Vermes adoram as crianças e sua imunidade imatura, mas principalmente pela sua incapacidade de manter a mão suja ou outros objetos longe da boca.
A transmissão de Vermes é quase sempre fecal-oral, ou seja, a ingesta de ovos do verme que estavam presentes nas fezes de alguém. Sim, a maioria dos vermes é exclusivamente humano, somente uma pessoa consegue contaminar a outra através de suas fezes.
Isso pode ocorrer devido a mãos sujas ou objetos, mas também através de alimentos e água contaminada. A higiene das pessoas e o saneamento básico (água tratada, coleta e tratamento do esgoto) praticamente erradicam a verminose de uma localidade.
Em alguns países africanos, as entidades como o Médico sem Fronteiras e afins medicam as crianças que frequentam as escolas a cada 3 meses e mesmo assim ainda encontram casos de infestações maciças de vermes.
Hoje em dia no Brasil, pelo menos em cidades maiores do Sul, Sudeste e Centro-oeste, a ocorrência de casos graves de verminoses com Anemia, Obstrução Intestinal e Desnutrição é rara.
Eu gosto de tratar todas as crianças anualmente após 1,5 anos se vão para a escola e 2 anos se ficam em casa. Acho muito temerário acreditar na nossa capacidade de vigiar as crianças e tudo o que põe na boca.
Os exames de fezes são importantes mas apresentam baixa positividade se não forem coletadas pelo menos três amostras e eu, particularmente, acho uma prática de difícil execução e por isso eu não peço exames de fezes rotineiramente.
Historinha!!!
Não pense que verme é algo de gente porca ou pobre.
Tenho uma amiga que na época de universitária estava feliz e contente passeando pelo shopping quando sentiu algo estranho lá atrás. Foi ao banheiro achando que estava menstruada, suja ou sem idéia na real e para a surpresa dela tinha uma lobriga dizendo “Oiii” meio para dentro e meio para fora.
Nessa figura temos o oxiurus ou enterobios.
Pensa bem antes de não tomar remédio anual para verme!! Você até pode ser limpinho mas e aquele lanche que vc comeu, aquela água ou refrigerante que comprou na rua ou seja, qualquer coisa que vc tenha comprado pode estar contaminado se a pessoa que manuseou não teve higiene.
Tipos de Vermes Básicos
- Oxiuríase: mais comum de todos dando muita coceira ou incomodo no bumbum ou corrimento em meninas. Parece um fio de cabelo branco pequeno e não aparece nos exames de fezes.
- Lombriga: vermes no formato de espaguete de 10 – 20 centímetros e podem levar a alterações nutricionais se em grande quantidade. Veja elas saindo pelo nariz e boca, além de obstruir o intestino … Só vi uma vez uma infestação tão grande!
- Ancilostoma: primo da lombriga mas gosta de dar anemia.
- Giardíase: não é um verme mas sim um protozoário. Leva a alterações absortivas e é chato de tratar, seus sintomas são dor na barriga importante e frequente, alteração na consistência das fezes com diarréia e fezes normais sem motivo aparente. Não é visível a olho nú!!!
- Mesmos sintomas de Intolerância a Lactose, saiba mais aqui.
- Bicho geográfico (figura abaixo) que na realidade é um verme de cães que por não conseguir nos infestar faz um caminho por nossa pele com muita coceira. Meu filho tem 1x ao ano por adorar brincar na areia e as pessoas não entenderem que não podem deixar animais evacuando na areia aonde crianças brincam como praças, praia e etc.
- Existem outros vermes mas não são tão comuns.
Tratamento
-
- Rotina Anual (objetivo é matar os mais comuns):
- Albendazol 400mg – 1 unidade (comprimido ou frasco) dose única
- Annyta ou Tanisea: 0,375 ml por dose 2x ao dia por 3 dias
- Oxiuriase e Lombriga: idem ao anual
- Giardíase (mais chato de tratar)
- Albendazol 400 ml – 1 unidade por dia por 5 dias
- Annyta ou Tanisea: 0,375 ml por dose 2x ao dia por 5 dias
- Metronidazol:
- 1 a 5a: 5 ml 2x ao dia por 5 dias
- > 5 anos: 5 ml 3x ao dia por 5 dias
- Ancilostoma:
- Albendazol 400 ml – 1 unidade por dia por 3 dias
- Annyta ou Tanisea: 0,375 ml por dose 2x ao dia por 3 dias
- Bicho Geográfico:
- Ivermectina nos maiores de 14 kg, sendo 0,5 cp para cada 14 quilos em dose única
- Tiabendazol pomada nos menores de 14 kgs
- Rotina Anual (objetivo é matar os mais comuns):
Prevenção
A prevenção da verminose é basicamente a utilização de água tratada, fervida ou filtrada, a esterelização de alimentos crus como frutas e legumes em uma solução de água e vinagre ou candida por 15 min e no caso das crianças, lavar as mãos e evitar chupar dedos, roer unhas ou colocar muito a mão na boca.
Abraços!!
Dr. Christian Helfstein
Médico Pediatra – CRM/SP 119.947
Limeira – São Paulo
Meu nome é Maria, meu filho tem 1e 7meses saiu no cocô dele uma lumbriga, que tipo de medicamentos posso dar a ele .onde moro não tem pediatras ,não sei o que fazer
CurtirCurtir
Meu filho de 7 anos está com estufamento abdominal, diarreia/fezes normal, tosse,coceira no ânus,náuseas e dor aguda na barriga e perda de peso e apetite completamente. Qual verme ele poderia estar e qual seria o remédio adequado para dar ele?
CurtirCurtir
boa noite meu bebe tem 5 meses e eu gostaria de saber se posso tomar ou dar remedio de verme para ele , e qual seria.
CurtirCurtir
Bom dia
Eu acho que nessa idade é impossível controlar o que nossos filhos poem na boca.
Eu gosto do albendazol mas pode usar o annita também.
As doses estão descritas na página.
Abraços
CurtirCurtir
Oi Doutor,
Meu filho tem 2 anos e 6 meses, e nunca teve verme, sempre tive essa dúvida se deve ou não dar remédio para verme.
Neste caso eu poderia dar algum para prevenção?
Muito obrigada.
Vanessa.
CurtirCurtir