Vacina Gripe 2017

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (ou Influenza) já tem data definida para começar. Finalmente o Governo Federal decidiu iniciar a campanha mais precocemente, iniciando em 10/04/2017 para os Profissionais da Saúde e 17/04 para o público alvo. No ano passado a vacinação começou em 30/04/16.

O Público Alvo dessa ano também foi ampliado e contempla os maiores de 60 anos, crianças entre 6 meses e 4 anos e 11 meses, povos indígenas, portadores de doenças crônicas, pessoas em regime prisional ou cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e a novidade são os professores do ensino básico e superior de escolas públicas e privadas.

Este ano, a vacina pública contém os três tipos mais prováveis de causarem epidemias (Influenza A H1N1 e H3N2 e Influenza B Victoria), enquanto a vacina das clínicas particulares acrescenta o Influenza B Yagamata (que não é muito comum em humanos).

A vacina demora de 15 a 30 dias para alcançar seu efeito máximo e a antecipação será benéfica tanto para os vacinados como também para os não vacinados pela redução do números de pessoas aptas a transmitir a doença.

Os maiores beneficiados com essas mudanças são as crianças. Os menores de 1,5 anos que irão tomar a vacina pela primeira vez, receberão a segunda dose da vacina no meio do mês de maio, ao invés do inicio de junho como no ano passado. E a vacinação dos professores também vai reduzir a transmissão cruzada nas escolas.

Os portadores de doenças crônicas devem levar uma declaração médica indicando a doença para receberem a vacina.

Não esqueça de vacinar seu filho.

Para saber mais, clique nas figuras abaixo

Vacina fluFrio Causa Doenças como Gripe ou InfluenzaGripes e Resfriados

Dr Christian Helfstein

Médico Pediatra – CRM/SP 119.947

Anúncios

2 comentários sobre “Vacina Gripe 2017

1. Bom dia
    A vacina de gripe reduz as gripes e suas complicações como pneumonias, sinusites e e etc. As pessoas alérgicas com rinite também são beneficiadas já que a rinite leva a uma alteração na permeabilidade do nariz, dos mecanismos de limpeza e dá imunidade nasal aumentando as chances​ de sinusites. A gripe corrobora pelo aumento da Secreção e da obstrução nasal.
    Resumindo, direta e indiretamente, a vacina de gripe reduz as sinusite mas não reduz as crises de rinite.