A amamentação ao seio parece a coisa mais fácil do mundo mas nem sempre a união Mãe-Bebê é tão simples ou natural.

Os primeiros dias podem ser terríveis e marcam a vida de uma mãe, acabando com sua autoestima e levando a mesma a achar que é a pior das mães. Todas as pessoas que cercam uma recém-mãe e seu recém-nascido são responsáveis por apresentar palavras de conforto e principalmente evitar as cobranças. Raras mães não amamentam simplesmente porque não querem,  a maioria absoluta luta para amamentar, mas como tudo na vida, sempre temos vencedores e perdedores.

Na cidade aonde trabalho em Limeira/São Paulo já tive inúmeras experiências excelentes com profissionais do Banco de Leite mas também Mães que até hoje falam com mágoa das palavras proferidas de maneira errada numa visita como se a perda de peso fosse culpa da mãe, como se ela desejasse que seu filho não engordasse. Já tive pacientes que após uma visita a Fonoaudióloga, a amamentação resolveu e alguns em que a amamentação foi praticamente enterrada devido a um erro na técnica ensinada.

Eu sou bem tranquilo em relação a isso, acho que devemos insistir enquanto existe sanidade materna e baixo risco ao bebê. No caso de qualquer risco a mãe e ao bebê, devemos mudar a estratégia.

Produção do Leite

A produção do leite é um fenômeno complexo porém basicamente é dependente de dois hormônios:

  • Prolactina: responsável pela produção do leite;
  • Ocitocina: responsável pela ejeção do leite.

A produção (pequenas quantidades) inicia durante a gravidez, mas a grande produção inicia com a “apojadura”, que ocorre entre 2-3 dias no Parto Normal e 3-5 dias na Cesariana, o que dificulta muito a amamentação nessas mães.

Todas as mães tem um limite na produção de leite, sobrando muito ou faltando muito dependendo da situação.

Medicações e a Produção do Leite

Existem varias medicações que aumentam a produção do leite como

  • Equilid ou Sulpirida: mais potente de todos e ainda tem um efeito na tristeza e mesmo na depressão pós parto. Pode ser usado por períodos longos e os efeitos colaterais mais comuns são boca seca e tontura (no inicio). Custo bem acessível, mas barato que uma lata de leite ou formula para bebê.
  • Antiemeticos ou medicações para vômito: muito menos potentes e só podem ser utilizados por períodos curtos de tempo pelos efeitos colaterais. Temos vários como Plasil (metoclopramida), Label ou bromoprida, Peridal ou Domperidona. Seu custo é equivalente ao Equilid, sendo indicado apenas para quem usa medicações ofertadas de graça pelo SUS e não tem condições de comprar o Equilid.

Benefícios do Leite Materno

O leite materno é o melhor leite, mais fácil de digerir, geralmente causa menos cólicas, dá maior proteção ao seu filho, deixa seu filho mais inteligente, e principalmente, proporciona um momento especial para você e seu bebê. Ele também gera proteção contra infecções (anticorpos maternos), contra anemia (ferro de fácil absorção) e alergias alimentares.

Além disso, está sempre pronto, quentinho e não custa nada. Não existe leite fraco ou forte, mas pode existir variação na quantidade de gordura dele, gerando maior satisfação em algumas crianças.

Como Amamentar

Em um local confortável, ajude o bebê a colocar o bico e parte da aréola (parte escura) na boca. As bochechas devem ficar arredondadas, o queixo deve encostar no seio e pode doer um pouco no inicio das mamadas, mas com o tempo melhorar.

Deixar o bebê inclinado, ou seja, o rosto na altura do seio e sua barriga com a barriga dele. Sempre iniciar pelo último seio mamado, que terá um leite mais gorduroso levando a maior ganho de peso e satisfação do bebê.

Nunca amamentar deitada.

Abraços

Dr. Christian Helfstein

Médico Pediatra – CRM/SP 119.947

Limeira/SP

 

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s