banner - Novidades-novo

Esse programa é uma série de orientações que visam diminuir a Obesidade na criança através da mudança de hábitos, sem a necessidade de dietas radicais ou uso de medicações, tornando crianças saudáveis e assim evitar/curar também o Sedentarismo.

Idealmente, o Programa Contra a Obesidade deve ser implantado com todas as crianças, após os dois anos de vida, criando desde pequena um estilo de vida que possibilitará muitos anos de vida e, principalmente, uma vida longa, ativa e saudável.

Sempre recomendo aos pais que assistam junto com seu filho o documentário Muito Além do Peso. Ajudará você e seu filho a enfrentarem essa batalha com mais vontade.

Estratégias a serem adotadas

1 – Nada de Sucrilhos ou Equivalentes, nem iogurtes de fruta no café da manhã; o ideal é a utilização de pão integral, aveia (pode ser na fruta ou no próprio pão) e pouco leite, sem Nescau, Toddy, Quik, Mucilon e afins. Se necessário, utilizar chocolate meio amargo, como o do Frade da Nestlé ou 70% da Dr. Oatker, pois possuem pouco açúcar.

2 – Nada de Fast-Food mais de uma vez no mês ou pão branco no almoço/jantar.

3 – As porções devem ser servidas na cozinha, panelas e travessas não devem ser levadas à mesa.

4 – As proporções no prato do almoço devem ser: metade de vegetais, um quarto de arroz com/sem feijão, macarrão ou batatas cozidas e um quarto de carne (peixe, porco, frango, vaca) com pouca gordura.

5 – Esperar 20 minutos antes de repetir. Isso dá tempo de o corpo sentir a saciedade.

6 – Ficar satisfeito após cada refeição.

7 – Evitar excesso de leite, limitando a 500 ml/dia nos maiores de 2 anos e sempre leite puro. Lembrando que após os 6 meses nenhuma criança sente fome de madrugada.

Banner novo youtube

8 – Evitar excesso de refeições: crianças não devem sentir fome de 15 em 15 minutos se ficarem realmente satisfeitos em cada refeição do dia (café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia).

9 – Apenas duas frutas por dia, incluindo as utilizadas em sucos.

10 – Doces (incluindo bolachas, chicletes, pirulitos, balas) apenas uma vez por semana.

11 – Salgadinhos apenas uma vez por semana.

12 – Limitar líquidos adoçados como sucos, chá gelado, chocolate quente ou refrigerante a apenas uma vez na semana, e apenas meio litro no total.

13 – Ir à escola a pé ou de bicicleta.

14 – Praticar atividades físicas organizadas, como dança, futebol ou ginástica.

15 – Praticar também atividades livres, como caminhar e andar de bicicleta após a escola, levar o cachorro para passear ou pular no trampolim/corda.

16 – As atividade físicas devem durar pelo menos 1 horas por dia, sendo recomendado que o total supere esse valor.

17 – Limitar a 2 horas por dia o tempo de celulares, tablets, TV, computador, sendo os dois últimos proibido antes das 17hrs.

18 – Determinar um horário cedo para dormir, preferencialmente as 20:30 até os 10 anos e 21:30 na adolescência.

Estudos indicam uma redução de até 70% no número de crianças acima do peso. A mudança de hábito nunca é fácil inicialmente, mas quanto antes ela é realizada, maior será seu benefício.

Manter-se ativo é o principal objetivo. Hoje em dia existem podômetros, pulseiras para celulares e aplicativos que contam quantos passos que demos em um dia e também a quantidade de atividade física executada durante o dia. Ambos custam menos de R$100,00 e ajudam muito. Em adolescentes e adultos é recomendado que sejam dados pelo menos 12.000 passos em um dia para sermos ativos, e menos de 8.000 passos para sermos considerados sedentários.

Boa sorte a todos!

Dr. Christian Helfstein

CRM/SP 119.947

banner novo - telemedicina

obesidade - evoluçãoMuito Além do Pesofrutas da época

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s