Banner novo youtube

Oiê!! Tudo bem com vocês?

O tema dessa página é ANTIBIÓTICOS e todos os aspectos relacionados a ele como uso, duração de tratamentos e afins.

Quando usar? Para que serve?

Antibióticos servem para matar bactérias e somente bactérias, portanto não agem em vírus como da gripe, dor de garganta ou faringite, resfriados, vômitos e diarréia, nem contra vermes como lombriga e afins e muito menos em quadros alérgicos exceto a azitromicina quando usada por pediatras e pneumologistas como poupador de corticóides.

Quanto devo usar?

Cada medicação tem sua dosagem diferente mas sempre aconselho que o paciente de uma lida na bula antes do inicio do tratamento pois venho pegando muitas mas muitas dosagens erradas de medicações que aumentam muito os efeitos colaterais sem melhora do tratamento.

A Regra clássica é 1ml/kg de peso/ dia dividido das mais variadas formas dependendo do antibiótico.

Quais os efeitos colaterais mais comuns?

Os efeitos colaterais mais comuns são gastrointestinais como vômitos, gastrite e dor de barriga ou diarréia pela alteração da flora intestinal.

Existem outros mas são mais raros e específicos de cada antibiótico.

Meu filho tem alergia a Antibiótico?

A alergia a antibiótico é muito rara e como muitas doenças na infancia dão manchas no corpo, sempre devemos avaliar se é apenas um exantema ou mancha viral ou uma alergia. Exantemas não coçam, não incomodam e não dão inchaço seja no rosto ou no corpo. A alergia dá tudo isso!!!

Quanto tempo para fazer Efeito?

Os antibióticos demoram de 48 a 72 hs para iniciar o efeito se forem dados por via oral e 24 a 48 hs se por via parenteral, seja venosa ou muscular.

A febre e os sintomas não devem melhorar antes desse tempo como muitos pensam.

Não pode parar?

O uso de antibióticos deve ocorrer apenas se necessário e pelo tempo que for necessário.

Se a febre e os sintomas passam em menos de 48 hs, isso significa que não foi o antibiótico que gerou a melhora ou seja o antibiótico não é necessário.

Determinado antibiótico não funciona mais com meu filho!

Na realidade a frequência de resistência aos antibióticos é baixa no Brasil, principalmente em relação aos antibióticos mais utilizados em pediatria como as penicilinas e congêneres (benzetacil, amoxicilina, cefalexina), penicilinas com betalactamase (amoxicilina com clavulanato) e macrolídeos como azitromicina e claritromicina.

Portanto, a maioria desses casos na realidade o diagnóstico estava errado. O antibiótico não funcionou simplesmente porque a doença não era causada por bactérias e sim por virus ou mesmo quadros alérgicos.

Geralmente esses casos ocorrem em menores de 6 anos com quadros febris de repetição que apresentam crises de chiado de repetição, os chamados bebês chiadores.

Se esquecer ou vomitar uma dose?

Nesses casos de esquecimento, a medicação deve ser dada o quanto  antes e a próxima dose deve ser dada no horário previamente estabelecido.

Em caso de vômitos, repetir a dose se ocorrer em menos de 30 minutos e não devemos repetir se o vômito ocorrer após 30 minutos.

Abraços

Christian Helfstein – Pediatra

CRM 119.947 – Limeira/SP

banner novo - telemedicina

3 comentários sobre “Antibióticos

  1. Pingback: Baixa Imunidade???

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s