banner - Novidades-novo

Parece um questionamento estranho virar para os pais e perguntar: “Como é o seu filho?” ou “Qual tipo de criança ele(a) é?”

Nós adultos temos uma péssima tendência de sempre pensar que já sabemos a resposta de todas as perguntas simples e fáceis, sem parar um segundo se quer e pensar se realmente sabemos a resposta exata à determinada pergunta. Ter um filho na fase do “Por quê?” facilmente descobre que as perguntas mais ingênuas ou aparentemente fáceis são, na realidade, as mais difíceis de responder.

As pessoas desde que são bebês, apresentam diferentes maneiras de lidar com as suas necessidades internas (comer, dormir, evacuar e etc) e suas relações com o mundo exterior. Basicamente, temos três características muito importantes nos primeiros anos de vida: Ciclos Biológicos, Respostas às alterações desse ciclo e Capacidade de Adaptação.

Os Ciclos Biológicos são divididos em: Ciclo Regular e Irregular, a Resposta às Alterações podem ser Passiva ou Apática, Motivada e Irritável, e a Capacidade de Adaptação pode ser Rápida/Fácil ou Lenta/Difícil

Darei ênfase a essas alterações nas crianças e nos Pais, e das consequências das diferentes flexões entre pais e filhos.

 

Ciclos Biológicos

Ciclo Regular

O Ciclo Regular é caracterizado por um ritmo uniforme e previsível das funções biológicas, ou seja, existem poucas variações desde o nascimento nos intervalos das mamadas, duração das sonecas e sono noturno ou  momentos de tranquilidade.

Isso não significa que essa criança não apresente momentos de irritação ou choro, porém a causa do incomodo será facilmente descoberto devido a sua ritmicidade intrínseca.

ciclo regularPor exemplo: a criança está calma e desperta, após alguns minutos inicia com choros ou resmungos. Os pais, se forem atentos, olham o relógio e já imaginam a causa do incomodo, pois mesmo sem olhar para a criança sabem que naquela específico horário, geralmente, a criança fica irritada por um determinado motivo: fome, fralda suja, sono, etc.

Essa criança é exatamente como a figura demonstrada, sempre na mesma sequência e muito previsível, sendo a mais fácil para a maioria dos pais, porém os do Tipo Estressados/Atarefados ou os Proativos podem se frustrar, pois no primeiro caso, o pais atarefados tem que atender no ritmo da criança e os Proativos tem que estar com tempo todo controlado, seguindo a ordem cronológica da criança.

Ciclo Irregular

O Ciclo Irregular – como o próprio nome sugere – é um caos, sempre diferente e variável, dentro de um mesmo dia ou hora.

Esse tipo de pessoa apresenta uma dificuldade em manter constância em suas atividades, desde necessidades básicas, como comer ou dormir, ou até características altamente complexas como humor.

ciclo irregularCada momento dessa criança – como as gotas de chuva – são únicos, extremamente variáveis e difíceis de conter se for obrigada a permanecer em uma rotina rígida de horários – como pais metódicos e organizados tentam manter.

Pais do tipo Carente/Dependente e Passivo são os ideais para esse tipo de criança. Enquanto o primeiro está disposto a tudo para agradar, o segundo é obrigado a se mexer, ou a criança irá chorar o dia todo.

Banner novo youtube

Resposta às Alterações

Passiva

O sonho de consumo de muitos pais – principalmente os “Metódicos” – pois essa criança é a típica “Tanto Faz”, tudo está bom. Isso não significa que a criança não interaja com as outras pessoas ou que não chore, ela apenas se adapta a qualquer situação e consegue se acalmar mesmo se o incomodo não for sanado.

person5Por exemplo: ela pode estar com fome mas os pais interpretam fome em sono. A criança irá dormir mesmo com fome, apesar de demorar mais que o usual para concluir essa tarefa.

Por outro lado, imaginem uma mãe “Carente/Dependente” com uma criança que dá a impressão que nunca precisa dela, apesar de todos acharem a criança uma graça – pois nunca chora – ou o que é pior, se acalma facilmente no colo de “qualquer um”. A mãe – lá no fundo – gostaria que a criança desse mais sinais de dependência dela. No caso de pais “Super Ocupados”, essa criança pode ser literalmente esquecida no berço,  com fome, fralda suja, ou em casos graves, dentro de um carro.

Motivada

Essa criança apresenta períodos de calmaria e de irritação, dependendo dos estímulos internos e externos, ou seja, ela fica calma se não existe nenhum fator de irritação e 1378052687mesmo no caso de fome ou dor (fator de irritação), ela se acalma assim que o fato é resolvido.

Se acontecer dos pais saírem com sua criança e se esquecerem de levar o leite por exemplo, ela ficará muito irritada até que a fome seja controlada – mesmo que isso demore muitos minutos para ocorrer. O choro e a irritação cessarão assim que ela perceber que o fator de irritação será afastado, ou seja, será alimentada.

Praticamente todos os tipos de pais se adaptam a essa criança e o inverso também é verdadeiro, quase todas essas crianças se adaptam aos mais variados tipos de pais.

Irritada

A principal característica desse tipo de criança é ausência de uma relação direta entre a duração do Fator Desencadeante e a da Irritabilidade, por exemplo: a criança chora por person9fome e pouco tempo depois é alimentada, porém a irritação persiste. A criança nem soubesse mais porque está chorando, irritada ou manhosa, mas prossegue.

Típico da criança chorona é que mesmo quando existe motivação para a irritação, o choro parece exagerado tanto na intensidade como na duração.  Esse tipo de criança geralmente se dá melhor com pais extremamente Dependentes/Carentes ou Passivos, sendo que o primeiro vai adorar ter que dar tanta atenção, o segundo precisará de um empurrão.

Os pais Super Ocupados podem ser a melhor alternativa à longo prazo. Ao não atender a todos os seus chamados, ensinando essa criança que quem muito reclama/grita, acaba não sendo mais ouvido, como na fábula de Esopo “O menino que gritava lobo” (nessa história o menino é mentiroso, mas o mesmo vale para um chorão).

Capacidade de Adaptação

Adaptação Rápida ou Flexível

As crianças flexíveis tem uma capacidade maior de adaptação, levando a mudanças de adaptationatitude ou reação aos diferentes estímulos através da repetições.

Usando o exemplo da saída das fraldas, a criança é inicialmente muito irritada com a dor percebida no momento de evacuar (cólica que nos avisa que queremos fazer cocô), mas com o passar do tempo ,ela aprende que aquele estímulo não é tão nocivo como pensado anteriormente, ela passa a reagir com muito mais tranquilidade às crises de cólica.

Adaptação Lenta ou Pouco Flexível

Pessoas com dificuldade na adaptação às diferentes situações que passamos diariamente, tendem a apresentar maior irritação com elas do meio onde vive, o que é extremamente frequente na unfitcriança, não apenas por mudanças reais, mas também por mudanças na capacidade da criança de interagir com esse meio.

Apenas com muita irritação essa pessoa poderá se manter inalterada em um meio de constante mudança. (Na figura ao lado, o bloco poderá passar por aquele buraco com facilidade, desde que ela mude um pouco sua forma, aparando discretamente seus ângulos, tornando-as arredondadas).

Num caso extremo – como no uso do choro, irritação ou força bruta -(martelar esse bloco até ele entrar no buraco), a criança pouco flexível pode forçar o meio (Pais e Casa) a viverem em sua função, reinando como em “País das Maravilhas”, tão maluco e desordenado como o de Alice.

Participe da enquete “Como é o seu Filho?”

Espero ter ajudado, e deixem seus comentários em caso de dúvidas ou sugestões.

Respondo assim que puder!

Me siga também na página do Facebook.

Dr. Christian Helfstein

Médico Pediatra – CRM/SP 119.947

Limeira – São Paulo

banner novo - telemedicina

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s