Clique aqui para saber as Novidades

Classicamente, o “sono por toda a noite” é descrito pelos pais como o momento em que o bebê passa a mamar no início do sono noturno e depois somente pela manhã, sem nenhuma mamada no meio do sono, inclusive na madrugada.

Ou seja, todos tem o tão desejado sono noturno completo, quer sejam apenas 6 horas (24-6 hs), quer sejam 12 horas. Meu filho dormia das 18:30 as 5:30 horas depois dos 6-7 meses. Todos nós merecemos o tão desejado descanso!

Esse aguardado momento ocorre espontaneamente, na maioria dos bebês, entre 6 a 12 semanas de vida do bebê, sem necessidade de nenhuma intervenção dos pais nesse período, exceto evitando a criação de vínculos associativos entre a amamentação e o sono (deve mamar apenas por FOME).

Eu digo na maioria porque meu filho, assim como muitos, demorou muito mais para dormir a noite toda, inicialmente pelas fortes cólicas que ele apresentou, depois as mamadas é por último, sua inabilidade para achar a chupeta de madrugada.

Contudo, até os seis é considerado normal que o bebê mame pelo menos uma vez de madrugada, principalmente se o período de sono noturno já ultrapassa as 8 – 10 horas continuas.

A evolução usual do despertar noturno é a seguinte:

  •  1º Mês: nenhum padrão de sono
    • Sono noturno de 8,5 horas e intervalos de 3-5 horas (mamadeira) e 1-3 horas no aleitamento materno.
  • 2º e 3º Mês: inicio do padrão de sono
    • Sono noturno de 9-10 horas  e intervalos de 3-10 horas sem despertar ou ter fome.
  • 4º – 6º Mês: ultima chance de aprender a dormir
    • Sono noturno de  10 horas com 0 a 1 despertares, sendo normalmente dispensável a mamada.
    • Mais de 75% das crianças dormem a noite toda
    • Nessa Fase são criadas as associações entre o sono e a amamentação, colo e etc.
  • 6º Mês – 2º Ano: consolidação do sono
    • Sono noturno de mais de 10 horas

Esse tão aguardado momento pode não ocorrer tão naturalmente até os três meses de idade por alguns motivos que ocorrem nesses primeiros meses de vida:

  • Problemas na Amamentação
  • Cólicas do Lactente
  • Insegurança dos Pais
  • Criança irritável ou de difícil adaptação

Por este motivo, considero normal a existência de 01 (UMA) mamada de madrugada até os seis meses, desde que entremeada por um ou outro dia sem nenhuma mamada.

Entre 6-12 semanas, ou seja até os 3 meses, 70% das crianças já dormem a madrugada toda, sem nenhuma mamada. Lógico que isso não significa nenhum despertar, elas simplesmente acordam, brincam, choram ou pedem colo mas voltam a dormir sem precisar mamar.

Ao redor de 1 ano, aproximadamente 90% das crianças já dormem a noite toda.

Despertares noturnos a partir de 6 meses e principalmente após 1 ano de idade são considerados insônia da infância e necessitam de avaliação.

Infelizmente não existe uma maneira fácil de ensinar os filho, lógico que aqueles que não aprenderam sozinhos, a dormir a noite toda sem mamar. Basicamente devemos evitar que eles criem associações entre o sono e qualquer coisa alheia a ele e ao seu próprio local de dormir, como mamadas, ninar vigorosamente ou chacoalhar, dormir balançando no carrinho ou cadeirinha e etc.

Ajude seu filho a aprender a dormir sozinho!

Dr. Christian Helfstein – Médico Pediatra

CRM/SP 119.947

6 comentários sobre “Quando Ele Vai Dormir a Noite Toda ?

  1. Bom dia
    Pela sua descrição, ele apresenta gases e cólica.
    Após os 3 meses, todas as crianças que mantém cólica devem ser investigadas para alergia ou Intolerância à Lactose.
    O Aptamil active é recomendado nos casos de Intolerância a Lactose. Dê uma olhada no pediatriavirtual.com/intolerancia-lactose/
    Pode ser alergia e nesse caso utilizamos o Aptamil Pepti.
    Eu considero prematuro qualquer julgamento ou exames já que a premissa inicial de qualquer investigação é o bebê estar engordando …. E infelizmente ele não estava.
    Veja se nos próximos 15 dias a cólica não melhora.
    Dê uma olhada no Pediatriavirtual.com/choro-bebe/
    Abraços

    Curtir

  2. Boa tarde doutor,
    Tenho um bebê de 3 meses que desde que nasceu nunca fez mais do que dez horas de sono durante todo o dia. Hoje dorme em média 7 h dia e ainda com muito sacrifício. As dormidas são de no máximo meia hora e a noite não dorme mais que 3h direto.
    Ele toma colikids desde que nasceu, Label porque estava com um pouco de refluxo, Flagass fuas vezes ao dia. Desde a última semana está tomando Aptamil, pois não estava ganhando peso. Vejo que com o Aptamil ele ficou com muito mais gases e só faz cocô uma vez ao dia agora.
    Ao que pode estar associado tanta resistência ao sono? Será que o Aptamil Active é mais indicado para ele? Como saber se tem uma intolerância a lactose?

    Curtir

  3. Meu Filho está com 4 meses e acorda entre uma a duals vezes de madrugada. Tent amps acalma-lo sem precisar mamar, mas ele chora muito. Sempre acabo tendo que dar de mamar. O pediatra falou que era pra parar de dar de mamar na madrugada, pra ele aprender a dormir a noite toda, mas não sei como fazer isso.

    Curtir

  4. Bom dia Thaís
    Provavelmente, a sua filha não fez nenhum tipo de insônia da infância, mas apenas apresentava algum outro quadro que a fazia dormir de forma intermitente.
    Como você me contou que ela não está mais ficando muito doente nesses últimos meses, o mais provável é que as infecções de repetição eram a causa dos despertares.
    Parabéns! Dormir faz muito bem a saúde, tanto de adultos como crianças.
    Abraços

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s