Atestados Médicos

Nessa época do ano, todas as pessoas ficam muito mais doentes, principalmente as crianças. Isso é um motivo de grande preocupação para muitos Pais e Mães que trabalham e não tem nenhuma pessoa para ajudar nos momentos em que a criança não pode comparecer a creche ou escola.

A causa dessa ausência geralmente não é programada, seu filho simplesmente amanhece doente ou a escola liga avisando de qualquer distúrbio em seu filho e o trabalho fica em segundo plano. Mesmo que seja uma simples dor de barriga, uma conjuntivite ou uma internação.

Muita CalmaAtestadoTenho dois textos que podem ajudar muito os Pais. Um deles é sobre qual o momento de levar os filhos ao médico e o outro sobre Atestados de Acompanhantes, clique nas figuras ao lado.

A Legislação brasileira é extremamente falha em relação aos Atestados de Acompanhantes e apenas em 2016 foi promulgada uma Lei que regulamenta esse procedimento. Tudo bem que quem fez essa Lei provavelmente nunca teve um filho ou se teve, com certeza ele tinha uma babá ou algum tipo de cuidador disponível.

Nossa magnifica Lei “garante” 01 (hum) dia de atestado ao ano para os Pais acompanharem os filhos em consultas pediátricas ou 2 dias ao Pai para acompanhar a companheira em consultas de pré-natal. Não existe menção nenhuma à internações ou acompanhamento de menor doente em casa. E eu não entendo a limitação aos 6 anos de idade do filho, aparentemente após essa idade, as crianças vão ao Pediatra sem acompanhante, pelo menos segundo nossos maravilhosos congressistas.

É rir para não chorar. É o retrato do Brasil!

O pior de tudo é que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) garante que todo menor deve estar sempre acompanhado de um responsável durante internações hospitalares, mas não garante os direitos desse Pai ou Mãe.

Completamente incoerente. Todos os atestados não englobados nessa Lei são aceitos exclusivamente ao critério do Empregador, seja por um Regimento Interno, acordo Sindical ou sua própria vontade e bom humor no momento.

Abraços a todos

Dr. Christian Helfstein

Médico Pediatra – CRM 119.947

 

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s