O meu Pronto Socorro Virtual vai tentar ajudar vocês, Pais Preocupados e Conectados, que tentam ajuda na internet com o super Doutor Google antes de levar seu filho ao Pronto Socorro mais próximo de casa.

Sem nenhuma tentativa de transferir a responsabilidade de diagnóstico do Pediatra para os Pais, mas com querendo informar os Pais para aprimorar o tratamento, avaliar se determinado sintoma é comum na recuperação de uma doença ou se indica uma necessidade de reavaliação.

Aqui você encontrará informações para evitar “visitas” e “reavaliações” desnecessárias ao Pronto Socorro.

Todos temos o direito a cuidar de nossa saúde, principalmente de nossos filhos, independente de sermos atendidos no SUS, Convênio ou Particular, porém todo sistema tem um limite operacional e quanto mais visitas desnecessárias, maior o tempo demandado para avaliar e separar os casos que realmente precisam de atenção imediata dos casos que poderiam ser atendidos em consultas agendadas.

Pediatra é uma especialidade em extinção, poucas Faculdades ainda conseguem manter cursos de especialização em Pediatria devido à baixa demanda, ou seja, poucos querem ser Pediatras hoje em dia e uma das causas é o excesso de consultas causado por visitas desnecessárias. Perde o tempo o Pediatra e também os Pais e as Crianças.

Como Pediatra, sempre prefiro avaliar minhas crianças, mesmo trabalhando bem mais por conta disso, principalmente com a proliferação de “Não Pediatras” atendendo em Pronto Socorros.

Crianças não são adultos em miniatura onde Denuncia de Mal AtendimentoClínicos, Ginecologistas, Ortopedistas, Oftalmologistas, Residentes das mais variadas áreas e etc podem fingir que sabem atender, prescrevendo
antibióticos e xaropes para tosse para todos.

Se seu filho for mal atendido ou você tiver
dúvida da capacidade do suposto Pediatra, entre em contato com a direção do local para reclamar ou reclame no Conselho Federal de Medicina no ícone ao lado.

Clique nas imagens para ler o conteúdo específico de cada quadro.

Assaduras e Micoses de FraldaColicachoroOrelhaFebreConstipaçãogerd1GripeVitaminasComo Trocar Fraldas - Dicas aos IniciantesVaricela ou CataporaImunidade Baixa? Vacina Contra Gripe ou InfluenzaVacina Contra Gripe ou InfluenzaHérnia UmbilicalUmbigo - Não dá para ter dó!hernia-inguinalhidrocelesono-normalRepelentesSem PicadasSem PicadasBronquiolite ou Chiado no Peito do Bebê

Banner - telemedicina

100 comentários sobre “Pronto Socorro Virtual

  1. Bom dia

    Essa temperatura indica hipotermia, mas ela reflete a temperatura da pele e não a interna que é a que realmente importa.
    Hipotermia real gera palidez ou pele roxa, tremores involuntários e alterações na respiração.
    Já tive pacientes que apresentavam essas alterações e não tiveram nenhum problema. A causa é uma alteração na regulação de temperatura geralmente em crianças que sentem muito calor.
    O corpo resfria a pele demais tentando reduzir a temperatura interna do corpo.
    Não se preocupe se não ocorrerem os sinais descritos no pediatriavirtual.com/doente/
    Abraços

    Curtir

  2. Por favor preciso muito saber o porq minha filha de 6 anos tem todas as noites ao dormir quedas na temperatura sempre fica em 34 e meio os pediatras da minha cidade falam q o poblema e com o termometro mais eu sei q nao e pois ja usei outros e em outras criancas tamb….nao sei oq fazer estou muito preocupada com medo dos riscos pra saude dela.

    Curtir

  3. Boa noite Dr. Meu netinho esta com o peitinho carregado, levei no pediatra passou AZI, estou dando pra ele , so que hj a noite estou percebendo um chiado no peitinho dele. a tosse as vezes com catarro e as vezes nao, começou a tomar o AZI na segunda feira(29) a noite. Eu nao sei se realmente e o chiado ou se e catarro que esta no peitinho dele. ele tem 3 aninhos. Obrigado Deus abençoe.

    Curtir

  4. Bom dia
    Consideramos hipotermia ou temperatura baixa apenas quando medida abaixo de 35°C.
    Entre 35 e 37.8, o nosso corpo pode variar a temperaturas de acordo com o ambiente, nível de atividade quantidade de roupas, ventos ou outras intempéries.
    Tudo normal então mas hipotermia é mais grave do que febre em crianças doentes. Fica a dica!
    Abraços

    Curtir

  5. Ola doutor. E verdade que a temperatura corporal abaixa quando dormimos? Meu filho por 2 vezes reclamou de frio (uma vez ao acordar a tarde e outra na madrugada, quando o ar e o umidificador estavam ligados e estava chovendo) e na primeira vez, q foi logo apos acordar a tarde, estava 35.4 e na madrugada quando reclamou estava 35, depois subiu a 35.4. Fiquei preocupada. Isso foi ontem. Hoje levei na pediatra e ela vou coração e batimentos e disse q estava bem, q poderia ser falta de sodio, mas contínuo preocupada. Hoje a tarde acordou com temperatura 35.3 e eu tb vi a minha q estava 35.7. E normal mesmo a temperatura abaixar assim? Grata

    Curtir

  6. Bom dia
    Essa lesão não tem relação com o impetigo e também não é alergia pela sua descrição.
    A caracterização é de exantema ou manchinha viral.
    Eles são planas ou levemente elevadas, sem coceira, sem outros sintomas importantes e com resolução espontânea em 7 dias
    Observe os sinais de alerta descritos no pediatriavirtual.com/doente/ para saber se precisa levar ao médico novamente
    Abraços

    Curtir

  7. Caro Dr(a), minha filha apresentou do amanhecer até agora um aumento significativo de pequenas bolinhas vermelhas por todo corpo muito rápido, inicialmente, nas costas depois para o peito e em seguida para os braços e rosto. Não teve febre e não coça. Ela está tomando antibiótico(amoxicilina), antialérgico(polaramin) e nebacetin, por causa de um diagnóstico de Impetigo da quarta-feira passada, que termina amanhã.

    Curtir

  8. Boa tarde Dr!
    Dr. queria uma ajuda, meu bebê apareceu uns carocinhos no corpo. Fui no pediatra Ele disse que poderia ser picada de inseto provavelmente pernilongo, pois eu já procurei na minha casa pernilongo e não achei fiz uma limpeza de todo canto para poder ver se achava os tal insetos e não descobrir nada de inseto que estava picando ele. O pediatra me receitou uma pomada chamada Polaramine mas as pomada não tá surtindo efeito, tem caroço que demora até um mês para sumir, gostaria de uma ajuda, qual outra pomada eu posso passar nos carocinhos? Tem como eu te mandar as fotos do Caroço para o senhor ver? Deste já agradeço!

    Curtir

  9. Bom dia
    Ele deve estar apresentando uma enterovirose característica dessa época que causa sintomas de gripe e diarréia.
    O tratamento é exatamente como vc esta fazendo, mas o decongex não é aconselhável nessa idade, devemos usá-lo após os 4 anos .
    Dê uma olhada no pediatriavirtual.com/vomito-diarreia/
    Basicamente a febre dura de 2 a 4 dias, a gripe uns 7 dias e a diarréia melhora após 48 HS do início da medicação como florax.
    Observe os sinais de alerta descritos no pediatriavirtual.com/doente/
    Abraços

    Curtir

  10. Oi Dr.
    Boa noitr
    Preciso da sua ajuda
    Ontem meu filho começou com sintomas de resfriado, nariz escorrendo e entupido, tosse e febre
    Entrei com soro no nariz, inalação, descongex plus e ibuprofeno pra febre
    Hj ele está mais ruinzinho. Secreção na garganta também, narizinho mais fechado e estômago cheio de ar. O que pode ser estômago assim? Dei simeticona, não melhorou
    Com 4 meses e meio, ele teve pneumonia. Hj tem 11 e meio
    Ontem aceitou mel… hj não quis
    Desde ontem já reduziu a alimentação
    Desde já agradeço a prontidão em ajudar

    Curtir

  11. Obrigada mais uma vez. Quando vejo suas respostas as minhas dúvidas de mãe de primeira viagem, meu coração fica mais tranquilo. Esqueci de perguntar se posso dar dipirona a cada 4 horas, no caso da febre não passar, ja tentei intercalar com Tylenol, mas para ele não faz efeito.

    Curtir

  12. Boa noite Doutor. Meu filho de 3 anos e 7 meses está c febre desde terça pela manhã, sem nenhum outro sintoma. Ontem na madrugada foi No pronto atendimento pq a febre continuava.foi examinado e a médica viu a garganta com focos de pus, lá no final. Passou sinot 400 que deu a primeira dose hoje pela manha, mas a febre vai e volta. A partir de quantos diad o antibiótico começa a fazer efeito e melhorar esta febre? Muito obrigada.

    Curtir

  13. Minha filha tem 5 aninhos e esta passando por uma forte infecção na garganta com estomatite severa,fazendo uso de azitromicina 900.Mal se alimenta o que mais ingere é chá de hortelã natural.Mesmo com a visível melhora,o que me ar longe é que mesmo com o consumo do líquido,ela não sente vontade de urinar.vai ao banheiro fazer xixi apenas 1 vez ao dia.O que causa isso???o que devo fazer??

    Curtir

  14. Bom dia
    A dose supostamente utilizada foi 2x a dose usual ou seja, nem foi tão alta.
    Segundo a bula: “A superdose pode causar sintomas tais como vômito, hemorragia gastrintestinal, diarreia, tontura, zumbido ou convulsões. No caso de intoxicação significante, insuficiência aguda nos rins e insuficiência no fígado podem ocorrer.”
    Observe esses sinais e principalmente tome mais cuidado ao guardar medicações em casa.
    Isso foi um alerta!
    Abraços

    Curtir

  15. Olá, meu filho tem 3 anos e eu não sei se ele tomou um comprimido de diclofenaco de potássio de 50 mg, fui pegar a cartela do remédio para tomar e dei falta de um comprimido, ele disse que não tomou e que guspio fora por ser ruim, agora não sei o que faço, ele corre algum perigo devo levar ele até o hospital?

    Curtir

  16. Boa tarde Dr.,
    Minha filha desde recem nascida nao dorme direit…. pois bem … pensei que fosse nornal.
    Hoje com 9 meses ela acorda de 5 a 7 vezes por noite. Estou com uma Pediatra mas nunca disse nada para resolver isso…. nem remedios naturais e nem homeopaticos. o que o Dr. me indica a fazer.

    Curtir

  17. Olá Doutor. Meu filho fez o exame que coloca a câmera no nariz(não lembro o nome agora) ha 10 dias e apareceu um leve refluxo e uma leve alergia (segundo a médica, leve rinite)- esta no tratamento com.nasonex e label. Acontece que ha 3 dias voltou a crise, com secreção no nariz, um pouco de tosse, as vezes seca, outras cheia e minha prima esta insistindo para irmos a sua casa de praia amanhã. Posso leva-lo mesmo que seja so para ficar na casa sem ir ao mar (na casa tem muito vento e com o vento vem a poeira e fico com receio de piorar)? Agradeço desde já.

    Curtir

  18. Olá Doutor. Desculpe mais uma vez o incômodo, mas e que hoje a pediatra do meu filho q tb e pneumologista, passou flixotide para ele junto com hixizine e rilan. So achei estranho o flixotide pq ele não tem asma. Tem uma tosse em horarios bem pontuais, com catarro, q ela esta desconfiando de refluxo. Tanto que passou donperidona, se não melhorar em uma semana com os medicamentos acima. Será q e aconselhável o uso desta bombinha mesmo sem ter asma? Estou lhe perguntando pq fiquei com receio de ligar para a medica e ela se chatear, achar q estou duvidando de sua competência. Obrigada.

    Curtir

  19. Bom dia
    Normalmente este estalido é causado pela obstrução nasal. Para romper a obstrução do nariz, a pessoa aumenta a pressão na região através do movimento do palato mole e com isso consegue respirar melhor.
    A característica sonora da secreção é um ronco ou barulho de porquinho.
    O brondilat não é o melhor expectorante de via aérea superior, sendo o fluimucil e o bromelin melhores, principalmente o primeiro.
    Difícil da qualquer opinião sobre conduta sem examinar o paciente mas eu sempre adio o antibiótico em caso de melhora do quadro.
    Abraços

    Curtir

  20. Obrigada pelo retorno doutor. Mmuito atencioso. Ele ja usa nasonex e spray desde abril, direto. Tomou por um mes e meio o ebastel e agora voltou a tomar.Tb ja esta tomando brondilat há 4 dias. Vejo que esta melhor, mas a minha preocupação é de esta secreção que ainda não saiu por completo (pois ainda escuto e estaladinho no nariz e sinto o cheiro ds secreção quando chego perto) passar para o pulmão e ate fazer uma pneumonia. Quantos dias acha q devo esperar para dar um antibiótico? Das outras vezes que começou assim, ficava este estaladinho no nariz e a crise sempre voltava.

    Curtir

  21. Bom dia
    Seu filho provavelmente tem uma rinite com obstrução nasal importante e por isso faz sinusites de repetição.
    Ele deve obrigatoriamente utilizar medicações de prevenção como antialérgicos e sprays nasais de corticóide.
    O diagnóstico de sinusite ocorre com a presença continua e em grande quantidade de Secreção nasal verde ou amarelada por mais de 7 a 10 dias.
    No caso de seu filho, aparentemente ele já está melhorando e por isso não seria necessário.
    Eu manteria medicações para alergia e associaria um expectorante e higiene nasal com soro fisiológico ou salsep.
    Espero ter ajudado.
    Abraços

    Curtir

  22. Olá Dr. Christian,
    Estou com uma duvida sobre um medicamento que a pediatra do meu filho passou. Desde 19.08 ele começou c secreção verde no nariz, rouco e tosse seca. Levei s médica no quarto dia e ela disse q esperasse mais uns dias para ver se seria necessário sinot 400. Acontece q c 7 dias a tosse passou a ser um pouco cheia
    Tossindo de 2 a 3 vezes por dia e mais quando acorda. O nariz não tem mais secrecao, mas escuto um estalinho dentro e ontem com 10 dias expeliu um pouco de secreção nas 3 vezes q tossiu..hoje falei com a pediatra e ela mandou dar o sinot. Não está cedo para um antibiótico? OBS: entre abril e Junho foram quase 90 dias c sinusite e tomou 2 antibióticos- clavulin e klaricid. Fico grata d puder me responder. Ele tem 3 anos e 4 meses.

    Curtir

  23. Olá meu bebé tem 42 dias e esta gripado …já levei em 2 pediatra e falaram pra eu lavar com soro …mais acho que na tá resolvendo ….o pediatra disse ontem que o pulmão dele esta limpinho e que é só uma gripe mesmo ….mais não melhora desde semana passada ….será que demora muito pra melhorar ?

    Curtir

  24. Boa noite
    Eu não uso homeopatia por isso não posso orientar sobre o assunto.
    Os distúrbios do sono são basicamente distúrbios de movimento, atraso do início do sono, falta de limites, cansaço excessivo, associação com algo externo como mamar ou colo e insônia da infância que é a mais rara.
    Eu gosto de usar fitoterápico nesses casos como o calman.
    O mais importante é ter tranquilidade e tentar manter a rotina mesmo se parecer não funcionar, independente de qual for a rotina
    Dê uma olhada no pediatriavirtual.com/sono/
    Existem inúmeros livros que descrevem a técnica para ensinar o filho a dormir e se bem feitos a eficácia é superior a 90%. Eu gosto do Nana nenê mas existem outros.
    Abraços

    Curtir

  25. Olá Doutor,oito meses se passaram,mas as minhas olheiras não.Meu filho não dorme como eu queria,estou exausta.Em investigação descartei a possibilidade de alergia,dor,dentição ou refluxo,trata-se mesmo de um distúrbio do sono,nem mesmo os chás ou a criação de uma rotina resolveu.A insónia e o sono agitado dele esta nos preocupando, o que não passa com os meses de vida.Qual a sua orientação em relação a uma medicação homeopática e qual seria ideal para idade dele (oito meses)?
    Agradeço a atenção
    att. Amanda

    Curtir

  26. Olá Doutor,tenho um bebe de 2 meses que esta com as perninhas ressecadas,em partes,ficam esbranquiçadas ao passar a mão qnd a pele esta seca,não à descamação,e ficam levemente vermelha após o banho.O que pode ser??

    Curtir

  27. Bom dia
    Os bebês que mamam ao seio realmente não ficam mais de 3 a 4 horas sem mamar, exceto a noite quando podem passar de 4 a 8 hs.
    O seu leite não é fraco mas o leite materno é fácil de digerir e isso leva ao esvaziamento gástrico mais rápido gerando mamadas mais próximas.
    O mais importante é observar o ganho de peso.
    Abraços

    Curtir

  28. Olá Doutor!
    Li em seu blog que aos 3 meses as mamadas param de espaçar. Tenho uma bebê completa 3 meses este mês e mama exclusivamente L M a cada 2 horas. A noite dorme bem, dou última mamada por volta das 23:00
    Em quase todas as mamadas ela adormece e cochila tenho que ficar acordando.
    Sempre será nesse ritmo? Pois retorno ao trabalho no próximo mês já pensei em introduzir complemento mas sempre recuo.
    Percebo que quando meu peito está mais cheio na primeira mamada do dia, ela fica 3:00, 3:30 ( dorme um pouco novamente) será que meu leite é insuficiente?

    Curtir

  29. Bom dia
    Nessa idade a grande preocupação é com os sinais de alerta descritos no pediatriavirtual.com/muita-calma/ mas essencialmente são a falta de ar com a asinha do nariz abrindo e fechando ou um buraquinho debaixo do pescoço e costelas manchas vermelhas sonolência ou apatia excessiva redução importante no xixi vômitos que não param
    Esses sintomas são mais comuns na bronquiolite, pediatriavirtual.com/bronquiolite/ e na gripe, pediatriavirtual.com/gripe/
    O tratamento básico é com higiene nasal com soro fisiológico ou rinossoro ou salsep várias vezes ao dia e inalação com soro fisiológico várias vezes ao dia
    Abraços

    Curtir

  30. Dr,christian me ajude por favor minha bebe tem 10 meses ela esta com muita coriza e tosse me passa um remedio para melhorar parece que ela esta com um pigarro na garganta e isso incomoda ela e tosse toda hora me ajude obrigada…

    Curtir

  31. Boa Tarde !!
    DR.meu filho tem 1 ano e 4 mês já vai fazer 1 mês que esta gripado antes estava com catarro amarelo melhorou vacinei contra gripe dia 03/05 voltou a gripe com catarro e ate agora dia 30/05 não melhorou e esta com tosse e chiado com catarro nos peitos e o nariz sair bem pouco catarro claro não sei mais que faço.já dei xarope.chá de hortelã e coloco soro direto no nariz.

    Curtir

  32. Bom dia
    Pela sua descrição é difícil saber, principalmente porque você nem disse a idade dele.
    Bem, pelo menos uma gripe ele deve estar cujo tratamento está descrito no pediatriavirtual.com/gripe/
    Em relação as bolinhas, pode ser uma reação à infecção ou de calor.
    Abraços

    Curtir

  33. Bom dia
    A unha de crianças deve ser sempre cortada reta, nunca quebrando as pontas.
    O tratado para qualquer infecção de pele inicial é com compressa quente, analgésicos se necessário para não mascarar a febre e nebacetin – neomicina com bacitracina.
    Abraços

    Curtir

  34. Bom dia!!
    Dr meu filho tem 2 meses e hoje percebi que a unha está inflamada e com um pouco de pus, acredito que cortei de forma errada, agora não sei o que fazer para desinflamar,compressa e paracetamol ajuda?

    Curtir

  35. Bom dia
    Esses sintomas são de cólicas abdominais provavelmente por gases.
    Podem ser causados por alimentos como leite, farinha branca e doces, além de verminoses.
    Como vocês foram viajar, pode ser qualquer uma dessas opções.
    De uma controlada na alimentação e solicite a avaliação de seu pediatra para a administração de remédio pra verme
    Abraços

    Curtir

  36. Meu filho tem três anos. Umas duas semanas atrás depois de voltarmos de uma viagem, reclamou de dor de barriga o coco estava amarelo claro e bem ralinho. Depois de uns dias melhorou um pouco mas percebi que todos os dias por volta das 4 as 6 da madrugada ele chora e ouço barulhos da barriguinha dele como se fossem estalos, coloquei a mão e deu para sentir. O que pode ser? A alimentação dele não está muito boa desde as reclamações de dores de barriga.

    Curtir

  37. Bom dia
    Ela não nasceu com isso?
    Pode ser algum vasinho que estourou no edital durante o trabalho de parto ou algum defeito de nascença como hemangioma.
    Provavelmente não é nada mas sem ver a lesão não posso afirmar com certeza.
    Mostre na primeira consulta de seu bebê ao Pediatra
    Abraços​

    Curtir

  38. Desculpas esqueci de informar. Ela tem 28 dias. Não cortei a unha dela ainda. Mais tem um roxinho na unha e o dedo atrás está roxinho..não tem sinal de picada de bicho. E tbm não bateu.. Obrigada pela atenção.

    Curtir

  39. Pinguei 3 gotas de otosporin na boca do meu bebe de 3 meses e meio achando que era simeticona. O que fazer? Pode fazer mal?

    Curtir

  40. Bom dia
    As dores na barriga são causadas basicamente por:
    – verminoses: principalmente a giardíase
    – constipação
    – Infecção de urina
    – alimentos: leite, alimentos feitos de farinha e doces geram distensão abdominal e cólica
    – funcionamento normal ou intestino mal interpretado ou comportamento retentivo, tendência de segurar das crianças.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/dor-crianca-bebe/
    Abraços

    Curtir

  41. Minha filha ta com dor de barriga, ja dei remédio pra ela evacuar, ja dei remédio de verme.por 1 semana ela.ficou boa agora voltou. O que sera?ela aperta a barriga de dor me ajudee…

    Curtir

  42. Bom dia
    Nessa época do ano, uma das doenças mais comuns são as viroses que dão febre, vômitos e diarréia, e algumas podem dar sintomas de gripe.
    Dá uma lida no pediatriavirtual.com/vomito-diarreia/
    Observe sinais de desidratação descritos no pediatriavirtual.com/muita-calma/
    Abraços

    Curtir

  43. Oi meu nome é gleisiane meu filho tá doente tá a 3dias vomitando dor na barriga e com gripe não sei mas o que eu faço já dei Floratil e dramavit queria saber o que ele tem obrigado

    Curtir

  44. Bom dia Mirela
    A dose mínima do albendazol é de 400mg ou 10 ml dose única que é capaz de matar 99% das oxiuríases. Não existe intervalo mínimo entre diferentes doses dessa medicação pois ela não é absorvida.
    Existem locais na África aonde as crianças são medicadas a cada 3 meses na escola.
    Se você não viu a presença dos vermes, além de tratar novamente, o ideal é averiguar se não existe outra causa para o incômodo anal como assadura, constipação intestinal, fissuras anais, flatulências e etc.
    Respondendo então, pode dar outra dose, mas a quantidade é 10 ml dose única para oxiuríase.
    Abraços

    Curtir

  45. Olá minha filha a tem 2 anos e tomou remédio de verme Albendazol 5 ml sem repetir 15 dias depois em novembro, mas agora no final de janeiro ela tá com oxiuros será que ela pode tomar de novo, msm com pouco tempo que ela tomou o outro ?

    Curtir

  46. Bom dia
    Essa diarréia associada a vômitos pode ser causada por infecções, as famosas viroses, vermes como a giardia, intoxicação alimentar e Intolerâncias alimentares.
    As viroses são a causa das maiorias dos quadros durante a primavera e verão seguido das intoxicações alimentares.
    O tratamento é com jejum por umas duas horas, medicações para vômito como Plasil, dramin ou vonnau flash, e para diarréia como o floratil, enterogermina, florax e etc.
    Se o quadro é recorrente ou a criança está sonolenta, apática, sem fazer xixi, com manchas o corpo ou palidez, um médico deve sempre avaliar a criança.
    Dá uma lida no https://pediatriavirtual.com/vomito-diarreia/
    Abraços e melhoras

    Curtir

  47. Ola bom dia meu nome e Daniela e meu filho tem 7 anos e esses dias ele tem dado diarreia com uma cor escura e cheiro forte, fora que ele vomita sempre que da essa diarreia com cheiro forte também e a barriga dele fica muito dura o que pode ser não e todos os dias que ele fez.isso fez.ontem de ontem e hoje.me ajude por favor.
    Deus de já.obgd

    Curtir

  48. Boa tarde.
    Minha filha tem 3 anos e na ultima vez que ela fez cocô eu reparei que tinha uns pontinhos brancos no cocô dela. Ela não reclama de nada parecido aos sintomas das vermes, tipo barriga inchada, falta ou aumento de apetite, ovinhos ou algo no ânus, febre, anemia… só os pontinhos brancos, mas achei estranho. O que faço?

    Curtir

  49. Bom noite
    A principal causa desse tipo de alteração é o trauma mesmo, mas ele é dentário e nessa idade as crianças ainda não tem dente, ou quedas que também são raras nessa fase.
    O principal fator a ser avaliado é a existência ou não de algum tumor ou defeito congênito.
    Eu sugiro um cirurgião bucomaxilofacial para melhor avaliação.
    Abraços

    Curtir

  50. A minha filha neste momento com 9,5 meses tem um bocadinho de carne no interior da boca , na bochecha e esta saliente. Levei a ao pediatra qye desvalorizou e disse que podia ser um traumatismo, ou queimadura. Acho estranho ser uma coisa ou outra e constato que esta grande.. alguem sabe o que isso é?

    Curtir

  51. Boa-tarde tenho uma filha de três meses e a algum te
    Tempo notei uma marquinha na sua perna parecida com queimadura e as vezes cria bolinha de agua em cima o que pode ser??? 

    Curtir

  52. Bom dia
    Pela época do ano e o fato de você não ter citado nenhum sintoma além da melhora ao passar a mão, a mais provável causa é picadas de insetos ou estrofulose, que é a alergia a picada de insetos.
    Nessa idade a principal conduta é a prevenção seja com repelentes ( http://www.pediatriavirtual.com/repelentes/ ) ou medidas gerais ( https://pediatriavirtual.com/sem-picadas/ ).
    Não se esqueça que o maior perigo não é a picada em si, mas as doenças transmitidas por mosquitos, veja em https://pediatriavirtual.com/dengue-chiku-zika/
    Para tratar as lesões utilizamos preferencialmente pomadas de corticóide como dexametasona betametasona ou hidrocortisona, e suas associações com antibióticos são ainda melhores, mas nesse caso é necessária a receita médica.
    Abraços

    Curtir

  53. Oi meu bebe tem 6 meses e esta com 7 carocinhos vermelhos no corpo sendo q um é na mão direita e dois no bracinho direito na altura da vacina e 4 no pé na parte de baixo do pé porem o da mão coça pq eu sei. Pq quando eu passoa minha mão ele fica quetinho. Oq eu fasso. Me ajudem por favor

    Curtir

  54. Boa noite
    Você esqueceu de dizer a idade de seu filho.
    Normalmente lesões avermelhadas não são graves em bocas de crianças, mas denotam o início de processo inflamatório que pode evoluir para aftas ou estomatite, sapinho ou mesmo trauma.
    Por enquanto, você deve apenas observar os Sinais de Alerta descritos em http://www.pediatriavirtual.com/muita-calma/
    Para saber sobre sapinho acesse http://www.pediatriavirtual.com/sapinho/ e sobre estomatite acesse http://www.pediatriavirtual.com/estomatite/
    Abraços

    Curtir

  55. Boa Noite
    Vamos tentar sistematizar as causas dessa produção desigual de leite nas diferentes mamas:
    – erro posicional: mais comum de todas. A mãe tem dificuldades para posicionar de maneira confortável e que passe segurança. Geralmente é do lado da mão dominante. O tratamento é trocando para pega invertida ou futebol americano, ou cavaleiro com o bebê na vertical e com as pernas abertas na coxa da mãe.
    – fissuras ou machucados: a dor inibe a produção de leite e isso é claro, reduz o tamanho do seio desse lado. Tratamento é manter ele seco e pode ser usado o próprio leite ou lanolina após as mamadas. Comum no primeiro filho.
    – orgânica: você nasceu com ductos tortuosos ou finos nessa mama e devido a dificuldade para extrair o leite, o bebê suga com menos ímpeto e como a produção depende da extração, essa mama produz menos. Não tem tratamento e é raro.
    Medicações: existem várias mas são usadas em casos de baixa produção de leite global e não unilateral, pois nesse caso não fazem efeito desejado.
    Lembrando que até os 3-4 meses é possível manter a amamentação com apenas um seio, desde que a mãe descanse, beba muita água 3 litros ou mais, ofereça o seio em livre demanda.
    Espero ter ajudado
    Abraços

    Curtir

  56. Boa tarde Dr. Christian!
    Meu filho está com 23 dias e estou com problemas na amamentação. Minhas duas mamas estão com tamanhos diferentes. Enquanto uma está grande e dando bastante leite, a outra está xoxa e sai pouco leite. Minha dúvida é: existe algo para solucionar esse problema, sem ser a sucção do bebê, que eu já estou fazendo isso e nada da mama encher??? E caso o problema persistir, há medicação para aumentar a produção de leite????
    Aguardo sua resposta.
    Adorei o site! Parabéns!

    Curtir

  57. Bom dia Renata
    A posição correta para um bebê dormir é de barriga para cima ou supinada.
    O motivo é o risco de morte súbita que nada mais é do que a morte por sufocamento durante o sono.
    Mesmo de lado o risco de morte é quase 5 vezes maior que de barriga para cima.
    Só podemos deixar nessa posição, barriga para baixo, quando todos estão acordados.
    Essa recomendação é de 1992, não consigo entender porque no Brasil é tão difícil seguir.
    Dá uma lida no http://www.pediatriavirtual.com/morte-subita-bebe/ … Estarei liberando o acesso em alguns dias pois ainda estou dando os retoques finais.
    Abraços e bebe de barriga para cima.

    Curtir

  58. Olá minha filha tem um mês e estou colocando ela para dormir de barriga para baixo esta certo? Porque eu li em alguns site que tem q dormir de barriga para cima mas eu tenho medo.

    Curtir

  59. Bom dia Márcio
    Esses sintomas são das chamadas viroses ou intoxicação alimentar. A primeira é mais provável e devido a idade de sua pequena com grande risco de desidratação, eu sugiro que leve para avaliação médica.
    Os sinais de desidratação são redução importante no xixi, boca seca, redução ou ausência de lágrimas, moleira ou fontanela afundada e moleza.
    Continue oferecendo líquidos frequentemente e em pequenas quantidades de cada vez e medique para febre.
    Para saber mais sobre febre, dê uma olhada no http://www.pediatriavirtual.com/febre/
    Abraços e melhoras para a sua pequena

    Curtir

  60. Minha filha começou a vomitar ontem por volta da sete da noite, e começou a dar febre as onze da noite, esta no segundo dia de febre e vômitos, mas aparentemente esta bem só um pouco calminha, ela é bastante agitada quando esta bem, me falaram que deve ser por causa dos dentinhos…pode da uma ajudinha…

    Marcio
    Minas Gerais

    Curtir

  61. Dr, meu filho tem um mês e ta com uma assadura muito forte,nas partes da fralda e bastante nas parte genital, são umas bolinhas,ja não sei o que fazer para melhor, troquei de fralda mais não mudou nada, o que posso fazer para melhorar isso?

    Curtir

  62. Bom dia
    Nesses casos, independente da medicação que for tomada em grande quantidade, a criança deve ser levada para avaliação em um pronto socorro.
    Algumas medicações trazem risco de vida, precisam de monitorização, exames ou antídotos. Outras geram apenas efeitos colaterais como vômitos, gastrite, diarréia, sonolência e etc.
    No caso do ibuprofeno, os principais sintomas são gástricos com gastrite e vômitos.
    Leve sua filha ao PS para avaliar a necessidade de tratamento.
    Abraços

    Curtir

  63. Boa noite meu filho tem um ano e três meses e ta tossindo com o nariz escorrendo febre baixa de 37,6 e suando muito que chega a molhar a roupinha levei ao médico ontem mais hoje à tosse melhorou um poço mais ele ta suando muito e a febre aumentou 38,8 ele ta tomando ibuprofeno de 100mg de oito em oito e um xarope o que é ??? Porq a febre aumentou

    Curtir

  64. Bom Dia Andréia
    O Sapinho ou Candidíase Oral é uma doença bastante comum no primeiro ano de vida. Os locais mais afetados ou mais fáceis de visualização são a parte interna da bochecha e gengiva. A língua ou a parte de baixo da língua podem apresentar apenas resíduos de leite. O ideal é você passar por uma avaliação médica para confirmar se é Sapinho ou não. O tratamento é super tranquilo e fácil.
    Pode ficar tranquilo que o sapinho é uma doença indolente em crianças saudáveis.
    Abraços e obrigado por participar

    Curtir

  65. Dr, minha filha tem 3 meses percebi q está c sapinho em baixo da língua. td vez q vai mamar chora mas depois consegue mamar. o q posso utilizar para aliviar a dor. Desde já agradeço

    Curtir

Deixe um Comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s