Com a chegada do outono e a sua teórica redução na temperatura e principalmente na umidade do ar, a ocorrência de Tosse nas crianças é cada vez mais frequente, seja por quadros alérgicos como a Rinite, Asma ou Sinusite, como por quadros infecciosos como Gripes, Resfriados, Bronquiolites, Pneumonias, Otites e Laringites.
A maioria dos quadros é de origem infecciosa, excetuando as crianças que já apresentam um diagnóstico prévio de alergia, sendo os resfriados os mais comuns. Em 20% das crianças, a Tosse após um simples resfriado pode durar mais de 15 dias, sem nenhum risco para a criança.
Lembrando que a Tosse é um mecanismo de defesa contra infecções, levando a expectoração e proteção contra engasgos, por isso, devemos evitar o uso de medicação que inibem a tosse.
Em relação a gravidade, a bronquiolite é disparada a maior causa de internação entre as crianças com as Enfermarias e UTI lotadas a partir de abril devido a essa doença viral tão frequente nos menores de 2 anos.
A melhor prevenção é a higiene das mãos. Você sabia que pode reduzir em 80% a transmissão de doenças paras as crianças apenas lavando as suas mãos e as mãos delas mais de 5 vezes ao dia, além de lavar nos momentos em que estiver efetivamente suja.
Clique abaixo para saber mais no PediatriaVirtual.com:
Dr Christian Helfstein
Médico Pediatra – CRM 119.947