Vermes adoram as crianças e sua imunidade imatura, mas principalmente pela sua incapacidade de manter a mão suja ou outros objetos longe da boca.

A transmissão de Vermes é quase sempre fecal-oral, ou seja, a ingesta de ovos do verme que estavam presentes nas fezes de alguém. Sim, a maioria dos vermes é exclusivamente humano, somente uma pessoa consegue contaminar a outra através de suas fezes.

Isso pode ocorrer devido a mãos sujas ou objetos, mas também através de alimentos e água contaminada. A higiene das pessoas e o saneamento básico (água tratada, coleta e tratamento do esgoto) praticamente erradicam a verminose de uma localidade.

Em alguns países africanos, as entidades como o Médico sem Fronteiras e afins medicam as crianças que frequentam as escolas a cada 3 meses e mesmo assim ainda encontram casos de infestações maciças de vermes.

Hoje em dia no Brasil, pelo menos em cidades maiores do Sul, Sudeste e Centro-oeste, a ocorrência de casos graves de verminoses com Anemia, Obstrução Intestinal e Desnutrição é rara.

Eu gosto de tratar todas as crianças anualmente após 1,5 anos se vão para a escola e 2 anos se ficam em casa. Acho muito temerário acreditar na nossa capacidade de vigiar as crianças e tudo o que põe na boca.

Os exames de fezes são importantes mas apresentam baixa positividade se não forem coletadas pelo menos três amostras e eu, particularmente, acho uma prática de difícil execução e por isso eu não peço exames de fezes rotineiramente.

verme

Historinha!!!

Não pense que verme é algo de gente porca ou pobre.

Tenho uma amiga que na época de universitária estava feliz e contente passeando pelo shopping quando sentiu algo estranho lá atrás. Foi ao banheiro achando que estava menstruada, suja ou sem idéia na real e para a surpresa dela tinha uma lobriga dizendo “Oiii” meio para dentro e meio para fora.

Nessa figura temos o oxiurus ou enterobios.

Pensa bem antes de não tomar remédio anual para verme!! Você até pode ser limpinho mas e aquele lanche que vc comeu, aquela água ou refrigerante que comprou na rua ou seja, qualquer coisa que vc tenha comprado pode estar contaminado se a pessoa que manuseou não teve higiene.

Tipos de Vermes Básicos

  1. Oxiuríase: mais comum de todos dando muita coceira ou incomodo no bumbum ou corrimento em meninas. Parece um fio de cabelo branco pequeno e não aparece nos exames de fezes.verme 1
  2. Lombriga: vermes no formato de espaguete de 10 – 20 centímetros e podem levar a alterações nutricionais se em grande quantidade. Veja elas saindo pelo nariz e boca, além de obstruir o intestino … Só vi uma vez uma infestação tão grande!
  3. Ancilostoma: primo da lombriga mas gosta de dar anemia.
  4. Giardíase: não é um verme mas sim um protozoário. Leva a alterações absortivas e é chato de tratar, seus sintomas são dor na barriga importante e frequente, alteração na consistência das fezes com diarréia e fezes normais sem motivo aparente. Não é visível a olho nú!!!
  5. Bicho geográfico (figura abaixo) que na realidade é um verme de cães que por não conseguir nos infestar faz um caminho por nossa pele com muita coceira. Meu filho tem 1x ao ano por adorar brincar na areia e as pessoas não entenderem que não podem deixar animais evacuando na areia aonde crianças brincam como praças, praia e etc.verme 2
  6. Existem outros vermes mas não são tão comuns.

Tratamento

    • Rotina Anual (objetivo é matar os mais comuns):
      • Albendazol 400mg – 1 unidade (comprimido ou frasco) dose única
      • Annyta ou Tanisea: 0,375 ml por dose 2x ao dia por 3 dias
    • Oxiuriase e Lombriga: idem ao anual
    • Giardíase (mais chato de tratar)
      • Albendazol 400 ml – 1 unidade por dia por 5 dias
      • Annyta ou Tanisea: 0,375 ml por dose 2x ao dia por 5 dias
      • Metronidazol:
        • 1 a 5a: 5 ml 2x ao dia por 5 dias
        • > 5 anos: 5 ml 3x ao dia por 5 dias
    • Ancilostoma:
      • Albendazol 400 ml – 1 unidade por dia por 3 dias
      • Annyta ou Tanisea: 0,375 ml por dose 2x ao dia por 3 dias
    • Bicho Geográfico:
      • Ivermectina nos maiores de 14 kg, sendo 0,5 cp para cada 14 quilos em dose única
      • Tiabendazol pomada nos menores de 14 kgs

Prevenção

A prevenção da verminose é basicamente a utilização de água tratada, fervida ou filtrada, a esterelização de alimentos crus como frutas e legumes em uma solução de água e vinagre ou candida por 15 min e no caso das crianças, lavar as mãos e evitar chupar dedos, roer unhas ou colocar muito a mão na boca.

Abraços!!

Dr. Christian Helfstein

Médico Pediatra – CRM/SP 119.947

Limeira – São Paulo

3 comentários sobre “Verminoses

  1. Oi Doutor,
    Meu filho tem 2 anos e 6 meses, e nunca teve verme, sempre tive essa dúvida se deve ou não dar remédio para verme.
    Neste caso eu poderia dar algum para prevenção?
    Muito obrigada.
    Vanessa.

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s