Acho que junto com o pernilongo, o piolho é o inseto mais pentelho que nós temos porque além de encher o saco e dar coceira, ele ainda é injusto porque não vai na cabeça de todo mundo … Fica escolhendo … cheio de frescura!!!

O piolho é um inseto que vive de chupar nosso sangue e tem todo o seu ciclo de ovo até adulto e reprodução em um mesmo hospedeiro, ou seja, na maioria das vezes os piolhos não são pegos repetidas vezes na escola mas sim, completam o ciclo na cabeça de seu filho.

Sabe porquê eu tenho certeza? Um único piolho adulto coloca até 25 ovos ao dia e isso significa 200 a 250 ovos durante toda a vida … se você deixar duas lêndeas na cabeça dele em 20 dias existirão até 500 piolhos na cabeça.

O piolho tem três formas: lêndea ou ovo, ninfa ou jovem e a forma adulta que chupa sangue e se reproduz.

Dá uma olhada no vídeo pra saber mais:

Tratamento Eficaz:

  1. Secador de cabelo por 15 a 30 minutos na região da nuca principalmente. Mata todas as formas do piolho por ressecamento
  2. Pente Fino diariamente: também remove todas as formas do piolho mas vale a pena usar uma solução de condicionador ou creme de pentear e um pouco de vinagre por 15 minutos pra ajudar a soltar a cola das lêndeas.
  3. Permetrina loção: aplicar no CABELO SECO 1x/ semana até desaparecer. Pode lavar a cabeça normalmente depois … o shampoo é pouco concentrado e faz pouco efeito. Pode ser usada em maiores de 2 anos.
  4. Ivermectina 6mg => pode ser usada em maiores de 14 quilos de peso e apenas 1x a cada 6 meses. Cada comprimido, que deve ser diluído, é usada para 24 quilos de peso.

Nenhum paciente meu deixou de eliminar os piolhos com esse esquema … Lógico que alguns azarados pegaram de novo em algumas semanas ou meses.

Abraços

Dr. Christian Helfstein – Pediatra

CRM 119.947 – Limeira/SP