O aumento das carnes esponjosas, como são chamadas popularmente as amígdalas e adenóides, são extremamente comuns nas crianças, mas geralmente as pessoas erram na idade, na causa e na necessidade de ser feito a cirurgia, ou não.
Espero que com esse texto, ajude exatamente a esclarecer tais aspectos.
Primeiro precisamos saber o que são essas estruturas:
Elas são parte do mecanismo de defesa de nosso corpo, servindo justamente como um filtro/barreira à entrada de agentes nocivos pela boca e nariz. Portanto, são muito importantes para a nossa imunidade. Sendo assim, sua retirada não é sempre indicada.
A amígdala está localizada na região da garganta e a adenóide no fundo do nariz. O aumento delas ocorre exatamente na fase oral da criança, ou seja, após os 2 anos de idade e o auge desse tamanho, será entre 4 e 6 anos de vida, sendo a grande maioria dos pacientes com grande aumentos portadores de rinite alérgica.

Os principais sintomas são a obstrução nasal, respiração bucal, sinusites de repetição, infecção de ouvido, infecções de garganta, apnéia e/ou pausa respiratória.
O diagnóstico desse aumento pode ser tanto pelo exame físico, ao olharmos a boca e o nariz da criança, como também por exames como: Rx de Cavum e tomografia computadorizada.
Não existe um tratamento específico para redução, exceto o cirúrgico, mas como a maioria dos casos é associado a alergia, o tratamento da mesma está relacionado a melhora da qualidade de vida e dos sintomas de obstrução.
A cirurgia é indicada no caso de apnéia respiratória, perda de peso, dificuldade alimentar ou infecções de repetição (sinusite ou amigdalite), com uso de antibiótico mais de 6x ao ano, resultando em mais de 365 dias.
O procedimento e pós operatório são tranquilos, e raramente a cirurgia ocorre em menores de 5 anos de idade, pela possibilidade de retorno além da maior possibilidade de cura espontânea.
Não esqueça de visitar meu canal do Youtube e a minha página no Facebook.
Abraços
Dr Christian Helfstein – Pediatra
CRM 119.947 – Limeira/SP
Oiê
Desculpe a demora
Como ele tem bronquite, o mais provável é que seja alérgico então apenas operar não iria resolver os sintomas
Ele precisa de um pneumologista ou otorrino ou menos pediatra bom pra tratar essas doenças
CurtirCurtir
Bom dia
Como ele tem alergia pode ser que a cirurgia não seja curativa, por isso nunca fez
Precisa tratar a alergia direito
CurtirCurtir
Tenho um filho de 6 anos que tem problemas de bronquite alérgica, adenoide,e faz tempo que faz tratamento e nunca cosegui fazer a cirurgia.
CurtirCurtir
Tenho um filho de 6 anos que tem problemas de bronquite alérgica, adenoide,e faz tempo que faz tratamento e nunca cosegui fazer a cirurgia.
CurtirCurtir