Para os fãs de tecnologia ou para aqueles que querem apenas distrair os filhos para ter um minuto de paz, aqui vai a minha seleção de conteúdos do Youtube para distrair a criançada quer seja no celular (não aconselhável), tablet ou na Smart TV.
Todos os vídeos foram previamente avaliados pelo colaborador e talvez cobaia dessa página, meu filho!
Sempre tente ensinar seu filho a ser eclético, ou seja, as vezes sente-se ao lado dele e mostre novos vídeos ou programas.
Lembrando que nenhuma criança deve passar mais de 1-2 horas por dia em telas assistindo vídeos ou filmes. O Trabalho das Crianças é Brincar e Brincar e não ficar sentado por horas a fio.
Alguns vídeos são em português, outros em inglês ou qualquer outro idioma. As crianças no geral não se importam tanto em entender as falas, prestam mais atenção às imagens.
Clique nas figuras ou links e você será direcionado ao respectivo filme.
Turma da Mônica
A Turma da Mônica é um dos maiores ícones da infância há muitas gerações, inicialmente nos quadrinhos e agora nas telas, no qual dispensa qualquer apresentação.
Meu personagem preferido é o Cascão e de meu filho o Cebolinha, nem preciso falar que ele adora esses desenhos.
Existem varias opções nesse canal de Maurício de Souza:
Masha e o Urso – Inglês
Uma comédia com muita gentileza. Os episódios contam as aventuras de Masha e seu Amigo, o Urso. Seu relacionamento é uma metáfora de como a criança interage com o mundo e como um adulto pode ajudá-la com essa difícil tarefa.
Masha é uma criança sem parada, hiperativa, que mal consegue se conter devido a sua infindável energia – tudo que ela vê precisa ser testado! Ela é muito amigável e trata a todos como velhos amigos.
Esse desenho se tornou popular entre pais e crianças pelo seu caráter educativo, apesar de não ser direto. Masha e o Urso ensinam sobre amizade, cuidado e liberdade de criar de uma maneira engraçada.
Galinha Pintadinha
Provavelmente o mais famoso de todos os fenômenos do Youtube no Brasil, a Galinha Pintadinha utiliza músicas da cultura popular e algumas poucas de autoria própria para divertir e distrair a criançada.
Conheço muitos pediatras que utilizam a Galinha Pintadinha como um silenciador de crianças choronas em seus Consultórios.
Muitos pais, e inclusive eu, não aguentamos mais escutar essas músicas devido ao seu caráter “chiclete”, ou seja, entra na cabeça e não desgruda mais.
Preferido dos bebês aos 2 anos de idade
Mother Goose Club – Inglês
As tradicionais Nursery Rhymes da Mamãe Ganso e outras músicas mais modernas, como Dinossaur Stomp, cantadas por um grupo de crianças e adolescentes cada qual caracterizado como um famoso personagem da infância americana – Teddy Bear, os fofos Mary (has a little lamb) e Eep (Hickory Dickory), Jack, Little Bo-pee (lost her sheeps) e a Ba Bá Sheep.
Muito divertido e bem feito, é ideal para quem já está cansado de animações e quer que o filho veja crianças de verdade cantando e dançando.
Boa parte das músicas tem legenda em inglês, mas como você perceberá, ou elas são conhecidas (versões em português) ou simples de entender.
O preferido de meu filho é “Finger Song – Meus Dedinhos” aos 3 anos.
Patati e Patatá
Como diriam os personagens: – Olá amiguinhos!
Neste canal Papati e Papatá compartilham com vocês suas músicas e videoclipes, diversas participações em programas de TV…
Eu, que particularmente não gosto de palhaços desde a infância, consigo assistir aos clipes do Patati e Patatá, mas acho insuportáveis as “encenações engraçadinhas”.
Serve para iniciar o desmame da Galinha Pintadinha, bebês geralmente não gostam muito…
PS: assistam ou leiam “It – a Coisa” de Stephen King, e nunca gostarão de palhaços;
Baby Einstein
Muito famoso nos Estados Unidos há alguns anos atrás, devido a falsa ideia de que a apresentação precoce das crianças aos seus vídeos iria transformar seu filho, literalmente, em um Einstein Bebê, ou seja um gênio precoce.
Estudos posteriores demonstraram que nada disso ocorria e que apenas a leitura para o filho é sabidamente o melhor meio de desenvolver a inteligência e sabedoria.
Bom passatempo para os pequenos, preferido por meu filho até os 6 meses. Apesar de ser originalmente em inglês, na realidade pouca diferença ocorre nos diferentes idiomas, pois poucas palavras são utilizadas nos vídeos.
O Brasil tem uma cópia mal feita chamada “Bebê Mais”, mas nem vale a pena comentar…
Dr. Christian Helfstein
CRM/SP 119.947