Olá a Todos!!!
Ontem eu dei uma aulinha sobre cuidados do recém nascido e um dos pontos que mais gerou polêmica e consternação entre os participantes foi a abordagem sobre a Síndrome Morte Súbita do Lactente – SMSL
Para quem não sabe ainda, a SMSL é um a entidade que engloba todas as doenças e fatores ambientais que levam uma criança menor de 1 ano de vida a morrer durante o sono sem causa aparente mesmo depois de toda a investigação médica, pericial ou policial. Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse o www.pediatriavirtual.com/morte-subita/
Hoje sabemos que o mecanismo de morte é o sufocamento e que ela é responsável por até 80% das mortes em crianças entre 1 mês e 1 ano, a maioria entre 2 e 6 meses com predomínio no inverno.
Ninguém se conformava que a principal recomendação para a prevenção é a criança dormir de barriga para cima e não de lado como é ensinado em quase todo Brasil.
Essa recomendação não é recente, desde 1986 (sim mais de 30 anos) já existem países que realizam campanhas de orientação (Holanda, Estados Unidos) sobre a segurança do sono do Bebê.
Vou reforças as recomendações básicas:
- Dormir de Barriga para cima, nunca de lado e muito menos de bruços ou barriga para baixo.
- Dormir no quarto com os Pais, mas nunca na mesma cama, sempre em outra superfície seja berço, carrinho, bebê conforto ou algo similar.
- O local de dormir deve conter apenas o bebê, colchão e um lençol bem preso e esticado. Nada de bichos de pelúcia, travesseiros, protetores de berço, cobertas, fraldinhas, resumindo: NADA!!
- Evite o fume, drogas e álcool em qualquer quantidade
- Utilize roupas, sacos de dormir ou aquecedores. Não é recomendável a utilização de qualquer tipo de coberta, mesmo se você jurar que prendeu na lateral e debaixo do bracinho.
- Amamentação ao seio e chupeta protegem.
- Babás eletrônicas, rolinhos para evitar rolar ou qualquer outro dispositivo vendido como preventivo não funcionam!! Não adianta!!.
Essas recomendações são mundiais e foram atualizadas em novembro de 2016 pela Academia Americana de Pediatria, simplesmente o órgão mais importante de pediatria do mundo.
Abraços
Dr. Christian Helfstein – CRM 119947
Médico Pediatra
Great rreading your post
CurtirCurtir