela coloca todo leite pra fora igual um jato, muito leite mesmo, temos que ficar com ela uns 40 minutos no braço para poder colocar no berço. Isso tem algo relacionado ao remédio? Ou é refluxo ?
    Me ajude, pois parei o colikids com medo de ser ele.

    Curtir

  84. Boa noite
    Bebês que mamam no seio pode permanecer até sete dias sem evacuar desde que a consistência seja pastosa, bananinha ou massa de modelar
    Se as fezes forem duras, o tratamento está descrito no pediatriavirtual.com/constipacao/
    Abraços

    Curtir

  85. Mirna disse:

    Boa noite Dr. Minha filha tem 1 mês de vida ela mama e toma leite nan, mas não está conseguindo fazer cocô sozinha estou tendo que colocar supositório….
    Me ajuda por favor!

    Curtir

  86. E a maneira correta de complementar é exatamente essa, primeiro o seio e depois a mamadeira sempre tendo certeza que sobre um pouco de leite na mamadeira.
    Abraços

    Curtir

  87. Bom dia
    Os bebês que mamam ao seio podem ficar até 10 dias sem evacuar, exceto se as fezes estiverem duras na última evacuação

    Curtir

  88. Suellen Ferraz disse:

    Será que o lugar ajuda a fazer coco?

    Curtir

  89. Suellen Ferraz disse:

    Boa Noite Dr. Minha filha toma leite materno junto com fórmula Aptamil, toma colikds, mas está dois dia são em fazer coco, é normal? O que posso fazer para ajudar ela além das massagens, ela está o dia todo fazendo força para fazer. Outra questão minha bebê mama a cada 3 horas primeiro o peito depois 60 ml de Aptamil, será que devo mudar alguma coisa? Quantos dias um bebê pode ficar sem fazer coco tomando fórmula é leite materno?

    Curtir

  90. Cleide disse:

    Bom dia Dr. minha bebê irá completar 2 meses na próxima semana, ela sofre de cólicas a noite, o pediatra recomendou o uso do colikids, iniciei há 2 dias e desde então suas fezes estão líquidas, o cheiro também alterou, é normal?

    Curtir

  91. Bom dia
    Bebês pequenos podem trocar o dia pela noite.
    Tente manter um contraste entre o dia agitado é claro e a noite escura e quieta
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/sono/
    Abraços

    Curtir

  92. Ozinaide disse:

    Bom Dr. Cristian!
    Ela dorme durante o dia todo e a partir das 22.00 horas ela vai até o dia amanhecer e as vezes até mesmo durante o dia! o que faço? estou muito cansada!
    Queria saber se existe algum remedio para dormir e se posso dar a ela?
    Ela tem 18 dias de vida.

    Curtir

  93. Bom dia
    Sempre que o bebê vomitar em até 30 min após a medicação você deve repetir a dose.
    Use outras medidas para as cólicas como a massagem compressa quente colikids paracetamol ou simeticona
    Abraços

    Curtir

  94. Boa noite.
    Não existe nenhuma medicação que vá funcionar.
    Não é comum esse tipo de comportamento.
    Para as cólicas usamos a massagem compressa quente colikids paracetamol e simeticona.
    Nada mais.
    Você precisa passar novamente por uma avaliação pela duração do quadro.
    Abraços

    Curtir

  95. Boa noite
    Bem, o ganho de peso vai responder se ela tem.fome ou não. Dá uma lida no pediatriavirtual.com/fome/ para saber como avaliar
    Em relação a cólica, usamos compressas quentes, massagem, paracetamol ou simeticona para as crises.
    Para prevenção a melhor medicação é o colikids.
    Abraços

    Curtir

  96. Ozinaide disse:

    Dr. eu dei três gotas de espasmo flatol a minha bebê e em seguida ela gofou e logo depois eu dei mais duas gotas! fiz errado. E na embalagem que ele é de uso pediatrico.

    Curtir

  97. Iara disse:

    Olá Doutor,
    Grata pelo retorno, no entanto, já eliminei da minha alimentação e da alimentação do meu filho, o leite de vaca, feijão e todos os tipos de batatas, já estamos a 90 dias sem consumir, ´mais não vejo melhora no seu quadro.
    Observado ele se contorcer a noite, eu acredito ser alguma dificuldade para eliminar gases acumulados, somente após muita massagem na barriga ele consegue soltar alguma coisa e ai cochilar um pouco.
    Será que existe algum medicamento que possa ajudar neste processo ? já tentei o luftal mais não funcionou com ele.

    Obrigada pela atenção.

    Curtir

  98. Suplente Ferraz disse:

    Bom Dia Dr. Minha filha nasceu de 32 semanas , e ficou 54 dias no hospital para ganho de peso e no decorrer teve uma distensão abdominal, graças a Deus se recuperou, e tem 11 dias que está em casa, desde o primeiro dia que ela chegou em casa se fica com o rastilho vermelho se retornando de gemidos, e choros constantes, começa por volta das 22h vai até quase 10h do outro dia, eu amamento ela, e ela ainda toma aptamil 60 ml, eu dei funchicoria, mas percebi que só acalmava na hora depois, gemia de dor, e fora que o posinho é muito doce, o que posso dar pra ela? Ela faz cocô uma vez por dia, e solta bastante gases. Ela saiu do hospital tomando domperidona, mas cortei, por que ela não tem mais refluxo cortei vão fazer dois dias, por ela não tem refluxo mais, e os efeitos colaterais são preocupantes. Qual remédio você indica para a cólica mesmo sendo tendo nascida prematura? E uma outra questão será que meu leite é suficiente para amamentar ela? Por que vejo que ela fica mamando quase 1hora no meu peito, mas logo em seguida sente a necessidade da fórmula

    Curtir

  99. Boa noite Iara
    Seu bebê tem 10 meses?
    Nessa idade a ocorrência de cólicas não é normal e normalmente é causada por Intolerância à Lactose ou alergia a Proteína do Leite de Vaca APLV.
    Nesses casos nenhuma medicação vai funcionar exceto se restringir o leite de sua dieta completamente, incluindo derivados.
    Abraços

    Curtir

  100. Iara disse:

    Olá Doutor,
    meu filho tem 10 meses e ainda sofre com muita cólica, o pediatra indicou Buscopan simples duas vezes ao dia, mais eu li seu post e este medicamento não é indicado, agora fiquei preocupada, vale lembrar que já usei sob orientação médica o colikids, simeticona, tilenol e sem sucesso, meu filho só toma leite materno, o que o senhor me orienta ? devo dar o Buscoan ?

    Curtir

  101. Bom dia
    Não deve continuar assim. Separamos as medicações em dois grupos. De prevenção com o colikids 1x ao dia e para a crise de dor com paracetamol ou simeticona a cada 6 hs isoladamente ou em conjunto.
    O auge da cólica é com 45 dias de vida, portanto não é esperada nenhuma melhora por enquanto.
    Abraços

    Curtir

  102. Andressa disse:

    Bom dia doutor.Andressa(mãe de menina) Vila Velha És 09/09/2017.Meu bebe tem 1 mes e 6 dias,tem muita cólica e tambem evacuar muito e o coco sai como jato de espuma,isso é normal. Dou o colikids de 6/6hs,devo continuar medicando assim?

    Curtir

  103. Bom dia
    Todos esquecem de avisar o tempo de efeito do colikids e os pais não são culpados de pararem a medicação.
    O auge da cólica é com 45 dias de vida e a melhora começa aos 2 meses.
    O tratamento é com colikids paracetamol simeticona compressa quente ou massagem

    Pode deixar de bruços no colo desde que você esteja acordada pelo risco de morte súbita.
    Melhora e paciência
    Abraços

    Curtir

  104. Cristiane disse:

    Bom dia doutor
    Tenho gêmeas estão com 45 dias, e as cólicas aumentaram bastante nas últimas semanas, levei no pediatra que passou o colikids para tomar até os 4 meses e o mylicon para qdo estiver com dor, uma consulta antes em outro pediatra ele passou o colikids mas não me avisou que só fazia efeito depois de 10 dias como não vi efeito parei de dar.
    Quando dou mylicon parece que a cólica aumentava, então voltei dar pareceram mas tenho medo de fazer mal.
    Outra dúvida se devo dar o paracetamol normal ou o paracetamol baby.

    Curtir

  105. Bom dia
    Aos 45 dias de vida é o auge da cólica. Você já está fazendo tudo que é aconselhado, exceto o buscopam 1uw deve ser evitado ao máximo.
    Após os 60 dias as coisas começam a melhorar.
    Tenha paciência
    Abraços

    Curtir

  106. Juliana Celina disse:

    Boa tarde Dr. Tenho uma filha de 1 mes e meio, que tem muita cólica.. dei colikds até 35 dias, o qual n teve nenhum efeito, minha filha continuou com colicas da mesma forma. Dou dipirona e Simeticona para ela e as vezes Buscopan, que foram receitados pelo pediatra, que ultimamente não estão mais fazendo efeito.. ela geme muito e está com muita dor ,não sei mais o que fazer. Ela também não consegue fazer cocô sozinha, sempre tenho q ajudar com massagens, bicicletinha nas pernas, e só assim ela faz.. não sei mais o que fazer, estou desesperada… Tem algo que o senhor possa me ajudar?
    Desde já agradeço!

    Curtir

  107. Bom dia
    Os sinais de alerta para levar seu filho ao médico, ou qualquer criança, estão descritos no pediatriavirtual.com/muita-calma/
    Abraços

    Curtir

  108. Bom dia
    Provavelmente é dentes mas deve observar os sinais de alerta para doenças graves descritos no pediatriavirtual.com/muita-calma/ e para saber mais sobre os dentes leia o pediatriavirtual.com/dente/
    Abraços

    Curtir

  109. Gilmara0509 Alves disse:

    Ou eu devo levar ele ao médico?

    Curtir

  110. Gilmara0509 Alves disse:

    Boa tarde Dr.Deixo Lhe Perqunta meu filho tem 5 meses e ele já tem dois Dentinhos,só que agora ele esta muito enjuadinho,esta tendo febre e esta colocando tudo na boca, será que tudo isso é porque deve está saindo outro Dentinho? Ele não está gripado não. Pra falar que é de gripe.

    Curtir

  111. Bom dia
    Coitada de você Anelise. Ela ainda não dorme direito.
    Nessa idade a maioria dos bebês só cochila de dia e têm sono agitado a noite devido a hiperatividade deles é o início dos distúrbios do movimento no sono como balançar pes, corpo e cabeça, sonambulismo, falar ou chorar dormindo e etc.
    É preciso ter certeza que a criança acordou.
    As terapias alternativas não tem comprovação científica portanto não tem um padrão de resposta.
    Dessas terapias apenas a acupuntura funciona.
    Abraços

    Curtir

  112. Anelise disse:

    Oi dr td bem. MINHA Bb vai fazer 9 meses. Ela nunca teve uma noite de sono tranquila sempre acorda várias vezes durante a noite..de dia também dorme meia hora cada soneca.. ah já levei em vários pediatras elA não tem nada super saudável peso e medidas tdo ok.. me indicaram fazer microfisioterapia será q e bom??

    Curtir

  113. Gilmara Alves disse:

    Ta bom então Dr.Muito Obrigada Deus abençoe!!!

    Curtir

  114. Bom dia
    Sim, você pode misturar com qualquer líquido exceto leite.
    Não tenho whatsapp.
    Abraços

    Curtir

  115. Gilmara Alves disse:

    Ta ok Dr.muito obrigada então se eu misturar com um pouco dágua já resolve né?

    Você não tem what não Dr ou grupo seu por what?

    Curtir

  116. Bom dia
    O auge da cólica é com 45 dias e por isso ele está tão bravo.
    Experimente usar o paracetamol pois é mais eficaz que o luftal.
    Mantenha as medicações até dois meses pois entre 2 e 4 meses os bebês melhoram progressivamente da cólica.
    Abraços

    Curtir

  117. Bom dia
    O sulfato ferroso ou qualquer suplemento com ferro pode manchar os dentes mas se misturar o medicamento em algo ou ser um pouco de água após já resolve.
    Abraços

    Curtir

  118. Michele disse:

    Boa tarde Dr., quero primeiramente te agradecer por ter respondido minha dúvida anterior, e dizer que se eu morasse em SP com certeza seria o pediatra do meu bebê. Pois hoje em dia é difícil encontrar médicos que se preocupam acima de tudo com o ser humano.
    Meu bebê faz 45 dias amanhã e desde o dia 24 ele se retorce e chora muito, ele tem cólicas desde os 15 dias de vida, no entando agora parece mais forte as contrações, isso acontece quase 24h por dia, fiquei muito preocupada, pois em vez de melhorar ele piorou. Antes não chorava tanto, apenas se retorcia e resmungava, agora é choro forte e não consegue dormir. Fui na pediatra da minha cidade e ela diz ser assim mesmo, só gostaria de sua opinião sobre isso se possível. Ele toma luftal e colikds, dei colic calm um dia, mas como não vi efeito não dei mais. Desde já obrigado e bom fim de semana. Abraço!

    Curtir

  119. Gilmara0509 Alves disse:

    Bom dia Dr.Deixo Lhe Fazer Uma Pergunta Meu Filho Tem 5 Meses,E Ontem O Meu Filho Foi Pra Consulta Com A Pediatra Dele,Ela Passou Sulfato Ferroso 8 gotas,Ele Ja Tem Dois Dentinhos.Eu devo comprar uma escovinha de dedo pra quando For Dar Pra Ele,Eu Limpar pra não fica com dentes feio? Que falam que fica meio sujo os dentes tipo se tivesse estragados?

    Curtir

  120. Boa noite
    O mais provável é que seja relacionado aos dentes. Experimente usar algum medicamento para dor.
    Dê uma olhada no pediatriavirtual.com/dente/
    Abraços

    Curtir

  121. Anelise disse:

    Oi dr td bem. MINHA bb está com 8 meses e está nascendo os dentes superiores dela. Acorda muito agitada não dorme bem nem de dia e noite. Está alteração no sono e devido as dentes ou pode ser só uma fase??

    Curtir

  122. Bom dia
    As cólicas tem o auge aos 45 dias de vida e devemos parar com o colikids após os 2 meses quando a maioria das crianças melhora espontânea das colicas. Eu geralmente aconselho meus pacientes a manter o colikids até acabar o frasco depois dos 2 meses e então parar.
    Em relação ao incômodo ao evacuar, isso faz parte da adaptação do bebê ao mundo fora de sua barriga. Isso significa que ele não precisava evacuar antes e que a sensação de vontade de fazer côco está sendo interpretada como dor e não como o funcionamento normal de nosso intestino.
    É apenas uma fase e já já ele melhora.
    Devemos utilizar preferencialmente o colikids, paracetamol e simeticona para as cólicas além da compressa quente e massagem, pois medicações como o buscopam ou espasmo dimetiliv pode levar a intoxicações com alterações neuroloiAs e orgânicas importantes nos bebês pequenos. Evite ao máximo o uso.
    Obrigado pelos elogios e por participar
    Abraços

    Curtir

  123. Solange Tartari disse:

    Boa noite Doutor, primeiramente gostaria de elogiar o seu site é a primeira vez q eu acesso ele e já aprendi muita coisa interessante…
    Meu filho tem 42 dias de vida eu já estou no segundo vidro de colikids eu dou todos os dias 2 vezes q eu fiz o teste de não dar eu me arrependimento muito mas não sei se os choros daquele dia estava relacionado ao remédio mas coincidiu… Ele chora muito e parece q além das cólicas ele tem dor de barriga pq mesmo as fezes sendo aquosas parece q ele faz força para evacuar e deve doer a minha suspeita procede? Posso continuar com o colikids até os 4 meses todos os dias? E tbm gostaria de saber sobre o remédio Espasmo Dimetiliv e se faz mal usar ele em casos q o choro de dor for pior..
    Grata pela atenção!

    Curtir

  124. Bom dia
    O tratamento é com colikids por dias suficientes, portanto volte com ele, paracetamol na crise, pois não faz mal e simeticona.
    Além de massagem e compressas quentes
    Abraços

    Curtir

  125. Adriana disse:

    A minha filha tem 3 meses e 16 dias e tem cólicas diariamente o dia todo, não apenas no horário que o Sr mencionou. Com 3 meses e 9 dias iniciei o colikids pq não aguentava mais ve-la sofrendo (usa luftal tds os dias e paracetamol às vezes, teria até necessidade do paracetamol diariamente pela dor, mas como faz mal não dou). Porém eu notei que houve piora com o colikids (apesar de eu não ter esperado os 10 dias recomendados p o efeito, ninguém diz que piora antes de melhorar e ela passou a acordar mais vezes de madrugada) Então, com 6 dias de colikids suspendi e não sei o que fazer, pq ela sofre muito a ponto de não conseguir mamar
    … Ela está só no leite materno… O que eu posso fazer?

    Curtir

  126. Bom dia
    Veja na sessão de tratamento da página aonde descrevo o tratar certinho.
    Basicamente usamos compressas quentes massagem colikids paracetamol e simeticona.
    Melhoras e abraços

    Curtir

  127. Tamires disse:

    Dr, minha bebê tem 26 dias e a uma semana está sofrendo com cólicas. Quando ela nasceu o pediatra passou o luftal flatol, porém como ela não tinha nada, parei de dar.. com 15 dias outra pediatra passou simeticona mesmo ela não tendo nada. Mas uns dias depois ela começou apresentar cólica.. continuamos com o simeticona mas nada aconteceu.. então voltamos para o espasmo flatol, por um dia ela dormiu super bem, depois continuou com dor.. Já mudei minha alimentação, já que ela mama no peito, mas não vejo melhora.. o que fazer? Obrigada Dr.

    Curtir

  128. Bom dia
    A dose do ibuprofeno de 100 é .0.5 gt por quilo de peso a cada 6 hs.
    As minhas orientações para introdução de alimentos estão descritas em https://pediatriavirtual.com/papa-bebe/
    Alguns bebês tem cólicas frequentes devido ao leite e melhoram após a introdução de alimentos e consequente redução do leite.
    Abraços

    Curtir

  129. Bom dia
    Esse é o uso correto. Colikids para prevenção e paracetamol para a crise. Pode ser o de gotinhas ou o de xarope. Tanto faz.
    Abraços

    Curtir

  130. Danilo disse:

    Posso usar colikids e paracetamol juntos(não na mesma hora,paracetamol em caso de crise)? Qual o paracetamol?

    Curtir

  131. Carlaila disse:

    Outra pergunta doutor meu bebê está para nascer os dentes e sente muita dor e incomodo eu tenho em casa o ibuprofeno de 100MG quantas gotas eu posso estar dando para ele tomar? Outra coisa ele já vai pra quase 5 meses e eu gostaria de começar a introduzir alimentos sólidos para ele o que eu poderia estar começando a dar para ele? E uma última pergunta para os gases dele eu estou dando mylicon mais ele continua com muitos gases me indicaria algum outro? Obrigado.

    Curtir

  132. Bom dia Jéssica
    Como seu bebê ainda apresenta sangramento, mesmo que em menor quantidade, isso significa que ela ainda está com alergia e essa deve ser a causa dessas cólicas.
    O neocate é o melhor leite para APLV, mas use água normal, não essa água de ameixa que estranha essa maravilhosa fórmula.
    A dieta da Amamentação precisa ser realmente isenta de leite, derivados ou qualquer alimento que contenha traços de leite. Existe uma relação de 50% entre APLV e alergia a proteína da soja.
    Você precisa intensificar a sua dieta e a dela.
    Normalmente são necessários seis meses de dieta rígida de ambos para a cura.
    Fica tranquila que o mais importante é a Aylla crescer e engordar normalmente.
    O diagnóstico está correto, agora é questão de tratar e escolher um profissional para acompanhar, confiando nele.
    Abraços

    Curtir

  133. Jessica disse:

    Bom dia Dr. tenho uma bebê de quase 60 dias, desde que aqui nasceu ela reclama muito e aparentemente são sintomas de cólica, porém ela se contorce demais e fica gemendo o dia todo, principalmente antes de arrotar e fazer cocô, e não consegue dormir também, pois toda a vez que vem a dor ela acorda… Não sabemos mais o que fazer, já fomos em vários médicos e fizemos vários testes com luftal, paracetamol, colikids, e um suplemento chamado neocate no qual usamos água de ameixa seca para administrar ( ESSA FORMULA FOI INDICADA A PARTIR DOS 17 DIAS DE VIDA DA AYLA, POIS A MESMA COMEÇOU A FAZER COCO COM MUITO SANGUE PARECIDO COM GELEIA DE MORANGO, ESSE QUADRO CONTINUOU POR MAIS 30 DIAS, HOJE AS VEZES ELA FAZ COCO COM SANGUE. OS MÉDICOS QUE EU FUI DISSERAM QUE ELA PODERIA TER APLV, CORTEI TODOS OS DERIVADOS DE LEITE DA MINHA DIETA PARA VER SE FUNCIONAVA E AINDA ASSIM NÃO TIVEMOS RESULTADOS POSITIVOS) . Ela mama no peito também, porém parece nunca ser suficiente apenas o leite materno. Precisamos de ajuda para a nossa pequena Ayla, o que o senhor sugere? DESCULPE O TEXTÃO, PORÉM FOI NECESSÁRIO.

    Curtir

  134. Bom dia
    Utilizamos algum analgésico para acalmar eles.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/dente/
    Abraços

    Curtir

  135. Bom dia
    Nessa idade o leite não sustenta mais e se você não estiver dando bastante comida ela terá a tendência de acordar a noite de fome.
    Pode ser apenas um distúrbio de associar o sono com a mamadeira.
    Nessa idade eles são birrentas, agitados, grudentos e comilões.
    Abraços

    Curtir

  136. Gilmara0509 Alves disse:

    Boa tarde Dr o meu filho esta com 4 meses e já ta saindo o dente dele e ele esta muito incomodado o que dou pra ele?

    Curtir

  137. Anelise disse:

    Oi dr td bem.. MINHA bb vai completar 7 meses semana que vem desde os 5 meses q o sono dela está muito agitado mas agora elA tá assim de dia ñ mama MUITO pois já dou outros alimentos para elA mas a noite elA mama a cada 2 horas acorda CHORANDO e querendo mama. Ah está apontando 2 dentinho nela será q posso dar mama p elA a cada 2 horas ou devo dar apenas cada 3 ou mais horas devo fazer alguma coisa para mudar isso ou pode ser só uma fase..???

    Curtir

  138. Bom dia
    Sim, eles continuam tendo gases mas não tem mais a dor relacionada a eles, ou seja, cólica.
    Se tiver incômodo, utilizamos uma simeticona.
    Abraços

    Curtir

  139. Carlaila disse:

    Bom dia Dr! Eu gostaria de saber se é normal um bebê de 4 meses ter muito gases?

    Curtir

  140. Bom dia
    Como disse, eu uso raramente e exatamente nos casos em que os pais não estão mais aguentando.
    Muitas vezes estamos tão cansados que não conseguimos passar tranquilidade para o bebê na hora de dormir.
    Nada acontecerá se você usar
    Abraços

    Curtir

  141. Anelise disse:

    Dr. Mas daí o que eu faço pra melhorar o sono dela não tô mais aguentando isso

    Curtir

  142. Bom dia
    Esses medicamentos devem ser usados como última opção.
    O sonin é um antialérgico antigo cujo principal efeito colateral é sono, enquanto o calman é um fitoterápico com maracujá e outros calmantes.
    Nenhum deles é potente e não farão ela DORMIR, mas ajudam a induzir um sono com mais facilidade.
    Já usei algumas vezes os dois medicamentos e não achei que foram muito eficazes, mas eu prescrevo muito raramente, uma ou duas vezes ao ano.
    Apesar de não ter nenhum grande efeito colateral, eu não gosto de usar.
    Abraços

    Curtir

  143. Anelise disse:

    Ah me falaram do calmam também será q posso dar algum desse remédio

    Curtir

  144. Anelise disse:

    Oi dr td bem. Realmente o dramim não deu efeito e minha bebê não dorme nada. Já fiz de td rotina higiene do sono nada resolve. O que me diz do medicamento Sonim e seguro dar pra ela, elA tem 6 meses e eu ñ estou aguentando mais noite e noites sem dormir. Ah me falaram do calmam também será q posso dar algum desse remédio?

    Curtir

  145. Bom dia
    O dramin tem como efeito colateral a sonolência mas ela deve ter criado alguma associação do sono é isso prejudica o sono noturno.
    Nessa idade o sono diurno ja não é longo e nem frequente.
    Você já deve ter lido mas essa é a técnica mais eficaz, https://pediatriavirtual.com/tratamento-da-insonia-por-associacao/
    Abracos

    Curtir

  146. Anelise disse:

    Olá dr.td bem estou eu aki de novo com dúvidas sobre minha bebê. Então minha bb ñ dorme nem de dia e noite já testamos várias coisas como fome cólica ouvido dentição tdo mas nada melhorou seu sono. Ela está com 6 meses e desde os 5 q não dorme bem. Na consulta passada a pediatra receitou florais mas não fez efeito então hoje na consulta receitou dramim disse q ñ tem problema de dar para minha bebê e q não tem efeito colateral minha bb e saudável peso e medidas tdo ok.. Então estou na dúvida será q tento dar o dramim para ver se o sono melhora???

    Curtir

  147. Gilmara0509 Alves disse:

    Obrigada Dr.pela ajuda você ajuda demais agente, Deus abençoe você e Familia Sempre.

    Curtir

  148. Bom dia
    Provavelmente isso não é uma diarréia verdadeira por Infecção.
    Observe os sinais de desidratação e ofereça muitos líquidos.
    Abraços

    Curtir

  149. Maria disse:

    Ok doutor muito obrigado por tudo! O que eu posso fazer para amenizar essas diarréia, posso oferecer algo, já ofereço bastante água,?será que quando ele se espreme demais é alguma dor de cólica? Tem vezes que ele se espreme muito e só sai um pouquinho de cocô líquido.

    Curtir

  150. Bom dia
    Realmente é normal e pode ocorrer nas gripes ou nas crises de dente.
    Não existe um prazo exato pois podem emendar crises de mais de um dente de cada vez.
    Observe os sinais de alerta para doenças mais graves descritos no pediatriavirtual.com/muita-calma/ e medique para dor sempre que estiver muito irritadom
    Abraços

    Curtir

  151. Maria disse:

    Bom dia doutor.,desculpa te incomodar dinovo. É que estou preocupado, tento me acalmar mas as vezes acontece algo diferente com meu bebê e eu volto a me preocupar. Como eu te falei no outro comentário ele está fazendo cocô várias vezes ao dia as vezes é líquida bem pouquinho,e junto percebo que há catarro, e as vezes um pouco pastoza e tbm com catarro, e ele se espreme muito pra fazer cocô, e as vezes ele ta tomando a mamadeira e não quer mais começa a se espremer e faz cocô. Esses sintomas pode ser de dente e ele demora quantos dias?,é q já tem uns 5 dias q ele tá assim, e hoje quando fui trocar a fralda dele,ele se espremeu e saiu um poquinho de catarro marrom. Fiquei preocupado, mas falo pro meu marido, pra minhas cunhadas e dizem que é normal, q me preocupo demais . Vc pode me ajudar?

    Curtir

  152. Bomdia
    Existe o de 50 e de 100 mg.
    Eu gosto do ibuprofeno​ 50 mg cuja dose é de 1gt por quilo de peso
    Abraços

    Curtir

  153. Maria disse:

    Oi Boa noite doutor! Qual é o ibuprofeno q devo comprar pro meu bebê de quantas mg ,ou só existe um próprio. Obrigado

    Curtir

  154. Maria disse:

    Ok doutor muito obrigado ! Agora vou procurar focar mais tranquila. Obrigado.

    Curtir

  155. Bom dia
    A presença de catarro nas fezes significa apenas inflamação e não necessita ser um quadro infeccioso.
    Geralmente temos um pouco de catarro nessas crises de dentes.
    Abraços

    Curtir

  156. Bom dia
    Realmente os bebês não precisam mamãe com a intensidade que a maioria das pessoas pensam.
    Eles podem permanecer de 4 a 12 hs sem mamar nessa idade.
    Só damos mamar se o bebê acordar e estiver com fome. Se está dormindo não é necessário dar mamar.
    Ele não fica com fome
    Abraços

    Curtir

  157. Maria disse:

    Oi doutor mais uma vez estou aqui com uma dúvida, eu esqueci de te perguntar. Como eu te falei no outro comentário q meu bebê tá fazendo cocô várias vezes ao dia, junto as fezes percebi a presença de catarro, gostaria de saber é normal?

    Curtir

  158. Maria disse:

    Sim tenho mais uma dúvida dúvida. Gostaria de saber se tem algum problema dar a mamadeira pro meu bebê dormindo, é q muitas pessoas dizem que estou errada ao oferecer a mamadeira pro meu bebê quando ele está dormindo, pq dizem que quando ele tá dormindo não tá com fome. Mas às vezes ele demora a acordar eu vou deixar ele sem Tomar nada. Ele toma uns 90 as vezes 120 ml. Por exemplo eu dou as vezes 11 e meia da noite, quando é umas 5 a 6 da manhã ,dou dinovo .pego no colo e dou a ele dormindo. Vc pode me orientar doutor pode dar a mamadeira enquanto ele está dormindo? É que às vezes chega o horário de dar e ele ta dormindo.

    Curtir

  159. Maria disse:

    Bom dia doutor! Não tenho palavras para agradecer tamanha dedicação,carinho e profissionalismo. Vc é um ótimo médico, muito atencioso, muito muito obrigado por tudo sempre. Ter encontrado seu site para mim foi maravilhoso, pq tenho muitas dúvidas e vc está sempre atencioso esclarecendo todas. Mais uma vez obrigado.

    Curtir

  160. Bom dia
    Bebês que mamam no seio normalmente não precisam ingerir água.
    Para saber se é necessário oferecer era você deve observar o xixi, se estiver reduzindo e ficando amarelado, vocês devem oferecer agua, se ele aceitar é porque está com sede.
    Se estiver claro e abundante nada precisa ser feito.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/rotina/3-meses/
    Abraços

    Curtir

  161. Bom dia
    Geralmente essas lesões são de calor. Nosso outono está com muitas variações de temperatura e isso nos leva a errar a roupa.
    Como seu bebê sta mais velho deve ter ocorrido na barriga porque ele estava de bruços quando passou calor.
    Deixe ele mais a vontade e pode usar uma colher de maizena na água do banho.
    Abraços

    Curtir

  162. Bom dia
    A nistatina tem 40% de resistência e muita vezes temos de usar alguma medicação mais forte como o miconazol.
    Esses lesões são causadas pelas fezes mas geralmente​as bolinhas significam que já tem uma micose junto.
    Acho que voce já leu, mas sempre bom avisar que voce pode saber mais no pediatriavirtual.com/assadura/
    Abraços

    Curtir

  163. Gilmara0509 Alves disse:

    Dr.Boa Noite Meu Filho Vai Fazer 3 Meses Amanhã, E E Moro Aqui No Amazona Manaus,Aqui Esta Muito Calou é Necessário ele beber água normal já ? Ou não ele continua só no peito mesmo? Porque ele só esta no peito

    Curtir

  164. Maria disse:

    Sim doutor esqueci de te perguntar uma coisa. Dando banho no meu bebê percebi que na barriguinha dele tá cheio de um carrocinhos vermelho, q parece ser tipo q alguma coisa mordeu e ficou vermelho ,mas é só mais na barriguinha. Será o que pode ser doutor devo me preocupar é levar meu bebê pro médico? Ou vc pode me ajudar ?

    Curtir

  165. Maria disse:

    Bom dia doutor obrigado por tudo! Era o q eu ia te falar,ele já tá assadinho tipo umas bolhinhas na bundinha, Tô usando nistatina mas não tá resolvendo muito não, já tem us 5 dias q ele tá assadinho,tem dias q ta melhor ,Mas ainda tá bastante irritado com carrocinhos. Vc pode me orientar no q usar para melhorar, ou posso continuar usando a nistatina mesmo?

    Curtir

  166. Bom dia
    Ela está numa crise de dente. Tome cuidado pelo risco de assaduras e pode dar analgésicos como dipirona paracetamol ou ibuprofeno sempre que ficar muito irritado
    Abraços

    Curtir

  167. Maria disse:

    tá sim doutor salivando muito e muito impaciente sempre com as mãozinhas na boca,chora muito tbm, não sei se tá sentindo alguma dor, As vezes dou um remedinho mas fico com medo de dar direto.
    Obrigado

    Curtir

  168. Maria disse:

    Também salivando muito.

    Curtir

  169. Boa noite Maria
    Ele está salivando?
    Normalmente nessa idade a causa desses sintomas são as crises de dente.
    Não precisa se preocupar.
    Abraços

    Curtir

  170. Maria disse:

    Boa noite doutor muito obrigado! Gostaria de saber mais uma coisa.meu bebe fez cocô hoje 5 vezes ate agora , so q é um pouco liquida e tbm pastozinha , é mais liquida. É normal ou nao?sera o q pode ser doutor?

    Curtir

  171. Bom dia
    Pode tomar normalmente.
    Se tiver febre, o que é raro nessa vacina, não se preocupe.
    Só não pode tomar vacina se estiver tomando corticóide como dexametasona betametasona ou hidrocortisona ou prednisolona
    Abraços

    Curtir

  172. Bomdia

    Pode usar o paracetamol sem medo mas o espasmo dimetiliv deve ser usado com moderação já que não é indicado para bebes.
    Dá uma lida no tratamento descrito acima
    Abraços

    Curtir

  173. Lucineide Schroder disse:

    Bom dia Doutor
    Muito obrigada por ter esclarecido minhas dúvidas e asdim me tranquilizar.
    Doutor, meu filho ainda está tomando antibiótico (Claritromicina) por causa da pneumonia e hj ele teria de tomar a vacina de 5 meses. Devo aguardar?
    Obrigada 😊

    Curtir

  174. Paula Amâncio disse:

    Olá dr meu bebê tem 1 mês e chora muito de cólica, eu dei espasmo dimetiliv e paracetamol, tem algum perigo para meu bebê, tô muito preocupada..

    Curtir

  175. Boa noite
    Pela sua descrição parece é que seu bebê está engolindo muito ar junto com a mamada e isso gera desconforto nele.
    Tente dar a mamadeira senta, com o bico sempre cheio de leite e mantenha ele de pé no pós mamada para ajudar nesse incômodo.
    Abraços

    Curtir

  176. Maria disse:

    Boa noite doutor! Meu bebê está muito irritadinho,só chorando, As vezes começa a Tomar o leite antes de acabar,começa a chorar, e as vezes quando vai arrotar ele fica todo impaciente faz carinha de choro , e
    quando arrota vejo que ele fica aliviado. O q pode ser esses choros tão desesperado? As vezes fico aflita acabo dando paracetamol, Mas fico com medo de dar direto.

    Curtir

  177. Bom dia
    A água deve ser sempre oferecida para bebês que mamam mamadeira e não piora a cólica.
    Em relação ao luftal, a dose é de 1 gt por quilo de peso a cada 6 hs.
    Pode dar o paracetamol também
    Abraços

    Curtir

  178. Carlaila disse:

    Boa tarde Dr! Meu bebê está com 3 meses e em tem muitos gases, eu estou dando luftal para ele, mais não sei a quantidade certa que devo dar, pode ser 1 gota por kilo? E se eu oferecer água para ele você acha que ajudaria a soltar mais os gases?

    Curtir

  179. De nada Maria
    Espero ajudar você a ficar mais tranquila com o tempo
    Abraços

    Curtir

  180. Maria disse:

    Obrigado por sua atenção! Eu leio sim ,sempre que tenho dúvida entro no seu site e leio. Mas eu pergunto pq vc Esclarece melhor as dúvidas. Obrigado

    Curtir

  181. Boa noite
    Os bebês, principalmente após os 3 meses, tentar se manter acordados o máximo de tempo possível e as vezes fazem muita birra ara dormir com autoestimulação como coçar os olhos e ouvidos, puxar o cabelo, gritar ou chorar, tentar buscar alguém para brincar e etc.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/sono/ ara saber como lidar com isso.
    Abraços

    Curtir

  182. Boa noite
    Esse é o principal tratamento para obstrução nasal em bebês.
    Pode fazer quantas vezes for necessário.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/gripe/

    Curtir

  183. Boa noite
    Não tem uma regra exata para isso, deixamos livre demanda ou seja o bebê mama quando têm fome.
    Normalmente nessa idade é de 3 a 4 horas de intervalo de dia e entre 4 e 8 hs de madrugada.
    Abraços

    Curtir

  184. Maria disse:

    Kkk doutor desculpa abusar, tenho mais uma dúvida. É que meu bebê quando chega à noite ele fica muito irritado,chora muito e só vai dormir meia noite ou uma hora da manhã será que é lundu, alguma manha ? é normal essa irritabilidade?Obrigado.

    Curtir

  185. Maria disse:

    Doutor a inalação só com sorri tbm ajuda a desongestinar o nariz?

    Curtir

  186. Maria disse:

    Boa noite! Doutor estou com uma dúvida. De quantas e quantas horas devo dar o leite para Meu bebê?

    Curtir

  187. Espero que dê certo
    Abraços

    Curtir

  188. Amanda disse:

    Agradeço muito pela atenção em responder as dúvidas das mamães preocupadas!! vou comprar amanha mesmo a formula sem lactose!
    Abraços

    Curtir

  189. Isso mesmo.
    Geralmente é a Lactose a causa da fermentação e dos gases.
    Vale a tentativa se você estiver muito preocupada.
    Abraços

    Curtir

  190. Amanda disse:

    Esse leite sem lacotose tende a ser digerido com mais facilidade pelo bebÊ?
    Pode reduzir as colicas?

    Curtir

  191. Boa noite
    A sertralina é uma medicação super segura para a amamentação.
    Sempre que tiver dúvidas em relação a amamentação e medicamentos, acesse o e-lactancia.org
    Abraços

    Curtir

  192. Bom dia
    Geralmente as cólicas são devido a incapacidade do bebê de digerir completamente o leite gerando gases.
    Não é indicado a troca antes dos 4 meses, mas utilizamos os leites sem lactose, Aptamil Pepti ou fórmulas de soja, pois não contém lactose.
    Abraços

    Curtir

  193. Boa noite
    Isso mesmo, sintomas de cansaço como a asinha do nariz abrindo e fechando ou um buraquinho debaixo do pescoço e costelas são indicações para levar ao PS e muito comum na bronquiolite.
    A pneumonia com falta de ar dificilmente escapa de uma internação.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/bronquiolite/ e no pediatriavirtual.com/muita-calma/
    Abraços

    Curtir

  194. Bom dia
    Pelas medicações podem ser duas doenças.
    Pneumonia afebril do lactente mas não dá sintomas nasais e bronquiolite que dá gripe e pode dar pneumonia viral, muito mais provável.
    Não se preocupe.
    Abraços

    Curtir

  195. Anelise disse:

    Outra coisa dr e que eu tomo sertralina será q não pode estar afetando elA??

    Curtir

  196. Amanda disse:

    ela toma LA, sera que poderiamos tentar substituir para melhorar?
    obs foi substituido uma vez, porem so 4 dias sem melhoras. agora ja fazem 20dias que toma o mesmo leite Aptamil

    Curtir

  197. Lucineide Schroder disse:

    Na terça já estava com a respiração ruim, fazendo buraquinho na costela e corpinho vermelho.
    Ele tb reduziu bastante o xixi, mas como está mamando menos, quiseram me convencer que é por isso. Mas está bebendo bastante água

    Curtir

  198. Lucineide Schroder disse:

    Obrigada doutor.

    Na terça o levei a Upa, pois a médica não quis encaixar ele. O pediatra fez um exame clínico e disse que era só pra lavar o narizinho com aoro. Na quinta resolvi leva-lo ao PS,pois estava muito apático e foi diagnosticado com pneumonia.
    Está tomando Claritromicina, prednisolona e inalação com atrovent e aerolin 😦

    Curtir

  199. Bom dia
    O sono dos bebês nessa idade é agitado mesmo e todos despertam várias vezes mas alguns, como a sua, não sabem como voltar a dormir sozinho, chorando e solicitando aos pais que os ajudem.
    Isso melhora mas vc deve ajudar e a principal ajudar é tentar não responder de prontidão ao choro, esperar o máximo que conseguir … Aguardando para ver se ele não volta a dormir sozinho.
    Abraços

    Curtir

  200. Bom dia
    Teoricamente não devemos dar buscopam para crianças pelo risco de intoxicação com alterações de nível de consciência ou sonolência.
    Eventualmente você pode dar.
    Das medicações para crises de cólica, o paracetamol é o mais indicado.
    O auge da cólica é com 45 dias e por isso seu bebê está tão incomodado.
    Abraços

    Curtir

  201. Anelise disse:

    Oi dr td bem.entao como já disse esses dias minha bebê ñ dorme acorda de hora EM hora se mexe geme e elA vai fazer 6 meses semana que vem. Levei na pediatra elA avaliou disse q não tem nada super saudável. Peso medida td certo. Ela receitou florais para o sono faz 3 dias q estou dando mas não tá fazendo efeito.. SERÁ q e uma fase dr. SERÁ q demora para passar ou o q pode ser??

    Curtir

  202. Amanda disse:

    Olá, li na bula que posso dar buscopan simples para lactentes, a pediatra autorizou, pode prejudicar meu bebê? fico com receio, pois ela tem 45 dias e buscopan é a única coisa que alivia um pouco as colicas dela.

    Curtir

  203. Bom dia
    Você não disse a idade de sua filha.
    Abaixo dos 6 meses é bem pouco provável que seja Intolerância à Lactose, mas nos maiores existe a possibilidade de Intolerância à Lactose pois existe uma causa genética em 70% dia casos.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/intolerancia-lactose/
    Todos os leites tem a lactose ou açúcar do leite.
    Abraços

    Curtir

  204. Boa noite
    O ideal em bebês pequenos é sempre passar por uma avaliação para ter certeza que está tudo bem.
    Pode ser chiado no peito da bronquiolite.
    Observe os sinais de alerta no pediatriavirtual.com/muita-calma/
    Abraços

    Curtir

  205. Estou com dúvida sobre uma coisa…
    Minha filha depois de mamar apresenta irritabilidade e percebo os gases em sua barriga…isso tanto mamando no seio quanto com fórmula.
    Leite materno tem lactose? Poderia ser esse o caso, de uma intolerância, pois eu tenho e me causa dores na barriga.

    Curtir

  206. Maria disse:

    Bom dia doutor! Por favor me ajude, estou desesperada, meu bebê está gripadinho dinovo, e tá muito sufocado, o nariz tá muito congestionado e saindo secreção, já estou usando bastante sorinho salsep várias vezes, da outra vez ele ficou cansadinho só que agora eu não estou achando ele cansadinho não ele está bastante sufocado e com dificuldade para dormir. é q tem pouco tempo que ele estava gripadinho, no início do mês passado, e eu o levei para um pediatra e ele receitou keflex e prelone durante 7 dias,e liberaflux, eu gostaria de saber se posso usar essas medicações novamente? Ou é melhor levá -lo a um pediatra?

    Curtir

  207. Bom dia
    Pela sua descrição ele está com um resfriado e nos bebês é assim mesmo, demora pra melhorar e como não sabem expectorar, a tosse sempre acaba ficando carregada.
    O tratamento é com inalação com soro fisiológico e higiene nasal com soro fisiológico ou rinossoro ou salsep várias vezes ao dia. O tratamento está descrito no pediatriavirtual.com/gripe/
    Você já está fazendo tudo certinho.
    Os sinais de alerta são falta de ar com a asinha do nariz abrindo e fechando ou um buraquinho debaixo do pescoço e costelas manchas vermelhas sonolência ou apatia excessiva redução importante no xixi. Para saber mais dá uma lida no pediatriavirtual.com/muita-calma/

    Curtir

  208. Lucineide Schroder disse:

    Boa tarde Doutor
    Meu filho está com tosse desde sexta-feira pela manhã. É uma tosse mais carregada (acho que com secreção). O narizinho escorre de vez em quando, faço limpeza com soro/seringa e salsep.
    Estou fazendo inalação 3x por dia.
    Tem algo mais que posso fazer pra melhorar a tosse? Devo leva-lo a emergência?
    A respiração está um pouquinho acelerada e com chiado, mas continua brincando e mamando ( no sabado mamou menos, mas já está voltando ao normal)
    As fezes estão mole.
    As vezes fica mais febril
    Ele tem 4 meses e 20 dias

    Curtir

  209. Bom dia
    Após os três meses as crianças têm sono bem agitado e podem chorar, gemer, rir durante o sono. Sempre devemos checar se não estamos acordando nossos filhos.
    Não deve ser dor já que não melhora com analgésicos.
    Tente uma dieta sem leite e derivados, se não melhorar em 15 dias, faça conforme descrito no https://pediatriavirtual.com/tratamento-da-insonia-por-associacao/
    Abraços

    Curtir

  210. Anelise disse:

    Dr. MINHA bb ñ dorme só se vira e geme como se tivesse alguma dor elA teve gripe mas axo q ñ é isso q incomoda ai eu sempre dou paracetamol pra ela será q faz mal ah eu tomo comprimidos de sene para meu intestino serás q pode dar cólica nela elA está com 5 meses e meio só mama leite materno ai dr q pode ser ñ aguento mais ficar sem dormir

    Curtir

  211. Bom dia
    Pelo que entendi, ela está gripada e com dificuldade para dormir.
    Após os 3 meses o sono dos bebês é agitado é o fato de se mexer, gemer, chorar não significa que esteja acordada.
    Para a gripe basicamente fazemos higiene nasal com soro fisiológico ou rinossoro ou salsep várias vezes ao dia e inalação com soro fisiológico várias vezes ao dia.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/gripe/
    Abraços

    Curtir

  212. Anelise disse:

    Oi Dr minha bebê tem 5 meses e não dorme mais acorda de hora EM hora fica elétrica parece q ñ tem sono nem se dia nem de noite faz uns 10 dias q tá assim tá com um pouco de gripe.. O q pode estar acontecendo???

    Curtir

  213. Maria disse:

    Boa noite doutor muito obrigado!

    Curtir

  214. Bom dia Maria
    Ele ganhou 16 gramas ao dia nessea dias, no limite do normal para essa idade mas melhor do que o que ele estava ganhando. Melhor manter o leite por enquanto.
    Em relação as medicações, pode utilizar os analgésicos como dipirona paracetamol ou ibuprofeno, sendo o último o mais eficaz.
    Pode usar o nenedent com moderação.
    Abraços

    Curtir

  215. Maria disse:

    Boa noite ! Eu ja li o portal sobre dentes. É q eu estava pensando em comprar um nenedente,ele ta muito irritadinho chorando muito e principalmente a noite sera q ta sentindo alguma dor ? e esqueci de falar ao pediatra hoje pra ele passar algum remedio ,li q pode dar ibuprofeno ou paracetamol né, eu nao dei nada ainda pq eu nao sei se esse choro dele é isso? Entao fico com medo de dar ?
    O peso dele aumentou de 4710 e hoje esta com 4905 ganhou quase 200 g em 12 dias e ai ta evoluindo ou é melhor mudar de leite ?
    E sera q esse remedio ainda vai fazer algum efeito?

    Curtir

  216. Boa noite Maria.
    Como foi o ganho de peso com o leite de soja?
    Bem, a salivação e a coceira são causados pelos dentes mesmo, dá uma lida no pediatriavirtual.com/dentes/ que vai te explicar tudinho.
    Em relação ao dogmatil, o principio ativo é o mesmo do equilid que te falei logo após o nascimento de seu bebê.
    É a medicação mais eficaz para o aumento da produção de leite.
    Abraços

    Curtir

  217. Maria disse:

    Vc ja me ajudou muito,seus conselhos sao otimos. Gostaria de saber mais uma coisa ,meu bebê esta toda hora com as maozinhas na boca sera q ja e os dentinhos?o q posso fazer para amenizar o incomodo,é q as vezes ele fica irritado e salivando muito.
    Sim quero tirar mais uma duvida ,levei meu bebê hoje no pediatra e ele me receitou DOGMATIL para aumentar a produçao de leite , gostaria de saber sua opiniao , esse remedio é bom mesmo?

    Curtir

  218. Bom dia
    Os bebês tem uma tendência​a apresentar obstrução nasal nessa época do ano pela variação da umidade e temperatura.
    O tratamento é com soro fisiológico ou rinossoro ou salsep ou sorine várias vezes ao dia. Pode fazer inalação também.
    Abraços

    Curtir

  219. Bom dia
    As cólicas atingem uns 25% dos bebês, portanto a maioria ao precisa utilizar o colikids mas ela só começam aos 15 dias de vida.
    Aguarde mais uns dias e avalie a necessidade de utilizar a medicação.
    Ela não tem efeitos colaterais, sendo muito seguro o seu uso.
    Abraços

    Curtir

  220. Carlaila disse:

    Boa tarde Dr! Meu filho as vezes fica com nariz entupido e parece que fica com dificuldade de respirar, eu posso usar sorine varias vezes ao dia? Parece que o nariz faz um barulho estranho. Ai também quando vou dar a mamadeira pra ele, parece que ta com dificuldade para engolir, parecendo que tem algo na garganta dele, aí tem vezes enquanto mama vaza leite da boca dele, o que pode ser isso.

    Curtir

  221. Rosangela Helena disse:

    Bom dia. Meu bebê tem 13 dias posso introduzir o colikids? Ele não tem cólica.
    Obrigada

    Curtir

  222. De nada Maria
    Gostaria de Ajudar mais, se eu pudesse

    Curtir

  223. Maria disse:

    Muito muito obrigado por tudo!

    Curtir

  224. Bom dia
    Isso mesmo, a vacina de 4 meses é igual a vacina de 2 meses.
    Pode dar a medicação 1 hora antes da vacina e repetir de 6 em 6 horas de irritação ou febre.
    Abraços

    Curtir

  225. Maria disse:

    Ok doutor muito muito obrigado! Sim doutor gostaria de saber , e q amanhā vou dar a vacina de 4 meses ,ė pra seguir o mesmo procedimento da de 2 meses. Dar paracetamol 1 hora antes da vicina , e continuar de 6 /6 horas.

    Curtir

  226. Bom dia
    Além do leite de soja, podemos utilizar os leites Aptamil Pepti, pregomin ou neocate. Sao bem caros.
    Em alguns estados do Brasil, o governo fornece esse leite mediante prescrição médica.
    Abraços

    Curtir

  227. Maria disse:

    Bom dia doutor, eu não estou vendo melhora não, tá o mesmo jeito, ou pior por ele está se espremendo mais para fazer cocô e tá saindo bem consistente. Por isso que te pedi um conselho, qual é outra opção?

    Curtir

  228. Bom dia
    Eu não quis dizer isso Maria.
    Eu só disse que teoricamente o leite de soja não é a primeira opção.
    Se ele está melhor, pode manter.
    Abraços

    Curtir

  229. Maria disse:

    Ok doutor muito muito obrigado por sua atenção! É pra eu parar de dar o nan soy?

    Curtir

  230. Essas tentativas tem que ser feitas longe de você. Se você estiver perto o seu bebê não vai aceitar por causa da sua presença.
    O fato da barriga fazer barulho não significa que ele está tendo cólicas.
    Agora com a troca do leite, observe se terá melhora do ganho de peso.
    Abraços

    Curtir

  231. Maria disse:

    Boa noite doutor! Sim eu tenho quem me ajude, o meu marido sempre dar a mamadeira a ele. E é do mesmo jeito. Será que ele ainda está tendo cólicas? Vi que melhorou, só que as vezes ele tá tomando a mamadeira e a barriguinha começa a fazer um barulho. Será que pode ser?

    Curtir

  232. Boa noite Maria.
    Você tem alguém para te ajudar?
    Muitos bebês não aceitam mamadeira da mãe e é necessário que alguém fique com a criança algumas horas oferecendo as mamadeiras.
    Faça esse teste e se não der certo, ofereça a mamadeira intercalada ao seio.
    Em relação a suspeita de Alergia a Proteína do Leite de Vaca APLV, o diagnóstico é feito com teste. Mas existe uma relação de 50% entre a alergia a Proteína do Leite de Vaca e da soja.
    O ideal é testar com os leites hidrolisados como o Aptamil Pepti, pregomin e neocate por pelo menos 15 dias para avaliar melhora do quadro.
    Abraços

    Curtir

  233. Maria disse:

    Boa noite doutor! Eu faço ao contrário dou primeiro o leite depois dou o seio, pq se eu der o seio primeiro aí é que ele não toma nada, e o pior é q tá saindo pouco leite do seio q ele até chora. Não sei mais o que fazer doutor, e o pior q eu comecei a dar esse nan soy, ontem ele não fez cocô, e hoje se espremeu muito pra defecar e fez pouco e bem consistente. Meu Deus não sei o que fazer doutor me dê um conselho por favor o que eu posso fazer para meu bebê se alimentar direitinho e ganhar peso normalmente? Levei ele para um pediatra a semana passada, paguei caro na consulta, e ele me disse que não era pra me preocupa não q o peso dele tava ideal. Não me conformei levei para uma outra pediatra e ela me disse a mesma coisa que você, mas não passou nada pra ele, só disse que ia encaminhar para um gastro, q essa rejeição a mamadeira não era normal, q ele podia ser alérgico a proteína do leite, por isso que eu comprei o nan soy, e também mudei meu leite tomo leite de soja. Mas até hoje ela não me ligou, q disse que ia me ligar e não deu nenhuma satisfação, então levei para outro pediatra e ele me disse que não era nada tava tudo normal com meu bebê pq disse que ele já tinha nascido com baixo peso, então ele está com o peso ideal, disse o pedia.so q eu não me conformei,por que tudo que eu li no seu portal, eu vi que ele está abaixo do peso q é pra ele ganhar normalmente. Me dê um conselho doutor o que eu faço, o q eu dou pro meu bebê? Ele chora muito e não tira as mãozinhas da boca, e fica todo agoniadinho chupando a chupeta.se vc poder me ajudar eu agradeço?

    Curtir

  234. Bom dia Maria
    Seu bebê deve estar com fome mesmo, o ganho de peso está em 15 gramas ao dia, o esquisito é o fato dele não aceitar a mamadeira.
    Se você oferecer sempre após as mamadas ao seio é normal que aceite entre 30 e 60 ml.
    Abraços

    Curtir

  235. Maria disse:

    Obrigado doutor pela atenção! Dia 1 de abril pesei ele estava com 4130 e dia 12 de maio ele estava com 4710.

    Curtir

  236. Bom dia Maria
    Seu bebê precisa ganhar pelo menos 600 gramas ao mês e eu não lembro o peso anterior e nem quando que ele ocorreu.
    Só precisa acordar bebês independentemente do intervalo se ele não estiver engordando.
    Abraços

    Curtir

  237. Maria disse:

    Boa noite doutor obrigado pelo Conselho. A última vez que pesei ele tá com 4710 kg, eu fiquei agoniada é q ele está chorando muito, faço de tudo para ele se acalmar e as vezes não tem jeito é só vai dormir 1 hora da manhã. É normal ele só tomar tão pouco leite assim, e chorar tanto, eu acho que é por isso que toda hora quer. Sim me tira mais uma dúvida tenho que acordar meu bebê para dar o leite, se passar de 4 horas? Obrigado

    Curtir

  238. Boa noite
    Como está o ganho de peso?
    Esse é o principal parâmetro para você observar.
    Os engrossantes não são recomendados porque geram um desbalanceamento da alimentação, constipação e uma ganhonde peso excessivo.
    Eu não aconselho.
    Você precisa sempre pesar seu bebê.
    Abraços

    Curtir

  239. Maria disse:

    Doutor eu estou pensando em dar um grosante de leite de vaca para o meu bebê. Posso fazer o grosante de maisena? Ou pode ser prejudicial ao meu bebê? É que já dei o nan, já tentei o aptamil, e agora o nan soy e ele não quer tomar quase nada, faço 60 ml e ele só toma 40 e as vezes nem quer, e chora muito, principalmente à noite e só dorme 1 hora da manhã, e toda hora quer mamar, e quando começa a mamar no meu seio, sempre chora pq quase não sai nada. Nossa não sei mais o que fazer, daí me deram conselho de dar grosante, mas confesso que tenho um pouco de medo. Se você poder me dar um conselho eu agradeço?

    Curtir

  240. Bom dia
    O tratamento da gripe em bebês é com higiene nasal com soro fisiológico ou rinossoro ou salsep várias vezes ao dia e inalação com soro fisiológico várias vezes ao dia.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/gripe/
    Abraços

    Curtir

  241. Maria disse:

    Ok doutor obrigado.

    Curtir

  242. Anelise disse:

    Oi dr td bem . MINHA bb está com uma gripe terrível nariz trancado escorrendo o que posso dar a elA. Dou paracetamol e será q pode fazer inalação com somente soro?? Ela não tem febre.

    Curtir

  243. Bom dia
    Seu bebê está exatamente na semana auge da cólica, por isso deve estar se questionando se fez tudo o que poderia.
    O tratamento mais eficaz é com o colikids, paracetamol ou Tylenol, e simeticona além de massagem e compressas quentes.
    Tenha paciência que normalmente as coisas so começam a melhorar com 2 meses de vida e desaparecem após os 4 meses.
    Abraços

    Curtir

  244. Bom dia
    Os melhores tratamento para a cólica são o colikids, que demora até dez dias para fazer efeito, paracetamol e simeticona, além de massagem e compressas quentes.
    Abraços

    Curtir

  245. Bom dia
    Normalmente o nan soy tem um cheiro diferente, mas o pó e a consistência dele são bem parecidos ao nan normal.
    Se está dentro da validade e a lata estava lacrada você pode dar tranquilamente.
    Abraços

    Curtir

  246. Bom dia
    Você fez o correto que é medicar para a dor e febre após a vacina.
    Não existe nenhuma diminuição de eficácia da vacina com o uso de antitérmico ou analgésico.
    Abraços

    Curtir

  247. Priscila marcellino Lucas disse:

    Boa noite doutor meu nenê está neste 20% que eu tem cólicas… porém é muito angustiante para nós país. Minha pergunta é estou usando o Colikids posso usar também o Tylenol junto pois não tenho percebido grandes resultados? Ela tem 48 dias. Até que ponto o choro é normal?
    Grata Priscila

    Curtir

  248. Franciele disse:

    Oi doutor meu filho tem 21 dias e tá com cólicas e eu já dei luftal e espasmo floral mas não está adiantando será que posso dar coliKids é o que vi que faz mais efeito. Obrigada

    Curtir

  249. Maria disse:

    Bom dia! Doutor eu comecei a dar leite de soja pro meu bebê,pq a pediatra q eu levei ele suspeitou q ele pode está com alergia a proteína do leite de vaca, mas não passou nenhum tipo de leite pra ele, só mandou eu mudar minha alimentação e dar só mama exclusiva, mas meu bebê ficou chorando mui,eu peguei e comprei um nan soy e comecei a dar, quando eu abri a lata achei estranho a cor e a consistência, parece que o leite é úmido e uma cor diferente do outro,mais escuro . Achei estranho o leite é assim mesmo? Posso dar pro meu bebê, faz algum mal? Obrigado

    Curtir

  250. Gilmara0509 Alves disse:

    Dr.Meu Filho tem 2 meses,hoje ele tomou vacina ele ta chorando muito devido a reação da vacina eu já fiz compressa na coxa dle além disso faço outra coisa pra aliviar mais a dor Dr?? Ele ta com febre eu dei uma cota de paracetamol tbem.

    Curtir

  251. Bom dia Maria
    Essas medicações podem ser dadas juntas e idealmente, devemos dar as medicações de bebês com seringas para que a dose seja correta.
    Abraços

    Curtir

  252. Bom dia
    Normalmente as cólicas passam com 4 meses e após esse periodo a maioria das crianças é investigada em relação a Intolerância à Lactose ou alergia a Proteína do Leite de Vaca APLV.
    Não é obrigatório a realização de exames, normal é realizada a troca por leites sem lactose ou sem proteína do leite de vaca, como o Aptamil Pepti, pregomin ou neocate.
    Converse com sua Pediatra.
    Abraços

    Curtir

  253. Bom dia
    Choros que não cessam devem ser sempre avaliados por algum médico, mas antes sempre de uma dose de analgésicos, muitas vezes é algum incomodo pequeno.
    Nessa idade podem ocorrer crises de dente que deixam os bebês muito irritados com salivação fezes moles e verdes ou cabeça quente.
    De uma lida no pediatriavirtual.com/choro-bebe/ e no pediatriavirtual.com/dente/
    Abraços

    Curtir

  254. Maria disse:

    Boa tarde doutor! Eu passei meu bebê no pediatra e ele prescreveu 3 remédios … Prelone, liberaflux, keflex e uma vitamina zirvit, eu gostaria de saber se tem algum problema se der todos juntos no mesmo horário. É q eu esqueci de perguntar ao médico. Pq o liberaflux é 3 vezes ao dia, outro keflex que é de 6/6 horas e prelone de 12/12 horas e as vezes coincidem de ser no mesmo horário pode dar tudo junto,?a vitamina é 1 vez ao dia. Sim eu gostaria de saber também é q ele passou 2 ml do liberaflux e no copinho só marca a partir de 2,5 eu tô dando um pouco abaixo de 2,5 pode ser assim ou pode dar 2,5 mesmo? Obrigado.

    Curtir

  255. Eli disse:

    Boa tarde Dr., minha bebê tem 7meses e ate hj não dorme mais que 1h durante o dia e a noite acorda de hora em hora, se contorce e libera alguns gases. Isso ocorre quase o dia todo e enquanto ta desse jeito nao consegue dormir. Já tentei de tudo ( collikids, chás, massagens, luftal, espamo dimetiliv, variar todas as marcas de leite, compressa) e nada resolve. Agora vou testar o leite sel lactose. Ela mama no peito e complemento com nan e papinha de verdura.
    Será q devo solicitar ao pediatra dela algum exame?? É normal ate essa idade a criança não dormir com cólicas?

    Curtir

  256. Carla disse:

    Olá Dr.
    Meu bebê tem 2 meses e 12 dias e foi diagnosticado com refluxo oculto, está fazendo uso de Domperidona á uns 15 dias e apresentou uma boa melhora. Porém de dois dias pra cá tem chorado muito, do nada começa a chorar desesperadamente e parece muito incomodado, estou desesperada pois não sei se pode ser o refluxo, cólica, alguma outra dor ou o que? Chora até no colo e não tem nada que o acalme, não sei mais o que fazer…

    Curtir

  257. Maria disse:

    Obrigado doutor!

    Curtir

  258. Boa Noite
    Bebês pequenos podem vomitar sempre que tiverem muita tosse.
    Isso significa que o nariz está é a secreção que saiu, a gosma é apenas catarro engolido.
    Precisa limpar mais o nariz com soro fisiológico ou rinossoro ou salsep várias vezes ao dia e inalação com soro fisiológico várias vezes ao dia.
    Abraços

    Curtir

  259. Maria disse:

    Oi doutor meu bebe esta gripadinho ja vomitou duas vezes , e o vômito é uma gosma parecendo catarro.pq quando ele tosse da impressao q ele fica engasgado dai ele vomitou.o q sera doutor? Fiquei desesperada,so consegui uma vaga para um pediatra na sexta ainda.

    Curtir

  260. Boa noite
    Ele deve ser alérgico a proteína do leite de vaca.
    Esse tipo de sintoma é clássico de obstrução nasal. Ao mamar ele acaba se engasgando com a secreção nasal que escorre pela garganta levando a tosse e a saída desse catarro.
    Você precisa limpar o nariz dele com soro fisiológico ou rinossoro ou salsep várias vezes ao dia.
    Abraços

    Curtir

  261. Verônica disse:

    BOM DR.MEU FILHO NASCEU DE 34 SEMANAS PREMATURO HJ ELE JÁ TEM MÊS E 16 DIAS MAS QD ELE MAMA O LEITE NEOCATE MAS QD ELE ACABA DE MAMAR ELE COMEÇA A TOSSIR MUITO E SAI UM CATARRINHO OQ SERÁ?
    NÃO SEI MAIS OQ FAZER…
    GRATA VERÔNICA.

    Curtir

  262. Maria disse:

    Ok doutor muito obrigado!

    Curtir

  263. Bom dia
    Não tem nenhum problema já que os leites são equivalentes tendo apenas uma diferença na proteína e a ausência de lactose.
    Abraços

    Curtir

  264. Maria disse:

    Doutor eu posso dar pro meu bebê o nan soy ou o aptamil soja, tem algum problema usar algum desse por enquanto até descobrir se meu bebê tem ou não alergia a proteína do leite.
    Obrigado

    Curtir

  265. Marina disse:

    Muito obrigada doutor!

    Curtir

  266. Maria disse:

    Tá certo doutor muito obrigado por tudo, q Deus abençoe!

    Curtir

  267. Bom dia
    É difícil dizer sem uma consulta de verdade, mas Alergia a proteína do leite de vaca apesar de comum entre as alergias alimentares, ela é bem rara nas crianças, principalmente sebo único sintoma é cólica.
    E em relação ao peso, tem que pesar e colocar nas curvas de peso e estatura para saber se está normal ou não.
    Dá uma olhada no pediatriavirtual.com/altura-peso-normal/
    Abraços

    Curtir

  268. Maria disse:

    Doutor e o q vc acha será q meu bebê está com alergia a proteína do leite mesmo. E tá com baixo peso?

    Curtir

  269. Bom dia
    Os leites sem proteína do leite sao os de soja e ainda temos os hidrolisados ou semi digeridos como o Aptamil Pepti, pregomin e neocate. O uso desses leites é indicado apenas por médicos e nutricionistas após avaliação do caso.
    Abraços

    Curtir

  270. Bom dia
    Essa fase inicial é desesperadora mesmo.
    Normalmente os bebês começam com as cólicas aos 15 dias, mas podem ter antes também. Não existe um leite perfeito que nunca dá cólica e pode ser que a cólica ocorrerá mesmo com leite materno se ela mamar mais.
    O ideal é você pesar o bebê antes de achar que ele está com fome.
    Os tratamentos para cólica são massagem compressa quente colikids paracetamol ou simeticona.
    Esse côco é causado pela imaturidade do intestino levando a não digestão completa do leite e a formação de gases, que dão cólica.
    Abraços e tenha paciência, essa fase passa.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/rotina/primeira/

    Curtir

  271. Maria disse:

    Existe algum leite específico q eu possa dar pra ele, me falaram que existe um leite q não tem a proteína do leite, enquanto eu não passo ele no gastro para comprovar se existe alguma coisa mesmo. Estou com dó dele ficar só no peito e se não for suficiente para satisfazer a fome do meu bebê.

    Curtir

  272. Marina disse:

    Boa tarde doutor, minha bebê tem 7 dias e mama do meu leite do seio, porém ela permanece com fome. No hospital uma enfermeira me disse para dar como complemento o Nan supreme. Eu dei mas ela teve muita cólica, tentei trocar dando o nestogeno, foi pior. Não sabemos mais o que fazer, se ela mama só no peito fica com fome se dou algum complemento chora sem parar de cólica. Ela está fazendo um coco amarelo e parece que sai o leite em pó em bolinhas. Ela não consegue dormir e nem nós. O que posso fazer? Nossa consulta com pediatra é só dia 10. Estamos tristes e desesperados. Por favor poderia nos ajudar?

    Curtir

  273. Maria disse:

    Doutor ontem eu levei meu bebê a pediatra é ala está com suspeita q ele está com alergia a proteina do leite . Pq eu falei para ala que ele não tá querendo Tomar a fórmula ,sempre chora quando vai tomar, e joga todo para fora empurrando com a lingua e as vezes ele mama no meu seio as vezes começa a chorar, mas eu disse para ela q acho q tenho pouco leite por isso ele chora eu acho. Então ela me passou uma dieta insenta de leite de vaca e dá mama exclusiva de livre demanda . Sim e ala acha q ele tem algum problema pq ela acha q está com peso baixo , q ele tava com 4100 e durante um mês ele só ganhou 500g ,tá hoje com 4600 .Então ela quer q eu o leve para um gastro e alergista para investigar se é alergia mesmo . O q vc acha doutor gostaria de saber sua opinião. Nossa estou muito preocupada .

    Curtir

  274. Bom dia
    A sertralina é segura na amamentação. Experimente tomar durante a manhã, mas esses medicamentos podem dar alguns efeitos colaterais nos primeiros 15 dias
    Abraços

    Curtir

  275. Anelise disse:

    Oi dr. MINHA médica me receitou sertralina pois tenho muita ansiedade. Estou amamentando será q não faz mal para a bebe??? Estou tomando a noite e percebi q me tira o sono e minha bb está bem agitada durante a noite será q pode ser do medicamento será q posso mesmo tomar estou com medo..

    Curtir

  276. Bom dia
    As cólicas do Lactente tem seu auge na semana dos 45 dias, exatamente a semana que está o seu bebê.
    O label é o tratar usual pois o fagico pode aumentar as cólicas.
    Em relação aos leites, o leite materno causa menos cólicas de todos, sugiro manter ele se ela estiver ganhando peso.
    Após os 2 meses as cólicas tem a tendência de melhora, mas o refluxo piora até os 4 meses, antes de melhorar.
    Eu utilizaria o label e manteria o leite materno, além do colikids e trocaria a simeticona pelo paracetamol.
    Abraços

    Curtir

  277. Esther Manuela Imbriaco Silveira disse:

    Boa tarde!
    Dr. Minha filha tem 50 dias e sofre com cólicas e refluxo. A ped receitou Label e Fágico. E para colica ela toma desde os primeiros dias de vida Colikids e AD-til, porém não percebo diferença com o colikids mas como a pedi mandou dar continuo eu sigo. Para as cólicas ela deu Simeticona três vezes ao dia. No momento ela mama só peito e antes da noite eu dava Aptamil porém o refluxo e as cólicas aumentaram. Mas acho que só meu peito não é o suficiente pois ela mama muito continuo. Minha pergunta é se devo dar Aptamil Ar ou Aptamil sem lactose(já que eu sou intolerante) e se qualquer um dos dois vai influenciar no aumento das cólicas? Ou devo continuar so com o peito? Ou Dr simplesmente me diga o que o Sr acha.
    Grata, Manuela.

    Curtir

  278. Sim, nenhuma dessas medicações tem qualquer interação perigosa e são as medicações mais utilizadas para colica.
    Podem ser utilizadas todas no mesmo dia, mas não esqueça de fazer massagem e compressas quentes.
    Abraços

    Curtir

  279. Franciele disse:

    Posso dar o simeticona com o colikids e paracetamol?
    Obrigado

    Curtir

  280. Bom dia
    Provavelmente não é Intolerância à Lactose pois a idade é compatível com a cólica normal do bebê, além do que o Aptamil active já tem baixo teor de lactose.
    O auge da colica é com 45 dias de vida. Os melhores tratamento são o colikids, paracetamol e simeticona, com eficácia de 90, 60 e 30% respectivamente.
    Eu utilizaria qualquer leite e daria essas medicações.
    Abraços e tenha paciência que a maioria das crianças melhora após os 2 meses
    Abraços

    Curtir

  281. Bom dia
    Nessa idade apenas higiene nasal com soro fisiológico ou rinossoro ou salsep várias vezes ao dia e inalação com soro fisiológico várias vezes ao dia.
    Observar falta de ar com a asinha do nariz abrindo e fechando ou um buraquinho debaixo do pescoço e costelas.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/gripe
    Abraços

    Curtir

  282. Boa noite
    O colikids e o paracetamol tem papéis diferentes na colica e por isso podem ser dados juntos.
    Colikids é para a prevenção e demora dez dias para fazer efeito, enquanto o paracetamol é usado para o tratamento dá dor imediatamente com efeito ocorrendo após 45 minutos.
    Abraços

    Curtir

  283. eliamara disse:

    Dr. Meu bebê tem 40 dias e chora de Cólica todo fim dá tarde por horas. Fica desesperado. Solta gases o dia todo, com cheiro forte e muito alto ( parece de adulto). Em função dos gases, não consegue descansar direito. Já usei Nan Supreme, Confort, Aptamil Premium e há 10 dias o Aptamil Active. Depois comecei com o Active aumentaram os gases… Troco o leite? Active Pepti? Pode ser intolerância?
    Aguardo.obrigada

    Curtir

  284. Anelise disse:

    Oi dr td bem. MINHA bb está com sintomas de resfriado o narizinho meio trancado mas sem catarro e nem febre. O que posso dar elA tá bem chatinha e chorona ñ dorme fica irritada

    Curtir

  285. Franciele disse:

    Boa noite Dr. meu filho tem um mês e faz 5 dias que estou dando colikids pois ele tem muita colica, posso dar paracetal junto?

    Curtir

  286. Bom dia
    Sim, nenhuma dessas medicações tem qualquer interação medicamentosa deletéria ao seu bebê.
    A vacina de 2 meses é mesmo muito dolorida.
    Abraços

    Curtir

  287. Carlaila disse:

    Hoje eu dei as vacinas de 2 meses para meu bebê, estou dando paracetamol bebê de 6 em 6 horas, so que também já estava usando colikids posso continuar dando? E se precisar tomar luftal para gases eu também posso dar?

    Curtir

  288. Bom dia
    As vacinas de 2 meses são muito doloridas e também podem dar febre.
    Eu aconselho a medicar para dor antes e nas primeiras 24 HS com paracetamol ou dipirona pois os estudos indicam que não faz diferença a utilização ou não desses medicamentos, porém a criança fica muito mais calma.
    Abraços

    Curtir

  289. Carlaila disse:

    Boa tarde doutor! Semana que vem meu filho vai tomar as vacinas de 2 meses, eu queria saber se antes dele tomar eu posso dar tylenol para ele?

    Curtir

  290. Bom dia
    A maioria dos bebês após os 2 a 3 meses passam a fazer sonecas durante o dia, de 2 a 3x, com duração​de uns 15 minutos a 2 horas.
    Eu brinco com os pais que nessas idade, as vezes demoramos mais para colocar eles pra dormir do que eles dormem efetivamente
    Mas vai melhorar ou melhor, você vai se acostumar com ela dormindo menos.
    Abraços

    Curtir

  291. Bom dia
    As alergias em bebê tem predominância no rosto podem as lesões de calor classicamente ocorrem do mamilo para cima e são bolinha como eque as espinha, sendo as lesões mais comuns nos bebês.
    As cólicas ocorrem em 25 a 40% dos bebês e podem ser de forte intensidade. Normalmente pensamos em alergia a proteína do leite de vaca apenas em quadros com vômitos diarréia ou sangue nas fezes além de lesões de pele. Nos outros casos a troca de leite é indicada após os 4 meses quando as cólicas comuns devem ceder espontaneamente.
    Testem o básico que é colikids paracetamol e simeticona, além de massagem e compressas quentes.
    Na troca de leite, pode usar os sem lactose ou o Aptamil active
    Abraços

    Curtir

  292. Bom dia
    Não tem problem, hoje a recomendação é deixar na vertical por 10 a 15 minutos pós mamada independente de arrotar.
    Abraços

    Curtir

  293. Anelise disse:

    Dr as soneca dela durante o dia e de meias hora será q isso vai melhorar também

    Curtir

  294. Beatriz Rezende disse:

    Bom dia Dr. Christian.
    Tenho uma sobrinha q fez cirurgia bariátrica e ha 1 mês teve bebe. Ela não tem mais leite materno e a pediatra indicou o Aptamil Premium. O BB quando acaba a mamada se contorce de dor.
    Ela foi a pediatra e esta disse q ele era alérgico e mudou o leite para Aptamil Pepti, só q ele não gostou do leite, empurra com a lingua a madeira, levou uma tarde para mamar 90 ml, só tomava pq estava com fome.
    Ela voltou com o Aptamil Premium e junto a dor. Ela relatou a pediatra e essa mandou procurar um gastro.
    O q poderia ser: ele esta com uma descamação nas orelhas, umas bolinhas na cabeca, rosto e costas. Pode ser do leite? Sofro junto e gostaria de uma orientação do Sr.
    Obrigada por existir na vida das tias e mamães desesperadas com o sofrimento desses pequenos.
    Um bom dia e bom domingo.
    Beatriz

    Curtir

  295. Maria disse:

    Boa noite! Doutor tenho uma dúvida, gostaria de saber se tem algum problema, é q as vezes que meu bebê mama acaba dormindo e eu espero um determinado tempo mas ele não arrota, então eu o deito. É normal isso acontecer? Tem algum problema?

    Curtir

  296. Bom dia
    O espasmo flatol não é indicado no caso de cólicas devidos aos riscos associados.
    O ideal é utilizar a massagem, compressas quentes, colikids paracetamol ou simeticona.
    Nenhuma outra medicação tem comprovação de eficácia ou os riscos superam os benefícios.
    Abraços

    Curtir

  297. Bom dia Anelise
    Essa alteração não tem prazo para melhorar. Sempre avaliamos outras causas para as alterações no sono que estão listadas no pediatriavirtual.com/choro-bebe/
    A maioria dos bebês dormem a noite toda após os 6 meses de vida, cerca de 70%.
    Abraços​

    Curtir

  298. Silmara disse:

    Bom dia dr, o pediatra do hospital receitou espasmo flatol antes de cada mamada ( leite materno), esta correto? Qual seria o tempo adequado? E não vejo melhora também, comprei colikids, posso dar os dois para o bebê, ou um corta o efeito do outro?

    Curtir

  299. Boa dia
    Não existe nenhum Estudo que indique que o chá de sene é contraindicado na amamentação.
    Tome com moderação.
    Abraços

    Curtir

  300. Anelise disse:

    Será q demora para passar essa alteração no sono

    Curtir

  301. Anelise disse:

    Oi dr td bem. Eu tenho problemas de intestino preso sempre tomava chá de sene era mto bom. SERÁ q posso voltar a tomar esse cha ou faz mal para a bebe por q ela se alimenta só de leite materno

    Curtir

  302. Bom dia
    O ganho de peso é o melhor parâmetro para avaliar as mamadas adequadamente.
    Abraços

    Curtir

  303. Maria disse:

    É verdade vou fazer isso, segunda feira eu vou ver se consigo pesar meu bebê. Muito obrigado

    Curtir

  304. Bom dia
    Obrigado por participar, sua dúvida pode ser a de muitas outras mães.
    Não deixe de ler a seção sobre os cuidados e rotinas nos bebês, acesse pediatriavirtual.com/rotina/
    Abraços

    Curtir

  305. Rafaela Medeiros disse:

    Muito obrigado Dr, de verdade o senhor me deu um grande alívio. Muito obrigado que Deus te abençoe sempre.

    Curtir

  306. Bom dia
    Não vai acarretar nada ao seu bebê já que o colikids consistem em um tipo de lactobacilo. Essa super dosagem não será efetiva, sendo que a maior parte das bactérias não conseguirá fazer parte da flora intestinal de seu filho.
    Fica tranquila e passe a dar 1x ao dia.
    Abraços

    Curtir

  307. Rafaela Medeiros disse:

    Bia noite Dr, eu fui mal informada e acabei dando o colikids de 8 em 8 horas p meu bebê, sendo que em vários sites da Internet o correto é dar apenas uma vez ao dia. Isso pode trazer alguma complicação para o meu bebê? Estou com muito medo.

    Curtir

  308. Apesar da Consulta ser apenas no mês que vem, normalmente conseguimos pesar os bebês, mesmo que seja no posto de saúde mais próximo de casa.
    Apenas para você ter uma ideia do ganho de peso nesses últimos dias.
    Boa sorte

    Curtir

  309. Maria disse:

    Muito obrigado doutor! Eu não pesei ele ainda não vou passar na pediatra só mês que vem. Quanto a mamadeira eu às vezes deixo de 3a 4horas sem dar nada pra ver se ele toma o leite, e mesmo assim as vezes ele não toma todo. Faço 60 ml e sempre peço a alguém pra dar, as vezes ele toma um pouco e as vezes não toma nada, e as vezes a barriguinha dele começa fazer um barulho e ele começa a chorar. E enquanto ele está acordado ele quer tá mamando toda hora, e quando tá mamando as vezes fica irritado chorando. Nossa pense é difícil!. Mas obrigado por tudo doutor.e com fé em Deus ele vai conseguir tomar o leite.

    Curtir

  310. Bom dia Maria
    Como está o ganho de peso de seu bebê?
    Continua engordando mais de 20 gramas ao dia? Normalmente os bebês que não aceitam fórmulas fazem isso por não estarem com fome.
    Peça, se possível, que alguém ofereça essa mamadeira ao seu bebê e fique longe, assim as chances dele aceitar é maior.
    Abraços

    Curtir

  311. Maria disse:

    Boa tarde doutor! Estou desesperada, já não sei mais o que eu faço, meu bebê não está querendo tomar fórmula, já tentei dar de várias formas,na mamadeira, sempre ele empurra com a língua e joga o leite todo fora,as vezes eu tento tento q ele acaba tomando um pouco e complemento com a mama , mas ele não quer tomar de jeito nenhum, só quer o peito e eu sinto que meu leite está pouco, pois dou de mamar, logo ele dorme, passa uns 20 ou 45 minutos ele acorda de novo chorando sempre querendo mamar mais, e quando ele está satisfeito ele dorme bastante. Nossa não sei mais o que fazer?

    Curtir

  312. Bom dia
    Após os 3 meses, os bebês começam a apresentar alteração no sono.
    Eles começam a apresentar sono mais agitado e superficial, mas principalmente perdem a capacidade de sono reflexo, eles precisam aprender a dormir, voltar a dormir e aprofundar o sono.
    Seu bebê não está conseguindo retomar o sono sozinho, por isso resmunga e pede ajuda para dormir novamente.
    O ideal é evitar que ela dependa de você para retornar a dormir, tente acalmar e manter ela no berço, mas pode pegar no colo se necessário.
    Evite amamentar a cada despertar.
    Abraços

    Curtir

  313. Anelise disse:

    Bom dia dr td bem?? Dr minha bebê dorme as 21 hs até por volta das 2 da manhã qdo acorda para mamar. Depois q mama dorme novamente por 1 hora ai começa a se mexer e resmunga demorando muito até pegar no sono. O q pode ser cólica será elA está com 4 meses e 2 semanas ou será outra coisa ela.mama apenas leite materno..

    Curtir

  314. Obrigado por participar.
    Fique atenda as novidades no pediatriavirtual.com/novidade/
    Abraços

    Curtir

  315. Niele disse:

    Obg kkkk e muita duvida !

    Curtir

  316. Niele disse:

    Boa noite doutor mim tire uma duvida…essa zuada que faz ao respirar…e pq ta entupido? Ela so tem 17 dias algumas pessoas dizem que e normal…e quanto o umbigo caiu com 7 dias mas ainda ta sangrando…o que faço? E nao entrou..obg

    Curtir

  317. Bom dia
    A simeticona é o nome do princípio ativo do luftal, ou seja, são iguais.
    O endorus é um tipo de hortelã e nenhum estudo consegue indicar melhora dos quadros após a utilização de fitoterápicos. Não é recomendado.
    Melhor dar um cházinho mesmo.
    Abraços

    Curtir

  318. Ana disse:

    Ola Dr. muito obrigado! Suas respostas também me ajudaram. Já gostaria de saber simeticona e luftal é a mesma coisa? ..pois os dois tem a mesma função.. e o endorus é indicado? Meu bb tem 30 dias. Obrigado! Abraço!

    Curtir

  319. Bom dia
    Muitas perguntas hein?
    Bem o nariz dos bebês é assim mesmo, tem que limpar com sorinho, salsep ou rinossoro.
    O umbigo pode sangrar nos primeiros 30 dias e devemos continuar com o álcool e ela está com uma hérnia umbilical, muito comum nessa idade.
    Dá uma lida nessas páginas
    Pediatriavirtual.com/rotina/primeira
    Pediatriavirtual.com/umbigo/
    Pediatriavirtual.com/hernia-umbilical/
    Abraços

    Curtir

  320. Niele disse:

    Boa noite doutor mim tire uma duvida…essa zuada que faz ao respirar…e pq ta entupido? Ela so tem 17 dias algumas pessoas dizem que e normal…e quanto o umbigo caiu com 7 dias mas ainda ta sangrando…o que faço? E nao entrou..obg

    Curtir

  321. Bom dia
    O tratamento mais eficiente dá cólica é exatamente esse, colikids na prevenção e paracetamol na crise, além de massagem na barriga e compressas quentes.
    O auge ocorre com 45 dias, ou seja, em pouco tempo seu bebê vai melhorar.
    Eu utilizaria primeiro o paracetamol pois o colikids demora dez dias para fazer efeito e as vezes nem será necessário.
    Abraços e boa sorte

    Curtir

  322. Carlaila disse:

    Bom dia Dr. Meu filho tem 1 mês e 22 e quando chega a noite só fica chorando e se torcendo estou dando luftal de 6 em 6 horas, será que posso usar colikids para amenizar as cólicas dele, e também paracetamol?

    Curtir

  323. Boa noite
    As medicações para cólica são o colikids, paracetamol e simeticona, cuja eficácia é de 96%, 60% e 30 l% respectivamente.
    Pode usar o paracetamol tranquilamente. Lembre-se que tem pode fazer massagem e compressas quentes.
    Abraços

    Curtir

  324. Bom dia
    O colikids normalmente é utilizado até os 2 meses de vida quando as cólicas começam a melhorar espontaneamente.
    Ele demora dez dias para fazer efeito e não sei se no seu caso ele é necessário já que as cólicas são de graça a intensidade já que o milicon é o mais fracos dos medicamentos para cólica.
    Abraços

    Curtir

  325. niele disse:

    Ola doutor..minha bebe ta com colica ela tem 16 diascse eu der so o paracetamol alivia a dor?

    Curtir

  326. Mariangela disse:

    Olá doutor.meu filho vai fazer um mês e faz muita força mesmo principalmente ao amanhecer.estou dando milicontinuidade quando necessário mas não de 6/6 horas.geralmente 1 vez ao dia.quero dar colikids pois li muito bem sobre ele.mas por quantos dias devo dar?

    Curtir

  327. Bom dia
    Não existe relação entre a alergia a proteína ao leite de vaca e a flora intestinal​.
    O tratamento básico é o exclusão de todos os alimentos com leite por 4 a 6 meses dá Alimentação. A maioria absoluta de meus pacientes cura espontâneamente dá alergia nessa idade.
    Portanto o uso de colikids não é recomendado.
    Abraços

    Curtir

  328. Beatriz Gil disse:

    Dr. Meu filho tem alergia do leite de vaca, é necessário usar o colikids no primeiro ano de vida para refazer a flora intestinal?

    Curtir

  329. Bom dia
    Nas crianças, principalmente nos bebês, o intervalo entre cada evacuação não é importante.
    Você deve observar a consistência das fezes. Se estiverem duras ou de bolinhas é constipação, e se estiveres pastosas, bananinha ou massa de modelar estão normais.
    O Aptamil raramente gera constipação e não esqueça de oferecer água para sua filha.
    Se quiser saber mais, acesse pediatriavirtual.com/constipacao/
    Abraços

    Curtir

  330. Paula Campis Giacomini disse:

    Olá Dr. Minha filha está no período de cólica, estou dando colickids e luftal( simeticona) porém as vezes ela fica dois dias sem evacuar, ela toma aptamil.

    Curtir

  331. Boa noite
    A característica básica dá dor de cólica é exatamente essa, ela é intermitente ou seja bem e volta. Geme e para.
    Se ele melhora com essa medicação não há problema algum, lembrando 1ue o paracetamol no geral é mais forte para as crises.
    Abraços

    Curtir

  332. Gilmara Alves disse:

    Oi Dr.O meu filho senti cólica mais a noite e eu estou dando (Simeticona)pra ele em 6/em 6hrs tem e to achando que ele alivia,só que quando ele esta dormindo ele sempre da uma gemida e um chorada e para tem algum problema ?

    Curtir

  333. Bom dia
    Isso mesmo, informação e conhecimento são muito importantes em qualquer situação de nossa vida.
    Abraços

    Curtir

  334. Maria disse:

    Muito muito obrigado doutor! Eu li sim douto o q fala sobre febre ,vou ler o outro.

    Curtir

  335. Boa noite
    Se a febre voltar você terá de levar ao PS pelo risco de doenças graves nessa idade.
    Em relação as medicações, utilizamos apenas quando com febre senão perdemos o parâmetro dá ocorrência ou não de febre.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/febre/ e no pediatriavirtual.com/muita-calma/
    Abraços e melhoras

    Curtir

  336. Maria disse:

    Obrigado doutor! Mas eu gostaria de saber se é pra dar o remédio? eu medi a febre madrugada ele tava com 37.5, eu dei o remédio,de manhã eu medi tava 37.4 mas eu não dei nada e logo mais meio dia eu medi tava38.1, então dei o remédio e agora à noite medi e deu 37.3 mas não dei remédio. É pra eu continuar dando o remédio ou só quando a temperatura atingir os 38? Desde já agradeço sua atenção. Se persitir devo procurar um médico né?

    Curtir

  337. Bom dia
    Febre em menores de 3 meses devem sempre ser avaliadas por um médico.
    Lembrando que febre é a temperatura acima de 37.8 graus e pode ocorrer após vacinas ou em dias muito quentes.
    Se não ocorreu nenhuma dessas situações, o ideal é que vc leve para uma avaliação. Na maioria das vezes é necessário a realização de exames.
    Abraços

    Curtir

  338. Maria disse:

    Boa tarde doutor! Meu bebê teve febre hoje duas vezes, estou preocupada, será o q pode ser? Devo leva-lo para o médico? dei paracetamol e melhorou graças a Deus. É bom continuar dando ou só devo dar na hora q tiver febre?

    Curtir

  339. Boa noite Maria
    Fique a vontade para esclarecer suas dúvidas.
    Abraços

    Curtir

  340. Maria disse:

    Obrigado doutor! Boa noite

    Curtir

  341. De nada Maria.
    Fica calma! Tudo vai melhorar, mas tenha paciência

    Curtir

  342. Bom dia
    Existem algumas marcas que vendem mamadeiras que supostamente evitam colicas, mas a cólica não é causada pela ingesta de ar, portanto não faz nenhuma​diferença, além de serem muito, mas muito mais caras.
    Abraços

    Curtir

  343. Maria disse:

    Sim doutor eu esqueci de perguntar me falaram sobre uma mamadeira anti cólicas, é boa mesmo, resolve alguma coisa, ou é mito? Obrigado

    Curtir

  344. Maria disse:

    Muito obrigado doutor!

    Curtir

  345. Bom dia
    Eu acho que ele está tendo cólica porque ele tem. A principal causa é a imaturidade do intestino.
    O melhor jeito de usar a mamadeira é manter o bebê inclinado em 45 graus no nosso colo e a mamadeira com o bico completamente cheio de leite ou seja devemos evitar que o bebê “mame” ar e assim evitamos as cólicas causadas pela aerografia ou por engolir ar.
    Abraços

    Curtir

  346. Maria disse:

    Bom dia doutor! Eu gostaria de saber, se o meu bebê está tendo um pouco de cólica por causa da mamadeira, eu gostaria de saber o que eu posso fazer?existe alguma maneira de evitar que isso aconteça, para que ele mame direitinho? Obrigada!

    Curtir

  347. Bom dia
    Bem a domperidona, Plasil, bromoprida ou qualquer medicação para vômitos serve para aumentar o leite mas nenhum aumenta como o equilid.
    Ela provavelmente nunca ouviu falar do equilid e não quis prescrever algo que não conhece.
    Abraços

    Curtir

  348. Maria disse:

    Oi doutor bom dia! Eu fui para uma médica hoje praia ela me passar o equilid, só que ela não quis me prescrever,me passou outro remédio chamado Domperidona, disse que era bom para produzir leite, mandou tomar durante 4semanas, mas seis lá fiquei com um pouco de receio…. Gostaria de saber se opinião, esse remédio presta, dá resultado? Pode fazer algum mal pro meu bebê? Como eu queria morar aí em São Paulo para eu ir me consultar com você?

    Curtir

  349. Bom dia Maria.
    Antes de tudo fique calma!
    Seu bebê está tendo um pouco de cólica por causa da mamadeira, nada demais.
    Como está ganhando peso bem, nem precisa se preocupar e forçar para mamar mais.
    Abraços

    Curtir

  350. Maria disse:

    Bom dia doutor! Eu gostaria de saber quando meu bebê começa a tomar a mamadeira a barriga dele começa a fazer um barulho e ele começa a chorar e não quer mais tomar. O q pode ser doutor, me ajude por favor?

    Curtir

  351. Bom dia Anelise
    Infelizmente não existem medicações seguras para serem usadas nessa idade como indutores de sono. Nessa idade, quase 30 a 40% das crianças não dormem períodos prolongados.
    Até os seis meses é considerado normal que um bebê não durma bem.
    Tenha paciência e evite ao máximo criar associações ruim ao sono de seu bebê.
    Uma boa associação é com a chupeta, uma dica é deixar muitas chupetas dentro do berço para facilitar que ela encontre à noite
    Abraços

    Curtir

  352. Bom dia
    Ele não tem efeito residual, precisa ser tomado o tempo todo que necessitar desse estímulo a produção de leite.
    Normalmente paramos ao introduzir a dieta complementar perto dos seis meses.
    Abraços

    Curtir

  353. Bom dia
    Nos primeiros seis meses as fezes podem ser verdes com muita frequência, inicialmente pelas cólicas e depois pelos dentes.
    Resumindo, isso é normal e nada tem haver com o leite.
    Abraços

    Curtir

  354. Anelise disse:

    Oi dr td bem minha bebê nunca foi de dormir durante o dia suas soneca ñ passam de 20 minutos já fiz de td para melhorar isso mas nada. Então gostaria de saber se tem algum remédio pra bebe dormir melhor elA tem 4 meses. A noite elA dorme e acorda a cada 3 horas e nesse intervalo se mexe perde chupeta enfim elA realmente ñ dorme suficiente

    Curtir

  355. Maria disse:

    Muito obrigado doutor! Me esqueci de perguntar, por quanto tempo é preciso usar esse remédio? Uma caixa só resolve ou deve ser usado durante um determinado período?

    Curtir

  356. marcia disse:

    Boa tarde, Gostaria de saber minha filha tem 3 meses e toma aptmil as fezes dela a maioria das vezes é verde é normal?

    Curtir

  357. Bon dia Maria
    Obrigado pelos elogios.
    Bem, qualquer médico pode prescrever em receita controlada em duas vias.
    A dose média é 2 com 2x ao dia. Normalmente começa com 1 cp 2x e aumentar após 10 dias.
    Aumenta sim, o equilid sempre aumenta o leite.
    Boa sorte e lembre-se que seu bebê está ganhando peso normal, não está desnutrido.
    Abraços

    Curtir

  358. Maria disse:

    Bom dia obrigada por sua atenção! Mas para eu ficar tranquila, gostaria de saber se eu começar a tomar agora ainda resolve?,e qualquer médico pode prescrever? E como eu tomo esse remédio? E sempre leio todas as suas informações. É ótimo, tudo q vc diz em todos as reportagens, deixa nós mães bem mais tranquila, e tira muitas dúvidas.

    Curtir

  359. Bom dia
    O equilid é um antidepressivo que tem como efeito colateral o aumento do leite. Além disso pode dar tontura, boca seca, mal estar no início do tratamento, mas passa em alguns dias.
    Ele funciona melhor quanto mais novo o bebê.
    É necessário receita controlada para tomar o equilid e aumentamos a dose progressivamente para reduzir os efeitos colaterais.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/fome/
    Em relação ao peso, a médica é de 750 gramas ao mês e seu bebê está ganhando mais do que isso, ou seja, não aceita mamadeira pq não está com fome.
    Abraços

    Curtir

  360. Maria disse:

    Boa noite doutor! Eu gostaria de saber se há algum problema eu tomar equilid para produzir mais leite, é q comecei a dar leite pro meu bebê só que ele não tá querendo tomar, fica empurrando com a língua e chora,e quando eu ponho no peito ele chega fica aguniadinho mamando, só que tá saindo pouco leite, porque com meia hora ele acorda chorando querendo mais peito, começa a mamar e passa um instante ele chora.e a pediatra q eu levei meu bebê disse que ele está com baixo peso para a idade dele, ele nasceu com 2240 e ele está hoje com 2 messes e meio pesando 4100…ela prescreveu pra eu dar fórmula pro meu bebê 120 ml de 3 em 3 horas, só que ele só toma as vezes 30 ml, as vezes toma 60,só isso, é mama pouquinho só que quando ele começa a mamar passa um instante ele chora e sempre querendo mais … Nossa doutor tudo isso me deixa triste porque eu gostaria que meu bebê se alimentasse direitinho seja a mamadeira ou o leite.. Pedi para a pediatra me receitar o equilid só que ela disse que não tinha conhecimento não podia passar. Mas eu gostaria de saber se qualquer médico pode passar esse remédio para mim, se há algum problema pra mim ou pro meu bebê. Obrigado

    Curtir

  361. Boa noite
    Apesar dos barulhos, como a barriga é normal e sem distensão a chance de cólicas diminue.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/choro-bebe/
    Eu acho que deve ser dente, muitos pais confundem a dor de dente com cólicas.
    As características dá dor dente estão descritas no pediatriavirtual.com/dente/
    Abraços e melhoras

    Curtir

  362. Anelise disse:

    Mama leite do peito dr A barriga dela e normal mas eu escuto “barulhos” da barriga dela por isso “axo ” que pode ser cólica..faz umas 2 semanas q ela começou a se agitar a noite antes elA tinha cólica mas acordava a cada 3 horas agora e de hora EM hora dr

    Curtir

  363. Boa noite
    Normalmente após os 4 meses começamos a investigar alguma outra doença que possa estar causando a cólica.
    Normalmente a Intolerância à lactose é a causa.
    Lembrando após os 3 meses o sono do bebê passa a ser mais agitado, com muitos movimentos, choros, risadas, sonhos e pesadelos.
    Dá uma checada se a barriguinha fica distendida e endurecida mesmo. Além disso, nessa idade os dentes podem incomodar muito alguns bebês.
    Não lembro o leite que seu bebê mama, Anelise?
    Abraços

    Curtir

  364. Anelise disse:

    Oi dr td bem. Então minha bb vai completar 4 meses semana que vem e ainda sofre com cólica elA acorda tipo 2 da madrugada e começa a se mexer muito como se tivesse alguma dor aff… só pode ser cólica. E assim acaba a noite se mexendo gemendo vai até as 7 da manhã.. SERÁ normal Dr já com praticamente 4 meses???

    Curtir

  365. Boa dia
    Devido ao mecanismo de ação do colikids, não faz nenhuma diferença a hora de administração e muito menos se é dado exatamente no mesmo horário todos os dias.
    O importante é dar todos os dias pois é o uso contínuo e a saturação do intestino com o lactobacillus reuteri que reduz as colicas.
    Abraços

    Curtir

  366. Maria disse:

    Bom dia doutor! Eu gostaria de saber,qual é o melhor horário para dar o colikids e se tem que ser todos os dias no mesmo horário?. Eu dou todos os dias as 10 da manhã, as vezes eu esqueço e passa do horário, tem algum problema. É q tem pessoas que fala que é melhor dar à noite.Desde já agradeço pela atenção.

    Curtir

  367. Bom dia Rosane
    Muito obrigado pelas belas palavras.
    Isso é um elogio para que eu continue trabalhando para disseminar a boa informação na Internet.
    Abraços

    Curtir

  368. Bom dia
    O repoflor não é igual ao colikids, ele te enganou! O bichinho do repoflor é o sacaromicces boulardii que também está presente no Floratil, enterogermina, florax e etc e são utilizados em diarréia.
    O colikids tem o lactobacillus reuteri que é o único desses bichinhos que comprovadamente reduz as cólicas em mais de 90% apesar de demorar 10 dias para fazer efeito.
    Eu sugiro vc trocar a medicação.
    Abraços

    Curtir

  369. Leticia schminsky disse:

    Meu bebe tem 1 mes e tem bastante colica fui na farmacia comprar o colikids e o farmacêutico me receitou o repoflor falou que é a mesma coisa.
    Gostaria de saber se realmente é a mesma coisa.
    E se pode dar para bebe com 1 mes.
    Grata!

    Curtir

  370. Rosane disse:

    Melhor reportagem sobre cólicas que achei na Internet.. Gostaria de ter o d dr Crystian como pediatra do meu bebê!! Só os pais sabem como é importante ter um pediatra de confiança para nossos filhos.. Para parabéns pelo profissional que é.

    Curtir

  371. De nada Maria
    Espero que seu bebê fique bem e você tranquila.
    Abraços

    Curtir

  372. Maria disse:

    Muita obrigado doutor. Vou trocar.

    Curtir

  373. Bom dia
    Você conseguiu diagnosticar que seu bebê é intolerante à lactose, parabéns, pois o diagnóstico é difícil nessa idade.
    Em relação a constipação, você pode manter o leite e oferecer mais água nos intervalos entre as mamadas, se não melhorar iniciar um laxante leve como leite magnésia ou lactulona.
    As doses e outras orientações estão no pediatriavirtual.com/constipacao/
    Abraços e parabéns!

    Curtir

  374. Bom dia
    O mais provável é que seja cólica já que ela está mamando bem e gordinha.
    O tratamento é esse mesmo, só lembre que o paracetamol é melhor que a simeticona na crise e o colikids demora dez dias pra iniciar seu efeito.
    Abraços e fica tranquila que a cólica é temporária.
    Aproveite a filhota!
    Para saber mais sobre essa idade dá uma lida no pediatriavirtual.com/rotina/primeira/

    Curtir

  375. Bom dia Maria
    Bem, todas as fórmulas podem dar cólicas, mas eu gosto mais da linha do Aptamil do que do Nan.
    Troca e avalia a melhora.
    Abraços

    Curtir

  376. Kelly disse:

    Olá doutor, meu bebê passou dos 45 dias 🙌🏼😭 fará 2 meses essa semana, sofre de cólicas desde os 15 dias de vida, gritos 15hs por dia e eu estou muito triste com tudo isso, ele toma colikids, luftal, porem nenhuma melhora mesmo, nenhuma fórmula dá certo com ele, tentei de várias. Cansei de ver ele assim, decidi dá o de soja sem lactose ( aptamil/ nan soy ) 4 dias fazem q eu vejo ele super tranquilo, sem cólicas, sem choro, sem barriga inchada. Fiquei tão feliz, mas causou prisão de ventre e as fezes dele estão endurecidas e agora ele chora porque não consegue fazer cocô. O que eu faço? 😭😭😭 por favor me ajude.

    Curtir

  377. Priscila castro disse:

    Dr. Minha filha tem 18 dias..Desde o primeiro dia de vida….Teve cólicas…Além do estranhamento fora dá barriga….Estou preocupada ela perde o fôlego de dor…Iniciei colikids hoje….Já estava dando Luftal e comprei a bolsa termogel…Está no peito firme está uma bolinha….Coco amarelinho…….mas chora muitooo a qualquer horário …..Deus me ajude !!!! O meu medo é que seja coisa….Mas o corpinho iria sinalizar ….. coco não seria amarelinho….

    Curtir

  378. Maria disse:

    Oi doutor boa tarde! Eu gostaria de saber ,é que comecei a dar fórmula ao meu bebê dou o nan confor ,e ele voltou a ter muita colica e aparece muito quando ele começa a mamar chora muito desesperado. A fórmula influência no aumento da cólica, existe alguma fórmula que possa melhorar essa situação. ?porque a minha aflição ,o meu desespero é q ele nao consegue mamar direito ,sempre chora quando começa a mamar. Já comecei a dar o colikids dinovo. Obrigado

    Curtir

  379. Bom dia
    Pode amamentar e tomar essa medicação normalmente.
    Existem dois bons sites sobre drogas e amamentação http://www.e-lactancia.org e https://toxnet.nlm.nih.gov/cgi-bin/sis/htmlgen?LACT
    Abracos

    Curtir

  380. Anelise disse:

    Oi dr. Estou com uma grande dúvida preciso de uma resposta. Antes de engravidar eu tomava remédio pra ansiedade Escitalopran, porém depois q engravidei parei… agora minha ansiedade tá demais tá me fazendo mal. SERÁ q posso voltar a tomar agora que estou amamentando pois tenho medo que faça mal a MINHA BEBÊ…

    Curtir

  381. Bom dia Betânia
    A ocorrência de cólicas é comum nessa idade é o tratamento consiste em compressa quente ou deixando ele deitado sobre sua barriga, massagem, colikids – mais potente porém demora 10 dias para prevenir a cólica, paracetamol ou simeticona para as crises, sendo o primeiro mais eficaz.
    O auge ocorre aos 45 dias e melhora entre 2 e 3 meses.
    O leite influência pouco e o Aptamil geralmente dá pouca cólica.
    Abraços e tenha paciência

    Curtir

  382. Betania disse:

    Boa noite
    Dr meu filho tem 22 dias e está tomando formula Aptamil e a noite ele chora muito,faz força e está com muita cólica. Não sei mais o que faço. Devo dar algum medicamento pra ele tomar paracetamol ou bigaia ou trocar a fórmula?

    Curtir

  383. Maria disse:

    Obrigado doutor!

    Curtir

  384. Boa noite
    Seu bebê é daqueles azarados que tem muita cólica. Lembrando que o auge ocorre aos 45 dias e que a maioria dos casos melhora entre 2 e 3 meses.
    Você deve dar paracetamol pois é a melhor medicação para a crise de colica. Pode dar todos os dias e nas doses corretas não existe efeito colateral.
    Abraços

    Curtir

  385. Maria disse:

    Doutor mais uma vez estou aqui para pedir sua ajuda, toda vez que meu bebê começa a mamar passa um instante ele começa a chorar, e à noite tá chorando muito tbm, as vezes penso que é fome mas dou 60ml de leite e sempre sobra, mesmo assim ele fica procurando meu peito quando ponha pra mamar ele começa a chorar e se espremer, chega um momento q ele se acalma e dorme com 1 hora depois acorda chorando, procurando peito,tento dar mas ele chora quando começa a mamar, as vezes faço mais 30 ml de leite, toma um pouco e chora.quando ele chora desesperado à noite eu dou 0,5 ml de paracetamol. será que é cólica?posso dar pra ele o paracetamol, e por quanto tempo posso dar?há algum efeito colateral? Estou muito preocupada, não sei o que fazer. Marquei uma pediatra, mas só achei vaga para a semana que vem.se vc poder me ajudar agradeço. Boa noite.

    Curtir

  386. Boa Noite
    Nessa idade as crianças mamam muito bem e não sobre leite nenhum levando muitas mães acharem que não tem leite.
    Na realidade, quase 50% do leite é produzido durante a mamada.
    Para saber se você tem leite ou não é preciso avaliar o ganho de peso e nessa idade o mínimo é de 600 gramas ao mês
    Se estiver ganhando peso, não precisa dar a fórmula
    Se não estiver ganhando peso, o pediatra vai indicar a melhor solução.
    Abraços e fica tranquila

    Curtir

  387. Andréia Faustino dos Santos disse:

    Boa tarde dr minha filha vai fazer 3 meses e mama apenas no peito mais percebi que estou com pouco leite.agora que as colicas dela diminuiram e estou com medo de dar fórmula para ela e as cólicas voltar

    Curtir

  388. Maria disse:

    Muito obrigada doutor! Boa noite

    Curtir

  389. Bom dia
    Existem dois casos diferentes: crianças com resolução completa dá queixa podem ter a medicação descontinuada como teste, mas quem ainda reclama pouco, mantemos até os três ou 4 meses.
    Experimente dar misturado ao leite ou trocar pela ranitidina em gotas.
    Abraços

    Curtir

  390. Maria disse:

    Boa noite! Doutor eu gostaria de saber até quando tenho que dar o cloridrato de ranitidina a meu bebê, é q a pediatra passou mas não específicou até quanto tempo era pra dar. É q quando eu dou o remédio ele me dar muita dó, meu bebê se engasga,chora e fica tipo com falta de ar. E eu dou com cuidado. Estou aflita é muito ruim. Já estou dando a uns 14 dias, se você poder me responder, até quando devo dar ou já posso parar? Obrigado

    Curtir

  391. Bom dia
    Os bebês que mamam exclusivamente no seio podem ficar de 7 a 10 dias sem evacuar.
    Quando iniciam a mamadeira, o intestino funciona com mais frequência. Só lembre de oferecer bastante água.
    Abraços

    Curtir

  392. Maria disse:

    Bom dia doutor tenho mais uma dúvida, é q como vc me disse que ele tem esofagite de refluxo “queimaçao”, e ele demora muito pra fazer cocô até 6dias, qual é o melhor leite pra eu dar para ele.gostaria de saber sua opinião? E será que usando esse leite pode piorar a situação ou não influencia em nada? Desde já agradeço muito a sua atenção.

    Curtir

  393. Bom dia
    Fica tranquila Maria, eu sempre brinco que os bebês precisam de pais saudáveis e não de peito ou leite materna.
    De a mamadeira, se for possível continuar amamentando um pouco seria melhor e sejam felizes.
    Nessa fase, eles começam a ficar acordados de dia e precisamos estar descansados para aproveitar os risos e sorrisos.
    Abraços

    Curtir

  394. Maria disse:

    Mas doutor a questão é que ele ficou 2 noites e durante o dia chorando, e ontem quando dei o leite ele dormiu a noite toda, é que ele começa a mamar fica impaciente e chora. Dei o leite com uma dor no coração, chorei q só pq como eu te disse meu sonho era dar mama exclusivo até os seis meses, mas ele tava chorando muito, isso aconteceu de uns dias pra cá, achava que era alguma dor mas quando dei o leite ele dormiu a noite toda então acho que podia ser fome.

    Curtir

  395. Safire disse:

    Muito Obrigada!!

    Curtir

  396. Boa noite
    Obrigado pelo elogio, agradeço profundamente.
    Bem, não existe nenhuma comprovação que qualquer alimento aumente ou diminua a cólica do bebê quando ingerido pela mãe, exceto nos casos de alergias alimentares pois algumas substância podem passar pelo leite e levar a sintomas no bebê.
    Em relação a simeticona, o efeito ocorre entre 45 e 60 minutos com o rompimento das bolhas de gases no intestino e com isso, facilitando a eliminação desses gases e diminuindo a cólica.
    Ou seja, se não começar a melhorar em 1 hora, a simeticona não funciona para seu bebê, como ocorre em 70% dos casos.
    Abraços

    Curtir

  397. Safire disse:

    Boa noite Dr, maravilhoso seu artigo!
    Tenho duas perguntas:
    1- Afinal minha alimentacao influencia ou nao nas colicas do meu bebe?
    2- Em quanto tempo o semeticona faz efeito?
    Muito obrigada por escrever tao bem e tirar as duvidas das mamães desesperadas que nem eu!

    Curtir

  398. Boa noite Maria
    Depois de 1 mês de vida os bebês mamam muito eficientemente e por isso muitas mães acham que não tem mais leite, mas na realidade nessa idade a maioria das mães não sentem o seio cheio e nem vazam.
    De qualquer jeito, o leite nan é um bom leite, apesar de eu preferir o Aptamil ou nestogeno e a quantidade oferecida é o suficiente para sobrar e o intervalo normalmente está definido na própria lata, com o número de mamadas.
    Se 120 foi o suficiente para sobrar entao está correto.
    Abraços

    Curtir

  399. Maria disse:

    Boa noite doutor! Gostaria de saber como dou leite nan pro meu bebê, é q meu leite secou, quase não sai nada e meu filho só chorando, então comprei nan confort estou dando 120 ml, só que ele não quis todo não. comecei a dar agora de noite, como é dou doutor e de quantas em quantas horas. E mesmo ele tomando o leite tem vezes que ele chora, será que ele pode estar sentido alguma dor? Sim e esse leite é bom doutor posso dar? Obrigado.

    Curtir

  400. Bom dia
    A tendência das sonecas é ficarem a cada dia mais custas, em menos número e mais difíceis de iniciar.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/rotina/sono/ para saber como o sono das crianças evolui com a idade.
    Abraços

    Curtir

  401. Anelise disse:

    Oi dr td bem?? Minha bb tem soneca diurna muito curtas será q isso vai melhorar por que elA ñ dorme suficiente ai acaba ficando irritada

    Curtir

  402. Obrigado pelo Elogios.
    Abraços

    Curtir

  403. Maria disse:

    Conversar com vc me deixa mais tranquila. Foi Deus que me mostrou vc.pq no início eu estava deseperada sem saber o que fazer. Levei ele a uma pediatra, mas ela não me deixou tranquila como vc me deixa .vc tira todas as minhas dúvidas. Muito muito obrigado. Fico até com vergonha pq te pergunto muita coisa.e vc nos responde com tanta paciência e dedicação. Parabens pelo seu trabalho vc é um grande pediatra. Mais uma vez obrigado por tudo.

    Curtir

  404. Fica tranquila Maria.
    A pior fase já passou. Tenta relaxar e aproveitar seu bebê sorridente.
    Abraços

    Curtir

  405. Maria disse:

    Muito obrigado doutor por sua atenção. Eu sou tão insegura. Vou tentar me acalmar. É que quando ele tá mamando depois de uns 8 minutos ele começa a chorar,querendo mais e mais e demora muito pra dormir e , eu tento espremer e sai pouco,entã entrete-lo com o bico.Isso começou a uma semana e meia mais ou menos. Então fico achando que ele fica assim pq tá saindo pouco leite.aí fico toda insegura

    Curtir

  406. Bom dia Maria
    Pelo último peso de seu bebê, o ganho de peso é adequado ou seja você produz bastante leite.
    Esse spray não aumenta a produção mas apenas facilita a saída do leite. Não é usado rotineiramente.
    Você não precisa tomar nada, tente controlar sua insegurança e aproveite essa fase gostosa de muitos sorrisos e risadas.
    Abraços

    Curtir

  407. Bom dia
    Eu normalmente prescrevo até os dois meses, pois a partir dessa idade as cólicas melhoram espontaneamente.
    A simeticona também não é muito eficaz. Eu ficaria apenas com o paracetamol.
    Se quiser pode dar uma lida nas novidades dessa idade no pediatriavirtual.com/rotina/2-meses/
    Abraços

    Curtir

  408. Maria disse:

    Oi doutor desculpas te incomodar dinovo.é que tenho uma insegurança em relação a minha produção de leite acho que tá pouco. Até já te falei em outro comentário. Vc me indicou o plasil e eu estou tomando a 5 dias mesmo assim ainda não estou satisfeita. O médico de minha irmã passou pra ela um spray nasal. E ela me indicou mas eu gostaria de saber da sua opinião se posso usar ou não é se existe alguma contra indicação ou efeito colateral. O nome do espray é SINTOCINON nasal burrifar 3x ao dia cada narinas ou 5 minutos antes de amamentar. Posso usar e como uso ,e posso usar o plasil tbm? Desde já agradeço por sua atenção.

    Curtir

  409. Maria disse:

    Boa noite doutor eu gostaria de saber se devo continuar a dar o colikids ao meu bebê ele faz 2 meses amanhã. E o que eu dava já acabou hoje. Gostaria de saber sua opinião se devo comprar outro ou não? Sinto que ele tá melhor. Agora só chora mais quando tá mamando. Sim tbm dava o simeticona parei ,? Gostaria de saber sua opinião? Desde já agradeço.

    Curtir

  410. Boa Noite.
    Imaginei que fosse por isso mas esse tipo de exame gera mais apreensão de que tranquilidade nos pais.
    Tenha paciência que as coisas vão melhorar
    Abraços

    Curtir

  411. Anelise disse:

    O dr. Do posto pediu p fazer por q eu falei q ela chorava muito e ñ dormia bem

    Curtir

  412. Bom dia
    Sim, esse valor é normal também.
    Só por curiosidade, por que você colheu esses exames ?

    Curtir

  413. Anelise disse:

    Dr. O resultado das plaquetas e de 500 m e normal também…

    Curtir

  414. Bom dia
    Os exames são consideradas normais até 3x os valores de referência ou seja estão normais.
    Isso ocorre basicamente por causa das medicações.
    Fica tranquila!!
    Abraços

    Curtir

  415. Anelise disse:

    Oi dr. Recebi os exames da minha bebê e elA está com Tgo 82 U/L e tgp 70u/l será q tá normal tô preocupada

    Curtir

  416. Bom dia
    As cólicas duram normalmente até os 3 ou 4 meses. Nessa fase as cólicas não desaparecem mas ficam progressivamente mais espaçadas e com menos intensidade.
    Meu filho teve cólicas ate os 3 – 4 meses e não foi necessário qualquer procedimento.
    Eu percebo que as crianças que têm cólicas mais prolongadas tem maior chance de se tornarem intolerantes a Lactose como meu filho, principalmente se existir antecedentes familiares.
    Abraços

    Curtir

  417. Anelise disse:

    ElA já tem 3 meses e 7 dias e ainda assim tem cólica, tenho medo q não passe nem com 4 meses será q pode ser normal elA ainda têr cólica

    Curtir

  418. Bom dia
    As melhores medicações para cólica são o colikids e o paracetamol.
    As doses e como utilizar estão descritos no texto do pediatriavirtual.com/colica/
    Abraços

    Curtir

  419. Bom dia
    Você precisa de acalmar e se preocupar menos.
    Nos primeiros meses é comum a ocorrência de olho vermelho​e Secreção sem que seja uma conjuntivite.
    Geralmente é causado por obstrução do canal lacrimal que vai melhorar perto de um ano com recorrências até lá, ou trauma quando o bebê machuca o próprio olho.
    O tratamento é limpar o olho com soro fisiológico ou água várias vezes ao dia, manter a narina limpa com soro fisiológico várias vezes ao dia e uma massagem dá base do nariz em direção ao cantinho interno do olho afetado.
    Não tem nada de grave, relaxa! Também não é sintoma comum de alergia ao leite.
    Abraços

    Curtir

  420. Anelise disse:

    Dr. Estou percebendo q minha bb tem muitos gases consigo escutar a barriga dela fazer barulho..axo q e isso q ela acorda de Madrugada pois tipo 5 da manhã dou mama qdo e 5.30 elA começa. Se debater e não dorme mais. Que remédio posso dar, estou dando pra ela simeticona mas ñ resolve muito

    Curtir

  421. Nathalia Dayeh disse:

    Boa noite Dr
    Percebi agora que ele está com conjuntivite estou apavorada pois li que isso é grave
    Também vi que pode ser um sintoma da alergia do leite
    O que eu devo fazer?

    Curtir

  422. Boa noite
    A queimação é choro pós mamada sem fazer força e a cólica ocorre mais a noite e sempre associada a criança fazer força como se estivesse querendo fazer côco.
    Abraços

    Curtir

  423. Boa noite
    O espasmo flatol é um medicamento composto de uma medicação para gases e um relaxante muscular.
    O relaxante muscular, a homatropina, pode resultar em crianças pequenas em dificuldades respiratórias e falta de ar, inclusive parada respiratória.
    Não é indicado de rotina o uso dessa medicação.
    As melhores medicações são o colikids, paracetamol ou simeticona, além das massagens e compressas quentes.
    Abraços

    Curtir

  424. Rayza disse:

    Dr. Boa noite, minha bebê está completando 15 dias segunda. E começou as temidas cólicas. Me indicaram o espasmo flatol 3 gotas de 6/6h o quê o senhor me diz desse medicamento. Desde já agradeço e aguardo retorno.

    Curtir

  425. Maria disse:

    Obrigada doutor! Mas com essa queimaçao q ele está tendo, ficou um pouco difícil de saber se quando ele chora é com cólica ou queimaçao! Mas muito obrigado por tirar sempre minhas dúvidas. Boa tarde!

    Curtir

  426. Bom Dia
    As cólicas do bebê tem seu auge aos 45 dias de vida e são caracterizadas pela produção excessiva de gases.
    Seu bebe está justamente na pior semana da cólica, portanto é esperado que ele apresente grande incomodo.
    Os sintomas de refluxo são regurgitação frequente associado a baixo ganho de peso ou mais comumente queimação pós mamada, ou seja, após alguns minutos de mamada o bebê apresenta irritação principalmente se colocado na posição deitada.
    Os sintomas de seu bebê são de cólica. O aptamil pepti é uma formula utilizada em alergia à proteína do leite de vaca e nesses casos a cólica ou diarréia ou vômito ocorre após todas as mamadas e não somente à noite.
    Acredito que o conjunto massagem, compressa quente, colikids, paracetamol e simeticona seriam o ideal para você. Em relação ao leite, se o nan soy não melhorou, já que não possui lactose, é muito pouco provável que qualquer um tenha efeito.
    Existe a opção do Aptamil Active que é de mais fácil digestão e reduz as cólicas mas a própria fabricante indica seu uso após os 3 ou 4 meses.
    Alias a troca de leite por cólica é indicada apenas após os 3 a 4 meses de vida
    Espero ter ajudado e lembresse que a cólica é autolimitada e após os 2 meses a maioria dos bebês começa a melhorar.
    Abraços

    Curtir

  427. Nathalia Dayeh disse:

    Boa Tarde Dr
    Estou desesperada
    Meu bebê tem 1 mês e dez dias eu não tive muito leite e comecei dando Aptamil 1 que não fez bem para o bebê e passamos para o HA em seguida pelo ruim resultado fomos para o nan soy por último descobrimos o refluxo em um exame que durou dez minutos ele tem 6 refluxos e começou a tomar label e nan ar o nan ar trancou ele por isso passou para o Aptamil ar ele faz um ou dois coco por dia mas não para de chorar e peidar o tempo inteiro
    Ó médico agora receitou Aptamil pepti
    Vi que o preço é 160 a lata, antes de comprar um leite tão caro queria a sua opinião
    Ele só chora a noite é de dia dos gases
    Não sabemos o que fazer e peida o tempo inteiro é assustador
    Por favor precisamos de ajuda

    Curtir

  428. Bom Dia
    A simeticona faz efeito após 1 hora de sua administração. Se as cólicas parecem amenizar após esse período é porque está funcionando.
    Simples assim
    Abraços

    Curtir

  429. Maria disse:

    Como sei se está funcionando ou não, é q já dou a ele a mais de um bom tempo, mas não sei se está funcionando?

    Curtir

  430. Bom dia Maria
    A simeticona é utilizada para cólica mas geralmente tem pouco efeito, funciona em aproximadamente 30% das crianças.
    Eu oriento a testar, se funcionar continue e se não funcionar, deixe ela de lado.
    Abraços

    Curtir

  431. Bom dia Lucineide
    A partir de 12 semanas ou 3 meses o sono não é mais reflexo ou seja a criança aprende como se manter acordada se quiser. Geralmente é com autoestimulação como esfregar o olho, nariz e orelha, chorar ou buscar alguém para brincar com o olhar ou fazendo barulhos.
    Temos de ter paciência, reduzir os estímulos e colocar para dormir sempre que esses sinais aparecerem.
    Em relação ao dente, existem crianças que realmente ficam muito bravas e geralmente usamos analgésicos para acalmar ou mordedores.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/dente/
    Abraços

    Curtir

  432. Maria disse:

    Boa noite doutor. Tenho mais uma dúvida, o que você acha do uso do simeticona?tem necessidade de dar pra ele,resolve alguma coisa? Gostaria de saber?

    Curtir

  433. Lucineide Schroder disse:

    Meu bebê também está assim, mexe muito a cabeça e põe as mãozinhas na boca, mas vi que é ansiedade, quando o sono aperta. Antes ele mamava e dormia, agora não, passa o dia mais acordado. Mas notei tb a gengiva um pouco mais inchada. Ele tem 2 meses e 8 dias. Começou a ficar assim há pouco mais de uma semana.

    Curtir

  434. Bom dia
    A esofagite pode dar esses sintomas pois a queimação vai piorando conforme o estômago fica períodos mais longos cheio.
    Tente manter ele o máximo possível na posição vertical ou meio sentadinho, assim a sensação de queimação melhora.
    O efeito da medicação já vai começar, fique tranquila.
    Abraços

    Curtir

  435. Maria disse:

    Oi doutor estou precisando de ajuda meu bebê está ficando acordado a tarde toda e chorando e só quer tá no peito mamando sempre que tá acordado, e as vezes quando vou dar começa a chorar, se estica e fica vermelho. Doutor a esofagite causa dor? Ou é alguma outra coisa? Estou doidinha pq ele só quer tá no braço, e as vezes até no braço ele chora…

    Curtir

  436. Bom dia
    Existe um boato que as medicações para febre ou dor quando​ dadas antes ou após as vacinas reduziriam a eficácia ou anulariam a vacina.
    Na realidade existem inúmeros estudos que indicam que a eficácia da vacina é a mesma utilizando ou não as medicações para febre , seja antes ou depois da vacina
    Esse boato decorre do fato que os estudos científicos demonstram que a quantidade de anticorpos é menor quando os bebês tomam essas medicações, mas não é uma diferença que faça qualquer diferença na prática ou seja, apesar de valores diferentes, tanto o bebê que toma a medicação como o que não toma se protegem da referida doença.
    Por isso, aconselho a todos os meus pacientes e fiz isso com meu filho também que tomem as medicações uma hora antes e mantenham de 6 em 6 horas até o dia seguinte.
    Não vejo motivo para deixar uma criança com dor e febre se existem medicações que reduzem o mal estar sem nenhum prejuízo.
    Abraços

    Curtir

  437. Maria disse:

    Oi boa tarde! Doutor já está chegando o dia do meu bebê tomar a vacina de 2 meses, muitas pessoas me dizem que não devo dar tilenol babe antes de dar a vacina pq de diz que corta o efeito é a pediatra q eu levei ele disse tbm pra eu não dar, só dar depois e se ter febre.. Mas eu li no seu portal, q deve dar uma hora antes. Como devo dar a medicação?

    Curtir

  438. Bom dia
    Esse momento os bebês estão com o sono mais leve e normalmente sonham e se mexem mais.
    Não é um horário característico para qualquer tipo de dor.
    Mas se você pode dar algum analgésico, se melhorar era dor mesmo.
    Abraços

    Curtir

  439. Anelise disse:

    E assim dr xegando tipo 5 hs da manhã elA não dorme só se vira e geme como se tivesse alguma dor aff

    Curtir

  440. Bom dia
    O sono do bebê após as 12 semanas começa a mudar e principalmente se torna mais agitado e por isso a sua impressão de que ele está se mexendo muito. Podem ocorrer choros e risadas também.
    Ela ficará mais agitada quanto mais cansada ela estiver.
    Abraços

    Curtir

  441. Anelise disse:

    Oi dr. MINHA bb está meio estranha está mexendo muito á cabeça de um lado para outro sempre na hora de dormir e de Madrugada o q será q pode ser elA tá com.3 meses.. e já fazem alguns dias q ela faz isso é acaba ficando irritada. Levei elA pra tomar vacina hoje e o pediatra do posto pediu p fazer eletroencefalograma não acho que seja o caso ou estou enganada dr por favor estou preocupada…

    Curtir

  442. Bom dia
    Ela provavelmente está fazendo uma crise de dente que engloba cabeça quente, salivação, irritabilidade, coceira na gengiva e alterações nas fezes.
    Oferece um pouco de analgésicos como o ibuprofeno que em alguns dias ela melhora.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/dente/
    Abraços

    Curtir

  443. Bom dia
    Na realidade o crescimento no primeiro ano é linear, sendo que cada trimestre tem um valor, sendo sempre mais alto no primeiro e com uma redução de umas três vezes​no último trimestre.
    Abraços

    Curtir

  444. Boa dia
    Nessa idade os bebês começam a ter um sono muito agitado, mexem o tempo todo e provavelmente é por isso que ela balança braços e pernas.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/rotina/sono/
    Abraços

    Curtir

  445. Anelise disse:

    Dr ela não quer nem meu seio mama uns 3 minutos e começar a se mexer ofereço mamadeira elA também não quer…muito estranho parece que alguma coisa a incomoda, tá sempre com as mãozinhas na boca ou sempre tipo coçando a cabeça irritada tô sem saber que fazer

    Curtir

  446. Anelise disse:

    Pensei também Dr q pudesse ser apenas o surto de crescimento dos 3 meses mas como elA não ganhou peso axo q não pode ser isso.. vou tentar aos poucos introduzir a fórmula e ver como elA reage…

    Curtir

  447. Anelise disse:

    Olha dr. Mto obrigado por tirar minha dúvida.. Ela também mexe muito braços e perninhas a noite será q e por fome também??? E tanta dúvida e incertezas q acabam nos desanimando as vezes 😂😂😂

    Curtir

  448. É muito desgastante quando nosso não engorda e só choro. Nós nos sentimos inúteis, um zero a esquerda. Mas não se sinta assim, a amamentação ao seio não é tão fácil quanto aparece nas novelas e revistas.
    Meu filho demorou um mês para começar a engordar e foi um grande sofrimento para todos, imagino como você não está se sentindo aos três meses de vida de seu bebê.
    Você está no caminho certo, ofereça o seio por no máximo 15 minutos no total dos dois lados e já complete com a mamadeira, nem que sejam apenas 30 ml a cada mamada.
    Abraços e não esqueça de me contar o final desta história.

    Curtir

  449. Anelise disse:

    Oi dr adoro suas dicas..entao ainda nesta quinta-feira vou levar p pesar já q tenho vacinas pra dar
    .sera q estou no caminho certo?? Tenho q ir oferecendo leite aos poucos? Estou muito preocupada e com do já que elA ñ dorme de noite e nem eu…

    Curtir

  450. Bom dia
    Ela realmente está com fome, nessa idade ela deveria ter ganho no mínimo umas 450 gramas, e preferencialmente umas 600 gramas no mês.
    Você precisa oferecer o leite para ela e ela vai aceitar conforme a necessidade.
    Tenha paciência pois hoje foi apenas o primeiro dia. Dê um tempo para ela se acostumar.
    Quando você retorna para pesar?
    Eu gosto muito do leite Aptamil.
    Abraços e continue compartilhando os acontecimentos

    Curtir

  451. Anelise disse:

    Dr td bem. Levei minha bebê og para pesar elA ganhou apenas 300 g esse mês. Conversamos com a médica elA axa q tá com fome já q ela não dorme e mama apenas 5 minutos no meu seio..comprei aptamil e dei só q ela mamou apenas um pouco e nao quis mais..dr me de uma.ideia estou perdida o que tá acontecendo com minha bb

    Curtir

  452. Maria disse:

    Boa tarde! Muito obrigado doutor agora fiquei mais tranquila! E vou tentar me acalmar! Abraços

    Curtir

  453. Bom dia Maria
    Pode dar 1 ml, eu nunca entendo pq os médicos não arredondam os valores para facilitar.
    E na idade dele nenhum bebê deve ser acordado nem de dia e nem de noite se estiver ganhando peso.
    E geralmente a esofagite não é associada a regurgitações.
    Abraços

    Curtir

  454. Maria disse:

    Então se passar mais de 4 horas dormindo não precisa acordar não né? Sim e o fato dele não golfar, não sei se é a” palavra correta ” é normal?, pra mim é bom. Sim e a forma de dar o remédio é q na seringa só marca 0,5 não marca 0,8 então posso dar 0,5 ou é pouco? Desde já agradeço por sua atenção.

    Curtir

  455. Bom dia
    Mamadas longas são características de bebês recém nascidos.
    Nessa idade vai de 5 a 15 minutos no máximo.
    Abraços

    Curtir

  456. Bom dia
    Ele está tratando esofagite de refluxo como havia dito na outro comentário.
    A maioria dos médicos é meio seco, o que não significa que estão errados.
    Em uns 7 a 15 dias seu bebê vai parar de chorar tanto por causa das ranitidina.
    Fica calma e tenta não acordar ele pra mamar, deixe ele mamar no momento que quiser assim além de ganhar menos peso, ele ainda vai ficar com menos queimação.
    Abraços

    Curtir

  457. Maria disse:

    Ah doutor esqueci de perguntar mais uma coisa e quanto ao tempo de mamada é de quantos minutos? é que as vezes ele só mama 5 minutos e para então eu fico agoniada achando que é pouco demais. Pq me dizem que tem que ser de mais ou menos 30 minutos.

    Curtir

  458. Maria disse:

    Não sei doutor, mas ele não golfa de jeito nenhum, só arota, as vezes quando ele começa a mamar depois de alguns minutos ele faz um barulho como se fosse engasgar e a barriga faz um barulho como quando agente tá com dor de barriga, daí ele começa a chorar e fica vermelho se estica. E quando acontece isso ele fica acordado e chorando durante umas 2 horas ou mais, mas eu fico tentando acalmar e ele fica agoniado querendo mamar mais e mais. o intervalo entre cada mamada é de 3 à 4 horas, as vezes quando passa de mais de 3 horas durante o dia eu o acordo para mamar. Será o que é doutor? A pediatra q eu levei ele não me explicou nada. só passou o colikids o mesmo que você já tinha me dito e eu já tô usando desde quando você me disse, o simeticona de 6 em 6 horas 4 gotas, e passou um outro chamado cloridrato de ranitidina 15 mg xarope dar 0,8 ml de 12 em 12 horas. Eu gosto muito de tirar minhas dúvidas com você, se eu morasse em São Paulo eu iria marcar uma consulta com vc. Vc esclarece todas as minhas dúvidas e me deixa mais tranquila. E o q vc acha de todos esses sintomas q eu expliquei. E quanto ao cloridrato de ranitidina é bom?

    Curtir

  459. Boa noite.
    Os analgésicos são utilizados na dosagem de 1 GT por quilo a cada 6 HS, se necessário.
    Tenho algumas outras dicas no texto do pediatriavirtual.com/colica/
    Abraços

    Curtir

  460. Boa noite Maria
    Seu bebê está com pouco mais de 1,5 mês e já ganhou quase 2 kilos, ou seja, ganha mais de 40 gramas ao dia, o dobro do normal.
    Você já pensou se ele não está com queimação por excesso de mamada. Nesses casos algumas crianças regurgitam, mas a maioria fica brava pos mamada e pede para mamar de novo em menos de 2 horas.
    Você tem muito leite, dava para alimentar gemelares.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/refluxo/
    Abraços

    Curtir

  461. Anelise disse:

    Dr ela mama so no peito posso usar paracetamol em q quantidade tô preocupada pois elA precisa dormir

    Curtir

  462. Maria disse:

    Sim doutor realmente ele ganhou peso , pq meu bebê nasceu com 2240 e hoje ele pesa 3900 … É q na maioria das vezes que ele começa a mamar, se estica fica vermelho e chora, eu tento espremer o meu peito as vezes sai pouco, outras vezes não sai nada. Então isso me deixa insegura . E logo penso que ele está chorando pq não tá conseguindo mamar. Isso acontece geralmente durante a noite, eu acho que pode ser cólica, pq ele se estica fica vermelho, dá impressão que quando ele solta gases melhora.mas durante o dia as vezes ele tbm chora. Isso começou à uns 12 dias pra cá. Por isso a minha insegurança.

    Curtir

  463. Bom dia
    Normalmente nessa idade as crianças já apresentam uma melhora importante das colicas.
    A partir dos 4 meses, os bebês que ainda apresentam muito cólica deve ser avaliados.
    Nessa fase, algumas crianças apresentam alterações no sono devido as mudanças do padrão de sono, pode ser isso que seu bebê tem.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/rotina/sono/ para saber mais sobre isso.
    No caso das cólicas, tente utilizar paracetamol ou se utilizar mamadeira, trocar pelo Aptamil active.
    O choro pode ser causado por outros motivos, segue meu guia no pediatriavirtual.com/choro-bebe/
    Abraços

    Curtir

  464. Anelise disse:

    Olá minha bebê completou 3 meses hoje
    Não sei mais o q fazer elA ñ dorme de dia faz soninho de 10 minutos e a noite fika agitada se debatendo
    .ela tem cólica pode ser por isso q ela ñ dorme ou será por outro motivo

    .

    Curtir

  465. Bom dia
    E nessa consulta, seu bebê ganhou bastante peso?
    Normalmente, o plasil não dá nenhum efeito colateral.
    Nessa idade, a principal preocupação do pediatra é com o ganho de peso. Se ela não se preocupou, acho que você pode ficar tranquila.
    Abraços

    Curtir

  466. Maria disse:

    E esse plasil tem efeitos colaterais ou não? pessoa pode tomar tranquila. Muito obrigado doutor por tirar minhas dúvidas.passei meu bebê no pediatra sábado só que falei sobre isso e ela nem me deu atenção. Disse que era pra esperar que não havia necessidade. Mas eu disse é q tô insegura e eu gostaria muito de ter muito leite. Então eu te agradeço muito pela atenção que você tem com a gente.

    Curtir

  467. Bom dia Maria
    A maioria das mães não sente mais os seios cheios após 1 mês de vida já que os bebês são muito eficazes e esvaziam o seio completamente.
    O grande fator a observar é o ganho de peso que deve superar 20 gramas ao dia. Você já pensou seu bebê desde a alta da maternidade.
    Uma maneira indireta é pela quantidade de xixi, quanto mais xixi e mais claro, melhor as mamadas.
    Das medicações não controladas, o plasil 1c de 12 em 12 h por 15 dias é o mais eficaz, mas existem outras opções mais potentes como o equilid mas necessitam de avaliação médica e receita controlada.
    Dá um lida no pediatriavirtual.com/fome/
    Abraços

    Curtir

  468. Maria disse:

    Doutor eu estou muito insegura em relação a mama, achando que estou produzido pouco leite para o meu bebê,pois ele esvazia rápido, e quase não sinto encher mais… Estou precisando de ajuda, existe algum tipo de medicação q posso tomar para aumentar a produção de leite… É q meu maior sonho é amamentação exclusiva pelo menos até os seis meses do meu pequeno. E até mais com fé em Deus. Se você poder me ajudar eu agradeço.

    Curtir

  469. Lucineide Schroder disse:

    Obrigada Doutor. Sempre muito atencioso

    Curtir

  470. Maria disse:

    Muito obrigado doutor. Tenha um bom dia

    Curtir

  471. Bom dia Maria
    Algumas crianças com cólicas não respondem a nenhuma medicação, aproximadamente uns 10% deles. Meu filho era assim.
    Nesses casos a massagem e as compressas quentes são a melhor solução.
    Pode parar com o paracetamol e a simeticona se achar que não fazem efeito. Continue com o colikids pois se não resolver, pelo menos melhora um pouco a duração e a intensidade do quadro.
    Abraços

    Curtir

  472. Maria disse:

    Oi bom dia doutor. Estou dando o paracetamol a meu bebê e o simeticona tbm e não estou vendo fazer efeito nenhum,pq toda noite ele chora, principalmente quando começa a mamar. Já tem 6 dias que dou. O q eu faço paro de dar.?

    Curtir

  473. De nada Maria
    Obrigado por estar sempre participando e lembre-se de ficar tranquila para passar essa serenidade ao seu bebê
    Abraços

    Curtir

  474. Maria disse:

    Muito obrigado doutor

    Curtir

  475. Bom dia Maria
    Se utilizar a dose correta da medicação, uma gota por kilo a cada 6 horas no máximo, não existe nenhum problema em utilizar diariamente.
    Se está funcionando, você pode continuar utilizando o paracetamol e o colikids.
    Abraços

    Curtir

  476. Maria disse:

    Eu estou dando paracetamol para meu bebê de 1 mês e 13 dias, todos os dias 3 vezes ao dia pq acho que ele está com cólica. E dou colikds, simeticona tbm.Tem 4 dias q tô dando o paracetamol, Gostaria de saber se posso continuar, dar o paracetamol e durante quantos dias ou se tem algum problema?

    Curtir

  477. Bom dia
    Não existe nenhum estudo ou recomendação séria de qualquer entidade de pediatria mundial que oriente o uso de mamadeiras específicas para prevenção de cólicas ou regurgitações.
    As cólicas ocorrem basicamente entre 15 e 60 dias de vida e desaparecem após os 3 meses.
    Pode testar uma mamadeira normal, mal com certeza não fará.
    Abraços

    Curtir

  478. Lucineide Schroder disse:

    Bom dia doutor.
    Meu bebê tem 57 dias. Ele não tem cólicas, teve apenas gases nos 15 primeiros dias.
    Ele usa mamadeira anti cólicas da MAM. Preciso comprar outra mamadeira e estou pensando em comprar uma simples, sem este sistema.
    Há possibilidades de ele vir a ter cólicas ou nesta fase é menos provável
    Ele mama Aptamil AR
    Muito obrigada pela sempre atenção

    Curtir

  479. Bom dia Maria
    Podem ser as duas coisas.
    Primeiro porque as cólicas realmente ocorrem mais entre 20h e 4 hs dá manhã, mas a produção do leite tende a ser maior pela manhã e com o cansaço da mãe, ocorre uma redução na produção noturna.
    Para saber se ele está mamando bem a melhor referência é a quantidade de xixi. Se ele faz bastante xixi durante a noite e madrugada significa que não está faltando leite, mas se ocorre redução na quantidade de xixi, pode significar que vc está com pouco leite à noite.
    A resposta definitiva ocorrerá após a pesagem do seu bebê, se ele engordar mais de 20 a 25 gramas por dia significa que ele está mamando bem.
    Abraços

    Curtir

  480. Maria disse:

    Doutor me tira só mais uma dúvida. Durante o dia meu bebê dorme bem, mama pouco mas dificilmente chora .o momento que ele chora desesperado é a noite principalmente depois das 10 .tenta tenta mamar mas não consegue, e chora mais ainda desesperado para mamar. Será que é o meu leite que tá pouco ou é a colica que ataca nesse horário?

    Curtir

  481. Entendi Maria.
    Mas tenta ficar tranquila essa semana que nessa fase o mais importante é a mãe estar tranquila, descansar quando possível e o bebê engordar.
    Após os 2 meses as coisas melhoram muito.
    Abraços

    Curtir

  482. Maria disse:

    Isso mesmo que eu vou fazer. É que a consulta está marcada ainda pro dia 11 .muito obrigada doutor poresposta tudo

    Curtir

  483. Bom dia Maria
    Você e seu bebê estão precisando de uma consulta com um pediatra para que você possa sanar todas as suas dúvidas, pesar seu bebê para saber se ele está ganhando peso, se seu leite é suficiente, avaliar o uso de alguma medicação para aumentar o leite ou a complementação com mamadeira.
    Você tem muitas dúvidas e está muito insegura em relação aos cuidados de seu bebê e apenas uma consulta ao vivo pode melhorar essa sua insegurança.
    Agende uma consulta com algum pediatra, esse é o meu conselho pra você.
    Abraços

    Curtir

  484. Maria disse:

    Doutor me ajude por favor.meu leite do seio está saindo pouco, e meu bebê tá chorando muito, principalmente a noite. O que eu faço dar de mamar para meu bebê? Existe algum remédio que eu possa tomar para produzir mais leite.

    Curtir

  485. Maria disse:

    Obrigado doutor. Boa noite!

    Curtir

  486. Bom dia Maria.
    As medicações são usadas assim:
    Colikids todos os dias até os 2 meses.
    Paracetamol e simeticona apenas nos momentos de dor ou cólica. Se não tiver você não vai dar nenhum deles.
    Abraços

    Curtir

  487. Maria disse:

    Obrigado pelas respostas doutor. Quero saber se posso continuar usando o luftal e por quanto tempo. E o colikids e o paracetamol só nos momentos que ele sentir dor é?

    Curtir

  488. Bom dia
    O intestino tem seu funcionamento estimulado pela alimentação na criança, chamado de reflexo gastrocólico.
    Como ele tem muitos gases, nesses momentos eles se movimentam gerando a cólica.
    Abraços

    Curtir

  489. Maria disse:

    Porque essas cólicas aumenta só na hora q o bebê vai mamar, q nem consegue mamar?

    Curtir

  490. Bom dia
    Os bebês que mamam ao seio podem ficar de 7 a 10 dias sem evacuar e as fezes saem mole mesmo assim.
    Em relação ao paracetamol ou Tylenol a dose é de 1 gota por quilo de peso a cada 6 horas. Utilizamos apenas nos horários em que ele apresentar dor.
    Abraços

    Curtir

  491. Maria disse:

    Oi doutor, sou Maria. meu bebê está chorando muito, principalmente na hora de mamar, acho que é cólica, pq tentei tirar o leite e vi que tem muito graças a Deus. Ele está 6 dias sem evacuar,já uso colikids, e milicom. Posso usar tilenol baby, quantas gotas e como eu uso de quantas e quantas horas e por quanto tempo. Ele pesa 3600 tem 1 mês e 9 dias. Obrigada

    Curtir

  492. Boa noite
    O auge da cólica ocorre com 45 dias e mesmo em uso do colikids, algumas crianças podem apresentar um pouco de dor.
    Nas crises utilizamos o paracetamol, a simeticona, compressas ou termogel aquecido na barriga e massagens.
    Em uma semana as cólica começam a melhorar. Pode ficar tranquila.
    Em pouco tempo seu bebê estará na fase dos 2 a 6 meses dando muitos sorrisos e sendo o bom humor em pessoa.
    Para saber mais acesse o pediatriavirtual.com/rotina/2-meses/
    Abraços

    Curtir

  493. Maria disse:

    Meu bebê de 1 mês e 8 dias chora muito quando tá mamando,se expreme,se estica e solta pum, tem momentos q parece q ele se expreme para soltar pum.ele pesa 3600,quando ele nasceu pesou 2240.já dou colikids… Posso dar algum outro medicamento para dor e como usar?o que será que meu bebê tem? Me ajuda doutor

    Curtir

  494. Bom dia
    Os bebês podem ficar até 7 a 10 dias sem evacuar se estiverem mamando ao seio e até 3 a 4 dias se estiverem na mamadeira desde que as fezes estiverem moles.
    No caso de fezes duras, leia o pediatriavirtual.com/constipacao/
    Abraços

    Curtir

  495. Bom dia
    Podem ser basicamente dois motivos:
    – fome: o ganho de peso de mais de 20 ou 25 gramas ao dia é o suficiente.
    – cólica: o auge da cólica é aos 45 dias e apesar da melhora provocada pelo colikids, algumas crianças ainda mantém um pouco de cólica.
    A cólica gosta de dar das 4 horas dá tarde até o meio da madrugada.
    Faça massagem, compressa quente e use o paracetamol.
    Abraços

    Curtir

  496. Bom dia
    As cólicas classicamente iniciam aos 15 dias e tem o auge aos 45 dias.
    Seu bebê começou com a cólica precocemente e por isso a tendência é de piora mesmo.
    Após os 15 dias de vida e 10 dias de medicação, as cólicas começam a melhorar na maioria das crianças.
    Lembrando que o colikids funciona em 90% das crianças é que podemos usar o paracetamol ou simeticona, massagem e compressas quentes.
    Abraços

    Curtir

  497. Mariana disse:

    Bom dia Dr, existe possibilidade de haver piora com o Colikids? Estou dando a 6 dias e a cada noite está pior, tenho esperança que passe até os 10 dias. Minha filha tem 11 dias hoje. Comecei logo para evitar esse sofrimento mas no segundo dia que dei o remédio começaram as cólicas. Ela é tão novinha, ja descartei outros motivos é choro, ela se “espreme” o tempo todo e faz muita força e o choro é muito desesperador, diferente do choro de fome. No início dei Aptamil até meu leite ser suficiente,nesse meio tempo ela ficou ressecada mas aparentemente está tudo ok e agora ela está só no peito e tenho muito leite.

    Curtir

  498. Maria disse:

    Doutor me ajude por favor estou desesperada. Meu bebê de 1 mês chora muito quando tá mamando. Mas não é toda vez que mama não, acontece a tarde à noite e as vezes de manhã, será o que é? Já dou colikids, e milicon. Não sei o que ele tem? O que eu faço,tem 5 dias que ele não faz cocô , faço massagem mas não tem jeito.

    Curtir

  499. Maria disse:

    Doutor me ajude por favor estou desesperada. Meu bebê de 1 mês chora muito quando tá mamando. Mas não é toda vez que mama não, acontece a tarde à noite e as vezes de manhã, será o que é? Já dou colikids, e milicon. Não sei o que ele tem?

    Curtir

  500. Bom dia Alessandra
    Bebês que mamam no peito, principalmente entre 1 e 4 meses podem ficar muitos e muitos dias sem evacuar, chegando em média até 7 ou 10 dias.
    Isso não é constipação e não requer tratamento.
    O leite materno é tão fácil de digerir que nada sobra para fazer côco.
    Abraços

    Curtir

  501. Alessandra disse:

    Oi doutor,meu bebe vai fazer doís meses ele mamã no seio
    E complemento com o nan conforty
    So que não esta fazendo coco todos os dias demora ate 03 a 04 dias para fazer
    Eu ja dou o colikd e de 06 em 06 horas o simedicona têm algum outro remédio q solte o intestino
    Ou pôde ser o nan conforty?

    Curtir

  502. Bom dia
    Ele pode ser iniciado em qualquer idade já que não tem efeitos colaterais.
    Como apenas 30% dos bebês tem cólica, eu aconselho meus pacientes a esperarem a segunda semana de vida.
    Mas algumas crianças já tem barriga estufada e um pouco de gemencia antes dos 15 dias.
    Abraços

    Curtir

  503. PRISCILA VALENTIM disse:

    Posso iniciar o ColiKids a partir de qdo?
    Minha bebê tem 5 dias mas como o efeito do probiótico só começa após 10 dias de uso contínuo, pensei em iniciar desde já, se for seguro.

    Curtir

  504. Obrigado pelos elogios
    Boa sorte e obrigado novamente
    Abraços

    Curtir

  505. Maria disse:

    Muito obrigada Doutor, Parabéns Olha não conhecia esse site, gostei muito muito. Tirou minhas dúvidas agora estou tranquila.

    Curtir

  506. Fica tranquila que ele é bem seguro.
    Melhoras ao seu pequeno.
    Abraços

    Curtir

  507. Maria disse:

    Obrigada doutor! Então posso usar sem medo, é q não fui a nenhum médico, comecei a usar por conta própria.pq me disseram que era bom então entrei nesse site e vi seus comentários e as perguntas das mães.redolvi tirar minhas dúvidas com vc. Depois fiquei com medo achando que podia ter alguma contra indicação.

    Curtir

  508. Bom dia Maria
    A dose do colikids é de 5 GTS ao dia em qualquer horário. Ele demora dez dias pra fazer efeito, então tenha paciência agora que você parou ele. Normalmente usamos até pelo menos os dois meses.
    Entre as outras medicações, o paracetamol ou Tylenol funciona melhor que o milicon na maioria das crianças.
    Tenha paciência que já já ele vai melhorar.
    Abraços

    Curtir

  509. Maria disse:

    Olá sou Maria! Meu bebê está com 1 mês, ele fica vermelho,se contorce, se espreme e chora quando peida. E sempre que está dormindo ou mamando tbm. Eu uso o Mylicon 3 gotas de 8 em 8 horas, tava usando colikids mas parei. Quando usava as crises tinham amenizado e quando parei de usar o colikids, voltaram….mas o Mylicon eu ainda uso. Estou pensando em dar dinovo o colikids pra ele, eu gostaria de saber doutor quantas gotas eu dou e qual é o melhor horário? Eu dava 2 gotas de manhã 9:30 , mas não sei se é um bom horário…. Se você poder me responder eu agradeço

    Curtir

  510. Bom dia
    A cólica dele é atípica pois normalmente ela melhora nessa idade o que sugere que a causa também seja outra.
    Não sei que leite ele toma mas a mais comum causa é Intolerância à Lactose.
    O colikids funciona depois de 10 dias, vamos aguardar mas raramente funciona depois dos 2 meses.
    Precisa investigar a causa dessa dor na barriga.
    Abraços

    Curtir

  511. Janaina Pires disse:

    Meu filho está com 4 meses e 2 dias depois que ele fez 3 meses ele está sofrendo com gases de uma semana pra ca ele acorda 1 da manhã chorando e encolhendo as perninha a barriga dele fica dura e faz barulho e não está mais deixando fazer massagem para soltar o pum estava dando simeticona e não resolveu a pediatra dele passou colikids tem 3 dias que estou dando mais não resolveu nada não sei mais oque fazer não aguento mais ver meu filho chorando de dor

    Curtir

  512. Bom dia
    Esse assunto é controverso mas o ideal é esperar até os 3 meses para ensinar seu filho a dormir a noite toda e só é considerado um tipo de insônia após os 6 meses de vida.
    Dá uma lida no https://pediatriavirtual.com/rotina/sono/dormir-noite-toda/ para saber mais sobre o assunto.
    Obrigado pelo elogio e abraços

    Curtir

  513. Lucineide Schroder disse:

    Não conhecia este site, estou amando.
    Muito bom e de Fácil entendimento
    Está me tirando várias dúvidas, inclusive sobre alimentação do bebê à noite.
    Meu filho só tem 42 dias e já recebi “sugestões” para desmama-lo à noite, oferecendo somente água. Acho que está muito novinho para isso, mesmo tomando apenas fórmula. Que acha Doutor? Quando devo criar essa rotina par uma noite inteira sem mamar?

    Curtir

  514. Bom dia
    Enquanto a cólica não passar você não vai conseguir resolver isso e nem se preocupe ainda, ela é nova para ter muitas rotinas.
    Ab

    Curtir

  515. Anelise disse:

    Outra coisa dr e q como elA tem muita cólica acaba dormindo só no colo tem alguma dica para melhorar isso já que qdo coloca no berço elA acorda..abraco

    Curtir

  516. Bom dia
    Fica tranquila que os dias passam rápido quando temos um bebê em casa, quando você perceber, seu bebê já está engatinhando.
    Abraços

    Curtir

  517. Bom dia
    Sim é normal até sete dias e já tive pacientes que evacuavam duas vezes ao mês até os seis meses de vida.
    Só use o supositório se as fezes endurecerem ou ficar mais de sete dias sem evacuar.
    Meu filho foi assim também, muita mas muita cólica e depois ficou tudo bem.
    O mesmo vai ocorrer com vocês.
    Abraços

    Curtir

  518. Marcelina disse:

    Obrigada! Estou mais tranquila. Que esses dias passem voando!

    Curtir

  519. Anelise disse:

    Dr. Então minha bb completou 2 meses hoje estou ansiosa pra q chegue os 3 e isso passe pois é desgastante pra todos e principalmente pra bb..ela tem muita cólica como eu já disse tem dificuldade em fazer coco me mandaram por supositório qdo há faziam 4 dias q ela não evacuação.. Então e normal até 7 dias posso ficar despreocupada??? Abraço

    Curtir

  520. Bom dia
    As cólicas ocorrem entre 15 dias e 4 meses, sendo o pico entre 1,5 e 2 meses. Eu normalmente uso o colikids até os dois meses pois ele demora 10 dias para iniciar o efeito e eu acho que não vale muito a pena.
    Bebês que mamam no seio podem ficar até 7 a 10 dias sem fazer côco e isso não é constipação ou intestino preso, pois continuam fazendo côco mole.
    Eu aguardaria mais um pouco para avaliar a melhora espontânea e medicados com paracetamol ou simeticona.
    Abraços

    Curtir

  521. Anelise disse:

    Oi dr.. MINHA filha tem dois meses muita cólica. Ela tem dificuldade em fazer coco. Mama leite materno apenas. SERÁ q o colikids pode ajudar s regular o intestino dela

    Curtir

  522. Bom dia
    As cólicas normais que ocorrem entre os 15 dias e os 4 meses não demandam a troca de leite por fórmulas de soja ou sem lactose.
    A cólica ocorrerá provavelmente independente do tipo de leite já que a causa é a imaturidade associada à uma flora que produz gases.
    O colikids demora 10 dias para fazer efeito e melhora mais de 90% das crianças.
    Lembre da massagem, dá compressa quente, paracetamol ou simeticona para as crises.
    Vai piorar até os 45 dias e depois dos 2 meses começa a melhorar.
    Tenha paciência que ja ja melhora e não troque o leite ainda.
    Abraços e melhoras

    Curtir

  523. Marcelina disse:

    Minha bebê tem 45 dias, desde os 8bdias de nascida toma nestogeno, pois meu leite não era suficiente para satisfeze-la, ela mamava nas 2 mamas e ainda ficava chorando, ai fiz o teste quando acontecida isso ia la com a bombinha de tirar leite e puxava e realmente não saiu nada. Ela masceu com 2,750 g. Desde a maternidade que chora com cólicas, e apos os 15 dias ficaram bem mais intensas será que foi por conta do leite? Ela tendo cólicas pode tomar o nestogeno? Ou por ser derivado do leite de vaca ajuda a ar mais cólicas? Estou muito aflita não sro se devo trocar o leite pelo o de soja. Fui a pediatra passou o colikdis faz so 6 dias q ta tomando. Espero que ajude a amenizar as cólicas. O leite Suorasoy de soja pode da a recem nascidos?

    Curtir

  524. ingrith disse:

    Dr.Muito obrigada fico mais tranquila em saber que ainda pode fazer efeito o remédio,faz noites e tardes que não dormimos sem saber exatamente o que fazer,porque ver ele todo vermelhinho parece q esta com muita dor nossa dar um verdadeiro desespero.
    Bom saber que não é nada grave e que existe uma luz no fim do túnel rsrsrs..
    Quanto ao leite é pq tenho pouco leite ele mama acho que de 30 em 30 min,por isso perguntei um complemento a não ser que seja normal ele mamar assim..
    Em suma muito obrigado mais uma vez tudo de bom que Deus abençoe!!
    Abraços!

    Curtir

  525. Bom dia
    O colikids demora uns 10 dias para fazer efeito e funciona em mais de 90% das crianças. Tenha paciência.
    Em relação ao cocô, eles fazem força apenas por causa dos gases e também por não saberem fazer a força corretamente.
    A complementação é utilizada apenas se a criança não está engordando, o que não parece ser o seu caso, mas eu particularmente gosto muito do Aptamil.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/colica/ e no pediatriavirtual.com/rotina/primeira/
    Faça massagem, coloque compressa quente e pode dar umas gotinhas de paracetamol ou simeticona.
    Abraços

    Curtir

  526. ingrith disse:

    Bom dia doutor meu filho tem 26 dias a dois dias dou colokids a ele mas até agora nada de melhora demora assim a fazer efeito???ele chora,grita,se espreme pega e solta o peito..É uma agonia..
    A minha alimentação está ok!
    Ele mama mas queria dar um complemento mas não sei ai certo qual ele fica com a barriguinha alta faz força pra fazer coco e esta fazendo uma vez ao dia quando faz o coco é molinho mas ele fica vermelho e depois de muito tempo ele faz,vive com gases já não sei mais o que fazer me ajude por favor!!

    Curtir

  527. Bom dia Hellen
    A cólicas do Lactente tem um padrão temporal. Iniciam com 15 dias, tem o pico entre 1,5 e 2 meses, melhoram entre perto dos 3 meses e praticamente desaparecem entre 4 e 6 meses.
    O colikids demora 10 dias para fazer efeito e funciona em 95% das crianças. Podemos utilizar ainda compressa quente, hoje temos ótimos termogeis nas farmácias, massagem, paracetamol e simeticona.
    Cólicas que tem grande intensidade ou duram mais de 4 meses devem ser avaliadas, sem exames, apenas clinicamente.
    Você não disse o que seu filho mama?
    Espero ter ajudado!
    Abraços

    Curtir

  528. Hellen disse:

    Meu filho faz hoje 2 meses ainda tem muitas cólica, já com essa idade ainda é viável dar o colikides pra ele?

    Curtir

  529. Bom dia Danielle
    As cólicas do Lactente são muito comuns apesar de apenas 25% dos bebês terem quadros de maior intensidade. Meu filho também teve muita cólica.
    O principal período de cólica é entre 15 dias e três meses, teoricamente nessa fase apenas utilizamos colikids, paracetamol ou simeticona.
    Não é necessário a troca de leite e muito menos a utilização de fórmulas especiais como o neocate.
    A recomendação desses leite deve ocorrer apenas no caso de suspeita de alergia a Proteína do Leite de Vaca APLV com baixo ganho de peso, lesões na pele ou sangramento intestinal recorrente.
    Como está o ganho de peso? Como está o desenvolvimento?
    Se tudo estiver normal e ela não tem esses sintomas, eu utilizaria um leite como o Aptamil Active.
    Boa sorte e me conte como foi a evolução.
    Aliás meu filho melhorou após três meses e nunca mais te e dor na barriga, mas como todos na família, acabou desenvolvendo Intolerância à Lactose.
    Abraços

    Curtir

  530. Danielle disse:

    Boa tarde Doutor .
    Tenho uma filha que vai fazer 2 meses, ela tem uma cólica absurda, chega a gritar de tanta dor, isso acontece desde que ela saiu da maternidade, lá mesmo já nos indicaram o colikids, mas não ajudou e quando acabou na usamos mais, não amamento, e o leite que a gastro indicou foi o neocate, ele pode estar fazendo mal pra minha filha? Todos os dias ela chora mais de 6 horas e não para quieta, chora dormindo de dor. Abraços

    Curtir

  531. Bom dia
    Provavelmente seu bebê apresentava cólicas e por isso, tinha um sono de qualidade ruim.
    Agora que está usando o colikids e o nan SL, a cólica melhora e seu filho passa a dormir melhor. Não é um efeito colateral da medicação.
    Existe ainda uma mudança no padrão de sono ao redor de 6-12 semanas, dá uma lida no pediatriavirtual.com/sono/
    Abraços

    Curtir

  532. Cláudia disse:

    Boa tarde doutor , tenho uma dúvida , minha bebê tem 1 mês e 20 dias comecei a amamentar minha bebê com Nan Supreme a mas apresentou um quadro que pode ser intolerância a Lactose , por recomendação da pediatra trocamos para Nan SL , e começamos a dar Colikds , Minha duvida está aí , o Colikids pode dar sono , como uma espécie de calmante ???
    Pois depois que dei minha bebê está tento muito sono , bem acima do costume .

    Curtir

  533. Bom dia
    Pelo sintomas, a base do incômodo é cólica e a causa pode ser apenas uma Intolerância temporária a Lactose que resolve após os 3 meses ou uma Intolerância real que não vai melhorar nunca.
    Normalmente, os quadros reais tem um grande componente familiar.
    A melhora ocorre entre 1-3 semanas após a troca da fórmula.
    Utilizados simeticona, paracetamol ou colokids.
    Dá uma lida no https://pediatriavirtual.com/intolerancia-lactose/
    Abraços

    Curtir

  534. Patricia disse:

    Boa tarde doutor. Meu filho tem 1 mês e meio e de uns 20 dias para cá começou a apresentar alguns sintomas que me deixaram preocupada.
    Ele ja estava tomando 120 ml de leite e começou a tomar apenas 30, 40 ml e chorando a cada final. Comecei dando o nan supreme, mas por causa das cólicas mudei para o aptmil, como não resolveu nestogeno. Não tenho muito leite no peito, então preciso usar essas fórmulas.
    Levei ele a 3 pediatras, o primeiro me falou que era refluxo oculto, ja que ele não vomita. O segundo me disse que era APLV e o terceiro intolerância a lactose.
    Ele apresenta os seguintes sintomas:
    Fica sem fazer cocô por uns 3 dias, mas quando faz é um cocô normal, cedoso.
    Solta muitos gases e chora.
    Quando o leite cai no estomago logo após uns 30 ml ele chora muito.
    Arrota em seguida e aceita mais um pouco.
    Ele está tomando domperidona e label para o refluxo e na sexta comecei uma dieta sem lactose e estou dando o nan sl. Comecei a notar melhoras.
    Será que ele com apenas 1 mes ja pode ser intolerante intolerante lactose? Se for isso com quantos dias ele começará começará se alimentar bem?
    Ele não perdeu peso, mas depois que apresentou esses sintomas tem ganhado menos.
    Eu estou tomando equilid para produção de leite e líquidos como chás e bastante água. Sinto que estou aumentando a quantidade de leite.
    O que você acha? Ele é APLV, intolerante a lactose, tem apenas refluxo ou devo pedir exames mais específicos?
    Obrigada!

    Curtir

  535. Boa noite
    A partir dos 1,5 meses as cólicas começam a melhorar e as melhores medicações são o colikids, paracetamol e simeticona.
    Em relação ao refluxo, você pode dar uma lida no http://www.pediatriavirtual.com/refluxo/

    Curtir

  536. Fran disse:

    Boa tarde Doutor,meu filho tem 1mês e 19 dias sofre muito com cólicas e apresentou refluxo,faz uso de simeticona de 6 em hs,ranitidina de 12 em 12 hs,essa medicação pode ser dada por tempo indeterminado? Ou tem riscos?,e ele fez uso de coli Kids como acamim,mim aconcelharam da funchicória mas sinceramente não vejo efeito,alivia apenas na hora dada,outra pergunta devido o refluxo qual a melhor fórmula?posso dar o nan confor?obrigada desde de jà

    Curtir

  537. Bom dia
    Provavelmente o que aconteceu foi que devido as cólicas, o período de adaptação de sua filha ao mundo fora da barriga não foi o ideal.
    Crianças agem pelo princípio da ação e reação imediata. Infelizmente ou felizmente ela associou a a sua pessoa à um conforto, algo que a acalmava e melhorava a cólica.
    Agora todas as vezes que ela se sente mal por qualquer motivo, seja carência, fome, sono, calor, frio, sono e etc, ela quer você para acalmar e resolver o incômodo.
    Você vai curar essa associação demonstrando confiança ao colocar lá no carrinho, berço e etc, e mantendo a decisão apesar do choro, conversando calmamente com ela e continuando as suas atividades como se ela não chorasse.
    Assim ela vai perceber que você está tranquila de deixar ela no carrinho, por exemplo, e ela vai, por confiar em você, se acalmar.
    Abraços

    Curtir

  538. GESSIANE disse:

    Boa tarde dr.
    deixa eu te relatar um fato e vê o que vc me aconselha. Aquele dia te mandei msgm falando que minha bebê chorava fora do normal com as cólicas. Agora ela fez 3 mese e melhorou da cólica só que ela ainda chora muito e não aceita ficar com ninguém a não ser comigo se outra pessoa pegar ela no colo ela chora de perder o fôlego só quer ficar comigo e no colo se dorme e eu a ponho na cama acorda dando gritos se eu for ir for fazer algo e ponho ela no carrinho ou bebê conforto e não pegar na hora ela começar a chorar perde o fôlego. Falei com o médico ele disse q é manha pra deixar chorar mas ela perde o fôlego o que vc me aconselha

    Curtir

  539. Bom dia Sônia
    A Intolerância à Lactose é uma doença genética e devido a gemelaridade, a possibilidade da outra gêmea ter é altíssima.
    Mas devo lembrar que as cólicas podem durar até os seis meses e que o na inexistência de piora no quadro, alterações no ganho de peso, diarréia e etc não é indicado nenhum tratamento.
    No caso de sua pequena, além dos sintomas, ela ainda apresenta a tendência genética.
    Nenhum leite é 100% isento de lactose, eu sou intolerante de uma família de intolerantes, apesar das embalagens venderem esse fato.
    A melhora começa a ocorrer após a primeira semana e vai melhorando aos poucos ao longo de um mês.
    Utilizamos nesses casos simeticona, ou o luftal aqui no Brasil, até a melhora.
    Na Europa são vendidos em supermercados embalagens da enzima lactase que melhora a digestão do Leite e reduz as cólicas, acho que entre 1000 e 2500ui seria o ideal para essa idade.
    Abraços

    Curtir

  540. Olá Dtr . Cristian tenho gémeas que a 2 gémea desde o início que é intolerante à lactose como eu mas agora com 5meses a outra gémea começou a ter muitas dores de colicas à noite e muita diarreia fui ao GP e ao hospital que me falaram que ela agora tem a mesma intolerância e disseram para dar o mesmo leite que a irmã mas já fez 1semana da introdução do leite e ela continua a ter dores horriveis que não dorme e não deixa dormir
    Neste momento vivo em Londres e não sei que remédio dar visto que aqui não têm nada para menores de 1ano
    Que me aconselha obrigada

    Curtir

  541. Bom dia
    As cólicas nessa idade nunca são normais e a principal causa é o Leite.
    Os sintomas associados, diarréia com muco, sugerem mais alergia a Proteína do Leite APLV do que intolerância à lactose, mas podem ocorrer com ambos.
    Como o diagnóstico é realizado com teste terapêutico e ocorreu melhora com o Aptamil sem lactose, o diagnóstico está realizado.
    Nessa idade, seu filho pode fazer uso de qualquer leite sem lactose como ninho ou qualquer outra marca.
    Dê uma lida no http://www.pediatriavirtual.com/intolerancia-lactose/ para saber
    Beijos

    Curtir

  542. Marcia disse:

    Boa noite doutor, meu filho está com 1 ano e dois meses, e ultimamente está extremamente irritado, acorda várias vezes a noite e quando solta pum chora muito a maioria das vezes. Ainda amamento e qdo ele tinha oito meses comecei o LA enfamil e ele teve reação, diarréia com muco. Suspendi e comecei aptamil sem lactose e estava indo bem. Aí mudamos para aptamil 3 a dois meses e tem acontecido isso. Será que é do leite? Minha pediatra disse para observarmos esse mês para ver o que vamos fazer. Obrigada!!!!

    Curtir

  543. Boa noite Aylana
    Nessa fase, entre 3-6 meses, o sono a criança muda muito, fica agitado, reduz o número de sonecas e começa a ter dificuldades de iniciar o sono.
    Para saber se o sono de sua menina é normal, dê uma lida no http://www.pediatriavirtual.com/sono/
    As cólicas após os 4-6 meses devem ser investigadas se não existe uma melhora evidente. No caso de sua filha, a melhora foi importante e isso praticamente exclui a possibilidade de alergia a Proteína do Leite de Vaca ou intolerâncias à lactose.
    Eu acho que provavelmente sua filha teve um quadro mais importante de cólica e isso gerou algumas alterações no sono e comportamento que só melhoram após meses sem cólica.
    Tente criar bom hábitos de sono e rotinas, e eu aproveitaria para introduzir a dieta com sucos, papas de frutas e papas de sal.
    Na dúvida, dê uma lida no http://www.pediatriavirtual.com/intolerancia-lactose/
    Abraços

    Curtir

  544. AYLANA disse:

    Boa tarde Dr. Eu tenho uma bebê de 5 meses e ela sofre com muitos gases principalmente na madrugada, atualmente eu estou fazendo uma dieta de exclusão de leite e derivados pra ver se melhora, mas tem 30 dias de dieta e nada de melhorar. A pediatra atual dela disse que pode ser intolerância a lactose ela me pediu pra utilizar leite sem lactose mas eu resolvi excluir logo todo o leite e seus derivados. A pediatra anterior que eu levava ela dizia que tudo era normal. Ele teve bastante cólicas no início e se for comparar com agora, realmente melhorou bastante, mas eu busco uma explicação pra esses gases horríveis que fazem com que ela não durma bem, ela acorda bastante a noite e durante o dia dorme pouco também, eu já li muito sobre isso na Internet mas tudo me deixa com mais dúvidas. Minha filha também demora muito pra arrotar. O q o sr. Acha Dr?

    Curtir

  545. Boa noite
    Toda cólica que ultrapassa os seis meses deve ser investigada e o diagnóstico normalmente é clínico, através da consulta e teste prático. Raras vezes é necessário a utilização de exames laboratoriais.
    O diagnóstico provável é de intolerância à lactose, pois além de ser mais comum, ela está mais associada a cólicas isoladas.
    A APLV ou alergia a Proteína do Leite de Vaca raramente dá apenas colicas, sendo comum diarréia, vômitos, sangramentos e outros sintomas mais importantes.
    Além disso, o Aptamil Pepti utilizado primeiramente tem 60% menos lactose do que o leite normal, mas ainda apresenta um boa porcentagem de lactose. Por isso a melhora inicial e consequente retorno dos sintomas.
    O peso de seu bebê é normal, o que é compatível com a Intolerância à Lactose pois geralmente não altera o ganho de peso. O mínimo da idade é de 6 quilos.
    Dê uma lida no https://pediatriavirtual.com/intolerancia-lactose/ para saber mais sobre a Intolerância à Lactose
    Para consultar as curvas de peso e altura, acesse https://pediatriavirtual.com/altura-peso-normal/
    Abraços

    Curtir

  546. Suelen Cristina Jacomin Silva disse:

    Boa tarde doutor! Minha bebê tem 7 meses e ainda sente fortes cólicas… depois que eu desmamei ela, está sendo difícil encontrar um leite que ela não tenha mais cólicas, pois, tentei todas as linhas de leites e as cólicas só pioraram até que por conta própria comecei com aptamil Pepti de início foi uma maravilha as cólicas sumiram ficou uma semana dormindo super bem, mas à poucos dias as cólicas voltaram mesmo com esse leite caríssimo! Como outra opção mais barata o pediatra da minha bebê sugeriu Aptamil sem lactose iniciei hoje não sei a reação dela.. Pedi para o médico exames de lactose ele disse que não é necessário fazer porque muitas vezes dá negativo e assim não teremos um diagnóstico do que realmente ela tem! Será que é alergia ao leite de vaca ou intolerância à lactose??? Qual sua opinião Doutor pois já são 7 meses de tortura minha bebê não ganha peso e os médicos dizem que tudo q ela tem é normal??? Ela tem 7 meses e pesa 6800kl
    Aguardo resposta

    Curtir

  547. Boa noite
    O auge da cólica ocorre com 45 dias de vida e mesmo o colikids, que é o melhor medicamento, melhora menos de 90% das crianças.
    A Intolerância à Lactose ou qualquer outra causa são suspeitas se a cólica dura mais de 4-6 meses, tem associação à baixo ganho de peso, lesões de pele, ou outro sintoma importante.
    Você poderia experimentar o Aptamil active que reduz as cólicas em alguns bebês.
    Abraços

    Curtir

  548. Michele disse:

    Boa noite doutor, minha filha tem muita cólica todos os dias em diferentes horários, crises fortes, chega a solusar e fica com os olhos inchados de tanto chorar, ela nasceu dia 30 de agosto vai fazer 1 mês, não tenho leite por isso estou dando Aptamil 1,sera que não seria o caso de ser alergia a lactose, pois nem os remédios paracetamol e colikids não funcionam? Aguardo sua resposta

    Curtir

  549. Bom dia Rita
    As cólicas começam a melhorar entre 2-4 meses, portanto é normal que seu filho ainda tenha cólica.
    Lembre que ela não traz nenhum malefício a longo prazo.
    O uso do buscopam não é recomendado pois não trata a causa da cólica e pode gerar alterações na motilidade intestinal, boca seca, tontura, sonolência e etc.
    Eu utilizaria a dupla colikids e paracetamol.
    Abraços

    Curtir

  550. Rita disse:

    Meu filho está com 55 dias e está com muitas cólicas, já tomou colikids (gerando muitas fezes ao dia) simeticona (que não surtiu efeito algum)e agora está tomando Buscopan de 8/8h.
    Gostaria de saber se posso pode dar algum efeito colateral grave?

    Curtir

  551. Bom dia
    Pela idade do avaliamos a probabilidade de cólica ou intolerância à lactose.
    Se ele tem mais de 4-6 meses é bem provável que seja intolerância à lactose.
    Se for menor de 4 meses, a maior probabilidade é que seja apenas uma cólica do lactente mais intensa.
    Dê uma lida no http://www.pediatriavirtual.com/intolerancia-lactose/
    Abraços

    Curtir

  552. Amanda Simon disse:

    Dr., meu filho tem todos os sintomas de cólicas, só que pela manhã. Sou intolerante à lactose. Existe a possibilidade de não ser cólica e sim intolerância? Grata.

    Curtir

  553. Bom dia
    As cólicas podem ocorrer até os 3-4 meses de vida e podem ser fortes em uns 25% das crianças.
    O colikids é a melhor medicação para a cólica mas demora uns 10 dias para dar efeito e eu raras vezes necessito utilizar após os 2 meses.
    Cólicas fortes devem ser avaliadas nessa idade para alergia ou intolerâncias.
    Raramente utilizamos buscopam para a cólica.
    Abraços

    Curtir

  554. erica aguiar disse:

    Olá Doutor,meu bebê acabou de completar 2 meses,e desde os 15 de vida passou a sofrer com cólicas.tive problemas em encontrar um pediatra que adaptar-se ao meu filho.a primeira pediatra receitou flagass e buscopan composto e ele não tinha completado 30 dias.resumindo ele passou mal logo na primeira dose e eu suspendi o remédio,continuei somente com flagass dando de 8/8 horas nas crises mais fortes e muitas massagem e amor.há dias que os episódios de cólica é menor e vamos vivendo.agora o novo pediatra passou colikds e comecei ontem com o tratamento,e ele amanheceu com uma forte crise é normal isso acontecer?

    Obrigada,

    Curtir

  555. Bom dia
    Como descrito em meu texto, você já fez o básico e inclusive a conduta para casos refratários a tratamento com o Aptamil Pepti.
    Eu acrescentaria o paracetamol pois funciona em uns 60% das crianças.
    Abraços

    Curtir

  556. Debora disse:

    Olá dr. Meu filho nasceu prematuro de 36 semanas, pois sou cardíaca e portadora de cardioversor desfibrilador – cdi, fiquei dos dias na uti sem contato com meu bebê e quando recebi alta ele não pegou o peito de imediato. Comecei a dar o Nan pro 1 por recomendação médica. Fez muito mal, muitas cólicas e refluxo tbm. Trocamos para o aptamil pepti. Comecei o tratamento com label d 12/12 hs, colikids, luftal 4/4 hs há uns 15 dias. Hj ele esta com 23 dias, já mama no peito mas continuo com o complemento. As cólicas estão terríveis a cada dia e as noites são um tormento. O que mais posso fazer?

    Curtir

  557. Boa noite
    A partir dos 2 anos temos 3 opções aos intolerantes:
    – leites e derivados sem lactose, gosto de produtos da Nestlé como ninho e molico e os iogurtes da Itambé.
    – leite de soja, mas os de verdade e não os sucos de soja que só tem água e açúcar basicamente.
    – restringir o leite normal: cada intolerante tem o seu limiar, normalmente é de 200-300 ml de leite ou equivalentes de queijo ou iogurte ao dia. Alias, hoje ninguém é obrigado a tomar leite.
    Muitos intolerantes, como eu, meu filho e minha esposa, não tomam leite e só fazem uso de derivados.
    No seu lugar, daria o ninho sem lactose se seu filho gosta de leite e apenas iogurtes e queijos se ele não ligar muito para o leite.
    As fórmulas como Aptamil ou Nan são preparadas para as necessidades de cada faixa etária, por isso não é recomendada a utilização fora das recomendações do fabricante.
    Abraços

    Curtir

  558. vanessa colli disse:

    Dr. Boa noite. Meu filho tem 2 anos e começou apresentar sintomas de intolerância a lactose. O pediatra me intruiu a comprar o Aptamil sem lactose, mas no rótulo diz alimento para crianças de até 1 ano. O que eu devo fazer?

    Curtir

  559. Bom dia
    Primeiro não utilizem essa fórmula de jeito nenhum, deixei esse comentário justamente para orientar as pessoas a evitarem coisas do tipo.
    Gostaria de parabenizar pela melhora das cólicas, mas o conjunto da obra é a causa da melhora com massagem, compressa ou banho quente e chás as vezes funcionam mesmo, principalmente nos bebês cuja causa da cólica é o excesso de mamadas.
    Em relação ao colikids caseiro, eu desaconselho veementemente por dois motivos com risco de vida ao bebê:
    1 – a utilização de qualquer derivado de leite de vaca é desaconselhável no primeiro ano de vida (Yakult tem leite) pelo alto risco de desenvolvimento de alergia a Proteína do Leite de Vaca APLV. Pode se grave inclusive com risco de morte e a chance é maior quanto mais precoce a introdução do Leite de Vaca.
    2 – risco infeccioso: a manipulação de alimentos, principalmente lácteos pode levar a grave intoxicação alimentar ou infecção intestinal com vômitos diarréia, infecção generalizada, desidratação e morte.
    E mesmo que não existissem esses dois motivos, o lactobacilos reuteri presente no colikids é o Único probiótico com comprovação científica de eficácia no tratamento de cólica do lactente. Todos os outros lactobacilos testados não tiveram qualquer efeito nas cólicas, tanto o Kasei Shirota do Yakult, sacaromicces do floratil e etc.
    Lembrando que a maioria das crianças têm cólica leve ou nem apresenta cólica e que apenas os 20% com cólicas mais graves apresentam quadros prolongados.
    Cólica é autolimitada e com cura espontânea. Não devemos arriscar a vida de nossos filhos apenas por algumas noites de sono.
    Digo por experiência já que meu filho teve cólicas horrorosas numa era pré colikids e todos sobrevivemos.
    Abraços e não usem essa fórmula.

    Curtir

  560. Boa noite
    O colikids é utilizado basicamente para compor a flora intestinal do recém nascido, já que nascemos com o intestino estéril, com bactérias não fermentadoras e assim, evitar as cólicas.
    Seu bebê pode apresentar duas causas para o sangramento:
    1 – Colite pós Antibiótico: causa sangramento, presença de muco nas fezes e principalmente diarréia. Ela não é exclusivamente por alterações na flora, mas principalmente pela proliferação da bactéria Clostridium difficile e normalmente não é tratada com colikids. Raramente dá sangramento isoladamente. Tratamento é a suspensão do antibiótico causador, uso de um antibiótico para matar o Clostridium nos casos graves e recompositores de flora como floratil ou florax em alguns casos. A maioria melhora espontaneamente entre 1 e 2 semanas.
    2 – Alergia: principalmente de proteína do leite de vaca ou APLV, causa mais comum de sangramento intestinal em crianças, principalmente nos primeiros meses de vida. Ocorre principalmente em crianças que tomaram fórmula, mesmo que apenas uma vez, e mesmo em crianças amamentadas ao seio cuja mãe ingere derivados de leite de vaca como leite, queijo e etc. O tratamento é suspensão da fórmula e restrição dietética materna de leite e derivados.
    3- outras causa: a probabilidade é baixa dosangramento ser causado por fissura anal, mal formação vascular ou retal, constipação intestinal e etc. Seu bebê precisaria ter outros sintomas associados.
    Resumindo, provavelmente seu filho tem uma alergia e a segunda opção seria a Colite pós Antibiótico.
    O colikids não melhora nenhuma das duas opções, apesar de ser o melhor medicamento de prevenção de cólicas do bebê.
    Sempre observar os Sinais de Alerta de gravidade em bebês: não mamar bem, não fazer xixi claro e abundante, sonolência excessiva, vômitos que não param, moleira ou fontanela baixa e ficar estranho.
    Espero ter ajudado
    Abraços

    Curtir

  561. Gicele Correia disse:

    Dr, a médica passou para o meu RN o COLIKIDS porque ele está com raios de sangue nas fezes e faz várias vezes ao dia (só que em pouca quantidade e sempre ao terminar de mamar), hoje fazem 4 dias que ele está tomando, mas não vejo melhoras, ainda continua saindo raios de sangue.
    Eu quero saber quantos dias a medicação irá fazer efeito? Estou super preocupada, sem saber mais o que fazer.
    OBS: Com 4 dias de vida, após alta médica, voltei na maternidade com ele, onde ele foi internado, e fez 5 dias de antibióticos ( Ampicilina e Gentamicina, ambos endovenosos), a médica falou que os antibióticos podem ter desregulado o intestino dele.
    OBS1: É amamentado, exclusivamente.

    Curtir

  562. Gicele Correia disse:

    Dr, levei meu RN a Pediatra (1a consulta) e informei que meu neném apresentava raios de sangue nas fezes e tipo um catarro, ela me receitou Colikids, hoje dei a 4 dosagem, mas ainda têm episódios de fezes com raios de sangue.
    OBS: Ele ficou internado durante 5 dias, depois da alta na maternidade e tomou antibióticos.
    Eu fico muito preocupada, sou mãe de primeira viagem, e quero muito saber quantos dias a medicação irá fazer efeito, não vejo a hora de ver meu neném bem, sem esses raios de sangue.

    Curtir

  563. Bruno Gravino disse:

    Receita do Kolikids caseiro :.

    formula da Ìtamana:
    (manusear com maos bem limpas)
    15% de oleo de girassol (sem traços de soja)
    15% de oleo de dendê
    70% de yakulte ligth (1/4 do pote)

    colocar em um vidrinho esterilizado com tampa,
    sacudir bem na hora de usar;
    guardar na porta da geladeira (Lugar frio sem exageiro).

    dar ao nenem, 0,2 ml (10 gotinhas) de manhâ e 0,2 ml de tarde. (usei uma seringa pequena “de 1 ml” sem agulha,que já tem a marcação “Coloca na marca de 20”, colocar só a pontinha, com muito cuidado entre o seio e na boquinha do nenem enquanto está mamando e dar devagarzinho) .
    Para regular a digestão no intestino, Diminuiu a cólica e xoxorô),
    Tambem dar na xuquinha, um pouco de chá de erva doce,sem açucar. sempre que possivel ,para sair os gaases.

    Minha nenem tem 1 mês , nasceu com 2,5 Kg ; Estava esticando e endurecendo as perninhas , ficando com o rosto vermelho, de tanta cólica, no momento nao tinha o remedio na regiao, e o chazinho nao estava resolvendo,
    comprei no supermercado os ingredientes.(Claro que nao é a mesma, mas procurei me basear na formulação original)

    no primeiro dia ainda sentiu colica porem mais branda, (fez bastante cocozinho) no outro dia jah acordou com sorriso, e sentiu um pouco de colica ainda, e nos dias seguintes, ela tem dormido bem a noite toda,e acorda sorrindo. acorda as 5:00 para mamar,,,

    Sempre que ela fica fazendo força para fazer o cocozinho, procuro incentivar (Faço a torcida organizada) com palavras carinhosas, mostrando para ela que ela esta fazendo a coisa certa, trabalhando o psicologico da nenem. (E quando necessario seguro as 2 perninhas dela dobradas perto do peito cuidadosamente por alguns segundos,(quase minutos) que ela solta pum e faz cocozinho tambem).
    colocar ela no braço, de barriga para baixo deixando a agua do chuveiro morninha cair no bumbum e costas tambem alivia a colica quando ela esta muito nervosa.
    outra coisa,,,,, a pediatra me falou para não deixar a bebê na cama de barriga para baixo nunca, ela pode sufocar e ficar asfixiada.
    Resumindo,com a minha nenem , tem funcionado muito bem assim. ela não está mais sentindo colicas , e está mamando muuuito por isso postei para divulgar.

    Curtir

  564. Bom dia Taís
    A utilização precoce de fórmulas ou leite de vaca modificado para se adequar às necessidades dos bebês é o grande fator de risco para a ocorrência de Alergia a Proteína do Leite de Vaca – APLV.
    Os sintomas podem ser diversos como cólicas, refluxo, sangramento intestinal, diarréia, entre outros.
    A ocorrência de cólicas até os 3-4 meses e comum apesar de ser esperada uma melhora dos sintomas após os 2 meses.
    A sua suposição é correta e a associação de alergia à soja com APLV é alta, mais de 50% e por isso, não é indicado a sua utilização como primeira opção de tratamento.
    A medida principal é a utilização de fórmulas de hidrolisados protéicos ou semi digeridos como Aptamil pepti, pregumim ou neocate.
    No estado de São Paulo, esses leites são fornecidos pelo governo estadual e no restante do Brasil geralmente via mandados judiciais.
    A realização de exames para a alergia não é obrigatório e o teste terapêutico deve sempre ser realizado.
    Abraços

    Curtir

  565. Tais disse:

    Dr. Meu filho nasceu prematuro e desde a maternidade tomou fórmula pois meu leite secou em virtude do falecimento do outro bebe a gravidez era gemelar.
    FicOu internado por 24 dias ,sai do hospital tomando Nan Supreme ,apresentou muitos gases e colicas além de prisão de ventre,por indicação do pediatra passei a dar o NAN confor ,não houve melhora e comecei a notar uma.piora chiados no peito briga pra mamar sintomas de refluxo, a partir daí trocamos para o NAN AR ,nada de melhora ele rolava de colicas e gases fora do comum… Até que por minha conta resolvi dar o NAN sem.lactose e infelizmente não resolveu nada ,ele não dorme só chora geme tem crises terríveis de dores choro junto com ele.
    Por fim NAN Soy e pra minha indignação o quadro é o mesmo, choro ,gritos noite e dia sem dormir e diarréia líquida.
    Ele está com 2 meses e 16 dias .
    Pesquisando percebi que os sintomas são de APLV será?

    Curtir

  566. Obrigado Gessiane.
    Hoje em dia o tratamento de cólicas é basicamente colikids, carinho e paciência.
    Logo logo as cólicas passam, falta só um mês para melhorar de vez e em poucos dia o colikids faz efeito.
    Lembrando que alguns bebês param de chorar mas continuam gemendo. Fica tranquila que eles dormem vem, mamam e brincam mesmo com a gemência.

    Curtir

  567. GESSIANE disse:

    Dr. Gostei muito do seu artigo. Estava aqui desesperada achando q comprei um remédio caro a toa estou no quarto dia q estou dando colikids ela está com 22 dias e não para de chorar. Estava indo ao hospital mas como esla representa todos os sintomas de cólica não vou mais. Vou continuar com o colikids e as massagens. Obrigado e continue postando coisas interessantes como essa.

    Curtir

  568. Boa Noite Pâmela
    Obrigado pelo elogio e por participar.
    Tomara que seu pequeno melhore com o colikids, pois o auge da cólica normalmente ocorre com 45 dias de vida.
    Cólicas mais intensas e que não estão melhorando perto dos dois meses, geralmente tem uma causa diferente da cólica clássica e, tomara que não seja o seu caso, melhoram pouco com o colikids.
    Depois me conte como ele ficou …
    Abraços

    Curtir

  569. Excelente artigo Dr. Christian! Meu bebe tem 50 dias e tem sofrido com as temidas cólicas, fazem 5 dias que iniciei o tratamento com Colikids espero que ate o 10 dia tenha melhorado.
    Obrigada!

    Curtir

  570. Que Sorte a sua Thaís! Mas a maioria dos Pais não tem que aguentar cólicas fortes nos filhos, os bebês apenas gemem um pouco e melhoram ao mamar, dormir ou mesmo fazer pum ou cocô.

    Obrigado mais uma vez por sua participação!

    Curtir

  571. Thaís Araujo disse:

    Dr minha filha nunca teve cólica acredita? Rsrs
    Toda vez que chorava era só dar o peito que ela ficava quietinha e dormia,sempre foi assim até impressionava as pessoas que me perguntavam se ela tinha.Não sei se teve algo haver ou foi só coincidência mas nos 3 primeiros meses dela eu não tomava refrigerante nem comia chocolate nem frituras e nada muito doce.

    Tomar que os próximos sejam assim rsrs

    Abraços

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s