Clique aqui para saber as Novidades

A Hidrocele é outra doença extremamente comum e altamente benigna, mas existem muitos mitos e medos relacionados a ela ou, mais comummente, à confusão entre a Hidrocele e a Hérnia Inguinal.

O Que é?

A Hidrocele é a presença de líquidos abdominais na região do saco escrotal, ao redor de um ou ambos os testículos ou em forma de cisto no canal entre o abdome e o saco escrotal (ou grande lábio da menina), que são chamados de Cisto de Cordão ou Cisto de Nuck, respectivamente.

Pode ser unilateral, como ao lado ou bilateral.

Qual é a Causa?

A causa da Hidrocele é a mesma da Hérnia Inguinal, pois ambos são secundários ao não fechamento do Processus Vaginalis que é uma comunicação presente no feto entre o abdome e o saco escrotal ou grandes lábios, cuja função é permitir a descida do testículo do menino (ele é formado dentro do abdome próximo ao Rim) ou do ligamento redondo (uma das fixações uterinas) na menina.

Esse canal deve fechar espontaneamente após o nascimento, mas em algumas crianças isso só ocorre com um ou dois anos de vida. Ocorre, como a Hérnia Inguinal e a Hérnia Umbilical, com mais frequência nos prematuros, cujo desenvolvimento é interrompido pelo nascimento.

Então Hidrocele e Hérnia Inguinal são iguais ?

Apesar do fator causal ser basicamente o mesmo, as duas doenças são diferentes com tratamentos e complicações diversos.

Mas para facilitar o entendimento farei uma comparação mais simples:

  • Hidrocele:  orifício pequeno permitindo a passagem apenas de líquidos.
  • Hérnia Inguinal: orifício maior permitindo a passagem de vísceras ou outro conteúdo abdominal.

Qual os tipos de Hidrocele?

  1. Hidrocele Comunicante: o canal ainda está aberto, permitindo o fluxo de líquido em ambas as direções, ou seja, o inchaço do saco escrotal é variável, aumenta com esforços ou posição ereta e reduz com repouso e a posição deitada. Risco de Hérnia = 20-30%
  2. Hidrocele Não Comunicante: o canal já está fechado, porém o líquido não foi reabsorvido. Tipo mais comum de Hidrocele e de resolução espontânea quase na totalidade dos casos.
  3. Cisto de Cordão: a entrada e a saída do canal estão fechadas, porém um pouco de líquido ficou represado formando um cisto (uma bolinha). Só ocorre em meninos e é caracterizado por uma nódulo fixo em região inguinal. Necessário o disgnóstico diferencial com a Hérnia Inguinal. Geralmente não regride espontaneamente.
  4. Cisto de Nuck: idem ao Cisto de Cordão, porém ocorre somente em meninas e é caracterizado por uma nódulo fixo em região inguinal. Necessário o disgnóstico diferencial com a Hérnia Inguinal. Geralmente não regride espontaneamente.

Qual o Tratamento?

O tratamento da maioria dos casos de Hidrocele é expectante, ou seja, devemos manter a calma e aguardar até pelo menos 1 – 2 anos de idade porque 90% dos casos ocorre regressão espontânea, com o fechamento retardo do Processus Vaginalis. A resolução geralmente ocorre nos primeiros 12 meses de vida.

Nos casos de Hidrocele Comunicante, Cisto de Cordão e de Nuck a cirurgia deve ser agendada após o diagnóstico do quadro, no primeiro caso pelo risco de Hérnia e suas complicações e no caso dos Cistos pelo baixo índice de regressão espontânea.

As Hidroceles não comunicantes que não regrediram até dois anos de idade ou  que entre 12 e 24 meses não houve sinal de regressão, está indicado a correção cirúrgica ambulatorial (agendada e sem internação).

O procedimento é muito parecido ao da Hérnia Inguinal: rápido, baixo índice de complicações e muita vezes é realizado com anestesia geral.

No caso de Hidrocele bilateral (10%), a correção deve ser bilateral, ou seja, os dois lados são corrigidos e ficam duas cicatrizes.

Fica Cicatriz?

Sim, uma linha horizontal na região inguinal de uns 2-3 centímetros.

Inicialmente, a cicatriz fica avermelhada e depois com o passar dos meses, ela fica cada dia mais fina e da cor do restante da pele.

Precisa ficar internado ?

Como dito acima, a cirurgia é eletiva com agendamento e normalmente sem internação nas crianças normais.

Crianças com alguma doença crônica, seja neurológica, cardíaca, respiratória e etc podem precisar de internação pelo risco de descompensação da doença de base.

Alguma recomendação no Pós Operatório?

Basicamente três:

  • seguir as orientações do Cirurgião
  • tentar controlar o filho nos primeiros 7-10 dias, sem pulos, corridas ou atividades vigorosas.
  • utilizar medicações para dor, se necessários

Tem que operar com Urgência?

Seu Cirurgião disse que operar quando bebê é melhor pelo risco de Hérnia no local e você não sabe o que fazer? Só precisa operar, mas sem urgência, no caso de quadros comunicantes claros.

Como dito acima, noventa por cento dos casos (80-90%) regridem espontaneamente, portanto Aguardar é questão de Bom Senso.

E lembre-se, nada melhor que operar uma doença com 90% de cura espontânea, pois a cirurgia já começa com 90% de chance de dar certo e se demorar, existe 90% de chance da cirurgia não ser necessária …. Pense Nisso ….

Dr. Christian Helfstein

CRM/SP 119.947

Textos Relacionados

novidadeshernia-inguinalHérnia UmbilicalUmbigo - Não dá para ter dó!

34 comentários sobre “Hidrocele

  1. Boa tarde! Dr. meu filho têm apenas um mês e dois dias, ele apresenta hidrocele unilateral (lado direito), nesse caso em qual período é recomendado a cirurgia? e ele pode ter sequelas decorrente dessa hidrocele? como a infertilidade?
    agradeço a atenção.

    Curtir

  2. Olá por favor tenho uma dúvida meu filho teve hidrocele lado esquerdo foi feito a cirurgia em março ele tem quatro anos e essa semana percebi que lado direito está inchado ele não me deixa tocar disse que dói é possível ter no outro lado?se possível será grave terá que passar por cirurgia dinovo?desde já agradeço pela atenção

    Curtir

  3. Boa tarde descobri que meu filho tá com hidrocele ele tem um ano e seis meses oque devo fazer será melhor entra na fila do sus pra operação ou espero pra ver se vai sumir sem ter que operar.

    Curtir

  4. Boa noite, a hidrocele que aparece depois dos 2 anos, no caso do meu filho 2 anos e 2 meses, também tende a regredir sem intervenção cirúrgica? Desde já agradeço a atenção! Obrigada!

    Curtir

  5. Boa noite, Doutor!
    Meu filho nasceu com o saquinho bem grande. No primeiro dia estava mais inchado, mas agora, passados 2 dias, começou a ficar murcho, “esvaziar”. Vi que devo esperar até completar 1 ano de idade para saber se a coisa se resolve espontaneamente. Mas e o excesso de pele?? Embora não esteja mais inchado, a pele do saquinho ainda é grande. Isso se resolve espontaneamente tb?
    Obrigado!

    Curtir

  6. Boa tarde!
    Meu sobrinho tem 5 anos e 5 meses e está com saquinho inchado. O médico urologista que atende pelo SUS encaminhou para cirurgia que será amanhã 09/12/2017 , disse que a mãe procurou ajuda na hora certa . Gostaria de saber se neste procedimento a anestesia é geral ou local , e se ele vai precisar ficar internado ?

    Obrigada

    Curtir

  7. Dr. tou com o hidrocelo já à 2 anos. o que mais me espanta ele não aumenta de tamanho más por vezes diminue, ele é pequeno desde seu aparecimento nunca mais aumenta. será que qualquer dia virá aumentar de tamanho de forma espontânea?

    Curtir

  8. Boa noite, meu filho também apareceu com hidrocele com 1 ano e 11 meses e agora ele está com 2 ano e 2 meses e já marquei para o cirurgião pediatra, pois percebo que desde que apareceu a hidrocele o tamanho aumentou mais um pouco.

    Curtir

  9. Estou gravida de 34 semanas ,é um menino .fiz ultrassonografia hj dia 10/11/2017 e foi detectado um cisto no testiculo esquerdo do meu bebê, estou preocupada isso pode ser hidrocele? sumir quando ele nascer ?

    Curtir

  10. BOM DIA… MEU FILHO COM 5 ANOS E 11 MESES, APARECEU UMA HIDROCELE NELE. JA ESTOU ENCAMINHADA PARA O UROLOGISTA PEDIATRICO. QUERIA SABER COMO FUNCIONA A CIRURGIA SE É RAPIDA E NO MESMO DIA ELE RECEBE ALTA.

    Curtir

  11. Boa noite
    Pela sua descrição, o seu filho apresentou uma torção testicular com redução do fluxo de sangue e risco de perda da função do testículo.
    Ele deveria te sido operado quando ficou roxo e inchado de urgência.
    Você precisa levar novamente no pronto socorro ou na médica e avisar que ele teve uma torção testicular e terão de avaliar seno testículo ainda é funcional com um ultrassom doppler para avaliar a vascularização.
    Abraços e boa sorte

    Curtir

  12. Ola boa tarde meu filho vai fazer 2 anos em 09 de Novembro. Dia 29 de setembro foi diagnosticado com (Fimose) levei ao hospital e me explicaram o que seria e me receitaram a pomada (hidrocortisona) comecei o tratamento 2 vezes ao dia durante 30 dias. Na madrugada do dia 25/10/17 ele reclamou de dor e vi que seu testiculo esquerdo estava inchado e com cor meio roxo, no dia seguinte o inchaço tinha desaparecido, porem por volta das 10 hs inchou novamente, levei ele ao hps a qual me informaram da (Hidrocele) me deram um documento especificando pegar com a medica mensal do Posto de saúde (medica da familia) um (Encaminhamento para Cirurgião Pediatrico) fui ate la e ela me negou. O que eu faço?

    Curtir

  13. Bom dia
    As alergias são muito raras e os problemas decorrentes dessa cirurgia ou da anestesia incomuns.
    Nessa idade o que pode ocorrer é uma sedação mais profunda e demora para a criança acordar, podendo até necessitar de UTI para auxiliar na respiração temporariamente.
    Fique tranquila que tudo vai dar certo
    Abraços

    Curtir

  14. Meu filho esta com 2 anos e 1 mês vai operar mês que vem, e o médico me falou que não existe cirurgia simples quando envolve anetesia geral, caso ele apresente alergia a anestesia, isso pode ser revertido durante a cirurgia? não existe nenhum exame que possa ser feito para saber se ele tem alergia a anestesia??
    Desde já agradeço

    Curtir

  15. Meu está com seis meses o cirurgião avaliou disse que é uma hidrocele falou que vai operar mais não é nada com urgência mais não gostei muito dessa ideia pq pelo que eu vi quando não é com urgência ele pode sumir até 2 anos sem cirurgia então eu tô achando melhor esperar pra ver se some sozinho pq ele ainda é um bebê de seis meses mais alguém com. Esse caso igual ao meu ?

    Curtir

  16. Bom dia, li esse texto achei de uma importância. Meu filho teve hidrocele unilateral foi operado com 1,2 meses. Cirurgia simples.

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s