Distúrbios entre 0 e 3 meses

Não existem distúrbios específicos de sono nessa idade. A principal causa de queixa dos pais em relação ao sono nessa fase está relacionada a incompatibilidade entre as expectativas dos pais e o comportamento normal da criança em relação ao sono.

Distúrbios entre 3 e 6 meses

Não existem distúrbios nessa idade mas ela é uma fase de transição entre o sono passivo do bebê e a briga para dormir das crianças maiores. Nessa fase a criação de rotinas é muito importante com horário para dormir, sequencia de ações antes de dormir, redução da estimulação nas 2 horas anteriores ao dormir e retirada das mamadas da madrugada.

Idealmente a criança deve iniciar o sono sozinha, sem a necessidade de mamar ou de ser ninada a partir dos seis meses.

Distúrbios entre 6 – 24 meses

  1. Insônia Comportamental do Tipo Associativo:  A Criança foi ensinada a dormir sob certas condições que geralmente demandam a presença dos pais, como ninar, amamentar. Isso impede que a criança aprenda a dormir sozinha, por ela mesma. Durante uma superficialização normal do sono criança (a cada 1-2 horas), a inexistência dos fatores associados ao sono impedem a criança de dormir novamente. Ela então, chora até que esses fatores estejam presentes novamente.
  2. Insônia Comportamental do Tipo Falta de Limites: a criança briga e luta para dormir buscando autoestimulação como esfregar o rosto, olho, orelhas e nariz, choros ao dormir, puxar o próprio cabelo, ou externos através de risadas e brincadeiras ou mesmo televisão e celulares. Os pais nao conseguem estabelecer limites e cedem, deixando a criança dormir na hora que ela quiser.
  3. Insônia por Atraso do Ciclo de Sono: criança dorme tarde por qualquer motivo como viagem, doença, horário de trabalho dos pais ou parentes e progressivamente acorda cada dia mais tarde, 10h .. 11h .. Meio-Dia … atrasando todo o ciclo sono vigilia e portanto a criança só fica cansada muito tarde ou de madrugada.
  4. Movimentos Rítmicos relacionados ao Sono: Pais referem criança com sono agitado. Pode ser com a cabeça (balança, rola) ou corpo (chacoalha). Relaciona ao inicio do sono ou a cada superficialização do sono (a cada 1-2 horas). Parece ser uma auto-ninada para dormir. Comum no primeiro ano e pode permanecer até os 4 anos. Não gera problemas no sono. É comum, auto-limitado,benigno e não precisa de tratamento.

Distúrbios entre 2 e 5 anos

Parassonias

Dr Christian Helfstein – Pediatra

CRM/SP 119.947 Limeira/SP