EDUCAÇÃO SE APRENDE EM CASA!
NÃO NA ESCOLA, NA RUA OU NO MÉDICO!!!
Ensine o quanto antes essas palavras “Mágicas”, desde o nascimento:
“SIM e NÃO”, “PODE e NÃO PODE”, “CERTO e ERRADO”.
Quanto antes seu filho aprender o que pode e o que não pode fazer, menos ele terá de testar os limites e portanto menos birras, confrontos e brigas.
Regras ou Dicas Simples e que Realmente Funcionam:
- Fale de maneira firme. Seja insistente ou ele vencerá pelo cansaço.
- Seu Filho precisa de LIMITES. Crianças gostam de ter LIMITES, pois assim se sentem mais seguros. Seu filho sempre testará você e os limites dele. Faça o máximo para não mudar de opinião, responder sempre igual a uma conduta de seu filho(você e todos os cuidadores).
- Crianças tentam manipular e colocar os Pais em contradição. Se ocorrer discordância entre os Pais, a discussão não deve ocorrer na frente da criança.
- Seu Filho precisa de ROTINAS. Toda criança deve ter
hora de comer, dormir, tomar banho, brincar e também deve ter hora para comer guloseimas, como balas, chicletes, chocolate e refrigerante, se achar conveniente. Lembre-se da hiperatividade que os doces geram
- Seu Filho precisa aprender que seus atos tem consequência e que ele deve arcar com essas consequências, sejam boas ou ruins
- Falar sempre a verdade e cumprir o que foi dito, seja para o bem ou para o mal, assim você terá a confiança do filho e ele obedecerá mais facilmente.
- Todas as pessoas que cuidam da criança devem ter a mesma opinião sobre a educação da criança. Rapidamente ele vai descobrir quem sempre cede aos seus “desejos” (mesmo quando errado) e quem impõe limites.
- Não compre seu filho com guloseimas ou brinquedos.
- Dê carinho e atenção. Presenteie seu filho com brincadeiras e carinhos diariamente. Crianças carentes fazem “bagunça” para chamar atenção.
- Ensine seu filho a dividir as coisas (atenção dos pais, brinquedos, tudo)
- Seu filho também copia sua ações, portanto não xingue, não seja violento, respeite as leis e etc. Sendo educado, você já estará educando seu filho automaticamente
Como devem ser as REGRAS para a Criança:
- poucas e justas, além de curtas ou de fácil
entendimento
- devem respeitar o nível de compreensão da criança, não tente explicar para uma criança de 1 ano e não diga simplesmente Não para uma criança de 8 anos. Seja coerente.
- criança não aprende na primeira vez, aliás não aprende nem em 50 vezes, mas tenha paciência que a repetição e a insistência sempre vencem
- os Pais devem agir sempre igual.
- pode-se discutir as regras, mas a decisão final é dos Pais
- melhor forma de diminuir a frequência de comportamentos inadequados é ignorá-los. Todo espetáculo precisa de plateia!
- bom comportamento deve ser elogiado.
- não juntar punições e nem deixar comportamentos ruins sem punição
- a punição (não bater) deve ser justa e imediata.
- retirar uma regalias ou brinquedo, deixar ela para pensar em um local monótono e ao término do castigo, perguntar se ela entendeu pq ficou de castigo.
- não existe um tempo para pensar ou de castigo, deve ser o suficiente para a criança se acalmar e entender seu erro.
- certos comportamentos melhoram com a idade (jogar comida no chão ou não querer por um determinado sapato), portanto não perca tempo e energia com coisas pequenas e sem importância para a educação.
A internalização dos Pais ou das Regras ocorre entre 3 e 5 anos quando a criança começa a ter uma miniatura dos Pais na cabeça dela dizendo o que é certo ou errado. Por isso, o período de 1 a 5 anos é tão importante para a educação e para o resto da vida.
A maioria das crianças com mal comportamento não é hiperativo ou tem qualquer problema psicológico, eles apenas deixaram de aprender que seguir as regras vale a pena.
Resumindo
Educar é cansativo, parece não fazer efeito de 1 a 3 anos, mas sempre funciona se você for mais insistente que a criança. Vale a pena! E também se ensina e educa com carinho e atenção, não apenas brigando!!
Dr Christian Helfstein
Médico Pediatra – CRM/SP 119.947
Limeira/SP