banner - Novidades-novo

Acesse minha página no Facebook e confira todas as novidades!

Os consultórios (particulares, convênio ou unidades básicas de saúde) e os ambulatórios (geralmente relacionados apenas aos atendimentos por especialistas como Neurologista, Cardiologista entre outros, são os verdadeiros geradores de Saúde.

MedindoEles servem principalmente para a prevenção, ou seja, descobrem a doença ou risco para contrair a doença de uma pessoa; orientam tratamentos ou procedimentos que minimizam os possíveis danos, e até mesmo curam as doenças.

Suas características são: consultas agendadas, de maior duração, de caráter preventivo, curativo e de orientação em saúde. Nesses locais devem estar os médicos de conhecimento mais amplo, pois eles atendem desde urgências (pessoas que coincidentemente estão doentes em consultas agendadas) à orientações em saúde, educação e desenvolvimento como no caso do pediatra.

No caso das crianças, existe uma rotina de consultas chamada de Puericultura, que tem como objetivo a instituição de ações geradoras de saúde, que evita a ocorrência de doenças ou problemas no desenvolvimento da criança, além de serem tomadas atitudes curativas ou minimizadoras de danos no caso de qualquer desvio da normalidade.

Banner novo youtube

Nessas consultas, também são realizados as avaliações de rotina, que podem ocorrer a cada consulta, como peso e altura, ou em intervalos predeterminados, como medidas de pressão arterial, exames de sangue, urina ou fezes. Algumas medicações também podem ser utilizadas de maneira rotineira em determinados períodos, como vitamina D nos bebês amamentados exclusivamente ao seio ou derivados ferrosos dos 6 meses até os 24 meses (2 anos).

Crianças com necessidades especiais como: prematuros, doenças no coração, pulmão, rins e etc, necessitam de avaliações e medicações frequentes, sendo os intervalos entre cada consulta mais flexíveis que na criança saudável.

Teoricamente, todos os quadros agudos ou exacerbações de doenças crônicas avaliados em pronto-atendimentos ou pronto-socorros, devem ser reavaliados em uma consulta com o médico do consultório, para manter seu histórico de saúde atualizado e promover ações que impeçam novos agravos à sua saúde.

É claro que a maioria dos pediatras atendem encaixes, ou seja, consultas relacionadas às doenças ou dúvidas que não podem aguardar a próxima consulta de rotina, porque todos preferimos ser atendidos por um médico que já conhece bem o nosso filho. Os pais precisam controlar seu nervosismo e evitar contatar a cada febre ou dor o seu pediatra, evitando assim um desgaste exagerado da relação Pais x Pediatra.

O excesso de exigência moderna de disponibilidade dos pediatras é a principal causa de redução no números de novos pediatras dispostos a atender em consultórios ou clínicas. Um simples e-mail com a dúvida, sem o caráter de urgência de uma ligação ou de uma mensagem do WhatsApp do momento, reduz esse desgaste e aumenta a possibilidade de uma longa e harmoniosa relação.

Geralmente, nos consultórios são pedidos apenas exames de rotina, com resultados em intervalos variados de dias à semanas, e o resultado desses exames devem ser levados apenas na próxima consulta de rotina, exceto quando explicitamente solicitado uma consulta precoce pelo pediatra.

Dr. Christian Helfstein

Médico Pediatra – CRM/SP 119.947

Limeira – São Paulo

banner novo - telemedicina

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s