Dor de Barriga

Foto por Andrea Piacquadio em Pexels.com
Atenção

Quem nunca sentiu uma cólica insuportável?

Olá a Todos!!!

Hoje vou falar de outras causas de dor na barriga, além da raiva de ter que ficar na fila do posto de gasolina, na criança após os 4 meses de vida. Esse texto é baseado numa pergunta que recebi no pediatriavirtual.com e fiz um vídeo para o Youtube

Vamos lá então. Temos várias causas para as dores na barriga de após os 4 meses de vida mas vou dividir em 2 grupos: de 4m a 2a e maiores de 2 anos

Quem quiser saber sobre cólica em bebês, clique aqui

De 4 meses a 2 anos

Nessa idade, a principal causa de dor na barriga é disparada a intolerância a lactose, seguida da constipação (ou intestino preso) e raramente verminose e alergia ao leite de vaca.

Lembrando que a Intolerância é muito comum após os 4 anos com até 70% das pessoas apresentando sintomas como gases, distensão abdominal e diarréia, mas as cólicas são mais comuns nos pequenos como sintomas únicos, e ela está relacionada ao volume de lactose (açúcar do leite) ingerido. Já a alergia nada tem a ver com a lactose e sim com a proteína do leite e por isso qualquer fração de leite ou derivados que a criança comer, vai dar sintomas.

Maiores de 2 anos

Nessa idade a constipação intestinal é mais comum, seguido da verminose, principalmente o oxiúrus que dá muita coceira ou incomodo no ânus, e intolerância a lactose ou outros carboidratos, apesar de mais raros.

Lembrando que as viroses com seus vômitos e diarréia também causam bastante dor de barriga e as besteiras como balas, chicletes, bolachas, refrigerantes e sucos mesmo naturais também.

Quando se preocupar?

Quadros recorrentes ou mais de 2x na semana, já que 40% das crianças tem dor na barriga todo mês e isso é normal devido a sua imaturidade, que levam a criança a parar de brincar ou comer, associados a vômitos ou alterações nas fezes ou perda de peso devem sempre sem avaliados por um médico.

Tratamento

  • Tratar a causa obviamente
  • Simeticona no caso de gases ou barriga estufada

Links

Abraços

Dr Christian Helfstein – Pediatra

CRM 119.947 – Limeira/SP

Posts mais recentes

2021 – Escolas, Covid e minha opinião

O retorno as aulas, vacinação e seus riscos são os principais fatores de preocupação de muitos pais, principalmente com um volume cada vez maior de pessoas, notícias e boatos relacionados a esses temas Muitos Pais e seguidores do Facebook, Instagram e Youtube me perguntam minha opinião como Pai e Pediatra … terei que pontuar algumasContinuar lendo “2021 – Escolas, Covid e minha opinião”

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.

Siga-me

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.