O choro é única forma de comunicação dos bebês até 1-2 anos de idade, por isso bebês choram muito nos primeiros meses, alguns mais, outros menos, geralmente menos de 4 horas/dia).
Na média, os bebês normais choram duas longas horas todos os dias, pelos mais variados motivos e situações.
Tenha paciência, preste atenção para aprender a causa de cada tipo de choro de seu filho.
Cada choro é por um motivo, inicialmente é mais causado por fome, frio, calor e fralda suja; após 1-2 meses, os choros geralmente são por cólica ou irritação com a gengiva (muita salivação), sono, tédio, manha por colo, calor (raramente frio), e por último a FOME, lembrando sempre se ele mamou a mais de 1-2hs).
Choro que não para (mais de 45-60 minutos):
-
- Adaptação: após o nascimento existem inúmeras variáveis que o bebê precisa se adaptar, e que para nós adultos é completamente normal e nem pensamos nisso. Pegue seu filho no colo sempre que achar necessário, principalmente nos primeiros 6-9 meses quando ainda não fazem manha.
- Fome: inicialmente os intervalos são muito variáveis, mas raras vezes são menores que uma hora.
- Calor/Frio: ambos fazem a criança chorar e ficar incomodada na mesma proporção.
- Cocô/Fralda suja: pelo incômodo gerado pela evacuação
- Nariz Entupido: bebês pequenos não sabem respirar pela boca, exceto quando choram, só respiram bem pelo nariz até aproximadamente os seis meses.
- Cólica do Bebê: parece que ele quer fazer cocô, fica gemendo, e esticando as pernas.
- “Queimação”: bebês que regurgitam muito podem ter queimação que melhora com a mamada, mas nos primeiros 30 minutos após a mamada, é quando a irritação retorna com toda a força.

-
- Gengivas/Dentes: salivação, coceira na gengiva, febre baixa (até 38,5ºC), evacuação amolecida e escura/esverdeada a partir dos 2 meses.
- Sono e cansaço: fica cada vez mais frequente com o passar dos meses, geralmente coçam olho, orelha e cabelo.
- Excesso de estimulação: geralmente em dias de passeios ou visitas, a criança chora apenas se estimulada. Quando deixada quieta em ambiente calmo, ela melhora.
- Infecções: raras nessa idade, geralmente pegam dos pais ou parentes próximos.
- Hérnia Inguinal: protuberância na região inguinal da criança, sempre levar-los ao Pronto Socorro no caso de dúvida ou desespero, pois o médico orientará corretamente.
Dor de ouvido:
Dura muitas horas, impossível não levar ao médico. Muito mais raro que as avós pensam, mas existem 2 tipos:
- Otite Média mamar deitado é principal causa, pois dá febre, mal estar e piora a dor quando mama.
- Otite Externa causada por excesso de umidade no canal da orelha: dor muito forte, longa duração, só melhora com uso de analgésicos específicos para ouvido. Essa é a que os avós se referem… não dá pra ficar em casa, sempre levamos ao médico.
Dr. Christian Helfstein – Médico Pediatra
CRM/SP 119.947