Clique aqui para saber as Novidades

Vermes adoram as crianças e sua imunidade imatura, mas principalmente pela sua incapacidade de manter a mão suja ou outros objetos longe da boca.

A transmissão de Vermes é quase sempre fecal-oral, ou seja, a ingesta de ovos do verme que estavam presentes nas fezes de alguém. Sim, a maioria dos vermes é exclusivamente humano, somente uma pessoa consegue contaminar a outra através de suas fezes.

Isso pode ocorrer devido a mãos sujas ou objetos, mas também através de alimentos e água contaminada. A higiene das pessoas e o saneamento básico (água tratada, coleta e tratamento do esgoto) praticamente erradicam a verminose de uma localidade.

Em alguns países africanos, as entidades como o Médico sem Fronteiras e afins medicam as crianças que frequentam as escolas a cada 3 meses e mesmo assim ainda encontram casos de infestações maciças de vermes.

Hoje em dia no Brasil, pelo menos em cidades maiores do Sul, Sudeste e Centro-oeste, a ocorrência de casos graves de verminoses com Anemia, Obstrução Intestinal e Desnutrição é rara.

Eu gosto de tratar todas as crianças anualmente após 1,5 anos se vão para a escola e 2 anos se ficam em casa. Acho muito temerário acreditar na nossa capacidade de vigiar as crianças e tudo o que põe na boca.

Os exames de fezes são importantes mas apresentam baixa positividade se não forem coletadas pelo menos três amostras e eu, particularmente, acho uma prática de difícil execução e por isso eu não peço exames de fezes rotineiramente.

Tipos de Vermes Básicos

  1. Oxiuríase: mais comum de todos dando muita coceira ou incomodo no bumbum ou corrimento em meninas. Parece um fio de cabelo branco pequeno e não aparece nos exames de fezes.
  2. Lombriga: vermes no formato de espaguete de 10 – 20 centímetros e podem levar a alterações nutricionais se em grande quantidade.
  3. Ancilostoma: primo da lombriga mas gosta de dar anemia.
  4. Giardíase: não é um verme mas sim um protozoário. Leva a alterações absortivas e é chato de tratar, seus sintomas são dor na barriga importante e frequente, alteração na consistência das fezes com diarréia e fezes normais sem motivo aparente
  5. Existem outros vermes mas não são tão comuns.

Tratamento

    • Rotina Anual (objetivo é matar os mais comuns):
      • Albendazol 400mg – 1 unidade (comprimido ou frasco) dose única
      • Annyta ou Tanisea: 0,375 ml por dose 2x ao dia por 3 dias
    • Oxiuriase e Lombriga: idem ao anual
    • Giardíase
      • Albendazol 400 ml – 1 unidade por dia por 5 dias
      • Annyta ou Tanisea: 0,375 ml por dose 2x ao dia por 5 dias
    • Ancilostoma:
      • Albendazol 400 ml – 1 unidade por dia por 3 dias
      • Annyta ou Tanisea: 0,375 ml por dose 2x ao dia por 3 dias

Prevenção

A prevenção da verminose é basicamente a utilização de água tratada, fervida ou filtrada, a esterelização de alimentos crus como frutas e legumes em uma solução de água e vinagre ou candida por 15 min e no caso das crianças, lavar as mãos e evitar chupar dedos, roer unhas ou colocar muito a mão na boca.

Abraços!!

Dr. Christian Helfstein

Médico Pediatra – CRM/SP 119.947

Limeira – São Paulo

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s