Febre Amarela

A Febre Amarela é mais uma doença viral que pode ser transmitida em meio urbano pelo mosquito Aedes aegypti, mas a sua ocorrência nas áreas urbanas não ocorre no Brasil desde 1942.

jaundice-phototherapy
Icterícia ou Amarelão

Os sintomas iniciais da febre amarela começam uns 3 a 6 dias após a picada e incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A maioria das pessoas melhora após estes sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% apresentam um breve período de horas a um dia sem sintomas e, então, desenvolvem uma forma mais grave da doença. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia (especialmente a partir do trato gastrointestinal) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer.

A letalidade é de aproximadamente 5% entre todas as pessoas que contraem a doença.

Desde o fim do ano passado inúmeros casos de Febre Amarela foram confirmados nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espirito Santo, sendo mais grave no primeiro citado recebendo a denominação de Surto.

Por causa disso, diariamente sou perguntado sobre a necessidade de vacinação para Febre Amarela em meu trabalho e vou esclarecer alguns fatos de acordo com a ultima atualização do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo de fevereiro de 2017.

A vacinação é o melhor meio de prevenção dessa doença com proteção de quase 100% em maiores de 5 anos de idade.

RepelentesSem Picadas

A Vacina de Febre Amarela?

  • No Brasil, há uma extensa área de recomendação para vacinação contra febre amarela abrangendo 18 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais e parte dos Estados da Bahia, Piauí, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
  • Tanto moradores como viajantes devem tomar a vacina, que devem tomar a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem.
  • Pode ser dada a partir dos 9 meses em situações normais e 6 meses de idade no caso de epidemias.
  • É uma vacina bem tolerada. Cerca de 2% a 5% dos vacinados poderão apresentar a partir do 3-4º dia febre, dor de cabeça e dor no corpo.
  • Consiste em duas doses de vacina aos 9m e 4 anos nos menores de 5 anos e 2 doses com intervalo de 10 anos nos maiores de 5 anos.

Mapa da Vacinação – Brasil

fa-vac-brasil

fa-vac-sp

Dr. Christian Helfstein

Médico Pediatra – CRM 119.947

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s