O aumento das carnes esponjosas como são chamadas popularmente as amígdalas e adenóides são extremamente comuns na criança mas geralmente as pessoas erram na idade, na causa e na necessidade ou não de cirurgia.

Espero com esse texto ajudar exatamente a esclarecer esses aspectos.

Primeiro precisamos saber o que são essas estruturas:

Elas são parte do mecanismo de defesa de nosso corpo servindo justamente como um filtro ou barreira a entrada de de agentes nocivos pela boca e nariz. Portanto são muito importantes para a nossa imunidade e sua retirada não é sempre indicada.

A amígdala está localizada na região da garganta e a adenóide no fundo do nariz.

O aumento delas ocorre exatamente na fase oral da criança ou seja após os 2 anos de idade e o auge desse tamanho é entre 4 e 6 anos de vida sendo a grande maioria dos pacientes com grande aumentos portadores de rinite alérgica.

Os principais sintomas são a obstrução nasal, respiração bucal, sinusites de repetição, infecção de ouvido, infecções de garganta, apnéia ou pausa respiratória.

O diagnóstico desse aumento pode ser tanto pelo exame físico ao olharmos a boca e o nariz da criança como também por exames como Rx de Cavum e tomografia computadorizada.

Não existe um tratamento especifico para redução exceto o cirúrgico mas como a maioria dos casos é associado a alergia, o tratamento da mesma está relacionado a melhora da qualidade de vida e dos sintomas de obstrução.

A cirurgia é indicada no caso de apnéia respiratória, perda de peso e dificuldade alimentar, infecções de repetição (sinusite ou amigdalite) com uso de antibiótico mais de 6x ao ano por mais de 1 ano.

O procedimento e pós operatório são tranquilos e raramente a cirurgia ocorre em menores de 5 anos de idade pela possibilidade de retorno além da maior possibilidade de cura espontânea.

Não esqueça de visitar meu canal do Youtube e a minha página no Facebook.

Dr Christian Helfstein – Pediatra

CRM 119.947 – Limeira/SP