A Base da Alimentação da Crianças, com seus alimentos preferencias, é dada principalmente no primeiro ano de vida, mas se completa no segundo ano. Os alimentos que forem frequentes na alimentação da criança nesse período serão os alimentos base para o resto da vida dela, portanto seja criterioso na escolha dos alimentos.

Se desde o primeiro ano a criança entrar em contato com alimentos doces, feitos com açucares, balas, refrigerantes, salgadinhos, danoninhos e etc; estes serão os alimentos bases na alimentação dele, ou seja, os alimentos que ele mais vai gostar e querer comer com mais frequência.

Eu como Pediatra, segui essas regras a risca e eu fico impressionado como realmente a criança passa a gostar muito de frutas, legumes, carnes e não, acreditem, não gostam de doces ou qualquer besteira. Exceto as besteirinhas que são liberadas às crianças com menos de 2 anos.

Agora com quase 2 anos, tudo é oferecido e experimentado pelo meu garoto, mas geralmente a quantidade aceita dessas besteiras é bem pequena, depois, ele geralmente pede uma fruta.

Basicamente, as crianças em geral e os Bebês principalmente são ensinados a comer determinados alimentos e quem escolhe são os Pais. Nunca culpe seu filho se ele come mal … ou você ensinou ele a comer assim ou ele está apenas imitando um hábito familiar ou de alguém muito próximo.

Todos os hábitos e rotinas na criança, seja alimentação, sono, birras, escola e etc, demandam muitos meses para sua solidificação mas a mudança é feita muito rapidamente, geralmente entre 7 a 10 dias a criança já está bem adaptada ao novo hábito.

Seja persistente e paciente!!!

A criação de rotinas do sono ou higiene do sono estão descritas  aqui

Dr Christian Helfstein

Médico Pediatra – CRM/SP 119.947

Limeira/SP