Clique aqui para saber as Novidades

A Catapora ou Varicela é uma das doenças de pele mais comuns na criança. O principal período de incidência dessa doença são os meses de Inverno e Primavera, principalmente os meses de Agosto à Setembro.

Vírus da Catapora

Doença muito comum, apenas 5% dos adultos não desenvolveram a doença até a adolescência, sendo geralmente benigna, não gerando qualquer sequela, incluindo cicatrizes na pele.

A Varicela é causada por um Vírus (sim, mais uma doença causada por Vírus ou Virose) chamado Vírus da

Varicela Zoster, que é o causador de duas doenças: A Varicela ou Catapora e a Herpes Zoster, sendo a segunda doença extramente rara em crianças e por isso não será abordada nesse texto.

Como Pegamos Varicela?

Lesão Característica

A transmissão da Varicela é altíssima, chegando a 80% após um contato em casa e à 50% após um contato em um mesmo ambiente, ou seja, se você ver uma criança com Varicela e não quer que seu filho pegue é melhor ficar bem longe dessa criança.

A disseminação inicia dois dias antes do aparecimento das lesões de pele e perdura até as lesões criarem casquinhas, ou seja, que desapareçam as bolinhas de água. Ela pode ocorrer pelo ar, através da respiração e pels bolinhas, pelo contato direto. Esse é o primeiro grande erro de todos os Avós e das Pessoas em geral: CATAPORA OU VARICELA NÃO TRANSMITE QUANDO AS LESÕES SECARAM.

O intervalo entre o contato com o Vírus até o aparecimento dos sintomas é de aproximadamente 15 dias (varia de 10 – 21 dias) e a duração média da doença, desde a febre e mal estar até as lesões secarem, é de uns 7 – 10 dias, período no qual a criança deve ser afastada da escola.

O Que Sentimos?

Os sintomas são febre (2-4 dias, que pode ser alta), mal estar, dor no corpo e inapetência que são inespecíficos. A característica principal da Catapora é o aparecimento de lesões vermelhas pelo corpo que coçam (parece alergia), inicialmente na Face e Tronco que evoluem para bolinhas de água que após 3 dias cicatrizam deixando uma crosta. O aparecimento das lesões geralmente dura 5 dias, totalizando 7-10 dias até todas secarem.

As crianças com falta de apetite importante apresentam lesões também na boca com o aparecimento de pequenas bolinhas, parecidas com aftas, difusamente na boca. Essas lesões são muito doloridas, não tem tratamento específico, nos restando apenas esperar esse semana passar e mudar a Dieta: alimentos doces, pastosos e gelados como gelatina, vitaminas, sorvete de massa derretido.

Lesões Orais – Aftas
Infecção Secundária
Quadro Disseminado

Nos quadros graves, além dos sintomas acima, ocorrem alterações específicas de cada complicação:

  • Infecção disseminada: febre prolongada, torpor, palidez, pele arroxeada, alteração de fala, redução do xixi e sonolência => internação
  • Pneumonia: falta de ar e boca / extremidades roxas = internação
  • Hemorragias: bolinhas de água viram bolinhas de sangue
  • Infecção Secundária: bolinhas de água viram lesões cheias de pús e geralmente não necessita de internação.

Tem Risco de Morte?

A Varicela é autolimitada nas crianças saudáveis, mas pode ser muito perigosa em alguns grupos, que apresentam uma chance maior de óbito pela disseminação maior do Vírus, levando principalmente a Pneumonia Grave:

  • Imunossuprimidos: congênitos, por medicação, por doença grave, câncer ou quimioterapia.
  • Recém nascidos e menores de 1 ano de idade
  • Grávidas: o maior risco é para o Bebê e não para a Mãe
  • Adultos

Tem Vacina ?

Sim, a Varicela é prevenível por vacinação.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Criança Vacinada

Devem ser realizadas duas doses da vacina, sendo a primeira entre 12-15 meses e a segunda entre 4-6 anos.

Em 2013, o Brasil incluiu a Vacina contra Varicela no calendário oficial de vacinação, portanto ela está disponível em todos os postos de saúde de graça.

A proteção da vacina é de 97% dos quadros graves e de mais de 50/60% de todos os quadros. Resumindo, mesmo vacinado, seu filho pode desenvolver Varicela, mas é uma quadro leve, geralmente sem febre ou sintomas sistêmicos, com poucas lesões (menos de 20) e geralmente sem as características bolinhas de água. As vezes  é até difícil de diagnosticar com certeza!!

A Vacina, quando tomada até 3 dias, tem efeito protetor após o contato com a Varicela, sendo indicado no caso de crianças com mais de um ano ainda não vacinadas e que tiveram contato com Varicela. Ela geralmente é usada nesses casos para conter surtos de Varicela em Pré-Escolas.

Existe ainda a Imunoglobulina (anticorpo) anti-Varicela que é utilizado no caso de quadro neonatal ou contato domiciliar de um recém nascido com Varicela, devendo ser iniciado o mais breve possível.

Tratamento

Não existe indicação de tratamento rotineiro, varicela - pastaapesar da medicação Aciclovir ser extremamente segura, o seu benefício é muito pequeno, exceto nos quadros graves ou de risco. O tratamento de suporte é baseado na redução das complicações, principalmente a infecção secundária que pode ser grave.

Geralmente usamos medicações para alergia, principalmente os mais antigos por induzirem sonolência e reduzirem a chance da criança coçar e, por consequência, infectar as lesões. Os mais usados são a dexclorfeniramina (Polaranime) e o hidroxizine (Hixizine).

Associamos ao tratamento oral algum secativo tópico como o Permanganato de Potássio e a Pasta D’água (vide figura ao lado), que aceleram a secagem das lesões reduzindo a disseminação e a possibilidade de infecção.

Consequências

A longo prazo as consequências da Varicela sãovaricela - cicatriz muito raras, pois mesmos nos quadros graves,  as sequelas são pouco frequentes.

Os casos de encefalite e ataxia, que são quadros neurológicos que evoluem com convulsão ou alteração de fala e marcha, normalmente tem remissão completa, mas em alguns casos crises convulsivas e alteração de comportamento acontecem..

As lesões no corpo raramente deixam cicatrizes disseminadas exceto aquelas que apresentaram infecção secundária mais importante. Quanto mais velha a criança, eu tenho a impressão que as cicatrizes são mais frequentes. O uso de protetor solar e cremes hidratantes acelera o desaparecimento das lesões.

Dr. Christian Helfstein

CRM/SP 119.947

Textos Relacionados:

Novidades para Você!FebreGripes e ResfriadosBronquiolite ou Chiado no Peito do BebêCausas de Choro no Bebê