banner - Novidades-novo

Nessa página vou abordar assuntos diversos, sempre relacionados ao mundo da pediatria, seja para pais pu filhos. Também haverá coisas que eu gosto, como textos de outros sites, livros recomendados e etc.

Dr. Christian Helfstein

Médico Pediatra – CRM/SP 119.947

Limeira – São Paulo

banner novo - telemedicina

Brasil Internet Livros Youtube

68 comentários sobre “Assuntos Aleatórios

  1. Bom dia
    Até os 5 anos de idade esse tipo de comportamento é normal … chato mas normal. A causa é basicamente distração e a mania de tentar segurar o xixi e o coco até o ultimo segundo levando a perdas eventuais.
    Raramente é causado por doenças como diabetes que também apresenta perda de peso e excesso de fome e sede
    Dê uma lida no pediatriavirtual.com/xixi-coco-cama-roupa/
    Abraços

    Curtir

  2. Boa noite. Minha filha tem 4 anos e há uns 2 meses vem fazendo xixi na calça. Ela já usava o banheiro normalmente. Do nada começou a molhar as calças de novo. Diz que não dói e apenas não sente o xixi sair. O que faço?

    Curtir

  3. Bom dia
    Você deve dar alguma fórmula específica para a idade ou seja Nan, Aptamil, enfamil, nestogeno … Todos 1 que significa ser específico para menores de 6 meses
    Se quiser respostas mais rápidas, avalie o serviço de pediatra online através do pediatriavirtual.com/telemedicina/
    Abraços

    Curtir

  4. Prezado, parabéns pela zelosa atuação.
    Hoje presenciei um bebêde dois anos ao cair de cabeça “desmaiar” e ficar roxeado instantâneamente, alguém o agarrou e sacudiu, o mesmo chorou…passado o susto a mãe comentou que ele tinha isso com 1 ano. Fiquei tocada com a situação, pois a mesma parece não compreender que isso exige investigação, a mesma finge que esta tudo bem. O Sr. poderia listar causas possíveis para tentar aborda-la?

    Curtir

  5. Boa tarde. Minha bebê tem 4 meses, vou ter que voltar as aulas da faculdade a noite e estou tendo muita dificuldade de tirar leite, mal consigo tirar uma mamada. Qual fórmula posso dar a ela? O peso dela na última consulta era 6.700 kg (há uns 15 dias atras)

    Curtir

  6. Bom Dia
    Sim, os primeiros dentes nascem em média dos 4 aos 10 meses mas podem nascer ate 15 ou 18 meses de vida. Isso não tem nenhuma importância prática na vida de sua bebê.
    Dê uma lida no pediatriavirtual.com/dentes/
    Se quiser respostas mais rápidas, experimente o serviço de consultoria descrito no pediatriavirtual.com/telemedicina/ … custa bem menos do que imagina
    Abraços

    Curtir

  7. Bom dia

    A introdução de dieta nos bebês é a segunda cauda mais comum de constipação nas crianças junto com dieta pobre em fibra e comportamento retentivo onde a criança segura o cocô propositadamente.

    No caso de seu bebê pode ser apenas por adaptação a dieta, excesso de tubérculos amarelados como batatas, mandioquinha e etc (mais comum) ou excesso de leite / falta de introdução de água. Quando a dieta está adequada, o tratamento é medicamentoso sendo recomendado a Lactulose nessa idade … veja as doses e como usar no pediatriavirtual.com/constipacao/

    Numa próxima oportunidade, se preferir uma resposta mais rápida, ou seja, no máximo em algumas horas, você pode contratar o serviço de telemedicina com valores variando de 5 a 25 reais. Respondo via Email ou Facebook/Messager … saiba mais clicando no https://pediatriavirtual.com/telemedicina/

    Abraços

    Curtir

  8. Dr. Boa noite,

    Meu bebê tem 7 meses e desde que introduzi a alimentação ele só faz cocô com ajuda do minilax, já verifiquei a dieta dele, dou todo dia suco com mamão e ameixa e nada, ele ainda nao come carne, está nas frutas e legumes. Isso vai fazer quase um mês. Isso acontece mesmo? Tem algo que posso fazer? Fico preocupada.
    Obrigada.

    Curtir

  9. Bom dia
    Depois de uma lida no pediatriavirtual.com/anemia/ que explica tudo.

    A ferritina é o estoque de ferro e a microcitose e a hipocrômica são alterações presentes na deficiência de ferro.

    Não sei sei se apresenta anemia ou não. Na idade dele a anemia ocorre com hemoglobina abaixo de 11.
    Abraços

    Curtir

  10. Boa tarde Dr.
    Meu filho tem dois anos. No hemograma dele teve a seguinte conclusao:
    Serie vermelha: microcitose e hipocromia
    Serie branca: Leucocitose
    Leococitos 12.330

    O exame de Ferritina 21.5ng/ml

    O que pode ser essa alteraçao no hemograma ? Estou estremamente procupada pq ele estava com anemia.. Mas a ferritina no primeiro exame deu alterada.. Ja agora no segundo nao. Estou muito preocupada se o senhor poder me da uma luz agradeço de coraçao.

    Curtir

  11. Bom dia
    Nessa idade eles geralmente tem nariz entupido mesmo por um problema de diâmetro das narinas associado ao período de adaptação o mundo sujo em que vivemos.
    Observe sinais de falta de ar com a asinha do nariz abrindo e fechando ou um buraquinho debaixo do pescoço e costelas
    Veja os videos abaixo

    Curtir

  12. Bom dia minha filha tem 45 dias e parece ter dificuldade pra respirar o pediatra diz ser normal só passou salsep 360 mais parece não estar adiantando o q devo fazer ??

    Curtir

  13. Bom dia
    A obstrução nasal importante como relatada tem basicamente três causas: alergia ou rinite, aumento de amígdalas ou adenóide também chamadas de carne esponjosa e obesidade ou gordura nas vias aéreas.
    Independente da causa é sempre necessário uma avaliação médica.
    Em relação a alimentação, ele apresenta um metabolismo acelerado e precisa se alimentar bastante para. Não perder peso. Realmente não é um problema.
    Abraços

    Curtir

  14. Olá doutor, tenho um filho de 8 anos, reparei que ao dormir ele ronca, e demora a respirar, e é uma respiração meio que forçada, de dia ele fica normal, mais a noite ele muda, o que pode ser, e o que posso fazer pra ele dormir bem?

    E tbm ele come muito, se deiXar come sem parar, mais que um adulto, já fui em outro pediatra, mas disse que é normal, mas sinto que tenho que fazer algo, e ele é magro.

    Curtir

  15. Bom dia
    Aftas recorrentes podem ter várias causas e geralmente melhoram na adolescência.
    Pode ser anemia, deficiência de ferro ou vitaminas, alergia, intolerância a alimentos quentes, salgados ou ácidos em excesso ou excesso de manipulação da boca como roer unhas e etc
    Observe a cada episódio se houve alguma mudança de alimentação ou comportamento
    Abraços

    Curtir

  16. Bom dia.minha filha tem 1ano e 6 meses e de uns tempos para cá ela vinha tossindo muito durante o sono.levei no pediatra e ele passou antibiótico que resolveu…mas hoje ela do nada tossiu 2 vezes e vômito…o que é isso?
    Ela toma mingau de cremogema com leite em pó!

    Curtir

  17. Bom dia
    A causa mais comum de sangramento nas fezes é a constipação ou fezes duras. Se for esse o caso, de uma olhada no pediatriavirtual.com/constipacao/
    Outras causas mais raras são alergias, verminoses e viroses.
    Nunca esquecer de observar se não existe qualquer lesão anal visível, principalmente pelo risco de abuso.
    Abraços

    Curtir

  18. Boa noite Doutor ,meu filho está com 3 anos e meio está apararentemen tudo ok mais as fezes dele está com sangue a três dias levei ele ao pediatra me passou remédios para diarreia e cólicas mais meu filho não está com diarreia e muito menos com colica me ajude .

    Curtir

  19. Bom dia
    Sim, a perda de peso nos primeiros dias é normal e 20% das crianças ainda não estão ganhando peso aos 20 dias
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/fome/
    Tudo vai depender do ganho de peso nos últimos dias. Eu revejo no máximo a cada 5 dias até iniciar o ganho de peso
    Abraços

    Curtir

  20. Boa tarde Doutor
    É normal uma criança com 18 dias perder peso o pediatra estar marcado para o dia 30 falta muitos dias e estou preocupada

    Curtir

  21. Bom dia
    Antigamente, existiam vacinas não conjugadas mas hoje são roduzidas apenas essas vacinas e apenas em epidemias ou quadros esporádicos são produzidas as vacinas isoladas.
    Seu bebê já tomou a primeira dosagem e só terá proteção após a segunda e a terceira doses dependendo da vacina.
    Não temos um prazo máximo para a realização da vacina, mas devemos dar o quanto antes.
    O programa de vacinação do Brasil é super eficiente e se nao foi liberado um lote de vacinas isoladas significa que o atraso não deve ser longo.
    Vacina assim que possível e tente ficar tranquila
    Abraços

    Curtir

  22. Dr. Boa noite.
    As vacinas penta e hexa valentes estão em falta no Rio de Janeiro naa redes pública e particular. Minha bebê tem que tomar a segunda dose pois completou 4 meses. Existe outra vacina para substituir? Por quanto tempo se pode adiar esta imunização?

    Curtir

  23. Bom dia
    Bem, na realidade todos os estudos demonstram que a utilização de leites especiais leva os pais a ficarem tranquilos com a suplementação de vitaminas e afins levando a piora progressiva da alimentação, pois pensam que tudo está sendo recebido do leite.
    Nessa idade pode-se utilizar qualquer leite e ideal é oferecer no máximo 3 mamadeiras ao dia e se ele não aceitar determinado alimento considerar que não está com fome e não oferecer mais nada
    Abraços

    Curtir

  24. Bom dia doutor,meu nome é Aline, tenho um bebê de 1 ano e três dias,eu o amamentei até os seus 9 meses,desde então ele toma leite comum de caixinha,porém não come nenhuma fruta pois não gota de nada que ofereço,por esse motivo e outros que gostaria muuuuuuuuito de trocar o leite dele por um Melhor que lhe ofereça ferros, vitaminas etc.
    Como poderia estar fazendo a troca é por qual leite???
    Aguardo a resposta obrigada.

    Curtir

  25. Boa tarde doutor!
    Hoje apareceu uma mancha vermelha parecendo ser um monte de carocinhos no rosto de minha filha mas depois de algumas horas desapareceu sozinha. Fiquei preocupada pois final do mes passado quando ela estava doente ela fez um exame de sangue na UPA e a doutora de la disse que o mesmo estava alterado, mas nao disse o que significava e mandou leva-la a pediatra do posto, mas ainda nao esta tento marcaçao, so dia 27 para saber o dia que tera marcaçao. Sera que essa mancha tem alguma coisa a ver com essa alteraçao? Devo me preocupar?

    Curtir

  26. Bom dia
    Durante o nascimento dos dentes é comum a redução do apetite, além de tudo as infecções também reduzem o apetite.
    Usualmente utilizamos analgésicos como dipirona paracetamol ou ibuprofeno para aliviar o incômodo.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/dente e no pediatriavirtual.com/gripe/
    Abraços

    Curtir

  27. Bon dia
    Em média as vacinas começam a fazer efeito entre 15 e 30 dias, mas como nem todas as doenças são preveniveis com vacina e principalmente algumas vacinas só são realizadas após 1 ano de idade, a recomendação é evitar aglomerações, mas pode sair.
    Evite horários mais cheios na igreja, shopping e afins.
    Abraços

    Curtir

  28. Ola doutor. Meu bebe tem 11 meses e nao esta querendo comer nada apenas mama no peito, esta meio resfriada e esta saindo 4 dentinhos em cima. Sera que a falta de apetite é isso… O que devo fazer para que ela coma

    Curtir

  29. Bom dia, Doutor.
    Após a vacinação quanto tempo depois podemos considerar que o bebê está imunizado? Objetivamente, quando podemos frequentar locais como igreja, shopping etc?

    Curtir

  30. Bom dia
    As lesões vermelhas e isoladas geralmente são causadas por picadas de insetos e a lesão da perna deve ser causada por pele seca mesma secundária aos banhos mais quentes dessa época.
    Passe hidratante ou óleo de bebê por algum a dias que deve melhorar.
    Abraços

    Curtir

  31. boa noite doutor (a)… minha bebe desde 10/05 (ontem) ela apresenta umas mancha vermelha nos bracinho ( acima dos cotovelos) e uma mancha na perninha que virou ressecamento nessa parte aqui onde a gente mora nao esta fazendo calor agr n sei que seja a roupinha… ela tambem nao se mostrou coçando !

    Curtir

  32. Bom dia
    Na idade de seu filho e nessa época do ano temos duas causas prováveis para esse quadro:
    Gripe ou bronquiolite. Ambos as doenças são tratadas com inalação com soro fisiológico várias vezes ao dia e higiene nasal com soro fisiológico ou rinossoro ou salsep várias vezes ao dia.
    Observar falta de ar com a asinha do nariz abrindo e fechando ou um buraquinho debaixo do pescoço e costelas.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/gripe e no pediatriavirtual.com/bronquiolite/ para saber mais sobre o tratamento dessas doenças.
    Abraços e melhoras ao seu bebê.

    Curtir

  33. Bom dia doutor.
    Meu bebe tem 9 meses, e desde o dia 03/05/17 esta com tosse seca, irritativa e secreçao, que até entao nao tinha, deu febre, nao esta dormindo a noite, chora ao tossir, moramos na zona rural onde tem muita poeira, mas a casa é bem ventilada, e meu bebe fica na creche, o medico receitou Notuss pediatrico 2x ao dia 2,5ml, gostaria de saber qual seria a causa dessa tosse e se o senhor me indicaria algum outro remedio, ou se realmente posso dar esse notuss?
    aguardo.

    Curtir

  34. Bom dia Elis
    Os bebês chiadores são crianças de até 2 anos sem histórico familiar positivo de Alergia que apresentam chiado no peito recorrente.
    Ele é a principal causa de pneumonia e internação na criança.
    Ele é classificado em vários graus e alguns necessitam de bombinhas iguais as de asma, outros apenas inalação com soro fisiológico e berotec, e prednisolona nas crises.
    O ideal é se avaliado por um pediatra bom ou um pneumologista para fechar o diagnósticos.
    Geralmente meninos, que chiaram antes dos 3 meses, prematuros, famílias alérgicas são os principais afetados.
    Abraços

    Curtir

  35. Tudo bem Dr?
    Como tratar um bebe chiador?
    Meu bebe tem 8 meses. Cada hora com um medico e e diagnosticado de forma diferente, em janeiro teve um quadro de pneumonia e agora em abril teve uma broncopneumonia, ele frequenta escolinha desde os 5 meses. Já não sei mais o que fazer. O ultimo disse que ele e bebe chiador.
    Lavo sempre os nariz dele com soro e faço inalação com soro.

    Curtir

  36. Boa noite
    Nessa idade não usamos vitaminas de rotina simplesmente porque não é necessário.
    Seu filho é maior do que a média entao com certeza ele não tem nenhuma deficiência senão ele não teria crescido tanto.
    A natureza e a boa alimentação já fizeram um bom serviço a favor de seu filho.
    As vitaminas nada tem a ver com a rinite ou sinusite, cujo tratamento é com antialérgicos.
    Abraços

    Curtir

  37. Boa tarde .Meu filho tem 13 anos e mede 1,76 cm ,tem alimentação boa ,mas sempre tem crise de rinite e sinusite.Queria dar um polivitaminico. Qual é o melhor pra idade dele?
    Obrigada

    Curtir

  38. Bom dia
    Nessa idade aproximadamente 50 a 75% dá dieta não é láctea ou seja, não depende do leite.
    Por isso os bebês mamam muito menos e a produção de leite também reduz. Uns 50% do leite é produzido na mamada e a mãe não tem mais a sensação de seio cheio.
    Eu gosto muito do Aptamil 2 e o melhor custo benefício é o nestogeno 2.
    Abraços

    Curtir

  39. Bom dia, minha esposa está ficando sem leite e meu filho tem apenas 8 meses e já come frutas, legumes e carne. Que fórmula seria a mais indicada para substituir o leite materno na possibilidade dela para de produzir o mesmo ?

    Curtir

  40. Bom dia
    A vacina de 4 meses engloba a vacina de rotavírus que pode dar cólica e alterações intestino, sendo uma possível causa para a irritação.
    O mais provável é que seja dente por causa das mão na boca e dá salivação. São chamadas de crises de dentes aonde 75% das crianças apresenta irritação, saliva e fezes amolecidas e com alterações no cor e quantidade.
    A invaginação intestinal pode causar vômitos, sangue nas fezes e cólicas de grande intensidade.
    O ideal é medicar para dor com medicações como ibuprofeno e observar a resolução dos sintomas.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/dente/ e também olhe o pediatriavirtual.com/muita-calma/ para saber os sinais de alerta em crianças
    Abraços

    Curtir

  41. Bom dia
    Meu filho tem 4 meses , completa 5 no dia 4 de maio. Bom sempre foi muito calmo quase nunca chorava, dormia a noite toda!
    Mas de 1 semana para cá ele mudou completamente o comportamento. Agora fica agitado, nervoso querendo morder tudo,não dorme bem,além de estar sempre irritado e chorando , mas é chorando Muito!!!!!
    Mãozinha na boca e baba mas é pouco .
    Estou preocupada porque coincidiu desses sintonia virem após ele ter tomado as vacinas do 4 mês?
    Pode haver alguma relação ,ou será os dentes ?

    Curtir

  42. Bom dia
    A maioria dos bebês não tem rotina até os 3 meses de vida e também trocam o dia pela noite.
    Provavelmente é apenas um problema de adaptação, ele quer dormir mas não consegue no volume desejado já que não está mais na sua barriga, experimente por no carrinho e caminhar ou balançar como se estivesse Ninando na sua barriga.
    Ainda pode ser cólica, já que o auge ocorre aos 45 dias de vida ou até excesso de estimulação.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/choro-bebe/ , no pediatriavirtual.com/colica/ é o mais importante pediatriavirtual.com/rotina/sono/
    Abraços e tudo vai melhorar com o tempo

    Curtir

  43. Tudo bem Dr?
    Meu filho tem 1m e 10 dias.Ele não dorme durante o dia ,mas a noite dorme bem.
    O problema é que ele passa o dia bocejando e chorando com muito sono,mas não consegue firmar,cochila no meu colo e quando ponho na cama acorda,e mesmo se deixo no colo logo ele acorda muio irritado.
    Alguma sugestão do que pode ser.
    Grata

    Curtir

  44. Boa tarde
    Idealmente, seu filho precisa ser avaliado e a força é sensibilidade do mão testada.
    Existem lesões nervosas que levam a mão a permanecer fechado, mas lembre a posição de repouso da mão é semi fechada.
    De novo, passe por uma avaliação com o pediatra ou neurologista, essa é a minha sugestão.
    Abraços

    Curtir

  45. Olá Dr. boa tarde! O meu neto tem 3 anos e 8 meses. Só que eu e minha esposa temos observado que ele fica o tempo todo com a mão esquerda fechada, embora ele não seja canhoto. Parece que ele só tem a mão direita para fazer tudo. Ele disse que não dói nada, e só abre quando a gente manda ele abrir. Será que ele tem algum problema na mão esquerda Dr.?

    Curtir

  46. Oi Dr tudo bem?

    Gostaria de um tema sobre cuidado com o recém nascido,ainda vejo muitos bebês que nascem no versão e as mães ainda colocam luvas e meias neles,é necessário esse ‘cuidado’? Tem algum perigo do récem nascido ‘pegar friagem’ pelos pés como dizia os avós? Minha filha nasceu num verão super quente e deixava ela bem a vontade apenas com um Bodie.

    Abraços!!!

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s