banner - Novidades-novo

As consultas de rotina de pediatria são muito importantes e fundamentais para o bom desenvolvimento físico e mental da criança, além de ter como objetivo antecipar as próximas etapas ou riscos para tornar a vida dos pais mais fácil e a convivência muito mais agradável. Elas são chamadas de Puericultura.

O objetivo básico dessas consultas é retirar as dúvidas já existentes e abordar temas que, se não abordados rapidamente, podem causar diversas incertezas no futuro.

Como escolher o Pediatra?hero-action1

A relação entre Pediatra x Pais x Crianças tem que ser a mais harmoniosa possível, estando cientes que existirão puxões de orelha ou frases que não gostaríamos de ouvir. Geralmente descobrimos as características de cada um dos três apenas com o passar do tempo, por isso não se apresse ou se cobre tanto para descobrir o pediatra perfeito para o seu filho, e o PediatriaVirtual.com estará sempre aqui para ajudá-los.

A Relações Pais x Filhos e  Pais x Filhos x Pediatras muitas vezes parecem uma luta e o pior de tudo,  é que desejam a mesma coisa: Saúde e Felicidade à Criança. Pais e pediatras, diferentes das crianças, não podem esquecer que a negociação é sempre a melhor saída, e que ceder um pouco ajuda na aderência a qualquer tratamento ou orientação.

Para facilitar a vida de todos, fiz um resumo com os tipos mais Clássicos de Crianças, Pais e Pediatras. (A leitura prévia dessas páginas pode poupar muito estresse no futuro, clique na figura ao lado ou no link acima para acessá-las).

Banner novo youtube

Puericultura

Classicamente, elas são divididas por idade, tendo cada consulta uma página respectiva em meu site para ajudar no caso de uma dúvida que “não pode” esperar até a próxima visita ao consultório, que não foi bem esclarecida em uma consulta prévia ou se você não pôde ou não quis comparecer a uma determinada consulta.

A organização das páginas segue as recomendações de intervalos de consultas do Ministério da Saúde, consulte os assuntos relacionados ao seu filho clicando na idade dele.

Dr. Christian Helfstein – Médico Pediatra

CRM/SP 119.947

Limeira – São Paulo

banner novo - telemedicina

Primeira Consulta com Pediatra - PuericulturaConsulta de 1 Mês com Pediatra - PuericulturaConsulta de 2 Meses com Pediatra - PuericulturaConsulta de 3 Meses com Pediatra - Puericultura
Consulta de 4 Meses com Pediatra - PuericulturaConsulta de 6 Meses com Pediatra - PuericulturaConsulta de 9 Meses com Pediatra - PuericulturaConsulta de 12 Meses com Pediatra - Puericultura
Consulta de 15 Meses com Pediatra - PuericulturaConsulta de 18 Meses com Pediatra - PuericulturaConsulta de 2 anos com Pediatra - Puericultura

Você também pode usar o botão de busca no canto superior direito de todas as páginas.

Chupeta - iconeColicaConstipaçãoobesidade- programagerd1hiccupssono-normalVitaminas

Banner - telemedicina

163 comentários sobre “Consultório Virtual

  1. Bom dia meu neto de um ano e dez meses não está conseguindo evacuar e chora muito o que posso fazer. Obrigado Eliane.

    Curtir

  2. Bom dia

    Nessa idade, a ocorrência de hipertrofia de amígdalas e adenoide ou carne esponjosas é muito rara nessa idade sendo usual seu aparecimento após os 2 anos e seu auge ocorre aos 4 anos de idade.

    Provavelmente seu filho apresenta rinite alérgica e sempre devemos tratar esses casos devido as complicações relacionadas a respiração bucal e obstrução nasal.

    Tente uma avaliação com seu pediatra de confiança.

    Abraços

    Curtir

  3. Boa noite Dr.
    Mandei uma dúvida anteriormente a respeito do ronco no nariz do meu bebê.
    Começou aos 7 meses, mais ou menos. Agora está com 1 ano.
    Consultei com um otorrino que disse que possivelmente é um aumento das adenóides.
    Porém, vendo o seu vídeo sobre nariz entupido, o Sr. diz que nessa idade é muito pouco provável que seja isso.
    Fiquei confusa.
    O correto seria apenas realizar a lavagem nasal com soro e esperar ele crescer para ver se melhora?
    Fico na angústia vendo ele respirar pela boca durante o dia e roncar enquanto mama e dorme.

    Curtir

  4. Bom dia
    Dá uma olhada no pediatriavirtual.com/nariz-entupido/ que eu explico as causas desse quadro.
    Mas a causa principal é um estreitamento normal das vias aéreas piorado pelo tempo seco mas existe a possibilidade de rinite alérgica principalmente pela idade de início e se tiver antecedente familiar positivo de alergia.
    Como o quadro é nasal, obviamente o pulmão estará limpo rsrsrsrs
    Abraços

    Curtir

  5. Boa noite Dr.
    Meu bebê está com 11 meses. E desde fevereiro notei que ele tem um ronco ao respirar principalmente quando mama. E quando está acordado, respira pela boca. O pediatra já auscultou o pulmão e disse que está limpo. E isso se deve ao tempo seco.
    O nariz não escorre, faço lavagem com soro e aspiro. Então não acredito que seja secreção.
    Me parece ser um estreitamento da via aérea.
    Isso pode ser classificado como rinite ou sinusite? Se não escorre o nariz, nem espirra?
    Um raio x poderia visualizar algo neste caso?
    Obrigada.

    Curtir

  6. Boa Noite. Meu netinho de 3 anos nao estava fazendo coco desde ontem a tarde e stava chorando muito, usei supositorio e nada resolveu, fiz mamadeira com ameixa e nada. ele chorava muito. levei na Unimed e a medica a principio passou novamente um supositorio, que tambem nao fez efeito, como doia ele fechava as perninhas para o coco nao passar e foi um sofrimento. ai a pediatra resolve faze lavagem. fez a lavagem e depois entao ele fez coco mais 3 vezes. so que ele nao quer alimentar,bebeu agua , chupou 1 laranja , tomou mamadeira, mas nada alem disso. estou preocupada pq ele nao quer alimentar. Pode me ajudar Dr.? Deus abençoe.

    Curtir

  7. Bom dia
    Isso pode ocorrer sim mas alguns bebês tem um ganho de peso exagerado nos primeiros 4 meses e depois ganham pouco peso até 1 ano de idade.
    Eu achei seu período de exclusão do leite curto, realmente a aplv não resolve tão rapidamente.
    Eu voltaria a excluir leite e derivados por 4 a 6 meses
    Abraço

    Curtir

  8. Olá, meu filho tem 3 meses está com uma alergia a pediatra passou o Hixizine Xarope dei uma lida e vi que é para crianças de 6 anos, o que vc acha? Pode me dar uma segunda opinião? Aguardo!

    Curtir

  9. Minha filha esta com umas manchas vermelhas atras da orelha e tem coçado muito, esta resfriada e teve febre. Ja foi ao medico diagnosticaram garganta inflamada. Estou achando que talvez estas manchas possa ser outras coisas e por isso o questinamento. Pode me ajudar?

    Curtir

  10. Bom dia
    Como ela ja tem o diagnóstico de alergia,. Maior probabilidade é de alergia mesmo.
    N ausência de melhora com o alegra, existe a possibilidade de ser um mero resfriado cuja tratamento que está fazendo já é eficaz ou uma alergia mais importante com broncoespasmo. Nessa caso, deemos acrescentar 4 gts de berotec na inalação. As melhorar, de uma olhada no pediatriavirtual.com/bebe-chiador/ para saber quais outras atitudes tomar
    Abraços

    Curtir

  11. Boa noite Dr.
    É comum que a aplv se manifeste apenas com dermatite e baixo ganho de peso?
    Meu bebê tem 9 meses. Com 4 começamos a suspeitar de aplv pois tinha muco nas fezes e dermatite. Fiz a dieta pois amamento. Depois de estabilizado voltei a consumir. E somente a dermatite voltou. E desde 4 meses ganha apenas 200g por mês.
    Tenho dúvida se são sintomas isolados, e o biotipo dele seja esse mesmo, ou que esteja reagindo novamente.
    Obrigada.

    Curtir

  12. Boa Tarde Dr. estou com um problema, minha filha esta com 3 anos e na segunda feira dia 14/05 ela tomou a vacina da gripe e ontem ela começou a espirrar bastante com bastante secreção aquosa ( transparente) porém ontem no final do dia ela começou com crise de tosse seca e constante , ela foi diagnosticada com rinite alérgica a alguns meses e como ontem a minha mãe usou um produto de limpeza em casa não sei se pode ter sido o cheiro desse produto que desencadeou essa tosse chata nela. Ela faz uso do alegra pediátrico porém parece que ele não esta ajudando muito nessa tosse , oque eu faço? ela tem feito inalação 3x ao dia com soro (5ml) , tenho lavado o nariz dela com o salsep também.
    desde já agradeço.
    Jéssyca

    Curtir

  13. Oi Boa tarde meu bebe tem 10 meses e tá gripado com catarro porém não tem tosse ela tá tomando fosfato de predsilona mais eu estou querendo comprar redoxon em gotas infantil mais não sei se pode tomar

    Curtir

  14. Bom dia
    Dr. Meu filho tem um ano de idade posso trocar o nestogeno por leite de vaca? Daí dou o leite puro ou posso acrescentar alguma coisa? Como o mucilon ? Aguardo

    Curtir

  15. Tive que fazer uma Cesária a 500km de distância de Minha cidade. Com 10 dias ja posso viajar de Ônibus com meu pequeno?

    Curtir

  16. Bom dia

    seu comentário já foi respondido anteriormente.

    Alias, dê uma lida no pediatriavirtual/alimentacao/ para saber a evolução da alimentação das crianças

    Numa próxima oportunidade, se preferir uma resposta mais rápida, ou seja, no máximo em algumas horas, você pode contratar o serviço de telemedicina com valores variando de 10 e 40 reais, dependendo do período contratado. Respondo via Email ou Facebook/Messager … saiba mais clicando no https://pediatriavirtual.com/telemedicina/

    Abraços

    Curtir

  17. Bom dia
    As principais causas de dor na barriga na criança sem febre são:
    1 – constipação: de uma lida no pediatriavirtual.com/constipacao e veja como tratar
    2 – verminose: se ela não tomou nos ultimos meses medicação para verme eu aconselho a sua utilização, veja mais no pediatriavirtual.com/verme/
    3 – alimentos que fermentam: como leite, alimentos feitos com farinha e doces levando a gases e cólicas. veja mais em pediatriavirtual.com/intolerancia-lactose/
    4 – infecção de urina: sempre associação de dor ao urinar, não na barriga, e febre … deve ser confirmada com exames.

    Numa próxima oportunidade, se preferir uma resposta mais rápida, ou seja, no máximo em algumas horas, você pode contratar o serviço de telemedicina com valores variando de 10 e 40 reais, dependendo do período contratado. Respondo via Email ou Facebook/Messager … saiba mais clicando no https://pediatriavirtual.com/telemedicina/

    Abraços

    Curtir

  18. Bom dia

    A partir de 1 ano de idade a recomendação é a utilização de leite de vaca integral, como o ninho, puro. Sempre limitar a 750 ml ao dia e fazendo uma transição em 10 a 15 dias aos poucos.
    No caso de crianças com tendência a constipação eu aconselho o milnutri.

    Numa próxima oportunidade, se preferir uma resposta mais rápida, ou seja, no máximo em algumas horas, você pode contratar o serviço de telemedicina com valores variando de 10 a 40 reais, dependendo do prazo escolhido. Respondo via Email ou Facebook/Messager … saiba mais clicando no https://pediatriavirtual.com/telemedicina/

    Abraços

    Curtir

  19. bom dia!
    minha filha tem 6 anos anda na 1º classe, e a cerca de um mês queixa-se com dores de barriga, fui a medica de família e ela fez aquele exame que fazem no centro de saúde á urina e acusou os leucócitos elevados, a medica mandou fazer outro exame a urina da manhã e ja nao acusou nada .(a medica diz que pode ser manha) mas a minha filha continua a queixar-se com dores as vezes quando se assenta queixa-se que lhe dói. o que devo fazer? eu acho que as dores dela nao são normais, e ela também é uma criança que desde sempre foi muito presa dos intestinos.

    Curtir

  20. Boa noite Dr. Meu filho vai fazer um ano no mês que vem, queria saber se tem algum problema em dar leite ninho para ele. Aguardo o contato.

    Curtir

  21. Gostaria de saber se é obrigatório neném recém nascido tomar ferro e protovit? Pois a pediatra da minha filha não passou.

    Curtir

  22. Bom dia dr. Queria tirar uma dúvida, meu filho tem 10m tem bastante dificuldade em dormir a noite toda. Tem algum método natural para ele dormir a noite toda? Ele acorda várias vezes durante a noite. Vi na internet sobre alguns remédios naturais, o que o senhor acha disso? Alguma indicação? Aguardo.

    Curtir

  23. Bom dia
    Nessa idade a principal causa é aumento de amígdalas mas como começou ao nascimento pode ser algo congênito ou seja algum defeito que ele tenha nascido no esôfago ou alguma disfunção na deglutição.
    O ideal é avaliar o esôfago através de exames e passar por uma avaliação com uma fonoaudióloga.
    Existe o risco de aspiração mas na idade dele é bem raro.
    Abraços

    Curtir

  24. Boa noite Dr.
    Tenho um filho de 3 anos e meio. Desde bebê se engasgava muito durante o sono. Sempre achei que era com a saliva e conforme ele crescesse iria “aprender” a engolir enquanto dormia. Mas isso se mantém até hoje. Ele engasga feio, falta o ar e fica alguns segundos tentando respirar. De uns tempos pra cá, começou a acontecer durante o dia tbm, engasgar com a comida e agua, saliva, tosse seca, e tem dificuldade para engolir alimentos um pouco maiores. O pediatra diz que as amígdalas estão no tamanho normal e suspeitou de refluxo. Pode ser refluxo mesmo ele não apresentando vômito ou azia? Tenho muito medo de ele engasgar dormindo e não conseguir voltar a respirar. Se for refluxo, ele pode aspirar o conteúdo que volta? Tem alguma outra patologia que pode causar isso? Desde já obrigada por ajudar mães desesperadas.

    Curtir

  25. Boa Noite Dr, queria muito tirar uma dúvida com o sr. Meu filho tem 6 anos e desde novo o pediatra tinha passado Revitam Jr, mas hoje fui na farmácia e não tinha, comprei o Vitawin 2 só pra evitar gripe pois estamos todos gripados em casa e ele já está com o nariz entupido, é indicado esse polivitaminico para criança com 6 anos.?

    Curtir

  26. Boa noite Juliane
    Como vc não disse a idade e pela descrição da alimentação deduzo que ela tem menos de 4 meses e nessa fase, a principal causa de cólicas são os gases meses mas a presença de fezes também pode incomodar um pouco.
    Dê uma olhada no pediatriavirtual.com/colica/

    Basicamente terá que massagear suavemente, compressa quente e analgésicos conforme descrito na página.
    Além do glorioso colikids! Rsrs
    Abraços

    Curtir

  27. Boa tarde!!!!!dr Christian, minha filha esta com dores na barriga, e bastante desconforto, estamos medicando com o lufital 4 gotas, nad nao esta melhorando e fazem 2 dias que ela nao evacua.Oque nos podemos fazet?Estou mamentando com leite materno e as vezes complementando com o leite Nan comfor.

    Curtir

  28. Bom dia
    Primeiramente, os bebês que mamam no seio apresentam esse padrão de ganho de peso ou seja engordam muito nos primeiros meses com redução drásticas após 4 a 6 meses.
    Ele tem peso normal para a idade (pediatriavirtual.com/altura-peso-normal/)
    Em relação a dermatite e o sangramento intestinal, a causa deve ser APLV pois é a mais comum de todas. A dieta em um adulto é complicada pois muitos alimentos tem traços de leite e a referem isso pois a legislação não obriga.
    Mantenha a dieta, provavelmente seu pediatra irá introduzir a alimentação complementar para aumentar a variedade de alimentos ofertados e reduzir o conteúdo total de leite.
    Como o quadro é prolongado e ele não apresenta outros sintomas e nem perda de peso, difícil ser outro diagnóstico.
    Normalmente a melhora com a dieta ocorre entre 2 a 4 semanas
    Abraços

    Curtir

  29. Boa tarde Dr.
    Meu bebê tem 5 meses e meio e desde os 4 as fezes dele mudaram drasticamente. Antes amarelas e com grumos, e um dia fui trocar estava com um pouco de muco marrom. A partir daí ficaram amarronzadas e com muito muco marrom. Ele apenas mama no peito. Depois disso surgiu a dermatite. E desde os 3 meses vem ganhando apenas 200g por mês. De um mês pra cá começou a apresentar um pouco de refluxo. No exame de fezes, leucócitos e hemácias em abundância. Parasitológico negativo. O pediatra mandou suspender leite, derivados, ovo, oleaginosas, soja e carne vermelha suspeitando de APLV. Já estou há 6 semanas na dieta mas as fezes continuam iguais. O refluxo melhorou um pouco, dermatite continua.
    É possível ser alguma outra coisa que não Aplv já que as fezes não melhoraram com a dieta? Com a inflamação do intestino e o baixo ganho de peso ( hj está com 6700kg) ele não pode desenvolver uma anemia por não conseguir absorver o ferro?

    Curtir

  30. Bom dia
    A diferença entre o vitawin 1 e 2 é exatamente os seus componentes e concentração.
    Normalmente, o vitawin 1 é usado até os 2 anos e o vitawin 2 e o vitawin kids após esse período.
    A bula da medicação não é muito esclarecedora mas o ideal é usar o vitawin 1 nessa idade
    Dá uma olhada no pediatriavirtual.com/vitaminas/
    Abraços

    Curtir

  31. Boa noite, queria tirar uma dúvida meu filho tem 9 meses e a pediatra dele receitou vitawin 2 eu usei normal e agora fui comprar um e na farmácia me disseram que o vitawin 2 tem uma composição muito forte para ele que é a partir dos 4 anos. Queria uma segunda opinião médica, o que acha?

    Curtir

  32. Bom dia
    Algumas crianças têm essa característica. Se ficam doentes e tem a mamada liberada, ao melhorarem eles não querem comer e tentam forçar a mamada.
    O ideal é deixar as mamadas como eram, quero dizer o número de vezes e oferecer a dieta normalmente.
    Se ele não aceitar, considere que não está com fome e não de nada a mais, nem mesmo o seio.
    Isso vai evitar que mame acima do recomendado.
    Logo ele volta a comer
    Abraços

    Curtir

  33. Boa tarde, Dr. Meu filho tem 8 meses e comia as papas normal, ele teve roséola a uma semana e não tinha apetite como estava doente eu não forcei a comida dava só peito pra ele, mas agora que ele melhorou ele não quer comer mais nada, nem as frutas e nem as papas? O que eu posso fazer? A consulta dele de rotina é no final do mês e estou com medo de ele não ganhar peso por causa disso.

    Curtir

  34. Bom dia
    Dê uma olhada no pediatriavirtual.com/fome/
    Mas nessa fase as crianças têm pouco apetite e por isso só comem coisas que acham gostoso.
    Por isso, temos que evitar oferecer ou dar esses alimentos livremente.
    Deve dar apenas 500 ml de leite ao dia e frutas e pão apenas nos lanches.
    Lembra que em casa que tem comida, criança não passa fome.
    Abraços

    Curtir

  35. Criança de 2 anos e 10 meses, nao quer comida de sal, so mamadeira, pêra, cafe com leite e um pedaço de pao. nao quer nem chegar perto do prato de comida . estou desesperada

    Curtir

  36. Bom dia
    Pode ser um alergia ao leite mas é pouco provavel por não apresentar nenhum outro sintoma.
    Provavelmente essas lesões sao causadas pela pele seca causada pelo contato prolongado com liquidos, seja leite ou saliva.
    Deixe mais seco, passe um pouco de oleo ou hidratante e pare de insistir no leite … rsrs
    Abraços

    Curtir

  37. As bolinhas são vermelhas ao redor da boca e um pouco no pescoço, sem sinal de febre ou dor. Paro de insistir no leite e as bolinhas começam a sumir devagar.

    Curtir

  38. Bom dia
    Bolinhas dentro ou fora?
    Vermelhas ou brancas?
    Com dor, febre ou outro sintoma?
    Bem, nunca vi, mas pode existir alergia ao leite de vaca cujo sintoma seja apenas na boca mas é muito raro.
    No início da mamadeira a causa mais comum é sapinho, veja mais no pediatriavirtual.com/sapinho/
    Para evitar alergias apenas utilizando fórmulas de soja como o Aptamil Soja ou formulas hipoalergênicas Nan HA, mas o melhor seria o Aptamil Pepti.

    Eu não acho que é alergia. Deve ser outra doença

    Abraços

    Curtir

  39. Boa noite, Dr. Comecei a dar para meu filho o aptamil ele tem 8 meses. Porém notei que surgiram umas bolinhas na boca dele, levei ele na pediatra, ela disse que poderia ser alergia ou alguma reação dele. Qual seria o melhor leite para dar a ele, sem que ele tenha alguma reação ?

    Curtir

  40. Bom dia
    Não é normal a recorrência de anemia
    Provavelmente o tratamento não foi realizado na dosagem ou duração correta ou seu filho também tem alguma anemia genética.
    Merece uma investigação.
    Em relação ao protovit, a maioria das anemias é causada por falta de ferro e portanto apenas o ultrafer resolveria.
    Abraços

    Curtir

  41. Oii tudo bem ,gostaria que vc mim tirasse uma dúvida,meu filho tem tres anos e dez meses já deu anemia duas vezez fiz semana passada outro exame de sangue e estava novamente com anemia, quando ele teve nas outras vezes o dei o ultrafer e sarou queria saber se posso dá o ultrafer e protovit plus juntos antes do almoço, obg

    Curtir

  42. Bom dia
    A amigdalite bacteriana é causada por uma bactéria chamada estreptococos e esse bichinho não causa sintomas de gripe, portanto nas indas e vindas do médico sua filha adquiriu outra doença, provavelmente uma gripe causada por algum vírus que não morrem com o uso de antibióticos.
    De uma lida no pediatriavirtual.com/gripe/ para saber como tratar esse quadro
    Abraços

    Curtir

  43. Bom dia. Ha quinze dias minha pequena de tres anos teve amigdalite bacteriana. Iniciou j trstamenyo vom clavulanato mas nao teve resultado. Entao a medica receitou cinco dozes de ceftriaxina. Ficou ok. Mss apos 7 dias comecou com secrecao amarela no nariz, tosse e febre… help. Ja nao sei mais o que fazer.

    Curtir

  44. Boa noite Dr. Eu mudei para o Aptamil 1 como indicação sua, ele se adaptou bem em relação ao intestino. Principalmente pq intercalo com o meu leite. Só que ele sempre regurgita (gofa, ou vomita as vezes) quando dou. Não sei mas o que fazer. Será que tem algum tipo específico para regurgitação? Ou algo que possa dar pra diminuir isso?

    Curtir

  45. Bom dia
    Esse peso é normal para uma criança de 5 anos com até 112 cm de altura.
    Normalmente não é necessário a utilização de suplementos vitamínicos nessa fase
    A dose é de 1 ml ao dia.
    De uma olhada no pediatriavirtual.com/fome e pediatriavirtual.com/altura-peso-normal
    Abraços

    Curtir

  46. Ola, bom dia. Preciso de uma ajuda, minha filha tem 5 anos e pesa 17kg… a pediatra recomendou Vitawin 2, porém perdi a receita e nao sei a quantidade de MLs que tenho que dar.
    por favor, normalmente qual é a quantidade para essa idade/peso?
    Obrigada

    Curtir

  47. Bom dia
    Não tem uma idade para cortar o cabelo.
    Quanto menor a criança, menor a estabilidade do tronco e por isso maior o risco da criança se mexer.
    Nessa o ideal é cortar no colo com alguém distraindo e segurando a criança.
    No calor o ideal é aparar o cabelo mesmo

    Curtir

  48. Boa tarde, tenho uma dúvida meu filho tem 6 meses é bastante cabeludo quando posso cortar o cabelo dele? Obrigada e bom dia

    Curtir

  49. Bon dia
    Todos os leites ou fórmulas de bebê podem ser dados, damos preferência para escolher uma marca devido a adaptação do intestino.
    Não gosto do nan pro, mas acho o Aptamil 1 melhor custo benefício que o enfamil pois geralmente não dá cólicas e nem constipação.
    Mas pode usar o seu esquema apenas evite usar na mesma mamadeira
    Abraços

    Curtir

  50. Obrigada doutor, pela resposta. Na verdade o problema não é a produção de leite, pelo contrário, pra quem não amamenta eu produzo até d+, eu tiro todo dia pra dar pra ele. Agora infelizmente ele não tá nem querendo mais o meu leite, ele regurgita toda vez que dou, e quando dou o complemento ele dorme que é uma beleza. Meu medo é pq esse Nan pro 1 que ele toma prende um pouco. Por isso queria saber se podia intercalar um pouco durante o dia com Enfamil que inclusive já tenho aqui. Teria problema?

    Curtir

  51. Boa tarde, meu filho tem 1 mês e 15 dias. Ele nasceu prematuro de 32 semanas, pegava bem o meu peito, mas como tinha que ganhar peso, quando chegamos em casa tive que dar chuquinha pra ele com o meu leite. Agora ele não quer pegar mais tanto meu peito. Tiro leite pra ele o dia todo, mas de madrugada já não consigo tirar toda a quantidade que ele mama, então complemento com o Nan pro 1, só que esse nan prende bastante. Só que agora de dia não estou conseguindo ordenhar toda a quantidade que ele mama, gostaria de saber se eu posso alternar o nan pro 1 com o Enfamil que já tinha testado tb, sendo que soltou d+. Poderia alternar os dois, daria o Enfamil durante o dia e o Nan pro 1 de madrugada?

    Curtir

  52. Bom dia . ontem sem querer confundi a seringa que estava com soro fisiológico com a que estava com agua, acabei jogando 5ml de agua no nariz da minha filha de 3 anos com síndrome de down . Isso foi as 15h e quando foi umas 00h ela começou a tossir. É pra me preocupar e procurar o Pronto socorro??

    Curtir

  53. Minha bebê tem dois meses e ficou 8 dias sem fazer cocô no 8 fez mesmo assim já faz 6 dias que ela não faz de novo . estou dando lactulose mas ainda não vi resultado tô muito preocupadafim.

    Curtir

  54. Bom dia
    A catapora realmente é geralmente autolimitada e o tratamento é com secativos como a pasta dágua ou banho com permanganato de potássio.
    Também associamos algum antialérgico e eu gosto do Polaramine até 4x ao dia.
    Dá uma ida no pediatriavirtual.com/catapora/
    Abraços

    Curtir

  55. Boa Tarde Doutor
    Minha mrnina tem 1 ano e 4 meses
    E deu catapora
    A minha mais velha de 5 anos tambem deu
    Mais eu nao levei no medico por que me falaram que cura sozinhaa
    Elaa deu bolhinhas com agua no corpo inteiro
    O que eu faço para amenizar a coçeira e a dor?

    Curtir

  56. Bom dia
    Esses quadros prolongados são de difícil avaliação.
    Precisamos ter certeza se ela está com diarréia ou se é somente perda fecal líquida causada por constipação.
    Pela duração do quadro não deve ser causado por nenhuma Intolerância, mas não podemos descartar verminoses, principalmente giardiase.
    Abraços

    Curtir

  57. Boa tarde minha filha hoje esta vom 13 anos e quando tinha nove meses de idade começou a apresentar dificuldades para ir ao banheiro e isso prosseguiu consultei o pediatra sempre falando de alimentação nunca em medicamentos ha seis meses começou apresentar diarreia uma vez ao mês e sentir fraqueza dores abdominais ânsia de vômito procurei uma gastro onde ja fizemos vários exames porém sem diagnostico qnto a intolerância a lactose e glutem deu não reagente não sei oque fazer

    Curtir

  58. Bom dia
    Se ele não apresenta nada mais como palidez, apatia, falta de vontade de brincar, alterações no xixi e cocô, você não precisa fazer nada.
    No caso desses sintomas você deve passar por uma avaliação com algum pediatra de confiança.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/fome/ para saber se realmente é necessário se preocupar
    Abraços

    Curtir

  59. Boa noite doutor meu filho tem 4 anos e de uns dias pra cá tem dormido bastante, e não quer comer o que eu faço? Dei apevitin pra ele mas não resolveu

    Curtir

  60. Bom dia
    Você precisa agendar uma consulta para seu filho pois são muitos sintomas e ele precisa de uma avaliação mais pormenorizada.
    Em relação à diarréia, de uma lida no pediatriavirtual.com/vomito-diarreia/
    No quesito alimentação, de uma olhada no pediatriavirtual.com/fome/
    Abraço

    Curtir

  61. boa noite meu filho esta amarelo não come direito não quer comer carne e esta com diarreia hoje ele dormiu quase o dia todo e fraqueza
    uns dias atrás ele enjeriu dois comprimidos de ante concepcional que pegou em cima da geladeira

    Curtir

  62. Bom dia
    Nessa idade os bebês começam a ficar bastante acordados de dia e a terem dificuldade para iniciar o sono.
    O ideal é manter uma rotina e evitar estimulados fora de hora.
    Em relação a Melissa, ela fará pouco efeito mas também não dará nenhum mal.
    Abraços

    Curtir

  63. Boa noite
    Meu filho tem 3 meses, ele é bastante agitado e me recomendaram dar água de melissa? Será que eu posso? Isso vai ajudar ele a ficar mais calmo? Aguardo sua dica. Obrigada

    Curtir

  64. Bom dia
    A Lactulose e uma medicação muito eficaz.
    A dosagem é de 0,5 a 2 ml por quilo de pelo ao dia. Provavelmente você está usando uma dose muito baixa. A dose máxima para essa idade é por volta de 20 a 25 ml divididos em três tomadas.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/constipacao/
    Abraços

    Curtir

  65. Meu filho tem 1 ano e 9 meses e fica 8 dias sem fazer cocô e qdo vai fazer sofre muito tranca as perninhas e fica vermelho de tanto chorar.Ele toma lactulose mas não adianta ,não sei o que fazer

    Curtir

  66. Boa noite
    Provavelmente essa alteração na amamentação não tem relação com a ausência de evacuações nesses últimos dias pois como vc mesma disse, ele podem ficar mais de dez dias sem evacuar.
    Existem algumas possibilidades:
    1 ele perceber as fezes mas não conseguir evacuar por ainda ter muito pouco
    2 ele estar com cólica ainda com a barriga estufada e cheia de gases
    3 ele estar na primeira crise de dente e não consegue mamar por dor.
    Uma boa ideia seria medicar para dor com dipirona paracetamol ou ibuprofeno e observar a reação
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/choro-bebe/
    Abraços

    Curtir

  67. Olá meu filho tem 2 meses e não faz côco a 4 dias, ele só mama no peito, li a respeito de que podem ficar ate 10 dias sem evacuar. O problema é que ele não está mamando direito, ele chora, fica agoniado, e mama só uns 3 min. Estou com medo dele perder peso. O que pode ser ele não querer mamar? É por causa que não está fazendo côco?

    Curtir

  68. Bom dia
    Nós bebês pequenos é comum a obstrução nasal ou sintomas nasais sem infecções, sendo causado por variações na temperatura e umidade.
    O tratamento é com inalação com soro fisiológico várias vezes ao dia e higiene nasal com soro fisiológico ou rinossoro ou salsep várias vezes ao dia.
    Você está fazendo tudo certo.
    Abraços

    Curtir

  69. Olá, tenho um bebê de 3 meses e ele está com o nariz entupido, coriza de for clara (transparente), não esta tendo febre e está mamando muito bem no peito, só está no aleitamento materno. Percebo que quando coloco meu ouvido no peito dele ouço tipo um ronco. To preocupada isso é apenas um resfriado ou pode ser algum mais grave.
    Estou fazendo inalação com soro fisiológico puro 2x ao dia.
    Me ajuda por gentileza

    Curtir

  70. Bom dia
    As crianças pequenas, principalmente entre 2 e 10 anos apresentam muitas dores em membros causado pelo excesso de uso ocorrendo no final da tarde e a noite.
    O estralar do joelho é causado pela frouxidão ligamentar característica da idade.
    Observe vermelhidão, inchaço e piora da dor. Nesse casos é necessária a avaliação médica.
    Abraços

    Curtir

  71. Meu filho tem 3 anos e de umas semanas para cá tem estrelado os ossos do joelho. Durante o dia ele brinca, corre e pula sem nenhum problema, mas de madrugada reclama bastante quando vai se esticar e o joelho estrala. O que pode ser?

    Curtir

  72. Bom dia
    Em relação a infecção de urina você pode ficar completamente tranquila pois independente da bactéria causadora da infecção inicial, já fazem muitos meses que isso ocorreu e você tem inúmeros exames demonstranso que a bactéria foi erradicada.
    Qualquer mudança, seja de cidade, país ou mesmo de creche pode levar a criança a mudar completamente seu padrão de infeções. Todas as crianças ao iniciarem na creche apresentam infecções de repetição por pelo menos 3 meses, aproximadamente 1 a 2 ao mês, e isso ocorreria no Brasil se você a colocasse na creche também.
    Para ela às coisas são pioradas pela mudança de pais pois cada um deles apresenta um pool out conjunto discretamente diferente de vírus, bactérias e afins mais comuns. Doenças que ela nunca teve contato enão tem defesa ainda.
    A soma da creche, seus bichos, cansaço (fica 12 HS na creche), mudança de pais e idade levam a esse comportamento.
    Os sintomas que ela apresenta são de gripes e resfriados apenas.
    De uma lida nos textos a seguir
    Pediatriavirtual.com/gripe/
    Pediatriavirtual.com/imunidade/
    Lembre que a expectativa de vida no Japão é bem mais alta que no Brasil ou seja seu sistema de saúde não é ruim, apenas diferente. No Brasil temos o padrão americano com muitos exames, a maioria desnecessários e pouca prevenção. No Japão e Europa as coisas são diferentes e os brasileiros geralmente estranham.
    Fique tranquila
    Abraços

    Curtir

  73. Boa Noite doutor, estava procurando algum pediatra virtual no Google e achei o seu site, espero muito que possa me ajudar. Tenho uma bebê de 1 ano e 2 meses,quando ela tinha 7 meses, descobrimos que estava com infecção urinária por Klebsiella Pulmoniae, ocorreram alguns problemas familiares, onde alguém ficou internado e tivemos contato com o hospital, onde provavelmente acabamos nos contaminando com a bactéria, e minha filha acabou contraindo, no aparelho urinário. Fizemos o tratamento, conforme o médico nos passou, e repetimos o exame de urina por diversas vezes, e depois que tratamos deu sempre negativo para bactérias. O que constava no exame, era apenas uma inflamação local, mas não havia nada de bactérias, o que no último exame não constou mais nada de inflamação local, isso foi há 4 meses. Mas em março, nós fomos embora do Brasil, estamos morando no Japão agora, faz 2 meses que chegamos, nossa rotina mudou, pois agora estou trabalhando, quando saio é antes das 8 da manhã e chego às 20:00,nesse período em que estou trabalhando, ela fica na creche, no Brasil eu só ficava em casa com a bebê, só que depois que mudamos pra esse país, estamos tendo problemas com a saúde dela. Aqui agora é primavera, durante o dia faz calor de uns 24 graus, mas à noite tem vento gelado, a temperatura abaixa para mais ou menos de 13 a 16 graus, mas com vento bem gelado, sendo assim sempre agasalho bem ela de noite, ou quando o dia todo está frio, não deixo de agasalhar… Há mais ou menos 1 mês, minha filha vem tendo febre, teve desidratação, está sempre com o nariz escorrendo, olhos com remela, e quando tem febre é sempre de 39 graus pra cima…já levamos por diversas vezes ao médico, ela já ficou por 2 vezes no soro, mas dizem que é resfriado ou garganta. Na primeira vez que ela ficou doente foi por desidratação, levei a um médico, disseram que ela estava muito bem e não tinha nada, mas ela não comia nada, e o que comia vomitava, e estava com diarréia. Levei em outro médico, ele ficou assustado em ver como ela estava desidratada e logo a encaminhou para o soro. Depois disso ela foi melhorando, e outra vez veio febre acima de 39 graus… fizeram exame de sangue e urina, disseram que a urina estava um pouco suja, mas suspeitavam que era por causa da febre, e por isso achavam que tinha dado sujo o exame, e o de sangue, disseram que alguma coisa tinha dado baixa, mas outra deu alta, então equilibrava… o problema é que o exame que eles fazem não diz que tipo de bactéria é, e isso me preocupa. Agora o que ela tem no momento é tosse com catarro ( o peito está um pouco carregado) olhos lacrimejando e nariz escorrendo ( a secreção do nariz é amarelo não tão escuro)… A Minha dúvida é: se repetimos umas 2 ou 3 vezes o exame de urina dela, e deu negativo para bactérias, é possível ter voltado de novo? Ou essa bactéria que estava na urina, mesmo tendo sido tratada, pode ter passado para outros órgãos do corpo? Como intestino ou pulmão? Estou desesperada, pois aqui não tem médico brasileiro, e a medicina não é tão boa ou avançada quanto ao do Brasil…os exames não são precisos também. Aguardo ansiosa por sua resposta, desde já agradeço….

    Curtir

  74. Bom dia doutor, me ajuda por favor. Minha filha tem 3 anos e 6meses e já tem duas semanas que começou a tossir. Levei no hospital e estava com a garganta inflamada e rouca. Depois passou para tosse seca, expectorou alguns dias e tá na tosse seca que não para por nada. Já tomou azitromicina, xarope de guaco, dexametasona, predisim e agora tá no expec.mas até agora nada de melhoras. Ela tosse demais principalmente a noite.o que faço?

    Curtir

  75. Boa tarde
    Tudo bem
    Gostaria de saber se o canguru adapt da ergobaby pode ser usado no bebê de um mês conforme propaganda pois os outros cangurus informam que precisa do acessório insert para posição correta do bebê até 5,5 kg
    Obrigada

    Curtir

  76. Bom dia Mariana
    A última pesagem ocorreu há mais de 15 dias e normalmente os bebês que demoraram para engordar fazem uma recuperação e mamam bastante para compensar.
    Ela provavelmente deve estar com mais de 4 quilos agora. Em média os bebês mamam 30 ml por quilo de peso ou seja, seu bebê deve mamar pelo menos 120 ml por mamada e nessa fase eles mamam umas seis a oito vezes ao dia ou seja, no mínimo uns 800 ml de leite.
    A regra real em relação ao total de leite por mamada é que deve sempre sobrar um pouco de leite após o término da mamada.
    Normalmente, quando restringimos a quantidade de leite em uma mamada, levando a um encurtamento do intervalo entre as mamadas e choros, irritabilidade.
    Eu aumentaria a quantidade de leite a cada mamada.
    Depois me conta como ela evoluiu.
    Lembra que aos 45 dias os bebês estão o auge da cólica, portanto é a fase de mais irritação.
    Abraços

    Curtir

  77. Bom dia doutor,
    Minha pequena está com 45 dias e não consegui faze-la pegar o peito, desde os primeiros dias mamava apenas um pouquinho e depois largava o que acarretou em grande perda de peso apesar de insistirmos bastante, depois da consulta com a pediatra, quando ela tinha 15 dias, introduzimos o leite artificial, ela se adaptou bem porém levou a outra situação, ela está mamando demais, especialmente mais nos últimos 15 dias, fica com a barriga estufada mas mesmo assim chora até darmos mais, já tentei identificar se o choro tem outras causas mas é fome mesmo, só pára quando mama, depois fica satisfeita e tranquila. No total diário ela mama umas 900 ml e tem horas que mama até 180ml no mesmo momento. Sempre tento acalma-la e verificar se é outro problema e não fome mas no fim acabamos cedendo porque o choro não pára e é super alto e estridente, um choro desesperado. Na última pesagem que foi dia 17 ela estava com 3.300kg mas depois disso ela engordou muito visivelmente mas não sei o peso. Estou super preocupada em estar super alimentando a minha filha.

    Curtir

  78. Bom dia
    Você está certa de se preocupar pois nessa idade o leite não supre as necessidades nutricionais das crianças.
    Ela precisa comer um pouco. Após um ano de vida as crianças comem bem pouco, pouca variedade e são cheios de frescuras.
    O ideal é estabelecer um horário para as refeições e o tipo de alimento oferecido em cada uma delas. Se ela não aceitar o que for oferecido, você considera que ela não está com fome e só oferece alimentos novamente na próxima refeição.
    O combiron não tem sonolência como efeito colateral.
    Fique tranquila
    Abraços

    Curtir

  79. Olá doutor sou a Tânia minha filha tem 1 ano e 1 mês não come nada salgado já tentei de tudo mas ela só quer o mingau de cremogema que ela mama desde de pequena estou preocupada não sei o que fazer ela não come nada nada de sal a médica dela passou a vitamina combiron para ela pois ela falou que o resultado do exame dela deu um pouquinho de anemia pois não era para se preocupar pq anemia com um ano era normal dar um pouco faz dez dias que estou dando a vitamina porem notei que minha filha está dormindo mais que o normal coloco ela no carrinho quando vejo já está dormindo será reação dá vitamina?

    Curtir

  80. Ola Dr.Bom dia…me chamo Roberta e olha tenho uma bebe de 1 ano e 7 meses…e ela nao toma leite de jeito nenhum…olha ela nao gosta de leite,nem mingau,nem iogurte,nada nada que contenha leite…o que devo fazer..estou preocupada por causa do calcio…mas ela nao toma…ja tentei de tudo,mingau de mucilon,de cremogema,de maizena…de tudo…faço pra dar na colher pois ela nao pega mamadeira..o que devo fazer Dr.me ajuda

    Curtir

  81. Bom dia Erica
    Aos 45 dias temos o auge do choro nos bebês devido a imaturidade, falta de adaptação ao mundo externo, auge da colica, alguns já apresenta um excesso de regurgitações, fome, além da alteração no padrão de calor e frio dos mesmos.
    Todos os estudos indicam que os bebês que são acalmados com mais frequência nessa faixa etária são mais calmos na infância. Eles gostam de ficar próximos e aconchegados mesmo, se sentindo protegidos.
    O mais importante é ele engordar e você descansar.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/choro-bebe/ e no pediatriavirtual.com/rotina/2-meses/
    Abraços

    Curtir

  82. Meu BB quando chora muito eu já percebi que a moleira dele fica funda,ele não está desnutrido pois mama em livre demanda e na última conduta ele está com ótimo peso.devo me preocupa com isso?

    Curtir

  83. Meu BB tem 1 mês e 20 dias ele chora bastante quero saber se tem algum problema se deixar ele chorar muito,ele não quer fica no carrinho nem no berço chora muito tem problema em deixar ele chorar.

    Curtir

  84. Bom dia
    As febres nada tem a ver com o intestino estar mais preso. Provavelmente é causado pelos dentes ou alguma gripe que está por vir. Dá uma olhada no pediatriavirtual.com/dentes/
    Em relação ao cocô, o mais importante é a consistência do mesmo, se está bananinha ou massa de modelar está normal.
    Com a Introdução dá dieta, as fezes sempre ficam mais firmes, mas isso não significa constipação. E essas fezes mais firmes são mais difíceis de evacuar por isso ela está fazendo mais força.
    Se tiver dúvidas, olha o pediatriavirtual.com/constipacao/
    Abraços

    Curtir

  85. Minha filha tem cinco meses comecei a introdução alimentar a dez dias por orientação do pediatra só que tem tres dias que ela está tendo dificuldades com o coco ja teve bananinha regado a muito choro agora está em pequenas quantidades varias vezes ao dia e hj ela está com febre variando entre 37.9°e 38.5°sera que tem relação?

    Curtir

  86. Bom dia Cláudia
    Existem várias causas para manchinhas no corpo de crianças, principalmente de bebês.
    No caso dos bebês, a causa mais comum são as lesões de calor, que não coçam muito, parecem bolinhas vermelhas ou pequenas espinhas principalmente na região do rosto, pescoço, tronco e braços.
    Apesar dos gatos serem os animais grandes que mais causam alergia (o ácaro é o grande de causador), geralmente essa alergia ocorre em crianças ou adultos que não tiveram contato precoce com o animal.
    No caso de sua filha e de meu filho também, eles tiveram contato com gatos desde o nascimento, portanto o risco de Alergia é baixo.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/calor/
    Abraços

    Curtir

  87. Tenho uma dúvida , com relação a alergias , minha filha tem 10 meses e surgiu umas manchinhas vermelhas em todo o corpinho dela , será que pode ser o gato que temos em casa ???

    Curtir

  88. Minha bebê tem 5 meses. Gostaria de saber se é normal ela fazer coco muitas vezes ao dia. Já está com 3 dias que ela está super agitada e fazendo cocô umas 6 vezes por dia.

    Curtir

  89. Bom dia Andreia
    Esse posição com as pernas abertas não é causada pela fralda mas pela posição de barriga para cima, como todo bebê deve dormir devido ao risco de morte súbita.
    Esse posicionamento não irá acarretar nenhuma alteração no engatinhar ou andar.
    Pode ficar tranquila e dormir a noite toda.
    Abraços

    Curtir

  90. Bom dia!
    Obrigado! Ele é muito calminho e dorme sim muito, ele só acorda perto das 6h para mamar! Como consegue dormir toda a noite, eu também não o acordo, mas tenho receio por ele estar muito tempo com a mesma fralda, uma vez que esta incha quando está suja de urina e faz com que o bebé fique com as pernas arqueadas! Será que haverá problema mais tarde no andar?

    Curtir

  91. Bom dia Andreia
    Que sortuda você é, mas para falar a verdade, quase 75% das crianças dormem a noite toda após os 3-6 meses.
    Não existe problema deixar ele ficar tanto tempo com a fralda, desde que não vaze e não esteja ficando com assadura.
    A maioria das fraldas de primeira linha conseguem manter a criança seca por até 12 horas.
    Fica tranquila e dorme dorme.
    Aproveite
    Abraços

    Curtir

  92. Boa noite!
    O meu bebé tem 3 meses e meio, mas mas nasceu com 37 semanas! Ele dorme a noite toda e como ele está com o peso normal, eu não o acordo para mamar nem mudar a fralda durante a noite! É capaz de dormir 10h seguidas e consequentemente com a mesma fralda (para que não o acorde durante a noite), mas de manhã quando lhe mudo, a fralda está super cheia! Eu queria saber que haverá algum problema uma vez que a fralda fica inchada e o bebé fica com as pernas afastadas! Haverá algum mal?
    Att

    Curtir

  93. Obrigada por responder. Gostaria sim que me enviasse as curvas. Me preocupo bastante en cuidar bem desse mocinho… Sou adepta do aleitamento materno então insisto bastante com isso. Ele pegou bem. Mais uma vez, grata!

    Curtir

  94. Bom Dia
    Perdão, acabei respondendo os dois comentários em um só.
    Mas respondendo a esse, Todo prematuro deve ter a idade corrigida em função da idade de seu nascimento em relação ao padrão de 40 semanas, no seu caso, serão retiradas sempre 4 semanas ou 1 mês em relação ao bebês de termo.
    Por exemplo com 2 meses de idade cronológica, ele terá a idade de 1 mês corrigida.
    Todo o desenvolvimento, peso e altura é pautado pela idade corrigida e não pela cronológica, sendo considerado a idade de 2 anos o limite para a normalização desses parâmetros.
    Abraços

    Curtir

  95. Bom Dia Andressa
    As crianças consideradas Prematuros Tardios (34-36+6 sem) apresentam risco aumentado de sequelas, mortalidade e outras doenças desde a vida neonatal até a vida adulta. Todo prematuro deve ter a idade corrigida em função da idade de seu nascimento em relação ao padrão de 40 semanas, no seu caso, serão retiradas sempre 4 semanas ou 1 mês em relação ao bebês de termo.
    As principais sequelas são dificuldades na amamentação, paralisia cerebral ou outro retardo de desenvolvimento, asma na infância, pior desempenho escolar, esquizofrenia e diabetes no adulto jovem.
    Após o nascimento, os principais cuidados são tentar manter o aleitamento materno pela maior proteção imunológica e ganho de peso oferecido, evitar contato com aglomerações ou pessoas doentes nos primeiros 3-6 meses, mas pode passear longe da multidão, estimulação motora precoce com fisioterapia e terapia ocupacional, e fonoaudiologia se necessário.
    De resto e mais importante é dar muita atenção e carinho ao seu pequeno que logo logo ela vai estar com peso e tamanhos normais.
    Existem curvas de peso e altura especificas para prematuros, se quiser posso mandar por email se sua pediatra ainda não as forneceu à você.
    Abraços

    Curtir

  96. Desculpa uma outra dúvida, com 36 semanas ao nascer, deve se considerar a idade corrigida? Se tentando de aoenas um mês de diferença…

    Curtir

  97. Bom dia Dr Christian

    Tenho um bebê de 21 dias. Ele nasceu de 36+1, en uma cesárea de emergência pois estava com centralização de fluxo, ateria uterina com resistência e tive oligodramnio. Ele nasceu com 2095 kg, 45 cm. Não foi para neo e deu alta no tempo normal. Apgar 9 e 10. Nao teve nenhuma dificuldade respiratória. É saudável porém pequeno.
    Minha duvida é, ele é um prematuro, mas quase não. Ele necessita algum cuidado especial ou diferenciado? A via de regra eu seu que não, a pedi dele foi só elogios pois ele saiu do hospital com 1968 kg (sendo que no dia anterior pesava 1956 kg) e na consulta de três dias depois pesava 2115 kg, superou o peso de nascimento com uma semana. Só leite materno. Tenho outra filha, porém tudo que ele faz me parece preocupante. Não sei se oelo fato de bascer antes e ter tido uma restrição…
    Perdi o prineiro filho já aos nove meses foi Fm. Então me preocupo bastante.
    Enfim, crianças nessas condições precisam de um cuidado especial?
    Grata!
    Att

    Obs. Seu site é ótimo!

    Curtir

  98. Bom dia Gessiane
    Após os 2 meses, as cólicas devem começar a enfraquecer e as crises ficarem mais longes umas das outras.
    Até is 4-6 meses é comum a ocorrência de cólicas fortes e só pensamos em outras doenças após esse período ou se a criança apresentar diarréia, perda de peso, sangramentos intestinais ou outros sintomas associados.
    A pior parte já deve ter passado. Aguarde e tente utilizar muito pouco o buscopam e use o paracetamol como medicação base.
    A criança com cólicas continua incomodada no colo, se tudo desaparece, até aquele fazer força, não deve ser cólica.
    Eles gostam de ficar na vertical nessa idade, dá uma lida no http://www.pediatriavirtual.com/rotina/3-meses/ para saber mais dessa idade
    Abraços

    Curtir

  99. Boa noite doutor. Minha filha vai completar 3 meses dia 4 de outubro. Mas ainda creio eu q ela está com muita cólica pois chora horrores até gravei o choro pra mostrar para o pediatra pra ver se é normal pois não sei mais o que fazer ja dei colikids e outros medicamentos mas nada resolve. O único q resolveu foi buscopan mas dei no desespero e não dei mais. Agora todos me falam que ela está com manha agora não sei mais o que fazer sem saber se é manha ou dor. Ela chora de perder o fôlego ai só fica no colo. Espero q tenha me entendido e q possa me dar uma opinião. Obrigado

    Curtir

  100. Bom dia Andrea
    Vou fazer nesse mês de outubro as páginas sobre alimentação, amamentação e retorno da licença maternidade.
    Mas basicamente temos três opções:
    1 – ordenhar e congelar o leite, mantendo a amamentação exclusiva
    2 – iníciar leites modificados
    3 – iniciar dieta com papas de frutas e legumes. Não.pode dar carne ou ovo nessa fase.
    Não jeito fácil ou difícil, depende de quem vai cuidar da criança, do seu trabalho, jornada de trabalho e etc.
    Continue visitando o PediatriaVirtual.com que logo logo terei uma página sobre o assunto
    Abraços

    Curtir

  101. Bom dia! O meu bebé vai fazer 3 meses e só toma leite materno, à exceção da última mamada do dia, que lhe dou leite adaptado! A enfermeira aconselha a que o bebé tome leite materno até aos 6meses, mas é que para o próximo mês eu já começo a trabalhar e não sei como hei de fazer em relação à alimentação do bebé!
    Atentamente

    Curtir

  102. Boa noite
    Bebês que mamam ao seio podem fazem fezes de líquidas a pastosas sem apresentarem nenhuma doença. Normalmente as fezes líquidas são relacionadas ao excesso de mamadas de leite anterior ou leite do seio cheio que contém mais conteúdo aquoso e levam a fezes quase diarreicas, e as crianças engordam acima da média. A vitamina D não tem como efeito colateral usual a diarréia.
    A alergia a proteína do leite de vaca pelo uso do leite adaptado também pode ocorrer mas deveria apresentar outros sintomas como cólicas, sangramento intestinal e etc.
    Abraços e obrigado por participar

    Curtir

  103. Boa tarde! O meu bebé mama do meu leite e 1 vez por dia, sempre antes de dormir dou -lhe um biberão com 150ml de leite adaptado! Ele não faz cocó frequentemente, mas agora que lhe comecei a dar a vitamina D, ele sempre que faz cocó é sempre de diarreia! Eu falei desta situação com a enfermeira e ela diz que é normal ele não evacuar frequentemente!

    Curtir

  104. Bom dia
    A regra do vômito com medicação ou vacinas é a seguinte:
    Se passaram mais de 30-45 minutos da administração, a substância foi absorvida e não é necessário repetir.
    Se for antes, a medicação deve ser repetida e no caso de vacinas, retornar ao posto de saúde para avaliação da vacinadora.
    Abraços

    Curtir

  105. Boa tarde!
    O meu bebé veio agora do centro de saúde de tomar as vacinas dos 2 meses mais uma vacina que é de beber, contudo ele chegou a casa e depois de mamar, vomitou! Será que as vacinas perderam o efeito????

    Curtir

  106. Bom dia
    A constipação precoce não é comum, sendo relacionada em muitos casos a defeitos na formação do intestino, apesar do leite e da falta de água serem as principais causas.
    Depois de um tempo de constipação ocorre um pequena dilatação do final do intestino e por isso, a criança apenas percebe a presença de fezes e tem vontade de evacuar com grandes quantidades.
    Isso leva a fezes grossas ou ressecadas se a criança não consegue evacuar as fezes grossas.
    Eu geralmente associo medicações pois considero que a constipação deve ser resolvida o mais rápido possível.
    Raramente eu troco o leite.
    Dá uma lida no http://www.pediatriavirtual.com/constipacao/ e veja os tratamentos mais utilizados.
    Abraços

    Curtir

  107. Ola tdo bem?
    Meu filho tem 6 meses desde de quando ele nasceu q ele tem o intestino preso,ele passa de 3a 5 dias sem fazer coco,ja troquei de leite varias vezes pq ele nao mama no peito ele nao pegou o peito,entao ja tentei de tdo dai agora eatou dando um outro leite q o pediatra passou o emfamil 2 ; agora ele ja faz tdo dia quando nao ele faz um dia sim e outro nao.
    Mas estar muito duro e grosso ele chora muito pq machuca e nao sei o q fazer.

    Curtir

  108. Bom Dia
    Lembre-se que a maioria dos casos não tem alteração de medula espinhal, ou seja, nervosa.
    Essas crianças tem vida completamente normal, apenas acompanham com um neurocirurgião ou neurologista.
    Não fique preocupada e aproveite essa fase maravilhosa em que seu bebê está, eu chamo de fase do sorriso e das risadas.
    Não perca tempo com isso e enche seu filho de beijos.
    Abraços

    Curtir

  109. Bom dia!
    Sim sou de Portugal! Ainda não sei o diagnóstico, até porque ainda não se repetiu a ecografia, mas tenho muito medo do resultado!
    Bem haja

    Curtir

  110. Boa noite
    Essa vacina é a mesma DTP ou difteria, tétano e coqueluche, porém não apresenta os restos celulares da DTP que geram quase todos os sintomas colaterais dessa vacina, pois isso é chamada de DTPa (acelular)-R (reforço)
    Resumindo: você deu sorte de utilizar uma vacina mais moderna e que não gera nenhum efeito colateral mas apresenta a mesma eficácia, sem ter que pagar por isso.
    O único porém é que o Laboratório recomenda o uso em maiores de 4 anos, mas a bula não cita complicações em menores de 4 anos.
    Abraços

    Curtir

  111. Meu filho tem 15 meses e tomou uma vacina errada. Ao invés de tomar a dtp ele tomou a dtpa-r gostaria de saber quais são as reações e complicações que isso pode dar.

    Curtir

  112. Bom dia
    Você é de Portugal? Apenas curiosidade!
    Em relação aos defeitos sugestivos de espinha bifida oculta ou disrafismo espinhal temos is seguintes: nódulos, presença de pelos ou cabelos, apêndices ou pólipos na região lombar.
    Nesses casos, existe a indicação de uma Ressonância Nuclear Magnética para melhor avaliação da coluna vertebral e medula espinhal.
    Normalmente, esses casos são apenas acompanhados, não é necessária a realização de cirurgias e não existem sequelas.
    Abraços

    Curtir

  113. Desde já obrigado pela ajuda Dr! Fico muito grata e mais descansada em saber que o trauma da cabeça não afetará o bebé no futuro! Foi mesmo um episódio de extremo cansaço e distração, nada mais!
    Outra questão que me preocupa é que o meu bebé tem tipo de um apêndice no início do rabo e já foi fazer uma ecografia microtendenciosa, só que o radiologista diz que como ainda é muito pequeno não dava para ver ao certo o que era! A pediatra fala na possibilidade de ser espinha bífida, mas que temos de aguardar mais uns tempos para deixar o bebé crescer e repetir a ecografia!
    O.que o Dr me pode adiantar sobre este assunto??

    Curtir

  114. Bom Dia Andrea
    Em relação aos traumas oculares é relativamente simples saber se ocorreu algum machucado ou não. O olho sempre fica vermelho com traumas, mas se melhorar e a dor desaparecer progressivamente é porque foi apenas o contato que irritou.
    Em relação aos traumas na cabeça, dificilmente o que ocorreu levaria a algum tipo de seqüela, mas apesar do cansaço, tome um pouco mais de cuidado hein?
    Dá uma lida no http://www.pediatriavirtual.com/quedas/ para aprender quando se preocupar e os riscos de cada idade.
    Fique tranquila que tudo ficará bem
    Abraços

    Curtir

  115. Bom dia!
    Escrevo lhe porque ontem surgiu uma situação em que sem querer “meti o o dedo no olho” (como se costuma dizer) do bebê é ele esteve algum tempo com o olho vermelho e a lacrimejar… será que houve algum problema para o olho e principalmente para a visão do menino???

    Outra questão que aconteceu logo nos primeiros 4 dias de vida e que me está a deixar muito preocupada e que não consegui falar com ninguém sobre esse assunto… é que o bebé tinha ainda poucos dias de vida, foi mal chegamos a casa do hospital… eu e ele estávamos deitados na cama e eu tinha o tlm na mão, mas sem querer deixei o cair e caiu em cima da cabeça do bebê (numa altura de 30/40 centímetros) e o bebé fez um choro, mas coisa pouca, no dia a seguir reparei que ficou com um papinho no sítio mas desapareceu passado uns dias… será que houve algum problema para o menino? Poderá haver alguma mazela quando ele tiver mais idade? Será que o prejudicou o cérebro, quer a nível neurológico, ou cognitivo??
    Obrigado por tudo e por me ajudar a desabafar esta situação que me deixa muito preocupada e me tira o sono!

    Curtir

  116. Bom dia Joelma
    O assunto vitaminas é um pouco controverso entre os Pediatras, Pais e Avós, mas eu prefiro seguir protocolos do Ministério da Saúde.
    Dá uma lida no https://pediatriavirtual.com/vitaminas/ onde detalho o uso de vitaminas.
    No caso de seu filho com 1,5 anos, ele só precisaria de vitaminas de prevenção se fosse prematuro ou de correção no caso de anemia ou alguma deficiência comprovada.
    Em relação ao peso, as curvas da OMS Organização Mundial de Saúde o peso mínimo para essa idade é de 8,7 quilos, ou seja, o peso é normal. Mas sempre levamos em conta a altura, peso e altura de nascimento.
    Também tenho um texto sobre isso, https://pediatriavirtual.com/altura-peso-normal/
    Obrigado por participar e abraços

    Curtir

  117. Olá tenho uma criança de 1 ano e 6 meses, dou a ela pela manhã adtil 2 gotas, e a tarde noripurum 9 gotas porque ela tem 9 kilos, junto com vitamina c 10 gotas.Foi o pediatra que passou.Ms andei lendo que n se da ms a vitamina c a criança. Aí eu pergunto? Devo continuar dando a vitamina c? E o adtil e o noripurum ? Posso continuar dando? Queria saber ate que idade posso dar essas vitaminas? Ou se já era pra ter parado? Pois o pediatra disse que era pra continuar dando ate 2 anos? Sinceramente n estou entendendo mais nd? Poderia me tirar essa duvida doutor? Desde já agradeço. E tmbm acho ela magrinha pois agora com 1 ano e 6 meses foi que ela passou dos 8 kilos pra 9 k e algumas gramas.Tem alguma deficiencia nela por n esta ganhandonpeso que deveria.

    Curtir

  118. Bom dia Gessiane
    Apesar da utilização de leite de vaca ser comum desde o tempo de nossas tataravós, ela não é recomendada até 1 ano de idade (ou pelo menos 6 meses) devido ao grande risco de desenvolvimento de Alergia à Proteína do Leite de Vaca ou a conhecida APLV.
    A alergia alimentar mais comum na criança é a Proteína ao Leite de Vaca. Ela pode ser grave levando a desnutrição, diarréia, anemia, sangramentos e etc.
    O risco de desenvolvimento aumenta quanto mais precoce a introdução do Leite de Vaca e o fato de não ter desenvolvido no início da utilização, ela pode ocorrer a qualquer momento.
    Idealmente, você deveria tentar outros tipos de fórmulas. Eu particularmente não gosto da Linha Nan, preferindo o Aptamil ou Milupa da Linha da Danone.
    Abraços

    Curtir

  119. Doutor. Minha filha está com um mês e 23 dias. E mama no peito e tomava nestogeno duas vezes ao dia e a duas semanas atraz começou a fazer coco verde e não tomava o nestogeno de jeito nenhum. Então comprei uma lata de leite ninho e ela tá tomando e não fez mais coco verde e agora mama no peito o dia todo e so toma uma mamadeira a noite posso continuar assim ou tenho q tentar outra fórmula? Minha outra filha tomou ninho desde 2 meses e nunca teve problemas agora já está com 4 anos. Estou perguntando porq as pessoas me perguntam q leite estou dando e eu respondo ninho aí elas dizem vc tem q dar nam. Obrigado esse site é o maximo…

    Curtir

  120. Boa Noite Michelle
    Já respondi em seu email, mas essa sua dúvida pode ajudar outras mães, paus e etc.
    O parâmetro mais importante para a avaliação da alimentação de uma criança é o ganho de peso.
    Existem inúmeras diferenças genéticas tanto de metabolismo como de altura final ou nível de atividade que interferem na alimentação. Por isso, isoladamente, mamar ou não 90 ml em 30 minutos pode ou não ser relevante.
    Normalmente, o ganho de peso mínimo no primeiro trimestre é de 20 gramas por dia.
    Nessa fase, o mais importante é fazer seu bebê crescer e engordar, e não participar de uma corrida de quem bebe leite mais rápido.
    Tenho um texto sobre ganho de peso em http://www.pediatriavirtual.com/altura-peso-normal/
    Abraços e obrigado por participar

    Curtir

  121. Ola, estou com meu filho internado na uti neo natal, ele teve algumas complicações ao nascer mais tudo ja foi resolvido a unica coisa que prende ele ainda é a fonodiologa que estimula a sucção. Ele suga , mais suga devagar , e chupa chupeta. Gostaria de saber que se o fato dele nao sugar forte, e não sugar em meia hora a quantidade de ml que ele precisa prejudica ele. Pra mim um bebe recem nascido pode sugar varias vezes ao dia e não necessariamente uma quantidade grande em meia hora a cada três horas. Aqui eles querem que ele mame 90ml de leite de tres em tres horas. Mais ele precisa sugar em meia hora essa quantidade.

    Curtir

  122. Boa noite Renata
    Hoje em dia não existe mais nenhuma recomendação para que as mães que amamentam sejam impedidas de tingir o cabelo ou realizar tratamentos no mesmo.
    Si não é recomendado a utilização de produtos com qualquer teor de formol.
    Fique tranquila que você pode ficar mais bonita e ainda continuar amamentando normalmente.
    Abraços

    Curtir

  123. Olá
    Minha dúvida é q eu estou amamentado minha neném tem um mês queria sabe se posso fazer selagem ou progressiva no cabelo?? produto químico
    Obrigado Boa noite

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s