Na realidade não é um distúrbio até 1 ano de idade, mas é uma queixa comum entre os pais. Crianças que não querem dormir ou dormem muito tarde.

Até os 6 meses a maioria dos bebês não dormem a noite toda portanto esse texto não é voltado à esse tema. Se quiser saber quando seu bebê vai dormir a noite toda, clique aqui.

Geralmente não envolve a quantidade de sono que é adequada.

O melhor horário para iniciar o sono de uma criança é por volta das 20 horas (20:30h no período do horário de verão). Naturalmente nesse horário a criança apresenta um iniciação e uma manutenção do sono de melhor qualidade.

A Criança permanece acordada brincando até altas horas, geralmente dormindo apenas por exaustão após a meia noite. Esse sono tem uma tendência a ser mais agitado.

Existem algumas causas básicas:

  • Atraso do ciclo do sono por despertar muito tarde. A criança dorme até mais de 9 horas da manhã, como o período mínimo de sono noturno é de 9-10 horas nessa idade, ele não se sente cansaço antes da madrugada;
  • Atraso no ciclo do sono por soneca em hora inadequada. A criança tem a última soneca do dia terminando após as seis horas da tarde. Como após os 2 meses, o período médio acordado de um bebê é de 4 horas, essa criança nunca dormirá antes das 22 horas;
  • Horário de trabalho de pais ou parentes que moram com a criança. Toda criança precisa de um período de pelo menos 1-2 horas de calmaria antes do sono para iniciá-lo de maneira adequada. Se um dos pais chega após as 20 horas de brinca um pouco para compensar a ausência do dia ou mesmo a criança força uma excitação por saudade dos pais. Dificilmente essa criança terá sua hora de calmaria antes da 22-23 horas, iniciando o sono perto da meia noite;
  • Hiperexcitabilidade Noturna: idem ao anterior, presente em todos os casos de atraso do ciclo do sono, porém nesse caso, o ambiente onde a criança está é agitado, com pessoas falando alto, luzes acessas, estímulos vigorosos. Nenhuma criança após os dois meses mantém uma higiene do sono nesse ambiente;
  • Dor ou Incômodo no Bebê: algumas situações geram incômodos no horário noturno, notadamente as Cólicas do Lactente e dores relacionadas ao Nascimento dos Dentes, que ocorrem geralmente após as 4 horas da tarde e podem impedir o início do sono do Bebê.

O Tratamento é seguir as regras de Higiene do Sono e adiantar o ciclo do sono em 30 min por semana, nos casos de atraso no inicio do ciclo de sono, começando por acordar a criança mais cedo de manhã ou da soneca da tarde.

Boa sorte!!!

Dr Christian Helfstein

Médico Pediatra – CRM/SP 119.947

Limeira/SP