Oieeeeeeeeee
Tudo bem com vocês????
Vocês sabem quando devem levar o filho doente no médico? Será que sabem mesmo?
Para infelicidade geral da nação, a febre não é um dos motivos principais já que 80 a 90% das febres são causados por doenças autolimitadas que nem de tratamento específico precisam e melhoram apenas com a tríade clássica: Dipirona, Paracetamol e Ibuprofeno!
Devemos levar ao PS ou encher o saco da secretária do Pediatra (coitada da minha, a Aline!!) apenas se algum sinal de alerta ou orgão é afetado, vamos pela ordem de importância:
- Tratar a FEBRE => a febre altera esses sinais e sintomas portanto eles não valem em vigência de febre.
- Respiração: falta de ar, respiração rápida ou lábios roxos. Tosse apenas se associada a falta de ar ou sem melhora após 7 dias.
- Circulação: palidez, branco como papel, pele roxa desde os lábios até as extremidades, além de sinais de desidratação como lábios secos, olho secos e fundo e pouco xixi.
- Neurológico: convulsões ou suspeita de convulsão, desmaios com ou sem quedas, sonolência, apatia e irritabilidades excessivas que não melhoram com analgésicos ou antitérmicos
- Pele: lesões de pele sejam vermelhas, bolhosas, com pús ou sem, inchaço ou não devem sempre ser avaliadas se associadas a febre ou se piora rápida. Lesões localizadas e com dias de evolução não devem ser levadas ao PS ou Pediatra de urgência.
- Estiver ESTRANHO: pode parecer esquisito essa definição mas ninguém melhor que os pais para saber se algo está errado com o filho ou filha
- Febre: apenas aquela associada a algum dos sinais acima ou mais de 48 hs sem espaçamento entre os picos da mesma.
Abraços
Dr Christian Helfstein – Pediatra
CRM 119.947 – Limeira/SP
1 Comentário