Clique aqui para saber as Novidades

A Utilização de Vitaminas para as crianças é uma causa frequente para a realização de consultas na Pediatria, principalmente após 1 ano de idade quando as crianças passam por um processo de “suposto” emagrecimento, pois dessa idade até a adolescência, a criança cresce mais do que engorda, dando a impressão de estar a cada dia mais magra.

Aos Pais preocupados com a suposta magreza do filho, eu sugiro realizarem a conta do IMC:

IMCQualquer valor entre 13 e 17, aproximadamente, até os 9 ou 10 anos é normal. Exemplificando, uma criança de 4 anos e 1 metro de altura pode (sim, acreditem !!!) apenas 13 kg, e ser absolutamente saudável.

Agruparei as Vitaminas e os Sais Minerais utilizados de rotina nas crianças em conjunto pois as suas indicações são muito parecidas. Basicamente, as crianças dependem da transferência materna de Vitaminas e Sais Minerais nos últimos 3 meses de gravidez para que possam um reserva para os primeiros meses de vida, portanto, bebês prematuros, de baixo peso ou de  mães com deficiência de vitaminas estão sob risco de apresentar deficiências importantes no primeiro ano de vida.

youtube banner WP

As Vitaminas podem ser divididas da seguinte maneira:

  • Lipofílicas ou de armazenamento na gordura são as Vitaminas A, D, E, K e tanto a sua falta como o seu excesso podem ser deletérios. Essas vitaminas, quando complementadas, devem ser ministradas com cuidado e nunca deixadas ao alcance das crianças.
  • Hidrofílicas são facilmente dissolvidas em água e portanto podem ser eliminadas com facilidade pelo nosso corpo em caso de excesso sendo as Vitaminas do Complexo B e a Vitamina C as mais conhecidas.

As Vitaminas e os Sais Minerais podem ser suplementados em conjunto ou individualmente dependendo da indicação e da necessidade das crianças. Em crianças normais, a utilização desses medicamentos ocorre geralmente até os 2 anos de idade.

Existem três tipos de uso dessas Vitaminas ou Sais Minerais:

  • Preventivo: ocorre em prematuros, bebês menores de seis meses que tomam leite de vaca integral e em todas as crianças de 6 meses aos 2 anos de vida. Esse será abordado abaixo.
  • Corretivo: depois de constatada a deficiência de determinado elemento (geralmente após exame de sangue), cujo tratamento dependerá do elemento em falta.
  • “Para Dar Apetite”: jeito preferido de avós e vizinhos de plantão. Não existe comprovação cientifica que Vitaminas aumentam o apetite de qualquer criança ou que engordam e etc. Esse uso deve ser evitado.

Abaixo irei explicar de maneira pormenorizada quando e como devemos utilizar cada tipo de Vitamina.

Preventivo

Todas as Crianças entre 6 meses e 2 anos de Vida

Após o inicio da alimentação complementar é necessário a introdução de algum sal de ferro para a prevenção de Anemia. Isso é necessário porque estudos comprovam que mais de 50% das crianças brasileiras entre 8-12 meses apresentam Anemia ou Deficiência de Ferro.

A prevenção é feito com um dos seguintes medicamentos:

  • Sulfato Ferroso: único distribuído gratuitamente na maioria das cidades. Tem a pior absorção de todos os sais de ferro que é ainda piorada pela ingesta de leite (materno ou de vaca) com menos de 1 hora de distância da tomada do mesmo. Além de tudo tem um sabor horrível.
  • Ferros Quelados: são sais de ferro especiais em que é realizado um processo químico que facilita a absorção desse ferro pelo nosso organismo. Tem maior concentração e principalmente são muito mais gostoso.
  • Todos esses medicamentos mancham a roupa, portanto devem ser dados preferencialmente misturados em sucos ou na comida, e também podem manchar o dente, portanto os dentes devem ser sempre limpos após a administração desses Sais de Ferro

Doses:

  • Sulfato Ferroso (1mg/gota): dar 1 gota por quilo de peso.
  • Noripurum/Neutrofer/Ultrafer/Combiron (2,5mg/gota): dar 1 gota a cada 2,5 quilos de peso ou 1 ml para cada 10 quilos de peso.
  • No caso de prematuros, a dosagem preconizada especificamente para eles deve ser seguida, veja abaixo.

Prematuros

Esses medicamentos são necessários pois a maior parte dos sais minerais e vitaminas são recebidos pelo feto nos últimos três meses de gravidez, período em que a criança prematura já havia nascido.

Devem utilizar os medicamentos abaixo desde 1 mês até completar 2 anos de vida:

  • Protovit, Growvit ou outro polivitamínico equivalente: 12 gotas ao dia até completar 2 anos.
  • Sal de Ferro ou equivalente de ferro quelado: dosagem vai depender do peso de nascimento
    • Menor que 1 quilo: 4 mg por quilo de peso ao nascimento ao dia
    • Entre 1 e 1,5 quilos: 3 mg por quilo de peso ao nascimento ao dia
    • Maior que 1,5 quilos: 2 mg por quilo de peso ao nascimento ao dia

Aleitamento Materno Exclusivo

Devido à alta taxa de mães apresentando deficiência de vitaminas A e D é recomendada a suplementação dessas criança com medicamentos como o Adtil 2 gotas/dia até 1 ano de idade.

O Adtil não deve ser utilizado em associação com polivitamínicos pois os mesmo também apresentam vitaminas A e D na formulação e por se tratarem de Vitaminas lipofílicas, o risco de acúmulo existe.

Leite de Vaca no Primeiro Ano de Vida

Devido a ausência de certas substâncias no leite de vaca integral, ou seja, leite de saquinho, caixinha ou em pó integral,  é necessário a utilização dos seguintes medicamentos desde o inicio do uso do leite, independente da idade:

  • Sais de Ferro: mesmas medicações e doses descritas para crianças acima de 6 meses.
  • Polivitamínico: o mais comumente utilizado é o Protovit ou Growvit com a dosagem de 12 gotas/dia até a criança completar 1 ano de vida.

Corretivo

O tratamento vai depender da vitamina que a criança apresentar deficiência.

A deficiência de vitaminas é muito incomum na criança saudável devido a sua dieta ser baseada, teoricamente, em alimentos saudáveis como frutas e legumes.

Sempre devemos pesquisar doenças renais, intestinais, digestivas ou erros alimentares graves no caso de deficiência na criança.

Para Dar Apetite ou Melhorar a Imunidade

Vitaminas e Sais Minerais não dão apetite ou engordam e a principal comprovação é que uma criança que come frutas e legumes em grande quantidade, e cujos Pais controlam as besteiras que ele pode comer sempre vai pesar menos que uma criança que vive de comer pão e leite, sem aceitar qualquer fruta ou vegetal. A primeira criança como muito mais vitaminas e sais minerais do que a segunda, porém o que nos faz engordar é o acúmulo de calorias, e o leite, pão e alimentos industrializados são campeões nas calorias.

Algumas “Vitaminas” aumentam o apetite da criança, mas não pela presença das vitaminas, mas por apresentarem algum medicamento que induz a fome. Normalmente os medicamentos escolhidos são anti-alérgicos e seus efeitos colaterais são sedação, obesidade e aumento do risco de acidentes na criança. Um dos mais conhecidos é o Apevitin que apresenta a Ciproeptadina (clique aqui para saber mais).

E mais, vitamina C não melhora a imunidade de ninguém e complexo B não engorda e nem protege contra picadas de insetos.

Resumindo, nenhuma criança, exceto se doente, deixa de comer, evoluímos milhões de anos buscando a sobrevivência. Não subestime a inteligência de seu filho! Se seu filho não quer comer, ele simplesmente não está com fome, ou seja, ele já comeu alguma coisa que ele julga muito mais gostoso que a sua comida.

Dr. Christian Helfstein

CRM/SP 119.947

Textos Relacionados

Novidades para Você!Consultório VirtualRefluxo GastroesofágicoCausas de Choro no BebêO Sono Normal das CriançasFebreConstipaçãoGripe

Banner - telemedicina

123 comentários sobre “Uso de Vitaminas na Infância

  1. Bom dia Thais

    A única vitamina utilizada nessa idade é o ferro, saiba mais no pediatriavirtual.com/vitaminas/
    Ele não vai comer mais ou menos devido ao uso do growvit já que a causa da falta de apetite é a dor do nascimento dos dentes.
    Use analgésicos ou equivalentes para o dente. Saiba mais no pediatriavirtual.com/dente/

    Se quiser respostas mais rápidas, teste o serviço de telemedicina com esclarecimento de dúvidas em poucas horas, saiba mas no pediatriavirtual.com/telemedicina/
    Abraços

    Curtir

  2. Meu filho tem 11 meses está numa fase muito difícil nada quer comer, por causa dos dentes, no momento comecei dar um suplemento vitamínico, grow vit BB, posso continuar cm esse suplemento? Ela faz ele sentir fome? O que vc me indicaria?

    Curtir

  3. Bom dia
    Teoricamente seu filho não precisaria tomar nenhuma vitamina exceto o ferro, como combiron, neutrofer, dexfer e etc
    As vitaminas do protovit saem no xixi se em excesso portanto se quiser dar é só usar 12 gts ao dia mas não precisa realmente.
    Se quiser respostas mais rápidas, experimente o serviço de consultoria descrito no pediatriavirtual.com/telemedicina/ … custa bem menos do que imagina
    Abraços

    Curtir

  4. Olá…
    Meu filho tem 1 ano e 6 meses, está muito ruim para comer.
    Qual vitamina devo dar ?
    Ele não está tomando nenhuma vitamina e nenhum ferro, ele tem que tomar ? Qual?
    Desde ja obrigada.

    Curtir

  5. Boa tarde!gostaria de saber se posso dar protoviti pro meu bebe ,ele tem 1 ano e 2 meses.eu dava neutrofer fólico q o pediatra passou durante 6meses já dei agora comprei um protoviti por conta própria posso dar ,como usar e por quanto tempo?

    Curtir

  6. Bom dia
    Se a correção foi correta, ele deve comer normalmente é portanto ter peso e altura normais.
    Se a correção não deu muito certo, uma vitamina não vai ajudar pois o problema será de deglutição e não de fome.
    Eu aconselho o milnutri complete nesses casos como suplementação 1 ou 2x ao dia dependendo do peso.
    Abraços

    Curtir

  7. Boa tarde Dr.
    Meu filho nasceu com atresia de esôfago, já fez a correção, eu gostaria de saber um bom polivitaminico para meu filho que tem 3 anos?
    Obrigada

    Curtir

  8. Bom dia
    Existem crianças que amadurecem mais lentamente e por isso parecem pequenas e magras para a idade.
    O ideal, antes de qualquer vitamina, seria ele passar por uma avaliação é assim saber se apresenta ou não altura e peso normais
    Dê uma olhada no PV/altura-peso-normal/
    Abraços

    Curtir

  9. Dr.minha bebê de 2 anos teve dengue mais graças a Deus esta bem e se recupera em casa porém ela esta com um pouco de anemia e com falta de apetite queria saber se posso dar uma vitamina pra abrir o apetite e que tenha ferro…

    Curtir

  10. Bom dia
    Normalmente não utilizamos vitaminas nessas idades simplesmente por não serem necessárias.
    As crianças nessa faixa etária devem ser magras com as costelinhas quase aparecendo.
    Dê uma olhada no pediatriavirtual.com/fome/ se acha que elas não comem direito e no pediatriavirtual.com/altura-peso-normal/ para avaliar se o peso e a altura são normais para a idade.

    Se quiser respostas mais rápidas, o Pediatria Virtual disponibiliza um serviço de telemedicina com as mensagens sendo respondidas em no máximo algumas horas. Acesse pediatriavirtual.com/telemedicina/ para saber mais … Preços variando de 10 a 40 reais dependendo do período contratado.
    Abraços

    Curtir

  11. Bom dia
    Como você ressaltou, você e o marido são baixos portanto não podemos esperar que ela tenha 1,80 m de altura.
    A altura minima para a idade é de 105 cm e o peso de 15 kgs ou seja, ela tem peso e altura normais, projetando uma altura final de 155, ou seja, como você. O indice de peso IMC é de 15, exatamente a média da idade.
    Dá uma lida no https://pediatriavirtual.com/altura-peso-normal/
    Ela tem peso, altura e exames normais, portanto não precisa de novos exames e nem de vitaminas.
    Eu sugiro um Rx de idade óssea para confirmar a altura projetada.

    Sobre a alimentação, nessa fase crianças comem pouco e os baixinhos ainda menos, saiba mais no pediatriavirtual.com/fome/

    Numa próxima oportunidade, se preferir uma resposta mais rápida, ou seja, no máximo em algumas horas, você pode contratar o serviço de telemedicina com valores variando de 10 e 40 reais, dependendo do período contratado. Respondo via Email ou Facebook/Messager … saiba mais clicando no https://pediatriavirtual.com/telemedicina/

    Abraços

    Curtir

  12. Bom Dia
    Não existe uma vitamina melhor ou pior para crianças dessa idade já que não existe recomendação do uso de vitaminas a partir dos 2 anos exceto no caso de deficiência comprovada através de exames ou suspeita clínica.

    Se você acha que seu filho ou filha come mal ou pouco, lembre-se que crianças apresentam muita variação alimentar até o inicio da puberdade portanto se estiver crescendo e engordando a contento, dê uma lida no pediatriavirtual.com/fome/ que descreve o apetite das crianças e também o ganho de peso e altura normais para as diferentes idades.

    Não se preocupe que nenhuma criança morre de fome em uma casa que tem comida, mas se tiver oportunidade elas com certeza irão escolher o que consideram mais gostoso e não o mais saudável … seja mais seletiva na compra dos alimentos e metade dos seus problemas serão resolvidos.

    Numa próxima oportunidade, se preferir uma resposta mais rápida, ou seja, no máximo em algumas horas, você pode contratar o serviço de telemedicina com valores variando de 10 e 40 reais, dependendo do período contratado. Respondo via Email ou Facebook/Messager … saiba mais clicando no https://pediatriavirtual.com/telemedicina/

    Abraços

    Curtir

  13. Boa tarde Dr!
    Meu filho tem 11 anos, e eu estou achando a desenvoltura dele muito lenta, ele é bem magrinho, case não come direito. Gostaria de uma indicação de vitaminas que possa aumentar o apetite e que possa ajudar a ter um desenvolvimento melhor.

    Curtir

  14. Boa tarde dr tenho uma filha de 11 anos e outra de 7 anos elas podem tomar vitaminas e qual o senhor me indicaria pra idade delas

    Curtir

  15. Olá, gostei muito do seu site.
    Minha filha está tomando Combiron porque o pediatra disse que ela é muito pequena para a idade e muito magra. Os exames de sangue dela deram todos normais. Ela tem 1,08 e 17,5K. Raramente fica doente, tomou antibióticos somente 3 vezes até agora. Para mim ela é saudável, mas é uma criança que come pouco, admito. Eu e meu marido somos baixos (1,56 e 1,66 de altura). Quando a forço a “raspar” o prato, ela passa mal e vomita. Ela completa 6 anos agora em março. O pediatra quer refazer os exames em um espaço de 6 meses. Ando muito estressada com toda essa pressão e ela também. Afinal, ela realmente está muito baixa e magra? Grata pela atenção.

    Curtir

  16. Bom dia Polyanna
    Bem vinda de volta!!!

    Considerando virose no sentido de vômitos e diarréia, você pode dar o biozinc pois ele ajuda na resposta imunológica e reduz a duração das viroses.

    Numa próxima oportunidade, se preferir uma resposta mais rápida, ou seja, no máximo em algumas horas, você pode contratar o serviço de telemedicina com valores variando de 10 e 40 reais, dependendo do período contratado. Respondo via Email ou Facebook/Messager … saiba mais clicando no https://pediatriavirtual.com/telemedicina/

    Nesse caso, respondo como fazia antigamente no facebook com você e muitas ouras pessoas.

    Abraços

    Abraços

    Curtir

  17. Dr boa tarde , minha filha esta com uma virose , febre garganta inflamada , tosse de cachorro e rouca , eu posso dar o suplemento Bio Zinco a ela? ou devo parar quando esta com virose ? porque o ferro eu sei que nao posso dar , mas o Bio Zinco ?

    Curtir

  18. Olá,
    minha filha tem 4.7 anos e 17.8kg
    come muito bem e muita variedade de legumes/verduras( cerca de 12 tipos na semana) e frutas (7 tipos na semana)
    peixe…frango… ovo…bastante….
    ela.tomou a vacina da febre amarela ontem e estou com medo. ela esta super bem, mas xomo os infectos falam em mais de 10. dias oara possível manifestação do vírus ativo( raro mas possível). pergunto:
    é interessante entrar com.algum suplemento pra melhorar a imunidade ( ela faz uso de Piemonte 4mg) pois muito falam que os alimentos hoje, com as monoculturas e desgaste do solo, não dão o necessário ao corpo.

    obrigado

    Curtir

  19. Bom dia Pollyana
    Nesse intervalo entre a vacina aplicada e a a suposta segunda dose, o Brasil adotou a conduta da organização mundial de saúde e passou a aplicar a Vacina de febre amarela em dose única.
    A vacina que sua filha recebeu é a vacina completa pois só a partir de fevereiro será dada a vacina fracionada.
    Ela já está imunizada pelo resto da vida.
    Fique tranquila
    Dê uma olhada no pediatriavirtual.com/febre-amarela/
    Abraços

    Curtir

  20. Ola boa tarde ! Estou em duvida em questao da vacina da febre amarela . A minha filha completou 4 anos , a primeira dose que ela recebeu da vacina de febre amarela foi na campanha do ano passado 2017 com 3anos de idade , tomou dose fracionada de 1ml na campanha . Sempre dou vacinas na propria pediatra no particular por isso ainda nao tinha tomado essa vacina , e nao tive orientaçao para ir ao posto de saude para aplicar essa dose antes com 9 meses . Quando tomou a dose da febre amarela no posto de saude na campanha 1ml , eles marcaram para retornar com 4 anos novamente , para receber a segunda dose , eu fui ao posto assim que completou 4 anos , e me disseram que nao precisava mais . Mas pelo que sei só nao precisa tomar mais a vacina a criança que recebeu a dose de 5 ml. Aqui na minha cidade nao tem a vacina no particular só tem no publico . O que acontece se eu quiser aplicar a vacina novamente ?

    Curtir

  21. Bom dia
    O apevitim é um polivitaminico associado ao estimulante de apetite.
    A união dos dois não faz sentido.
    O problema de seu “bebê” é justamente o excesso de leite. O ideal é 0.5 litros ao dia nessa idade.
    Reduza o leite é para de se estressar com isso. Ninguém passa fome em uma casa que tem comida.
    Abraços

    Curtir

  22. Minha bebe tem 2 anos e meio. la toma as vezes o Apevitin, mas as vezes funciona e outras vezes nao. Minha cunhada dá o Apevitin+Vitawin 2 para a bebe dela. Gostaria de saber se posso dar essas duas vitaminas juntas, pelo que ela me disse, uma serve para abrir o apetite do bebe e a outra para repor vitaminas que ele tem deficiencia. ( Minha bb nao come direito, so que a mamadeira)

    Curtir

  23. Bom dia
    Após os 2 anos, a seletividade, escolha dos alimentos, e a variabilidade da quantidade é a regra.
    Se ele está engordando e crescendo normalmente, vocês não precisam se preocupar.
    Dê uma olhada no pediatriavirtual.com/fome/ e no pediatriavirtual.com/altura-peso-normal/ para saber as características da alimentação nessa idade e também se o peso e a altura são normais para essa idade.
    Abraços

    Curtir

  24. Boa tarde Doutor,
    sou Claudiney de Paula,Meu Filho Samuel tem 2 anos e 6 meses tem semana que ele come super bem mas tem época que não quer comer nada,ele mama no peito da mãe ainda e tenta substituir o alimento.tentamos de todas as formas e tipos de comidas mas ainda sim ele não quer comer e pede mamadeira,sucos e poucas frutas.
    gostaria de saber qual e a melhor vitamina que posso dar ele para aumentar o apetite.

    Curtir

  25. Boa noite!
    Dr. minha filha tem 6 meses, quase 7. O primeiro pediatra dela receitou Vitawin 1 desde 1 mês de vida (10 gotas 1x por dia). Fui em outro Pediatra e ele receitou o Vitawin 2, a final devo dar o Vitawin 1 ou o 2?

    Curtir

  26. Bom dia
    Não vai atrapalhar em nada visto que a Intolerância a Não causa nenhuma deficiência nutricional.
    Lembrando que nenhum animal toma leite na vida adulta exceto o ser humano e mesmo assim roubamos da vaca e seu bezerro. Rsrsrs
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/intolerancia-lactose/ que eu falo mais sobre o assunto
    Verifique se ela é realmente baixinha no pediatriavirtual.com/altura-peso-normal/
    Abraços

    Curtir

  27. Olá Dr. , minha filha tem 9 anos, e tem intolerancia a lactose. Isso pode atrapalhar o crescimento dela? visto que ela tem baixa estatura?

    Curtir

  28. Bom dia
    Minha filha tem 1 ano e 6 meses, come de tudo, muito bem, verduras, frutas, todos os tipos de proteína, confesso que não lhe dou todos os dias a vitamina que a pediatra passou pois ela tem um pouco de resistência para tomar remédios, o fato de não dar essa vitamina pode causar algum problema futuro de desenvolvimento uma vez que ela se alimenta direito( não come doce, bolachas recheadas, refrigerante, sucos industrializados, seu peso está ótimo para a idade, ainda toma leite – Milnutri)… estou com a minha consciência pesada por não estar seguindo o que a medica orientou.

    Curtir

  29. Bom dia!
    Minha filha tem 5.2 kg com 1 mês e 2 semanas e está tomando Vitawin 1 porém esta vitamina está em falta em todas as farmácias de São Paulo. Gostaria de saber se existe alguma vitamina substituta.
    Obrigada.

    Curtir

  30. Bom dia
    A dosagem conforme a bola é de 7.5 ml 2x ao dia.
    Existem vários medicamentos para estimular a imunidade como bronchovaxon, imunoflan, leucogen e umckam.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/imunidade/
    Como ela tem problemas pulmonares, vale a pena vc ler um pouco sobre isso no pediatriavirtual.com/asma-bronquite/
    Abraços

    Curtir

  31. Dr bom dia !! Eu gostaria de estar dando o leucogem a minha filha de anos , ela sofre muito com problemas respiratorios , e agora no verao parou de usar o piemonte , mas sempre esta com amidalas inchadas e tosse , e nariz obstruido, sinusite etc … Gostaria de saber se o leucogem engorda ou deixa a criança obesa ? E quantos ml de leucogem de dar a criança de 4 anos e 17 kilos ?

    Curtir

  32. Bom dia ! Dr vc conheçe o suplemento Dayvit kids ? minha filha tem 4 anos , comecei a usar ele pois no intuito de repor as vitaminas no organismo , mas ela faz uso do ferro no almoço devido a anemia . Gostaria de saber como posso administrar a Dayvit e se ela abre o apetite , pois nao gostaria de vitaminas que abrem apetite e que aumentam o peso .

    Curtir

  33. Bon dia
    Sim, dependendo dos componentes da vitamina pode ocorrer um bócio mas existem outras possibilidades para aumento no pescoço. Você precisa levar ela para uma avaliação médica.
    A maioria das crianças de 10 anos já tem peso que possibilita o uso de medicações de adulto.
    Abraços

    Curtir

  34. Olá dr dei para minha filha vitamina para adulto ela tem dez anos , pois o farmacêutico disse que não haveria problema por se tratar de vitamina , depois de tomar um mês a vitamina notei um aumento no pescoço na região da tireóide , a vitamina por ser de adulto pode ter desregulado a tireóide dela ou não tem essa possibilidade , desde já agradeço a atenção…

    Curtir

  35. Bom dia doutor amei essas informações.queria muito saber uma coisa meu filho tem 1 ano e 7 meses .ele toma vitawin2 .posso dar também protovit plus por favor preciso muito saber?

    Curtir

  36. Bom dia
    Nessa idade normalmente não é necessário a utilização de vitaminas exceto em casos raros e selecionados.
    Independentemente de qualquer coisa, teoricamente não existe contra indicação para o uso dessa medicação
    Se vai funcionar? eu acho pouco provável
    Abraços

    Curtir

  37. Bom dia
    Anemia com Ferritina baixa é causada por deficiência de ferro.
    Todos os ferros queladoa são iguais na eficácia, noripurum neutrofer mirafer ultrafer combiron e até o bom e velho sulfato ferroso desde que dado de maneira e doses corretas.
    A absorção de ferro é reduzida em contato com leite ou cálcio e melhora com alimentos ácidos.
    Ela não precisa de ácido fólico ou vitamina B12 provavelmente, pois sua deficiência é rara.
    Abraços

    Curtir

  38. Dr boa noite ! Minha filha de 3 anos e 10 meses nao melhora da anemia , a ferritina esta baixa . Qual é melhor para curar a anemia , neutrofer ou noripirum ? O neutrofer folico pode ser usado em criancas ? Sera que ele melhor para curar anemia ? E tem alguma vitamina b12 para crianca ?

    Curtir

  39. MEU FILHO TEM 6 ANOS MEDE 1,21CM PESA 23,7 GRAMAS . ESTOU PREOCUPADA POIS ACHO PERDEU 1,5 POIS TEVE UMA GRIPE E DEU UMA ESTICADA BOA. QUAL VITAMINA POSSO DAR A ELE E POSSO DAR NORIPURUN GRATA PELA ATENÇÃO.

    Curtir

  40. Bon dia
    Sempre que uma criança fica mais de 48 HS sem febre significa que a doença já melhorou e cedeu.
    A partir de então, a criança pode adquirir outra doença e ter febre e etc.
    O PCR e o número de leucócitos não é muito alterado, característico de Infecção leve.
    Abraços

    Curtir

  41. Boa tarde !! pode acontecer da febre voltar após uma semana , mesmo sendo viral ? O PCR 11,0 e leucocitos 12.700 numa criança de 3 anos e 10 meses com esse quadro de febre , nao usou antibiotico , pois a febre passou e ficou o resto da semana boa . Ai logo após 5 dias reclamou de dor de cabeça e apresentou uma febre . Corri e fiz os exames , entao deu PCR 11,0 e leucocitos 12,700 o que posso entender nesse resultado ?

    Curtir

  42. Bom dia
    Eu já tive experiência com todos esses medicamentos para estimular a imunidade e sempre existiram paciente que responderam.
    Por isso, eu me basiei em um artigo de revisão englobando centenas de crianças que utilizaram os mais variados medicamentos e apenas os medicamentos como bronchovaxon e paxoral foram positivos nesse estudo.
    Como disse, já usei leucogen, imunoflan, bronchovaxon, umckan e para falar a verdade todos parecem funcionar na maioria dos pacientes.
    Mas tenho que me basear em algum embasamento teórico para escrever meus artigos.
    Se sua filha ficou melhor com o leucogen, sem problemas, pode utilizar sem medo pois é uma excelente medicação
    Abraços

    Curtir

  43. Obrigada pela orientaçao . Bom eu ja vi no seu post sobre imunidade que o leucogem vc nao indica para aumentar a imunidade . Mas minha filha eu dei leucogem , ela ficou 12 meses sem usar nenhum tipo de antibiotico e sem infecçao . Ela ai depois disse usou o bronxovachon esse sim ela ficou numa crise , toda encatarrada , toda vez que iniciava os dez dias , até febre apresentou . E depois que fez o tratamento com ele , continuou pegando as gripes da mesma forma . Porque nao indica o leucogem ? Pois estou até pensado em fazer ele novamente .

    Curtir

  44. Bom dia
    A altura final da criança depende de alguns fatores como altura os pais, prematuridade, doenças crônicas e etc.
    A altura e peso mínimos para essa idade são 91 cm é 11.5 kg, mas a relação peso/altura é normal.
    Provavelmente ela é baixinha e magrinha por isso ou simplesmente é maturadora lenta ou crianças que crescem pouco por ano mas por muitos e muitos anos, sendo adultos de estatura normal mas crianças muito baixas.
    Vc precisa de uma avaliação médica para ter certeza.
    Existe um rx de idade óssea que indica a altura final esperada.
    Abraços

    Curtir

  45. boa tarde
    minha filha tem 3 anos e 5 meses ela pesa 11kg e tem 91 de altura. eu particularmente acho que ela esta abaixo do peso e pequena para idade, eu queria saber se tem uma vitamina que ajuda no desenvolvimento

    Curtir

  46. Dr , irei deixar minha pergunta nesse post , pois nao conseguir comentar no post adequado .Bom , minha filha de 3 anos e 10 meses, ja a 5 dias com uma tosse expectorando , aquele catarro que agarra na garganta , mas estava tudo bem . Tomou um banho de piscina e estava muito frio depois iniciou uma febre derrepente de 3 em 3 horas , no primeiro dia , levei na pediatra as amidalas estao inchadas e vermelhas , mas ainda nao apresentava nenhum ponto branco , mesmo assim receitou um antibiotico como moro longe se caso piorasse precisava usar . Depois começou um espaço de 6 horas e depois no inico do segundo dia um espaço de 10 hs e depois com 7 horas voltou novamente , e depois nao voltou mais , ja esta quase completando o terceiro dia , estou a espera da febre voltar para iniciar o antibiotico . Esse quadro é considerado viral ou bacteriano , devo iniciar logo o antibiotico ? pois sinceramente nao gosto de antibiotico , uso se for realmente preciso .

    Curtir

  47. Boa tarde Dr. a minha bb esta abaixo do peso ela está com 9.900kl,e está com 82cm
    e tem 1 ano e 10 meses gostaria de saber se eu posso dar alguma vitamina para ela e qual o senhor me indicaria.obrigada

    Curtir

  48. Boa noite
    Os ferros queladoa como o noripurum combiron neutrofer mirafer são bem absorvidos independentemente de associações a refeições, alimento ou outras medicações.
    Os alimentos ácidos melhoram a absorção de ferro e o cálcio piora.
    Não existe um horário melhor ou pior para a sua utilização.
    Abraços

    Curtir

  49. Ola boa tarde ! Minha filha tem tres anos usa vitamina C e noriporum ferro , dou a ela logo após o almoço , gostaria de saber qual o melhor horario para melhor absorçao do ferro , pois a ferritina dela esta baixa . E qual melhor forma de administrar o polivitaminico de minerais ? pois o polivitamico eu dou sempre depois que come alguma fruta.

    Curtir

  50. Bom dia
    Cada criança tem a sua estrutura corpórea portanto o fato de ser magro não significa muita coisa.
    Temos que observar o peso e altura que ele apresenta para avaliar se está raquítico é o ganho de peso para avaliar a alimentação.
    O peso para essa idade pode variar de 14 a 18 quilos se ele tiver a altura média da idade.
    Dê uma olhada no pediatriavirtual.com/altura-peso-normal/ e veja se seu filho tem ou não peso normal.
    Após os 2 anos a maioria das crianças têm pouco apetite sendo a regra básica quem almoça não janta, quem janta não almoça, eles tem alimentos preferidos e os comem mesmo sem fome, e são muito seletivos não comendo a maioria das coisas que oferecemos.
    Passe por uma avaliação médica para ficar mais tranquila.
    Abraços

    Curtir

  51. Boa tarde, gostaria de saber o que é bom para melhorar o apetite de criança, meu filho de 4 anos não sente fome, e se a gente o obriga a comer ele faz vômito, até hoje ainda não tivemos o prazer de vê-lo limpar o prato.
    por conta dessa falta de apetite ele é raquítico e cai com muita facilidade.
    por favor me ajude!

    Curtir

  52. Bom dia
    Não existe nenhuma comprovação de que a vitamina C tenham algum benefício na imunidade ou no combate a doenças mas por ser uma vitamina hidrossolúvel, todo o seu excesso sai no xixi ou seja, não tem nenhum problema se vc quiser dar, o máximo que vai acontecer é sair tudo no xixi.
    Abraços

    Curtir

  53. Olá Dr. Gostaria de tirar uma dúvida!
    É correto dar vitamina c, diariamente para crianças? Ela ajuda ou não à previnir gripes e resfriados?
    Tenho a impressão que quando paro de dar a vitamina c, para minha filha, ela fica resfriada com mais frequência.
    Poderia me esclarecer sobre isso, por favor?
    Desde já agradeço!

    Curtir

  54. Boa tarde Doutor.
    Meu Filho tem 11 anos e há pouco tempo teve Rotavírus e foi tratado com Anitta.
    Li sobre o remédio e vi que é muito forte. Ele precisa tomar alguma vitamina? Tipo do complexo B?
    Obrigada

    Curtir

  55. Boa tarde Doutor,
    Está tendo na minha cidade suplementação de vitamina A pelo SUS para crianças até 5 anos, meu filho tem 4 anos e se alimenta muito bem, há necessidade de realiza-la? obrigda

    Curtir

  56. Ola minha bebe tem 10 meses e toma neutrofer prev 1 ml por dia.
    Ela precisaria de mais alguma vitamina ou o neutrofer prev ja contem ferro e vitamina D Suficiente?

    Curtir

  57. Boa tarde doutor! É necessário o uso de adtil para lactentes em uso de leite artificial? Minha bebê tem quatro meses e faz uso de aptamil 1. Grata desde já!

    Curtir

  58. Bom dia
    O peso está normal sim. Dá uma olhada nas curvas no pediatriavirtual.com/altura-peso-normal/
    Em relação a anemia, todos os suplementos de fevre são bons, mas alguns tem sabor ruim e podem manchar roupas e dentes.
    Eu gosto do Combiron pois tem um bom custo benefício.
    Abraços

    Curtir

  59. Olá minha neta tem 1 ano e oito meses pesa 11 Kilo acho ela muito magrinha tá normal o peso dela?? Qual é o remédio bom pra anemia porque ela tá anêmica.

    Curtir

  60. oi,meu filho tem 1,30 de altura pesa 28 kg e 6 anos não come frutas e verduras com deveria,pois não gosta, ele esta bem ou não.

    Curtir

  61. Boa noite
    Após os 2 anos de idade não é necessário a utilização de vitaminas de rotina nas crianças
    Se estiverem crescendo e engordando normalmente.
    O peso é relacionado à altura e não a idade após os 2 anos, por isso é necessário saber as alturas .
    Dá uma olhada nas curvas de referência de peso e altura no pediatriavirtual.com/altura-peso-normal/
    Abraços

    Curtir

  62. Oi boa noite, tenho três filhos um de 10 dez anos que pesa 26kg, outro de 4 anos que pesa 16 kg e a caçula de 2 anos que pesa 11 kg. Eu queria saber se eles estão no peso adequado e o que posso dar pra eles de ferro e vitaminas. Para os mais novos comecei a dar Neutrofer Prev e para o mais velho o que dou?
    Tá certo o neutrofer vitamina E ferro. E suficiente as dosagens?

    Curtir

  63. Grata pela resposta doutor. Realmente meu filho tem uma imunidade ótima, porém vejo muitas mamães suplementando e fiquei com duvida se estou agindo corretamente privando alguns alimentos. Estou adorando o blog. Parabéns

    Curtir

  64. Bom dia
    A dieta de seu filho é muito boa e a única suplementação necessária é de ferro pelo risco de anemia.
    Você está fazendo tudo corretamente.
    Não existe a necessidade dá ingesta de leite de vaca e nem de carnes de frango e vaca, pois seu bebê já ingere alimentos que os substituem com vantagens (leite materno, peixes e grãos)
    Abraços e continuem assim

    Curtir

  65. Olá. Meu filho tem um ano e se alimenta super bem. Come legumes verduras grãos , peixe e frutas variadas! Optamos por não dar leite de vaca (ele ainda mama no peito) e nem carne vermelha e frango, (pois não consumimos aqui em casa), nem açúcares.
    Seria adequado suplementar com alguma vitamina? Ele toma sulfato ferroso. Esta no peso ideal, mas eu fiquei com vontade de suplementar, já que crescem rápido e necessitam de muitos nutrientes.

    Curtir

  66. Boa noite
    A anemia não é comum nessa idade e deve sempre ser tratada e investigada a causa.
    A mais comum é a deficiência de ferro causada pela baixa ingesta de carnea, ovos ou leguminosas como o feijão.
    O tratamento é com sulfato ferroso, noripurum, neutrofer, combiron e etc, todos Concentradoa de ferro, pois os polivotaminicos possuem pouco ferro na composição.
    Em relação ao peso, 21 quilos aos 4 anos é 1uase obesidade e aos sete anos, dependendo da altura dá crianca é normal.
    Dá uma olhada no pediatriavirtual.com/altura-peso-normal/ e checa se o peso não está normal em relação a altura.
    Abraços

    Curtir

  67. Olá a minha filha tem 7 anos e pesa 21 quilos desde os quatro anos de idade, ela não come nenhum tipo de carne e não vejo isso como um problema, porém ela também não come nenhum vegetal e frutas são algumas poucas. Já fomos ao pediatra e fizemos alguns exames e está dando uma fraca anemia. A cor da minha filha é amarela pálida. Posso dar alguma vitamina que tenha ferro? como: CLUSIVOL COMPOSTO, Vitawin 2 Vitawin 30 ml, Bioviton 400ml, Avitrin Ferro Coveli 15ml. Efim eu não fiquei satisfeito com a consulta no SUS, foram bem superficial e eu estou vendo que a recomendação (tentar dar carne apulso), não resolve o problema, primeiro que eu não faço isso e se ela não gosta de carne eu não vou dar, dou ovo que é o que ela come, mas é necessário essa fonte de ferro com outros alimentos, mas ela come super pouco (o que ela acha ser necessário e dar o alimento certo é uma guerra diária, pois ela não gosta de muita coisa e na maioria das vezes ela acha melhor só arroz e feijão e nada mais, nem ovo e isso não tem as vitaminas necessárias. O que posso fazer nessa situação?

    Curtir

  68. Bom dia
    A nutrifam é um polivitaminico que não é completo para essa idade.
    O mais importante nessa idade é a suplementação de ferro, como o combiron, noripurum, neutrofer, mirafer ou sulfato ferroso.
    Se ela estiver mamando ao seio ou usando fórmulas como Nan Aptamil nestogeno e etc não será necessária nenhuma outra vitamina.
    Se você estiver dando leite de vaca integral como Nan, saquinho ou caixinha, o ideal é você utilizar outra vitamina como o vitawin, proteína e o próprio nutrifam. O combiron já possui essas vitaminas.
    Nenhuma dessa vitaminas pode dar esses sintomas como a falta de sono e agitação.
    A deficiência de ferro pode dar esses sintomas já que ela é comum nessas idade principalmente em crianças que não utilizam suplementação de ferro.
    Abraços

    Curtir

  69. oi minha filha tem 8 meses estava dando a vitamina Nutrifan , mas ela fica muito nervosa e n dorme nem 20 minutos. qual outra vitamina posso dar a ela?

    Curtir

  70. Bom dia
    Normalmente as cólicas pioram progressivamente até os 45 dias de vida. Se ela não têm cólicas absurdas você pode usar apenas o paracetamol, além da compressa quente ou massagem.
    Colikids é a melhor medicação mas nem sempre precisa ser usada.
    Abraços

    Curtir

  71. Olá!
    Minha filha têm 18 dias e começou a ter cólicas, não tem uma frequência absurda, li na sua publicação que a Simeticona não tem grande efeito na melhora da mesma, levando em consideração isso, o sr acha interessante eu iniciar o uso de Colikids?
    Grata.

    Curtir

  72. Oi meu filho tem um mês e não levei ainda pra pediatra estou dando por conta própria nestogeneo 2 e p leite do peito mas sem vitaminas posso dar protovit e ultrafer ate marca c
    om pediatra. Ele nasceu com 3.k350grama de nove mês

    Curtir

  73. Boa noite
    Nessa idade as mamadas da madrugada não ocorrem por fome e nem são necessárias.
    São apenas associações do sono com mamar.
    A única maneira de ensinar ela a dormir sem mamar é se você não ser mamar para ela dormir. Vai dar trabalho, ela vai chorar, mas dá certo em 90% das crianças. Normalmente é mais fácil para outra pessoa que não a mãe, por conta do leite, seja o executor desse ensinamento.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/rotina/sono/ para saber mais
    Abraços

    Curtir

  74. Bom dia
    Nessa idade a alimentação é bastante variada pois algumas crianças estão em plena puberdade e morrendo de fome e outras ainda estão iniciando, e por isso não comem nada.
    O ideal é avaliar o ganho de peso e a altura, além da velocidade de crescimento dele antes de tomar qualquer vitamina.
    Da uma olhada no https://pediatriavirtual.com/altura-peso-normal/ para saber se o peso está normal e a altura
    Abraços

    Curtir

  75. Bom dia Dr.
    Meu filho tem 13 anos e não come nada de legumes, verduras, frutas também é raro … no almoço só come arroz com carne e feijão nem pensar… quando tinha seus 5 à 7 anos comia de tudo agora não sei o que faço. Gostaria que me indicasse um polivitaminico para ele…

    Curtir

  76. Bom dia
    Nessa idade é assim mesmo, levamos em conta o ganho de peso e não a quantidade ingerida.
    As regras dá idade são comer pouco, muito seletivos e só querem o que gostam. Devemos ignorar isso e oferecer os alimentos normalmente. Ele come se quiser mas não damos uma segunda opção.
    Abraços

    Curtir

  77. Boa tarde do Dr: meu filho tem 3 anos comia de tudo ate 1 ano e seis meses agora quer nada não gosta de nada tá na creche fica o dia todo sem comer chora quando ver comida ja dei vitamina só resolve um um tempo depois começa tudo de novo oq eu mim ajude ele só gosta de ovo só que comerda ovo

    Curtir

  78. A criança em questão possui prisão de ventre e estamos tratando e tentando trazer variedade na alimentação para melhorar esse quadro porém ela não ê aberta para provar novos alimentos. Com o Apevitin o apetite melhorou e ela começou a provar novos items. Imagino que a introdução de novos alimentos com fibra vai ajudar. Porém como a bula do Apevitin menciona contra indicação nos casos de ‘Constipação Idiopática Crônica’ fiquei em dúvida dos efeitos do medicamento nesse sentido.

    Curtir

  79. Bom dia
    O apevitim tem como componente principal um antialérgico antigo que pode dar inúmeros efeitos colaterais entre eles sonolência e constipação.
    Nunca vi alguma criança ter constipação com o apevitim.
    Se precisar, de uma lida no pediatriavirtual.com/constipacao/
    Abraços

    Curtir

  80. Dr, o Apevitin é contra-indicado para crianças com prisão de ventre? A bula menciona algo a respeito mas não é clara quanto a alguma reação aos componentes da fórmula. Muito obrigada!

    Curtir

  81. Bom dia
    O combiron é um ferro de fácil absorção associado com outras vitaminas.
    Ele é utilizado de rotina até 1,5 anos e após apenas no caso de anemia e deficiência de ferro.
    Ele aumenta apetite apenas nesses casos, ou seja, se tiver anemia e deficiência de ferro.
    Abraços

    Curtir

  82. Bom dia
    Como todo antialérgico antigo, a ciproeptadina tem um efeito depressor do sistema nervoso central e nenhum deles é indicado para menores de 2 anos.
    Isso pode levar de uma simples sonolência, passando por torpor e depressão respiratória como num coma. Raro de ocorrer mas com certeza não seria agradável se a raridade ocorresse em nossa casa.
    Além disso, bebês normais de menos de um ano sentem muita fome, qualquer falta de apetite deve ser avaliada e investigada.
    Abraços

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s