Íngua ou Linfonodo

sabe aquele caroço ou nódulo que aparece no pescoço, ou na virilha da gente de vez em quando? Principalmente nas crianças. Isso geralmente são Linfonodos ou ínguas.

Basicamente, eles fazem parte do sistema linfático, que serve como um sistema auxiliar de limpeza e imunidade do nosso corpo. Além disso, possui numerosos nódulos espalhados por todo o corpo, como mostrado na figura abaixo:

linfo03

Na criança, eles crescem com mais frequência, justamente por conta da imunidade mais imatura que eles apresentam. Para saber mais sobre imunidade, clique aqui.

Linfonodo Reacional

Esse é o tipo mais comum e está relacionado à infecções, sejam virais, bacterianas e etc, ou inflamações. Tem a característica de ser localizado próximo ao local da infecção. Uma infecção de garganta causa linfonodo no pescoço próximo a goela, e piolhos dão linfonodos na nuca.

As suas características principais são:

• Consistência de borracha;
  • Móvel, foge ao tentar tocar nele;
  • Pouca ou nenhuma dor;
  • Resolução em 8 a 12 semanas;
  • Sem vermelhidão.

Linfadenite ou Adenite Bacteriana

Consiste em uma infecção bacteriana dentro do linfonodo, levando ao crescimento das seguintes características:

• Crescimento rápido;
  • Consistência inicialmente dura e amolecendo progressivamente;
  • Muita dor;
  • Muita vermelhidão;
  • Calor no local;
  • Muito inchaço;
  • Pode vazar como um furúnculo.

Câncer ou Linfoma

Os cânceres do sangue são os mais comuns na crianças e por isso merecem uma atenção às seguintes características:

• Crescimento progressivo;
  • Consistência endurecida;
  • Sem vermelhidão ou  inchaço;
  • Febre prolongada;
  • Sudorese Noturna;
  • Perda de peso;
  • Lesão sobre a clavícula ou no tórax.

Nesses casos um médico deve sempre ser procurado com urgência.

Sempre fiquem atentos aos inchaços ou nódulos nas crianças e não confunda uma íngua ou linfonodo (á esquerda) com a caxumba (á direita), veja abaixo:

Para diferenciar os dois é simples, observe: íngua sempre ocorre abaixo do osso da mandíbula, e a caxumba sempre acima.

Dr Christian Helfstein – Pediatra

CRM 119.947 – Limeira/SP

5 comentários

1. Bom dia. … Pode ser uma íngua mas temos que diferenciar se é reação a uma infecção a distância como uma cárie ou uma infecção no local … Se for no local fica muito dolorido vermelho inchado e quente … Se for a distância só dolorido … Seno sintoma for importante é sempre melhor passear por avaliação médica

2. Dr boa noite , apareceu esse caroço embaixo da Minha mandíbula e dói muito creio que seja íngua , está me fazendo muita dor de cabeça e dor no pescoço tbm , O senhor pode me dizer se estou normal?

3. Dr, minha filha tem 4 anos e 8 meses , e a 3 anos atrás percebi lifonodos palpáveis no pescoco dela, ambos os lados, já levei em dois médicos que dizem ser normal, já fiz um ultrassom que deu aspecto reacional e são bem móveis, mas como não some vira e mexe fico muito angustiada.