Se fizermos uma pesquisa na saída de algum Pronto Socorro ou Pronto Atendimento de Pediatria provavelmente uma das três doenças mais frequentemente diagnosticadas será a Pneumonia. As outra serão a Gripe e a Viroses com vômitos e diarréia.

Logicamente, a Pneumonia não ocorre com tanta frequência assim, a taxa de incidência varia de 9 a 30 a cada 10.000 crianças ao ano. Ou seja, de cada 10.000 crianças, apenas 9 a 30 terão pneumonia a cada ano.

Numa cidade de 100.000 habitantes aproximadamente 12.000 habitantes terão menos de 14 anos segundo o censo de 2010, portanto essa cidade deve apresentar 12 a 36 casos de Pneumonia ao ano … Isso ocorre em menos de 1 dia em qualquer Pronto Socorro.tosse bebe e criança

Tudo isso é para deixar claro que a maioria absoluta das pneumonias diagnosticadas no Brasil não são pneumonias, mas apenas Gripe, Rinite Alérgica, Crises de Asma ou Bronquite, Bronquiolites e entre outras doenças que causam tosse na criança.

Esses sãs os Famosos “Começo de Pneumonia”

Eu mesmo faço pouquíssimos diagnósticos de pneumonia, acho que 1 por mês apesar de atender atualmente mais de 500 pacientes ao mês.

Abaixo mostro demonstrações de RX de Pulmão normais

Crianças devem sempre realizar o Rx em duas posições, uma de frente e outra de lado!!

Observem esses dois exames normais, a direita um Rx normal e sem nenhuma suspeita, enquanto na figura de baixo, a parte superior do pulmão apresenta uma imagem que não vai até a beirada do pulmão, não respeitando os lobos pulmonares mostrados na figura colorida a esquerda superior (cor vermelha).

Podemos dividir a Pneumonia em 2 grupos:

1. Pneumonias Virais: mais comuns causadores com 45% do total de casos e predomínio entre os 2 a 4 anos
  2. Pneumonias Bacterianas: mais graves e necessitam de antibióticos para seu tratamento

A pneumonia é a segunda causa de morte em crianças no mundo perdendo apenas para as diarréias.

Pneumonias Virais

São causadas pelos vírus da gripe e do resfriado levando a inflamação no pulmão e sintomas como febre baixa, tosse, falta de ar e chiado no peito.

Seu principal sinal de alerta é a Falta de Ar já que não tem tratamento específico fora do período de sazonalidade (abril a julho), veja aqui como tratar nesse período

Principal causa de pneumonia e ocorre principalmente entre os 2 a 4 anos de idade, á que a Bronquiolite é a causa mais comum de quadros pulmonares em menores de 1 a 2 anos.

Geralmente tem inicio súbito com um quadro gripal com tosse, coriza e obstrução nasal, evoluindo com piora da tosse, chiado no peito e falta de ar.

A realização de vacinas para Influenza reduz a ocorrência desse tipo de pneumonia.

O tratamento é de suporte com medicações para febre, higiene nasal e inalação muitas vezes com berotec.

Pneumonia Bacteriana

A forma mais grave de pneumonia sendo causada inúmeras bactérias, porém a sua ocorrência diminuiu bastante depois do advento da vacinação com Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenza, ambas realizadas no Brasil na rede pública e particular.

Seus sintomas são mais importantes com febre mais alta e persistente, tosse e principalmente apatia ou sonolência excessiva. A criança, como em toda doença bacteriana, fica toxemiada ou seja apresenta mesmo sem febre apatia, sonolência, palidez, dificuldade respiratória entre outros sintomas.

Podem ocorrer complicações como formação de Abcessos pulmonares, derrames ou empiemas pleurais quando líquidos ou pus se localizam entre o pulmão e a caixa torácica e infecção generalizada.

Nos menores de 5 anos, o S. pneumoniae é o principal causador. Essa a Pneumonia que todos conhecem e temem. Forma a clássica mancha branca no pulmão, veja nas figuras abaixo. Observe a mancha branca e principalmente nas figuras maiores, observe que a pneumonia só é bem vista de lado pois se encontra atras do coração.

Enquanto nos maiores o Mycoplasma pneumoniae e a Chlamydia pneumoniae são os principais agentes e normalmente é conhecida como pneumonia atípica. Essa apresenta uma imagem mais difusa como uma arvore e seus ramos, sendo geralmente bilateral.

Seu tratamento é com antibióticos, principalmente amoxicilina para os menores de 5 anos e azitromicina para os maiores de 5 anos.

A internação e a mortalidade são raras e o principal fator de gravidade, além do agente causador, é a falta de ar ou dispnéia, saiba mais clicando aqui.

Infectividade e Transmissão

Independente do tipo de pneumonia, a transmissão ocorre de pessoa a pessoa através de gotículas ou contato direto com secreção, mãos ou objetos contaminados com as mesmas, ou seja, a transmissão só ocorre em contato próximo, menos de 1 metro de distância.

Lavar a mão e evitar tocar em objetos ou tossir na própria mão são os principais mecanismos de redução da transmissão.

Os vírus e as bactérias podem sobreviver em objetos por até 48 hs dependendo das condições do ambiente.

Limpeza com álcool ajuda bastante!!!

Descrevi o tratamento de cada tipo de pneumonia acima na descrição de cada um dos tipos.

Recorrência

A recorrência é rara e necessita do diagnóstico de certeza por imagem associado a Rx normal entre cada uma das supostas pneumonias da seguinte maneira:

• 2 pneumonias em 1 ano
  • 3 pneumonias na vida

Na maioria dos casos, os pacientes com inúmeras pneumonias tem na realidade alguma doença com chiado seja Bronquiolite, Lactente chiador ou Chiador Transitório ou Asma/Bronquite.

Resumindo, se seu filho já teve mais de uma pneumonia, vale a pena você procurar um bom pediatra para investigar qual o motivo desse quadro recorrente, se é que ele existe.
asmalactente chiadorriniteImunidade Baixa?Bronquiolite ou Chiado no Peito do Bebêotite

Quando Suspeitar

Sempre que a criança apresentar um dos sintomas abaixo:

• Febre sem melhora ou espaçamento da mesma + tosse por mais de 4 dias
  • Febre + tosse + dor no tórax ou ao respirar ou tossir
  • Febre + tosse + dor abdominal
  • Febre + tosse + apatia ou sonolência quando sem febre
  • Febre + tosse + palidez ou pele roxa
  • Febre + tosse + falta de ar ou respiração rápida quando sem febre (veja a pagina ou o video aqui)