Devido ao um passado perverso na história de muitas famílias com crianças e até adultos com Anemias que nunca curavam, hoje ainda existe um grande temor quando é feita a suspeita ou confirmado com exames a existência de

Anemia em nosso Filho. Mas muita calma nessa hora, que ocorreu uma grande mudança nos últimos 20 anos no diagnóstico preventivo e no tratamento curativo das anemias mais comuns na criança.
Se seu filho tem Anemia fique tranquilo porque em mais de 80-90% dos casos, a Anemia é causada apenas pela deficiência de algum nutriente, principalmente o FERRO na criança e pode ser curada em no máximo 3 meses.
O que é Anemia?
Ela ocorre quando ocorre queda na quantidade de células vermelhas com os níveis de Hemoglobina ficando baixos. A função da hemoglobina é levar o oxigênio (nosso maior combustível) para todo o nosso corpo, gerando a energia necessária para andarmos, pensarmos, além de todas as funções automáticas como batimento do coração e respiração.
Quais as causas mais comuns nas crianças?
- Deficiência de FERRO (mais comum na criança).
- Deficiência de vitaminas (ácido fólico e vitamina B12)
- Doença Genética (anemia falciforme, talassemias, esferocitose e etc)
- Perda de Sangue, visível ou oculta, como na urina (doenças renais) e fezes (geralmente por alergia alimentar)
- Doença Crônica grave
- Algumas infecções (anemia de rápida resolução);
- Fisiológica, ocorre em todas as crianças por volta dos 3 – 6 meses.
Isso é Comum?
- Deficiência de ferro: até 50% das crianças entre 6 m e 1,5 anos no Brasil. Sendo mais rara em outras idades.
- Deficiência de Vitaminas (ácido fólico e vitamina B12): raro nas crianças, exceto as vegetarianas radicais
- Verminose: mais raro nos dias de hoje, mas ocorre em crianças maiores (5 – 10 anos).
- Doença Genética: sempre com casos na família
- Fisiológica: praticamente 100% dos bebês.
- Na população em geral, os estudos indicam 2,5 – 7,5% das pessoas possuindo anemia de alguma natureza (estudos em países como Estados Unidos ou da Europa, nossa realidade é bem pior)
Como Suspeitar?
- Perda do apetite (não come nada, não aceita nem besteiras).
- Baixo ganho de peso
- Palidez e alterações de pele e mucosas
- Fraqueza e desânimo
- Diminuição defesa contra doenças
Além de causar alterações na função cerebral, com prejuízos no desenvolvimento psicológico, da inteligência e de fala (isso mesmo, anemia não tratada afeta a inteligência)
Como Diagnosticar?
Com a coleta de exames por suspeita do médico ou nos exames de rotina. É obrigatório a coleta de sangue até 1,5 anos de vida para avaliar a presença de anemia independentemente dos sintomas. Essa é a orientação da Academia Americana de Pediatria.
O exame básico para o diagnóstico de anemia é o Hemograma (hematimetria), podendo ser associado à Ferritina (estoque de ferro).
Na suspeita de causa genética ou defeito na hemoglobina, o exame de seleção é a Eletroforose de Hemoglobina.
Com esses três exames, é possível diagnosticar quase 100% das anemias nas crianças.
Tem Cura ?
Tudo vai depender da causa da Anemia do seu filho:
Se for nutricional, verminose e fisiológica, que são as mais comuns nas crianças, a resposta é sim. Resumidamente, uns 90-95% dos casos são completamente curados em até 3 meses se tratados adequadamente. Tratar adequadamente não significa dar apenas os medicamentos, mas também evitar a manutenção do fator que gerou essa Anemia.
É verdade que Anemia vira Leucemia?
Não, uma completa mentira. Se uma pessoa ou Médico ou Pediatra disse isso para você, eu aconselho a desconfiar de outras coisas que essa pessoa falou.
A Leucemia é um câncer do sangue que afeta a produção de células do sangue, geralmente gera anemia também, ou seja, a Leucemia causa Anemia, mas a Anemia não causa Leucemia.
Abraços!!
Dr. Christian Helfstein
Médico Pediatra – CRM/SP 119.947
Limeira – São Paulo