Morte Súbita e o Inverno

Olá a Todos!!!

Ontem eu dei uma aulinha sobre cuidados do recém nascido e um dos pontos que mais gerou polêmica e consternação entre os participantes foi a abordagem sobre a Síndrome Morte Súbita do Lactente – SMSL

Para quem não sabe ainda, a SMSL é um a entidade que engloba todas as doenças e fatores ambientais que levam uma criança menor de 1 ano de vida a morrer durante o sono sem causa aparente mesmo depois de toda a investigação médica, pericial ou policial. Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse o www.pediatriavirtual.com/morte-subita/

Hoje sabemos que o mecanismo de morte é o sufocamento e que ela é responsável por até 80% das mortes em crianças entre 1 mês e 1 ano, a maioria entre 2 e 6 meses com predomínio no inverno.

Ninguém se conformava que a principal recomendação para a prevenção é a criança dormir de barriga para cima e não de lado como é ensinado em quase todo Brasil.
Essa recomendação não é recente, desde 1986 (sim mais de 30 anos) já existem países que realizam campanhas de orientação (Holanda, Estados Unidos) sobre a segurança do sono do Bebê.

Vou reforças as recomendações básicas:

  1. Dormir de Barriga para cima, nunca de lado e muito menos de bruços ou barriga para baixo.
  2. Dormir no quarto com os Pais, mas nunca na mesma cama, sempre em outra superfície seja berço, carrinho, bebê conforto ou algo similar.
  3. O local de dormir deve conter apenas o bebê, colchão e um lençol bem preso e esticado. Nada de bichos de pelúcia, travesseiros, protetores de berço, cobertas, fraldinhas, resumindo: NADA!!
  4. Evite o fume, drogas e álcool em qualquer quantidade
  5. Utilize roupas, sacos de dormir ou aquecedores. Não é recomendável a utilização de qualquer tipo de coberta, mesmo se você jurar que prendeu na lateral e debaixo do bracinho.
  6. Amamentação ao seio e chupeta protegem.
  7. Babás eletrônicas, rolinhos para evitar rolar ou qualquer outro dispositivo vendido como preventivo não funcionam!! Não adianta!!.

sids

Essas recomendações são mundiais e foram atualizadas em novembro de 2016 pela Academia Americana de Pediatria, simplesmente o órgão mais importante de pediatria do mundo.

Abraços

Dr. Christian Helfstein – CRM 119947

Médico Pediatra

Anúncios

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s