Acho que junto com o pernilongo, o piolho é o inseto mais pentelho que nós temos, pois além de encher o saco e dar coceira, ele ainda é injusto, pois não vai na cabeça de todos, mas ao contrário, fica escolhendo cheio de frescura!

O piolho é um inseto que vive de chupar nosso sangue, no qual tem todo o seu ciclo de ovo até adulto e reprodução em um mesmo hospedeiro, ou seja, na maioria das vezes os piolhos não são pegos repetidas vezes na escola, mas completam o ciclo na cabeça de seu filho.

Sabe porquê eu tenho certeza? Um único piolho adulto coloca até 25 ovos ao dia, significando 200/250 ovos durante toda a vida. Ou seja, se existir duas lêndeas na cabeça, em 20 dias existirão até 500 piolhos.

O piolho tem três formas: lêndea ou ovo, ninfa ou jovem, e a forma adulta que chupa sangue e se reproduz.

Dá uma olhada no vídeo pra saber mais:

Tratamento Eficaz:

  1. Secador de cabelo por 15 a 30 minutos na região da nuca principalmente. Mata todas as formas do piolho por ressecamento.
  2. Pente fino diariamente: também remove todas as formas do piolho, mas vale a pena usar uma solução de condicionador/creme de pentear e um pouco de vinagre por 15 minutos, para ajudar a soltar a cola das lêndeas.
  3. Permetrina loção: aplicar no cabelo seco (importante ressaltar precisa estar seco) 1x semana até desaparecer. Pode lavar a cabeça normalmente depois. O shampoo é pouco concentrado e faz pouco efeito. Pode ser usado em maiores de 2 anos.
  4. Ivermectina 6mg => pode ser usada em crianças que pesam mais de 14 quilos, e apenas 1x a cada 6 meses. Cada comprimido, que deve ser diluído, é usada para 24 quilos.

Todos os meus pacientes que usaram esses esquemas, citados acima, foram bem sucedidos na eliminação dos piolhos. Lógico que alguns azarados pegaram de novo depois de algum tempo.

Abraços

Dr. Christian Helfstein – Pediatra

CRM 119.947 – Limeira/SP