A Imunidade ou defesa contra infecções das crianças, é muito diferente da imunidade do adulto, principalmente na eficácia e velocidade de resposta ao “ataque” infeccioso, sendo sempre pior do que de um adulto.
A criança desenvolve progressivamente a capacidade de se desenvolver, mas somente na adolescência ela consegue alcançar o nível de imunidade de um adulto com a produção de todos os tipos de anticorpos, células e mecanismos de defesa em quantidade e com a mesma qualidade e eficácia do adulto. Ao redor dos 6 anos ou idade escolar, a maioria das crianças já apresentam uma imunidade relativamente boa e finalmente param de ficar doentes com frequência.
O ser humano apresente basicamente dois Sistemas de Defesa: o Inato e o Adaptativo. O Sistema Imunológico inato responde a qualquer tipo de agressão, desde o nascimento, sem a necessidade de aprendizado, e portanto de maneira “genérica” independentemente do tipo de organismo que está causando a infecção, o que torna a defesa menos eficaz. Já o Sistema Imunológico Adaptativo, como o próprio nome indica, requer aprendizado e tempo para aprender a se defender, e desenvolve mecanismo específico para o combate a cada tipo de infecção que são os Anticorpos.
Esse sistema mais eficaz se desenvolve à medida que o corpo vai combatendo as infecções e entrando em contato com diferentes mecanismo de invasão, dano, camuflagem e defesa dos Vírus, Bactérias, Vermes e etc. Inicialmente, toda infecção é combatida pelo sistema inato, evitando a morte ou qualquer grande dano, enquanto o sistema adaptativo desenvolve uma defesa específica. Entre o início da infecção e o desenvolvimento da defesa, temos um período de 7-10 dias nas crianças com o pico de defesa por volta da segunda semana.
Essa característica essencial da imunidade infantil não é considerada “Imunidade Baixa”, Deficiência de Imunidade, Falta de Imunidade, Fragilidade ou Doença”. A criança apresenta na Imunidade as mesmas características de todos os outros sistemas de seu corpo em formação: Imaturidade.
A maioria das crianças apresenta Sistema Imunológico ou Imunidade Imatura e nada mais! Eles não tem Baixa Imunidade ou Falta de Imunidade, ou nenhuma outra doença!
Essas são as doenças que mais enganam, nos levando a pensar em alteração de imunidade:
Nos primeiros anos de vida, a criança entra em contato com inúmeras substancias e organismos devido a usa “necessidade” de colocar tudo na boca, por isso aprende a separar o que pode ser tolerado, como bactérias em nossos intestinos e pele, e o que deve ser combatido. Isso sem considerar as crianças de creche que são verdadeiros criadouros e transportes de germes e infecções.
A associação desses dois fatores: Imunidade Imatura e Excesso de Exposição, leva a maioria das crianças a apresentarem um número grande de infecções nos primeiros anos de vida, classicamente até os 6 anos, sendo a média de 4-8 infecções ao ano comando todas as gripes, viroses, infecções de pele e ouvidos, sinusites, pneumonias e etc. Crianças com menos de 6 anos podem apresentar até 18 infecções ao ano no primeiro ano de escola ou creche.
Suspeita de Deficiência Imunológica
As principais indicações de Imunidade Baixa de verdade:
- Duas ou mais infecções, sinusites ou pneumonias bacterianas graves em 12 meses;
- Duas ou mais Meningites ou Sepses (infecção generalizada);
- Dois ou mais meses de antibióticos para curar infecções;
- Necessidade de antibióticos endovenosos ou internado;
- Candidíase oral ou superficial de difícil tratamento – Sapinho;
- Abcessos em pele ou órgãos internos recorrentes;
- Complicações por vacinas atenuadas como Pólio oral, Sarampo, Rubéola, Catapora e BCG;
- História de imunodeficiências na família;
- Linfopenia ou linfócitos baixos contínuos;
- Infecções por organismos oportunistas – só geram infecções de imunidade ruim.
O que podemos fazer para ajudar?
Nós, pais e Pediatras, pouco podemos fazem para acelerar o processo de desenvolvimento da imunidade de nossos pequenos, mas sempre podemos tentar com alguns gestos simples:
- Lavar sempre as mãos de todos, Pais e Crianças, reduz as infecções em até 80%;
- Deixe seu filho ser criança, se sujar, rolar no chão, na terra e na grama, mexer na água, brincar ou ter animais de estimação;
- Alimentação variada e saudável: evitar principalmente o excesso de leite após os 6 meses de idade, pois ele dificulta a expectoração de secreções e pode reduzir a imunidade;
- Dormir Bem: o sono reestabelece o funcionamento normal de nosso corpo, inclusive da imunidade;
- Higiene nasal: reduz à duração e gravidade das gripes;
- Afastar nosso filho da escola e de outras crianças quando doente: impedindo que a doença, em geral transmitida pela tosse, secreções ou mãos contaminadas, sejam transmitidas para outras crianças. Invertendo a situação, seu filho é que será o beneficiado;
- Medicações: existem poucos estudos confiáveis no mundo sobre estimuladores de imunidade na criança, e aparentemente o mais eficaz são os Lisados Bacterianos presentes em medicações como o Broncho-Vaxom 3,5mg e o Paxoral 3,5mg. São utilizados 1x ao dia por 10 dias em jejum pela manhã ao mês por 3 meses (tomar 10 dias, parar 20 dias e assim por diante) com melhora de até 80% dos quadros em crianças menores de 6 anos de idade.
- Medicações como Enax, Imunoflan, Ixium, Leucogen, Modik, Umckan, entre outros, não tem evidências de eficácia. Alguns são extratos de ervas como a Ecchinacea, outros de timo de vitela, entre outras substâncias.
- Converse com seu pediatra sobre a melhor medicação para seu filho.
Alergias e Infecções
Crianças alérgicas apresentam quadros infecciosos mais frequentes e com duração mais prolongada, devido às alterações inflamatórios decorrentes da alergia. Essas alterações causam perda da barreira de proteção natural de nosso corpo, como a pele, mucosas de vias aéreas e etc. Aumento do muco com consequente dificuldade na destruição do organismo agressor, redução da velocidade de migração de células de defesa, redução da limpeza do muco ou secreções pelo batimento ciliar de nossas mucosas…
Toda criança com infecções recorrentes deve ser avaliada em relação à possibilidade alergia e de imunodeficiência. Toda criança alérgica deve ser tratada para excluir que a alergia seja a causa das infecções recorrentes de antialérgicos como cetotifeno, loratadina, cetirizina, dexclorfeniramina ou fexofenadina, corticóides intranasais como a budesonida, fluticasona e mometasona, e antileucotrienos como o montelucaste e zefirlucaste.
Dr. Christian Helfstein – Pediatra
CRM/SP 119.947 Limeira/SP
Minha filha todo mês entrava no antibiótico, infecção de repetição fazia toda vez otite com perfuração de tímpano, nunca dava tempo de cicatrizar o tímpano dela já que era uma em cima da outra, fiz tratamento com tudo que possa imaginar, corticoide hoje em dia não tem efeito sobre ela de tanto que ela já usou em 2 anos de vida dela, até que um pediatra do pronto socorro me apresentou o broncho- vaxon e nossa foi um anjo em minha vida, nem o ped, o otorrino e o alergista dela me deram essa opção, tô na segunda etapa do tratamento e desda primeira ela não tem mais infecção, hoje ela pode ir a praia e brincar na água o que não conhecia pois nunca podia entrar uma gota de água no ouvido dela já que estava sempre perfurado, ela toma banho de piscina, lava a cabeça com frequência, só tenho a agradecer a Deus e a essa anja que apareceu me receitando esse remédio, 2 meses sem infecção nunca ficamos tanto tempo.
CurtirCurtir
A pneumo da minha filha passou imunoflan por 2 meses não falo se é 2 meses continuo ou com intervalos
Porém li coisas sobre a medicação e fiquei meio apreensiva
Não sei agora se é tão bom ou se deve ser administrado por tanto tempo
CurtirCurtir
Boa tarde!
Meu filho tem 4 anos e 6 meses e tem infecção de garganta com frequência ja lavei no otorrino e no pneumopediatra, e agora fazendo tratamento com montelair e avamys tem menos de 2 meses de tratamento e já infeccionou por 2x , pode dar o leucogen?
CurtirCurtir
Olá, o médico do meu filho receitou broncho vaxom adulto de 7,0 para meu filho de 11 anos. Gostaria de saber se não é uma dose alta para essa idade.
CurtirCurtir
Bom dia
Não teria uma vantagem pq não existem estudos que indicam que o uso concomitante dessas medicações teria algum efeito sinergico … Pouco provável e aumentaria o risco de efeitos colaterais
CurtirCurtir
Bom dia. Posso tomar leucogem e brochovacsom juntos? Obrigado
CurtirCurtir
Boa tarde.
Posso usar o LiroMag direto na boca?
CurtirCurtir
Bom dia, meu filho tem 2anos e 6 meses ainda mama no peito, posso dar broncho vaxon apos ele mama pela manhã?
CurtirCurtir
Uma criança de 13 anos com 46kg pode fazer o tratamento com a dose de adulto (7mg)?
CurtirCurtir
Meu filho desde novinho teve muitas crises de garganta com febres muito alta. Só ano passado ele foi internado 3 vezes e a pediatra que o acompanha desde o nascimento, me falou de um tratamento com Broncho- vaxom e eu aceitei fazer. Foram 3 meses,total de 3 caixas.Segui a risca o tratamento ,ele tomou 10 dias em jejum e descansava 20.Hoje meu filho tem 9 anos e esse tratamento terminou em outubro de 2019. Graças a primeiramente Deus ,pois permitiu que o tratamento passado pela pediatra com o Broncho – vaxom fosse um sucesso. Ele nunca mais teve inflamação inflamação na garganta.Tem uma vida normal,toma sorvetes,milkshakes e dorme melhor,pois antes dormia com a boca aberta roncando muito e ate nisso o Broncho- vaxom ajudou. Vocês não sabem da alegria que ele ficou podendo tomar sorvete e tomar um milkshakes sem ficar doente. Já vivia cansada,estressada de tanto ver meu filho tomando muitos antibiótico. Amém Jesus, hoje meu filho esta bem,com certeza aumentou a imunidade.Boa noite a todos e que Deus nós abençoe.
CurtirCurtir
Dr fale um pouco sobre o coronavírus,principalmente em crianças e bebês .
CurtirCurtir
Sim ele é igual mas com dose mais baixa
CurtirCurtir
Bom dia
Sim o princípio ativo é igual mas a concentração mais baixa
Pode não dar
CurtirCurtir
Bom dia
O bronchovaxon geralmente não faz esse tipo de sintoma
CurtirCurtir
Boa noite!
Dr comecei o tratamento com minha filha de 6 anos com broncho vaxom porque ela tem dor de garganta recorrente, só que ele deu tosse nela, tosse seca alérgica aí enterronpi o tratamento. Será que eu volto?
CurtirCurtir
Minha bb tomou duas vezes kaloba e deu roquidão nela no segundo dia dai o medico mandou parar agora a pediatra passou imunoflan por 2 meses ja comprei e vi na bula que è feito da mesma raiz do kaloba será que o imunoflan vai dar reação nela tmbm?
CurtirCurtir
O medico passou imunoflan por 2 meses pra minha bb 2.5 ml gostaria de saber se este medicamento è igual o kaloba.
CurtirCurtir
ola gostaria de informacoes sobre kaloba , dosagem e por quanto tempo dar para crianca 1 e 2 meses ?
CurtirCurtir
Bom dia dr! Tenho uma filha de 3 anos e meio. Em 2018 ela foi pra escolinha e desde então ficou sempre muito doente… Era 1 antibiótico por mês, ficou 4 meses na escola (sempre com sinusite, amigdalite) e por conta do uso de muito antibiótico eu a tirei da escola. Fui tentar investigar com otorrino é o diagnóstico foi hipertrofia da Adenoide em 70%. Mas quando a tirei da escola ela parou de adoecer com frequência. Levei ao alergista e foi feito exame de sangue para ver imunidade(iga, ige, etc) deu tudo dentro da normalidade. Foi feito tbm teste alérgico, dando alergia a ácaros. Pois bem, agora em 2019 a coloquei novamente na escola e com 15 dias ja ficou com o nariz super congestionado e otite precisando recorrer ao antibiótico injetável. Ela está tomando atualmente broncho vaxom mas pelo jeito não está ajudando muito. Já não sei mais o que fazer. Será que poderia me dar una luz por favor?
CurtirCurtir
Bom dia. Meu filho tem 4anos é ano passado foi seu 1°ano na creche. Teve 12 infecções de garganta , 1 sinusite 1 Pneumonia. Ele tem indicação cirúrgica de amígdalas e adenoide é tb tem rinite, porém sua otorrinolaringologista receitou um tratamento com bronxo vaxom com e leucogen. Estou com receio pq ouvi falar q o bronxo da febre alta e meu filho já fez convulsão febril 2x. Posso confiar neste tratamento?Vão diminuir as infecções?
CurtirCurtir
Bom dia
até poderia repetir mas a indicação é nos casos de doença de repetição.
abraços
CurtirCurtir
boa tarde, meu filho tem cinco anos e ja fiz o tratamento com ele com broncho vaxom e benzetacil, ha um ano e meio atras por causa de infecções de gargantas frequentes.
O tratamento funcionou um ano e meio, sem infecçoes, agora ele ja esta ha uma semana com a garganta cheia de placas, ja tomou meia dose de bezenbtacil e ainda não acabou com a infecção.
seria interessante iniciar o tratamento com broncho vaxon novamente?
CurtirCurtir
Bom dia
Provavelmente ele é um bebê Chiador e por isso ele fica doente sempre
Dá uma olhada no https://pediatriavirtual.com/bebe-chiador/
Abraços
CurtirCurtir
Bom dia meu filho tem 4 anos e gripa mto,e so melhora depois de tomar antibióticos, ele começa com uma tosse,com coriza e depois vai ficando com o peitino chiando mto…ele ja deu pneumonia,e novembro ele deu sinusite,ja fez vários exames e deu q nao tem imunidade baixa e nem alergia…. estou mto preocupada,oq posso fazer?
E meu filho tem traços de hemoglobina,pode ser por causa disso?
CurtirCurtir
Bom dia
Pode usar sim mas geralmente esses quadros tem mais a ver com alergia que imunidade.
Dá uma olhada no pediatriavirtual.com/rinite e no pediatriavirtual.com/bebe-chiador/
Abraços
CurtirCurtir
Meus filhos de 2 e 4 anos vivem ficando gripados, garganta inflamadas, catarro no pulmão, o pediatra receitou o imunoflan por 3 mês uso continuo! Será que posso continuar usando, continuamente ou esse medicamento ter q ter algum intervalo?
Aguardo.
Obrigada
CurtirCurtir
Bom dia
A queda retardada de cordão umbilical é considerada acima de 30 dias e nessa idade a dosagem de Ig A nada significa.
Não precisa de medicações nem nada.
Abraços
CurtirCurtir
Olá! Minha bebê tem dois meses, é como o umbigo dela demorou 24 dias para cair, o pediatra mandou eu consultar com imunologista, pois disse que poderia ser baixa produção de anticorpos. Ela fez exame de sangue, e o médico disse que ela está com imunidade baixa pois o resultado do Iga foi <15. Receitou leucogen por 60 dias. Não gosto de dar remédio pra ela, mas estou dando por medo de me arrepender caso ela fique doente. Me parece que ela ficou com mais cólicas e Mais agitada após iniciar o remédio. Você recomenda eu buscar uma segunda opinião? O que você acha dessa medicação em uma bebê tão novinha? Obrigada!
CurtirCurtir
Bom dia
Eu gosto do imunoflan e do bronchovaxon.
A maioria das crianças que ficam muito doentes ou tem rinite alérgica (veja mais em pediatriavisrtual.com/rinite/) ou são chiadores (veja em pediatriavirtual.com/bebe-chiador/)
Abraços
CurtirCurtir
Bom dia
Esses quadros com feridinha na garganta e sem pus são sempre virais e você já está tratando ao dar a dipirona ou qualquer analgésico como ibuprofeno ou paracetamol.
Melhora em até 7 dias e não tem nenhuma complicação
Saiba mais no pediatriavirtual.com/dor-garganta/
Abraços
CurtirCurtir
Boa Tarde Dr;
Meu filho tem 3 anos e vive gripando e por isso falta a escolinha gostaria de saber se posso usar algum estimulante para imunidade nele e como posso fazer?
muito obrigada
CurtirCurtir
Boa noite,
Meu filho com 4 meses ficou com uma.tosse muito rouca, do nada nao tinha febre , não estava gripado. Sempre acompanhei ele com.pediatra, corri com ele pro upa, tive um bom.atendimento uma pediatra Boa tb , fiz uma injeção de cuticordia mas nebolizacao com atrovente e berotec, a pediatra que era crise de asma, fiquei muito assustada, falei com a pediatra dele, falou que era pra gente observar, ai com um.ano ele tossiu roco novamente ,mas bem leve, fui pro upa pois a pediatra falou que quando eu observasse ele roxo mesmo que fosse pouco ,levar novamente, fui.pra pediatra que acompanha ele, fiz um ano de asmax, agora com 6 anos ele esta tossindo um dia depois começou a russo muito rico, parecia essa tosse de cachorro, doutora disse que a faringe fechou isso no.upa novamente tive que fazer nebolizacao com adrenalina , mas a injeção de cuticordia e nebolizacao com.berotec. e azitromicina em casa 7 dias , agora um.mes depois , ficou resfriado e com.febre só que a febre ia e voltava, levei ele numa pediatra aqui do posto onde eu moro, ela disse que estava com.uma virose, passou imonoflan 7 dias e o Inez pro nariz, 30 dias, me ajuda esse imunoflan e eficaz pq ele e fisioterapico
Peço conselhos me ajuda, devo procurar algum outro médico.
CurtirCurtir
Boa tarde. Acabei de sair do otorrino com meu filho de 4 anos, que vem apresentando febre desde sábado. E o diagnostico do medico foi uma infecção viral, onde apresenta pequenas aftas no inicio da garganta. Me orientou a aguardar os sintomas passarem, pois se tratando de infecção por vírus, não seria o caso de entrar com o uso de antibióticos. Mas a febre me preocupa, pois ela so cessa enquanto está sob efeito da dipirona. Devo aguardar? Ou há algo a mais que posso fazer?
CurtirCurtir
Bom dia
Ele é um antialérgico e o seu uso em alérgicos reduz as crises de rinite mas também as gripes pela redução da obstrução e melhora da limpeza e fluidez do muco nasal
Pode usar sim.
Abraço
CurtirCurtir
Bom dia
Provavelmente é uma dermatite atópica … mas é difícil avaliar sem observar a criança.
Essas lesões melhoram muito com cuidados como redução dos banhos, pouco uso de sabonetes e apenas Dove, além de hidratantes ou óleos a cada banho.
Dá uma olhada no https://youtu.be/C4IXKV18gRE
Abraço
CurtirCurtir
Bom dia
Como ele só melhora com Predsim significa que ainda está com a asma atacada … Precisa aumentar a dose do seretide … Nessa idade dá pra usar tranquilamente doses altas.
Dá uma lida no pediatriavirtual.com/asma-bronquite/
Abraço
CurtirCurtir
Boa noite dr minha filha faz uso contínuo do viatine o montelocaste de sódio pra renite quando para o tratamento volta tudo tranca o nariz e com a medicação nem gripe pega
Minha dúvida é posso continuar a fazer uso contínuo desse remedio ? Ela tem 5 anos
CurtirCurtir
Boa tarde Dr! Meu filho Ta com 1 ano e 5 meses e desde bebezinho tem carocinhos nas pernas, braços e rosto uns dizem que é calor mais não é porque aqui aonde eu moro faz frio e os carocinhos não somem. O que será que pode ser, teria alguma pomada que eu poderia estar usando?
CurtirCurtir
Bom dia. Doutor, meu filho tem 6 anos e você com crises de rinite até que exames de sangue e testes alérgicos comprovaram que ele tem alergia a mofo, castanha e amendoim. Tem tomado seretide, montelair, cetotifeno é usado avamys mas a tosse só diminuir com predsim. Será que o uso do paxoral ajudaria?
CurtirCurtir
Bom dia
Sim, o bronchovaxon é considerado o melhor e mais eficaz dos estimulantes de imunidade mas no fim todos funcionam um pouco.
Nessa idade não é comum a ocorrência de infecções de garganta, ele deve ser alérgico provavelmente.
Dê uma lida no pediatriavirtual.com/rinite/ e no pediatriavirtual.com/dor-garganta/
CurtirCurtir
Bom dia. Meu filho tem 2 anos e 3 meses de idade. Com frequência tem infecção na garganta. Começará na escolinha agora dia 30/07/18. Poderia dar pra ele o Broncho-vaxom para reduzir o índice de infecção na garganta? Agradecida!!
CurtirCurtir
Bom dia
Sempre devemos procurar sinais claros nas crianças.
Observe sempre se tem febre ou falta de ar como descrito no pediatriavirtual.com/falta-de-ar/
Provavelmente é só nariz entupido e precisa lavar bem.
Dê uma olhada no pediatriavirtual.com/nariz-entupido/
Abraços
CurtirCurtir
Bom dia meu filho sofre de bronquite mas acabou que tendo pneumonia. Já ouvir dizer que Epicor e o liromag ajudam nessa parte alérgicas. Qual dos dois seria melhor? Ou tem mais melhor que esses? Não aguento mais usar medicamentos e não ter resultados só na hora, após período dos medicamentos volta tudo de novo…
CurtirCurtir
Doutor meu filho tem 1 ano e 2 meses .
Está bem sufocadinho , ao dormir chega a roncar está a dois dias assim , tosse muito raramente nao tem nariz escorrendo nem nada , como aliviar esse sintoma , devo procurar assistência médica ou há algo que eu possa fazer em casa ?
CurtirCurtir
Bom dia
Sim, o leucogen como todos os estimulantes de imunidade podem ser eficazes se o problema for realmente a imunidade.
A maioria das crianças que ficam muito doentes estão em três categorias:
– excesso de exposição em escola ou contato com crianças
– alergia como rinite ou asma
– hiperreatividade ou sensibilidade a infecções virais
Raramente a causa é baixa imunidade real, a redução média é de 50% nas infecções e o mais eficaz é o bronchovaxon em três ciclos.
Eu não uso o leucogem, prefiro o imunoflam e principalmente o bronchovaxon
Abraços
CurtirCurtir
Boa tarde
gostaria de saber sobre o remedio Leucogen Xarope
a medica recomendou para minha filha 5ml de 12X12 durante 4 meses
se eu fizer esse tratamento e uma boa
pois ela fica muito doente
CurtirCurtir