Clique aqui para saber as Novidades

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe (ou Influenza) é realizada anualmente pelo Ministério da Saúde entre Abril e o Início de Maio com o objetivo de reduzir as morbidades (faltas na escola e trabalho, pneumonias, internações e etc) e a mortalidade relacionada à essa doença.

A maioria dos casos de gripes e resfriados ocorre entre abril e setembro, sendo o pico de ocorrência nos meses de junho até agosto. Esse é o motivo da vacinação iniciar nos meses antecedentes ao inverno, pois a vacina necessita de um período para ter efeito, sendo de 15-20 dias em pessoas previamente vacinadas e de 15 -20 dias após a segunda dose em crianças até 8 anos que não haviam recebido duas doses prévias da vacina.

 

O alvo são as crianças de 6 meses aos 5 anos de idade, além dos portadores de doenças crônicas como Asma, Obesidade, Problemas no Coração ou Rins. Converse com seu Pediatra para avaliar a necessidade ou não de seu filho ser vacinado.

Em relação aos menores de 6 meses, a vacina não pode ser realizado devido a baixa eficácia do bebê na formação de anticorpos protetores, mas as suas Mães serão vacinadas para que através da amamentação essa proteção seja transmitida ao Bebê.

A vacina é dose única anual para adultos e crianças que já tomaram duas doses em anos anteriores e duas dose com intervalo de trinta dias para os Bebês e crianças até que tomarão a vacina pela primeira vez ou ainda não tomaram duas doses de vacina. O efeito da vacina dura de 8-12 meses e sendo mais longo no caso de seguidos anos de vacinação na mesma pessoa.

Os riscos relacionados à vacina são muito baixos, sendo geralmente dor no local com um pouco de inchaço que melhora em um ou dois dias.

Para as Mães que sempre buscam a PERFEIÇÃO e querem sempre o melhor do melhor para seu filho, existem duas vacinas liberadas pela Organização Mundial da Saúde para o Hemisfério Sul em 2018:

  • Trivalente: com três tipos de cepas virais (H1N1/H3N2-dois tipos de Influenza A e Influenza B Puket) = escolhida pelo Ministério da Saúde para distribuição gratuita.
  • Quadrivalente: com quatro tipos de cepas virais (todas da trivalente + Influenza B-Yagamata – raro em humanos) – encontrada em clinicas privadas de vacinação

A escolha das cepas de vírus ocorre anualmente de acordo com a previsão da circulação desses diferentes vírus no inverno de cada um dos Hemisférios pela OMS/WHO- Organização Mundial de Saúde. A Vacina quadrivalente apresenta uma cepa viral extra que tem baixa probabilidade de contaminação, mas proteção é sempre bem vinda.

Eu e minha família, particularmente, sempre fomos vacinados pela vacina trivalente e sempre ficamos bem. A eficácia (proteção) das vacinas contra gripe é verificada anualmente e pode variar muito. Por exemplo, em 2015 a eficácia foi de 25% e em 2016 a eficácia é de 59% independente do tipo de vacina (tri ou quadrivalente). A vacina de 2017  teve eficácia de 42% e a de 2018 tem eficácia de 36%.

Dúvidas em relação à Vacina

Devo Vacinar Particular Antes ou Esperar a Vacinação pelo Governo – Pública

Eu divido essa pergunta em duas situações separadas:

  1. Crianças que nunca foram vacinas (menores de 1 ano-1,5 anos) e expostas à aglomerações como escolas ou que apresentam doenças graves: devem ser vacinadas imediatamente, as mães (principalmente que amamentam) e o pai.
  2. Crianças previamente vacinadas: como nem todos os vírus mudam de um ano para o outro, a criança que já recebeu duas doses de vacina para gripe, principalmente a contendo H1N1 (gripe suína ou espanhola, dependendo da época) podem esperar a vacina pública.

A Vacina dá Gripe

Muitos dizem que nunca mais tomarão a vacina contra gripe porque logo depois da vacina ficaram muito gripados. A Vacina contra gripe apresenta fragmentos de diferentes tipos (cepas) do Vírus da Influenza A e B e como ela não contêm o vírus todo, não é possível a transmissão da doença através da vacina. Ou seja, você já tinha pego a Gripe ou Resfriado e apenas não havia manifestado os sintomas (demora de 2 – 5 dias).

Vou Esperar e ver se os primeiros tem reação e depois eu tomo … E A Vacina protege imediatamente …

O efeito completo da vacina demora 3 semanas após a sua realização, ou seja, se você deixar para tomar a vacina no último dia, como todo brasileiro faz, o efeito da vacina ocorrerá apenas no mês de junho, sendo a Temporada da Gripe de Abril à Agosto, ou seja, você vai pegar gripe antes da vacina fazer efeito.

Nas crianças que tomarão a vacina pela primeira vez, o efeito total da vacina ocorre apenas 3 semanas após a segunda dose (sim elas tomam duas doses com intervalos de 30 dias).

Alérgicos a Ovo não podem tomar a vacina

A vacina só é contra indicada em crianças com história de alergia grave em outra dose de vacina para gripe, no caso de alergia grave ao ovo de galinha e derivados (Inchaço pelo corpo todo, principalmente no rosto asssociado a falta de ar ou rouquidão).

No caso de alergias leves (placas vermelhas que coçam) a vacina pode ser realizada.

Tomei a Vacina, tive febre e muito mal estar

Os efeitos colaterais da vacina são raros e de baixa intensidade, sendo apenas no local da vacina como dor e inchaço e raras vezes vermelhidão. Todos melhoram em 2 dias. Se você tiver mal estar, você deve estar ficando doente.

Já Tomei no Ano Passado …. 

Todos os anos através de inúmeros estudos científicos, a OMS (Organização Mundial da Saúde) determina um conjunto de Cepas (tipos) de Vírus Influenza que devem fazer parte da vacina de um determinado ano. Esses estudos predizem quais serão as Cepas mais transmitidas no próximo inverno e mudam todos os Anos. Além disso, a proteção é temporária e desaparece com os meses.

É necessário tomar a vacina todos os anos.

Tomei a Vacina e fiquei com a “Resistência Baixa”

Outros dizem que ficaram com a Resistência Baixa e passaram todo o inverno doentes. Como já explicado acima, a vacina apenas gera defesa contra o vírus do Influenza, portanto, todos os outros vírus causadores de Resfriados (tosse, coriza, dor de garganta, sem febre ou dor no corpo) que são muitos e muitos, ainda podem causar quadros parecidos à Gripe já que não existem vacinas contra eles.

Tomei a Vacina portanto nunca mais fico doente

Muita Calma!!! A vacina é apenas contra Influenza, você ainda pode ter qualquer outra doença como resfriados, alergias, viroses e etc. E também pode ter gripe, haja visto que a vacina é anual e a DEFESA gerada não é duradoura e as Cepas do Vírus mudam todo ano.

Tomei a Vacina e mesmo assim tive tosse e coriza durante o inverno

Provavelmente você é alérgico e apresentou inúmeras crises de Rinite Alérgica ou pegou Resfriado inúmeras vezes, por exposição a muitas pessoas em ambientes fechados ou por não lavar a mão nunca …..

Quem está doente não pode tomar …

Na realidade, a única contra indicação é a alergia grave ao Ovo e o uso de corticoesteróides orais e injetáveis como prednisona, prednisolona, dexametasona, betametasona, hidrocortisona e etc. Todas as outras doenças ou medicamentos em uso não são contra indicação à realização da vacina.

Dr. Christian Helfstein

CRM/SP 119.947

Textos Relacionados

Novidades para Você!OrelhaImunidade Baixa? Vacina Contra Gripe ou InfluenzaGripes e ResfriadosBronquiolite ou Chiado no Peito do Bebê

20 comentários sobre “Vacina contra Gripe ou Influenza

  1. Boa tarde! Meu filho tomou a vacina da gripe tem oito dias atrás queria saber se ele ja pode tomar predisin e hizzine pois está com asma e
    tossindo muito.

    Curtir

  2. Meu Filho tem 4 anos no dia 13/05/2017 Ele tomou vacina contra a gripe e hoje 09/06/2017 ele tomou outra dose por engano a enfermeira no posto não viu ele já tinha tomado a vacina! Tem algum problema por ter tomado de novo ?

    Curtir

  3. Meu filho tomou a vacina da gripe no dia 13/05/17 e hoje dia 23/05/17aplicaram (por engano) novamente na creche… Quais os riscos ??

    Curtir

  4. Bom dia
    Existe muita dúvida em relação a essa vacina. Ela é composta por pedaços de vírus, não contém o vírus completo e portanto não existe a possibilidade de infecção.
    Também não existem relatos de aborto relacionado a vacina, digo em estudos científicos sérios e não em relatos da internet.
    No primeiro trimestre existe uma taxa média de aborto de 30 a 50% e pode ocorrer próximo a vacina, mesmo não tendo nenhuma relação com a mesma.
    O risco de morte em grávidas principalmente por H1N1 é alto, muito maior do que de qualquer efeito colateral.
    Tome a vacina.
    Abraços

    Curtir

  5. Boa tarde !
    Dr estou grávida 16 semanas , minha obstetra comentou de tomar a vacina influenza , porém eu vi relatos na internet , de mulheres que disseram ter perdido o bebê após ter tomado essa vacina , em anos anteriores , confesso que isso me deu muito medo . Minha próxima consulta já vai ter acabado a campanha , então não consigo tirar essa duvida com a médica , vc poderia me dar sua opinião , até onde essa vacina é totalmente segura para nos gestantes ?

    Curtir

  6. Boa noite.
    Dr.tenho um filho de três anos e seis meses, fui vacina-lo na segunda a tarde, na terça ele começou as reaçoes febre alta e roquidão e cansando e dores na perna, estou administrando Novalgina de seis em seis horas, a febre foi embora na quarta e voltou na quinta pela manha, ai adminiatrei por conta propria 5ml de dexametazona e depois foi que li a bula da medicaçao e agora estou muito preocupada, o que faço Dr?

    Curtir

  7. Bom dia
    A vacina de gripe é super segura, sendo a mesma vacina distribuída mundialmente já que ela tem seus componentes determinados pela organização mundial de saúde.
    Na primeira vez que a criança toma a vacina de gripe com o intuito de aumentar a eficácia, ela é dividida em duas doses.
    Pode dar tranquilamente que a vacina vai proteger​seu bebê.
    Abraços

    Curtir

  8. Boa noite Dr.
    Tenho uma bebê de 8 meses , e tenho muito medo dessa vacina por já ter ouvido muitas ‘ histórias’ a respeito dela, inclusive a morte de uma criança a uns 5 anos atrás.
    Realmente nunca ouve grandes reações depois da vacina , tipo febre, etc.
    E eu não entendi direito,mas minha bebê tem que tomar duas doses??
    Obrigada.

    Curtir

  9. Dr. uma criança pode toma a vacina em menos de um ano, exemplo aplicado a 1 dose em 27/06 e segunda em 27/07/2016 agora tomara uma unica dose , ou seja toma antes de completar um ano da vacina anterior, hoje daria 9 meses da segunda dose, pode toma normalmente a vacina né

    Curtir

  10. Boa noite
    Obrigado pelos elogios.
    Muito boa a sua pergunta.
    Ele precisa esperar três dias após o uso da prednisolona ou qualquer corticóide como dexametasona betametasona ou hidrocortisona, sempre orais.
    Não incluímos os inalatória sejam nasais como orais e nem as pomadas.
    Abraços

    Curtir

  11. Boa tarde Dr. Que blog maravilhoso, estou amando suas matérias. Meu filho tem 2 anos, começou a tomar prednisolona, quanto tempo devo esperar para vacina-lo contra a gripe? Muito obrigada

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s