A Estomatite ou Gengivoestomatite ou Aftas é uma doença infecciosa caracterizada por inúmeras aftas na boca, febre alta e prolongada (3-5 dias), salivação e irritabilidade. Ela é causada principalmente por subtipos do Vírus do Herpes (gengivoestomatite clássica), mas também pode ser causada por outras doenças como a Catapora ou Varicela causado pelo Vírus da Varicela-Zoster e a Síndrome da Mão-Pé-Boca causado pelo Vírus Cocksackie, porém as duas últimas também geral lesões em forma de pequenas bolhas pelo corpo todo (catapora) e na mão e boca somente na Cocksackiose.

links muita-calma, febre, catapora, exantemas

Ainda existem casos de Estomatite Aftosa Recorrente que não tem uma etiologia ou causa definida, ocorrendo em crianças e adultos jovens (80% tem menos de 30 anos) e ocorrem entre 2-4 episódios ao ano. Não afeta a gengiva, céu da boca ou garganta e raramente causa febre.

A Gengivoestomatite Herpética afeta principalmente crianças pequenas, raramente os maiores de 3-5 anos com lesões de 2-4 mm de diâmetro que podem confluir e gerar lesões maiores. Afetam qualquer tecido da mucosa oral como lábios, gengiva, céu da boca, orofaringe, língua e etc.

• Febre Alta por até 4-5 dias
  • Aftas em toda a boca, inicialmente pequenas mas podem se juntar e se tornarem grandes
  • Dor: muita dor mesmo
  • Falta de Apetite: não querem comer nada, principalmente na fase inicial e febril, vide abaixo.
  • Irritabilidade: causada tanto pela dor como pela fome e mal estar da infecção
  • Salivação: ocorre pela dificuldade em engolir pela dor e também porque a saliva faz parte do mecanismo de proteção de nossa boca.

As Aftas causam muita, mas muita muita DOR mesmo. Não economize nos medicamentos para dor, tenha dó de seu filho.

Evolução da Doença

• Inicial: salivação, irritabilidade e falta de apetite e perdura por toda a doença
  • Febril: dura até 4-5 dias de febre alta (>39ºC) e com grande recorrência sendo necessário a utilização de dois ou três medicações para controlar a febre intercalados. As Aftas aparecem durante todo esse período febril, ou seja, cada dia a criança apresenta mais aftas e está mais incomodada com a dor.
    • Por exemplo: febre as 12 hs – medicado com dipirona – pode ser repetido a partir das 18 hs)
    • Retorno da febre as 15 hs – medicado com ibuprofeno – pode ser repetido após as 21 hs
    • Retorno da febre as 17:30 hs – medicado com paracetamol – pode ser repetido após as 23:30 h
  • Convalescênça: as lesões, individualmente, melhoram após 3-5 dias de seu aparecimento e com isso, a doença tem uma duração total de até 10 dias.

Transmissãoherpes-labial

A Gengivoestomatite ou Estomatite é transmitida através da saliva de uma criança com estomatite ou por um adulto ou criança maior que esteja apresentando Herpes Labial ou qualquer outra lesão bolhosa causada pelo Vírus Herpes.

Como a transmissão é por contato, ele pode ser direto como um beijo, ou indireto através de brinquedos, mordedores, chupetas, copos, mamadeiras, toalhas e etc.

Riscos ou Complicaçõesdesidratação

São basicamente dois:

1. Desidratação: boca seca, olho fundo, sem brilho e sem lágrimas e pouco xixi
  2. Superinfecção Bacteriana: mal cheiro importante, aparecimento de pus associado as aftas e piora da febre novamente.

1. Analgésicos como dipirona, paracetamol ou ibuprofeno são os principais tratamentos da gengivoestomatite e devem ser dados de horário mesmo após a fase febril.
    • maiores de 2 anos podem usar Hexomedine ou Cepacaína ou Lidocaína, que são anestésicos, para redução de sintomas e para facilitar a aceitação de dieta e principalmente água
  2. Medicações: pode-se utilizar o aciclovir que reduz quase pela metade a duração da doença, mas geralmente não é necessário. A medicação só existe de comprimido (pomada não funciona) e tem de ser oferecido 5x ao dia, reduzindo a aceitação da criança pequena que é a principal vitima da doença.
  3. Alimentação
    • NADA de comida salgada, que necessite ser mastigada ou seja ácida.
    • Aceitam dieta líquida ou pastosa puxando para o doce e gelado como gelatinas, frutas ou sucos ou vitaminas tirados da geladeira, sorvete de massa derretido e etc.
    • Meu filho comeu arroz e feijão gelado, por exemplo.,
  4. Pomadas como o Mud oral ou Omcilon em ora base ou Bismi-jet não são recomendados.

E o mais importante, tenha paciência, paciência e paciência tanto com seu FILHO como com a DOENÇA. Não existe tratamento para acelerar a melhora. Levar no Pronto Socorro apenas se ocorrerem complicações como a desidratação ou superinfecção bacteriana.

20 comentários sobre “Estomatite

1. Bom dia
    Provavelmente não está com estomatite ou aftas na boca pq os outros sintomas não são característicos de estomatite.
    Vc pode estar gripada ou com Infecção de garganta.
    Dê uma olhada no pediatriavirtual.com/dor-garganta/
    Vc precisa de uma avaliação médica ou pelo menos que alguém olhe a sua garganta para avaliar se são aftas, está só vermelha ou com placas brancas no fundo.
    Cada qual tem um tratamento diferente.
    Independente de qualquer coisas, você pode usar analgésicos como dipirona paracetamol ou ibuprofeno.
    Abraços e melhoras

2. Bom dia
    Nas aftas isoladas eu gosto do omcilon A orabase e gengilone mas nas aftas da estomatite você não consegue aplicar em tantas lesões.
    A higiene é feita após o uso de algum spray anestésico. Diluindo um oouco de baixar na água e limpando com uma graninha ou gaze embebido nessa água.
    A duração é de 7 dias e o grande risco é desidratação. Observe os sinais em Pediatriavirtual.com/muita-calma/

3. Dr meu filho esta assim desde o dia 24/11 e hj dia 29/11 que a febre baixou.
    Mas tá com muita afta na boca ta reclamando muito e quase não come.
    Como faço a limpeza com bicarbonato?
    Qual a melhor pomada?

4. Bom Dia
    A maioria das crianças que apresenta estomatite tem menos de 3 anos.
    Ele não é liberado em bula, mas normalmente se não conseguimos controlar a dor ou manter uma ingesta adequada de líquidos pelo risco de desidratação, a única opção é a utilização cautelosa de baixas dosagens antes das refeições ou do oferecimento de líquidos.

5. Bom dia
    As aftas ou lesões do tipo podem ser causadas por infecções, geralmente 2x por vírus diferentes, e por mecanismos não conhecidos levando a essas lesões de repetição, sem febre e poucas lesões
    Eu observo que anemia, deficiência de vitaminas, alimentos salgados ou ácidos, manipulação frequente da boca seja por chupetas, dedo, objetos e etc também são causadores dese mal.
    A maioria das crianças melhora na adolescência e cada episódio deve ser tratado isoladamente

6. Olá Dr.!
    Meu filho de dois anos e dez meses está com estomatite, o que me preocupa é que ele tem uma atrás da outra. Ele toma medicamentos, passo a Violeta genciana, ele melhora, mas depois de um mês ou dois ela volta? O que pode ser?
    Obrigado.

7. Boa tarde DR.
    Tenho uma filha de 2 anos e 7 meses ..
    Tem duas semanas que minha filha deu uma afta na boca ai cuidei e sarou , hoje fui olhar deu outra , fiquei preocupada dela ta dando de novo isso e normal?
    Ai pensei foi so ela tomar suco de laranja que começou a dar 😢😢…
    Será que por isso que deu?
    Devo levar a ao medico?
    Obrigado !

8. Bom dia
    Pelo sintomas mais graves e a duração da doença provavelmente se trata de uma gengivoestomatite herpética, causado pelo vírus herpes.
    Temos duas preocupações, primeiro com desidratação com olhos fundos e secos boca seca pouco xixi e sonolência ou apatia excessiva.
    Segundo com infeção secundária levando a mal cheiro na boca importante e aparecimento de pus.
    A duração média é de 7 a 8 dias portanto teoricamente sua filha deve comer somente a partir de segunda feira.
    Oferece bastante líquidos, preferencialmente gelados, alimentos pastosos doces e gelados como gelatina sorvete de massa derretido papa de fruta ou vitaminas.
    Se ocorrer febre ou piora dos sintomas você terá de passar por uma avaliação médica.
    Não deixe de medicar para dor e pode usar sprays analgésicos como hexomedine ou cepacaina.
    Abraços e tenha paciência que vai melhorar

9. Minha filha tem 3 anos e 11 meses e esta com estomatite desde o dia 09/09 e desde o dia 10/09 não come e nem bebe muita agua teve febre alta e aftas e inflamação na gengiva já estamos no dia 15 e ela continua sem conseguir comer e beber não aceita nada estou preocupada pois a boca dela cheira muito mal e ela quase não faz xixi

10. Bom dia
    A estomatite é assim mesmo, judia muito da criança. Normalmente ficam de 7 a 10 dias sem comer nada além dos líquidos, pastosos e adocicados.
    A grande de preocupação é com a desidratação portanto ofereça muito líquido, observe o xixi e os sinais de desidratação como boca seca olhos secos e fundos, pouco xixi e apatia ou sonolência excessiva
    Ela cura sozinha em 99% dos casos.

11. Bom dia
    Seu bebê deve estar apresentando estomatite, uma doença viral causada pelo vírus herpes e que pode levar a desidratação.
    De prioridade aos líquidos e observe atentamente os sinais de desidratação como redução importante no xixi boca seca olhos fundos e secos.
    Na página pediatriavirtual.com/estomatite estão todas as dicas e tratamentos para essa doença.
    O principal é ter paciência pois a duração média é de uns 10 dias.

12. Bom dia
    Você está correta, seu filho está com estomatite.
    Doença bem chata que é causada pelo vírus herpes e que enche a boca da criança de aftas além de lesões nas gengivas. O nome correto é gengivoestomatite.
    Devemos medicar pra dor com dipirona paracetamol ou ibuprofeno intercalando conforme necessidade, higienização conforme possível mas geralmente​ após o uso de anestésicos como o hexomedine.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/estomatite/

13. Ola meu filho esta a alguns dias se negando a comer teve febre baixa e percebi a boca vermelha cor de carne nao queria escovar os dentes quando obriguei ele a escovar ele chorou entao eu mesma escovei ele chorou muito.Pediu mama ,amamentei eke depois que dormiu fui ver como estava a boca dele por dentro ,estava vermelha as gengivas sangraram ao redor dos dentes da frente parecia meio ralado. Em volta da presa tinha uma inflamacao branca como se fosse aftas a lingua branca nao sei o que usar para ajudar escovo os dentes dele normalmente amanha? Ou so uso o bicarbonato peco ajuda obrigado alessandra.(meu bebe tem 1 ano e 8 meses)