Clique aqui para saber as Novidades
O uso de tonturas e o alisamento de cabelos é um dos assuntos que mais recebo perguntas ou comentários no pediatriavirtual.com.

Infelizmente, como quase tudo em pediatria, as mães e pais estão bem desamparados em relação as informações desse assunto.

Vou tentar esclarecer algumas das dúvidas mais comuns sobre o assunto.

Tinturas e Tonalizantes

O uso de tinturas, tonalizantes ou mechas, luzes e qualquer tipo de clareamento não é contra indicado durante a amamentação, pois as substâncias utilizadas apresentam baixo potencial de absorção e baixa chance de estar presente no leite materno.

Essas tinturas e tonalizantes ou xampus são aqueles que encontramos em supermercados, farmácias, lojas de artigos de higiene e beleza, além dos oferecidos em salões de cabelereiros.

Lembrando que o ato da mãe se cuidar é um dos melhores sinais de que a maternidade veio para somar, ou seja, a mulher se torna também mãe, mantendo sua preocupação consigo mesma seja na aparência, fazendo exercícios, se alimentando e dormindo bem.

Adoro quando as mães passam daquela mãe de cabelos revoltos, olheiras e sem preocupação com a própria aparência dos primeiros 1 ou 2 meses, para mulheres/mães arrumadas até os seis meses de vida da criança.

Alisamento Químico ou Progressiva

O alisamento químico ou progressiva com a utilização de substâncias que alteram temporariamente a conformação dos fios dos cabelos não é contra indicado em todos os casos.

Apenas a utilização do formol (formaldeido, aldeído metilico, óxido de metileno, metanal são outros nomes que podem ser usados para te enganar) é contra indicada pois o mesmo é indutor de câncer e intoxicações quando utilizado nas concentrações necessárias para o alisamento.

O formol tem, inclusive, a utilização em cosméticos proibida pela Anvisa no Brasil. Pelo seu alto grau de toxicidade. Resumindo, não pode ser utilizado nada, nem uma gota de formol durante o processo de alisamento.

Se quiser saber mais sobre o formol e todos os males relacionados, clique aqui.

Qualquer alisamento que for oferecido que contenha formol é contra indicado, por mais que jurem para você que é só um pouquinho e que nada de mal ocorrerá.

Existem outros métodos como a guanidina que podem ser utilizados, mas eu não minha ignorância de Homem, me impedem de comentar a eficácia desses outros métodos.

Alisamento Térmico ou Chapinha

Pode ser utilizado normalmente, deve-se somente tomar o cuidado de impedir o acesso do bebê `as superfícies quentes, pois pode levar a queimaduras sérias.

Dr Christian Helfstein

Médico Pediatra – CRM 119.947